Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. CAPA
  4. SEGUNDA CAPA
  5. FRONTISPÍCIO
  6. CRÉDITOS - página II
  7. SUMÁRIO - página III
  8. I.um APRESENTAÇÃO - página IV
  9. II.dois PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS - página V
    1. 1. A Base Nacional Comum Curricular - página V
    2. • As competências gerais da Educação Básica - página V
    3. • As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental - página VI
    4. • As competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental - página VII
    5. • As habilidades da BNCCBê êne cê cê - página VII
    6. 2. A abordagem teórico-metodológica da coleção - página XIII
    7. • Por uma Educação Geográfica - página XIII
    8. • Abordagem científica e identificação de pseudociências - página XIII
    9. • Raciocínio geográfico - página XIV
    10. • Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais - página XV
    11. • Os conceitos-chave da Geografia - página XVI
    12. 3. Os princípios pedagógicos norteadores da coleção - página XVIII
    13. • O trabalho com conhecimentos prévios - página XVIII
    14. • Uso e domínio de diferentes linguagens - página XVIII
    15. • A alfabetização cartográfica - página XIX
    16. • Aplicação das metodologias ativas de aprendizagem - página XIX
    17. • Realização de atividades que promovam a leitura inferencial - página XXI
    18. • Uso do pensamento computacional - página XXII
    19. • Interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade - página XXIV
    20. • Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem - página XXVII
    21. • O combate à intimidação sistemática - página XXVIII
    22. • Maior visibilidade às culturas juvenis - página XXX
    23. 4. A proposta didático-pedagógica da coleção - página XXXII
    24. • A organização geral dos volumes - página XXXII
    25. • Os recursos didático-pedagógicos dos livros - página XXXIII
      1. Abertura de unidade - página XXXIII
      2. Verifique sua bagagem - página XXXIII
      3. Percurso - página XXXIII
      4. Quem lê viaja mais - página XXXIII
      5. Pausa para o cinema - página XXXIV
      6. Navegar é preciso - página XXXIV
      7. No seu contexto - página XXXIV
      8. Glossário - página XXXIV
      9. Atividades orais sistemáticas - página XXXIV
      10. Cruzando saberes - página XXXV
      11. Rotas e encontros - página XXXVI
      12. Mochila de ferramentas - página XXXVI
      13. Atividades dos percursos - página XXXVI
      14. Desembarque em outras linguagens - página XXXVII
      15. Caminhos digitais - página XXXVII
    26. • Sugestões de cronogramas - página XXXVIII
    27. 5. O processo de avaliação da aprendizagem em sua globalidade - página XXXVIII
    28. • A avaliação formativa - página XXXVIII
    29. • Apoio a alunos com diferentes níveis de aprendizagem - página XL
    30. • A avaliação prognóstica - página XLI
    31. • Os critérios de avaliação em Geografia - página XLII
    32. • Os instrumentos de avaliação e a autoavaliação - página XLII
    33. • Preparação para exames de larga escala - página XLIII
    34. 6. Bibliografia - página XLV
  10. III. Trabalhando com o volume do 8º ano - página L
    1. 1. Introdução ao volume do 8º ano - página L
    2. • Objetivos e justificativas do volume do 8º ano - página L
    3. • Objetivos das unidades do 8º ano - página LII
    4. • Objetos de conhecimento e habilidades no livro do 8º ano - página LV
    5. 2. Textos complementares - página LX
  11. IV. Orientações específicas - página LXIII
    • Conheça a parte específica deste manual - página LXIII
  12. CAPA
  13. Segunda Capa
  14. FRONTISPÍCIO
  15. CRÉDITOS - página 2
  16. APRESENTAÇÃO - página 3
  17. CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO - página 4
  18. SUMÁRIO - página 8
  19. UNIDADE 1  ESPAÇO MUNDIAL: DIVERSIDADE E REGIONALIZAÇÃO - página 12
    1. Identidades nacionais - página 12
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 12
    2. PERCURSO 1  OS CONTINENTES E OS OCEANOS - página 13
      1. 1. Os continentes - página 13
      2. 2. As áreas dos continentes e dos oceanos - página 15
    3. PERCURSO 2  ESTADO, NAÇÃO E OUTROS CONCEITOS - página 16
      1. 1. Noções básicas para evitar enganos - página 16
      2. Rotas e encontros - página 19
    4. O Estado do Vaticano, o menor do mundo - página 19
      1. 2. O mapa político do mundo está definido? - página 20
      2. Cruzando saberes - página 21
    5. Segunda divisão da ONUônu - página 21
    6. Atividades dos percursos 1 e 2 - página 22
    7. PERCURSO 3 DIVERSOS MODOS DE VER E ESTUDAR O MUNDO - página 24
      1. 1. A escala dos estudos geográficos - página 24
      2. 2. Vários mundos em um só - página 24
      3. 3. O mundo físico - página 24
      4. 4. O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações - página 25
    8. PERCURSO 4 OUTRAS REGIONALIZAÇÕES DO ESPAÇO MUNDIAL - página 32
      1. 1. Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico - página 32
      2. 2. Segundo o Produto Interno Bruto (PIBPíbi) - página 32
      3. 3. Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHí dê agá) - página 34
      4. 4. Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social - página 35
      5. 5. O caráter transitório das regionalizações - página 38
      6. Mochila de ferramentas - página 39
    9. Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo - página 39
    10. Atividades dos percursos 3 e 4 - página 40
  20. Desembarque em outras linguagens - página 42
    • Um jeito diferente de compreender o mundo - página 42
  21. UNIDADE 2 POPULAÇÃO MUNDIAL, FLUXOS MIGRATÓRIOS E PROBLEMAS URBANOS NA AMÉRICA LATINA - página 44
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 44
    1. PERCURSO 5 DISPERSÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E MIGRAÇÕES - página 45
      1. 1. Dispersão da população humana pelo planeta - página 45
      2. 2. Migrações internacionais - página 46
      3. Cruzando saberes - página 47
    2. Rotas de dispersão da população humana na Terra - página 47
      1. 3. Algumas grandes dispersões humanas - página 48
      2. 4. Refugiados e deslocados internos no mundo atual - página 51
    3. PERCURSO 6 População mundial: distribuição e dinâmica demográfica - página 53
      1. 1. O crescimento da população mundial - página 53
      2. 2. Distribuição da população - página 55
      3. 3. Desigualdades na dinâmica demográfica - página 58
      4. Mochila de ferramentas - página 60
      5. Interpretação de pirâmide etária - página 60
    4. Atividades dos percursos 5 e 6 - página 61
    5. PERCURSO 7 FLUXOS MIGRATÓRIOS NA AMÉRICA LATINA - página 63
      1. 1. América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes - página 63
      2. 2. América Central: rotas migratórias e maiores perigos enfrentados pelos migrantes - página 67
      3. 3. Políticas migratórias na América Latina - página 69
      4. Rotas e encontros - página 70
    6. Migrações e redes sociais - página 70
    7. PERCURSO 8 OS PROBLEMAS DAS CIDADES LATINO-AMERICANAS - página 71
      1. 1. América Latina: urbanização tardia - página 71
      2. 2. Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas - página 72
      3. 3. América Latina: segregação socioespacial urbana - página 74
      4. 4. América Latina: movimentos sociais - página 75
      5. Cruzando saberes - página 76
    8. Movimentos sociais latino-americanos: “territórios em resistência” - página 76
    9. Atividades dos percursos 7 e 8 - página 77
  22. UNIDADE 3 A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS E DA CHINA NO CENÁRIO INTERNACIONAL E NOS BRICS - página 79
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 79
    1. PERCURSO 9 A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS NO CENÁRIO INTERNACIONAL - página 80
      1. 1. Estados Unidos: localização e divisão administrativa - página 80
      2. 2. Os antecedentes da formação da grande potência - página 81
      3. Cruzando saberes - página 85
      4. A América Latina e o seu desenvolvimento financiado por Estados Unidos e China - página 85
    2. PERCURSO 10 A ASCENSÃO DA CHINA NO CENÁRIO INTERNACIONAL - página 86
      1. 1. China: localização e divisão administrativa - página 86
      2. 2. China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia - página 86
      3. 3. China: potência do século XXIvinte e um? - página 89
      4. 4. Relações China-Estados Unidos e China-Brasil - página 90
    3. Atividades dos percursos 9 e 10 - página 92
    4. PERCURSO 11 OS BRICS E O COMÉRCIO INTERNACIONAL - página 94
      1. 1. O que são os BRICSbríquis? - página 94
      2. 2. BRICSbríquis: aspectos demográficos e indicadores socioeconômicos - página 95
      3. 3. Padrões econômicos de produção e distribuição - página 96
    5. PERCURSO 12 DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA E OS CAPITAIS ESTADUNIDENSE E CHINÊS NO MUNDO E NO BRASIL - página 100
      1. 1. A indústria e seus fatores locacionais - página 100
      2. 2. Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais - página 100
      3. 3. Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil - página 102
      4. Cruzando saberes - página 106
    6. Indústria 4.0 e recentralização produtiva - página 106
      • 4. Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil - página 107
    7. Atividades dos percursos 11 e 12 - página 110
  23. UNIDADE 4 AMÉRICA: REGIONALZAÇÕES, MEIO NATURAL E PAÍSES DESENVOLVIDOS - página 112
    1. A Rodovia Pan-americana - página 112
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 112
    2. PERCURSO 13 AMÉRICA: REGIONALIZAÇÕES, MEIO NATURAIS E POVOS - página 113
      1. 1. Área territorial e posição geográfica - página 113
      2. 2. Regionalizações - página 113
      3. 3. Meios naturais da América e os “rios voadores” - página 116
      4. 4. A questão da água na América Latina - página 121
      5. 5. América: vegetação nativa ou original e relações com o clima - página 123
      6. 6. América: povos e paisagens - página 126
    3. PERCURSO 14 ESTADOS UNIDOS: POTÊNCIA ECONÔMICA - página 128
      1. 1. O maior produtor, o maior consumidor - página 128
      2. 2. Um gigante na agropecuária - página 128
      3. 3. O espaço urbano-industrial - página 130
      4. Cruzando saberes - página 132
    4. As indústrias maquiladoras - página 132
      • Mochila de ferramentas - página 133
    5. Como ler e compreender um texto - página 133
    6. Atividades dos percursos 13 e 14 - página 134
    7. PERCURSO 15 ESTADOS UNIDOS: POPULAÇÃO E MEGALÓPOLES - página 136
      1. 1. A distribuição da população no vasto território - página 136
      2. 2. Espaço urbano: as megalópoles - página 137
      3. 3. Estados Unidos: a imigração - página 139
    8. PERCURSO 16 CANADÁ: ECONOMIA INTEGRADA AO USMCA - página 144
      1. 1. O Canadá e os parceiros do USMCAu ésse ême cê á - página 144
      2. 2. A população canadense - página 145
      3. 3. Panorama econômico do Canadá - página 147
    9. Atividades dos percursos 15 e 16 - página 150
  24. Caminhos digitais - página 152
    • Privacidade e espionagem na internet - página 152
  25. UNIDADE 5  AMÉRICA: PAÍSES EMERGENTES - página 154
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 154
    1. PERCURSO 17 MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL: INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA E POPULAÇÃO - página 155
      1. 1. As maiores economias da América Latina - página 155
      2. 2. A industrialização tardia - página 156
      3. 3. A industrialização de 1950 aos dias atuais - página 156
      4. 4. População e cidades - página 158
    2. PERCURSO 18 MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL: CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS - página 162
      1. 1. As concentrações industriais no México e na Argentina - página 162
      2. 2. A concentração industrial no Brasil - página 164
    3. Atividades dos percursos 17 e 18 - página 166
    4. PERCURSO 19 AGROPECUÁRIA NO MÉXICO, NA ARGENTINA E NO BRASIL - página 168
      1. 1. México: agropecuária - página 168
      2. 2. Argentina: agropecuária - página 169
      3. 3. Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil - página 171
    5. PERCURSO 20  AMÉRICA LATINA: PRESSÕES SOBRE A NATUREZA E SUAS RIQUEZAS - página 176
      1. 1. América Latina: exploração mineral - página 176
      2. 2. México: matérias-primas minerais e energia - página 178
      3. 3. Argentina: matérias-primas minerais e energia - página 179
    6. Atividades dos percursos 19 e 20 - página 180
  26. Desembarque em outras linguagens - página 182
    • A arte pública - página 182
  27. UNIDADE 6 AMÉRICA: ECONOMIAS COM BASE MINERAL E AGROPECUÁRIA - página 184
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 184
    1. PERCURSO 21 AMÉRICAS: ECONOMIAS COM BASE MINERAL - página 185
      1. 1. Dois subconjuntos - página 185
      2. 2. Economias diversificadas com base mineral - página 186
      3. 3. Concentração e questão da terra na América Latina - página 186
      4. 4. O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre - página 188
      5. 5. Demais países de economia com base mineral - página 190
      6. Cruzando saberes - página 192
    2. Supertelescópio instalado no Chile - página 192
      • 6. A Corrente de Humboldtrrambolti - página 193
    3. PERCURSO 22 URUGUAI E PARAGUAI: ECONOMIAS COM BASE AGROPECUÁRIA - página 194
      1. 1. Economias com base agropecuária - página 194
      2. 2. O Uruguai - página 194
      3. 3. O Paraguai - página 197
    4. Atividades dos percursos 21 e 22 - página 200
    5. PERCURSO 23 AMÉRICA CENTRAL: ECONOMIAS COM BASE AGROPECUÁRIA - página 202
      1. 1. Os dois conjuntos de países e territórios dependentes - página 202
      2. 2. América Central Continental - página 203
      3. 3. América Central Insular - página 204
      4. 4. América Central Continental e Insular: economia - página 205
      5. 5. América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza - página 205
      6. Rotas e encontros - página 207
    6. O reggae na Jamaica: origem e identidade de um povo - página 207
    7. PERCURSO 24 CUBA - página 208
      1. 1. País de terras baixas e clima tropical - página 208
      2. 2. O socialismo em Cuba - página 209
      3. 3. Os progressos sociais e as dificuldades econômicas - página 212
      4. 4. A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar - página 212
      5. Rotas e encontros - página 215
    8. Caleidoscópio cultural - página 215
    9. Atividades dos percursos 23 e 24 - página 216
  28. UNIDADE 7 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES, CONFLITOS E INTEGRAÇÃO - página 218
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 218
    1. PERCURSO 25 ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS - página 219
      1. 1. O que são organizações mundiais? - página 219
      2. 2. Brasil: exemplo de impasse comercial e a OMCó ême cê - página 221
      3. 3. A Unescounêsco - página 223
    2. PERCURSO 26 AMÉRICA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS REGIONAIS - página 225
      1. 1. O que são organizações internacionais regionais? - página 225
      2. 2. Noções básicas de comércio internacional - página 225
      3. 3. Os blocos econômicos - página 226
      4. 4. O MercosulMercosúl - página 228
      5. 5. Outras organizações internacionais regionais - página 230
    3. Atividades dos percursos 25 e 26 - página 231
    4. PERCURSO 27 AMÉRICA LATINA: ÁREAS DE CONFLITOS E TENSÕES NAS REGIÕES DE FRONTEIRA E OUTROS IMPASSES - página 233
      1. 1. As tensões fronteiriças - página 233
      2. 2. Questões pendentes e resolvidas - página 234
      3. 3. A paz no mundo em que vivemos - página 236
    5. PERCURSO 28 BRASIL: FAIXA DE FRONTEIRA, INTEGRAÇÃO REGIONAL E PRESENÇA NA ANTÁRTIDA - página 237
      1. 1. Faixa de fronteira brasileira - página 237
      2. 2. América do Sul: integração física e energética - página 239
      3. Mochila de ferramentas - página 240
    6. Como elaborar um storyboard - página 240
      • 3. A Antártida - página 242
    7. Atividades dos percursos 27 e 28 - página 245
  29. UNIDADE 8 ÁFRICA: HERANÇAS, CONFLITOS E DIVERSIDADES - página 247
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 247
    1. PERCURSO 29 África: o meio natural - página 248
      1. 1. Extensão e localização - página 248
      2. 2. Relevo e hidrografia - página 248
      3. 3. Clima - página 249
      4. 4. A vegetação natural e a ação antrópica - página 250
    2. PERCURSO 30 A ÁFRICA E O IMPERIALISMO EUROPEU - página 252
      1. 1. O início da apropriação de territórios pelos europeus - página 252
      2. 2. De feitorias a colônias europeias - página 253
      3. 3. O impacto do neocolonialismo na África - página 255
      4. 4. O racismo: outro legado do colonialismo - página 255
      5. 5. A descolonização africana - página 256
      6. Rotas e encontros - página 257
    3. Nova Biblioteca de Alexandria - página 257
    4. Atividades dos percursos 29 e 30 - página 258
    5. PERCURSO 31 ÁFRICA: POPULAÇÃO, REGIONALIZAÇÃO E ECONOMIA - página 260
      1. 1. África: o segundo continente mais populoso - página 260
      2. 2. A distribuição da população - página 260
      3. 3. A regionalização com base nos critérios étnico e cultural - página 262
      4. 4. A regionalização com base na economia - página 264
    6. PERCURSO 32 A ÁFRICA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI - página 268
      1. 1. Um continente ainda fragilizado - página 268
      2. 2. Ciência, tecnologia e trabalho - página 272
      3. 3. Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África - página 273
    7. Atividades dos percursos 31 e 32 - página 274
  30. Caminhos digitais - página 276
    • Fake news e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação - página 276
  31. PLANISFÉRIO POLÍTICO - página 278
  32. BIBLIOGRAFIA - página 279
  33. Terceira Capa
  34. Quarta Capa
  35. Lista de links
  36. Lista de créditos