Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
Apresentação
- página III
Sumário
- página IV
Conheça a estrutura da coleção
- página V
Livro do aluno
- página V
Manual do professor
- página VII
Fundamentação e orientações gerais
- página VIII
A
BNCC
Bê êne cê cê
e os Anos Finais do Ensino Fundamental
- página VIII
Os objetos de conhecimento e as habilidades
- página IX
Os temas contemporâneos transversais e a formação cidadã
- página IX
As competências gerais
- página XII
As competências de área
- página XV
As competências específicas
- página XVI
Proposta teórico-metodológica do componente curricular de História
- página XVIII
O componente curricular de História
- página XVIII
Por que estudar História?
- página XIX
História, cidadania e o combate à discriminação e ao preconceito
- página XIX
A construção do conhecimento histórico
- página XX
As fontes históricas
- página XXI
O trabalho com conceitos históricos
- página XXI
A prática docente
- página XXIV
Planejamento
- página XXV
Avaliação
- página XXV
Autoavaliação
- página XXVIII
Relações entre os componentes curriculares
- página XXVIII
O aprendizado em sala de aula
- página XXIX
Competência leitora
- página XXX
Metodologias e estratégias ativas
- página XXXIII
O uso de novas tecnologias na educação
- página XL
Pensamento computacional
- página XLI
Práticas de pesquisa
- página XLII
O aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental
- página XLVI
Competências socioemocionais
- página XLVI
Cultura de paz e combate ao
bullying
- página XLVII
Culturas juvenis
- página XLVII
Habilidades da
BNCC
Bê êne cê cê
- História 9
º
ano
- página XLVIII
Quadro de conteúdos e progressões
- página LI
Sugestões de cronograma
- página LIX
Referências bibliográficas comentadas
- página LIX
Referências bibliográficas complementares comentadas
sobre
sôbre
Ensino de História
- página LXII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 8
O que eu já sei?
- página 12
UNIDADE 1
Brasil República
- página 14
CAPÍTULO 1
República: os primeiros anos
- página 16
A Proclamação da República
- página 16
A consolidação do poder republicano
- página 17
O
jogo
jôgo
de poderes
- página 17
A primeira eleição presidencial
- página 18
O poder das oligarquias
- página 20
A política dos governadores
- página 20
A política do café com leite
- página 21
As reformas urbanas no Rio de Janeiro
- página 22
O Bota-Abaixo
- página 22
A modernização da cidade
- página 23
História e Língua Portuguesa
- página 25
As crônicas do Rio de Janeiro
- página 25
Viver com dignidade
- página 27
As primeiras favelas no Brasil
- página 27
Cotidiano e cultura: esperança de tempos melhores
- página 29
Novos hábitos
- página 29
Movimentos modernistas na arte
- página 31
A pintura modernista no Brasil
- página 32
A Semana de 1922
- página 32
Atividades
- página 33
CAPÍTULO 2
Movimentos sociais e resistência
- página 36
Mobilizações nas cidades
- página 36
A revolta da vacina
- página 37
A Revolta dos Marinheiros
- página 40
O trabalho nas fábricas
- página 41
A formação de sindicatos
- página 42
O país em greve
- página 42
Mobilizações no campo
- página 43
A Guerra de Canudos
- página 43
A Guerra do Contestado
- página 44
Mulheres do Contestado
- página 46
Atividades
- página 47
O tema é
...
reticências
- página 50
O racismo no futebol
- página 50
O que eu estudei?
- página 52
UNIDADE 2
O mundo em conflito
- página 54
CAPÍTULO 3
A Primeira Guerra Mundial
- página 56
O imperialismo e as tensões nacionalistas
- página 56
O crescimento do nacionalismo
- página 57
O estopim da Primeira Guerra Mundial
- página 57
A guerra declarada
- página 58
As fases da guerra
- página 58
Por dentro das trincheiras
- página 59
A “guerra total”
- página 60
Os relatos da guerra
- página 61
O uso da tecnologia e a indústria da guerra
- página 62
Armas químicas
- página 62
Tanques de guerra
- página 62
Aviões
- página 63
Submarinos
- página 63
Os Estados Unidos entram na guerra
- página 64
A participação do Brasil
- página 64
O fim da guerra
- página 65
O saldo do conflito
- página 65
Os tratados de paz
- página 65
Atividades
- página 69
CAPÍTULO 4
A Revolução Russa
- página 72
A Rússia no início do século
XX
vinte
- página 72
Bolcheviques e mencheviques
- página 73
A Revolução de 1905
- página 73
A Revolução Socialista na Rússia
- página 74
A queda do czar
- página 74
O
governo
govêrno
provisório
- página 75
Lenin
no poder
- página 75
O stalinismo
- página 77
Os Planos Quinquenais
- página 78
O
governo
govêrno
autoritário de
Stalin
istálin
- página 78
Atividades
- página 80
O tema é
...
reticências
- página 82
“Pinturas proletárias”: a arte a serviço do Estado
- página 82
O que eu estudei?
- página 84
UNIDADE 3
O totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial
- página 86
CAPÍTULO 5
O período entreguerras
- página 88
Os Estados Unidos e o consumo em massa
- página 88
Mudanças de comportamento
- página 90
As mulheres na década de 1920
- página 90
As inovações musicais
- página 91
A crise de 1929
- página 92
A crise no mercado financeiro
- página 92
A Grande Depressão
- página 93
O combate à crise
- página 93
A ascensão dos regimes totalitários na Europa
- página 94
A Itália fascista
- página 94
O nazismo alemão
- página 95
A ascensão de
Hitler
Rítler
- página 95
Os nazistas no poder
- página 96
A
Guerra Civil Espanhola
- página 97
História e Arte
- página 98
Guernica e a arte representando a guerra
- página 98
Atividades
- página 99
CAPÍTULO 6
A Segunda Guerra Mundial
- página 102
A expansão nazista e o caminho para a guerra
- página 102
Acordos
firmados
- página 103
O início da guerra
- página 103
A “Nova Ordem” nazista
- página 104
A perseguição aos judeus
- página 104
O gueto de Varsóvia
- página 105
A “solução final”
- página 105
Os campos de concentração e extermínio
- página 106
Investigando fontes históricas
- página 108
Diários de guerra
- página 108
A ofensiva aliada
- página 110
O Dia D
- página 110
O fim das agressões na Europa
- página 111
Os efeitos da guerra
- página 111
O terror atômico
- página 112
Hibakusha
: os sobreviventes das bombas
- página 113
Depois da guerra
- página 114
Surgem novas potências mundiais
- página 114
Atividades
- página 115
O tema é
...
reticências
- página 118
Em defesa dos direitos humanos
- página 118
O que eu estudei?
- página 120
UNIDADE 4
Autoritarismo e democracia no Brasil
- página 122
CAPÍTULO 7
O governo Vargas
- página 124
Mudanças políticas e econômicas no Brasil
- página 124
O fim da política do café com leite
- página 125
O
governo
govêrno
provisório
- página 125
A Revolução Constitucionalista
- página 126
Partidos e movimentos políticos no Brasil
- página 127
Influência da direita
- página 127
Influência da esquerda
- página 127
O Estado Novo
- página 128
Os meios de
controle
contrôle
social
- página 129
O poder da propaganda
- página 129
A regulamentação do trabalho
- página 129
Investigando fontes históricas
- página 130
As charges no
governo
govêrno
Vargas
- página 130
Rádio e política
- página 132
O Brasil e a Segunda Guerra Mundial
- página 133
O Brasil vai à guerra
- página 133
Os pracinhas
- página 134
De volta ao Brasil
- página 134
Atividades
- página 135
CAPÍTULO
8
Um intervalo democrático
- página 138
As eleições de 1945
- página 138
O
governo
govêrno
de Dutra
- página 138
Vargas de volta ao poder
- página 139
O fim de Vargas
- página 139
Os povos indígenas e o Estado
- página 140
A resistência xavante
- página 141
O
governo
govêrno
de Juscelino
Kubitschek
cubishéqui
- página 142
O Plano de Metas
- página 142
A industrialização
- página 143
A construção de Brasília
- página 144
Os candangos
- página 144
Cultura e sociedade
- página 146
A televisão
- página 146
O esporte
- página 147
A Bossa Nova
- página 147
O Cinema Novo
- página 148
A democracia sob pressão
- página 149
Jânio no poder
- página 149
Jango e as Reformas de Base
- página 150
O fim do
governo
govêrno
Jango
- página 150
O golpe de 1964
- página 151
Atividades
- página 152
O tema é
...
reticências
- página 154
O respeito à cultura nordestina
- página 154
O que eu estudei?
- página 156
UNIDADE 5
O mundo bipolar
- página 158
CAPÍTULO 9
Tensões e conflitos da Guerra Fria
- página 160
O mundo pós-Segunda Guerra Mundial
- página 160
O bloco capitalista
- página 161
O bloco comunista
- página 161
A divisão da Alemanha
- página 161
As rivalidades da Guerra Fria
- página 162
Espionagem
- página 162
Corrida armamentista
- página 162
Corrida espacial
- página 162
Cinema
- página 163
Esporte
- página 163
A Guerra da Coreia
- página 163
A Guerra do Vietnã
- página 165
A expansão do comunismo
- página 166
A China comunista
- página 166
Socialismo em Cuba
- página 167
Movimentos de contracultura
- página 169
Os
beatniks
- página 169
O movimento
hippie
- página 169
Movimento negro e a luta por direitos civis
- página 170
Outros movimentos de resistência
- página 171
Atividades
- página 173
CAPÍTULO 10
Conflitos entre judeus e palestinos
- página 176
A Palestina
- página 176
A fundação de Israel
- página 177
As guerras árabe-israelenses
- página 177
A Guerra dos Seis Dias
- página 177
A política de ocupação
- página 178
A guerra do
Yom
Kippur
- página 178
A Intifada
- página 179
Diálogos para a paz
- página 181
Terra por paz
- página 181
Os
Acordos
acôrdos
de Oslo
- página 181
Além das negociações
- página 182
Atividades
- página 183
CAPÍTULO 11
Independências na África e na Ásia
- página 185
A independência na Índia
- página 185
Gandhi e o anticolonialismo
- página 186
Os processos de independência na África
- página 187
Luta armada
pela
pêla
independência
- página 187
A pressão popular e os
acordos
acôrdos
de independência
- página 188
A situação pós-independências
- página 189
O
apartheid
Apartháide
na África do Sul
- página 190
A luta contra o
apartheid
Apartháide
- página 191
História e Língua Portuguesa
- página 192
O discurso de Mandela
- página 192
Atividades
- página 194
O tema é
...
reticências
- página 198
O
provos
de Amsterdã
- página 198
O que eu estudei?
- página 200
UNIDADE 6
Os governos militares no Brasil
- página 202
CAPÍTULO
12
A ditadura civil-militar
- página 204
As reações ao golpe de 1964
- página 204
O dia a dia sob a ditadura
- página 205
A consolidação do regime militar
- página 206
Os mecanismos de
controle
contrôle
- página 206
Uma cronologia
da ditadura civil-militar
- página 207
Os “anos de chumbo” no Brasil
- página 210
A censura
- página 210
A repressão
- página 211
Os relatos de tortura
- página 212
O “milagre econômico”
- página 213
O outro lado do “milagre”
- página 213
Investigando fontes históricas
- página 216
O antes e o depois da censura
- página 216
Atividades
- página 218
CAPÍTULO
13
A resistência contra a ditadura
- página 220
Mobilização social
- página 220
O movimento estudantil
- página 221
A resistência indígena na ditadura
- página 222
A resistência negra
- página 223
Imprensa negra
- página 223
Produção cultural brasileira e resistência
- página 224
A música
- página 224
O teatro
- página 224
O cinema
- página 225
As artes plásticas
- página 225
Abertura política
- página 226
Crescimento da oposição à ditadura
- página 226
O movimento
pela
pêla
anistia
- página 227
Diretas Já
- página 227
Atividades
- página 230
O tema é
...
reticências
- página 232
A imprensa alternativa no Brasil
- página 232
O que eu estudei?
- página 234
UNIDADE 7
O Brasil e o mundo contemporâneo
- página 236
CAPÍTULO 14
A Nova República
- página 238
Rumo à democracia
- página 238
O Plano Cruzado
- página 238
A Assembleia Nacional Constituinte
- página 239
A Constituição Cidadã
- página 239
Eleições diretas após a ditadura
- página 240
O Plano Collor
- página 240
As privatizações
- página 241
O Plano Real
- página 241
A continuidade da política de privatizações
- página 242
Reformas e recessão no final do século
XX
vinte
- página 242
O
começo
comêço
do século
XXI
vinte e um
e as expectativas de mudanças no país
- página 244
Políticas sociais e combate à miséria
- página 244
A continuidade dos programas sociais
- página 245
A instabilidade econômica e política
- página 246
Atividades
- página 248
CAPÍTULO 15
O mundo contemporâneo
- página 250
A União Soviética
- página 250
As reformas soviéticas
- página 251
O fim dos regimes socialistas na Europa Oriental
- página 252
O mundo após a Guerra Fria
- página 253
O mundo globalizado
- página 254
Os efeitos da globalização
- página 254
A revolução digital
- página 255
Mundo conectado
- página 255
O terror global
- página 258
O problema do terrorismo
- página 258
Os Estados Unidos e a guerra ao terror
- página 259
Os conflitos no Afeganistão e no Iraque
- página 259
A União Europeia
- página 260
Imigrantes e refugiados na Europa
- página 260
Xenofobia e intolerância
- página 261
A América Latina no século
XXI
vinte e um
- página 262
A crise econômica
- página 263
O aumento dos problemas sociais
- página 264
A crise política e econômica na Venezuela
- página 264
Atividades
- página 265
O tema é
...
reticências
- página 268
Refugiados e deslocados internos
- página 268
O que eu estudei?
- página 270
UNIDADE 8
Os desafios do mundo contemporâneo
- página 272
CAPÍTULO 16
Por um futuro melhor
- página 274
As desigualdades no Brasil
- página 274
Má distribuição de renda
- página 274
O problema do
desemprego
desemprêgo
- página 275
A educação
- página 275
Preconceito e intolerância
- página 276
Preconceito, a base do racismo
- página 276
Lutas e conquistas
- página 277
Desigualdade entre homens e mulheres
- página 278
Violência contra a mulher
- página 278
Intolerância religiosa
- página 279
Homofobia
- página 279
A luta dos povos indígenas
- página 280
As Terras Indígenas
- página 280
As condições de vida
- página 281
A educação indígena e a valorização da cultura
- página 281
A luta dos quilombolas
- página 282
A conquista de direitos na atualidade
- página 282
Quem são os quilombolas?
- página 283
Quantos são? Onde estão?
- página 283
Investigando fontes históricas
- página 284
As tirinhas e os debates da atualidade
- página 284
Atividades
- página 286
CAPÍTULO 17
Meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade
- página 288
O aquecimento global
- página 288
A produção de resíduos
- página 289
A alimentação e a produção de alimentos
- página 290
Água e produção de alimentos
- página 290
A expansão das fronteiras agrícolas
- página 291
Desmatamento e desequilíbrio ambiental
- página 291
O uso de agrotóxicos
- página 292
Saúde
- página 293
Os espaços públicos
- página 296
Movimentos de ocupação do espaço público
- página 296
O trânsito nas grandes cidades
- página 297
Mobilidade urbana
- página 297
Atividades
- página 300
O tema é
...
reticências
- página 302
Indígenas e sustentabilidade
- página 302
O que eu estudei?
- página 304
O que eu aprendi?
- página 306
Projeto em ação
- página 308
A internet como meio de mobilização social
- página 308
Sugestões complementares
- página 312
Mapas
- página 316
Referências bibliográficas comentadas
- página 318
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos