Apresentação

Caro ou CaroEstudante,

Seja bem-vindo ou bem-vinda a esta coleção de livros didáticos de língua inglesa, especialmente pensada para você, estudante do século vinte e um.

Esta coleção está dividida em quatro volumes, um para cada ano da etapa final do Ensino Fundamental. Em cada um deles, você poderá compartilhar sua opinião sobre assuntos relacionados ao lugar onde vive, seu contexto social, sua história de vida, entre outros, enquanto aprende sobre crianças e adolescentes de outros países, que contam suas histórias e experiências em língua inglesa.

Você também vai conhecer mais sobre a presença da língua inglesa no nosso país e compreender como ela pode ajudar você a interagir com outras pessoas e outros espaços, em contextos nos quais é usada por pessoas que falam outros idiomas, como você.

Imagens, áudios e textos escritos e produzidos em língua inglesa sobre assuntos do seu interesse estão presentes nas unidades para demonstrar o uso da língua por falantes e escritores ou escritoras que divulgam suas ideias e compartilham suas histórias de vida e experiências em meios impressos e digitais. Ao longo da coleção, você também passa a fazer parte dêsse grupo de pessoas que produz em língua inglesa, e que pode ter alcance global justamente por se expressar nesse idioma.

Além disso, nossa coleção também convida você a refletir sobre a cultura da paz e a colocá-la em prática no dia a dia. Vivemos tempos em que é importante valorizar o respeito às diferenças, conviver com as diversidades de maneira saudável e buscar ações que ajudem a construir uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Contamos com você nesta jornada!

Os organizadores

Conheça seu livro

WELCOME

Esta unidade tem como objetivo possibilitar que você conheça um pouco sobre o seu livro e descubra alguns locais do mundo onde a língua inglesa é utilizada.

Miniatura da página de abertura da seção Welcome Unit. Do lado esquerdo, Um mapa mundi sobreposto à imagem de prédios de uma grande cidade. Do lado direito, o texto em inglês relacionado à abertura da seção.

Miniatura da página de abertura da Unit 3. Do lado esquerdo, quatro imagens diversas de grupos de pessoas. Do lado direito, o texto em inglês relacionado à abertura da seção.

FIRST INTERACTIONS

Esta seção apresenta os objetivos da unidade e introduz o tema a ser estudado por meio da exploração de imagens.

AGENTS OF CHANGE

Neste boxe, iniciam-se as reflexões sobre a Educação para a Paz relacionadas ao tema da unidade. Essas ideias introdutórias também serão exploradas na seção “Be an agent of change”.

GOING FURTHER

Este boxe possibilita que você vá além do conteúdo apresentado na unidade por meio de dicas culturais, explicações sobre termos ou expressões no texto, atividades de pesquisa, sugestões de leitura etcétera.


READING

Esta seção trabalha com diferentes habilidades de leitura, explorando textos de diferentes gêneros, relacionados com a temática da unidade.

Miniatura da página da seção Reading.

CLASSROOM LANGUAGE

Boxe com dicas que podem ser úteis para você se comunicar em situações cotidianas da sala de aula.

Miniatura da página do boxe Classroom Language.

Language in use

Esta seção explora os conteúdos relacionados ao conhecimento linguístico que você precisa adquirir na unidade, isto é, vocabulário e gramática da língua inglesa contextualizados.

Miniatura da página da seção Language in Use.

LISTENING

Nesta seção, você entrará em contato com textos orais, relacionados ao tema, para o desenvolvimento da compreensão oral.

Miniatura da página da seção Listening.
Ícone: Alto-falante.
Ícone Áudio

ÁUDIO

Este ícone indica atividades com áudios.


SPEAKING

Esta seção propõe a produção de textos orais dentro da temática da unidade e em situações de interação.

Miniatura da página da seção Speaking.

USEFUL LANGUAGE

Neste boxe, é possível encontrar palavras ou expressões comumente utilizadas para a comunicação oral em situações reais de uso da língua inglesa, que podem auxiliar você em sua produção oral.


WRITING

Esta seção oferece elementos para a elaboração de textos escritos, com estratégias de escrita que levam em consideração o gênero e o tema da unidade.

Miniatura da página da seção Writing.

PEACE CULTURE

Seção que propõe uma atividade reflexiva relativa à Educação para a Paz e ao tema da unidade, utilizando diferentes gêneros textuais.

Miniatura da página das seções Peace Culture e Self-check.

SELF-CHECK

Esta seção permite a você avaliar seu próprio desempenho e aprendizagem, bem como refletir sobre formas de melhorar seu aprendizado e pensar em maneiras de ajudar os/as colegas.


BE AN AGENT OF CHANGE: Essa seção tem como objetivo expandir as reflexões sobre Educação para a Paz que foram apresentadas no boxe “Agents of change”, presente na unidade.

LEARNING MORE: Nessa seção, você poderá ler textos relacionados a outros aspectos do tema da unidade e colocar em prática suas estratégias de leitura nas atividades de compreensão textual, expandir seu repertório lexical e discutir questões de caráter intercultural.

LANGUAGE REFERENCE IN CONTEXT: Aqui, você pode consultar a sistematização gramatical dos tópicos trabalhados em cada unidade quando quiser estudar ou tirar dúvidas sobre os assuntos tratados.

INTERDISCIPLINARY PROJECT:Nessa seção, você vai encontrar a proposta de um projeto feito em parceria com outras disciplinas que busca envolver a comunidade escolar.

EXPLORE: Aqui, você vai encontrar sugestões para ampliar os temas estudados nas unidades.

GLOSSARY: Apresenta a tradução (inglês-português) de palavras-chave utilizadas no volume; auxilia você a descobrir o significado de itens lexicais que desconhece.

TRANSCRIPTS: Aqui, você vai encontrar as transcrições de todos áudios do volume. Você pode consultá-las sempre que julgar necessário.

ÁUDIOS: O livro didático contém 25 áudios.

Contents

WELCOME UNIT

Welcome! (bem-vindo ou bem-vinda!)

Que tal conhecer um pouco o seu livro de língua inglesa?

Siga as orientações do ou da seu ou sua professor ou professora!


Composição de fotografia com ilustração. Página de abertura da seção Welcome Unit. Um mapa múndi sobreposto à imagem de prédios de uma grande cidade. No mapa estão marcados com tachinhas alguns países em destaque: a. Inglaterra; b. Tailândia; c. Estados Unidos da América; d. Paquistão; e. França; f. Austrália; g. Gana; h. Brasil. No mapa também se veem os seguintes itens: Arctic Circle, Tropic of Cancer, Equator Line e Tropic of Capricorn.
Vista noturna da cidade de Osaka, Japão, 2014.

1. Explore the book and answerglossário the questions. The map will helpglossário you. Followglossário your teacher’s instructions.

a. Na página 16, há a capa do livro Alice no País das Maravilhas, em inglês. Qual é o nome do autor da obra?

b. Na página 36, conheceremos uma estudante intercambista da Tailândia. Qual é o nome dela?

c. Na abertura da Unidade 3, é apresentada uma família de uma série de televisão estadunidense. Qual é o nome dessa série? Dica: o nome do personagem principal faz parte do título.

d. Agora, vá até a abertura da Unidade 4. Em que país está localizada a escola chamada Mashal Model Schoolglossário ?

e. Localize os memes da Unidade 5. Que quadro famoso foi usado como inspiração para um deles? Dica: esse quadro foi pintado por Leonardo da Vinci e é um dos mais famosos do mundo. Está em exibição no Museu do Louvre, em Paris.

f. Na página 96, há uma atividade sobre uma adolescente que se mudou de um país para outro. Para qual país ela se mudou?

g. Vá até a página 97. Qual é o país de origem da escritora Ama Ata Aidoo?

h. Vá até a Unidade 7. Qual é a etnia do autor do comentário no boxe Agents of changeglossário ? Dica: no Brasil, esse povo indígena vive principalmente no estado de Mato Grosso do Sul.

i. Observe o quadro na página 129. Há países que fazem parte do Gulf Cooperation Council, e um deles é denominado pela sigla iú ei í. Que país é esse?

2. Ready for one more “book search”? Follow the instructions.

a. Dê uma olhada nas duas primeiras páginas de cada unidade de seu livro. Quais assuntos serão estudados em cada uma delas?

b. Converse com um ou uma colega: algum dos assuntos lhe instigou mais a curiosidade? Por quê?

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Ready for one more “book search”? Follow the instructions.

a. Verifique as duas primeiras páginas de cada unidade de seu livro. Quais assuntos serão estudados em cada uma delas?

b. Converse com um/uma colega: algum dos assuntos lhe instigou mais a curiosidade? Por quê?

3. Now discuss these questions with your classmates.

a. Este primeiro passeio pelo livro levou você a diferentes países e culturas que fazem parte do processo de aprendizagem da língua inglesa. De que maneira você acha que essa língua pode ser útil para ampliar suas chances de interação com as pessoas?

b. Este livro procura tratar de várias culturas ao redor do mundo. Em sua opinião, de que maneira conhecer outras culturas pode contribuir para nossa formação cidadã?

Respostas e comentários

1. a) Lewis Carroll.

1. b) Nalinkarn.

1. c) Everybody hates Chris.

1. d) Islamabad, no Paquistão.

1. e) Mona Lisa.

1. f) Austrália.

1. g) Gana.

1. h) Terena.

1. i) Emirados Árabes Unidos.

2. a) A importância do inglês no mundo; identidades; família; vida escolar; conexões; interações sociais; esportes; como eu sou.

2. b) Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

Glossário

answer
- resposta; responder
Voltar para o texto
help
- ajudar
Voltar para o texto
follow
- seguir
Voltar para o texto
school
- escola
Voltar para o texto
change
- mudança
Voltar para o texto