APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 7º ano!
Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.
Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.
Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.
Boa viagem de estudos!
Os autores
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
Organização do livro
Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.
Abertura de Unidade
Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.
Verifique sua bagagem
Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.
Percurso
Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, esquemas, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.
Glossário
Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.
Seções laterais
Sugerem livros, vídeos, sites e podcasts que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.
No seu contexto
Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.
Cruzando saberes
Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, ou de autoria própria, que possibilitam o trabalho com temas contemporâneos transversais ou complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.
Mochila de ferramentas
Apresenta e desenvolve procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.
Conhecendo os recursos do livro
Rotas e encontros
Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.
Atividades
Uma seção de atividades, em duas páginas, sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.
Desembarque em outras linguagens
Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens artísticas são variadas (desenho, fotografia, literatura, entre outras).
Expressão artística ou linguagem que o artista representa.
Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.
Atividades que estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.
Caminhos digitais
Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.
Confira
Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.
Fique ligado!
Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.
SUMÁRIO
Percurso 1. Localização e extensão do território brasileiro 13
Como localizar o território brasileiro?, 13 • Extensão do território brasileiro, 16 • Pontos extremos do território brasileiro, 17 • Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais, 17 • Os fusos horários, 18
Mochila de ferramentas – Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários 19
Percurso 2. A formação do território brasileiro e a construção de espaços geográficos 20
A formação territorial, 20 • O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro, 25
Cruzando saberes – O imaginário social sobre os indígenas 27
Atividades dos percursos 1 e 2 28
Percurso 3. A regionalização do território brasileiro 30
Regionalização e região: o que são?, 30 • Brasil: regionalização oficial, 30 • Regionalizações não oficiais, 31
Percurso 4. Domínios naturais: ameaças e conservação 32
Os domínios morfoclimáticos, 32 • Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil, 34 • As Unidades de Conservação, 36 • Paisagens e estereótipos, 37
Atividades dos percursos 3 e 4 38
Desembarque em outras linguagens – Araquém Alcântara: Geografia e fotografia 40
Percurso 5. Brasil: distribuição e crescimento da população 43
Brasil: país populoso e pouco povoado, 43 • A distribuição da população pelo território brasileiro, 44 • O censo, 45
Mochila de ferramentas – Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular 46
O crescimento da população brasileira, 48
Cruzando saberes – “Onda estrangeira” força adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo 49
Natalidade e fecundidade em queda, 51 • Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida, 52
Percurso 6. Brasil: migrações internas e emigração 53
O que é migração, 53 • Migrações internas no Brasil em tempos recentes, 53 • O êxodo rural, 56 • Deslocamentos temporários de população, 56 • Emigrantes brasileiros, 56
Rotas e encontros – A migração por quem a viveu 57
Atividades dos percursos 5 e 6 58
Percurso 7. População e trabalho: mulheres, crianças e idosos 60
A população segundo os setores de produção, 60
Mochila de ferramentas – Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas 62
Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho, 64 • O trabalho infantil no Brasil, 66 • A pirâmide etária do Brasil, 66
Percurso 8. Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros 68
Brasil: país de muitos povos e culturas, 68
• Grupos formadores da população brasileira, 68 • Os brasileiros nos censos do IBGE, 70 • Os afro-brasileiros no Brasil atual, 71
Cruzando saberes – Desigualdade de rendimento segundo a cor 73
O combate aos preconceitos no Brasil, 74
Atividades dos percursos 7 e 8 76
Brasil: industrialização, consumo e o espaço das redes, 78
Percurso 9. A industrialização brasileira 79
Do século XX ao XXI: fases da indústria no Brasil, 79 • Concentração e relativa desconcentração industrial, 80 • Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território, 82
Rotas e encontros – Brasileira é promessa da nova geração de cientistas 85
Percurso 10. A sociedade de consumo e o meio ambiente 86
A sociedade de consumo e do desperdício, 86 • Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais, 87 • Desenvolvimento ecologicamente sustentável, 89 • Consumo consciente e educação financeira, 90
Atividades dos percursos 9 e 10 91
Percurso 11. Redes de transporte no Brasil 93
Redes e espaço geográfico, 93 • Rede rodoviária, 94 • Rede ferroviária, 97 • Rede aquaviária, 99 • Rede aérea, 102
Percurso 12. Redes de comunicação no Brasil 104
O que é comunicação, 104
Atividades dos percursos 11 e 12 108
Região Norte, 110
Percurso 13. Região Norte: localização e meio natural 111
Região Norte ou Amazônia?, 111 • Aspectos físicos gerais, 113
Cruzando saberes – Os projetos Ferrogrão (EF-170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas 118
Rotas e encontros – Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira 119
Percurso 14. Região Norte: a construção de espaços geográficos 120
A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930, 120 • A construção do espaço geográfico – após 1930, 122
Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer um mapa pictórico 127
Atividades dos percursos 13 e 14 128
Percurso 15. Amazônia: conflitos, desmatamento e biodiversidade 130
A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes, 130 • O desmatamento na Amazônia, 131
Cruzando saberes – Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente 133
A biodiversidade da Amazônia, 134
Percurso 16. Amazônia: o desenvolvimento sustentável 135
Organização não governamental (ONG), 135 • O desenvolvimento sustentável na Amazônia, 136 • As reservas extrativistas, 137
Atividades dos percursos 15 e 16 138
Região Nordeste, 142
Percurso 17. Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata 143
A diversidade no Nordeste, 143 • As sub-regiões do Nordeste, 145 • A Zona da Mata: localização e condições naturais, 145 • Zona da Mata: as metrópoles, 147 • Zona da Mata: aspectos gerais da economia, 148
Rotas e encontros – As pescadoras artesanais da praia de Suape (PE) 150
O Agreste: localização e condições naturais, 151 • As cidades do Agreste, 152 • Agreste: economia, 153
Atividades dos percursos 17 e 18 154
O Sertão: localização e condições naturais, 156 • O Rio São Francisco, 158 • Sertão: economia, 160
As questões sociais e políticas da seca, 162
Rotas e encontros – Parque Nacional Serra da Capivara 163
O Meio-Norte: localização e condições naturais, 164 • Meio-Norte: construção inicial do espaço, 166 • As capitais regionais e outras cidades, 167 • Meio-Norte: economia, 167
Cruzando saberes – A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MA) 169
Atividades dos percursos 19 e 20 170
Desembarque em outras linguagens – Moraes Moreira: Geografia na música 172
Região Sudeste, 174
Percurso 21. Região Sudeste: o meio natural 175
Apresentação, 175 • Aspectos do meio natural, 176
Percurso 22. Região Sudeste: ocupação e povoamento 181
O início do povoamento, 181 • Da Vila de São Paulo para o interior, 182 • A mineração e a produção de espaço, 183 • A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste, 184
Atividades dos percursos 21 e 22 186
Percurso 23. Região Sudeste: a cafeicultura e a organização do espaço 188
A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo, 188 • A cafeicultura e a imigração estrangeira, 190
Percurso 24. Região Sudeste: população e economia 192
População, 192 • Economia, 193
Cruzando saberes – Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro 195
Cruzando saberes – Os rastros de destruição 198
Mochila de ferramentas – Como interpretar e elaborar um histograma 199
Atividades dos percursos 23 e 24 200
Região Sul, 202
Percurso 25. Região Sul: o meio natural 203
Apresentação, 203 • Aspectos do meio natural, 204
Cruzando saberes – Aquífero Guarani 210
Percurso 26. Região Sul: a construção de espaços geográficos 211
Ocupação europeia da Região Sul, 211
Atividades dos percursos 25 e 26 217
Percurso 27. Região Sul: problemas ambientais 219
A produção de espaços geográficos e a natureza, 219 • Região Sul: desmatamento, 219
Cruzando saberes – Os faxinais e a preservação 222
Principais problemas ambientais, 223
Cruzando saberes – Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina 226
Percurso 28. Região Sul: população e economia 228
População, 228 • Economia, 229
Atividades dos percursos 27 e 28 234
Região Centro-Oeste, 236
Percurso 29. Região Centro-Oeste: localização e meio natural 237
Apresentação, 237 • Aspectos do meio natural, 238 • Pantanal, 242
Percurso 30. Região Centro-Oeste: a construção de espaços geográficos 244
Os primeiros exploradores, 244 • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste, 246 • Até meados do século XX, um povoamento escasso, 247
Rotas e encontros – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga 249
Atividades dos percursos 29 e 30 250
Percurso 31. Região Centro-Oeste: a dinamização da economia 252
O avanço da ocupação territorial, 252 • Infraestrutura e integração regional, 255 • A organização atual do espaço geográfico, 257
Percurso 32. Região Centro-Oeste: população, economia e meio ambiente 258
Crescimento da população, 258 • Crescimento do PIB, 258 • Centro-Oeste: economia em plena expansão, 259 • O extrativismo, 262 • Indústria, 263
Cruzando saberes – Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste 264
Mochila de ferramentas – Pesquisa por meio de entrevista estruturada 265
Atividades dos percursos 31 e 32 266
Caminhos digitais – Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital 268
Bibliografia 271