Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. Apresentação - página III
  8. Sumário - página IV
  9. Conheça a estrutura da coleção - página V
    1. Livro do aluno - página V
    2. Manual do professor - página VII
  10. Fundamentação e orientações gerais - página VIII
    1. A BNCCBê êne cê cê e os Anos Finais do Ensino Fundamental - página VIII
      1. Os objetos de conhecimento e as habilidades - página IX
      2. Os temas contemporâneos transversais e a formação cidadã - página IX
      3. As competências gerais - página XII
      4. As competências de área - página XV
      5. As competências específicas - página XVI
  11. Proposta teórico-metodológica do componente curricular de História - página XVIII
    1. O componente curricular de História - página XVIII
    2. Por que estudar História? - página XIX
    3. História, cidadania e o combate à discriminação e ao preconceito - página XIX
    4. A construção do conhecimento histórico - página XX
      • As fontes históricas - página XXI
    5. O trabalho com conceitos históricos - página XXI
    6. A prática docente - página XXIV
      • Planejamento - página XXV
    7. Avaliação - página XXV
      • Autoavaliação - página XXVIII
    8. Relações entre os componentes curriculares - página XXVIII
    9. O aprendizado em sala de aula - página XXIX
      1. Competência leitora - página XXX
      2. Metodologias e estratégias ativas - página XXXIII
      3. O uso de novas tecnologias na educação - página XL
      4. Pensamento computacional - página XLI
      5. Práticas de pesquisa - página XLII
    10. O aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental - página XLVI
      1. Competências socioemocionais - página XLVI
      2. Cultura de paz e combate ao bullying - página XLVII
      3. Culturas juvenis - página XLVII
  12. Habilidades da BNCCBê êne cê cê - História 8º ano - página XLVIII
  13. Quadro de conteúdos e progressões - página L
    1. Sugestões de cronograma - página LIX
    2. Referências bibliográficas comentadas - página LIX
  14. Referências bibliográficas complementares comentadas sobresôbre Ensino de História - página LXII
  15. Capa
  16. Frontispício
  17. Créditos - página 4
  18. Apresentação - página 3
  19. Conheça seu livro - página 4
  20. Sumário - página 8
    1. O que eu já sei? - página 12
    2. UNIDADE 1 O Iluminismo e a Revolução Industrial - página 14
      1. CAPÍTULO 1 O Iluminismo - página 16
        1. As monarquias absolutistas - página 16
        2. Os precursores do Iluminismo - página 17
        3. John Locke lóqui - página 17
        4. René Descartes Decárte - página 17
        5. Como pensavam os iluministas? - página 18
        6. Os pensadores iluministas - página 19
        7. A crítica ao absolutismo - página 19
        8. A crítica à Igreja católica - página 20
        9. A crítica à economia - página 20
        10. A importância da educação - página 21
        11. Enciclopédia - página 22
        12. Atividades - página 24
      2. CAPÍTULO 2 As Revoluções Inglesas - página 26
        1. A Revolução Puritana - página 26
        2. A Revolução Gloriosa - página 27
        3. A Revolução Industrial - página 28
        4. As mudanças no modo de produção - página 29
        5. As manufaturas - página 29
        6. As inovações tecnológicas - página 30
        7. As mudanças na indústria têxtil - página 30
        8. Os transportes - página 31
        9. O impacto ambiental - página 31
        10. A sociedade industrial - página 32
        11. O crescimento das cidades - página 32
        12. Trabalho e cotidiano nas fábricas - página 33
        13. A organização dos operários - página 36
        14. A formação de sindicatos - página 36
        15. O movimento ludista - página 37
        16. O movimento cartista - página 37
        17. Atividades - página 40
        18. O tema é ...reticências - página 44
        19. As inovações tecnológicas na produção de energia - página 44
      3. O que eu estudei? - página 46
    3. UNIDADE 2 A Revolução Francesa e a Era de Napoleão - página 48
      1. CAPÍTULO 3 A Revolução Francesa - página 50
        1. O Antigo Regime - página 50
        2. A luta contra o Antigo Regime - página 52
        3. A crise econômica - página 52
        4. A convocação dos Estados Gerais - página 53
        5. A criação da Assembleia Nacional - página 53
        6. A Assembleia Nacional Constituinte - página 54
        7. A tomada da Bastilha - página 54
        8. O Grande Medo - página 55
        9. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - página 55
        10. Monarquia constitucional - página 56
        11. A reação das monarquias europeias - página 57
        12. A implantação da república na França - página 59
        13. A formação da Convenção Nacional - página 59
        14. A fase do Terror - página 60
        15. O Comitê de Salvação Pública - página 60
        16. A reação termidoriana - página 61
        17. Uma nova Constituição - página 61
        18. Atividades - página 63
      2. CAPÍTULO 4 A volta do regime centralizado - página 66
        1. O golpe de 18 Brumário - página 66
        2. O governogovêrno do Consulado - página 67
        3. O Império Napoleônico - página 68
        4. Conquistas e expansão - página 69
        5. Investigando fontes históricas - página 70
          • As representações de Napoleão Bonaparte - página 70
        6. As derrotas e o exílio de Napoleão - página 72
        7. A derrocada - página 73
        8. O Congresso de Viena - página 73
        9. Atividades - página 74
        10. O tema é ...reticências - página 78
        11. Os ecos da revolução - página 78
      3. O que eu estudei? - página 80
    4. UNIDADE 3 Independências na América - página 82
      1. CAPÍTULO 5 A formação dos Estados Unidos - página 84
        1. Colonização e trabalho nas Treze Colônias - página 84
        2. Religiosidade e educação - página 86
        3. A independência das Treze Colônias - página 86
        4. Os conflitos entre metrópole e colônia - página 87
        5. O massacre de Boston - página 87
        6. A Festa do Chá de Boston bóston - página 88
        7. A Declaração de Independência - página 88
        8. As Guerras de Independência - página 89
        9. Atividades - página 90
      2. CAPÍTULO 6 A independência do Haiti e das colônias espanholas - página 92
        1. A colônia de São Domingos - página 92
        2. A independência do Haiti - página 93
        3. A crise nas colônias espanholas - página 95
        4. As independências na América espanhola - página 96
        5. Revoltas coloniais - página 96
        6. O processo de independência na América do Sul - página 97
        7. O processo de independência do México - página 98
        8. Os conflitos - página 98
        9. Uma independência conservadora - página 99
        10. O Plano de Iguala - página 99
        11. A independência de Cuba - página 100
        12. A América Latina após as independências - página 101
        13. As desigualdades sociais - página 101
        14. História e Geografia - página 102
        15. Imigrantes e refugiados no Brasil atual - página 102
        16. Atividades - página 104
        17. O tema é ...reticências - página 108
        18. O Muralismo Mexicano - página 108
      3. O que eu estudei? - página 110
    5. UNIDADE 4 De colônia a império - página 112
      1. CAPÍTULO 7 Mudanças na Colônia - página 114
        1. A Conjuração Mineira - página 115
        2. Um movimento de contestação - página 115
        3. O fim da Conjuração Mineira - página 116
        4. A Conjuração Baiana - página 118
        5. As reivindicações - página 118
        6. A transferência da Cortecôrte portuguesa - página 119
        7. A abertura dos portos - página 120
        8. Rio de Janeiro, sedeséde da Coroa - página 121
        9. Mudanças na capital - página 122
        10. Censura e imprensa no Brasil colonial - página 123
        11. A sociedade brasileira no início do século XIXdezenove - página 125
        12. O processo de emancipação do Brasil - página 128
        13. A Revolução Pernambucana - página 128
        14. A Revolução Liberal - página 129
        15. O Dia do Fico - página 130
        16. A independência do Brasil - página 130
        17. História e Língua Portuguesa - página 132
        18. A História do Brasil nas histórias em quadrinhos (HQsagá quês) - página 132
        19. Atividades - página 134
      2. CAPÍTULO 8 O Primeiro Reinado - página 136
        1. A primeira Constituição do Brasil - página 137
        2. A sociedade no Primeiro Reinado - página 138
        3. A Confederação do Equador - página 139
        4. A crise do Primeiro Reinado - página 140
        5. A abdicação de dom Pedro Ium - página 141
        6. Atividades - página 142
        7. O tema é ...reticências - página 146
        8. Higiene e saúde no Brasil Império - página 146
      3. O que eu estudei? - página 148
    6. UNIDADE 5 O período Regencial e o Segundo Reinado - página 150
      1. CAPÍTULO 9 Período Regencial - página 152
        1. A instabilidade política - página 153
        2. As revoltas regenciais - página 154
        3. A Farroupilha - página 155
        4. A Cabanagem - página 156
        5. A Revolta dos Malês - página 157
        6. Investigando fontes históricas - página 158
          • Imagens do cotidiano brasileiro - página 158
        7. Atividades - página 160
      2. CAPÍTULO 10 O Segundo Reinado - página 162
        1. O governogovêrno de dom Pedro IIdois - página 162
        2. Liberais e conservadores - página 163
        3. O Brasil rural - página 164
        4. O café - página 165
        5. A produção no vale do Paraíba - página 165
        6. A expansão da produção de café e as ferrovias no Brasil - página 166
        7. Urbanização e crescimento das cidades - página 167
        8. Mudanças sociais - página 168
        9. A urbanização na Região Norte - página 168
        10. Indígenas no Brasil Império - página 169
        11. O nativismo no Segundo Reinado - página 170
        12. História e Língua Portuguesa - página 170
        13. O nativismo na literatura - página 170
        14. As políticas oficiais no Império - página 171
        15. Atividades - página 172
        16. O tema é ... - página 176
        17. Educação e ensino no Império - página 176
      3. O que eu estudei? - página 178
    7. UNIDADE 6 A transição do Império para a República - página 180
      1. CAPÍTULO 11 Trabalho e sociedade no Império - página 182
        1. O trabalho escravo no campo - página 183
        2. O trabalho escravo nas cidades - página 183
        3. Os artesãos - página 183
        4. Os escravizados de ganho - página 184
        5. O café e a imigração no Brasil - página 184
        6. Os imigrantes no século XIXdezenove - página 185
        7. A introdução do trabalho assalariado - página 186
        8. O aumento do número de imigrantes no Brasil - página 187
        9. A Hospedaria dos Imigrantes - página 188
        10. A cultura no Brasil do século XIXdezenove - página 189
        11. O entrudo e o Carnaval - página 189
        12. A música - página 190
        13. A literatura no Brasil Império - página 190
        14. História e Língua Portuguesa - página 191
        15. A literatura de cordel - página 191
        16. Atividades - página 193
      2. CAPÍTULO 12 De império a república - página 195
        1. A Guerra do Paraguai - página 195
        2. Os conflitos e o fim da guerra - página 196
        3. A crise do Império - página 198
        4. O movimento abolicionista - página 199
        5. A abolição da escravidão no Brasil - página 200
        6. O movimento republicano - página 203
          • A questão religiosa - página 204
        7. A questão militar - página 204
        8. A Proclamação da República - página 205
        9. Atividades - página 208
        10. O tema é ...reticências - página 212
        11. A fotografia e a História - página 212
      3. O que eu estudei? - página 214
    8. UNIDADE 7 A Europa no século XIXdezenove e o Imperialismo - página 216
      1. CAPÍTULO 13 As transformações na Europa no século XIX - página 218
        1. As revoluções na França - página 218
        2. A instauração da República francesa - página 219
        3. A unificação da Itália - página 220
        4. A unificação da Alemanha - página 221
        5. As transformações científicas e tecnológicas - página 222
        6. Novas invenções no cotidiano - página 222
        7. O positivismo - página 223
        8. O evolucionismo - página 223
        9. História e Arte - página 224
        10. Arte e criatividade na Europa do século XIXdezenove - página 224
        11. Atividades - página 226
      2. CAPÍTULO 14 O crescimento urbano e o imperialismo europeu - página 229
        1. A sociedade europeia no final do século XIXdezenove - página 229
        2. Os burgueses e a classe média - página 229
        3. A vida dos pobres e dos operários - página 230
        4. Aproveitando o “tempo livre” - página 231
        5. As teorias sociais - página 234
        6. Anarquismo - página 234
        7. Comunismo - página 234
        8. Cooperativismo - página 235
        9. O capitalismo financeiro - página 236
        10. O Imperialismo no século XIXdezenove - página 237
        11. O Neocolonialismo - página 237
        12. Motivações da expansão imperialista - página 238
        13. Justificativas para o Imperialismo - página 239
        14. O darwinismo social - página 240
        15. Atividades - página 243
        16. O tema é ...reticências - página 246
        17. As tecnologias do século XXIvinte e um - página 246
      3. O que eu estudei? - página 248
    9. UNIDADE 8 Neocolonialismo e a expansão dos Estados Unidos - página 250
      1. CAPÍTULO 15 O neocolonialismo europeu - página 252
        1. A África no século XIXdezenove - página 252
        2. A Confederação Ashanti Axânti - página 253
        3. O Reino Zulu - página 253
        4. A Conferência de Berlim - página 254
        5. A colonização francesa - página 255
        6. A colonização belga - página 255
        7. A colonização inglesa - página 256
        8. A colonização portuguesa - página 257
        9. As colônias africanas - página 257
        10. Resistência na África - página 260
        11. A revolta Maji Maji - página 260
        12. O imperialismo e o neocolonialismo na Ásia - página 262
        13. A China antes da colonização - página 262
        14. A ocupação colonial na China - página 263
        15. A Índia no século XIXdezenove - página 264
        16. O domínio colonial na Índia - página 265
        17. A Revolta dos Cipaios - página 265
        18. Resistência na Ásia - página 266
        19. A resistência chinesa - página 266
        20. A resistência indiana - página 267
        21. Atividades - página 268
      2. CAPÍTULO 16 A expansão dos Estados Unidos no século XIX - página 270
        1. O Destino Manifesto - página 270
        2. O avanço para o Oeste - página 271
        3. A Corrida do Ouro - página 271
        4. A situação dos povos indígenas - página 272
        5. O crescimento populacional - página 273
        6. Homestead Act - página 273
        7. A divisão entre o Norte e o Sul - página 274
        8. A Guerra Civil Americana - página 275
        9. O imperialismo estadunidense - página 278
        10. A Doutrina Monroe - página 278
        11. A guerra hispano-americana - página 279
        12. O Big Stick - página 279
        13. Investigando fontes históricas - página 280
          • Os selos que contam história - página 280
        14. Atividades - página 282
        15. O tema é ...reticências - página 286
        16. Os nativos sob as lentes do cinema - página 286
      3. O que eu estudei? - página 288
    10. O que eu aprendi? - página 290
    11. Projeto em ação - página 292
      • Os seres humanos e os outros animais - página 292
    12. Sugestões complementares - página 296
    13. Mapas - página 300
    14. Referências bibliográficas comentadas - página 302
  21. Terceira Capa
  22. Quarta Capa
  23. Lista de links
  24. Lista de créditos