APRESENTAÇÃO

Caro estudante,

Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 8º ano!

Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.

Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e atitudes cuja contribuição seja o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.

Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.

Boa viagem de estudos!

Os autores

CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO

Organização do livro

Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.

Página de livro. Destaque para a abertura da unidade 1 e para o boxe Verifique sua bagagem.

Abertura de Unidade

Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.

Verifique sua bagagem

Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.

Página de livro. Destaque para a abertura do Percurso 26 e glossário.

Percurso

Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.

Glossário

Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.

Página de livro. Destaque para a seção No seu contexto e seção Quem lê viaja mais.

No seu contexto

Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.

Seções laterais

Sugerem livros, vídeos e sáites que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.

Página de livro. Destaque para a seção Cruzando saberes.

Cruzando saberes

Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sáites, que desenvolvem temas transversais e complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.

Página de livro. Destaque para a seção Mochila de ferramentas.

Mochila de ferramentas

Traz procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.

Página de livro. Destaque para a seção Rotas e encontros.

Rotas e encontros

Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Atividades dos percursos 19 e 20.

Atividades

Uma seção de atividades sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Desembarque em outras linguagens.

Desembarque em outras linguagens

Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens são variadas, geralmente ligadas às artes e à literatura.

Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.

Expressão artística ou linguagem que o artista representa.

Atividades estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.

Duas páginas de livro. Destaque para a seção Caminhos digitais e para os boxes Confira e Fique ligado!.

Caminhos digitais

Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.

Fique ligado!

Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.

Confira

Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.

SUMÁRIO


Unidade 1

Espaço mundial: diversidade e regionalização, 12

Percurso 1. Os continentes e os oceanos 13

Os continentes, 13 • As áreas dos continentes e dos oceanos, 15

Percurso 2. Estado, nação e outros conceitos 16

Noções básicas para evitar enganos, 16

Rotas e encontros – O Estado do Vaticano, o menor do mundo 19

O mapa político do mundo está definido?, 20

Cruzando saberes – Segunda divisão da ONU 21

Atividades dos percursos 1 e 2 22

Percurso 3. Diversos modos de ver e estudar o mundo 24

A escala dos estudos geográficos, 24 • Vários mundos em um só, 24 • O mundo físico, 24 • O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações, 25

Percurso 4. Outras regionalizações do espaço mundial 32

Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico, 32 • Segundo o Produto Interno Bruto (PIB), 32 • Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 34 • Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social, 35 • O caráter transitório das regionalizações, 38

Mochila de ferramentas – Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo 39

Atividades dos percursos 3 e 4 40

Desembarque em outras linguagens – Vik Muniz: Geografia e artes plásticas 42


Unidade 2

População mundial, fluxos migratórios e problemas urbanos na América Latina, 44

Percurso 5. Dispersão da população mundial e migrações 45

Dispersão da população humana pelo planeta, 45 • Migrações internacionais, 46

Cruzando saberes – Rotas de dispersão da população humana na Terra 47

Algumas grandes dispersões humanas, 48 • Refugiados e deslocados internos no mundo atual, 51

Percurso 6. População mundial: distribuição e dinâmica demográfica 53

O crescimento da população mundial, 53 • Distribuição da população, 55 • Desigualdades na dinâmica demográfica, 58

Mochila de ferramentas – Interpretação de pirâmide etária 60

Atividades dos percursos 5 e 6 61

Percurso 7. Fluxos migratórios na América Latina 63

América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes, 63 • América Central: rotas migratórias e maiores perigos enfrentados pelos migrantes, 67 • Políticas migratórias na América Latina, 69

Rotas e encontros – Migrações e redes sociais 70

Percurso 8. Os problemas das cidades latino-americanas 71

América Latina: urbanização tardia, 71 • Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas, 72 • América Latina: segregação socioespacial urbana, 74 • América Latina: movimentos sociais, 75

Cruzando saberes – Movimentos sociais latino- -americanos: “territórios em resistência” 76

Atividades dos percursos 7 e 8 77

 

Unidade 3

A ascensão dos Estados Unidos e da China no cenário internacional e os BRICS, 79

Percurso 9. A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional 80

Estados Unidos: localização e divisão administrativa, 80 • Os antecedentes da formação da grande potência, 81

Cruzando saberes – A América Latina e o seu desenvolvimento financiado por Estados Unidos e China 85

Percurso 10. A ascensão da China no cenário internacional 86

China: localização e divisão administrativa, 86 • China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia, 86 • China: potência do século XXI?, 89 • Relações China-Estados Unidos e China-Brasil, 90

Atividades dos percursos 9 e 10 92

Percurso 11. Os BRICS e o comércio internacional 94

O que são os BRICS?, 94 • BRICS: aspectos demográficos e indicadores socioeconômicos, 95 • Padrões econômicos de produção e distribuição, 96

Percurso 12. Distribuição da indústria e os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil 100

A indústria e seus fatores locacionais, 100 • Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais, 100 • Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil, 102

Cruzando saberes – Indústria 4.0 e recentralização produtiva 106

Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil, 107

Atividades dos percursos 11 e 12 110

 

Unidade 4

América: regionalizações, meio natural e países desenvolvidos, 112

Percurso 13. América: regionalizações, meios naturais e povos 113

Área territorial e posição geográfica, 113 • Regionalizações, 113 • Meios naturais da América e os “rios voadores”, 116 • A questão da água na América Latina, 121 • América: vegetação nativa ou original e relações com o clima, 123 • América: povos e paisagens, 126

Percurso 14. Estados Unidos: potência econômica 128

O maior produtor, o maior consumidor, 128 • Um gigante na agropecuária, 128 • O espaço urbano-industrial, 130

Cruzando saberes – As indústrias maquiladoras 132

Mochila de ferramentas – Como ler e compreender um texto 133

Atividades dos percursos 13 e 14 134

Percurso 15. Estados Unidos: população e megalópoles 136

A distribuição da população no vasto território, 136 • Espaço urbano: as megalópoles, 137 • Estados Unidos: a imigração, 139

Percurso 16. Canadá: economia integrada ao USMCA 144

O Canadá e os parceiros do USMCA, 144 • A população canadense, 145 • Panorama econômico do Canadá, 147

Atividades dos percursos 15 e 16 150

Caminhos digitais – Privacidade e espionagem na internet 152

Unidade 5

América: países emergentes, 154

Percurso 17. México, Argentina e Brasil: industrialização tardia e população 155

As maiores economias da América Latina, 155 • A industrialização tardia, 156 • A industrialização de 1950 aos dias atuais, 156 • População e cidades, 158

Percurso 18. México, Argentina e Brasil: concentrações industriais 162

As concentrações industriais no México e na Argentina, 162 • A concentração industrial no Brasil, 164

Atividades dos percursos 17 e 18 166

Percurso 19. Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil 168

México: agropecuária, 168 • Argentina: agropecuária, 169 • Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil, 171

Percurso 20. América Latina: pressões sobre a natureza e suas riquezas 176

América Latina: exploração mineral, 176 • México: matérias-primas minerais e energia, 178 • Argentina: matérias-primas minerais e energia, 179

Atividades dos percursos 19 e 20 180

Desembarque em outras linguagens – Diego Rivera: Geografia e pintura muralista 182

 

Unidade 6

América: economias com bases mineral e agropecuária, 184

Percurso 21. América: economias com base mineral 185

Dois subconjuntos, 185 • Economias diversificadas com base mineral, 186 • Concentração e questão da terra na América Latina, 186 • O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre, 188 • Demais países de economia com base mineral, 190

Cruzando saberes – Supertelescópio instalado no Chile 192

A Corrente de Humboldt, 193

Percurso 22. Uruguai e Paraguai: economias com base agropecuária 194

Economias com base agropecuária, 194 • O Uruguai, 194 • O Paraguai, 197

Atividades dos percursos 21 e 22 200

Percurso 23. América Central: economias com base agropecuária 202

Os dois conjuntos de países e territórios dependentes, 202 • América Central Continental, 203 • América Central Insular, 204 • América Central Continental e Insular: economia, 205 • América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza, 205

Rotas e encontros – O reggae na Jamaica: origem e identidade de um povo 207

Percurso 24. Cuba 208

País de terras baixas e clima tropical, 208 • O socialismo em Cuba, 209 • Os progressos sociais e as dificuldades econômicas, 212 • A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar, 212

Rotas e encontros – Caleidoscópio cultural 215

Atividades dos percursos 23 e 24 216

Unidade 7

América: organizações, conflitos e integração, 218

Percurso 25. Organizações mundiais 219

O que são organizações mundiais?, 219 • Brasil: exemplo de impasse comercial e a OMC, 221 • A Unesco, 223

Percurso 26. América: organizações internacionais regionais 225

O que são organizações internacionais regionais? 225 • Noções básicas de comércio internacional, 225 • Os blocos econômicos, 226 • O Mercosul, 228 • Outras organizações internacionais regionais, 230

Atividades dos percursos 25 e 26 231

Percurso 27. América Latina: áreas de conflitos e tensões nas regiões de fronteira e outros impasses 233

As tensões fronteiriças, 233 • Questões pendentes e resolvidas, 234 • A paz no mundo em que vivemos, 236

Percurso 28. Brasil: faixa de fronteira, integração regional e presença na Antártida 237

Faixa de fronteira brasileira, 237 • América do Sul: integração física e energética, 239

Mochila de ferramentas – Como elaborar um storyboard 240

A Antártida, 242

Atividades dos percursos 27 e 28 245

 

Unidade 8

África: heranças, conflitos e diversidades, 247

Percurso 29. África: o meio natural 248

Extensão e localização, 248 • Relevo e hidrografia, 248 • Clima, 249 • A vegetação natural e a ação antrópica, 250

Percurso 30. A África e o imperialismo europeu 252

O início da apropriação de territórios pelos europeus, 252 • De feitorias a colônias europeias, 253 • O impacto do neocolonialismo na África, 255 • O racismo: outro legado do colonialismo, 255 • A descolonização africana, 256

Rotas e encontros – Nova Biblioteca de Alexandria 257

Atividades dos percursos 29 e 30 258

Percurso 31. África: população, regionalização e economia 260

África: o segundo continente mais populoso, 260 • A distribuição da população, 260 • A regionalização com base nos critérios étnico e cultural, 262 • A regionalização com base na economia, 264

Percurso 32. A África no início do século XXI 268

Um continente ainda fragilizado, 268 • Ciência, tecnologia e trabalho, 272 • Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África, 273

Atividades dos percursos 31 e 32 274

Caminhos digitais – Fake news e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação 276

Planisfério político 278

Bibliografia 279