![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_0001_corrigido-1.png)
APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 7º ano!
Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.
Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.
Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.
Boa viagem de estudos!
Os autores
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_0001_corrigido-1.png)
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
Organização do livro
Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.
![Página de livro. Destaque para a abertura da Unidade 5 e para o boxe Verifique sua bagagem.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11465.png)
Abertura de Unidade
Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.
Verifique sua bagagem
Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.
![Página de livro. Destaque para a abertura do Percurso 2 e glossário.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11466.png)
Percurso
Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, esquemas, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.
Glossário
Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.
![Página de livro. Destaque para a seção Quem lê viaja mais e para a seção No seu contexto.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11467.png)
Seções laterais
Sugerem livros, vídeos, sites e podcasts que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.
No seu contexto
Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.
![Página de livro. Destaque para a seção Cruzando saberes.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11468.png)
Cruzando saberes
Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, ou de autoria própria, que possibilitam o trabalho com temas contemporâneos transversais ou complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.
![Página de livro. Destaque para a seção Mochila de ferramentas.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11469.png)
Mochila de ferramentas
Apresenta e desenvolve procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.
Conhecendo os recursos do livro
![Página de livro. Destaque para a seção Rotas e encontros.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11684.png)
Rotas e encontros
Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Atividades dos percursos 13 e 14.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11687.png)
Atividades
Uma seção de atividades, em duas páginas, sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Desembarque em outras linguagens.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11685.png)
Desembarque em outras linguagens
Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens artísticas são variadas (desenho, fotografia, literatura, entre outras).
Expressão artística ou linguagem que o artista representa.
Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.
Atividades que estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Caminhos digitais e para os boxes Confira e Fique ligado!.](../resources/images/im_003_011_eg7_iniciais_f2_lp_g24_group_11686.png)
Caminhos digitais
Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.
Confira
Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.
Fique ligado!
Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_0001_corrigido-1.png)
SUMÁRIO
![Unidade 1](../resources/images/im_icone_sumario_1_v7.png)
Percurso 1. Localização e extensão do território brasileiro 13
Como localizar o território brasileiro?, 13 • Extensão do território brasileiro, 16 • Pontos extremos do território brasileiro, 17 • Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais, 17 • Os fusos horários, 18
Mochila de ferramentas – Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários 19
Percurso 2. A formação do território brasileiro e a construção de espaços geográficos 20
A formação territorial, 20 • O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro, 25
Cruzando saberes – O imaginário social sobre os indígenas 27
Atividades dos percursos 1 e 2 28
Percurso 3. A regionalização do território brasileiro 30
Regionalização e região: o que são?, 30 • Brasil: regionalização oficial, 30 • Regionalizações não oficiais, 31
Percurso 4. Domínios naturais: ameaças e conservação 32
Os domínios morfoclimáticos, 32 • Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil, 34 • As Unidades de Conservação, 36 • Paisagens e estereótipos, 37
Atividades dos percursos 3 e 4 38
Desembarque em outras linguagens – Araquém Alcântara: Geografia e fotografia 40
![Unidade 2](../resources/images/im_icone_sumario_2_v7.png)
Percurso 5. Brasil: distribuição e crescimento da população 43
Brasil: país populoso e pouco povoado, 43 • A distribuição da população pelo território brasileiro, 44 • O censo, 45
Mochila de ferramentas – Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular 46
O crescimento da população brasileira, 48
Cruzando saberes – “Onda estrangeira” força adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo 49
Natalidade e fecundidade em queda, 51 • Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida, 52
Percurso 6. Brasil: migrações internas e emigração 53
O que é migração, 53 • Migrações internas no Brasil em tempos recentes, 53 • O êxodo rural, 56 • Deslocamentos temporários de população, 56 • Emigrantes brasileiros, 56
Rotas e encontros – A migração por quem a viveu 57
Atividades dos percursos 5 e 6 58
Percurso 7. População e trabalho: mulheres, crianças e idosos 60
A população segundo os setores de produção, 60
Mochila de ferramentas – Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas 62
Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho, 64 • O trabalho infantil no Brasil, 66 • A pirâmide etária do Brasil, 66
Percurso 8. Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros 68
Brasil: país de muitos povos e culturas, 68
• Grupos formadores da população brasileira, 68 • Os brasileiros nos censos do IBGE, 70 • Os afro-brasileiros no Brasil atual, 71
Cruzando saberes – Desigualdade de rendimento segundo a cor 73
O combate aos preconceitos no Brasil, 74
Atividades dos percursos 7 e 8 76
![Unidade 3](../resources/images/im_icone_sumario_3_v7.png)
Brasil: industrialização, consumo e o espaço das redes, 78
Percurso 9. A industrialização brasileira 79
Do século XX ao XXI: fases da indústria no Brasil, 79 • Concentração e relativa desconcentração industrial, 80 • Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território, 82
Rotas e encontros – Brasileira é promessa da nova geração de cientistas 85
Percurso 10. A sociedade de consumo e o meio ambiente 86
A sociedade de consumo e do desperdício, 86 • Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais, 87 • Desenvolvimento ecologicamente sustentável, 89 • Consumo consciente e educação financeira, 90
Atividades dos percursos 9 e 10 91
Percurso 11. Redes de transporte no Brasil 93
Redes e espaço geográfico, 93 • Rede rodoviária, 94 • Rede ferroviária, 97 • Rede aquaviária, 99 • Rede aérea, 102
Percurso 12. Redes de comunicação no Brasil 104
O que é comunicação, 104
Atividades dos percursos 11 e 12 108
![Unidade 4](../resources/images/im_icone_sumario_4_v7.png)
Região Norte, 110
Percurso 13. Região Norte: localização e meio natural 111
Região Norte ou Amazônia?, 111 • Aspectos físicos gerais, 113
Cruzando saberes – Os projetos Ferrogrão (EF-170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas 118
Rotas e encontros – Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira 119
Percurso 14. Região Norte: a construção de espaços geográficos 120
A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930, 120 • A construção do espaço geográfico – após 1930, 122
Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer um mapa pictórico 127
Atividades dos percursos 13 e 14 128
Percurso 15. Amazônia: conflitos, desmatamento e biodiversidade 130
A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes, 130 • O desmatamento na Amazônia, 131
Cruzando saberes – Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente 133
A biodiversidade da Amazônia, 134
Percurso 16. Amazônia: o desenvolvimento sustentável 135
Organização não governamental (ONG), 135 • O desenvolvimento sustentável na Amazônia, 136 • As reservas extrativistas, 137
Atividades dos percursos 15 e 16 138
![Unidade 5](../resources/images/im_icone_sumario_5_v7.png)
Região Nordeste, 142
Percurso 17. Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata 143
A diversidade no Nordeste, 143 • As sub-regiões do Nordeste, 145 • A Zona da Mata: localização e condições naturais, 145 • Zona da Mata: as metrópoles, 147 • Zona da Mata: aspectos gerais da economia, 148
Rotas e encontros – As pescadoras artesanais da praia de Suape (PE) 150
O Agreste: localização e condições naturais, 151 • As cidades do Agreste, 152 • Agreste: economia, 153
Atividades dos percursos 17 e 18 154
O Sertão: localização e condições naturais, 156 • O Rio São Francisco, 158 • Sertão: economia, 160
As questões sociais e políticas da seca, 162
Rotas e encontros – Parque Nacional Serra da Capivara 163
O Meio-Norte: localização e condições naturais, 164 • Meio-Norte: construção inicial do espaço, 166 • As capitais regionais e outras cidades, 167 • Meio-Norte: economia, 167
Cruzando saberes – A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MA) 169
Atividades dos percursos 19 e 20 170
Desembarque em outras linguagens – Moraes Moreira: Geografia na música 172
![Unidade 6](../resources/images/im_icone_sumario_6_v7.png)
Região Sudeste, 174
Percurso 21. Região Sudeste: o meio natural 175
Apresentação, 175 • Aspectos do meio natural, 176
Percurso 22. Região Sudeste: ocupação e povoamento 181
O início do povoamento, 181 • Da Vila de São Paulo para o interior, 182 • A mineração e a produção de espaço, 183 • A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste, 184
Atividades dos percursos 21 e 22 186
Percurso 23. Região Sudeste: a cafeicultura e a organização do espaço 188
A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo, 188 • A cafeicultura e a imigração estrangeira, 190
Percurso 24. Região Sudeste: população e economia 192
População, 192 • Economia, 193
Cruzando saberes – Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro 195
Cruzando saberes – Os rastros de destruição 198
Mochila de ferramentas – Como interpretar e elaborar um histograma 199
Atividades dos percursos 23 e 24 200
![Unidade 7](../resources/images/im_icone_sumario_7_v7.png)
Região Sul, 202
Percurso 25. Região Sul: o meio natural 203
Apresentação, 203 • Aspectos do meio natural, 204
Cruzando saberes – Aquífero Guarani 210
Percurso 26. Região Sul: a construção de espaços geográficos 211
Ocupação europeia da Região Sul, 211
Atividades dos percursos 25 e 26 217
Percurso 27. Região Sul: problemas ambientais 219
A produção de espaços geográficos e a natureza, 219 • Região Sul: desmatamento, 219
Cruzando saberes – Os faxinais e a preservação 222
Principais problemas ambientais, 223
Cruzando saberes – Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina 226
Percurso 28. Região Sul: população e economia 228
População, 228 • Economia, 229
Atividades dos percursos 27 e 28 234
![Unidade 8](../resources/images/im_icone_sumario_8_v7.png)
Região Centro-Oeste, 236
Percurso 29. Região Centro-Oeste: localização e meio natural 237
Apresentação, 237 • Aspectos do meio natural, 238 • Pantanal, 242
Percurso 30. Região Centro-Oeste: a construção de espaços geográficos 244
Os primeiros exploradores, 244 • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste, 246 • Até meados do século XX, um povoamento escasso, 247
Rotas e encontros – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga 249
Atividades dos percursos 29 e 30 250
Percurso 31. Região Centro-Oeste: a dinamização da economia 252
O avanço da ocupação territorial, 252 • Infraestrutura e integração regional, 255 • A organização atual do espaço geográfico, 257
Percurso 32. Região Centro-Oeste: população, economia e meio ambiente 258
Crescimento da população, 258 • Crescimento do PIB, 258 • Centro-Oeste: economia em plena expansão, 259 • O extrativismo, 262 • Indústria, 263
Cruzando saberes – Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste 264
Mochila de ferramentas – Pesquisa por meio de entrevista estruturada 265
Atividades dos percursos 31 e 32 266
Caminhos digitais – Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital 268
Bibliografia 271