APRESENTAÇÃO

Caro estudante,

Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 7º ano!

Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.

Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.

Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.

Boa viagem de estudos!

Os autores

CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO

Organização do livro

Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.

Página de livro. Destaque para a abertura da Unidade 5 e para o boxe Verifique sua bagagem.

Abertura de Unidade

Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.

Verifique sua bagagem

Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.

Página de livro. Destaque para a abertura do Percurso 2 e glossário.

Percurso

Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, esquemas, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.

Glossário

Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.

Página de livro. Destaque para a seção Quem lê  viaja mais e para a seção No seu contexto.

Seções laterais

Sugerem livros, vídeos, sites e podcasts que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.

No seu contexto

Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.

Página de livro. Destaque para a seção Cruzando saberes.

Cruzando saberes

Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, ou de autoria própria, que possibilitam o trabalho com temas contemporâneos transversais ou complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.

Página de livro. Destaque para a seção Mochila de ferramentas.

Mochila de ferramentas

Apresenta e desenvolve procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.

Conhecendo os recursos do livro

Página de livro. Destaque para a seção Rotas e encontros.

Rotas e encontros

Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Atividades dos percursos 13 e 14.

Atividades

Uma seção de atividades, em duas páginas, sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Desembarque em outras linguagens.

Desembarque em outras linguagens

Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens artísticas são variadas (desenho, fotografia, literatura, entre outras).

Expressão artística ou linguagem que o artista representa.

Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.

Atividades que estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Caminhos digitais e para os boxes Confira e Fique ligado!.

Caminhos digitais

Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.

Confira

Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.

Fique ligado!

Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.

SUMÁRIO


Unidade 1

O território brasileiro, 12

Percurso 1. Localização e extensão do território brasileiro 13

Como localizar o território brasileiro?, 13 • Extensão do território brasileiro, 16 • Pontos extremos do território brasileiro, 17 • Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais, 17 • Os fusos horários, 18

Mochila de ferramentas – Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários 19

Percurso 2. A formação do território brasileiro e a construção de espaços geográficos 20

A formação territorial, 20 • O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro, 25

Cruzando saberes – O imaginário social sobre os indígenas 27

Atividades dos percursos 1 e 2 28

Percurso 3. A regionalização do território brasileiro 30

Regionalização e região: o que são?, 30 • Brasil: regionalização oficial, 30 • Regionalizações não oficiais, 31

Percurso 4. Domínios naturais: ameaças e conservação 32

Os domínios morfoclimáticos, 32 • Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil, 34 • As Unidades de Conservação, 36 • Paisagens e estereótipos, 37

Atividades dos percursos 3 e 4 38

Desembarque em outras linguagens – Araquém Alcântara: Geografia e fotografia 40


Unidade 2

A população brasileira, 42

Percurso 5. Brasil: distribuição e crescimento da população 43

Brasil: país populoso e pouco povoado, 43 • A distribuição da população pelo território brasileiro, 44 • O censo, 45

Mochila de ferramentas – Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular 46

O crescimento da população brasileira, 48

Cruzando saberes – “Onda estrangeira” força adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo 49

Natalidade e fecundidade em queda, 51 • Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida, 52

Percurso 6. Brasil: migrações internas e emigração 53

O que é migração, 53 • Migrações internas no Brasil em tempos recentes, 53 • O êxodo rural, 56 • Deslocamentos temporários de população, 56 • Emigrantes brasileiros, 56

Rotas e encontros – A migração por quem a viveu 57

Atividades dos percursos 5 e 6 58

Percurso 7. População e trabalho: mulheres, crianças e idosos 60

A população segundo os setores de produção, 60

Mochila de ferramentas – Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas 62

Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho, 64 • O trabalho infantil no Brasil, 66 • A pirâmide etária do Brasil, 66

Percurso 8. Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros 68

Brasil: país de muitos povos e culturas, 68

Grupos formadores da população brasileira, 68 • Os brasileiros nos censos do IBGE, 70 • Os afro-brasileiros no Brasil atual, 71

Cruzando saberes – Desigualdade de rendimento segundo a cor 73

O combate aos preconceitos no Brasil, 74

Atividades dos percursos 7 e 8 76


Unidade 3

Brasil: industrialização, consumo e o espaço das redes, 78

Percurso 9. A industrialização brasileira 79

Do século XX ao XXI: fases da indústria no Brasil, 79 • Concentração e relativa desconcentração industrial, 80 • Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território, 82

Rotas e encontros – Brasileira é promessa da nova geração de cientistas 85

Percurso 10. A sociedade de consumo e o meio ambiente 86

A sociedade de consumo e do desperdício, 86 • Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais, 87 • Desenvolvimento ecologicamente sustentável, 89 • Consumo consciente e educação financeira, 90

Atividades dos percursos 9 e 10 91

Percurso 11. Redes de transporte no Brasil 93

Redes e espaço geográfico, 93 • Rede rodoviária, 94 • Rede ferroviária, 97 • Rede aquaviária, 99 • Rede aérea, 102

Percurso 12. Redes de comunicação no Brasil 104

O que é comunicação, 104

Atividades dos percursos 11 e 12 108


Unidade 4

Região Norte, 110

Percurso 13. Região Norte: localização e meio natural 111

Região Norte ou Amazônia?, 111 • Aspectos físicos gerais, 113

Cruzando saberes – Os projetos Ferrogrão (EF-170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas 118

Rotas e encontros – Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira 119

Percurso 14. Região Norte: a construção de espaços geográficos 120

A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930, 120 • A construção do espaço geográfico – após 1930, 122

Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer um mapa pictórico 127

Atividades dos percursos 13 e 14 128

Percurso 15. Amazônia: conflitos, desmatamento e biodiversidade 130

A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes, 130 • O desmatamento na Amazônia, 131

Cruzando saberes – Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente 133

A biodiversidade da Amazônia, 134

Percurso 16. Amazônia: o desenvolvimento sustentável 135

Organização não governamental (ONG), 135 • O desenvolvimento sustentável na Amazônia, 136 • As reservas extrativistas, 137

Atividades dos percursos 15 e 16 138

Caminhos digitais – Na Amazônia, indígenas usam mapeamento colaborativo em defesa da floresta e de seus direitos 140

Unidade 5

Região Nordeste, 142

Percurso 17. Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata 143

A diversidade no Nordeste, 143 • As sub-regiões do Nordeste, 145 • A Zona da Mata: localização e condições naturais, 145 • Zona da Mata: as metrópoles, 147 • Zona da Mata: aspectos gerais da economia, 148

Rotas e encontros – As pescadoras artesanais da praia de Suape (PE) 150

Percurso 18. O Agreste 151

O Agreste: localização e condições naturais, 151 • As cidades do Agreste, 152 • Agreste: economia, 153

Atividades dos percursos 17 e 18 154

Percurso 19. O Sertão 156

O Sertão: localização e condições naturais, 156 • O Rio São Francisco, 158 • Sertão: economia, 160

Cruzando saberes – Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro 161

As questões sociais e políticas da seca, 162

Rotas e encontros – Parque Nacional Serra da Capivara 163

Percurso 20. O Meio-Norte 164

O Meio-Norte: localização e condições naturais, 164 • Meio-Norte: construção inicial do espaço, 166 • As capitais regionais e outras cidades, 167 • Meio-Norte: economia, 167

Cruzando saberes – A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MA) 169

Atividades dos percursos 19 e 20 170

Desembarque em outras linguagens – Moraes Moreira: Geografia na música 172


Unidade 6

Região Sudeste, 174

Percurso 21. Região Sudeste: o meio natural 175

Apresentação, 175 Aspectos do meio natural, 176

Percurso 22. Região Sudeste: ocupação e povoamento 181

O início do povoamento, 181 • Da Vila de São Paulo para o interior, 182 • A mineração e a produção de espaço, 183 • A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste, 184

Atividades dos percursos 21 e 22 186

Percurso 23. Região Sudeste: a cafeicultura e a organização do espaço 188

A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo, 188 • A cafeicultura e a imigração estrangeira, 190

Percurso 24. Região Sudeste: população e economia 192

População, 192 • Economia, 193

Cruzando saberes – Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro 195

Cruzando saberes – Os rastros de destruição 198

Mochila de ferramentas – Como interpretar e elaborar um histograma 199

Atividades dos percursos 23 e 24 200

Unidade 7

Região Sul, 202

Percurso 25. Região Sul: o meio natural 203

Apresentação, 203 Aspectos do meio natural, 204

Cruzando saberes – Aquífero Guarani 210

Percurso 26. Região Sul: a construção de espaços geográficos 211

Ocupação europeia da Região Sul, 211

Atividades dos percursos 25 e 26 217

Percurso 27. Região Sul: problemas ambientais 219

A produção de espaços geográficos e a natureza, 219 • Região Sul: desmatamento, 219

Cruzando saberes – Os faxinais e a preservação 222

Principais problemas ambientais, 223

Cruzando saberes – Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina 226

Percurso 28. Região Sul: população e economia 228

População, 228 Economia, 229

Atividades dos percursos 27 e 28 234


Unidade 8

Região Centro-Oeste, 236

Percurso 29. Região Centro-Oeste: localização e meio natural 237

Apresentação, 237 Aspectos do meio natural, 238 Pantanal, 242

Percurso 30. Região Centro-Oeste: a construção de espaços geográficos 244

Os primeiros exploradores, 244 • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste, 246 • Até meados do século XX, um povoamento escasso, 247

Rotas e encontros – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga 249

Atividades dos percursos 29 e 30 250

Percurso 31. Região Centro-Oeste: a dinamização da economia 252

O avanço da ocupação territorial, 252 • Infraestrutura e integração regional, 255 • A organização atual do espaço geográfico, 257

Percurso 32. Região Centro-Oeste: população, economia e meio ambiente 258

Crescimento da população, 258 • Crescimento do PIB, 258 • Centro-Oeste: economia em plena expansão, 259 • O extrativismo, 262 • Indústria, 263

Cruzando saberes – Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste 264

Mochila de ferramentas – Pesquisa por meio de entrevista estruturada 265

Atividades dos percursos 31 e 32 266

Caminhos digitais – Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital 268

Planisfério político 270

Bibliografia 271