![](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_25179.png)
APRESENTAÇÃO
Por que estudar História?
A resposta para essa pergunta está muito perto de você: na paisagem que vê todos os dias, na língua que aprendeu a falar desde pequeno, na internet e em outras mídias que utiliza para conversar com os colegas, nos costumes alimentares da sua família, nas profundas diferenças sociais em nosso país reticências Enfim, em tudo que está ao seu redor, de bom e de ruim.
As condições em que vivemos não foram estabelecidas naturalmente. Elas têm uma história, que foi construída e reconstruída por pessoas ao longo de várias gerações.
Com os livros desta coleção de História, esperamos que você tenha outro olhar sobre as coisas que fazem parte da sua vida, um olhar que não seja de passividade, desrespeito ou indiferença. Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram escolhidos para que você goste cada vez mais de História e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e produzir conhecimentos.
Mas o estudo de História não pode servir apenas aos objetivos do conhecimento. É necessário que ele contribua para formar um ser humano crítico, atuante, solidário e cooperativo, disposto a fazer a sua parte para construir um mundo melhor.
Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:
![Ciência e tecnologia. Saúde. Economia. Multiculturalismo. Cidadania e civismo. Meio ambiente](../resources/images/im_arariba_hist_icones_temas_transversais-1.png)
Um ótimo estudo!
![](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_25179.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
![Páginas de livro. Destaque para a abertura de Unidade e o boxe Você estudará nesta Unidade.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_30093.png)
Unidades
Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você estudará nesta Unidade”.
![Páginas de livro. Destaque para a abertura de Capítulo e o texto geral.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24440.png)
Capítulos
Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduzem o tema principal e, muitas vezes, relacionam os conteúdos a questões da atualidade.
Texto geral
Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.
![Página de livro. Destaque para a seção Em debate e o boxe Glossário.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24387.png)
Em debate
Traz diferentes versões de um mesmo fenômeno ou evento, uma polêmica ou contraponto a versões consolidadas de fatos históricos. As atividades trabalham o debate historiográfico.
Glossário
Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.
![Página de livro. Destaque para a seção Documento.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24412.png)
Documento
Reprodução e exploração de fontes historiográficas e documentos históricos (textos ou imagens), no contexto histórico em que se inserem.
![Página de livro. Destaque para a seção Integrar conhecimentos.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24397.png)
Integrar conhecimentos
Trabalha a integração entre os conhecimentos da História e de outros componentes curriculares, como Geografia, Arte, Ciências e Matemática.
![Página de livro. Destaque para a seção Lugar e cultura.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24337.png)
Lugar e cultura
Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.
![Página de livro. Destaque para a seção Atividades.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24369.png)
As atividades propostas neste livro devem ser respondidas no caderno.
Atividades
Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.
![Página de livro. Destaque para Sugestão de site.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24348.png)
Ícones “Livro”, “Vídeo” e “Site”
Ao longo das páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos esites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.
![Ilustração de três ícones, lado a lado:
- Dispositivo eletrônico com um triângulo na tela indicando Sugestão de site;
- Dois livros empilhados indicando Sugestão de livro.
- Câmera filmadora com um triângulo indicando Sugestão de vídeo.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_23851.png)
![Página de livro. Destaque para o boxe Ler a pintura.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24358.png)
Ler (o mapa, a pintura, a charge, o infográfico, o texto, a fotografia reticências)
Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.
![Página de livro. Destaque para boxe simples.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24377.png)
Boxe simples
Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.
![Páginas de livro. Destaque para a seção Ser no mundo.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24306.png)
Ser no mundo
Seção em página dupla, ao final de quatro Unidades do livro. Trabalha especialmente a identidade do indivíduo ou de seu grupo, partindo de um fato histórico e envolvendo uma questão social, um tema polêmico atual. Trabalha a reflexão, o pensamento crítico, a tomada de posição.
![Páginas de livro. Destaque para a seção Para refletir.](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_24321.png)
Para refletir
Esta seção, também ao final de quatro Unidades do livro e em página dupla, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.
![](../resources/images/im_003_009_amh9_iniciais_f2_g24_la_group_25179.png)
SUMÁRIO
- A república chega ao Brasil 10
- CAPÍTULO 1 – Uma república em construção 12
- A emergência da república 13
- Os conflitos com a Igreja, 14
- A Questão Militar, 14
- A desconfiança de setores da sociedade, 15
- O golpe de 15 de novembro, 15
- Os conflitos no campo 21
- A Guerra de Canudos, 21
- A Guerra do Contestado, 23
- O cangaço, 25
- Os imigrantes 28
- As reformas urbanas 29
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – As reformas urbanas no Rio de Janeiro e em Salvador 30
- A luta pela cidadania 32
- A Revolta da Vacina, 32
- A Revolta da Chibata, 33
- A organização dos movimentos negros no pós-abolição, 34
- A emergência da república 13
- CAPÍTULO 1 – Uma república em construção 12
![Fotografia em preto e branco. Ao fundo, ocupando a maior parte da fotografia, um grande navio com mastros, atracado. Homens com grandes sacos nas costas sobem no navio por uma escada. Os homens usam blusa e calça clara. À direita, perto da embarcação, dois homens caminham para a direita. À esquerda, em primeiro plano, outros dois homens olham para frente. No alto, céu claro.](../resources/images/im_019_f_amh9_u01_f2_g24_1.jpg)
- A grande guerra e a Revolução Russa 42
- CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial 44
- Guerra à vista 45
- Eclode a guerra 46
- O conflito, 47
- A guerra a caminho do fim 49 Tecnologia da destruição 51
- O mundo após a guerra 52
- Em debate – As mulheres e a guerra 53 Atividades 55
- CAPÍTULO 3 – A Primeira Guerra Mundial 44
- O período entreguerras e a Segunda Guerra 70
- CAPÍTULO 5 – O mundo em crise: recessão e totalitarismo 72
- A quebra da Bolsa de Nova York 73
O totalitarismo na Europa 76
- A ascensão do fascismo na Itália, 77
- Na Alemanha: antecedentes, 78
- O Partido Nazista na Alemanha, 79
- Os nazistas no poder, 80
- Atividades 82
- A quebra da Bolsa de Nova York 73
O totalitarismo na Europa 76
- CAPÍTULO 5 – O mundo em crise: recessão e totalitarismo 72
- A Era Vargas 98
- CAPÍTULO 7 – O fim da República Oligárquica 100
- O movimento de 1930 101 Em debate – Revolução de 1930? 103 Lugar e cultura – A conquista do voto feminino 105
- Integralistas e comunistas 106
- Atividades 107
- Tem início o Estado Novo 109
- O crescimento da economia, 109
- Intervenção estatal, 109
- Repressão, violência e tortura 111
- A construção da identidade nacional 112
- Integrar conhecimentos: História e Arte – Arte nacionalista 113
A propaganda política 115
- O cinema e o rádio, 115
- CAPÍTULO 7 – O fim da República Oligárquica 100
- O mundo bipolar 126
- CAPÍTULO 10 – A Guerra Fria 128
- Capitalistas × comunistas 129
- De um lado, Estados Unidos; de outro, União Soviética, 129
- Alemanha dividida, 130
- O endurecimento no bloco socialista, 131
- A histeria anticomunista, 132
- Atividades 134
- A Europa na Guerra Fria 136
- Estado regulamentador e forte, 136
- Maio de 1968: protesto no mundo capitalista, 137
- Revolução Húngara: contestação no bloco comunista, 137
- Documento – A luta por direitos civis 139
- A revolução socialista na China 140
- A Guerra da Coreia 141
- A Guerra do Vietnã 142
- A Revolução Cubana 143
- Atividades 144
- Capitalistas × comunistas 129
- CAPÍTULO 10 – A Guerra Fria 128
- As independências na África e na Ásia 152
- CAPÍTULO 13 – Os processos de independência na África 154
- A crise do colonialismo 155
- O pan-africanismo: uma conquista ideológica 156
- As lutas pela independência na África 157
- O caso do Quênia, 157
- A África Ocidental Francesa, 158
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – Migrações africanas na atualidade 161
- O apartheid na África do Sul 162 Atividades 164
- CAPÍTULO 13 – Os processos de independência na África 154
![Fotografia. Homem negro diante de púlpito, visto da cintura para cima, com o braço direito erguido e a mão direita fechada. Diante dele, há dois microfones; ele tem os cabelos grisalhos, veste camisa de gola branca, gravata cinza, colete preto e por cima, paletó em cinza. Em segundo plano, há diversas pessoas, desfocadas na fotografia.](../resources/images/im_013_f_amh9_u06_f2_g24_1.jpg)
- A conquista da independência e os conflitos internos, 168
- Democracia e ditadura na América do Sul 176
- CAPÍTULO 15 – Brasil: dos “anos dourados” à ditadura 178
- O desenvolvimentismo 179
- A construção de Brasília, 179
- Desigualdades regionais, 180
- As desigualdades sociais continuaram a existir, 180
- O breve governo de Jânio Quadros 182 O governo de Jango 184 A ditadura civil-militar 185
- A democracia acuada 186 Atividades 190
- O desenvolvimentismo 179
- CAPÍTULO 15 – Brasil: dos “anos dourados” à ditadura 178
- O processo de abertura e o fim da ditadura 198
![Fotografia. Pessoas com malas caminham por uma calçada, em fila, em direção a uma porta de entrada à direita. Elas são assessoradas por duas mulheres à esquerda, que usam máscaras de proteção cobrindo nariz e boca, calças e calçados escuros, colete amarelo fluorescente e termômetro em mãos. A figura central, que está prestes a entrar pela porta, usa roupas brancas, viseira plástica e máscara de proteção sobre o rosto, carrega uma mala rosa escuro e uma bolsa a tiracolo; atrás dela, está um homem com máscara de proteção e casaco cinza; ele aguarda com duas malas escuras. Há várias pessoas atrás desse homem, todas com máscaras de proteção. O lugar para onde eles se deslocam abriga algumas pessoas com máscaras de proteção e malas.](../resources/images/im_012_f_amh9_u08_f2_g24_1.jpg)
- Uma nova ordem mundial 221
- Atividades 222
- CAPÍTULO 19 – Inovações e desafios do mundo globalizado 223
- Novas tecnologias: a internet 224
- Problemas sociais e ambientais no mundo globalizado 225
- Integrar conhecimentos: História e Ciências – Os desafios da alimentação no mundo globalizado 226
- As mudanças climáticas, 227
- Escassez de água, 228
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – Quem são e onde estão os refugiados do mundo 235
- Atividades 236
- Governos e políticas sob o regime democrático 238
- O governo de Collor, 238
- A renúncia de Collor e o governo de Itamar Franco, 239
- O governo de Fernando Henrique Cardoso, 240
- O governo de Lula, 242
- O governo de Dilma Rousseff, 243
- O impeachment de Dilma, 243
- O governo de Temer, 244
- O governo de Jair Bolsonaro, 244
- Em debate – As ações afirmativas 246
- Os indígenas no Brasil atual 247
- Lugar e cultura – Protagonismo dos jovens na história 248
- Atividades 249
- Para refletir – O que os governantes e os cidadãos brasileiros devem levar em consideração para alcançar uma cultura de paz? 250