![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_0001_corrigido-2.png)
APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 8º ano!
Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.
Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gosto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e atitudes cuja contribuição seja o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.
Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.
Boa viagem de estudos!
Os autores
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_0001_corrigido-2.png)
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
Organização do livro
Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.
![Página de livro. Destaque para a abertura da unidade 1 e para o boxe Verifique sua bagagem.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_13794.png)
Abertura de Unidade
Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.
Verifique sua bagagem
Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.
![Página de livro. Destaque para a abertura do Percurso 26 e glossário.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_13795.png)
Percurso
Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.
Glossário
Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.
![Página de livro. Destaque para a seção No seu contexto e seção Quem lê viaja mais.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_13809.png)
No seu contexto
Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.
Seções laterais
Sugerem livros, vídeos e sáites que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.
![Página de livro. Destaque para a seção Cruzando saberes.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_13810.png)
Cruzando saberes
Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sáites, que desenvolvem temas transversais e complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.
![Página de livro. Destaque para a seção Mochila de ferramentas.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_13811.png)
Mochila de ferramentas
Traz procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.
![Página de livro. Destaque para a seção Rotas e encontros.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_14019.png)
Rotas e encontros
Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Atividades dos percursos 19 e 20.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_14020.png)
Atividades
Uma seção de atividades sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Desembarque em outras linguagens.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_14022.png)
Desembarque em outras linguagens
Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens são variadas, geralmente ligadas às artes e à literatura.
Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.
Expressão artística ou linguagem que o artista representa.
Atividades estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Caminhos digitais e para os boxes Confira e Fique ligado!.](../resources/images/im_003_011_eg8_iniciais_f2_lp_g24_group_14021.png)
Caminhos digitais
Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.
Fique ligado!
Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.
Confira
Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_0001_corrigido-2.png)
SUMÁRIO
![Unidade 1](../resources/images/im_icone_sumario_1.png)
Espaço mundial: diversidade e regionalização, 12
Percurso 1. Os continentes e os oceanos 13
Os continentes, 13 • As áreas dos continentes e dos oceanos, 15
Percurso 2. Estado, nação e outros conceitos 16
Noções básicas para evitar enganos, 16
Rotas e encontros – O Estado do Vaticano, o menor do mundo 19
O mapa político do mundo está definido?, 20
Cruzando saberes – Segunda divisão da ONU 21
Atividades dos percursos 1 e 2 22
Percurso 3. Diversos modos de ver e estudar o mundo 24
A escala dos estudos geográficos, 24 • Vários mundos em um só, 24 • O mundo físico, 24 • O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações, 25
Percurso 4. Outras regionalizações do espaço mundial 32
Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico, 32 • Segundo o Produto Interno Bruto (PIB), 32 • Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 34 • Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social, 35 • O caráter transitório das regionalizações, 38
Mochila de ferramentas – Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo 39
Atividades dos percursos 3 e 4 40
Desembarque em outras linguagens – Vik Muniz: Geografia e artes plásticas 42
![Unidade 2](../resources/images/im_icone_sumario_2.png)
População mundial, fluxos migratórios e problemas urbanos na América Latina, 44
Percurso 5. Dispersão da população mundial e migrações 45
Dispersão da população humana pelo planeta, 45 • Migrações internacionais, 46
Cruzando saberes – Rotas de dispersão da população humana na Terra 47
Algumas grandes dispersões humanas, 48 • Refugiados e deslocados internos no mundo atual, 51
Percurso 6. População mundial: distribuição e dinâmica demográfica 53
O crescimento da população mundial, 53 • Distribuição da população, 55 • Desigualdades na dinâmica demográfica, 58
Mochila de ferramentas – Interpretação de pirâmide etária 60
Atividades dos percursos 5 e 6 61
Percurso 7. Fluxos migratórios na América Latina 63
América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes, 63 • América Central: rotas migratórias e maiores perigos enfrentados pelos migrantes, 67 • Políticas migratórias na América Latina, 69
Rotas e encontros – Migrações e redes sociais 70
Percurso 8. Os problemas das cidades latino-americanas 71
América Latina: urbanização tardia, 71 • Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas, 72 • América Latina: segregação socioespacial urbana, 74 • América Latina: movimentos sociais, 75
Cruzando saberes – Movimentos sociais latino- -americanos: “territórios em resistência” 76
Atividades dos percursos 7 e 8 77
![Unidade 3](../resources/images/im_icone_sumario_3.png)
A ascensão dos Estados Unidos e da China no cenário internacional e os BRICS, 79
Percurso 9. A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional 80
Estados Unidos: localização e divisão administrativa, 80 • Os antecedentes da formação da grande potência, 81
Cruzando saberes – A América Latina e o seu desenvolvimento financiado por Estados Unidos e China 85
Percurso 10. A ascensão da China no cenário internacional 86
China: localização e divisão administrativa, 86 • China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia, 86 • China: potência do século XXI?, 89 • Relações China-Estados Unidos e China-Brasil, 90
Atividades dos percursos 9 e 10 92
Percurso 11. Os BRICS e o comércio internacional 94
O que são os BRICS?, 94 • BRICS: aspectos demográficos e indicadores socioeconômicos, 95 • Padrões econômicos de produção e distribuição, 96
Percurso 12. Distribuição da indústria e os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil 100
A indústria e seus fatores locacionais, 100 • Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais, 100 • Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil, 102
Cruzando saberes – Indústria 4.0 e recentralização produtiva 106
Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil, 107
Atividades dos percursos 11 e 12 110
![Unidade 4](../resources/images/im_icone_sumario_4.png)
América: regionalizações, meio natural e países desenvolvidos, 112
Percurso 13. América: regionalizações, meios naturais e povos 113
Área territorial e posição geográfica, 113 • Regionalizações, 113 • Meios naturais da América e os “rios voadores”, 116 • A questão da água na América Latina, 121 • América: vegetação nativa ou original e relações com o clima, 123 • América: povos e paisagens, 126
Percurso 14. Estados Unidos: potência econômica 128
O maior produtor, o maior consumidor, 128 • Um gigante na agropecuária, 128 • O espaço urbano-industrial, 130
Cruzando saberes – As indústrias maquiladoras 132
Mochila de ferramentas – Como ler e compreender um texto 133
Atividades dos percursos 13 e 14 134
Percurso 15. Estados Unidos: população e megalópoles 136
A distribuição da população no vasto território, 136 • Espaço urbano: as megalópoles, 137 • Estados Unidos: a imigração, 139
Percurso 16. Canadá: economia integrada ao USMCA 144
O Canadá e os parceiros do USMCA, 144 • A população canadense, 145 • Panorama econômico do Canadá, 147
Atividades dos percursos 15 e 16 150
Caminhos digitais – Privacidade e espionagem na internet 152
![Unidade 5](../resources/images/im_icone_sumario_5.png)
América: países emergentes, 154
Percurso 17. México, Argentina e Brasil: industrialização tardia e população 155
As maiores economias da América Latina, 155 • A industrialização tardia, 156 • A industrialização de 1950 aos dias atuais, 156 • População e cidades, 158
Percurso 18. México, Argentina e Brasil: concentrações industriais 162
As concentrações industriais no México e na Argentina, 162 • A concentração industrial no Brasil, 164
Atividades dos percursos 17 e 18 166
Percurso 19. Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil 168
México: agropecuária, 168 • Argentina: agropecuária, 169 • Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil, 171
Percurso 20. América Latina: pressões sobre a natureza e suas riquezas 176
América Latina: exploração mineral, 176 • México: matérias-primas minerais e energia, 178 • Argentina: matérias-primas minerais e energia, 179
Atividades dos percursos 19 e 20 180
Desembarque em outras linguagens – Diego Rivera: Geografia e pintura muralista 182
![Unidade 6](../resources/images/im_icone_sumario_6.png)
América: economias com bases mineral e agropecuária, 184
Percurso 21. América: economias com base mineral 185
Dois subconjuntos, 185 • Economias diversificadas com base mineral, 186 • Concentração e questão da terra na América Latina, 186 • O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre, 188 • Demais países de economia com base mineral, 190
Cruzando saberes – Supertelescópio instalado no Chile 192
• A Corrente de Humboldt, 193
Percurso 22. Uruguai e Paraguai: economias com base agropecuária 194
Economias com base agropecuária, 194 • O Uruguai, 194 • O Paraguai, 197
Atividades dos percursos 21 e 22 200
Percurso 23. América Central: economias com base agropecuária 202
Os dois conjuntos de países e territórios dependentes, 202 • América Central Continental, 203 • América Central Insular, 204 • América Central Continental e Insular: economia, 205 • América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza, 205
Rotas e encontros – O reggae na Jamaica: origem e identidade de um povo 207
País de terras baixas e clima tropical, 208 • O socialismo em Cuba, 209 • Os progressos sociais e as dificuldades econômicas, 212 • A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar, 212
Rotas e encontros – Caleidoscópio cultural 215
Atividades dos percursos 23 e 24 216
![Unidade 7](../resources/images/im_icone_sumario_7.png)
América: organizações, conflitos e integração, 218
Percurso 25. Organizações mundiais 219
O que são organizações mundiais?, 219 • Brasil: exemplo de impasse comercial e a OMC, 221 • A Unesco, 223
Percurso 26. América: organizações internacionais regionais 225
O que são organizações internacionais regionais? 225 • Noções básicas de comércio internacional, 225 • Os blocos econômicos, 226 • O Mercosul, 228 • Outras organizações internacionais regionais, 230
Atividades dos percursos 25 e 26 231
Percurso 27. América Latina: áreas de conflitos e tensões nas regiões de fronteira e outros impasses 233
As tensões fronteiriças, 233 • Questões pendentes e resolvidas, 234 • A paz no mundo em que vivemos, 236
Percurso 28. Brasil: faixa de fronteira, integração regional e presença na Antártida 237
Faixa de fronteira brasileira, 237 • América do Sul: integração física e energética, 239
Mochila de ferramentas – Como elaborar um storyboard 240
A Antártida, 242
Atividades dos percursos 27 e 28 245
![Unidade 8](../resources/images/im_icone_sumario_8.png)
África: heranças, conflitos e diversidades, 247
Percurso 29. África: o meio natural 248
Extensão e localização, 248 • Relevo e hidrografia, 248 • Clima, 249 • A vegetação natural e a ação antrópica, 250
Percurso 30. A África e o imperialismo europeu 252
O início da apropriação de territórios pelos europeus, 252 • De feitorias a colônias europeias, 253 • O impacto do neocolonialismo na África, 255 • O racismo: outro legado do colonialismo, 255 • A descolonização africana, 256
Rotas e encontros – Nova Biblioteca de Alexandria 257
Atividades dos percursos 29 e 30 258
Percurso 31. África: população, regionalização e economia 260
África: o segundo continente mais populoso, 260 • A distribuição da população, 260 • A regionalização com base nos critérios étnico e cultural, 262 • A regionalização com base na economia, 264
Percurso 32. A África no início do século XXI 268
Um continente ainda fragilizado, 268 • Ciência, tecnologia e trabalho, 272 • Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África, 273
Atividades dos percursos 31 e 32 274
Caminhos digitais – Fake news e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação 276
Bibliografia 279