APRESENTAÇÃO

Por que estudar Geografia?

A resposta a esta pergunta está muito perto de você: na paisagem que você vê todos os dias, na fórma como se relaciona com as outras pessoas e com o meio em que vive, nas profundas diferenças sociais que percebe em seu entornoreticências Enfim, em tudo que está ao seu redor.

Com os livros desta Coleção, você vai conhecer as características do nosso país e de diversos outros lugares, como o território, a população e a economia. Também vai perceber a diversidade de povos e culturas do Brasil e do mundo, e entender como as diferenças podem ser o ponto de partida para melhorarmos o planeta em que vivemos.

Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para a sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:

Ciência e tecnologia. Saúde. Economia. Multiculturalismo. Cidadania e civismo. Meio ambiente

Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram pensados para que você goste cada vez mais de Geografia e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e construir o conhecimento. Você e seus colegas, junto com o professor, vão realizar um trabalho colaborativo em que a opinião de todos é muito importante, e poderão assumir uma postura consciente, crítica, atuante e solidária diante da nossa realidade, para conceber um mundo melhor.

Esperamos ajudá-lo nesta tarefa.

Um ótimo estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Páginas de livro. Destaque para abertura de unidade e o quadro intitulado Você verá nesta unidade, com uma lista de tópicos.

Unidades

Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você verá nesta Unidade”.


Páginas de livro. Destaque para abertura de capítulo e texto geral com imagens.

Capítulos

Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduz o tema principal e, muitas vezes, relaciona os conteúdos a questões da atualidade.

Texto geral

Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.


Página de livro. Destaque para a seção Mundo em escalas.

Mundo de escalas

Trabalha a relação entre um evento local e seus reflexos e efeitos globais (na região, no país, no mundo) e vice-versa: um evento em outro país e suas repercussões no Brasil, ou um acontecimento em uma grande cidade do país e suas consequências para uma pequena comunidade.


Página de livro. Destaque para a seção Em prática.

Em prática

Trabalha a linguagem e o raciocínio cartográfico – as diferentes representações gráficas – para desenvolver a leitura e a produção de mapas, gráficos, símbolos, tabelas, diagramas, imagens de satélite...


Página de livro. Destaque para a seção Integrar conhecimentos.

Integrar conhecimentos

Trabalha a integração entre os conhecimentos da Geografia e de outros componentes curriculares, como História, Arte, Ciências e Matemática.


Página de livro. Destaque para a glossário.

Glossário

Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.

Página de livro. Destaque para a seção Lugar e cultura.

Lugar e cultura

Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.


Página de livro. Destaque para a página de atividades. Acima, quadro de fundo vermelho com o seguinte texto: As atividades propostas neste livro devem ser respondidas no caderno. Lembre-se de nunca escrever no livro.

Atividades

Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.


Página de livro com destaque para ícone de sugestão de livro, composto por dois livros empilhados, ícone de sugestão de vídeo, composto por um projetor de cinema, e ícone de sugestão de site, composto por tela de aparelho eletrônico com botão de play.
Página de livro com destaque para ícone de sugestão de livro, composto por dois livros empilhados, ícone de sugestão de vídeo, composto por um projetor de cinema, e ícone de sugestão de site, composto por tela de aparelho eletrônico com botão de play.

Ícones "Livro", "Vídeo”e "Site

Em algumas páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.


Página de livro. Destaque para os boxes Ler o mapa, ler a fotografia, Ler o infográfico, Ler o texto.

Ler (o mapa, a fotografia, o infográfico, o texto…)

Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.


Página de livro. Destaque para o boxe simples.

Boxe simples

Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.


Páginas de livro. Destaque para a seção Ser no mundo.

Ser no mundo

Seção presente no final de algumas Unidades do livro. Trabalha a identidade do indivíduo ou de seu grupo, envolvendo uma questão social, um tema polêmico da atualidade, consciência e educação ambiental. Envolve reflexão, pensamento crítico e tomada de posição.


Páginas de livro. Destaque para a seção Para refletir.

Para refletir

Esta seção, no final de algumas Unidades do livro, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.

SUMÁRIO

unidade I

O território brasileiro, 10

CAPÍTULO 1 – A localização e as paisagens do território brasileiro, 12

Onde o Brasil se localiza no mundo?, 13

Os hemisférios, 13

As zonas térmicas, 14

Extensão latitudinal e longitudinal, 15

A latitude e as paisagens, 16

A longitude e os horários, 17

  Em prática – As zonas térmicas, o clima e o tempo atmosférico, 18

  Atividades, 20

CAPÍTULO 2 – Características do território brasileiro, 21

As principais unidades de relevo, 22

Planícies, 23

Depressões, 23

Planaltos, 23

Os rios brasileiros, 24

Os climas do Brasil, 26

Clima equatorial, 27

Clima tropical, 27

Clima tropical semiárido, 28

Clima tropical litorâneo, 28

Clima tropical de altitude, 28

Clima subtropical, 28

Tipos de vegetação do Brasil, 29

Floresta Amazônica, 29

Mata Atlântica, 30

Mata dos Pinhais, 30

Cerrado, 31

Caatinga, 31

Campos, 31

Complexo do Pantanal, 32

Vegetação litorânea, 32

  Lugar e cultura – A dinâmica da natureza e o tempo no Pantanal Mato-Grossense, 33

Brasil: vegetação original e área antropizada, 34

Impactos ao meio ambiente, 35

  Atividades, 36

CAPÍTULO 3 – Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia, 37

Megadiversidade, 38

A política e a legislação ambiental no Brasil, 39

As Unidades de Conservação, 39

  Mundo em escalas – Impactos ambientais da produção de carne bovina, 41

Recursos estratégicos, 42

Hidreletricidade, 42

Combustíveis fósseis, 44

Energia nuclear, 46

Fontes alternativas, 46

  Atividades, 48

  Ser no mundo – Valorização do lugar por meio dos saberes dos habitantes, 50

CAPÍTULO 4 – Formação e regionalização do território brasileiro, 52

Formação do território, 53

Expansão territorial, 53

Exploração econômica do território, 54

Regionalização, 55

Regionalização brasileira oficial, 56

As regionalizações do IBGE, 57

Os complexos regionais, 57

Políticas regionais no Brasil, 60

  Atividades, 61

  Para refletir – Os meios de comunicação veiculam imagens estereotipadas do semiárido nordestino?, 62

Fotografia. Na parte inferior, vista para um rio margeado por areia e com águas escuras desembocando no mar. À esquerda, vegetação com muitos coqueiros. Ao centro, extensa faixa de areia e, à direita, o mar em tons de verde claro.

unidade II

População brasileira, 64

CAPÍTULO 5 – Aspectos demográficos e sociais, 66

Densidade demográfica, 67

Natalidade e mortalidade, 68

Crescimento populacional em queda, 68

  Em prática – Mapas de taxas de mortalidade infantil e de fecundidade no Brasil, 69

A pirâmide etária brasileira, 70

Análise socioeconômica da população, 71

PIB per capita e concentração de renda, 71

A pobreza no Brasil, 71

Educação, 72

Expectativa de vida, 73

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 73

  Lugar e cultura – Os idosos e as tradições culturais, 74

  Atividades, 75

CAPÍTULO 6 – A heterogeneidade da população brasileira, 76

Povos indígenas, 77

Preservando a cultura indígena, 77

Povos africanos, 78

Os imigrantes, 78

  Integrar conhecimentos: Geografia e História – Fluxos de africanos escravizados para o Brasil, 79

Migrações externas no Brasil, 80

Migrações internas, 81

Entre 1940 e 1990, 81

De 1990 aos dias atuais, 82

  Atividades, 83

CAPÍTULO 7 – População e trabalho, 84

O desemprego e a economia informal, 85

Trabalho infantil, 86

A mulher no mercado de trabalho, 87

Novas profissões, 88

  Atividades, 89

  Ser no mundo – A população indígena urbana, 90

unidade III

Brasil: industrialização, urbanização e espaço rural, 92

CAPÍTULO 8 – Industrialização e urbanização brasileira, 94

Industrialização no Brasil, 95

Características da industrialização brasileira, 95

Concentração e desconcentração industrial, 96

Transporte e comunicação, 97

Redes de transporte, 97

Redes de comunicação, 98

Urbanização consolidada, 98

Urbanização recente, 99

Industrialização e urbanização, 100

A rede urbana, 100

Regiões metropolitanas brasileiras, 101

Problemas sociais urbanos, 102

Problemas ambientais urbanos, 102

  Em prática – Mapas dinâmicos: fluxos, 103

  Atividades, 104

CAPÍTULO 9 – Espaço rural, 106

Agricultura familiar, 107

Agronegócio, 107

  Mundo em escalas – Agronegócio: estreita relação entre Brasil e China,108

Expansão da fronteira agrícola, 109

Terras Indígenas, 109

Movimentos sociais do campo, 110

Agropecuária e meio ambiente, 110

Práticas sustentáveis, 110

  Atividades, 111

  Para refletir – A indústria brasileira pode se manter competitiva em inovação tecnológica?, 112

Fotografia A. Vista de uma grande porção natural de água, com margens curvilíneas e com uma pequena faixa coberta por vegetação. O restante dos terrenos emersos apresenta densa ocupação urbana.

unidade IV

Região Norte, 114

CAPÍTULO 10 – Território e sociedade, 116

Ocupação e exploração da região, 117

Políticas de integração, 117

Obras e projetos de desenvolvimento, 118

Vegetação e extrativismo vegetal, 119

Extrativismo, 119

  Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Potencialidades da biodiversidade amazônica, 120

O relevo e o extrativismo mineral, 121

Projeto Grande Carajás, 122

Garimpagem, 122

Clima, hidrografia e ocupação humana, 123

Indicadores socioeconômicos, 126

  Lugar e cultura – O Festival Folclórico de Parintins, 127

  Atividades, 128

CAPÍTULO 11 – Questões socioambientais e desenvolvimento sustentável, 129

O desmatamento, 130

Arco do desmatamento, 130

Os impactos das hidrelétricas, 132

Sustentabilidade e populações tradicionais, 133

Projetos de desenvolvimento sustentável, 133

Demarcação e preservação das Terras Indígenas, 134

As reservas extrativistas, 135

  Atividades, 136

Fotografia. Imagem de casas de madeira coloridas construídas sobre as águas escuras de um rio. À esquerda, pequena embarcação. Ao fundo, vegetação verde e abundante.

unidade V

Região Centro-Oeste, 138

CAPÍTULO 12 – Aspectos físicos e sociedade, 140

O clima, 141

A vegetação, 141

Características do Cerrado e do Pantanal, 142

Impactos ambientais no Cerrado, 143

  Mundo em escalas – Cerrado e Savana, 144

Impactos ambientais no Pantanal, 145

  Atividades, 146

CAPÍTULO 13 – Expansão econômica e ocupação, 147

O setor primário, 148

Agricultura, 148

Pecuária, 150

Extrativismo, 150

O transporte da produção agropecuária, 151

  Em prática – Mapas quantitativos, 152

Os setores secundário e terciário, 154

Ocupação do Centro-Oeste, 155

  Integrar conhecimentos: Geografia e História – Segunda fase de ocupação: marcha para o oeste e projetos de colonização, 156

A construção da nova capital: Brasília, 157

A ocupação recente do Centro-Oeste, 158

  Atividades, 159

  Ser no mundo – O Parque Indígena do Xingu, 160

unidade VI

Região Sul, 162

CAPÍTULO 14 – Organização do espaço, população e paisagem, 164

Ocupação da Região Sul, 165

As missões jesuíticas, 165

A criação de gado e os tropeiros, 166

A imigração alemã, 166

A imigração italiana, 167

Outros imigrantes, 167

  Em prática – Gaúchos migrantes, 168

Diversidade, 169

  Lugar e cultura – Comunidades quilombolas no sul do Brasil, 170

Clima e relevo, 171

Vegetação e hidrografia, 172

  Atividades, 173

CAPÍTULO 15 – Aspectos econômicos, 174

Extrativismo e silvicultura, 175

Agropecuária, 176

Produção agrícola, 176

Pecuária, 177

Indústria, 177

Áreas de concentração industrial, 178

Comércio e serviços, 178

  Atividades, 179

  Para refletir – Por que as religiões afro-brasileiras sofrem mais discriminação?, 180

unidade VII

Região Sudeste, 182

CAPÍTULO 16 – Paisagem, exploração dos recursos e ocupação territorial, 184

Vegetação, 185

Clima, 186

Hidrografia e relevo, 187

Os processos erosivos e a ação humana, 188

A mineração no Sudeste no período colonial, 189

As cidades históricas, 189

  Lugar e cultura – Sabores da tradição, 190

A cafeicultura e a organização do espaço, 191

  Atividades, 192

CAPÍTULO 17 – Organização do espaço, urbanização e atividades econômicas, 194

O setor primário, 195

O petróleo, 196

O setor secundário, 197

Industrialização concentradora, 197

Desconcentração industrial, 198

Urbanização e formação de metrópoles, 199

Complexo metropolitano e megalópole, 199

  Em prática – Mapas e gráficos de setores: população rural e urbana, 200

O setor terciário, 201

Comércio e serviços, 201

O setor financeiro, 201

  Mundo em escalas – Imigração e trabalho, 202

  Atividades, 203

  Ser no mundo – Pré-sal e os impactos ambientais, 204

unidade VIII

Região Nordeste, 206

CAPÍTULO 18 – Elementos naturais e ocupação territorial, 208

A Caatinga, 209

O Sertão nordestino, 210

A hidrografia do Nordeste, 211

O rio São Francisco, 211

O espaço colonial do Nordeste, 214

A organização do espaço, 215

A decadência econômica do Nordeste, 215

  Integrar conhecimentos: Geografia e Língua Portuguesa – Literatura de cordel, 216

  Atividades, 217

CAPÍTULO 19 – Organização do espaço econômico e sub-regionalização, 218

Indicadores socioeconômicos, 219

Atividades econômicas, 220

Indústria, 221

Comércio e serviços, 221

Manifestações culturais, 222

  Lugar e cultura – A festa de São João em Mossoró: tradição e grandeza, 223

Subdivisões regionais do Nordeste, 224

A Zona da Mata, 225

O Agreste, 227

O Sertão, 229

O Meio-Norte, 230

  Mundo em escalas – Mulheres: trabalho e exploração, 231

  Atividades, 232

  Para refletir – Comunidades tradicionais e atividades industriais: É possível que convivam no mesmo território?, 234

Referências bibliográficas comentadas, 236