Olá!

Esta é a coleção didática escolhida por seu/sua professor ou professora para as aulas de Língua Inglesa. Com este material, procuramos promover a educação linguística em Língua Inglesa, ou seja, propor atividades de compreensão e de produção de textos escritos e orais com o fim de ampliar sua reflexão sobre a linguagem e sobre as diversas práticas sociais que envolvem a língua. Por meio de tais propostas, consideramos que é possível ampliar sua percepção sobre o mundo e sobre você mesmo ou mesma, elemento fundamental para sua formação como cidadão/cidadã.

Nesta obra, o texto é o objeto do ensino de Língua Inglesa. As atividades têm como foco os textos escritos e orais que circularam no mundo antes de ser escolhidos para estar aqui, com o intuito de que possam contribuir para sua educação linguística. Para você entender melhor esses textos, há elementos nas atividades que lhe possibilitam ter acesso a informações sobre sua circulação: o formato original, quem os elaborou, a quem estavam dirigidos e quando foram produzidos.

Os temas escolhidos para as unidades são todos relevantes, contribuindo para sua educação e para a ampliação de seu conhecimento de mundo. Além disso, procuramos aproximar esses temas de seus interesses e de seu contexto, bem como de outros componentes curriculares. Com Língua Portuguesa, nosso diálogo é permanente, por ser uma disciplina com a qual a Língua Inglesa compartilha o mesmo objetivo — a educação linguística — e o mesmo objeto — o texto.

Convidamos você a ir além das palavras em Língua Inglesa!

Um abraço,

Os organizadores ou as organizadoras

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Paulo Freire

Como se organiza este livro

Este volume da coleção é composto de oito unidades, precedidas de uma unidade de introdução intitulada Starting point. Com exceção de Starting point, as demais unidades se organizam da seguinte fórma:

Páginas de abertura

Apresentam o título, os gêneros discursivos, o tema e os objetivos gerais da unidade, além de imagens, especialmente fotografias, relacionadas ao tema que será abordado. Assim, você pode ter seu primeiro contato com o trabalho a ser desenvolvido.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção ABERTURA.

taimi tchu finqui

Contém questões que vão proporcionar algumas reflexões iniciais sobre o tema e, em alguns casos, sobre os gêneros discursivos da unidade. Nesta seção, você será estimulado também a recuperar o que já conhece sobre o conteú­do explorado.

rídin

Traz duas ou três Tasks de compreensão leitora. Cada uma se inicia com Before reading, cujo propósito é recuperar seus conhecimentos prévios e estimular a formulação de hipóteses sobre o tema e o gênero do texto que você vai ler em Read to learn. As questões de compreensão encontram-se em Constructing meanings. E, ao final, Think a little more promove uma reflexão sobre o que foi lido e, sempre que possível, conexões com o contexto.

lissenin

Apresenta uma atividade de compreensão auditiva. Inicia-se com Before listening, para ativar seus conhecimentos prévios e motivar você a construir hipóteses sobre o texto oral que vai ouvir em Listen to learn, segue com Constructing meanings, em que se encontram as questões de compreensão, e finaliza com Think a little more, em que se propõe a reflexão sobre o texto e sobre as relações entre ele e seu contexto, sempre que possível.

lenguagi in équitchon

Apresenta questões sobre vocabulário e gramática relativas a gêneros discursivos trabalhados na unidade.

spíkin sléch uráitin

Propõe atividades de produção oral (Speaking) ou escrita (Writing), de maneira alternada entre as unidades, com as seguintes subseções: Hit the road, em que é definida a proposta da atividade e são explicitados os itens relacionados às condições de produção do texto – o gênero, o tema, o objetivo, os interlocutores, a fórma, o meio de circulação e a autoria; Toolbox, onde são apresentados e discutidos alguns recursos para a produção textual; e, finalmente, Step back, que orienta você a revisar seu texto e apresentar a versão final dele.

piti istopi

Promove uma atividade de síntese do tema trabalhado na unidade, relacionando-o com as imagens presentes nas páginas de abertura.

thinkirôver

Apresenta uma proposta de autoavaliação da aprendizagem. Compõe-se de itens relativos à compreensão e à produção dos gêneros discursivos que são os eixos da unidade, bem como à reflexão sobre o tema e sobre seu engajamento nas atividades desenvolvidas.

áison grémer

Sistematiza, para rápida consulta, alguns elementos de vocabulário e de gramática relativos aos gêneros trabalhados na unidade.

Este volume apresenta ainda dois projetos e as unidades são seguidas dos apêndices.

Projetos

Localizados após as Unidades 4 e 8, propõem a produção de diferentes textos de gêneros discursivos previamente trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um produto final.

Apêndices

There is more

Apresenta questões complementares ao que foi trabalhado nas unidades.

Up to you

Apresenta sugestões de livros, filmes, sites e museus relacionados aos temas das unidades.

List of irregular verbs

Oferece uma lista de verbos irregulares de uso mais frequente em língua inglesa.

References

Apresenta as referências bibliográficas comentadas das unidades.

Transcrição dos áudios

Apresenta todos os áudios propostos nas unidades.

Ícones

Ilustração. Dois balões de fala sobrepostos, um azul em primeiro plano e um roxo em segundo plano. Identifica atividades de prática oral.

Indica as questões a que você pode responder apenas oralmente.

Ilustração. Folha pautada de caderno com um lápis roxo escrevendo sobre ela. Identifica atividades que deve ser respondida no caderno.

Indica as questões a que você deve responder por escrito no caderno.

Ilustração. Fones supra-auriculares azuis. Identifica atividades de áudio.

Indica gravação do texto oral, que poderá ser acessada por meio de ícone apresentado junto a atividade.

Vinheta com o título Eyes on grammar. Example.

Mostra que algum aspecto da gramática ou do vocabulário de determinado texto encontra-se na seção Eyes on grammar.

Quadros

Vinheta com o título Did you know?

Apresenta informações complementares para contextualizar alguns textos e temas, além de ampliar os sentidos de algumas palavras e expressões.

Contents

Starting point 10

1. A healthy lifestyle for everyone 18

Gêneros discursivos: infográfico, fact sheets e diretrizes de saúde.

Tema: o direito à saúde.

Time to think 20

Reading 21

Task 1 (infographic) 21

Task 2 (infographic) 23

Task 3 (fact sheet) 25

Think a little more 28

Listening 28

Think a little more 30

Language in action 30

Writing 32

Pit stop 33

Think it over 34

Eyes on grammar 34

2. Education: the only way to citizenship 36

Gêneros discursivos: op-ed e apresentação institucional.

Tema: educação e cidadania.

Time to think 38

Reading 39

Task 1 (op-ed) 39

Task 2 (op-ed) 42

Think a little more 44

Listening 45

Think a little more 47

Language in action 48

Speaking 50

Pit stop 52

Think it over 52

Eyes on grammar 53

3. Taking care of our planet 54

Gêneros discursivos: fotorreportagem e discurso.

Tema: meio ambiente, sustentabilidade e política social.

Time to think 56

Reading 57

Task 1 (photoreport) 57

Task 2 (speech) 60

Think a little more 63

Listening 63

Think a little more 65

Language in action 66

Writing 68

Pit stop 69

Think it over 70

Eyes on grammar 70

4. Languages of science 72

Gêneros discursivos: resenha de livro, coluna de opinião e conferência.

Tema: a língua inglesa e a difusão de conhecimento.

Time to think 74

Reading 76

Task 1 (book review) 76

Task 2 (opinion column) 79

Think a little more 82

Listening 82

Think a little more 85

Language in action 85

Speaking 87

Pit stop 89

Think it over 89

Eyes on grammar 90

Project 1. Food for health 92

Produto final: postagem e comentários em fórum on-line para debater sobre comida e hábitos alimentares.

Tema: saúde e hábitos alimentares.

Getting started 92

Preparing the project 95

Hands on 96

Step back 97

Joining the ideas 97

5. That’s what the digital world is for 98

Gêneros discursivos: meme, postagem em redes sociais, carta do leitor e postagem em vlogue.

Tema: a influência da tecnologia digital na vida das pessoas.

Time to think 100

Reading 101

Task 1 (meme) 101

Task 2 (social media post) 103

Task 3 (letter to the editor) 106

Think a little more 109

Listening 110

Think a little more 112

Language in action 112

Writing 115

Pit stop 116

Think it over 116

Eyes on grammar 117

6. The world of work 118

Gêneros discursivos: entrevista jornalística e videocurrículo.

Tema: trabalho no mundo contemporâneo.

Time to think 120

Reading 122

Task 1 (journalistic interview) 122

Task 2 (journalistic interview) 125

Think a little more 128

Listening 128

Think a little more 131

Language in action 131

Speaking 133

Pit stop 134

Think it over 134

Eyes on grammar 134

7. In the beginning, the land was theirs 136

Gêneros discursivos: science news article, pop-science article, depoimento e resumo.

Tema: questões ligadas aos direitos dos povos originários.

Time to think 138

Reading 139

Task 1 (science news article) 139

Task 2 (pop-science article) 142

Task 3 (pop-science article) 144

Think a little more 146

Listening 147

Think a little more 149

Language in action 149

Writing 152

Pit stop 154

Think it over 154

Eyes on grammar 154

8. Our north is the south 156

Gêneros discursivos: postagem em blogue e debate oral.

Tema: Descolonização e língua.

Time to think 158

Reading 160

Task 1 (blog post) 160

Task 2 (blog post) 163

Think a little more 166

Listening 167

Think a little more 169

Language in action 169

Speaking 172

Pit stop 174

Think it over 174

Eyes on grammar 175

Project 2. From the mouths of colonists and settlers to all four corners of the globe 176

Produto final: uma revista.

Tema: a expansão da língua inglesa durante a colonização dos continentes.

Getting started 176

Preparing the project 182

Hands on 183

Step back 184

Joining the ideas 184

Appendices 185

There is more 186

Up to you 198

List of irregular verbs 200

References 202

Transcrição dos áudios 203