Formação continuada

Linguagens

A Formação em Diálogo – Língua Inglesa

Código da Coleção: 0290P21093
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

A obra aborda o componente curricular Língua Inglesa a serviço da formação integral do estudante, partindo da concepção de linguagem como prática social. Apresenta o objetivo de proporcionar aos professores a oportunidade de refletir sobre as temáticas discutidas e sua importância para a prática docente.

Moderna em Formação – Inglês

Código da Coleção: 0267P21093
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

A obra busca desenvolver novas práticas pedagógicas, refletir sobre o que significa ensinar e aprender a língua inglesa na contemporaneidade por meio de um percurso de formação que possibilite a investigação, a reflexão, a experimentação e a criação de práticas que dialoguem com as necessidades dos estudantes do Ensino Médio.

Moderna em Formação – Língua Portuguesa

Código da Coleção: 0266P21013
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

Valoriza os saberes e as práticas docentes e traz caminhos para sua formação, trazendo atividades com práticas de linguagens, nos diferentes campos de atuação previstos na BNCC. Essas práticas permitem ao professor aprimorar suas competências pessoais e profissionais, refletir sobre suas práticas e ressignificar o trabalho de Língua Portuguesa.

Moderna em Formação – Artes Visuais

Código da Coleção: 0270P21560
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

Esta obra é orientada pela abordagem triangular que se divide em três eixos: fazer, contextualizar e refletir. Ela sistematiza os preceitos da Arte Educação Brasileira e traz a produção artística para o centro da prática pedagógica compreendendo-a como um campo de saberes próprios, interdisciplinares e multiculturais.

Moderna em Formação – Música

Código da Coleção: 0269P21530
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

A partir das metodologias ativas, a obra dá ênfase ao protagonismo do professor como condutor de processos pedagógicos que sublinham o protagonismo juvenil. São abordadas práticas com temas que destacam possíveis modos de pensar as relações entre música e sociedade a partir das perspectivas da profissionalização e do mercado de trabalho.

Práticas na Escola – Língua Portuguesa

Código da Coleção: 0260P21013
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

A obra tem como objetivo subsidiar os professores de Língua Portuguesa diante da proposta do Novo Ensino Médio: o trabalho com a perspectiva interdisciplinar, a visão de área dada a esse componente curricular e a formação integral do estudante comprometida com processos pedagógicos que atendam aos interesses da juventude.

Reflexões e Práticas – Educação Física

Código da Coleção: 0284P21163
Código da Obra: 0290P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.

Fornece subsídios teóricos e apresenta práticas e reflexões acerca de como as temáticas de cada unidade podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física, abordando a disciplina sob a perspectiva da cultura corporal de movimento.