APRESENTAÇÃO
Por que estudar Geografia?
A resposta para esta pergunta está muito perto de você: na paisagem que você vê todos os dias, na fórma como se relaciona com as outras pessoas e com o meio em que vive, nas profundas diferenças sociais que percebe em seu entorno... Enfim, em tudo que está ao seu redor.
Com os livros desta Coleção, você vai conhecer as características do nosso país e de diversos outros lugares, como o território, a população e a economia. Também vai perceber a diversidade de povos e culturas do Brasil e do mundo, e entender como as diferenças podem ser o ponto de partida para melhorarmos o planeta em que vivemos.
Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para a sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:
Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram pensados para que você goste cada vez mais de Geografia e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e construir o conhecimento. Você e seus colegas, junto com o professor, vão realizar um trabalho colaborativo em que a opinião de todos é muito importante, e poderão assumir uma postura consciente, crítica, atuante e solidária diante da nossa realidade, para conceber um mundo melhor.
Esperamos ajudá-lo nesta tarefa.
Um ótimo estudo!
CONHEÇA SEU LIVRO
Unidades
Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você verá nesta Unidade”.
Capítulos
Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduz o tema principal e, muitas vezes, relaciona os conteúdos a questões da atualidade.
Texto geral
Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.
Mundo de escalas
Trabalha a relação entre um evento local e seus reflexos e efeitos globais (na região, no país, no mundo) e vice-versa: um evento em outro país e suas repercussões no Brasil, ou um acontecimento em uma grande cidade do país e suas consequências para uma pequena comunidade.
Em prática
Trabalha a linguagem e o raciocínio cartográfico – as diferentes representações gráficas – para desenvolver a leitura e a produção de mapas, gráficos, símbolos, tabelas, diagramas, imagens de satélite...
Integrar conhecimentos
Trabalha a integração entre os conhecimentos da Geografia e de outros componentes curriculares, como História, Arte, Ciências e Matemática.
Glossário
Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.
Lugar e cultura
Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.
Atividades
Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.
Ícones "Livro", "Vídeo” e "Site”
Em algumas páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.
Ler (o mapa, a fotografia, o infográfico, o texto…)
Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.
Boxe simples
Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.
Ser no mundo
Seção presente no final de algumas Unidades do livro. Trabalha a identidade do indivíduo ou de seu grupo, envolvendo uma questão social, um tema polêmico da atualidade, consciência e educação ambiental. Envolve reflexão, pensamento crítico e tomada de posição.
Para refletir
Esta seção, no final de algumas Unidades do livro, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.
SUMÁRIO
unidade I
- A Geografia e a compreensão do mundo, 10
- CAPÍTULO 1 – Paisagem, espaço e lugar, 12
- Elementos da paisagem, 13
- ▶ Em prática – Os planos das paisagens, 14
- As transformações da paisagem, 15 ▶ Mundo em escalas – Poluição dos rios e mares por mercúrio, 18
- O espaço geográfico, 19
- O lugar, 20 ▶ Lugar e cultura – A arte e o trabalho nas margens do rio São Francisco, 22
- ▶ Atividades, 23
- ▶ Integrar conhecimentos: Geografia e História – Os primeiros povos que habitaram o litoral de Santa Catarina, 28
- O trabalho, as atividades econômicas e as paisagens, 29 ▶ Atividades, 31
- ▶ Ser no mundo – Usinas hidrelétricas e as transformações na paisagem, 32
- A orientação pelo Sol, 35 Instrumentos de orientação, 36 Localização no espaço geográfico, 37 Representações do espaço geográfico, 39
- Escala, 41
- ▶ Integrar conhecimentos: Geografia e Matemática – Escala, 42
- ▶ Atividades, 43
- ▶ Para refletir – Quais são os aspectos positivos e negativos das ações humanas na transformação das paisagens, em diferentes tempos?, 44
unidade II
- O planeta Terra, 46
- CAPÍTULO 4 – Características gerais do planeta Terra, 48
- Os movimentos do planeta Terra, 49
- A rotação, 49
- A translação, 50
- As estações do ano, 52
- Os fusos horários, 53
- O tempo geológico e a formação da Terra, 54
- ▶ Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Riquezas paleontológicas no GeoPark Araripe, 56
- A estrutura interna do planeta Terra, 57
- ▶ Atividades, 58
- Como se formaram os continentes da Terra, 60
- As placas tectônicas em movimento, 61 ▶ Em prática – O bloco-diagrama, 63
- O vulcanismo, 64
- ▶ Integrar conhecimentos: Geografia e História – Encostas do vulcão Vesúvio, 65
- Os terremotos, 66 ▶ Atividades, 69
- ▶ Ser no mundo – Preparando cidades para os desastres naturais, 70
- Os movimentos do planeta Terra, 49
unidade III
- As esferas da Terra, os continentes, as ilhas e os oceanos, 72
- CAPÍTULO 6 – As diferentes esferas da Terra e a ação dos seres humanos, 74
- A litosfera, 75
- A atmosfera, 76 A hidrosfera, 78
- A biosfera, 78 ▶ Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – A conservação e o extrativismo na Chapada Limpa, 80
- ▶ Atividades, 82
- A América, 84
- A África, 85
- A Europa, 86
- A Ásia, 87
- A Oceania, 88
- A Antártida, 88
- As ilhas e os arquipélagos, 89 ▶ Atividades, 91
unidade IV
- Relevo e hidrografia, 102
- CAPÍTULO 9 – O relevo terrestre, 104
- Montanhas, 105 Planaltos, 106
- Planícies, 107
- Depressões, 107
- ▶ Em prática – Perfis topográficos, 108
- Transformação do relevo – agentes internos, 109
- Transformação do relevo – agentes externos, 111
- A erosão, 112
- ▶ Lugar e cultura – As falésias e as garrafas de areia do Ceará, 114
- ▶ Atividades, 115
- Os rios, 118 As águas subterrâneas, 119
- Os lagos, 120
- As geleiras, 120
- Disponibilidade de água doce, 121
- O consumo dos recursos hídricos, 122
- A água de uso doméstico, 122
- A água na agropecuária, 123
- A água na indústria, 123
- Recursos hídricos nos espaços rural e urbano, 124
- ▶ Em prática – Maquetes de argila, 128
- ▶ Atividades, 129
- ▶ Ser no mundo – O uso dos recursos hídricos e as populações afetadas por barragens, 132
unidade V
- Clima e vegetação, 134
- CAPÍTULO 11 – O tempo atmosférico e o clima, 136
- As massas de ar, 137
- A previsão do tempo, 138
- ▶ Lugar e cultura – A ciência dos profetas da chuva, 139
- O clima, 140
- A formação do clima, 141
- Os climas da Terra, 144
- Clima Equatorial, 144
- Clima Tropical, 145
- Clima Subtropical, 145
- Clima Temperado, 145
- Clima Mediterrâneo, 146
- Clima Semiárido, 146
- Clima Desértico, 146
- Clima Frio, 147
- Clima Polar, 147
- Clima Frio de Montanha, 147
- Os tipos de vegetação, 151
- Florestas, 151
- Vegetação Mediterrânea, 152
- Savanas, 153
- Pradarias, 153
- Estepes, 153
- Vegetação de Deserto, 154
- Vegetação de Altitude, 154
- Tundra, 154
- O uso e a conservação da vegetação natural, 156
- ▶ Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Os remédios naturais e a sustentabilidade em reserva extrativista da Floresta Amazônica, 157
- ▶ Atividades, 158
- ▶ Para refletir – A paisagem da Caatinga: clima, vegetação, solo e relevo se inter-relacionam?, 160
unidade VI
- Os espaços rural e urbano, 162
- CAPÍTULO 13 – O espaço rural e suas paisagens, 164
- Diferentes paisagens rurais, 165
- A modernização da agricultura, 166
- Revolução genética, 167
- Efeitos da modernização, 167
- Rotação de terras, 168
- Terraceamento, 168
- Problemas ambientais no campo, 170
- Desmatamento, 170
- A degradação dos solos, 170
- Efeitos da queimada, 171
- Fertilizantes químicos e agrotóxicos, 172
- Impactos ambientais resultantes da irrigação, 173
- ▶ Atividades, 176
unidade VII
- Extrativismo e agropecuária, 186
- CAPÍTULO 15 – Recursos naturais e atividades econômicas, 188
- Os recursos naturais, 189
- Recursos naturais e setores da economia, 190
- Recursos naturais e fontes de energia, 191 ▶ Em prática – Gráfico de setores, 196
- O extrativismo, 197
- O extrativismo animal, 197
- O extrativismo mineral, 198
- O extrativismo vegetal, 198
- ▶ Atividades, 200
- Condições naturais necessárias para o desenvolvimento da agricultura, 202
- Produção agrícola, 203
- Agricultura familiar, 203
- Agricultura comercial, 204
- Agricultura orgânica, 205
- Pecuária, 207 ▶ Atividades, 209
- ▶ Ser no mundo – Agricultura na cidade: as hortas urbanas, 210
unidade VIII
- Indústria, comércio e prestação de serviços, 212
- CAPÍTULO 17 – O artesanato, a manufatura e a indústria, 214
- O artesanato, 215
- A manufatura, 215
- ▶ Lugar e cultura – As panelas de barro de Vitória, 216
- A indústria e as revoluções industriais, 217
- Primeira Revolução Industrial, 217
- Segunda Revolução Industrial, 218
- Terceira Revolução Industrial, 219
- A forma de produção, 222
- Indústria pesada e indústria leve, 222
- Os bens de produção, de capital e de consumo, 223
- As indústrias tradicionais e de alta tecnologia, 223
- ▶ Atividades, 225
- O comércio, 227
A prestação de serviços 229
- A terceirização, 230
- ▶ Atividades, 235
- ▶ Para refletir – Como identificar características de paisagens transformadas?, 236