APRESENTAÇÃO
Por que estudar Geografia?
A resposta a esta pergunta está muito perto de você: na paisagem que você vê todos os dias, na fórma como se relaciona com as outras pessoas e com o meio em que vive, nas profundas diferenças sociais que percebe em seu entorno reticências Enfim, em tudo que está ao seu redor.
Com os livros desta Coleção, você vai conhecer as características do nosso país e de diversos outros lugares, como o território, a população e a economia. Também vai perceber a diversidade de povos e culturas do Brasil e do mundo, e entender como as diferenças podem ser o ponto de partida para melhorarmos o planeta em que vivemos.
Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para a sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:
Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram pensados para que você goste cada vez mais de Geografia e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e construir o conhecimento. Você e seus colegas, junto com o professor, vão realizar um trabalho colaborativo em que a opinião de todos é muito importante, e poderão assumir uma postura consciente, crítica, atuante e solidária diante da nossa realidade, para conceber um mundo melhor.
Esperamos ajudá-lo nesta tarefa.
Um ótimo estudo!
CONHEÇA SEU LIVRO
Unidades
Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você verá nesta Unidade”.
Capítulos
Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduz o tema principal e, muitas vezes, relaciona os conteúdos a questões da atualidade.
Texto geral
Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.
Mundo de escalas
Trabalha a relação entre um evento local e seus reflexos e efeitos globais (na região, no país, no mundo) e vice-versa: um evento em outro país e suas repercussões no Brasil, ou um acontecimento em uma grande cidade do país e suas consequências para uma pequena comunidade.
Em prática
Trabalha a linguagem e o raciocínio cartográfico – as diferentes representações gráficas – para desenvolver a leitura e a produção de mapas, gráficos, símbolos, tabelas, diagramas, imagens de satélite...
Integrar conhecimentos
Trabalha a integração entre os conhecimentos da Geografia e de outros componentes curriculares, como História, Arte, Ciências e Matemática.
Glossário
Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.
Lugar e cultura
Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.
Atividades
Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.
Ícones "Livro", "Vídeo”e "Site”
Em algumas páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.
Ler (o mapa, a fotografia, o infográfico, o texto…)
Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.
Boxe simples
Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.
Ser no mundo
Seção presente no final de algumas Unidades do livro. Trabalha a identidade do indivíduo ou de seu grupo, envolvendo uma questão social, um tema polêmico da atualidade, consciência e educação ambiental. Envolve reflexão, pensamento crítico e tomada de posição.
Para refletir
Esta seção, no final de algumas Unidades do livro, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.
SUMÁRIO
unidade I
CAPÍTULO 1 – A localização e as paisagens do território brasileiro, 12
Onde o Brasil se localiza no mundo?, 13
Os hemisférios, 13
Extensão latitudinal e longitudinal, 15
▶ Em prática – As zonas térmicas, o clima e o tempo atmosférico, 18
▶ Atividades, 20
CAPÍTULO 2 – Características do território brasileiro, 21
As principais unidades de relevo, 22
Planícies, 23
Depressões, 23
Planaltos, 23
Clima equatorial, 27
Clima tropical, 27
Clima tropical de altitude, 28
Tipos de vegetação do Brasil, 29
Mata Atlântica, 30
Mata dos Pinhais, 30
Cerrado, 31
Caatinga, 31
Campos, 31
▶ Lugar e cultura – A dinâmica da natureza e o tempo no Pantanal Mato-Grossense, 33
Brasil: vegetação original e área antropizada, 34
CAPÍTULO 3 – Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia, 37
A política e a legislação ambiental no Brasil, 39
As Unidades de Conservação, 39
▶ Mundo em escalas – Impactos ambientais da produção de carne bovina, 41
Hidreletricidade, 42
Energia nuclear, 46
▶ Ser no mundo – Valorização do lugar por meio dos saberes dos habitantes, 50
CAPÍTULO 4 – Formação e regionalização do território brasileiro, 52
Exploração econômica do território, 54
Regionalização brasileira oficial, 56
As regionalizações do IBGE, 57
Políticas regionais no Brasil, 60
▶ Para refletir – Os meios de comunicação veiculam imagens estereotipadas do semiárido nordestino?, 62
unidade II
CAPÍTULO 5 – Aspectos demográficos e sociais, 66
Crescimento populacional em queda, 68
▶ Em prática – Mapas de taxas de mortalidade infantil e de fecundidade no Brasil, 69
A pirâmide etária brasileira, 70
Análise socioeconômica da população, 71
PIB per capita e concentração de renda, 71
Educação, 72
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 73
▶ Lugar e cultura – Os idosos e as tradições culturais, 74
CAPÍTULO 6 – A heterogeneidade da população brasileira, 76
Preservando a cultura indígena, 77
▶ Integrar conhecimentos: Geografia e História – Fluxos de africanos escravizados para o Brasil, 79
Migrações externas no Brasil, 80
CAPÍTULO 7 – População e trabalho, 84
O desemprego e a economia informal, 85
A mulher no mercado de trabalho, 87
▶ Ser no mundo – A população indígena urbana, 90
unidade III
Brasil: industrialização, urbanização e espaço rural, 92
CAPÍTULO 8 – Industrialização e urbanização brasileira, 94
Industrialização no Brasil, 95
Características da industrialização brasileira, 95
Concentração e desconcentração industrial, 96
Industrialização e urbanização, 100
Regiões metropolitanas brasileiras, 101
Problemas sociais urbanos, 102
Problemas ambientais urbanos, 102
▶ Em prática – Mapas dinâmicos: fluxos, 103
CAPÍTULO 9 – Espaço rural, 106
▶ Mundo em escalas – Agronegócio: estreita relação entre Brasil e China, 108
Expansão da fronteira agrícola, 109
Movimentos sociais do campo, 110
Agropecuária e meio ambiente, 110
▶ Para refletir – A indústria brasileira pode se manter competitiva em inovação tecnológica?, 112
unidade IV
Região Norte, 114
CAPÍTULO 10 – Território e sociedade, 116
Ocupação e exploração da região, 117
Obras e projetos de desenvolvimento, 118
Vegetação e extrativismo vegetal, 119
Extrativismo, 119
▶ Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Potencialidades da biodiversidade amazônica, 120
O relevo e o extrativismo mineral, 121
Garimpagem, 122
Clima, hidrografia e ocupação humana, 123
Indicadores socioeconômicos, 126
▶ Lugar e cultura – O Festival Folclórico de Parintins, 127
CAPÍTULO 11 – Questões socioambientais e desenvolvimento sustentável, 129
Arco do desmatamento, 130
Os impactos das hidrelétricas, 132
Sustentabilidade e populações tradicionais, 133
Projetos de desenvolvimento sustentável, 133
Demarcação e preservação das Terras Indígenas, 134
As reservas extrativistas, 135
unidade V
Região Centro-Oeste, 138
CAPÍTULO 12 – Aspectos físicos e sociedade, 140
Características do Cerrado e do Pantanal, 142
Impactos ambientais no Cerrado, 143
▶ Mundo em escalas – Cerrado e Savana, 144
Impactos ambientais no Pantanal, 145
CAPÍTULO 13 – Expansão econômica e ocupação, 147
Agricultura, 148
Pecuária, 150
O transporte da produção agropecuária, 151
▶ Em prática – Mapas quantitativos, 152
Os setores secundário e terciário, 154
A construção da nova capital: Brasília, 157
A ocupação recente do Centro-Oeste, 158
▶ Ser no mundo – O Parque Indígena do Xingu, 160
unidade VI
Região Sul, 162
CAPÍTULO 14 – Organização do espaço, população e paisagem, 164
A criação de gado e os tropeiros, 166
A imigração alemã, 166
A imigração italiana, 167
Outros imigrantes, 167
▶ Em prática – Gaúchos migrantes, 168
▶ Lugar e cultura – Comunidades quilombolas no sul do Brasil, 170
CAPÍTULO 15 – Aspectos econômicos, 174
Extrativismo e silvicultura, 175
Produção agrícola, 176
Áreas de concentração industrial, 178
▶ Para refletir – Por que as religiões afro-brasileiras sofrem mais discriminação?, 180
unidade VII
Região Sudeste, 182
CAPÍTULO 16 – Paisagem, exploração dos recursos e ocupação territorial, 184
Os processos erosivos e a ação humana, 188
A mineração no Sudeste no período colonial, 189
▶ Lugar e cultura – Sabores da tradição, 190
A cafeicultura e a organização do espaço, 191
CAPÍTULO 17 – Organização do espaço, urbanização e atividades econômicas, 194
O petróleo, 196
Industrialização concentradora, 197
Desconcentração industrial, 198
Urbanização e formação de metrópoles, 199
Complexo metropolitano e megalópole, 199
▶ Em prática – Mapas e gráficos de setores: população rural e urbana, 200
O setor financeiro, 201
▶ Mundo em escalas – Imigração e trabalho, 202
▶ Ser no mundo – Pré-sal e os impactos ambientais, 204
unidade VIII
Região Nordeste, 206
CAPÍTULO 18 – Elementos naturais e ocupação territorial, 208
A hidrografia do Nordeste, 211
O rio São Francisco, 211
O espaço colonial do Nordeste, 214
A decadência econômica do Nordeste, 215
▶ Integrar conhecimentos: Geografia e Língua Portuguesa – Literatura de cordel, 216
CAPÍTULO 19 – Organização do espaço econômico e sub-regionalização, 218
Indicadores socioeconômicos, 219
▶ Lugar e cultura – A festa de São João em Mossoró: tradição e grandeza, 223
Subdivisões regionais do Nordeste, 224
A Zona da Mata, 225
O Agreste, 227
O Sertão, 229
O Meio-Norte, 230