Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. CAPA
  4. SEGUNDA CAPA
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. Apresentação - página III
  8. Sumário - página IV
  9. Conheça a estrutura da coleção - página V
    1. Livro do aluno - página V
    2. Manual do professor - página VII
  10. Fundamentação e orientações gerais - página VIII
    1. A BNCCBê êne cê cê e os Anos Finais do Ensino Fundamental - página VIII
      1. Os objetos de conhecimento e as habilidades - página IX
      2. Os temas contemporâneos transversais e a formação cidadã - página IX
      3. As competências gerais - página XII
      4. As competências de área - página XV
      5. As competências específicas - página XVI
  11. Proposta teórico-metodológica do componente curricular de História - página XVIII
    1. O componente curricular de História - página XVIII
    2. Por que estudar História? - página XIX
    3. História, cidadania e o combate à discriminação e ao preconceito - página XIX
    4. A construção do conhecimento histórico - página XX
      • As fontes históricas - página XXI
    5. O trabalho com conceitos históricos - página XXI
    6. A prática docente - página XXIV
      • Planejamento - página XXV
    7. Avaliação - página XXV
      • Autoavaliação - página XXVIII
    8. Relações entre os componentes curriculares - página XXVIII
    9. O aprendizado em sala de aula - página XXIX
      1. Competência leitora - página XXX
      2. Metodologias e estratégias ativas - página XXXIII
      3. O uso de novas tecnologias na educação - página XL
      4. Pensamento computacional - página XLI
      5. Práticas de pesquisa - página XLII
    10. O aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental - página XLVI
      1. Competências socioemocionais - página XLVI
      2. Cultura de paz e combate ao bullying - página XLVII
      3. Culturas juvenis - página XLVII
  12. Habilidades da BNCCBê êne cê cê - História 6º ano - página XLVIII
  13. Quadro de conteúdos e progressões - página L
    1. Sugestões de cronograma - página LIX
    2. Referências bibliográficas comentadas - página LIX
    3. Referências bibliográficas complementares comentadas sobresôbre Ensino de História - página LXII
  14. Capa
  15. Frontispício
  16. Créditos - página 2
  17. Apresentação - página 3
  18. Conheça seu livro - página 4
  19. Sumário - página 8
    1. O que eu já sei? - página 12
    2. Unidade 1  Para estudar História - página 14
      1.  Capítulo 1  História e vida - página 16
        1. A história vivida - página 16
        2. A história vivida e a História - página 17
        3. A importância da História - página 18
        4. Conhecer e respeitar as diferentes culturas - página 19
        5. Empatia e respeito - página 20
        6. Ação humana e conhecimento histórico - página 21
        7. A construção do conhecimento histórico - página 21
        8. As fontes históricas - página 22
        9. História e outras áreas do conhecimento - página 24
        10. Geografia - página 24
        11. Filosofia - página 24
        12. Arqueologia - página 25
        13. Antropologia - página 25
        14. Atividades - página 26
      2.  CAPÍTULO 2  O tempo - página 30
        1. Tempo e cotidiano - página 30
        2. História e Ciências - página 30
        3. O tempo cronológico - página 30
        4. Tipos de calendário - página 31
        5. O relógio - página 32
        6. O tempo e a História - página 32
        7. Tempo histórico e sociedade - página 33
        8. O tempo que orienta - página 34
        9. O tempo dividido - página 34
        10. A linha do tempo - página 34
        11. Atividades - página 36
        12. O tema é ...reticências - página 38
        13. Constelações indígenas - página 38
      3. O que eu estudei? - página 40
    3.  Unidade 2  Primeiros seres humanos e os antigos povos da América - página 42
      1.  Capítulo 3  A origem dos seres humanos - página 44
        1. Os primatas - página 44
        2. A história antes da escrita - página 47
        3. Período Paleolítico - página 47
        4. Período Neolítico - página 48
        5. O crescimento populacional e a especialização do trabalho - página 48
        6. As primeiras cidades - página 49
    4. A presença humana na América - página 50
      1. Novas hipóteses - página 51
      2. Atividades - página 53
      3.  Capítulo 4  As sociedades indígenas do Brasil - página 56
        1. Os povoadores do território brasileiro - página 56
        2. O povo de Lagoa Santa - página 56
        3. O povo de Umbu - página 56
        4. Os povos dos sambaquis - página 57
        5. Os povos agricultores e ceramistas - página 58
        6. Investigando fontes históricas - página 60
        7. A cerâmica marajoara - página 60
        8. História e Arte - página 62
        9. Pintura rupestre - página 62
        10. Atividades - página 64
      4. Capítulo 5 Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes - página 66
        1. Os maias - página 67
        2. Religiosidade - página 67
        3. A escrita e o sistema numérico dos maias - página 68
        4. O calendário maia - página 68
        5. Os astecas - página 69
        6. O modo de vida asteca - página 70
        7. Os incas - página 70
        8. A vida nos Andes - página 71
        9. Atividades - página 72
        10. O tema é ...reticências - página 76
        11. O trabalho no período Neolítico - página 76
      5. O que eu estudei? - página 78
    5.  Unidade 3  Mesopotâmia e África Antiga - página 80
      1.  Capítulo 6  Os povos da Mesopotâmia - página 82
        1. A Mesopotâmia - página 82
        2. Terra entre rios - página 82
        3. As cidades mesopotâmicas - página 83
        4. A vida na Mesopotâmia - página 84
        5. Técnicas e inovações - página 84
        6. A religiosidade - página 84
        7. O trabalho no campo e na cidade - página 84
        8. A escrita dos mesopotâmicos - página 85
        9. História e Matemática - página 85
        10. O sistema numérico da Suméria - página 85
        11. Atividades - página 86
      2.  Capítulo 7  África Antiga: Egito e Cuxe - página 88
        1. O Egito Antigo - página 88
        2. A importância do rio Nilo - página 88
        3. O primeiro faraó - página 89
        4. Natureza e religiosidade - página 89
        5. Sociedade e cotidiano no tempo dos faraós - página 90
        6. Os trabalhadores - página 90
        7. A vida após a morte - página 91
        8. O processo de mumificação - página 91
        9. Investigando fontes históricas - página 92
        10. A produção agrícola no Egito Antigo - página 92
        11. O Reino de Cuxecuxe - página 94
        12. A formação de um novo reino - página 95
        13. A influência egípcia em Cuxe - página 95
        14. Méroe - página 96
        15. A agricultura e o comércio - página 96
        16. O modo de vida nas vilas e nas cidades cuxitas - página 97
        17. As candaces - página 98
        18. História e Arte - página 99
        19. Uma homenagem às candaces - página 99
        20. Atividades - página 102
      3.  Capítulo 8   África Antiga: Axum - página 106
        1. O povo axumita - página 106
        2. O gêes - página 106
        3. A expansão axumita - página 107
        4. A religiosidade - página 108
        5. O cristianismo - página 108
        6. Os sítios arqueológicos - página 109
        7. Atividades - página 110
        8. O tema é ...reticências - página 114
        9. Os sistemas de irrigação na Antiguidade - página 114
      4. O que eu estudei? - página 116
    6.  Unidade 4  Fenícios, hebreus e persas - página 118
      1. Capítulo 9 Os fenícios - página 120
        1. Comerciantes e navegadores - página 120
        2. A sociedade fenícia - página 121
        3. As colônias - página 121
        4. História e Geografia - página 122
        5. O Périplo de Hanão - página 122
        6. A cultura fenícia - página 124
        7. A religiosidade - página 124
        8. A escrita - página 124
        9. Artesanato e engenharia - página 125
        10. O murex e a produção de corante - página 125
        11. Atividades - página 128
      2. Capítulo 10 Os hebreus - página 130
        1. Em busca da Terra Prometida - página 130
        2. A ida para o Egito - página 130
        3. O retorno a Canaã - página 131
        4. A fundação do Reino de Israel - página 131
        5. A dominação estrangeira - página 131
        6. A religião judaica - página 132
        7. As celebrações judaicas - página 133
        8. Pessach - página 133
        9. Yom Kippur - página 133
        10. Bar Mitzvah e Bat Mitzvah - página 134
        11. Chanucá - página 134
        12. Atividades - página 135
      3.  Capítulo 11  Os persas - página 137
        1. O Império Persa - página 137
        2. Controle e funcionamento do Império - página 138
        3. A religiosidade persa - página 138
        4. História e Arte - página 139
        5. A tecelagem de tapetes na cultura persa - página 139
        6. Atividades - página 140
        7. O tema é ...reticências - página 142
        8. O correio persa - página 142
      4. O que eu estudei? - página 144
    7.  UNIDADE 5  O mundo grego - página 146
      1.  CAPÍTULO 12  Os antigos gregos - página 148
        1. Os minoicos - página 149
        2. As cidades minoicas - página 149
        3. Os micênicos - página 149
        4. As cidades-Estado gregas - página 150
        5. A pólis de Atenas - página 150
        6. A democracia ateniense - página 151
        7. A pólis de Esparta - página 153
        8. O sistema oligárquico - página 154
        9. A Guerra do Peloponeso - página 155
        10. Atividades - página 156
      2.  CAPÍTULO 13  A vida na Grécia Antiga - página 158
        1. Área rural - página 158
        2. Área urbana - página 159
        3. História e Língua Portuguesa - página 160
        4. Fábulas de Esopo - página 160
        5. Cultura, arte e religiosidade - página 162
        6. Deuses gregos - página 162
        7. O teatro - página 163
        8. Investigando fontes históricas - página 164
        9. A música na Grécia Antiga - página 164
        10. O período Helenístico - página 168
        11. As conquistas de Alexandre Magno - página 169
        12. Atividades - página 172
        13. O tema é ...reticências - página 174
        14. A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos - página 174
      3. O que eu estudei? - página 176
    8.  Unidade 6  Os antigos romanos - página 178
      1.  Capítulo 14  Das origens à formação do Império - página 180
        1. A monarquia romana - página 180
        2. A influência etrusca - página 181
        3. A organização social - página 181
        4. A Roma republicana - página 182
        5. A luta por participação política - página 182
        6. A expansão romana - página 183
        7. A crise da República - página 183
        8. O Império Romano - página 184
        9. A centralização do poder - página 185
        10. A consolidação do Império - página 185
        11. As cidades romanas - página 186
        12. Anfiteatros - página 186
        13. Termas - página 187
        14. A cidade de Pompeia - página 188
        15. A escravidão no campo e na cidade - página 189
        16. O cotidiano dos trabalhadores livres - página 190
        17. O papel das mulheres - página 190
        18. A alimentação - página 190
        19. Diversão e lazer - página 191
        20. Teatro - página 191
        21. Circo romano - página 191
        22. Luta de gladiadores - página 191
        23. A religiosidade - página 192
        24. Influências etruscas e egípcias - página 193
        25. Influências gregas - página 193
        26. Investigando fontes históricas - página 194
        27. Os afrescos romanos - página 194
        28. A educação na Roma Antiga - página 196
        29. Atividades - página 198
      2.  CAPÍTULO 15  O Império Romano em crise - página 202
        1. O contato com outros povos - página 202
        2. A divisão do Império - página 203
        3. Roma invadida - página 203
        4. A difusão do cristianismo - página 204
        5. A perseguição aos cristãos - página 204
        6. Os povos germânicos - página 206
        7. As migrações germânicas - página 207
        8. A fragmentação do Império - página 208
        9. Um período de transição - página 208
        10. Atividades - página 210
      3. CAPÍTULO 16 O Império Romano do Oriente - página 214
        1. Uma nova Roma - página 214
        2. O governogovêrno de Justiniano - página 215
        3. A importância da religião - página 216
        4. A cultura bizantina - página 217
        5. História e Arte - página 218
        6. A arte bizantina - página 218
        7. Atividades - página 220
        8. O tema é ...reticências - página 222
        9. As condições de moradia - página 222
      4. O que eu estudei? - página 224
    9.  UNIDADE 7  O mundo árabe e o islamismo - página 226
      1.  CAPÍTULO 17  Os árabes e a formação do islamismo - página 228
        1. A Península Arábica - página 228
        2. O nascimento do islamismo - página 229
        3. O islamismo e o Alcorão - página 229
        4. A expansão do islamismo - página 230
        5. A jihad - página 231
        6. A formação do Império Islâmico - página 232
        7. A dinastia Omíada - página 232
        8. A dinastia Abássida - página 233
        9. Os muçulmanos na Europa - página 233
        10. História e Geografia - página 234
        11. A população islâmica no mundo - página 234
        12. Atividades - página 236
      2.  CAPÍTULO 18  A cultura islâmica - página 238
        1. Os pilares do islamismo - página 238
        2. Shahada - página 238
        3. Salat - página 238
        4. Zakat - página 239
        5. Jejuar durante o Ramadã - página 239
        6. Hajj - página 239
        7. Arquitetura islâmica - página 240
        8. Domo da Rocha - página 240
        9. Mesquita de Córdoba - página 240
        10. Mesquita Azul - página 241
        11. A literatura árabe e islâmica - página 242
        12. Ciências - página 243
        13. O calendário - página 243
        14. História e Ciências - página 244
        15. O islamismo e a valorização do conhecimento - página 244
        16. Atividades - página 246
        17. O tema é ...reticências - página 250
        18. A proibição do uso do véu: preconceito religioso? - página 250
      3. O que eu estudei? - página 252
    10.  UNIDADE 8  A Europa na Idade Média - página 254
      1.  CAPÍTULO 19  A Alta Idade Média - página 256
        1. A formação dos reinos germânicos - página 256
        2. O Reino Franco - página 257
        3. A sociedade de ordens - página 258
        4. O clero - página 258
        5. A nobreza - página 258
        6. Os trabalhadores - página 259
        7. A escravidão e a servidão - página 259
        8. Os mosteiros na Idade Média - página 260
        9. A preservação da cultura clássica - página 261
        10. Suseranos e vassalos - página 262
        11. Os castelos - página 263
        12. O cotidiano medieval - página 264
        13. Festas - página 264
        14. Vestimentas - página 264
        15. Alimentação - página 265
        16. Atividades - página 268
        17. Investigando fontes históricas - página 270
        18. As iluminuras medievais - página 270
      2.  CAPÍTULO 20  A Baixa Idade Média - página 272
        1. As transformações na Europa - página 272
        2. As inovações técnicas - página 272
        3. O comércio e as feiras - página 273
        4. As corporações de ofício - página 274
        5. Os burgueses - página 274
        6. A mentalidade medieval - página 275
        7. As mulheres no mundo medieval - página 276
        8. Atuação política e militar das mulheres - página 276
        9. Leonor da Aquitânia - página 276
        10. As mulheres e o trabalho - página 277
        11. As Cruzadas - página 278
        12. As diferentes motivações - página 279
        13. Algumas consequências das Cruzadas - página 279
        14. A crise do sistema feudal - página 280
        15. Fome - página 280
        16. A peste bubônica - página 280
        17. Revoltas populares - página 281
        18. Atividades - página 282
        19. O tema é ...reticências - página 286
        20. A proliferação de epidemias - página 286
      3. O que eu estudei? - página 288
    11. O que eu aprendi? - página 290
    12. Projeto em ação - página 292
      • Água e vida - página 292
    13. Sugestões complementares - página 296
    14. Mapas - página 300
    15. Referências bibliográficas comentadas - página 302
  20. TERCEIRA CAPA
  21. QUARTA CAPA
  22. Lista de links
  23. Lista de créditos