Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
SEGUNDA CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página II
SU
MÁRIO
- página III
I.
um
APRESENTAÇÃO
- página IV
II.
dois
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
- página V
1.
A Base Nacional Comum Curricular
- página V
• As competências gerais da Educação Básica
- página V
• As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental
- página VI
• As competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental
- página VII
• As habilidades da
BNCC
Bê êne cê cê
- página VII
2.
A
abordagem teórico-metodológica da coleção
- página XIII
• Por uma Educação Geográfica
- página XIII
• Abordagem científica e identificação de pseudociências
- página XIII
• Raciocínio geográfico
- página XIV
• Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais
- página XV
• Os conceitos-chave da Geografia
- página XVI
3.
Os princípios pedagógicos norteadores da coleção
- página XVIII
• O trabalho com conhecimentos prévios
- página XVIII
• Uso e domínio de diferentes linguagens
- página XVIII
• A alfabetização cartográfica
- página XIX
• Aplicação das metodologias ativas de aprendizagem
- página XIX
• Realização de atividades que promovam a leitura inferencial
- página XXI
• Uso do pensamento computacional
- página XXII
• Interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade
- página XXIV
• Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem
- página XXVII
• O combate à intimidação sistemática
- página XXVIII
• Maior visibilidade às culturas juvenis
- página XXX
4.
A proposta didático-pedagógica da coleção
- página XXXII
• A organização geral dos volumes
- página XXXII
•
Os recursos didático-pedagógicos dos livros
- página XXXIII
Abertura de unidade
- página XXXIII
Verifique sua bagagem
- página XXXIII
Percurso
- página XXXIII
Quem lê viaja mais
- página XXXIII
Pausa para o cinema
- página XXXIV
Navegar é preciso
- página XXXIV
No seu contexto
- página XXXIV
Glossário
- página XXXIV
Atividades orais sistemáticas
- página XXXIV
Cruzando saberes
- página XXXV
Rotas e encontros
- página XXXVI
Mochila de ferramentas
- página XXXVI
Atividades dos percursos
- página XXXVI
Desembarque em outras linguagens
- página XXXVII
Caminhos digitais
- página XXXVII
• Sugestões de cronogramas
- página XXXVIII
5.
O processo de avaliação da aprendizagem em sua globalidade
- página XXXVIII
• A avaliação formativa
- página XXXVIII
• Apoio a alunos com diferentes níveis de aprendizagem
- página XL
• A avaliação prognóstica
- página XLI
• Os critérios de avaliação em Geografia
- página XLII
• Os instrumentos de avaliação e a autoavaliação
- página XLII
• Preparação para exames de larga escala
- página XLIII
6.
Bibliografia
- página XLV
III. Trabalhando com o volume do 8
º
ano
- página L
1.
Introdução ao volume do 8
º
ano
- página L
• Objetivos e justificativas do volume do 8
º
ano
- página L
• Objetivos das unidades do 8
º
ano
- página LII
• Objetos de conhecimento e habilidades no livro do 8
º
ano
- página LV
2.
Textos complementares
- página LX
IV. Orientações específicas
- página LXIII
Conheça a parte específica deste manual
- página LXIII
CAPA
Segunda Capa
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE 1
ESPAÇO MUNDIAL: DIVERSIDADE E REGIONALIZAÇÃO
- página 12
Identidades nacionais
- página 12
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 12
PERCURSO 1
OS CONTINENTES E OS OCEANOS
- página 13
1.
Os continentes
- página 13
2.
As áreas dos continentes e dos oceanos
- página 15
PERCURSO 2
ESTADO, NAÇÃO E OUTROS CONCEITOS
- página 16
1.
Noções básicas para evitar enganos
- página 16
Rotas e encontros
- página 19
O Estado do Vaticano, o menor do mundo
- página 19
2.
O mapa político do mundo está definido?
- página 20
Cruzando saberes
- página 21
Segunda divisão da
ONU
ônu
- página 21
Atividades dos percursos 1 e 2
- página 22
PERCURSO 3 DIVERSOS MODOS DE VER E ESTUDAR O MUNDO
- página 24
1.
A escala dos estudos geográficos
- página 24
2.
Vários mundos em um só
- página 24
3.
O mundo físico
- página 24
4.
O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações
- página 25
PERCURSO 4 OUTRAS REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO MUNDIAL
- página 32
1.
Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico
- página 32
2.
Segundo o Produto Interno Bruto (
PIB
Píbi
)
- página 32
3.
Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (
IDH
í dê agá
)
- página 34
4.
Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social
- página 35
5.
O caráter transitório das regionalizações
- página 38
Mochila de ferramentas
- página 39
Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo
- página 39
Atividades dos percursos 3 e 4
- página 40
Desembarque em outras linguagens
- página 42
Um jeito diferente de compreender o mundo
- página 42
UNIDADE 2 POPULAÇÃO MUNDIAL, FLUXOS MIGRATÓRIOS E PROBLEMAS URBANOS NA AMÉRICA LATINA
- página 44
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 44
PERCURSO 5 DISPERSÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E MIGRAÇÕES
- página 45
1.
Dispersão da população humana pelo planeta
- página 45
2.
Migrações internacionais
- página 46
Cruzando saberes
- página 47
Rotas de dispersão da população humana na Terra
- página 47
3.
Algumas grandes dispersões humanas
- página 48
4.
Refugiados e deslocados internos no mundo atual
- página 51
PERCURSO 6 População mundial: distribuição e dinâmica demográfica
- página 53
1.
O crescimento da população mundial
- página 53
2.
Distribuição da população
- página 55
3.
Desigualdades na dinâmica demográfica
- página 58
Mochila de ferramentas
- página 60
Interpretação de pirâmide etária
- página 60
Atividades dos percursos 5 e 6
- página 61
PERCURSO 7 FLUXOS MIGRATÓRIOS NA AMÉRICA LATINA
- página 63
1.
América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes
- página 63
2.
América Central: rotas migratórias e maiores perigos enfrentados pelos migrantes
- página 67
3.
Políticas migratórias na América Latina
- página 69
Rotas e encontros
- página 70
Migrações e redes sociais
- página 70
PERCURSO 8 OS PROBLEMAS DAS CIDADES LATINO-AMERICANAS
- página 71
1.
América Latina: urbanização tardia
- página 71
2.
Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas
- página 72
3.
América Latina: segregação socioespacial urbana
- página 74
4.
América Latina: movimentos sociais
- página 75
Cruzando saberes
- página 76
Movimentos sociais latino-americanos: “territórios em resistência”
- página 76
Atividades dos percursos 7 e 8
- página 77
UNIDADE 3 A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS E DA CHINA NO CENÁRIO INTERNACIONAL E NOS BRICS
- página 79
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 79
PERCURSO 9 A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS NO CENÁRIO INTERNACIONAL
- página 80
1.
Estados Unidos: localização e divisão administrativa
- página 80
2.
Os antecedentes da formação da grande potência
- página 81
Cruzando saberes
- página 85
A América Latina e o seu desenvolvimento financiado por Estados Unidos e China
- página 85
PERCURSO 10 A ASCENSÃO DA CHINA NO CENÁRIO INTERNACIONAL
- página 86
1.
China: localização e divisão administrativa
- página 86
2.
China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia
- página 86
3.
China: potência do século
XXI
vinte e um
?
- página 89
4.
Relações China-Estados Unidos e China-Brasil
- página 90
Atividades dos percursos 9 e 10
- página 92
PERCURSO 11 OS BRICS E O COMÉRCIO INTERNACIONAL
- página 94
1.
O que são os
BRICS
bríquis
?
- página 94
2.
BRICS
bríquis
: aspectos demográficos e indicadores socioeconômicos
- página 95
3.
Padrões econômicos de produção e distribuição
- página 96
PERCURSO 12 DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA E OS CAPITAIS ESTADUNIDENSE E CHINÊS NO MUNDO E NO BRASIL
- página 100
1.
A indústria e seus fatores locacionais
- página 100
2.
Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais
- página 100
3.
Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil
- página 102
Cruzando saberes
- página 106
Indústria 4.0 e recentralização produtiva
- página 106
4.
Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil
- página 107
Atividades dos percursos 11 e 12
- página 110
UNIDADE 4 AMÉRICA: REGIONALZAÇÕES, MEIO NATURAL E PAÍSES DESENVOLVIDOS
- página 112
A Rodovia Pan-americana
- página 112
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 112
PERCURSO 13 AMÉRICA: REGIONALIZAÇÕES, MEIO NATURAIS E POVOS
- página 113
1.
Área territorial e posição geográfica
- página 113
2.
Regionalizações
- página 113
3.
Meios naturais da América e os “rios voadores”
- página 116
4.
A questão da água na América Latina
- página 121
5.
América: vegetação nativa ou original e relações com o clima
- página 123
6.
América: povos e paisagens
- página 126
PERCURSO 14 ESTADOS UNIDOS: POTÊNCIA ECONÔMICA
- página 128
1.
O maior produtor, o maior consumidor
- página 128
2.
Um gigante na agropecuária
- página 128
3.
O espaço urbano-industrial
- página 130
Cruzando saberes
- página 132
As indústrias maquiladoras
- página 132
Mochila de ferramentas
- página 133
Como ler e compreender um texto
- página 133
Atividades dos percursos 13 e 14
- página 134
PERCURSO 15 ESTADOS UNIDOS: POPULAÇÃO E MEGALÓPOLES
- página 136
1.
A distribuição da população no vasto território
- página 136
2.
Espaço urbano: as megalópoles
- página 137
3.
Estados Unidos: a imigração
- página 139
PERCURSO 16 CANADÁ: ECONOMIA INTEGRADA AO USMCA
- página 144
1.
O Canadá e os parceiros do
USMCA
u ésse ême cê á
- página 144
2.
A população canadense
- página 145
3.
Panorama econômico do Canadá
- página 147
Atividades dos percursos 15 e 16
- página 150
Caminhos digitais
- página 152
Privacidade e espionagem na internet
- página 152
UNIDADE 5
AMÉRICA: PAÍSES EMERGENTES
- página 154
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 154
PERCURSO 17 MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL: INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA E POPULAÇÃO
- página 155
1.
As maiores economias da América Latina
- página 155
2.
A industrialização tardia
- página 156
3.
A industrialização de 1950 aos dias atuais
- página 156
4.
População e cidades
- página 158
PERCURSO 18 MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL: CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS
- página 162
1.
As concentrações industriais no México e na Argentina
- página 162
2.
A concentração industrial no Brasil
- página 164
Atividades dos percursos 17 e 18
- página 166
PERCURSO 19 AGROPECUÁRIA NO MÉXICO, NA ARGENTINA E NO BRASIL
- página 168
1.
México: agropecuária
- página 168
2.
Argentina: agropecuária
- página 169
3.
Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil
- página 171
PERCURSO 20
AMÉRICA LATINA: PRESSÕES SOBRE A NATUREZA E SUAS RIQUEZAS
- página 176
1.
América Latina: exploração mineral
- página 176
2.
México: matérias-primas minerais e energia
- página 178
3.
Argentina: matérias-primas minerais e energia
- página 179
Atividades dos percursos 19 e 20
- página 180
Desembarque em outras linguagens
- página 182
A arte pública
- página 182
UNIDADE 6 AMÉRICA: ECONOMIAS COM BASE MINERAL E AGROPECUÁRIA
- página 184
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 184
PERCURSO 21 AMÉRICAS: ECONOMIAS COM BASE MINERAL
- página 185
1.
Dois subconjuntos
- página 185
2.
Economias diversificadas com base mineral
- página 186
3.
Concentração e questão da terra na América Latina
- página 186
4.
O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre
- página 188
5.
Demais países de economia com base mineral
- página 190
Cruzando saberes
- página 192
Supertelescópio instalado no Chile
- página 192
6.
A Corrente de
Humboldt
rrambolti
- página 193
PERCURSO 22 URUGUAI E PARAGUAI: ECONOMIAS COM BASE AGROPECUÁRIA
- página 194
1.
Economias com base agropecuária
- página 194
2.
O Uruguai
- página 194
3.
O Paraguai
- página 197
Atividades dos percursos 21 e 22
- página 200
PERCURSO 23 AMÉRICA CENTRAL: ECONOMIAS COM BASE AGROPECUÁRIA
- página 202
1.
Os dois conjuntos de países e territórios dependentes
- página 202
2.
América Central Continental
- página 203
3.
América Central Insular
- página 204
4.
América Central Continental e Insular: economia
- página 205
5.
América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza
- página 205
Rotas e encontros
- página 207
O
reggae
na Jamaica: origem e identidade de um povo
- página 207
PERCURSO 24 CUBA
- página 208
1.
País de terras baixas e clima tropical
- página 208
2.
O socialismo em Cuba
- página 209
3.
Os progressos sociais e as dificuldades econômicas
- página 212
4.
A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar
- página 212
Rotas e encontros
- página 215
Caleidoscópio cultural
- página 215
Atividades dos percursos 23 e 24
- página 216
UNIDADE 7 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES, CONFLITOS E INTEGRAÇÃO
- página 218
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 218
PERCURSO 25 ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS
- página 219
1.
O que são organizações mundiais?
- página 219
2.
Brasil: exemplo de impasse comercial e a
OMC
ó ême cê
- página 221
3.
A
Unesco
unêsco
- página 223
PERCURSO 26 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS REGIONAIS
- página 225
1.
O que são organizações internacionais regionais?
- página 225
2.
Noções básicas de comércio internacional
- página 225
3.
Os blocos econômicos
- página 226
4.
O
Mercosul
Mercosúl
- página 228
5.
Outras organizações internacionais regionais
- página 230
Atividades dos percursos 25 e 26
- página 231
PERCURSO 27 AMÉRICA LATINA: ÁREAS DE CONFLITOS E TENSÕES NAS REGIÕES DE FRONTEIRA E OUTROS IMPASSES
- página 233
1.
As tensões fronteiriças
- página 233
2.
Questões pendentes e resolvidas
- página 234
3.
A paz no mundo em que vivemos
- página 236
PERCURSO 28 BRASIL: FAIXA DE FRONTEIRA, INTEGRAÇÃO REGIONAL E PRESENÇA NA ANTÁRTIDA
- página 237
1.
Faixa de fronteira brasileira
- página 237
2.
América do Sul: integração física e energética
- página 239
Mochila de ferramentas
- página 240
Como elaborar um
storyboard
- página 240
3.
A Antártida
- página 242
Atividades dos percursos 27 e 28
- página 245
UNIDADE 8 ÁFRICA: HERANÇAS, CONFLITOS E DIVERSIDADES
- página 247
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 247
PERCURSO 29 África: o meio natural
- página 248
1.
Extensão e localização
- página 248
2.
Relevo e hidrografia
- página 248
3.
Clima
- página 249
4.
A vegetação natural e a ação antrópica
- página 250
PERCURSO 30 A ÁFRICA E O IMPERIALISMO EUROPEU
- página 252
1.
O início da apropriação de territórios pelos europeus
- página 252
2.
De feitorias a colônias europeias
- página 253
3.
O impacto do neocolonialismo na África
- página 255
4.
O racismo: outro legado do colonialismo
- página 255
5.
A descolonização africana
- página 256
Rotas e encontros
- página 257
Nova Biblioteca de Alexandria
- página 257
Atividades dos percursos 29 e 30
- página 258
PERCURSO 31 ÁFRICA: POPULAÇÃO, REGIONALIZAÇÃO E ECONOMIA
- página 260
1.
África: o segundo continente mais populoso
- página 260
2.
A distribuição da população
- página 260
3.
A regionalização com base nos critérios étnico e cultural
- página 262
4.
A regionalização com base na economia
- página 264
PERCURSO 32 A ÁFRICA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
- página 268
1.
Um continente ainda fragilizado
- página 268
2.
Ciência, tecnologia e trabalho
- página 272
3.
Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África
- página 273
Atividades dos percursos 31 e 32
- página 274
Caminhos digitais
- página 276
Fake news
e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação
- página 276
PLANISFÉRIO POLÍTICO
- página 278
BIBLIOGRAFIA
- página 279
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos