![](../resources/images/im_003_009_pea6_iniciais_f2_la_g24_group_13943.png)
Apresentação
Caro ou CaroEstudante,
Seja bem-vindo ou bem-vinda a esta coleção de livros didáticos de língua inglesa, especialmente pensada para você, estudante do século vinte e um.
Esta coleção está dividida em quatro volumes, um para cada ano da etapa final do Ensino Fundamental. Em cada um deles, você poderá compartilhar sua opinião sobre assuntos relacionados ao lugar onde vive, seu contexto social, sua história de vida, entre outros, enquanto aprende sobre crianças e adolescentes de outros países, que contam suas histórias e experiências em língua inglesa.
Você também vai conhecer mais sobre a presença da língua inglesa no nosso país e compreender como ela pode ajudar você a interagir com outras pessoas e outros espaços, em contextos nos quais é usada por pessoas que falam outros idiomas, como você.
Imagens, áudios e textos escritos e produzidos em língua inglesa sobre assuntos do seu interesse estão presentes nas unidades para demonstrar o uso da língua por falantes e escritores ou escritoras que divulgam suas ideias e compartilham suas histórias de vida e experiências em meios impressos e digitais. Ao longo da coleção, você também passa a fazer parte dêsse grupo de pessoas que produz em língua inglesa, e que pode ter alcance global justamente por se expressar nesse idioma.
Além disso, nossa coleção também convida você a refletir sobre a cultura da paz e a colocá-la em prática no dia a dia. Vivemos tempos em que é importante valorizar o respeito às diferenças, conviver com as diversidades de maneira saudável e buscar ações que ajudem a construir uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Contamos com você nesta jornada!
Os organizadores
![](../resources/images/im_003_009_pea6_iniciais_f2_la_g24_group_13943.png)
Conheça seu livro
WELCOME
Esta unidade tem como objetivo possibilitar que você conheça um pouco sobre o seu livro e descubra alguns locais do mundo onde a língua inglesa é utilizada.
![Miniatura da página de abertura da seção Welcome Unit. Do lado esquerdo, Um mapa mundi sobreposto à imagem de prédios de uma grande cidade. Do lado direito, o texto em inglês relacionado à abertura da seção.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14411.png)
![Miniatura da página de abertura da Unit 3. Do lado esquerdo, quatro imagens diversas de grupos de pessoas. Do lado direito, o texto em inglês relacionado à abertura da seção.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14412.png)
FIRST INTERACTIONS
Esta seção apresenta os objetivos da unidade e introduz o tema a ser estudado por meio da exploração de imagens.
AGENTS OF CHANGE
Neste boxe, iniciam-se as reflexões sobre a Educação para a Paz relacionadas ao tema da unidade. Essas ideias introdutórias também serão exploradas na seção “Be an agent of change”.
GOING FURTHER
Este boxe possibilita que você vá além do conteúdo apresentado na unidade por meio de dicas culturais, explicações sobre termos ou expressões no texto, atividades de pesquisa, sugestões de leitura . etcétera
READING
Esta seção trabalha com diferentes habilidades de leitura, explorando textos de diferentes gêneros, relacionados com a temática da unidade.
![Miniatura da página da seção Reading.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14402.png)
CLASSROOM LANGUAGE
Boxe com dicas que podem ser úteis para você se comunicar em situações cotidianas da sala de aula.
![Miniatura da página do boxe Classroom Language.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14404.png)
Language in use
Esta seção explora os conteúdos relacionados ao conhecimento linguístico que você precisa adquirir na unidade, isto é, vocabulário e gramática da língua inglesa contextualizados.
![Miniatura da página da seção Language in Use.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14692.png)
LISTENING
Nesta seção, você entrará em contato com textos orais, relacionados ao tema, para o desenvolvimento da compreensão oral.
![Miniatura da página da seção Listening.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14403.png)
![Ícone: Alto-falante.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_4141-1.png)
![Ícone Áudio](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14742.png)
ÁUDIO
Este ícone indica atividades com áudios.
SPEAKING
Esta seção propõe a produção de textos orais dentro da temática da unidade e em situações de interação.
![Miniatura da página da seção Speaking.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14410.png)
USEFUL LANGUAGE
Neste boxe, é possível encontrar palavras ou expressões comumente utilizadas para a comunicação oral em situações reais de uso da língua inglesa, que podem auxiliar você em sua produção oral.
WRITING
Esta seção oferece elementos para a elaboração de textos escritos, com estratégias de escrita que levam em consideração o gênero e o tema da unidade.
![Miniatura da página da seção Writing.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14408.png)
PEACE CULTURE
Seção que propõe uma atividade reflexiva relativa à Educação para a Paz e ao tema da unidade, utilizando diferentes gêneros textuais.
![Miniatura da página das seções Peace Culture e Self-check.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14409.png)
SELF-CHECK
Esta seção permite a você avaliar seu próprio desempenho e aprendizagem, bem como refletir sobre formas de melhorar seu aprendizado e pensar em maneiras de ajudar os/as colegas.
BE AN AGENT OF CHANGE: Essa seção tem como objetivo expandir as reflexões sobre Educação para a Paz que foram apresentadas no boxe “Agents of change”, presente na unidade.
LEARNING MORE: Nessa seção, você poderá ler textos relacionados a outros aspectos do tema da unidade e colocar em prática suas estratégias de leitura nas atividades de compreensão textual, expandir seu repertório lexical e discutir questões de caráter intercultural.
LANGUAGE REFERENCE IN CONTEXT: Aqui, você pode consultar a sistematização gramatical dos tópicos trabalhados em cada unidade quando quiser estudar ou tirar dúvidas sobre os assuntos tratados.
INTERDISCIPLINARY PROJECT:Nessa seção, você vai encontrar a proposta de um projeto feito em parceria com outras disciplinas que busca envolver a comunidade escolar.
EXPLORE: Aqui, você vai encontrar sugestões para ampliar os temas estudados nas unidades.
GLOSSARY: Apresenta a tradução (inglês-português) de palavras-chave utilizadas no volume; auxilia você a descobrir o significado de itens lexicais que desconhece.
TRANSCRIPTS: Aqui, você vai encontrar as transcrições de todos áudios do volume. Você pode consultá-las sempre que julgar necessário.
ÁUDIOS: O livro didático contém 25 áudios.
![](../resources/images/im_003_009_pea6_iniciais_f2_la_g24_group_13943.png)
Contents
- Welcome Unit 8
- UNIT 1
- English everywhere 10
- First interactions 11
- Reading 12
- Bilingual dictionary entry 12
- Language in use 1 – 15
- Genitive (’s) 15
- Language in use 2 – 17
- English and Brazilian Portuguese words 17
- Listening 19
- Spelling Bee 19
- Speaking 21
- At the Spelling Bee 21
- Writing 22
- Dictionary entry 22
- Peace culture 23
- Self-check 23
- UNIT 2
- Identities 24
- First interactions 25
- Reading 26
- Photo captions 26
- Language in use 1 – 29
- Numbers 29
- Language in use 2 – 32
- Verb to be 32
- Listening 36
- This is me 36
- Speaking 39
- My presentation 39
- Writing 40
- A scrapbook 40
- Peace culture 41
- Self-check 41
- Be an agent of change 42
- We all are one 42
- UNIT 3
- We all have a family 44
- First interactions 45
- Reading 46
- Families in comic strips 46
- Language in use 1 – 49
- Family members/Pets 49
- Language in use 2 – 52
- Possessive adjectives/Review genitive (’s) 52
- Listening 54
- Interview 54
- Speaking 55
- Interview about your family 55
- Writing 56
- Comic strip 56
- Peace culture 57
- Self-check 57
- UNIT 4
- School life 58
- First interactions 59
- Reading 60
- My day at school 60
- Language in use 1 – 63
- Exploring a school schedule: vocabulary and time 63
- Language in use 2 – 65
- Present simple: affirmative 65
- Listening 67
- Homeschooling 67
- Speaking 69
- Talking about your school routine 69
- Writing 70
- My ideal schedule 70
- Peace culture 71
- Self-check 71
- Be an agent of change 72
- Be a buddy, not a bully 72
- UNIT 5
- Connected 74
- First interactions 75
- Reading 76
- Internet memes 76
- Language in use 1 – 80
- Household chore verbs/Adverbs of frequency 80
- Language in use 2 – 82
- Present simple (affirmative, negative, interrogative) 82
- Listening 84
- My household chores 84
- Speaking 85
- Talking about my chores 85
- Writing 86
- Your own meme 86
- Peace culture 87
- Self-check 87
- UNIT 6
- Enjoying social interactions 88
- First interactions 89
- Reading 90
- Text message conversation (chat) 90
- Language in use 1 – 93
- Present continuous 93
- Language in use 2 – 96
- Countries, nationalities and continents 96
- Listening 98
- Meeting a new friend 98
- Speaking 99
- Greeting someone 99
- Writing 100
- Text message 100
- Peace culture 101
- Self-check 101
- Be an agent of change 102
- Building social skills 102
- UNIT 7
- Sports 104
- First interactions 105
- Reading 106
- Posters 106
- Language in use 1 – 109
- Sports 109
- Language in use 2 – 111
- Imperatives 111
- Listening 115
- Asking and answering about sports 115
- Speaking 117
- A survey about sports 117
- Writing 118
- A poster 118
- Peace culture 119
- Self-check 119
- UNIT 8
- This is me 120
- First interactions 121
- Reading 122
- “About me” blog section 122
- Language in use 1 – 125
- Review of present simple and present continuous/Verb pattern (hate, like, love + to) 125
- Language in use 2 – 129
- Free time activities 129
- Listening 130
- What do you do in your free time? 130
- Speaking 131
- Presentation about free time activities 131
- Writing 132
- “About me” blog section 132
- Peace culture 133
- Self-check 133
- Be an agent of change 134
- Sportsmanship 134
- Learning more 136
- Language reference in context 152
- Interdisciplinary project 168
- Explore 170
- Glossary 171
- Transcripts 172
- References 176
WELCOME UNIT
Welcome! (!) bem-vindo ou bem-vinda
Que tal conhecer um pouco o seu livro de língua inglesa?
Siga as orientações do ou da seu ou sua professor ou professora!
![Composição de fotografia com ilustração. Página de abertura da seção Welcome Unit. Um mapa múndi sobreposto à imagem de prédios de uma grande cidade. No mapa estão marcados com tachinhas alguns países em destaque: a. Inglaterra; b. Tailândia; c. Estados Unidos da América; d. Paquistão; e. França; f. Austrália; g. Gana; h. Brasil. No mapa também se veem os seguintes itens: Arctic Circle, Tropic of Cancer, Equator Line e Tropic of Capricorn.](../resources/images/im_035_iniciais_le_003_009_PECM6_iniciais_f2_la_g24_group_14963.png)
1. Explore the book and answerglossário the questions. The map will helpglossário you. Followglossário your teacher’s instructions.
a. Na página 16, há a capa do livro Alice no País das Maravilhas, em inglês. Qual é o nome do autor da obra?
b. Na página 36, conheceremos uma estudante intercambista da Tailândia. Qual é o nome dela?
c. Na abertura da Unidade 3, é apresentada uma família de uma série de televisão estadunidense. Qual é o nome dessa série? Dica: o nome do personagem principal faz parte do título.
d. Agora, vá até a abertura da Unidade 4. Em que país está localizada a escola chamada Mashal Model Schoolglossário ?
e. Localize os memes da Unidade 5. Que quadro famoso foi usado como inspiração para um deles? Dica: esse quadro foi pintado por Leonardo da Vinci e é um dos mais famosos do mundo. Está em exibição no Museu do Louvre, em Paris.
f. Na página 96, há uma atividade sobre uma adolescente que se mudou de um país para outro. Para qual país ela se mudou?
g. Vá até a página 97. Qual é o país de origem da escritora Ama Ata Aidoo?
h. Vá até a Unidade 7. Qual é a etnia do autor do comentário no boxe “Agents of changeglossário ”? Dica: no Brasil, esse povo indígena vive principalmente no estado de Mato Grosso do Sul.
i. Observe o quadro na página 129. Há países que fazem parte do Gulf Cooperation Council, e um deles é denominado pela sigla iú ei í. Que país é esse?
2. Ready for one more “book search”? Follow the instructions.
a. Dê uma olhada nas duas primeiras páginas de cada unidade de seu livro. Quais assuntos serão estudados em cada uma delas?
b. Converse com um ou uma colega: algum dos assuntos lhe instigou mais a curiosidade? Por quê?
Versão adaptada acessível
Atividade 2.
Ready for one more “book search”? Follow the instructions.
a. Verifique as duas primeiras páginas de cada unidade de seu livro. Quais assuntos serão estudados em cada uma delas?
b. Converse com um/uma colega: algum dos assuntos lhe instigou mais a curiosidade? Por quê?
3. Now discuss these questions with your classmates.
a. Este primeiro passeio pelo livro levou você a diferentes países e culturas que fazem parte do processo de aprendizagem da língua inglesa. De que maneira você acha que essa língua pode ser útil para ampliar suas chances de interação com as pessoas?
b. Este livro procura tratar de várias culturas ao redor do mundo. Em sua opinião, de que maneira conhecer outras culturas pode contribuir para nossa formação cidadã?
Respostas e comentários
1. a) Lewis Carroll.
1. b) Nalinkarn.
1. c) Everybody hates Chris.
1. d) Islamabad, no Paquistão.
1. e) Mona Lisa.
1. f) Austrália.
1. g) Gana.
1. h) Terena.
1. i) Emirados Árabes Unidos.
2. a) A importância do inglês no mundo; identidades; família; vida escolar; conexões; interações sociais; esportes; como eu sou.
2. b) Respostas pessoais.
3. Respostas pessoais.
Glossário
- answer
- - resposta; responder
- Voltar para o texto
- help
- - ajudar
- Voltar para o texto
- follow
- - seguir
- Voltar para o texto
- school
- - escola
- Voltar para o texto
- change
- - mudança
- Voltar para o texto