APRESENTAÇÃO

Por que estudar História?

A resposta para essa pergunta está muito perto de você: na paisagem que vê todos os dias, na língua que aprendeu a falar desde pequeno, na internet e em outras mídias que utiliza para conversar com os colegas, nos costumes alimentares da sua família, nas profundas diferenças sociais em nosso paísreticências Enfim, em tudo que está ao seu redor, de bom e de ruim.

As condições em que vivemos não foram estabelecidas naturalmente. Elas têm uma história, que foi construída e reconstruída por pessoas ao longo de várias gerações.

Com os livros desta coleção de História, esperamos que você tenha outro olhar sobre as coisas que fazem parte da sua vida, um olhar que não seja de passividade, desrespeito ou indiferença. Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram escolhidos para que você goste cada vez mais de História e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e produzir conhecimentos.

Mas o estudo de História não pode servir apenas aos objetivos do conhecimento. É necessário que ele contribua para formar um ser humano crítico, atuante, solidário e cooperativo, disposto a fazer a sua parte para construir um mundo melhor.

Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:

Ciência e tecnologia. Saúde. Economia. Multiculturalismo. Cidadania e civismo. Meio ambiente

Um ótimo estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Páginas de livro. Destaque para a abertura de Unidade e o boxe Você estudará nesta Unidade.

Unidades

Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você estudará nesta Unidade”.

Páginas de livro. Destaque para a abertura de Capítulo e o texto geral.

Capítulos

Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduzem o tema principal e, muitas vezes, relacionam os conteúdos a questões da atualidade.

Texto geral

Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.

Página de livro. Destaque para a seção Em debate e o boxe Glossário.

Em debate

Traz diferentes versões de um mesmo fenômeno ou evento, uma polêmica ou contraponto a versões consolidadas de fatos históricos. As atividades trabalham o debate historiográfico.

Glossário

Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.

Página de livro. Destaque para a seção Documento.

Documento

Reprodução e exploração de fontes historiográficas e documentos históricos (textos ou imagens), no contexto histórico em que se inserem.

Página de livro. Destaque para a seção Integrar conhecimentos.

Integrar conhecimentos

Trabalha a integração entre os conhecimentos da História e de outros componentes curriculares, como Geografia, Arte, Ciências e Matemática.

Página de livro. Destaque para a seção Lugar e cultura.

Lugar e cultura

Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.

Página de livro. Destaque para a seção Atividades.

As atividades propostas neste livro devem ser respondidas no caderno.

Atividades

Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.

Página de livro. Destaque para Sugestão de site.

Ícones “Livro”, “Vídeo” e “Site

Ao longo das páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos esites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.

Ilustração de três ícones, lado a lado:
- Dispositivo eletrônico com um triângulo na tela indicando Sugestão de site;
- Dois livros empilhados indicando Sugestão de livro.
- Câmera filmadora com um triângulo indicando Sugestão de vídeo.
Página de livro. Destaque para o boxe Ler a pintura.

Ler (o mapa, a pintura, a charge, o infográfico, o texto, a fotografiareticências)

Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.

Página de livro. Destaque para boxe simples.

Boxe simples

Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.

Páginas de livro. Destaque para a seção Ser no mundo.

Ser no mundo

Seção em página dupla, ao final de quatro Unidades do livro. Trabalha especialmente a identidade do indivíduo ou de seu grupo, partindo de um fato histórico e envolvendo uma questão social, um tema polêmico atual. Trabalha a reflexão, o pensamento crítico, a tomada de posição.

Páginas de livro. Destaque para a seção Para refletir.

Para refletir

Esta seção, também ao final de quatro Unidades do livro e em página dupla, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.

SUMÁRIO

Fotografia em preto e branco. Ao fundo, ocupando a maior parte da fotografia, um grande navio com mastros, atracado. Homens com grandes sacos nas costas sobem no navio por uma escada. Os homens usam blusa e calça clara. À direita, perto da embarcação, dois homens caminham para a direita. À esquerda, em primeiro plano, outros dois homens olham para frente. No alto, céu claro.
Fotografia. Homem negro diante de púlpito, visto da cintura para cima, com o braço direito erguido e a mão direita fechada. Diante dele, há dois microfones; ele tem os cabelos grisalhos, veste camisa de gola branca, gravata cinza, colete preto e por cima, paletó em cinza. Em segundo plano, há diversas pessoas, desfocadas na fotografia.
Fotografia. Pessoas com malas caminham por uma calçada, em fila, em direção a uma porta de entrada à direita. Elas são assessoradas por duas mulheres à esquerda, que usam máscaras de proteção cobrindo nariz e boca, calças e calçados escuros, colete amarelo fluorescente e termômetro em mãos. A figura central, que está prestes a entrar pela porta, usa roupas brancas, viseira plástica e máscara de proteção sobre o rosto, carrega uma mala rosa escuro e uma bolsa a tiracolo; atrás dela, está um homem com máscara de proteção e casaco cinza; ele aguarda com duas malas escuras. Há várias pessoas atrás desse homem, todas com máscaras de proteção. O lugar para onde eles se deslocam abriga algumas pessoas com máscaras de proteção e malas.