Apresentação
caro ou cara estudante,
bem vindo ou bem vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.
As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.
Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.
Os autores
Conheça seu livro
A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:
ABERTURA
As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.
SOBREVOO
Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.
FOCO EM...
Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.
FOCO NO CONHECIMENTO
A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.
PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.
ORGANIZANDO AS IDEIAS
É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.
PARA EXPERIMENTAR
Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.
PARA PESQUISAR
Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.
FOCO NA HISTÓRIA
Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.
NO FINAL DO LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ:
Sugestões de sites.
Referências bibliográficas comentadas.
Guia e transcrições de áudios.
Sumário
Sobrevoo | Coletividade 12
Para experimentar: Criando um fórum cênico sobre os direitos do adolescente 17
Foco na História: Teatro-fórum: a cena como espaço de debate e transformação social 18
Para experimentar: Cantando na língua dos vizinhos latino-americanos 21
Para pesquisar: Arte latina 22
Transformações individuais, reflexos no coletivo 26
Sobrevoo | Transformações cotidianas 28
Para experimentar: Instruções 29
Para pesquisar: Marcel Duchamp e os ready-mades 31
Para experimentar: O cotidiano em uma dança 34
Foco em... | Experimentações do Fluxus 35
Foco na História: Os manifestos artísticos 38
Foco no conhecimento | Arte efêmera 40
Dançar e pensar a sociedade 44
Sobrevoo | No encontro também aprendemos sobre nós mesmos 46
Para experimentar: Um encontro por meio da dança 50
Para pesquisar: Métrica das redes sociais 52
Foco na História: O início do movimento hip-hop 56
Foco em... | Hip-hop no Brasil 58
Foco no conhecimento | Estratégias para dançar em grupo 60
Sobrevoo | Arte e transformação social 66
Para pesquisar: Artes gráficas 67
Foco na História: As vanguardas russas 68
Para experimentar: Pintura com estêncil 71
Foco em... | Alexander Rodchenko 74
Para experimentar: Experimentações do olhar 77
Foco no conhecimento | Fanzine 78
Coletividades que transformam: o teatro de grupo 82
Sobrevoo | Coletivos em criação e intervenção na sociedade 84
Para experimentar: Confiar no outro 84
Para experimentar: Movendo-se em coro 89
Foco na História: O Teatro Experimental do Negro 93
Para pesquisar: Teatro de grupo latino-americano 94
Foco em... | Teatro de grupo e transformação social 95
Foco no conhecimento | Criação coletiva e processo colaborativo 97
Para pesquisar: Teatro de grupo e processo criativo 98
Música e vida em transformação 102
Sobrevoo | Músicas e contextos 104
Para pesquisar: As músicas do álbum Tropicália ou Panis et circencis 110
Foco na História: 1968 – Manifestação política e musical da juventude 112
Para experimentar: Criando versos 114
Foco no conhecimento | Estruturas musicais 118
Entre a indústria cultural e a transformação social 122
Sobrevoo | Teatro, música e coletividade 124
Foco na História: Em busca de um teatro nacional e popular 127
Para experimentar: Criando uma cena a partir de uma música 128
Para pesquisar: Rap e construção narrativa 133
Foco em... | Teatro musical 134
Foco no conhecimento | Elementos do teatro musical 137
Práticas para estar juntos 140
Sobrevoo | Problematizando o coletivo do qual somos parte 142
Para experimentar: Representar um coletivo recriando a canção 144
Para experimentar: Customizar para se expressar 146
Para experimentar: Uma publicação teatral 149
Para experimentar: A letra da canção vira dança 150
Estrutura musical e pensamento computacional 152
Para experimentar: Reproduzindo padrões com a voz 153