APRESENTAÇÃO

Por que estudar Geografia?

A resposta para esta pergunta está muito perto de você: na paisagem que você vê todos os dias, na fórma como se relaciona com as outras pessoas e com o meio em que vive, nas profundas diferenças sociais que percebe em seu entorno... Enfim, em tudo que está ao seu redor.

Com os livros desta Coleção, você vai conhecer as características do nosso país e de diversos outros lugares, como o território, a população e a economia. Também vai perceber a diversidade de povos e culturas do Brasil e do mundo, e entender como as diferenças podem ser o ponto de partida para melhorarmos o planeta em que vivemos.

Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para a sua vida e sua atuação na sociedade como cidadão. São eles:

Ciência e tecnologia. Saúde. Economia. Multiculturalismo. Cidadania e civismo. Meio ambiente

Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram pensados para que você goste cada vez mais de Geografia e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e construir o conhecimento. Você e seus colegas, junto com o professor, vão realizar um trabalho colaborativo em que a opinião de todos é muito importante, e poderão assumir uma postura consciente, crítica, atuante e solidária diante da nossa realidade, para conceber um mundo melhor.

Esperamos ajudá-lo nesta tarefa.

Um ótimo estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Páginas de livro. Destaque para abertura de unidade e o quadro intitulado Você verá nessa unidade, com uma lista de tópicos.

Unidades

Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você verá nesta Unidade”.


Páginas de livro. Destaque para abertura de capítulo e texto geral com imagens.

Capítulos

Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduz o tema principal e, muitas vezes, relaciona os conteúdos a questões da atualidade.

Texto geral

Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.


Página de livro. Destaque para a seção Mundo em escalas.

Mundo em escalas

Trabalha a relação entre um evento local e seus reflexos e efeitos globais (na região, no país, no mundo) e vice-versa: um evento em outro país e suas repercussões no Brasil, ou um acontecimento em uma grande cidade do país e suas consequências para uma pequena comunidade.


Página de livro. Destaque para a seção Em prática.

Em prática

Trabalha a linguagem e o raciocínio cartográfico – as diferentes representações gráficas – para desenvolver a leitura e a produção de mapas, gráficos, símbolos, tabelas, diagramas, imagens de satélite...


Página de livro. Destaque para a seção Integrar conhecimentos.

Integrar conhecimentos

Trabalha a integração entre os conhecimentos da Geografia e de outros componentes curriculares, como História, Arte, Ciências e Matemática.

Página de livro. Destaque para a seção Lugar e cultura e glossário.

Lugar e cultura

Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.

Glossário

Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.


Página de livro. Destaque para a página de atividades.

Atividades

Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.


Página de livro com destaque para ícone de sugestão de livro, composto por dois livros empilhados, ícone de sugestão de vídeo, composto por um projetor de cinema, e ícone de sugestão de site, composto por tela de aparelho eletrônico com botão de play.
Página de livro com destaque para ícone de sugestão de livro, composto por dois livros empilhados, ícone de sugestão de vídeo, composto por um projetor de cinema, e ícone de sugestão de site, composto por tela de aparelho eletrônico com botão de play.

Ícones "Livro", "Vídeo”e "Site

Em algumas páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sáites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.


Página de livro. Destaque para os boxes Ler o mapa, ler a fotografia, Ler o infográfico, Ler o texto.

Ler (o mapa, a fotografia, o infográfico, o texto…)

Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.


Página de livro. Destaque para o boxe simples.

Boxe simples

Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.


Páginas de livro. Destaque para a seção Ser no mundo.

Ser no mundo

Seção presente no final de algumas Unidades do livro. Trabalha a identidade do indivíduo ou de seu grupo, envolvendo uma questão social, um tema polêmico da atualidade, consciência e educação ambiental. Envolve reflexão, pensamento crítico e tomada de posição.


Páginas de livro. Destaque para a seção Para refletir.

Para refletir

Esta seção, no final de algumas Unidades do livro, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.

SUMÁRIO

unidade I

Espaço geográfico e geopolítica mundial, 10

CAPÍTULO 1 – Geopolítica e relações internacionais, 12

A configuração do mundo, 13

O Estado, 14

A nação, 14

O território, 14

O país, 14

As relações entre os países e as principais organizações multilaterais, 15

Banco Mundial e FMI, 15

Organização das Nações Unidas (ONU), 16

  Em prática – Atuação da ONU e os recursos financeiros, 17

Organizações mundiais e integração cultural, 18

  Atividades, 19

CAPÍTULO 2 – Da ordem bipolar à geopolítica atual, 21

A Guerra Fria, 22

Conflitos e tensões, 24

Questões territoriais, 24

Interesses econômicos e recursos naturais, 26

Rivalidades étnico-religiosas, 27

  Integrar conhecimentos: Geografia e História – Conflitos atuais em escala global, 28

O contexto latino-americano, 30

O papel da ONU, 31

  Atividades, 32

  Ser no mundo – A relação entre os países e a política ambiental climática, 34

unidade II

População e regionalização do espaço mundial, 36

CAPÍTULO 3 – Aspectos demográficos, 38

População: crescimento e distribuição, 39

Concentração da população nas cidades, 40

Sociedades urbano-industriais e produção agropecuária, 41

  Em prática – Representação cartográfica de população em anamorfoses, 42

Pirâmides etárias, 44

Pirâmides etárias e o desenvolvimento dos países, 45

  Integrar conhecimentos: Geografia e Matemática – Construção de pirâmides etárias, 46

  Atividades, 47

CAPÍTULO 4 – Migrações, refugiados e diversidade, 48

Um mundo diverso, 49

A diversidade étnica e cultural, 50

Migrações, 52

Fluxos migratórios até o século XIX, 52

Fluxos migratórios no fim do século XIX e no início do século XX, 53

Fluxos migratórios contemporâneos, 53

  Lugar e cultura – Os fluxos migratórios para o Brasil, 55

Conflitos e refugiados no mundo, 56

Migrações por desastres naturais, 58

Brasileiros no mundo, 58

Comunidades imigrantes nos locais de destino, 59

  Atividades, 60

CAPÍTULO 5 – Diferentes formas de regionalização, 61

Grandes áreas geoculturais, 62

Regionalização por critérios ambientais, 63

Regiões de biodiversidade ameaçada, 63

Regiões por uso dos recursos hídricos, 64

  Mundo em escalas – Gestão dos recursos hídricos na América Latina, 65

Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, 66

Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, 67

A dissolução do Segundo Mundo, 68

  Integrar conhecimentos: Geografia e História – A Conferência de Bandung, 68

Países do Norte e países do Sul, 69

  Em prática – O auxílio dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na regionalização, 70

Um mundo multipolar, 71

Países ricos e países pobres, 72

Regionalização por níveis de desenvolvimento, 73

Países com maior desenvolvimento, 73

Países em desenvolvimento, 74

Países menos desenvolvidos, 76

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 77

Novos índices de desenvolvimento humano, 78

Produto Interno Bruto (PIB), 80

Gini, 80

Outros indicadores, 81

  Atividades, 82

  Para refletir – Quais são os obstáculos encontrados pelos imigrantes haitianos no Brasil?, 84

unidade III

O continente americano, 86

CAPÍTULO 6 – Quadro natural e regionalização, 88

Relevo, 89

A ocupação do continente americano, 90

Hidrografia, 90

Clima, 91

Rios voadores – sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, 92

  Mundo em escalas – Comercialização da água e conflitos na América Latina, 93

Vegetação, 94

A regionalização por critério geográfico, 95

A regionalização por critérios históricos, culturais e socioeconômicos, 96

América Latina, 96

América Anglo-Saxônica, 97

A formação histórica do continente americano, 98

A conquista do continente, 99

Povos e culturas do continente americano, 100

Fotografia. Pessoas tocando instrumentos musicais. Ao centro, uma mulher de cabelo grisalho e curto, usando vestido roxo, está segurando dois objetos de madeira e sorrindo; à esquerda, uma menina usando chapéu de palha, vestido roxo e segurando dois chocalhos; ao lado, outra mulher usando chapéu e vestido roxo; ambas estão sorrindo. À direita, dois homens usando chapéu de palha, camiseta branca, cada um segura um violão e estão com a boca aberta, cantando. Atrás da mulher que está no centro, um homem com chapéu de palha e camiseta branca toca dois pequenos tambores. Ao fundo, uma parede amarela e uma árvore.

Influências culturais, 101

  Lugar e cultura – Movimentos sociais na América Latina, 102

  Atividades, 103

CAPÍTULO 7 – População e economia, 105

Crescimento demográfico, 106

Indicadores socioeconômicos, 106

Saúde pública, 107

Estrutura etária, 107

  Em prática – Comparar características de diferentes países em mapas, 109

Zonas de risco e de alagamentos nas cidades da América Latina, 110

Recursos naturais, 111

  Mundo em escalas – Proteção da Amazônia e demais Florestas Equatoriais, 112

Agropecuária, 113

Características da produção agropecuária na América Latina, 114

Indústria, 114

Indústria e tecnologia, 115

Dependência e desigualdade, 115

Comércio e serviços, 116

Condições de trabalho nas grandes cidades da América Latina, 117

  Atividades, 118

  Ser no mundo – Imprecisões da regionalização do espaço geográfico, 120

unidade IV

América do Norte, 122

CAPÍTULO 8 – Estados Unidos: território, organização do espaço e população, 124

Recursos energéticos, 125

Em busca da autossuficiência, 126

Questão ambiental, 126

População e território, 127

Imigração, 128

Questão racial, 129

  Mundo em escalas – O movimento negro brasileiro e sua importância global, 130

Formação territorial, 132

As colônias do Norte, 132

As grandes propriedades agrícolas do Sul, 133

O imperialismo, 134

A expansão territorial para o oeste, 135

A expansão imperial, 136

Presença mundial, 137

Intervencionismo, 137

  Integrar conhecimentos: Geografia e História – Doutrina Monroe e o Big Stick: a influência econômica e militar dos Estados Unidos na América Latina, 138

Poderio econômico e ascensão da China, 140

  Mundo em escalas – Investimentos chineses no Brasil, 141

  Atividades, 142

CAPÍTULO 9 – Canadá e México, 143

Canadá, 144

Estrutura demográfica, 144

Imigração,144

Etnias e línguas, 144

O movimento separatista de Quebec, 145

Economia do Canadá, 146

México, 147

População mexicana, 147

Processos migratórios, 148

Aspectos culturais, 149

Economia do México, 150

Urbanização, 154

  Lugar e cultura – Revitalização de favelas e cultura, 156

  Atividades, 157

  Para refletir – Qual será o perfil da população estadunidense nas próximas décadas?, 160

unidade V

América Central e América do Sul, 162

CAPÍTULO 10 – América Central: continental e insular, 164

População e aspectos físicos, 165

Condições socioeconômicas, 166

Economia continental, 167

Agricultura de exportação e de subsistência, 167

Indústria e extrativismo mineral, 167

Economia insular, 168

O Canal do Panamá, 169

  Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – Preservação das florestas tropicais da Costa Rica, 170

Herança colonial, 171

Realidades distintas: Haiti e Cuba, 171

  Em prática – Mapas qualitativos, 173

  Atividades, 174

CAPÍTULO 11 – América do Sul, 175

Urbanização, 176

Crescimento urbano, industrialização e meio ambiente, 177

Desenvolvimento socioeconômico, 178

Economia, 179

Recursos minerais e energéticos, 180

Petróleo e gás, 181

Fontes renováveis de energia, 182

Os projetos do Brasil para os países vizinhos, 183

  Atividades, 184

CAPÍTULO 12 – A integração regional e o papel do Brasil, 185

Organismos de integração, 186

Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), 186

Comunidade Andina, 187

Organização dos Estados Americanos (OEA), 187

Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), 187

Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), 187

Mercosul – objetivos e controvérsias, 188

Aliança do Pacífico e Unasul, 189

  Lugar e cultura – Relação cultural entre Brasil e China, 190

Protagonismo brasileiro e as relações internacionais, 191

Relações com a Argentina, 192

  Atividades, 194

  Ser no mundo – Participação dos BRICS no cenário internacional, 196

Fotografia. Vista de uma plantação alta em tons de verde; no centro, uma via de terra com máquinas enchendo caçambas engatadas na traseira de tratores.

unidade VI

Regiões polares, 198

CAPÍTULO 13 – A região ártica, 200

População e atividades econômicas, 201

Problemas ambientais no Ártico, 202

  Mundo em escalas – Uma nova fronteira, 204

  Atividades, 206

CAPÍTULO 14 – Antártida: o continente gelado, 207

Disputas territoriais, 208

A atividade científica, 209

  Lugar e cultura – A chegada ao Polo Sul, 210

Exploração econômica, 212

Preocupação com o futuro, 212

Mudanças climáticas, 213

  Em prática – Antártida e o clima da América do Sul, 214

  Atividades, 216

  Para refletir – Por que a Antártida está mais suscetível à destruição da camada de ozônio?, 218

unidade VII

África: regionalização e fronteiras, 220

CAPÍTULO 15 – Localização, quadro natural e regionalização, 222

Relevo, 223

Planaltos africanos, 223

Hidrografia, 224

Clima e vegetação, 225

Clima, 225

Vegetação, 225

  Lugar e cultura – Povos nômades dos desertos africanos, 227

Regionalização da África, 228

  Atividades, 230

CAPÍTULO 16 – As fronteiras africanas, 231

O redesenho do continente, 232

Apartheid: segregação étnica, 233

Conflitos no continente africano, 234

A África na nova DIT, 236

  Atividades, 237

  Ser no mundo – Indústria da mineração e trabalho, 238

unidade VIII

População e economia da África, 240

CAPÍTULO 17 – População, condições sociais e diversidade cultural, 242

Condições de vida no continente, 243

A questão da aids, 244

A pandemia de Covid-19 na África, 244

Transformações no continente, 245

Diversidade cultural e religiosa, 246

Islamismo, 247

Cristianismo, 247

  Atividades, 248

CAPÍTULO 18 – Urbanização e economia africanas, 249

Urbanização no Norte da África, 250

Desigualdade e pobreza, 250

Urbanização na África Subsaariana, 251

  Em prática – Periferias das cidades africanas, 252

Agropecuária, 253

Os impactos da agricultura comercial, 254

A importância dos rios para a agricultura, 255

Extrativismo mineral, 256

  Mundo em escalas – Desenvolvimento urbano e custo social, 257

A industrialização tardia e incompleta, 258

Obstáculos à industrialização, 259

A África no cenário global, 260

Integração econômica, 260

  Integrar conhecimentos: Geografia e Ciências – O extrativismo e suas consequências ambientais e sociais, 261

Crescimento das relações com a China, 262

  Em prática – Relações culturais África-China, 263

  Atividades, 264

  Para refletir – Presença chinesa na África: um novo colonialismo?, 266

Referências bibliográficas comentadas, 268

Fotografia. Vista de uma rua com diversos carros em tons de amarelo e cinza enfileirados; ao redor há uma multidão de pessoas e diversos guarda-sóis.