Apresentação

caro ou cara estudante,

bem vindo ou bem vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.

As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.

Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.

Os autores

Conheça seu livro

A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:

ABERTURA

As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.

Imagem. Reprodução miniaturizada das páginas 44 e 45 do Livro do Estudante para exemplificar a Abertura de capítulo.

SOBREVOO

Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 66 do Livro do Estudante para exemplificar a seção Sobrevoo.

FOCO EM...

Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.

Imagem. Reprodução miniaturizada das páginas 134 e 135 do Livro do Estudante para exemplificar a seção Foco em....

FOCO NO CONHECIMENTO

A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 60 do Livro do Estudante para exemplificar a seção "Foco no conhecimento".

PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 138 do Livro do Estudante para exemplificar a seção “Processos de criação". Na margem esquerda da página, há um ícone de áudio, composto de fone de ouvido azul e, ao lado dele, o texto: Título do áudio.

ORGANIZANDO AS IDEIAS

É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 139 do Livro do Estudante para exemplificar a seção Organizando as ideias.

PARA EXPERIMENTAR

Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 71 do Livro do Estudante para exemplificar a seção Para experimentar.

PARA PESQUISAR

Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 31 do Livro do Estudante para exemplificar a seção Para pesquisar.

FOCO NA HISTÓRIA

Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.

Imagem. Reprodução miniaturizada da página 127 do Livro do Estudante para exemplificar a seção Foco na história.
Ilustrações. Ícone Para ler, composto de um livro branco aberto sobre fundo verde-água. Ícone Para ouvir, composto de um fone de ouvido branco sobre fundo verde-água. Ícone Para assistir, composto de óculos com armação branca, uma lente azul e a outra vermelha, sobre fundo verde-água. Selos dos Temas Contemporâneos Transversais. Sobre faixa azul, o texto Cidadania e Civismo. Sobre faixa verde-água, o texto Ciência e Tecnologia. Sobre faixa verde, o texto Economia. Sobre faixa laranja, o texto Meio ambiente. Sobre faixa roxa, o texto Multiculturalismo. Sobre faixa vermelha, o texto Saúde.

NO FINAL DO LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ:

Sugestões de sites.

Referências bibliográficas comentadas.

Guia e transcrições de áudios.

Sumário

 CAPÍTULO 1 

Arte e vida coletiva10

Sobrevoo| Coletividade12

Para experimentar: Criando um fórum cênico sobre os direitos do adolescente17

Foco na História: Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social18

Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos21

Para pesquisar: Arte latina22

Processos de criação23

Organizando as ideias25

Fotografia. Uma mulher e dois homens estão em pé sobre cubos, com os braços direitos erguidos e os punhos cerrados. Um dos homens segura um berimbau. Em volta deles, há pessoas em pé, assistindo à apresentação. Atrás do público há casas, muros com grafite e vegetação.

 CAPÍTULO 2 

Transformações individuais, reflexos no coletivo26

Sobrevoo|Transformações cotidianas28

Para experimentar: Instruções29

Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades31

Para experimentar: O cotidiano em uma dança 34

Foco em...|Experimentações do Fluxus35

Foco na História: Os manifestos artísticos38

Foco no conhecimento|Arte efêmera40

Processos de criação42

Organizando as ideias43

Fotografia. Um viaduto visto de baixo. Algumas cordas entrelaçadas e presas no guarda-corpo sobre o viaduto seguram balanços próximo ao chão, nos quais algumas pessoas se balançam. Presas às cordas há faixas coloridas e triangulares.

 CAPÍTULO 3 

Dançar e pensar a sociedade44

Sobrevoo|No encontro também aprendemos sobre nós mesmos46

Para experimentar: Um encontro por meio da dança50

Para pesquisar: Métrica das redes sociais52

Foco na História: O início do movimento hip-hop56

Foco em...|Hip-hop no Brasil58

Foco no conhecimento|Estratégias para dançar em grupo60

Processos de criação62

Organizando as ideias63

Ilustração. Silhueta de três jovens com roupas coloridas fazendo movimentos com o corpo. Da esquerda para a direita: um jovem com uma mão e um dos joelhos no chão e a outra mão e uma das pernas estendidos para cima; um jovem de pé, com uma das pernas flexionada para cima e uma das mãos para cima; um jovem sentado em uma cadeira de rodas com um dos braços estendido para cima

 CAPÍTULO 4 

Arte que difunde ideais64

Para pesquisar: Cartazes65

Sobrevoo|Arte e transformação social66

Para pesquisar: Artes gráficas67

Foco na História: As vanguardas russas 68

Para experimentar: Pintura com estêncil71

Foco em...|Alexander Rodchenko74

Para experimentar: Experimentações do olhar77

Foco no conhecimento| Fanzine78

Processos de criação79

Organizando as ideias81

Cartaz. Composto de ilustração de mulher na cor cinza com lenço vermelho na cabeça, usando uma blusa azul. À direita da ilustração, há recortes de fotografias em branco e preto de mulheres em diversas situações: usando uniforme militar, dirigindo um trator, manipulando uma máquina têxtil, sorrindo. Na parte inferior, há um recorte de várias imagens em preto e branco de soldados uniformizados abordando mulheres, com destaque para dois soldados segurando uma mulher pelos braços. Nas partes superior e inferior do cartaz, há textos escritos em russo.

 CAPÍTULO 5 

Coletividades que transformam: o teatro de grupo82

Sobrevoo|Coletivos em criação e intervenção na sociedade84

Para experimentar: Confiar no outro84

Para experimentar: Movendo-se em coro89

Foco na História: O Teatro Experimental do Negro93

Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano94

Foco em...|Teatro de grupo e transformação social95

Foco no conhecimento|Criação coletiva e processo colaborativo97

Para pesquisar: Teatro de grupo e processo criativo98

Processos de criação99

Organizando as ideias101

Fotografia. Um grupo de sete atores, homens e mulheres, usam diferentes fantasias e adereços e têm o rosto pintado de branco. Eles estão em um palco a céu aberto. Ao fundo há três deles, dois em pé e um sentado em uma carroceria; os demais estão em primeiro plano, sentados em banquetas e baús de madeira. Um deles segura uma sanfona, outro segura uma flor. O cenário é composto de luminárias, flores e objetos de madeira e palha.

 CAPÍTULO 6 

Música e vida em transformação102

Sobrevoo|Músicas e contextos104

Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicália ou Panis et circencis110

Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude112

Para experimentar: Criando versos114

Foco em...|Nina Simone115

Foco no conhecimento|Estruturas musicais118

Processos de criação120

Organizando as ideias121

Fotografia. Uma mulher negra, tem os cabelos presos por uma touca da cor terracota e usa um vestido longo da mesma cor e do mesmo tecido, e dois brincos de argolas grandes. Ela está de perfil, sentada em um banco, com as mãos sobre um piano. Há um microfone acoplado ao piano, próximo de sua boca.

 CAPÍTULO 7 

Entre a indústria cultural e a transformação social122

Sobrevoo|Teatro, música e coletividade124

Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular127

Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música128

Para pesquisar: Rap e construção narrativa133

Foco em...|Teatro musical134

Foco no conhecimento|Elementos do teatro musical137

Processos de criação138

Organizando as ideias139

Fotografia. Em primeiro plano, mulheres negras dançando e cantando sobre um palco. Elas usam figurinos em tons de cinza. No palco, há latas e baldes prateados. Ao fundo, há uma banda composta de mulheres, que tocam instrumentos.

 CAPÍTULO 8 

Práticas para estar juntos140

Sobrevoo|Problematizando o coletivo do qual somos parte142

Para experimentar: Representar um coletivo recriando a canção144

Para experimentar: Customizar para se expressar146

Para experimentar: Uma publicação teatral149

Para experimentar: A letra da canção vira dança150

Estrutura musical e pensamento computacional152

Para experimentar: Reproduzindo padrões com a voz153

Processos de criação154

Organizando as ideias157

Fotografia. Destaque para dois grafites na base de sustentação de uma ponte. No grafite em primeiro plano, há duas mãos em tons de verde, uma sobre a outra, e um rosto azul estilizado na forma de um prisma triangular. As mãos estão segurando diversas formas geométricas coloridas. No grafite em segundo plano, há uma mulher com cabelos esvoaçantes para a esquerda da imagem, usando um vestido azul. Ela está com uma corda em volta do corpo, prendendo os seus braços, e com os punhos amarrados. Abaixo dela há um rio nas cores vermelho e laranja, no qual há uma canoa e, dentro dela, um menino. Próximo aos pés da mulher, há um barco cheio de passageiros. Ao fundo da imagem, há prédios e, sobre eles, um céu amarelo onde flutuam outros três prédios, cujas bases se esfarelam.

Sugestões de sites158

Referências bibliográficas comentadas160

Guia e transcrições de áudios164