APRESENTAÇÃO

Caro estudante,

Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 6º ano!

Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.

Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.

Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.

Boa viagem de estudos!

Os autores

CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO

Organização do livro

Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.

Página de livro. Destaque para a abertura da unidade 4 e para o boxe Verifique sua bagagem.

Abertura de Unidade

Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.

Verifique sua bagagem

Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.

Página de livro. Destaque para a abertura do Percurso 4 e glossário.

Percurso

Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, esquemas, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.

Glossário

Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.

Página de livro. Destaque para a seção Quem lê  viaja mais e para a seção No seu contexto.

Seções laterais

Sugerem livros, vídeos, sites e podcasts que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.

No seu contexto

Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.

Página de livro. Destaque para a seção Cruzando saberes.

Cruzando saberes

Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, ou de autoria própria, que possibilitam o trabalho com temas contemporâneos transversais ou complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.

Página de livro. Destaque para a seção Mochila de ferramentas.

Mochila de ferramentas

Apresenta e desenvolve procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.


Conhecendo os recursos do livro

Página de livro. Destaque para a seção Rotas e encontros.

Rotas e encontros

Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Atividades dos percursos 13 e 14.

Atividades

Uma seção de atividades, em duas páginas, sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Desembarque em outras linguagens.

Desembarque em outras linguagens

Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens artísticas são variadas (desenho, fotografia, literatura, entre outras).

Expressão artística ou linguagem que o artista representa.

Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.

Atividades que estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Caminhos digitais e para os boxes Confira e Fique ligado!.

Caminhos digitais

Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.

Confira

Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.

Fique ligado!

Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.

SUMÁRIO


Unidade 1

Espaço, paisagem, lugar e território, 12

Percurso 1. Espaço natural e espaço geográfico 13

O espaço e as pessoas, 13

Percurso 2. Paisagem geográfica 15

O que é paisagem geográfica?, 15 • Mudanças e permanências na paisagem geográfica, 15 • Algumas paisagens são protegidas, 17 • Paisagem e desigualdades sociais, 17

Mochila de ferramentas – Leitura de paisagem 18

Paisagens e povos originários e tradicionais no Brasil, 19

Rotas e encontros – O RÓ para os povos da etnia A’úwe-Xavante 21

Atividades dos percursos 1 e 2 22

Percurso 3. Lugar geográfico 24

O que é lugar?, 24

Percurso 4. Território 26

Território: parte do espaço geográfico, 26 • Território e poder, 28

Cruzando saberes – Quilombolas e direitos territoriais coletivos 29

Atividades dos percursos 3 e 4 30

Desembarque em outras linguagens – Stephen Wiltshire: Geografia e desenho de paisagens 32


Unidade 2

Conhecimentos básicos de Cartografia, 34

Percurso 5. Orientação no espaço geográfico 35

A orientação pelos astros, 35 • A importância do ponto de referência, 37 • A orientação pela bússola, 38

Percurso 6. Localização no espaço geográfico 39

A rosa dos ventos e a localização, 39 • Os paralelos terrestres, 39 • Os meridianos terrestres, 40 • Latitude e longitude: as coordenadas geográficas, 41

Cruzando saberes – Dispositivo localiza idoso em situações de emergência por meio de sinal GPS 44

A altitude, 45

Atividades dos percursos 5 e 6 46

Percurso 7. Do desenho ao mapa 48

A Cartografia, 48 • A representação da Terra, 52 • As escalas em mapas, 55 • A escala em plantas, 58

Percurso 8. A representação gráfica do relevo 59

O relevo da Terra, 59 • A representação do relevo, 60

Rotas e encontros – Cicloturismo, topografia e o uso de mapas 64

Atividades dos percursos 7 e 8 65

Unidade 3

O planeta Terra e a circulação geral da atmosfera, 67

Percurso 9. A Terra no Sistema Solar 68

Geografia e a Terra no Universo, 68 • O planeta Terra, 68 • A forma da Terra, 70 • As zonas de iluminação e aquecimento, 71

Percurso 10. A Terra em movimento 72

Os movimentos da Terra e o tempo, 72 • O movimento de rotação: os dias e as horas, 72 • O movimento de translação: o tempo em anos, 73

Rotas e encontros – Os iorubás e o tempo 77

Atividades dos percursos 9 e 10 78

Percurso 11. A circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima 80

Tempo atmosférico e clima, 80 • A atmosfera e sua circulação, 80 • As massas de ar, o tempo e o clima, 82

Percurso 12. As intervenções humanas na dinâmica climática 84

A ação humana e o clima, 84

Atividades dos percursos 11 e 12 87

 

Unidade 4

Os climas e a vegetação natural, 89

Percurso 13. O clima e seus fatores geográficos 90

O clima, 90

Rotas e encontros – O raciocínio geográfico dos viajantes 94

Mochila de ferramentas – Climograma: um recurso para interpretar o clima 97

Percurso 14. Os climas do mundo e do Brasil 98

Os climas do mundo, 98 • Os climas do Brasil, 100

Atividades dos percursos 13 e 14 102

Percurso 15. Terra: grandes paisagens vegetais naturais 104

Vegetação natural ou nativa, 104

Mochila de ferramentas – Elaborando um perfil de vegetação 108

Cruzando saberes – Floresta Tropical recupera 80% do estoque de carbono e fertilidade do solo após 20 anos de regeneração 109

Percurso 16. Brasil: vegetação natural e biodiversidade 110

Ocupação humana e diminuição da vegetação natural, 110

Cruzando saberes – As atividades agropecuárias desmataram 26,5 milhões de hectares de áreas ocupadas pelo bioma Cerrado em 36 anos 117

Atividades dos percursos 15 e 16 118

Caminhos digitais – Os benefícios e os riscos das tecnologias de geolocalização 120

Unidade 5

O escoamento superficial da água e o relevo continental, 122

Percurso 17. O escoamento superficial da água 123

O ciclo da água, 123 • O escoamento superficial da água, 123 • O escoamento da água em ambientes rurais e urbanos, 124

Percurso 18. Os agentes externos e internos do relevo 127

Os agentes do modelado terrestre, 127 • Alguns agentes externos do relevo, 128 • Os agentes internos do relevo, 131

Atividades dos percursos 17 e 18 134

Percurso 19. As formas do relevo continental 136

As principais formas do relevo, 136

Cruzando saberes – Ecoturismo: em contato com os ambientes naturais 138

Relevo e sociedade, 140

Percurso 20. O relevo do Brasil 142

Um relevo de altitudes modestas, 142 • Importância do estudo do relevo, 145

Atividades dos percursos 19 e 20 146

Desembarque em outras linguagens – Thiago de Mello: Geografia e literatura 148

 

Unidade 6

Os recursos hídricos e seus usos, 150

Percurso 21. A hidrosfera e a distribuição das águas oceânicas e continentais 151

As esferas terrestres, 151 • A hidrosfera, 151

Percurso 22. Os recursos hídricos 154

Recursos hídricos e clima, 154 • A água subterrânea, 155 • Intervenções humanas sobre o meio natural, 157

Atividades dos percursos 21 e 22 158

Percurso 23. As grandes bacias hidrográficas do mundo 160

A importância dos rios, 160 • A formação de bacias hidrográficas, 161 • As grandes bacias hidrográficas do mundo e seus usos, 162

Percurso 24. Brasil: recursos hídricos, usos e problemas 164

Brasil: país de grandes recursos hídricos, 164 • Os aquíferos e a necessidade do uso racional da água, 165 • O consumo de água no Brasil, 166 • Bacias hidrográficas e cidades, 168 • Regiões hidrográficas do Brasil, 170

Atividades dos percursos 23 e 24 172

Unidade 7

Agropecuária, 174

Percurso 25. A agricultura 175

A agricultura e a disseminação de plantas cultivadas, 175 • As técnicas agrícolas, 177

Percurso 26. Agricultura e condições naturais 185

A influência das condições naturais sobre a agricultura, 185

Cruzando saberes – Agricultura orgânica e conservação dos solos 190

Atividades dos percursos 25 e 26 191

Percurso 27. Geografia agrícola do Brasil: sistemas de produção e uso da terra 193

Os fatores e os sistemas de produção na agricultura, 193 • O uso da terra pela agropecuária, 194 • Brasil: o espaço agrário, 195 • A questão da terra no Brasil, 197

Percurso 28. A pecuária 199

As formas de criação de gado, 199 • A pecuária no Brasil, 201

Cruzando saberes – Agricultura e pecuária 202

Atividades dos percursos 27 e 28 203

 

Unidade 8

Indústria, sociedade, espaço e urbanização, 205

Percurso 29. Do artesanato à manufatura e à indústria moderna 206

As formas de produção, 206 • Tipos de indústria, 208 • Trabalho humano e produtos, 210

Percurso 30. Indústria: transformações sociais, econômicas e espaciais 212

As mudanças na sociedade e na paisagem, 212

Atividades dos percursos 29 e 30 216

Percurso 31. Impactos ambientais da atividade industrial 218

Indústria e impactos ambientais, 218 • ONGs e meio ambiente, 220

Cruzando saberes – Consumo consciente e energia elétrica 221

Percurso 32. Urbanização e problemas urbanos 222

A urbanização nos séculos XX e XXI, 222 • Problemas urbanos, 225

Atividades dos percursos 31 e 32 226

Caminhos digitais – O uso de geotecnologias na prevenção de desastres naturais 228

Planisfério político 230

Bibliografia 231