Contents
Índice
Orientações de uso
CAPA
SEGUNDA CAPA
Frontispício
Créditos
- página II
Apresentação
- página III
Sumário
- página IV
Conheça a estrutura da coleção
- página V
Livro do aluno
- página V
Manual do professor
- página VII
Fundamentação e orientações gerais
- página VIII
A
BNCC
Bê êne cê cê
e os Anos Finais do Ensino Fundamental
- página VIII
Os objetos de conhecimento e as habilidades
- página IX
Os temas contemporâneos transversais e a formação cidadã
- página IX
As competências gerais
- página XII
As competências de área
- página XV
As competências específicas
- página XVI
Proposta teórico-metodológica do componente curricular de História
- página XVIII
O componente curricular de História
- página XVIII
Por que estudar História?
- página XIX
História, cidadania e o combate à discriminação e ao preconceito
- página XIX
A construção do conhecimento histórico
- página XX
As fontes históricas
- página XXI
O trabalho com conceitos históricos
- página XXI
A prática docente
- página XXIV
Planejamento
- página XXV
Avaliação
- página XXV
Autoavaliação
- página XXVIII
Relações entre os componentes curriculares
- página XXVIII
O aprendizado em sala de aula
- página XXIX
Competência leitora
- página XXX
Metodologias e estratégias ativas
- página XXXIII
O uso de novas tecnologias na educação
- página XL
Pensamento computacional
- página XLI
Práticas de pesquisa
- página XLII
O aluno dos Anos Finais do Ensino Fundamental
- página XLVI
Competências socioemocionais
- página XLVI
Cultura de paz e combate ao
bullying
- página XLVII
Culturas juvenis
- página XLVII
Habilidades da
BNCC
Bê êne cê cê
- História 6
º
ano
- página XLVIII
Quadro de conteúdos e progressões
- página L
Sugestões de cronograma
- página LIX
Referências bibliográficas comentadas
- página LIX
Referências bibliográficas complementares comentadas
sobre
sôbre
Ensino de História
- página LXII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 8
O que eu já sei?
- página 12
Unidade 1
Para estudar História
- página 14
Capítulo 1
História e vida
- página 16
A história vivida
- página 16
A história vivida e a História
- página 17
A importância da História
- página 18
Conhecer e respeitar as diferentes culturas
- página 19
Empatia e respeito
- página 20
Ação humana e conhecimento histórico
- página 21
A construção do conhecimento histórico
- página 21
As fontes históricas
- página 22
História e outras áreas do conhecimento
- página 24
Geografia
- página 24
Filosofia
- página 24
Arqueologia
- página 25
Antropologia
- página 25
Atividades
- página 26
CAPÍTULO 2
O tempo
- página 30
Tempo e cotidiano
- página 30
História e Ciências
- página 30
O tempo cronológico
- página 30
Tipos de calendário
- página 31
O relógio
- página 32
O tempo e a História
- página 32
Tempo histórico e sociedade
- página 33
O tempo que orienta
- página 34
O tempo dividido
- página 34
A linha do tempo
- página 34
Atividades
- página 36
O tema é
...
reticências
- página 38
Constelações indígenas
- página 38
O que eu estudei?
- página 40
Unidade 2
Primeiros seres humanos e os antigos povos da América
- página 42
Capítulo 3
A origem dos seres humanos
- página 44
Os primatas
- página 44
A história antes da escrita
- página 47
Período Paleolítico
- página 47
Período Neolítico
- página 48
O crescimento populacional e a especialização do trabalho
- página 48
As primeiras cidades
- página 49
A presença humana na América
- página 50
Novas hipóteses
- página 51
Atividades
- página 53
Capítulo 4
As sociedades indígenas do Brasil
- página 56
Os povoadores do território brasileiro
- página 56
O povo de Lagoa Santa
- página 56
O povo de Umbu
- página 56
Os povos dos sambaquis
- página 57
Os povos agricultores e ceramistas
- página 58
Investigando fontes históricas
- página 60
A cerâmica marajoara
- página 60
História e Arte
- página 62
Pintura rupestre
- página 62
Atividades
- página 64
Capítulo 5
Sociedades indígenas da Mesoamérica e dos Andes
- página 66
Os maias
- página 67
Religiosidade
- página 67
A escrita e o sistema numérico dos maias
- página 68
O calendário maia
- página 68
Os astecas
- página 69
O modo de vida asteca
- página 70
Os incas
- página 70
A vida nos Andes
- página 71
Atividades
- página 72
O tema é
...
reticências
- página 76
O trabalho no período Neolítico
- página 76
O que eu estudei?
- página 78
Unidade 3
Mesopotâmia e África Antiga
- página 80
Capítulo 6
Os povos da Mesopotâmia
- página 82
A Mesopotâmia
- página 82
Terra entre rios
- página 82
As cidades mesopotâmicas
- página 83
A vida na Mesopotâmia
- página 84
Técnicas e inovações
- página 84
A religiosidade
- página 84
O trabalho no campo e na cidade
- página 84
A escrita dos mesopotâmicos
- página 85
História e Matemática
- página 85
O sistema numérico da Suméria
- página 85
Atividades
- página 86
Capítulo 7
África Antiga: Egito e Cuxe
- página 88
O Egito Antigo
- página 88
A importância do rio Nilo
- página 88
O primeiro faraó
- página 89
Natureza e religiosidade
- página 89
Sociedade e cotidiano no tempo dos faraós
- página 90
Os trabalhadores
- página 90
A vida após a morte
- página 91
O processo de mumificação
- página 91
Investigando fontes históricas
- página 92
A produção agrícola no Egito Antigo
- página 92
O Reino de
Cuxe
cuxe
- página 94
A formação de um novo reino
- página 95
A influência egípcia em
Cuxe
- página 95
Méroe
- página 96
A agricultura e o comércio
- página 96
O modo de vida nas vilas e nas cidades
cuxitas
- página 97
As
candaces
- página 98
História e Arte
- página 99
Uma homenagem às
candaces
- página 99
Atividades
- página 102
Capítulo 8
África Antiga: Axum
- página 106
O povo
axumita
- página 106
O
gêes
- página 106
A expansão
axumita
- página 107
A religiosidade
- página 108
O cristianismo
- página 108
Os sítios arqueológicos
- página 109
Atividades
- página 110
O tema é
...
reticências
- página 114
Os sistemas de irrigação na Antiguidade
- página 114
O que eu estudei?
- página 116
Unidade 4
Fenícios, hebreus e persas
- página 118
Capítulo 9
Os fenícios
- página 120
Comerciantes e navegadores
- página 120
A sociedade fenícia
- página 121
As colônias
- página 121
História e Geografia
- página 122
O Périplo de Hanão
- página 122
A cultura fenícia
- página 124
A religiosidade
- página 124
A escrita
- página 124
Artesanato e engenharia
- página 125
O murex e a produção de corante
- página 125
Atividades
- página 128
Capítulo 10
Os hebreus
- página 130
Em busca da Terra Prometida
- página 130
A ida para o Egito
- página 130
O retorno a Canaã
- página 131
A fundação do Reino de Israel
- página 131
A dominação estrangeira
- página 131
A religião judaica
- página 132
As celebrações judaicas
- página 133
Pessach
- página 133
Yom
Kippur
- página 133
Bar
Mitzvah
e
Bat
Mitzvah
- página 134
Chanucá
- página 134
Atividades
- página 135
Capítulo 11
Os persas
- página 137
O Império Persa
- página 137
Controle
e funcionamento do Império
- página 138
A religiosidade persa
- página 138
História e Arte
- página 139
A tecelagem de tapetes na cultura persa
- página 139
Atividades
- página 140
O tema é
...
reticências
- página 142
O correio persa
- página 142
O que eu estudei?
- página 144
UNIDADE 5
O mundo grego
- página 146
CAPÍTULO 12
Os antigos gregos
- página 148
Os minoicos
- página 149
As cidades minoicas
- página 149
Os micênicos
- página 149
As cidades-Estado gregas
- página 150
A pólis de Atenas
- página 150
A democracia ateniense
- página 151
A pólis de Esparta
- página 153
O sistema oligárquico
- página 154
A Guerra do Peloponeso
- página 155
Atividades
- página 156
CAPÍTULO 13
A vida na Grécia Antiga
- página 158
Área rural
- página 158
Área urbana
- página 159
História e
Língua Portuguesa
- página 160
Fábulas de
Esopo
- página 160
Cultura, arte e religiosidade
- página 162
Deuses gregos
- página 162
O teatro
- página 163
Investigando fontes históricas
- página 164
A música na Grécia Antiga
- página 164
O período Helenístico
- página 168
As conquistas de Alexandre Magno
- página 169
Atividades
- página 172
O tema é
...
reticências
- página 174
A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos
- página 174
O que eu estudei?
- página 176
Unidade 6
Os antigos romanos
- página 178
Capítulo 14
Das origens à formação do Império
- página 180
A monarquia romana
- página 180
A influência etrusca
- página 181
A organização social
- página 181
A Roma republicana
- página 182
A luta por participação política
- página 182
A expansão romana
- página 183
A crise da República
- página 183
O Império Romano
- página 184
A centralização do poder
- página 185
A consolidação do Império
- página 185
As cidades romanas
- página 186
Anfiteatros
- página 186
Termas
- página 187
A cidade de Pompeia
- página 188
A escravidão no campo e na cidade
- página 189
O cotidiano dos trabalhadores livres
- página 190
O papel das mulheres
- página 190
A alimentação
- página 190
Diversão e lazer
- página 191
Teatro
- página 191
Circo romano
- página 191
Luta de gladiadores
- página 191
A religiosidade
- página 192
Influências etruscas e egípcias
- página 193
Influências gregas
- página 193
Investigando fontes históricas
- página 194
Os afrescos romanos
- página 194
A educação na Roma Antiga
- página 196
Atividades
- página 198
CAPÍTULO 15
O Império Romano em crise
- página 202
O contato com outros povos
- página 202
A divisão do Império
- página 203
Roma invadida
- página 203
A difusão do cristianismo
- página 204
A perseguição aos cristãos
- página 204
Os povos germânicos
- página 206
As migrações germânicas
- página 207
A fragmentação do Império
- página 208
Um período de transição
- página 208
Atividades
- página 210
CAPÍTULO 16
O Império Romano do Oriente
- página 214
Uma nova Roma
- página 214
O
governo
govêrno
de Justiniano
- página 215
A importância da religião
- página 216
A cultura bizantina
- página 217
História e
Arte
- página 218
A arte bizantina
- página 218
Atividades
- página 220
O tema é
...
reticências
- página 222
As condições de moradia
- página 222
O que eu estudei?
- página 224
UNIDADE 7
O mundo árabe e o islamismo
- página 226
CAPÍTULO 17
Os árabes e a formação do islamismo
- página 228
A Península Arábica
- página 228
O nascimento do islamismo
- página 229
O islamismo e o Alcorão
- página 229
A expansão do islamismo
- página 230
A
jihad
- página 231
A formação do Império Islâmico
- página 232
A dinastia Omíada
- página 232
A dinastia Abássida
- página 233
Os muçulmanos na Europa
- página 233
História e Geografia
- página 234
A população islâmica no mundo
- página 234
Atividades
- página 236
CAPÍTULO 18
A cultura islâmica
- página 238
Os pilares do islamismo
- página 238
Shahada
- página 238
Salat
- página 238
Zakat
- página 239
Jejuar durante o Ramadã
- página 239
Hajj
- página 239
Arquitetura islâmica
- página 240
Domo da Rocha
- página 240
Mesquita de Córdoba
- página 240
Mesquita Azul
- página 241
A literatura árabe e islâmica
- página 242
Ciências
- página 243
O calendário
- página 243
História e Ciências
- página 244
O islamismo e a valorização do conhecimento
- página 244
Atividades
- página 246
O tema é
...
reticências
- página 250
A proibição do uso do véu: preconceito religioso?
- página 250
O que eu estudei?
- página 252
UNIDADE 8
A Europa na Idade Média
- página 254
CAPÍTULO 19
A Alta Idade Média
- página 256
A formação dos reinos germânicos
- página 256
O Reino Franco
- página 257
A sociedade de ordens
- página 258
O clero
- página 258
A nobreza
- página 258
Os trabalhadores
- página 259
A escravidão e a servidão
- página 259
Os mosteiros na Idade Média
- página 260
A preservação da cultura clássica
- página 261
Suseranos e vassalos
- página 262
Os castelos
- página 263
O cotidiano medieval
- página 264
Festas
- página 264
Vestimentas
- página 264
Alimentação
- página 265
Atividades
- página 268
Investigando fontes históricas
- página 270
As iluminuras medievais
- página 270
CAPÍTULO 20
A Baixa Idade Média
- página 272
As transformações na Europa
- página 272
As inovações técnicas
- página 272
O comércio e as feiras
- página 273
As corporações de ofício
- página 274
Os burgueses
- página 274
A mentalidade medieval
- página 275
As
mulheres
no mundo medieval
- página 276
Atuação política e militar das mulheres
- página 276
Leonor da Aquitânia
- página 276
As mulheres e o trabalho
- página 277
As Cruzadas
- página 278
As diferentes motivações
- página 279
Algumas consequências das Cruzadas
- página 279
A crise do sistema feudal
- página 280
Fome
- página 280
A peste bubônica
- página 280
Revoltas populares
- página 281
Atividades
- página 282
O tema é
...
reticências
- página 286
A proliferação de epidemias
- página 286
O que eu estudei?
- página 288
O que eu aprendi?
- página 290
Projeto em ação
- página 292
Água e vida
- página 292
Sugestões complementares
- página 296
Mapas
- página 300
Referências bibliográficas comentadas
- página 302
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos