APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 9º ano!
Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.
Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gôsto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.
Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.
Boa viagem de estudos!
Os autores
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
Organização do livro
Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.
Abertura de Unidade
Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.
Verifique sua bagagem
Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.
Percurso
Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.
Glossário
Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.
Seções laterais
Sugerem livros, vídeos e sites que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.
No seu contexto
Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.
Cruzando saberes
Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, que desenvolvem temas transversais e complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.
Mochila de ferramentas
Traz procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.
rótas e encontros
Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.
Atividades
Uma seção de atividades sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.
Desembarque em outras linguagens
Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens são variadas, geralmente ligadas às artes e à literatura.
Expressão artística ou linguagem que o artista representa.
Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.
Atividades estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.
Caminhos digitais
Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.
Confira
Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.
Fique ligado!
Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.
SUMÁRIO
- Mundo global: origens e desafios, 12
- Percurso 1. Origens e bases do mundo global 13
- Nunca estivemos tão próximos, 13 • Como tudo começou: as economias-mundo, 14 • As quatro fases da globalização, 14 • Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização, 16
- Percurso 2. Economia global: transnacionais e trabalho 19
- Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual, 19 • A fábrica global, 21 • Globalização e capital financeiro, 25
- Atividades dos percursos 1 e 2 27
- Percurso 3. Consumo e cultura globalizada 29
- Shopping center: uma das formas geográficas do período atual, 29 • O consumo e a cultura globalizada, 30
- Os debates internacionais sobre meio ambiente, 33 • Principais problemas ambientais do século XXI, 34 • A pegada ecológica, 38
- Desembarque em outras linguagens – Chris Jordan: Geografia, Arte e consumo 42
- Percurso 1. Origens e bases do mundo global 13
- Sociedade urbano-industrial, recursos naturais e fontes de energia, 44
- Percurso 5. Um mundo urbano 45
- O processo de urbanização, 45 • O crescimento da população urbana, 45 • Cidades e hábitos de consumo mundializados, 46 • Transformações da produção agropecuária e urbanização, 47 • Urbanização e capital financeiro, 48
- Crescimento da produção agropecuária, 49 • As commodities, 50 • Desigualdade mundial de acesso a alimentos, 52 • A agricultura urbana, 53
- Atividades dos percursos 5 e 6 55
- Percurso 7. Sociedade urbano-industrial e fontes de energia 57
- Da lenha à energia termonuclear e às fontes alternativas de energia, 57 • Fontes de energia renováveis e não renováveis, 57 • Combustíveis fósseis, 57 • Energia elétrica, 61 • Energia nuclear, 63
- Matriz energética mundial, 67 • Matérias-primas e recursos naturais, 68 • Cadeias de inovação: recursos naturais e matérias-primas, 69
- Atividades dos percursos 7 e 8 71
- Percurso 5. Um mundo urbano 45
- Europa: diversidade e integração, 73
- Percurso 9. Oriente e Ocidente: uma invenção europeia 74
- Europa: continente ou península da Eurásia?, 74 • Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente, 77
- Atividades dos percursos 9 e 10 90
- Percurso 11. A construção da União Europeia 92
Percurso 12. Europa: economia e regionalização 96
- União Europeia: poderoso bloco econômico, 96 • A “outra Europa”, 99 • Desagregação da Iugoslávia e os novos países, 101 • Impactos da industrialização na produção e circulação de produtos e culturas, 102
- Percurso 9. Oriente e Ocidente: uma invenção europeia 74
- Rússia e CEI, 108
- Percurso 13. Do Império Russo à CEI: movimento de fronteiras 109
- Do Império Russo à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), 109 • A economia soviética, 111 • Da União Soviética à CEI, 113
- A CEI, 115 • CEI: área territorial, população e povos, 115 • CEI: mosaico de povos e conflitos, 117
- Percurso 15. CEI: desigualdades econômicas e sociais 122
- Características da integração econômica regional, 122 • Desenvolvimento econômico e social desigual, 123
- A perda de hegemonia, 126 • A economia no século XXI, 128 • Rússia: o uso estratégico e político da energia, 129
- Atividades dos percursos 15 e 16 132
- Caminhos digitais – Como funciona a internet 134
- Percurso 13. Do Império Russo à CEI: movimento de fronteiras 109
- Ásia: diversidade física e cultural e conflitos, 136
- Percurso 17. Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações 137
- A diversidade do meio natural, 137 • O uso da terra, 143 • Regionalização segundo a localização dos países no continente, 144
- Atividades dos percursos 17 e 18 149
- Percurso 19. Ásia: transformações territoriais, tensões e conflitos 151
Percurso 20. Ásia: população, diversidade cultural e desigualdades socioeconômicas 156
- Ásia: berço de civilizações, 156 • População, 156 • Diversidade cultural, 158 • As grandes cidades asiáticas e seus problemas, 159 • Desigualdades socioeconômicas, 160
- Atividades dos percursos 19 e 20 162
- Desembarque em outras linguagens – Shunmyo Masuno: Geografia e paisagismo 164
- Percurso 17. Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações 137
- Ásia: grandes economias, 166
- Percurso 21. O Japão 167 Percurso 22. Os Tigres Asiáticos 172 Atividades dos percursos 21 e 22 176
- Percurso 23. A China e a Índia 178
- China: o dragão asiático, 178 • A população chinesa, 178 • China: desigualdades econômicas regionais, 180 • China: agropecuária, 181
- Cruzando saberes – Dongtan, modelo chinês para as ecocidades 183
- Índia: de colônia britânica a país independente, 184 • A população indiana, 185 • Índia: conflitos étnico-culturais e fronteiriços, 187
- Percurso 24. Índia: economia 190
- A economia indiana, 190
- Oriente Médio, 196
- Percurso 25. Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 197
- Oriente Médio: uma visão eurocêntrica, 197 • Localização geográfica, 197 • Aspectos físicos, 198 • População, religião e línguas, 200 • Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água, 201
- Atividades dos percursos 25 e 26 208
- Percurso 27. Israel e Palestina 210
- Antecedentes históricos, 210 • A criação do Estado de Israel, 212 • O radicalismo obstrui a paz, 213
- Mochila de ferramentas – Como ler uma imagem de satélite 217
- Atividades dos percursos 27 e 28 218
- Percurso 25. Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 197
- Oceania e Ártico, 220
- Percurso 29. Oceania 221
- Continente com milhares de ilhas, 221 • Os primeiros povos das ilhas do Oceano Pacífico, 225 • Problemas ambientais nas ilhas oceânicas, 225
- Conquista e colonização da Austrália, 227 • O meio natural, 229 • População, 232 • Economia e desenvolvimento social, 233
- Percurso 31. Nova Zelândia 236
- Localização, 236 • A conquista, a colonização e os maoris, 236 • O meio natural, 237 • População e indicadores sociais, 238 • Economia, 239
- O que é o Ártico?, 242 • Desvendando o Ártico, 244 • Os povos do frio, 244 • O Ártico: alterações em curso, 247
- Atividades dos percursos 31 e 32 250
- Caminhos digitais – Interações on-line e ciberdependências 252
- Percurso 29. Oceania 221
- Bibliografia 255