APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 6º ano!
Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.
Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.
Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.
Boa viagem de estudos!
Os autores
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
Organização do livro
Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.
Abertura de Unidade
Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.
Verifique sua bagagem
Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.
Percurso
Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, esquemas, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.
Glossário
Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.
Seções laterais
Sugerem livros, vídeos, sites e podcasts que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.
No seu contexto
Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.
Cruzando saberes
Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, ou de autoria própria, que possibilitam o trabalho com temas contemporâneos transversais ou complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.
Mochila de ferramentas
Apresenta e desenvolve procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.
Conhecendo os recursos do livro
Rotas e encontros
Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.
Atividades
Uma seção de atividades, em duas páginas, sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.
Desembarque em outras linguagens
Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens artísticas são variadas (desenho, fotografia, literatura, entre outras).
Expressão artística ou linguagem que o artista representa.
Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.
Atividades que estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.
Caminhos digitais
Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.
Confira
Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.
Fique ligado!
Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.
SUMÁRIO
Espaço, paisagem, lugar e território, 12
Percurso 1. Espaço natural e espaço geográfico 13
Percurso 2. Paisagem geográfica 15
O que é paisagem geográfica?, 15 • Mudanças e permanências na paisagem geográfica, 15 • Algumas paisagens são protegidas, 17 • Paisagem e desigualdades sociais, 17
Mochila de ferramentas – Leitura de paisagem 18
Paisagens e povos originários e tradicionais no Brasil, 19
Rotas e encontros – O RÓ para os povos da etnia A’úwe-Xavante 21
Atividades dos percursos 1 e 2 22
Percurso 3. Lugar geográfico 24
O que é lugar?, 24
Território: parte do espaço geográfico, 26 • Território e poder, 28
Cruzando saberes – Quilombolas e direitos territoriais coletivos 29
Atividades dos percursos 3 e 4 30
Desembarque em outras linguagens – Stephen Wiltshire: Geografia e desenho de paisagens 32
Conhecimentos básicos de Cartografia, 34
Percurso 5. Orientação no espaço geográfico 35
A orientação pelos astros, 35 • A importância do ponto de referência, 37 • A orientação pela bússola, 38
Percurso 6. Localização no espaço geográfico 39
A rosa dos ventos e a localização, 39 • Os paralelos terrestres, 39 • Os meridianos terrestres, 40 • Latitude e longitude: as coordenadas geográficas, 41
Cruzando saberes – Dispositivo localiza idoso em situações de emergência por meio de sinal GPS 44
A altitude, 45
Atividades dos percursos 5 e 6 46
Percurso 7. Do desenho ao mapa 48
A Cartografia, 48 • A representação da Terra, 52 • As escalas em mapas, 55 • A escala em plantas, 58
Percurso 8. A representação gráfica do relevo 59
O relevo da Terra, 59 • A representação do relevo, 60
Rotas e encontros – Cicloturismo, topografia e o uso de mapas 64
Atividades dos percursos 7 e 8 65
O planeta Terra e a circulação geral da atmosfera, 67
Percurso 9. A Terra no Sistema Solar 68
Geografia e a Terra no Universo, 68 • O planeta Terra, 68 • A forma da Terra, 70 • As zonas de iluminação e aquecimento, 71
Percurso 10. A Terra em movimento 72
Os movimentos da Terra e o tempo, 72 • O movimento de rotação: os dias e as horas, 72 • O movimento de translação: o tempo em anos, 73
Rotas e encontros – Os iorubás e o tempo 77
Atividades dos percursos 9 e 10 78
Percurso 11. A circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima 80
Tempo atmosférico e clima, 80 • A atmosfera e sua circulação, 80 • As massas de ar, o tempo e o clima, 82
Percurso 12. As intervenções humanas na dinâmica climática 84
Atividades dos percursos 11 e 12 87
Os climas e a vegetação natural, 89
Percurso 13. O clima e seus fatores geográficos 90
O clima, 90
Rotas e encontros – O raciocínio geográfico dos viajantes 94
Mochila de ferramentas – Climograma: um recurso para interpretar o clima 97
Percurso 14. Os climas do mundo e do Brasil 98
Os climas do mundo, 98 • Os climas do Brasil, 100
Atividades dos percursos 13 e 14 102
Percurso 15. Terra: grandes paisagens vegetais naturais 104
Vegetação natural ou nativa, 104
Mochila de ferramentas – Elaborando um perfil de vegetação 108
Percurso 16. Brasil: vegetação natural e biodiversidade 110
Ocupação humana e diminuição da vegetação natural, 110
Atividades dos percursos 15 e 16 118
Caminhos digitais – Os benefícios e os riscos das tecnologias de geolocalização 120
O escoamento superficial da água e o relevo continental, 122
Percurso 17. O escoamento superficial da água 123
O ciclo da água, 123 • O escoamento superficial da água, 123 • O escoamento da água em ambientes rurais e urbanos, 124
Percurso 18. Os agentes externos e internos do relevo 127
Os agentes do modelado terrestre, 127 • Alguns agentes externos do relevo, 128 • Os agentes internos do relevo, 131
Atividades dos percursos 17 e 18 134
Percurso 19. As formas do relevo continental 136
As principais formas do relevo, 136
Cruzando saberes – Ecoturismo: em contato com os ambientes naturais 138
Relevo e sociedade, 140
Percurso 20. O relevo do Brasil 142
Um relevo de altitudes modestas, 142 • Importância do estudo do relevo, 145
Atividades dos percursos 19 e 20 146
Desembarque em outras linguagens – Thiago de Mello: Geografia e literatura 148
Os recursos hídricos e seus usos, 150
Percurso 21. A hidrosfera e a distribuição das águas oceânicas e continentais 151
As esferas terrestres, 151 • A hidrosfera, 151
Percurso 22. Os recursos hídricos 154
Recursos hídricos e clima, 154 • A água subterrânea, 155 • Intervenções humanas sobre o meio natural, 157
Atividades dos percursos 21 e 22 158
Percurso 23. As grandes bacias hidrográficas do mundo 160
A importância dos rios, 160 • A formação de bacias hidrográficas, 161 • As grandes bacias hidrográficas do mundo e seus usos, 162
Percurso 24. Brasil: recursos hídricos, usos e problemas 164
Brasil: país de grandes recursos hídricos, 164 • Os aquíferos e a necessidade do uso racional da água, 165 • O consumo de água no Brasil, 166 • Bacias hidrográficas e cidades, 168 • Regiões hidrográficas do Brasil, 170
Atividades dos percursos 23 e 24 172
Agropecuária, 174
Percurso 25. A agricultura 175
A agricultura e a disseminação de plantas cultivadas, 175 • As técnicas agrícolas, 177
Percurso 26. Agricultura e condições naturais 185
A influência das condições naturais sobre a agricultura, 185
Cruzando saberes – Agricultura orgânica e conservação dos solos 190
Atividades dos percursos 25 e 26 191
Percurso 27. Geografia agrícola do Brasil: sistemas de produção e uso da terra 193
Os fatores e os sistemas de produção na agricultura, 193 • O uso da terra pela agropecuária, 194 • Brasil: o espaço agrário, 195 • A questão da terra no Brasil, 197
As formas de criação de gado, 199 • A pecuária no Brasil, 201
Cruzando saberes – Agricultura e pecuária 202
Atividades dos percursos 27 e 28 203
Indústria, sociedade, espaço e urbanização, 205
Percurso 29. Do artesanato à manufatura e à indústria moderna 206
As formas de produção, 206 • Tipos de indústria, 208 • Trabalho humano e produtos, 210
Percurso 30. Indústria: transformações sociais, econômicas e espaciais 212
As mudanças na sociedade e na paisagem, 212
Atividades dos percursos 29 e 30 216
Percurso 31. Impactos ambientais da atividade industrial 218
Indústria e impactos ambientais, 218 • ONGs e meio ambiente, 220
Cruzando saberes – Consumo consciente e energia elétrica 221
Percurso 32. Urbanização e problemas urbanos 222
A urbanização nos séculos XX e XXI, 222 • Problemas urbanos, 225
Atividades dos percursos 31 e 32 226
Caminhos digitais – O uso de geotecnologias na prevenção de desastres naturais 228