![](../resources/images/im_arariba_cie_apres.png)
APRESENTAÇÃO
Certamente você já sabe algo sôbre os assuntos mais famosos da Ciência, como o Universo, os seres vivos, o corpo humano, os cuidados com o ambiente, as tecnologias e suas aplicações, a energia e a matéria.
Ciência tem sua origem na palavra latina cientia, que significa conhecimento. É uma atividade social feita por diversas pessoas em diferentes lugares do mundo. Ciência também tem a ver com questões econômicas, políticas e culturais de cada lugar.
Você já parou para pensar em como a Ciência funciona? Será que os cientistas têm sempre certeza de tudo? Como eles trabalham? Como é feita uma pesquisa? É fácil fazer uma descoberta científica? Só os cientistas “fazem Ciência”?
Para a última pergunta, queremos que você considere um não como resposta. Os investigadores são pessoas atentas, observadoras e curiosas que questionam e buscam respostas. Convidamos você a ser um deles!
Este livro apresenta algumas respostas. Como investigador, no entanto, você deve saber que as perguntas são mais importantes. Faça perguntas, duvide, questione, não se contente com o que é apresentado como verdade. Nesse caminho, conte com a sua professora ou o seu professor: converse sôbre suas dúvidas e dê também a sua opinião.
Esperamos que este livro o incentive a pensar com qualidade, a criar bons hábitos de estudo e a ser um cidadão bem preparado para enfrentar o mundo e cuidar dele.
Bons estudos!
![](../resources/images/im_arariba_cie_apres.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro tem 8 Unidades, organizadas de maneira clara e regular. Todas elas apresentam uma abertura, Temas, páginas de atividades e seções como Explore, Pensar Ciência, Atitudes para a vida e Compreender um texto.
![Miniatura de duas páginas do livro com a abertura de Unidade e as seções Começando a unidade e Por que estudar esta unidade? Compostas por duas imagens grandes e textos curtos.](../resources/images/im_001_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Abertura de Unidade
No comêço de cada Unidade, há uma ou mais imagens interessantes para despertar a curiosidade e promover a troca de ideias sôbre o tema. Analise-as com atenção.
Começando a Unidade
As perguntas da seção convidam a refletir sôbre os temas que serão estudados. Aproveite para contar o que você sabe sôbre eles e esclarecer suas principais dúvidas e curiosidades.
Por que estudar esta Unidade?
Um pequeno texto introdutório vai explicar a relevância dos assuntos tratados na Unidade.
![Miniatura de duas páginas do livro com conteúdo de um Tema e a indicação do Glossário e da seção Entrando na rede. Compostas por textos e imagens.](../resources/images/im_002_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Temas
Os conteúdos foram selecionados e organizados em temas. Um pequeno texto inicial resume a ideia central do tema. Um sistema de títulos hierarquiza as ideias principais do texto.
Glossário
Apresenta a explicação de termos mais difíceis.
Entrando na rede
Sugestões de endereços para consulta e pesquisa na internet.
![Miniatura de página do livro, composta por textos e imagens.](../resources/images/im_003_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Imagens
Fotografias, ilustrações, gráficos, mapas e esquemas auxiliam na construção dos conceitos propostos.
![Miniatura de página do livro, com as seções De olho no tema e Saiba mais! Composta por textos e imagens. Em uma fotografia de ser vivo há indicação para o ícone-medida.](../resources/images/im_004_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Ícone-medida
Um ícone-medida é aplicado para indicar o tamanho médio do ser vivo ou do objeto que aparece em uma imagem. O ícone pode indicar sua altura (
![](../resources/images/im_001_simbolo-3.png)
) ou seu comprimento (
![](../resources/images/im_002_simbolo-3.png)
).
Saiba mais!
Quadro que traz informações adicionais e curiosidades relativas aos Temas.
De ôlho no tema
Atividades para auxiliar a compreensão do assunto principal de cada Tema.
![Miniatura de página do livro com a seção Vamos fazer. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_005_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Vamos fazer
Atividades procedimentais simples e diretas proporcionam oportunidades de observação e comprovação de fenômenos.
Escala e cores-fantasia
Em muitas figuras do livro, há um recado sôbre escala e cores-fantasia.
Para entender esse recado, vamos usar como exemplo dois animais: um elefante e uma formiga. Você sabe que a formiga é muito menor que o elefante. Agora, imagine esses animais juntos em um desenho no livro.
Para que você possa ver os dois animais nesse desenho, o desenhista precisa mexer na proporção dos elementos representados. Assim, ele fará uma formiga muito maior do que ela é na realidade (ou um elefante muito menor!). Nesse desenho, essas figuras estão, portanto, fóra de escala. No seu livro, há imagens que apresentam, na legenda, o recado da ausência de escala.
O recado sôbre as cores-fantasia se refere ao fato de que, ao colorir um desenho, dificilmente o desenhista consegue reproduzir as cores reais do elemento que ele representou. Em outros casos, é preciso usar cores que não existem no elemento representado, para que possamos diferenciar uma estrutura da outra na imagem.
![Miniatura de página do livro com a seção Atividades. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_006_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Atividades
Seções como Organizar o conhecimento, Analisar e Compartilhar trabalham habilidades como a compreensão e a aplicação de conceitos e enfatizam o uso de técnicas de leitura, registro e interpretação.
![Miniatura de página do livro com a seção Explore. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_007_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Explore
Propõe a investigação de fatos, bem como a exploração de ideias novas. Incentiva o trabalho em equipe e o uso de habilidades de investigação científica.
![Miniatura de página do livro com a seção Pensar Ciência. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_008_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Pensar Ciência
Propostas de reflexão e debate sôbre o funcionamento da Ciência, suas características, sua história e as incertezas que permeiam seu desenvolvimento.
![Miniatura de duas páginas do livro com a seção Atitudes para a vida. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_009_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Atitudes para a vida
Seção que pretende desenvolver atitudes que podem ser utilizadas não apenas no contexto escolar, mas também em diversos momentos do dia a dia.
![Miniatura de duas páginas do livro com a seção Compreender um texto. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_010_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Compreender um texto
Essa seção tem por objetivo desenvolver a compreensão leitora, trabalhando a leitura e a interpretação de textos diversos, incluindo os de divulgação científica. As atividades estimulam a obtenção de informações e a reflexão sôbre o texto.
![Miniatura de duas páginas do livro com a seção Oficinas. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_011_pagininhas_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24.png)
Oficinas
Há oficinas que incluem atividades experimentais, estudo do meio, construção de modelos e montagens, entre outras propostas de investigação. E há também oficinas que incluem atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional. Cada uma apresenta os objetivos, o material necessário, o procedimento e as atividades exploratórias.
![Miniatura de duas páginas do livro com a seção Fique por dentro. Composta por textos.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_011_amcn7_iniciais_f2_lp_g24_group_16857-1.png)
Fique por dentro
Sugestões de filmes e livros para conhecer mais sôbre os assuntos tratados no volume. Há também indicações de museus e centros de Ciências em todo o país onde você pode aprender mais sôbre os temas estudados.
![](../resources/images/im_arariba_cie_apres.png)
SUMÁRIO
- UNIDADE 1 – A vida no planeta Terra , 12
- TEMA 1 – Os seres vivos 14
- Metabolismo e composição química, 14 | Ciclo de vida, 14 | Reprodução, 15 | Percepção e interação com o ambiente, 15 | Células, 15
- As estruturas celulares, 16 | Tipos de célula, 16
- Geração espontânea e biogênese, 23 | As bases da teoria da evolução molecular, 25 | A teoria da panspermia cósmica, 26
- TEMA 1 – Por que classificar? 40
- Um exemplo de classificação, 40 | A importância da classificação dos seres vivos, 41 | Histórico da classificação dos seres vivos, 43 | A nomenclatura científica, 45 | Os reinos, 45 | Árvores da vida, 46
- A estrutura dos vírus, 47 | A reprodução viral e as viroses, 48 | Vacinação, 48
- As algas, 56 | Os protozoários, 57 | Os protoctistas na saúde pública, na economia e no ambiente, 59
- O processo de alimentação dos fungos, 60 | A reprodução dos fungos, 61 | Modos de vida dos fungos, 61 | O corpo dos fungos, 62 | Os fungos no ambiente, na economia e na saúde pública, 63
- TEMA 1 – Os seres vivos 14
- UNIDADE 3 – O reino das plantas, 74
- TEMA 1 – Características das plantas 76
- As células das plantas, 77 | Os tecidos das plantas, 78
- Grupos de plantas, 79 | A evolução das plantas, 80 | Briófitas, 81 | Pteridófitas, 81 | Gimnospermas, 82 | Angiospermas, 83
- A raiz e suas partes, 84 | O caule e suas partes, 86
- Atividades 88
- Pensar Ciência – A imagem do cientista 89
- A folha e suas partes, 90 | A fotossíntese, 92 | A transpiração, 92 | A respiração, 93
- Reprodução das briófitas, 94 | Reprodução das pteridófitas, 95 | Reprodução das gimnospermas, 96 | Reprodução das angiospermas, 97
- A flor e suas partes, 98 | O fruto e suas partes, 99 | A semente e suas partes, 100 | Flores, frutos e sementes na Economia, 101
- Atividades 102
- Explore – Taxa de germinação de sementes 103
- Atitudes para a vida – Mulheres na Ciência 104
- Compreender um texto – A importância da polinização para a produção de plantas usadas na alimentação humana 106
- TEMA 1 – As características dos animais 110
- Simetria, 111 | Fisiologia dos animais, 111
- Platelmintos, 116 | Nematódeos, 119 | Anelídeos, 121
- Moluscos, 122 | Artrópodes, 124 | Equinodermos, 127
- Atividades 129
- Explore – Larvas de insetos na perícia criminal 130
- TEMA 1 – Características das plantas 76
- UNIDADE 5 – Relações ecológicas e ecossistemas brasileiros, 144
- TEMA 1 – Relações ecológicas nos ecossistemas 146
- Relações ecológicas interespecíficas, 146 | Relações ecológicas que podem ser interespecíficas ou intraespecíficas, 149 | Relações ecológicas intraespecíficas, 150
- A Mata Atlântica, 154
- O Cerrado, 160
- Os Pampas, 163
- Mata de Araucárias, 165
- A Caatinga, 166
- TEMA 1 – Os gases da atmosfera 180
TEMA 2 – Propriedades do ar 184
- Cor, cheiro e gosto, 184 | O ar tem massa e ocupa espaço, 184 | O ar se expande e pode ser comprimido, 184
- Atividades 186
- Explore – Campeonato de aviões de papel 187
- A resistência do ar, 189 | O experimento de Torricelli, 190
- TEMA 1 – Relações ecológicas nos ecossistemas 146
- UNIDADE 7 – Calor e temperatura, 202
- TEMA 1 – Energia térmica 204
- Temperatura, 204 | Equilíbrio térmico, 205
- Sensação térmica, 206 | Termômetros, 207 | As escalas de temperatura, 208
- Condução térmica, 215 | Convecção térmica, 216 | Irradiação térmica, 217
- TEMA 1 – Máquinas 230
- Força, 230 | Máquinas simples e máquinas complexas, 231
- Como funcionam as alavancas, 233 | Tipos de alavanca, 234
- Rodas, 242 | Polias, 243 | Engrenagens, 244
- A transformação de energia nas máquinas térmicas, 246 | Máquina a vapor, 247 | Motor a combustão, 249
- Máquinas na agricultura, 250 | O uso de máquinas térmicas, 251 | Impactos ambientais e sociais relacionados ao desenvolvimento tecnológico, 252
- Atividades 253
- Pensar Ciência – Ciência Básica, Ciência Aplicada, Tecnologia 254
- Atitudes para a vida – A queima de combustíveis polui o ar que respiramos 256
- Compreender um texto – As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a saúde? 258
- • Fique por dentro 273
- • Referências bibliográficas 278
- TEMA 1 – Energia térmica 204