Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
SEGUNDA CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página II
AOS COLEGAS PROFESSORES
- página III
SUMÁRIO
- página IV
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A COLEÇÃO
- página V
Apresentação da obra
- página V
A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página VII
Abordagem teórico-metodológica das seções e sua relação com a
BNCC
Bê êne cê cê
- página IX
Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual
- página XVI
Subsídios para ordenações do conteúdo
- página XVII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 6
º
ano
- página XVIII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 7
º
ano
- página XVIII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 8
º
ano
- página XIX
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 9
º
ano
- página XIX
Algumas terminologias usadas nesta obra para referência aos conteúdos
- página XX
Considerações sobre a avaliação
- página XXI
Diferentes perfis de aprendizagem
- página XXIV
Elementos para a reflexão sobre a prática docente
- página XXVIII
Práticas didático-pedagógicas alinhadas ao papel de professor mediador
- página XXX
Algumas considerações sobre inferir, propor e argumentar
- página XXXIV
Visitas guiadas
- página XXXVIII
Textos para reflexão sobre a prática docente
- página XLI
Sobre a prática reflexiva
- página XLI
Sobre a produção científica ser colaborativa
- página XLIII
Sobre etnociência
- página XLV
Sobre pensamento computacional
- página XLVI
Sobre culturas juvenis
- página XLVIII
Sobre projeto de vida
- página XLIX
Sobre interdisciplinaridade
- página LI
Sobre cultura de paz
- página LII
Sobre
bullying
- página LIII
Sobre automutilação em adolescentes
- página LVI
Sobre violência contra a mulher
- página LVIII
Sobre TDICs
- página LX
CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTE VOLUME (7
º
ANO)
- página LXII
Abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades e competências
- página LXII
BNCC • Competências gerais • 7
º
ano
- página LXVI
BNCC • Competências específicas • 7
º
ano
- página LXVII
BNCC • Habilidades de Ciências • 7
º
ano
- página LXVIII
Temas Contemporâneos Transversais (
TCTs
tê cê tês
) na
BNCC
Bê êne cê cê
- página LXIX
Propostas de avaliação
- página LXX
Aprofundamento ao professor
- página XCI
Referente ao capítulo 1
- página XCI
Referente ao capítulo 3
- página XCII
Referente ao capítulo 4
- página XCIX
Referente ao capítulo 5
- página CII
Referente ao capítulo 6
- página CV
Referente ao capítulo 7
- página CVIII
Referente ao capítulo 8
- página CIX
Referente ao capítulo 11
- página CX
Referente ao capítulo 12
- página CXI
Sugestão de leitura complementar para estudantes
- página CXIII
Sugestão de leitura complementar para professores
- página CXIV
Referencial bibliográfico comentado
- página CXVIII
CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS
- página 3
APRESENTAÇÃO DA OBRA
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE A
- página 12
CAPÍTULO 1
Biodiversidade
- página 12
Motivação
- página 13
Desenvolvimento do tema
- página 14
1. O que significa fazer uma classificação?
- página 14
2. A variedade dos seres vivos
- página 14
3. Classificando os seres vivos
- página 14
4. O conceito de espécie
- página 16
5. Nome das espécies: o sistema de Lineu
- página 16
6. Gênero
- página 17
7. Diferenças individuais em uma espécie
- página 18
8. Biodiversidade
- página 19
9. O que é extinção de uma espécie?
- página 20
10. Recordando: células são estruturas vivas
- página 21
11. Procariotos e eucariotos
- página 23
12. Os três domínios de seres vivos
- página 24
Organização de ideias
- página 26
Use o que aprendeu
- página 27
Explore diferentes linguagens
- página 28
Seu aprendizado não termina aqui
- página 33
CAPÍTULO 2
Adaptação dos seres vivos
- página 34
Motivação
- página 35
Desenvolvimento do tema
- página 36
1. O q
ue é adaptação?
- página 36
2. C
omo acontece a adaptação?
- página 36
3. O
conceito de ecossistema
- página 37
4.
A
daptações aos fatores não vivos
- página 37
5. A
daptação e teias alimentares
- página 39
6. A
daptações ligadas à alimentação
- página 42
7. A
daptações relacionadas à propagação da espécie
- página 43
8. In
teração com outros seres vivos
- página 43
9.
F
luxo de energia nos ecossistemas
- página 44
10. Flu
xo de matéria nos ecossistemas
- página 46
Organização de ideias
- página 47
Use o que aprendeu
- página 48
Explore diferentes linguagens
- página 49
Seu aprendizado não termina aqui
- página 51
CAPÍTULO 3
Diversidade da vida microscópica
- página 52
Motivação
- página 53
Desenvolvimento do tema
- página 53
1. Protozoários
- página 54
2. Há protozoários que causam doenças
- página 54
3. Bactérias
- página 56
4. Há bactérias que causam doenças
- página 57
5. Reprodução das bactérias
- página 57
6. Vírus
- página 58
7. Como ficamos gripados?
- página 59
8. Então os vírus são seres vivos?
- página 59
9. Doenças causadas por vírus
- página 60
Organização de ideias
- página 65
Use o que aprendeu
- página 65
Explore diferentes linguagens
- página 66
Seu aprendizado não termina aqui
- página 68
Fechamento da unidade
- página 69
UNIDADE B
- página 70
CAPÍTULO 4
Fungos
- página 70
Motivação
- página 71
Desenvolvimento do tema
- página 71
1. O fermento biológico é constituído por fungos
- página 71
2. Fungos
- página 72
3. As leveduras
- página 73
4. Os bolores
- página 74
5. Os cogumelos e as orelhas-de-pau
- página 75
6. Liquens
- página 77
Organização de ideias
- página 78
Use o que aprendeu
- página 78
Explore diferentes linguagens
- página 79
Seu aprendizado não termina aqui
- página 80
CAPÍTULO 5
Animais invertebrados: principais grupos
- página 81
Motivação
- página 82
Desenvolvimento do tema
- página 82
1. Poríferos
- página 82
2. Cnidários
- página 84
3. Platelmintos
- página 85
4. Nematódeos
- página 86
5. Anelídeos
- página 86
6. Moluscos
- página 88
7. Artrópodes
- página 89
8. Equinodermos
- página 95
Organização de ideias
- página 97
Explore diferentes linguagens
- página 97
Seu aprendizado não termina aqui
- página 101
CAPÍTULO 6
Saneamento básico
- página 102
Motivação
- página 103
Desenvolvimento do tema
- página 103
1. Parasitismo: uma estratégia de vida
- página 103
2. Esquistossomose
- página 104
3. Teníase
- página 105
4. Cisticercose
- página 106
5. Amarelão
- página 107
6. Ascaridíase
- página 108
7. Água potável e tratamento caseiro
- página 109
8. Distribuição de água encanada
- página 110
9. Águas servidas
- página 111
10. Microrganismos nas águas servidas
- página 111
11. Doenças veiculadas pela água
- página 113
12. Higiene pessoal
- página 114
13. Os tipos de fossa
- página 115
14. Tratamento de
esgoto
esgôto
- página 115
15. Saneamento básico
- página 117
16. Poluição da água
- página 118
Organização de ideias
- página 121
Use o que aprendeu
- página 122
Explore diferentes linguagens
- página 123
Seu aprendizado não termina aqui
- página 127
Fechamento da unidade
- página 128
UNIDADE C
- página 129
CAPÍTULO 7
Peixes, anfíbios e répteis
- página 129
Motivação
- página 130
Desenvolvimento do tema
- página 130
1. Endoesqueleto e exoesqueleto
- página 130
2. A coluna vertebral
- página 130
3. A diversidade dos vertebrados
- página 131
4. Noções sobre reprodução animal
- página 132
5. Peixes
- página 134
Motivação
- página 139
Desenvolvimento do tema
- página 139
6. Anfíbios
- página 139
7. Répteis
- página 142
Organização de ideias
- página 148
Use o que aprendeu
- página 149
Explore diferentes linguagens
- página 150
Seu aprendizado não termina aqui
- página 151
CAPÍTULO 8
Aves e mamíferos
- página 152
Motivação
- página 153
Desenvolvimento do tema
- página 154
1. Aves
- página 154
2. Mamíferos
- página 157
3. O
controle
contrôle
da temperatura corporal
- página 159
Organização de ideias
- página 160
Use o que aprendeu
- página 161
Explore diferentes linguagens
- página 161
Seu aprendizado não termina aqui
- página 164
CAPÍTULO 9
Principais biomas brasileiros
- página 165
Motivação
- página 166
Desenvolvimento do tema
- página 166
1. Floresta Amazônica
- página 166
2. Mata Atlântica
- página 170
3. Floresta de Araucárias
- página 171
4. Caatinga
- página 172
5. Faixa de transição: Mata dos Cocais
- página 172
6. Cerrado
- página 173
7. Faixa de transição: Pantanal
- página 174
8. Pampas
- página 175
Organização de ideias
- página 177
Use o que aprendeu
- página 178
Explore diferentes linguagens
- página 178
Seu aprendizado não termina aqui
- página 179
Fechamento da unidade
- página 180
UNIDADE D
- página 181
CAPÍTULO 10
Máquinas simples
- página 181
Motivação
- página 182
Desenvolvimento do tema
- página 182
1.
Há vários tipos de máquinas
- página 182
2.
O
que são máquinas simples?
- página 182
3.
Roda-eixo
- página 183
4.
Alavanca
- página 183
5.
Polia ou roldana
- página 184
6.
Engrenagem
- página 185
7.
Plano inclinado
- página 186
Motivação
- página 187
Desenvolvimento do tema
- página 187
8.
Cunha
- página 187
9.
Parafuso
- página 188
10.
Tecnologia e seus impactos
- página 190
Organização de ideias
- página 192
Use o que aprendeu
- página 193
Explore diferentes linguagens
- página 193
Seu aprendizado não termina aqui
- página 194
CAPÍTULO 11
Temperatura, calor e efeito estufa
- página 195
Motivação
- página 196
Desenvolvimento do tema
- página 196
1.
Escala de temperatura
- página 196
2.
Calor e troca de calor
- página 198
3.
Condução térmica
- página 199
4. Convecção térmica
- página 201
Motivação
- página 203
Desenvolvimento do tema
- página 203
5.
Sensações térmicas podem enganar
- página 203
6.
Irradiação térmica
- página 205
7.
Como funciona a garrafa térmica?
- página 206
8.
Aquecimento global
- página 207
Organização de ideias
- página 210
Use o que aprendeu
- página 211
Explore diferentes linguagens
- página 212
Seu aprendizado não termina aqui
- página 212
CAPÍTULO 12
Gases da atmosfera e placas da litosfera
- página 213
Motivação
- página 214
Desenvolvimento do tema
- página 214
1. O
ar é uma mistura
- página 214
2.
O gás oxigênio
- página 215
3.
O gás nitrogênio
- página 218
Motivação
- página 218
Desenvolvimento do tema
- página 218
4.
O gás carbônico
- página 218
5.
Poluição do ar
- página 219
6.
A camada de ozônio e a poluição por
CFCs
cê éfe cês
- página 222
7.
Placas litosféricas
- página 223
8.
Vulcões, terremotos e
tsunamis
- página 228
Organização de ideias
- página 229
Use o que aprendeu
- página 230
Explore diferentes linguagens
- página 230
Seu aprendizado não termina aqui
- página 232
Fechamento da unidade
- página 233
SUPLEMENTO DE PROJETOS
- página 234
PROJETO 1 – O uso do microscópio
- página 235
PROJETO 2 –
Acompanhando a decomposição da banana
- página 237
PROJETO 3 – Investigando o nível da água
- página 238
PROJETO 4 – A coluna vertebral
- página 239
PROJETO 5 – Retardando a troca de calor
- página 240
PROJETO 6 – Inflando um balão com gás carbônico
- página 241
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO
- página 242
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos