AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS
Este volume integra uma coleção destinada ao Ensino Fundamental, no segmento de 6º a 9º ano.
A obra é fruto de vários anos de trabalho e de pesquisa. Ela apresenta uma abordagem na qual as Ciências da Natureza aparecem entremeadas no estudo de temas vinculados à realidade.
Em seus quatro volumes, a coleção procura auxiliar o processo educativo a desenvolver nos estudantes capacidades que lhes serão úteis para aprender mais — por conta própria e ao longo de toda a vida — e atitudes desejáveis a qualquer cidadão consciente da realidade da sociedade em que vive e participante de suas decisões.
Cada um dos volumes da coleção pode ser utilizado de maneira versátil em diferentes locais do país, adaptando-se a variadas realidades. É fundamental ter em mente alguns pontos importantes:
- Não é necessário que os capítulos dêste livro sejam trabalhados na ordem em que aparecem. Diferentes sequências de conteúdos são possíveis, e o professor vai optar por aquela que for mais adequada à realidade local.
- Em muitos capítulos podem ser feitas atividades adicionais, como projetos, pesquisas, apresentações, visitas, entrevistas, encenações e feiras de Ciências. Investir tempo na realização dessas atividades é importante para desenvolver as capacidades dos estudantes.
- Nenhum livro didático é, por si só, completo. Ao utilizar este livro, os estudantes serão continuamente estimulados a consultar o dicionário e outras fontes de informação.
A seguir, são apresentadas algumas informações sôbre a estrutura dêste livro. Compreender essa estrutura é relevante para aproveitar ao máximo o que a obra tem para oferecer.
É nosso sincero desejo de que esta obra contribua para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes e favoreça o aprendizado de conteúdos necessários à vida em sociedade.
Suas sugestões e críticas serão muito bem-vindas.
Os autores
Respostas e comentários
Comentários pedagógicos
A partir dêste ponto do Manual do professor, é apresentada uma réplica do livro do estudante, com as páginas acrescidas de comentários pedagógicos sôbre capítulos como um todo ou sôbre aspectos pontuais dentro de um capítulo (um item, um texto, uma atividade experimental, determinada legenda de foto etcétera).
Também são apresentados comentários que remetem a informações da primeira parte dêste Manual do professor ou aos projetos que aparecem no Suplemento de projetos, no final do livro do estudante. Esses projetos são também comentados neste Manual do professor, no momento em que aparecem no livro do estudante.
De ôlho na Bê êne cê cê!
As competências gerais da Educação Básica, as competências específicas e as habilidades da área de Ciências da Natureza na Bê êne cê cê referentes a este ano são comentadas nos locais oportunos, ao longo dêste volume, em que seu desenvolvimento é contemplado.
APRESENTAÇÃO DA OBRA
![Miniatura da página do livro com abertura de capítulo, composta por texto e imagem.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5672.png)
ABERTURA DE CAPÍTULO
Na abertura de cada capítulo, existe uma foto que está relacionada ao assunto que será abordado. Na legenda dessa foto, você encontra um breve comentário ou uma pergunta. Se for uma pergunta e você ficar curioso para saber a resposta, ótimo! É essa mesmo a intenção. Você conseguirá responder à pergunta estudando o capítulo.
![Miniatura da página do livro com a seção Motivação. Composta por textos e imagem.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5674.png)
MOTIVAÇÃO
É sempre a primeira seção do capítulo, logo após a foto de abertura. Nela, você encontrará uma notícia de revista, um texto da internet ou de livro, um experimento prático ou a descrição de alguma situação. A ideia é despertar seus conhecimentos prévios para ajudá-lo a aprender algo novo, relacionado ao tema em estudo.
![Miniatura da página do livro com a seção Desenvolvimento do tema. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5676.png)
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Nessa seção, você vai aprender coisas novas que estão associadas ao que foi inicialmente apresentado na seção Motivação.
![Miniatura da página do livro com a seção Organização de ideias: mapa conceitual. Composta por textos e fluxograma.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5678.png)
ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS: MAPA CONCEITUAL
Os mapas conceituais são um modo organizado de relacionar os conceitos aprendidos. Logo, você se acostumará com eles e verá como o ajudam a estudar e a perceber as conexões entre os novos conhecimentos adquiridos.
![Miniatura da página do livro com a seção Use o que aprendeu. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5680.png)
![Ícone. Lâmpada.](../resources/images/im_vinheta_atividade_use_aprendeu.png)
USE O QUE APRENDEU
Trata-se de uma lista de exercícios um pouco diferente da usual. A maioria dos exercícios dêste livro pretende relacionar os conceitos estudados à sua aplicação em problemas práticos. Conhecimento não é para ser guardado. É para ser usado!
![Miniatura da página do livro com a seção Explore diferentes linguagens. Composta por textos e imagem.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5682.png)
![Ícone. Lupa.](../resources/images/im_vinheta_atividade_explore_linguagens.png)
EXPLORE DIFERENTES LINGUAGENS
Apresenta exercícios que envolvem diferentes fórmas de expressão, como esquemas, tabelas, gráficos, desenhos, cartazes, slogans, textos jornalísticos, encenações, charges, tirinhas etcétera
ATIVIDADES EM QUADROS INTERCALADOS AO CONTEÚDO
![Ícone. Balão de pensamento.](../resources/images/im_vinheta_atividade_reflita_atitudes_digital-7.png)
Reflita sôbre suas atitudes
Pretende dar umas “chacoalhadas” nas suas atitudes, por meio de perguntas que se referem ao modo como você vive e encara a vida. Às vezes, por causa dessas “chacoalhadas”, você pode desejar mudar para melhor alguns de seus hábitos. Se isso acontecer, parabéns
![Ícone. Grupo com três pessoas.](../resources/images/im_vinheta_atividade_trabalho_equipe_digital-7.png)
Trabalho em equipe
Apresenta atividades para serem executadas em grupo. Além de colocar em prática aquilo que está aprendendo, você exercitará algo muito importante para a vida: como atuar em conjunto para atingir uma finalidade comum.
![Ícone. Pessoa lendo um livro.](../resources/images/im_vinheta_atividade_tema_pesquisa_digital-7.png)
Tema para pesquisa
Sugere temas que vão ajudá-lo a praticar o processo de busca de informações em outras fontes, como livros, enciclopédias, internet etcétera É muito importante pesquisar para que você não fique preso somente a este livro e perceba que é gostoso aprender e que existem muitos meios de fazer isso.
![Ícone. Olho aberto.](../resources/images/im_vinheta_atividade_certifique_se_digital-7.png)
Certifique-se de ter lido direito
Alerta para certos detalhes do texto que está sendo lido. Às vezes, é apenas relembrado que o dicionário deve ser consultado sempre que necessário. Outras vezes, é algo mais específico, como salientar alguma ideia ou passagem do texto. Saber ler com atenção é algo fundamental para a vida.
![Ícone. Caderno.](../resources/images/im_vinheta_atividade_fazer_caderno_digital-7.png)
Para fazer no seu caderno
Sugere atividades para você utilizar o que aprendeu e registrar suas conclusões no caderno. Essas atividades o ajudarão a aprender melhor o que está estudando.
![Ícone. Dois balões de fala.](../resources/images/im_vinheta_atividade_discussao_grupo_digital-7.png)
Para discussão em grupo
Apresenta temas para você discutir com seus colegas. Aprender a trocar ideias e a respeitar as opiniões das pessoas é fundamental para a vida em sociedade.
![Ícone. Símbolo de internet.](../resources/images/im_icone_internet_digital-8.png)
Use a internet
Sugere buscas ou visitas a páginas da internet, que trazem informações complementares aos assuntos que você está estudando.
![Ícone. Ponto de exclamação. Boxe Curiosidades.](../resources/images/im_003_011_cnc6_iniciais_f2_lp_g24_digital_group_7551.png)
Curiosidades
Com títulos diversos, apresenta curiosidades sôbre os temas, entre elas a origem de algumas palavras (Saiba de onde vêm as palavras).
![Miniatura da página do livro com as seções Curiosidades e Use a internet. Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5709.png)
Macroáreas de temáticas contemporâneas ao longo da coleção
![Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: cidadania e civismo.
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: ciência e tecnologia.
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: economia.
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: meio ambiente.
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: multiculturalismo.
Ícone. Tarja de fundo preto com texto branco: saúde.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_9889.png)
Cada selo indica uma temática que associa conteúdos científicos a aprendizagens contemporâneas e integradoras, contribuindo para a sua formação cidadã, política, social e ética.
Respostas e comentários
Apresentação da obra
Nesse item, as seções da obra são apresentadas aos estudantes. Há comentários sôbre elas na primeira parte dêste Manual do professor, explicando suas finalidades pedagógicas.
De ôlho na Bê êne cê cê!
A seguir, comentamos competências gerais e competências específicas de Ciências da Natureza previstas na Bê êne cê cê cujo desenvolvimento é favorecido pelas seções da obra, em linhas gerais. Não obstante, comentários pontuais são realizados ao longo do volume, neste manual.
Abertura de capítulo
A contextualização e/ou problematização envolvendo a imagem de abertura auxilia no desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 3 e 8.
As imagens utilizadas nas aberturas, de um modo geral, auxiliam no desenvolvimento da competência específica 3.
Motivação
Essa seção possibilita desenvolver as competências gerais 2 e 7. Os textos e as atividades práticas que abrem um novo assunto, por meio dessa seção, tornam propício desenvolver as competências específicas 1, 2 e 5.
Desenvolvimento do tema
Por desenvolver as diversas temáticas de Ciências da Natureza, a seção propicia o trabalho com vários aspectos da Bê êne cê cê. Podemos destacar as competências gerais 1, 2, 3, 6, 7 e 10.
A abrangência dos temas que comparecem nesta seção também oportuniza desenvolver diversos aspectos das competências específicas de Ciências da Natureza. Algumas das possibilidades mais recorrentes são as competências específicas 1, 2, 3, 7 e 8.
Organização de ideias: mapa conceitual
Essa seção apresenta uma das possibilidades de inter-relacionar os conceitos aprendidos no capítulo. Mapas conceituais favorecem o desenvolvimento da competência geral 4.
A concatenação de ideias estimulada por essa seção também contribui para o trabalho com as competências específicas 2 e 3.
Sempre que considerar oportuno, estimule os estudantes a explorar outros encadeamentos. A primeira parte dêste Manual do professor inclui orientações para você auxiliar os estudantes a aprender como elaborar seus próprios mapas conceituais a partir do que estudaram (veja o texto “Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual”).
Use o que aprendeu e Explore diferentes linguagens
Nessas seções, há atividades que favorecem o desenvolvimento das competências gerais 1, 2, 4, 6 e 7.
Na seção Use o que aprendeu, muitas das atividades buscam promover o trabalho com as competências específicas 3, 4 e 5. Já a seção Explore diferentes linguagens, pela diversidade de atividades que propõe, contempla várias competências específicas de modos pontuais. De modo amplo, podemos mencionar as competências específicas 2 e 6.
Reflita sôbre suas atitudes
Estimula reflexões individuais e relaciona-se mais proximamente às competências gerais 7 e 10 e às competências específicas 7 e 8.
Trabalho em equipe
Inclui propostas que potencializam, de modo especial, o desenvolvimento das competências gerais 4, 9 e 10 e das competências específicas 3 e 5.
Tema para pesquisa
Propõe a ampliação dos horizontes de conhecimento, ajudando a desenvolver as competências gerais 1 e 5.
Favorece ainda o trabalho com a competência específica 6.
Certifique-se de ter lido direito e Para fazer no seu caderno
Esses boxes visam propiciar a compreensão de conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, alinhando-se ao desenvolvimento da competência específica 2.
Para discussão em grupo
A troca de ideias entre os estudantes favorece, de modo especial, o desenvolvimento das competências gerais 4, 6, 9 e 10.
As propostas oportunizam também o trabalho com as competências específicas 3 e 5.
Use a internet
A proposta dessa seção, de modo geral, favorece o desenvolvimento da competência geral 5, bem como da competência específica 6.
Curiosidades – Saiba de onde vêm as palavras
Esse tipo de boxe, por explicar aos estudantes a etimologia dos termos científicos, favorece o desenvolvimento da competência específica 2.
![Miniatura da página do livro com a seção Seu aprendizado não termina aqui! Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5717.png)
SEU APRENDIZADO NÃO TERMINA AQUI
Sempre é possível aprender mais. Não pensando em provas ou em “passar de ano”, mas porque aprender é agradável e nos permite conhecer melhor as coisas que acontecem conosco e ao nosso redor. Nessa seção, há recados que procuram incentivar a continuidade do aprendizado.
![Miniatura da página do livro com a seção Amplie o vocabulário. Composta por textos e imagem.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5718.png)
![Ícone. Letras A e Z.](../resources/images/im_vinheta_atividade_amplie_vocab_digital-7.png)
AMPLIE O VOCABULÁRIO!
Atividade também vinculada aos blogs de Ciências da Natureza criados pelas equipes. Os quadros com o título Amplie o vocabulário! aparecem ao longo de todo o livro e destacam palavras cujo significado deve ser compreendido pelo estudante e incorporado ao seu vocabulário.
Sugere-se que a classe discuta o significado de cada palavra e que, com a supervisão do professor, o significado das palavras seja esclarecido. A seguir, as palavras e seu significado devem ser publicados no blog da equipe.
A critério do professor, esse material, devido à sua riqueza cultural e utilidade para consultas e retomadas, pode ser relacionado em cartazes, em fichas ou nas páginas finais do caderno de cada estudante. Ao longo do ano, a lista de palavras vai aumentando e o vocabulário da turma também.
![Miniatura da página do livro com a seção Isso vai para o nosso blog! Composta por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5719.png)
![Ícone. Símbolo de hashtag.](../resources/images/im_vinheta_fechamento_ua_digital-3.png)
FECHAMENTO DE UNIDADE – ISSO VAI PARA O NOSSO blógui!
A turma é dividida em equipes, segundo critérios do professor. Cada equipe fica incumbida de criar e manter um blog sôbre Ciências da Natureza. Essa atividade estimula a pesquisa de informações sôbre temas de relevância (em jornais, revistas, livros, enciclopédias, internet e outras fontes), seguida da leitura e da seleção do material para postar no blog, bem como da discussão sôbre o material publicado. A atividade desenvolve competências referentes ao acesso e ao tratamento de informações, à discussão em grupo, à cooperação e à interação com os colegas. Frequentemente, os temas escolhidos favorecem reflexões que podem produzir mudanças benéficas de atitude.
Respostas e comentários
Seu aprendizado não termina aqui
A proposta de uma atividade facultativa e continuada no encerramento dos capítulos alinha-se com as competências gerais 1 e 2. Em alguns casos, abrange diversidade de saberes e vivências culturais, favorecendo a competência geral 6.
Essa seção pode contribuir também para o desenvolvimento das competências específicas 2 e 5, entre outras.
Amplie o vocabulário!
A atuação conjunta para a construção de redações apropriadas para os conceitos estudados possibilita que se desenvolvam as competências gerais 1, 2, 4, 5 e 9.
A proposta da seção alinha-se também com o que está enunciado na competência específica 1.
Fechamento de unidade – Isso vai para o nosso blog!
Em função do formato aberto das produções culturais que as equipes de estudantes podem realizar, essa seção é uma das mais ricas no que tange a potencializar competências e habilidades. A diversidade dos temas propostos, ao longo dos volumes, também contribui para isso, pois, entre eles, há assuntos ligados aos conhecimentos científicos de Astronomia, Biologia, Física, Geologia e Química, à saúde e ao bem-estar humanos, ao meio ambiente e à relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
Assim, a seção possibilita desenvolver, em maior ou menor grau, todas as competências gerais da Bê êne cê cê, principalmente as competências gerais 1, 4, 5, 9 e 10.
Quanto às competências específicas de Ciências da Natureza, cumpre-nos destacar o trabalho com as competências específicas 4, 6 e 8.
![Miniatura da página do livro com a a abertura do Suplemento de projetos. Composta por texto e imagem.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5720.png)
![Miniaturas de três páginas do livro com propostas de projetos. Compostas por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5721.png)
![Miniaturas de três páginas do livro com propostas de projetos. Compostas por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5723.png)
![Miniaturas de três páginas do livro com propostas de projetos. Compostas por textos e imagens.](../resources/images/im_pdf2_003_011_cnc8_iniciais_f2_lp_g24_group_5722.png)
![Ícone. Vidraria de laboratório.](../resources/images/im_icone_suplemento_ua_0001-1.png)
SUPLEMENTO DE PROJETOS
O Suplemento de projetos, no final do livro, apresenta propostas de atividades que os estudantes poderão realizar sob a supervisão do professor. Tais atividades ajudarão o estudante a ampliar sua compreensão de conteúdos estudados no livro.
Respostas e comentários
Suplemento de projetos
As atividades propostas nessa parte do volume versam sôbre diferentes aspectos conceituais nele estudados e proporcionam, em sua maioria, o desenvolvimento das competências gerais 2, 9 e 10 da Bê êne cê cê e das competências específicas 2, 3 e 5.
SUMÁRIO
1. Os vários tipos de nutrientes 14
3. Nutrientes com função energética 17
Organização de ideias: mapa conceitual 21
Explore diferentes linguagens 22
Seu aprendizado não termina aqui 25
1. Visão geral da atuação do sistema digestório 28
6. Visão geral do processamento dos alimentos 36
7. Afinal, nós “somos” o que comemos? 37
Organização de ideias: mapa conceitual 37
Explore diferentes linguagens 39
Seu aprendizado não termina aqui 41
SISTEMAS CIRCULATÓRIO, LINFÁTICO E URINÁRIO
1. Visão geral da atuação do sistema circulatório 44
5. Frequência cardíaca e eletrocardiograma 54
Organização de ideias: mapa conceitual 63
Explore diferentes linguagens 65
Seu aprendizado não termina aqui 67
Isso vai para o nosso blog! – Doenças do sistema circulatório 68
1. Visão geral da atuação do sistema respiratório 71
2. A estrutura do sistema respiratório 72
3. Os movimentos de inspirar e de expirar 75
4. As trocas gasosas nos pulmões 76
5. Frequência cardíaca e frequência respiratória 78
6. O controle automático da respiração pulmonar 79
7. Distúrbios do sistema respiratório 80
Organização de ideias: mapa conceitual 84
Explore diferentes linguagens 86
Seu aprendizado não termina aqui 88
REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM ANIMAIS
3. Material genético e reprodução humana 93
4. Reprodução sexuada em animais 95
5. Reprodução assexuada em animais 98
6. Reprodução sexuada e variabilidade genética dos descendentes 99
Organização de ideias: mapa conceitual 100
Explore diferentes linguagens 101
Seu aprendizado não termina aqui 101
REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM PLANTAS
1. Os órgãos de uma planta 104
2. Reprodução sexuada de plantas 105
3. Reprodução assexuada de plantas 105
4. Seiva mineral e seiva orgânica 107
6. Classificação das plantas 109
7. Briófitas: plantas avasculares 112
8. Pteridófitas: plantas sem sementes 113
9. Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos 114
10. Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos 117
Organização de ideias: mapa conceitual 124
Explore diferentes linguagens 125
Seu aprendizado não termina aqui 129
Isso vai para o nosso blog! – Diversidade das plantas 130
ADOLESCÊNCIA, PUBERDADE E SISTEMA ENDÓCRINO
3. A adolescência e a puberdade 133
4. As mudanças trazidas pela puberdade 134
7. O controle das funções do corpo 137
8. Glândulas: exócrinas e endócrinas 138
10. Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina 140
12. O pâncreas e o controle da glicose no sangue 142
13. Hormônios sexuais e mudanças na puberdade 145
Organização de ideias: mapa conceitual 147
Explore diferentes linguagens 148
Seu aprendizado não termina aqui 150
2. O sistema genital masculino 153
3. O sistema genital feminino 154
4. Ovulação e fertilização 155
Organização de ideias: mapa conceitual 161
Explore diferentes linguagens 161
Seu aprendizado não termina aqui 162
2. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) 167
Organização de ideias: mapa conceitual 171
Explore diferentes linguagens 172
Seu aprendizado não termina aqui 173
Isso vai para o nosso blog! – Conviver e respeitar! 174
1. O volume do ar e a temperatura 176
2. Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna 177
3. A pressão do ar e a temperatura 178
4. O ar quente tende a subir 179
6. Ventos: o ar em movimento 182
7. Ciclone, furacão, tufão e tornado 184
10. O movimento das massas de ar 187
12. A previsão do tempo e a atividade humana 190
13. Alterações climáticas provocadas pelo ser humano 190
Organização de ideias: mapa conceitual 192
Explore diferentes linguagens 194
Seu aprendizado não termina aqui 198
3. As fases da Lua e os eclipses 203
5. As estrelas no céu noturno 208
Organização de ideias: mapa conceitual 211
Explore diferentes linguagens 212
Seu aprendizado não termina aqui 212
PRODUÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA
1. Circuito elétrico e corrente elétrica 214
2. Diferença de potencial elétrico 215
4. O uso doméstico de energia elétrica 219
5. Segurança no uso da energia elétrica 221
Organização de ideias: mapa conceitual 232
Explore diferentes linguagens 234
Seu aprendizado não termina aqui 234
Isso vai para o nosso blog! – O Brasil e a energia elétrica 235