![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_corrigido.png)
APRESENTAÇÃO
Caro estudante,
Você já percorreu e venceu alguns anos de estudo. Parabéns! Seja bem-vindo ao 9º ano!
Ao folhear cada página deste livro, atento às orientações do professor, seremos companheiros de viagem! Ao consultar o sumário, observe os assuntos que vamos percorrer nas oito Unidades deste livro. Do início ao fim de cada uma delas, acompanharemos os passos da Geografia, ciência que contribui para observarmos e compreendermos melhor o mundo em que vivemos.
Nessa trajetória em busca de novos conhecimentos, conserve bem viva e acesa sua curiosidade de explorador. Ela é condição essencial para o aprendizado. Esperamos que, ao trilhar os Percursos deste livro, você desenvolva o gôsto e a sensibilidade por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais e desperte o desejo de ser participante de um grande projeto: o de construir um mundo melhor para todos. Isso envolve o respeito ao meio ambiente e à diversidade de pessoas e povos e as atitudes cuja contribuição sejam o aprimoramento e a resolução de problemas da sociedade.
Nosso objetivo é que você perceba como os lugares do mundo estão relacionados e compreenda melhor o lugar e a comunidade em que vive, com base na ideia de espaço geográfico socialmente produzido. Ao embarcar nesta fascinante viagem em busca de novos conhecimentos, o convidamos não apenas a constatar os fatos, mas também a relacioná-los.
Boa viagem de estudos!
Os autores
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_corrigido.png)
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
Organização do livro
Esta coleção tem uma organização regular, planejada para facilitar o trabalho em sala de aula. Cada livro é dividido em oito Unidades, cada uma com quatro Percursos.
![Página de livro. Destaque para a abertura da unidade 5 e para o boxe Verifique sua bagagem.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11303.png)
Abertura de Unidade
Por meio da exploração de imagens ou de um texto introdutório, a abertura busca estimular o interesse pelas temáticas abordadas na Unidade.
Verifique sua bagagem
Este boxe vai sondar seus conhecimentos prévios.
![Página de livro. Destaque para a abertura do Percurso 2 e glossário.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11304.png)
Percurso
Apresenta conteúdos organizados de fórma clara, em títulos e subtítulos que facilitam a compreensão dos temas. As informações são apresentadas por meio de diferentes linguagens, mesclando textos, mapas, gráficos, quadros, ilustrações e fotos. As atividades direcionam a observação e a interpretação desses elementos.
Glossário
Apresenta o significado de termos que podem ser pouco comuns ou desconhecidos a você.
![Página de livro. Destaque para a seção Pausa para o cinema e seção No seu contexto.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11306.png)
Seções laterais
Sugerem livros, vídeos e sites que ajudam a aprofundar e a complementar o estudo.
No seu contexto
Propõe atividades que articulam o conteúdo estudado à realidade em que você vive.
![Página de livro. Destaque para a seção Cruzando saberes.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11305.png)
Cruzando saberes
Apresenta textos de revistas, jornais, livros e sites, que desenvolvem temas transversais e complementam o conteúdo do Percurso. As atividades promovem a reflexão e a argumentação e estimulam o debate.
![Página de livro. Destaque para a seção Mochila de ferramentas.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11307.png)
Mochila de ferramentas
Traz procedimentos específicos da Geografia e técnicas de estudo e de pesquisa que permitem aprimorar o trabalho individual e em grupo.
![Página de livro. Destaque para a seção Rotas e encontros.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11525.png)
rótas e encontros
Por meio desta seção, é possível conhecer lugares diferentes, ter contato com as experiências de viajantes ou vivenciar aspectos do cotidiano de diversos povos, etnias ou personagens, ampliando os horizontes culturais.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Atividades dos percursos 15 e 16.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11528.png)
Atividades
Uma seção de atividades sempre aparece no final dos Percursos pares. Ela visa à releitura e à revisão dos conteúdos, à aplicação de conhecimentos adquiridos, à interpretação de mapas, gráficos, quadros e textos e estimula a reflexão sobre o que foi estudado.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Desembarque em outras linguagens.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11529.png)
Desembarque em outras linguagens
Seção que encerra as Unidades 1 e 5. Apresenta o trabalho de artistas e de outras personalidades por meio de temas relacionados ao conteúdo estudado. A abordagem é interdisciplinar, e as linguagens são variadas, geralmente ligadas às artes e à literatura.
Expressão artística ou linguagem que o artista representa.
Breve apresentação da personalidade tratada e de seu trabalho.
Atividades estimulam a compreensão do assunto, relacionando as informações com a Geografia, além de colocar em prática a linguagem trabalhada.
![Duas páginas de livro. Destaque para a seção Caminhos digitais e para os boxes Confira e Fique ligado!.](../resources/images/im_003_011_eg9_iniciais_f2_lp_g24_group_11530.png)
Caminhos digitais
Seção que encerra as Unidades 4 e 8. Aborda temas relacionados à cultura digital e à influência das tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano das pessoas.
Confira
Questões que retomam e discutem os assuntos apresentados na seção.
Fique ligado!
Apresenta dicas e orientações sobre segurança, ética e cidadania ao usar a internet e outros recursos tecnológicos.
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_geo_digital_corrigido.png)
SUMÁRIO
![Unidade 1](../resources/images/im_icone_sumario_1_corrigido.png)
- Mundo global: origens e desafios, 12
- Percurso 1. Origens e bases do mundo global 13
- Nunca estivemos tão próximos, 13 • Como tudo começou: as economias-mundo, 14 • As quatro fases da globalização, 14 • Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização, 16
- Percurso 2. Economia global: transnacionais e trabalho 19
- Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual, 19 • A fábrica global, 21 • Globalização e capital financeiro, 25
- Atividades dos percursos 1 e 2 27
- Percurso 3. Consumo e cultura globalizada 29
- Shopping center: uma das formas geográficas do período atual, 29 • O consumo e a cultura globalizada, 30
- Os debates internacionais sobre meio ambiente, 33 • Principais problemas ambientais do século XXI, 34 • A pegada ecológica, 38
- Desembarque em outras linguagens – Chris Jordan: Geografia, Arte e consumo 42
- Percurso 1. Origens e bases do mundo global 13
![Unidade 2](../resources/images/im_icone_sumario_2_corrigido.png)
- Sociedade urbano-industrial, recursos naturais e fontes de energia, 44
- Percurso 5. Um mundo urbano 45
- O processo de urbanização, 45 • O crescimento da população urbana, 45 • Cidades e hábitos de consumo mundializados, 46 • Transformações da produção agropecuária e urbanização, 47 • Urbanização e capital financeiro, 48
- Crescimento da produção agropecuária, 49 • As commodities, 50 • Desigualdade mundial de acesso a alimentos, 52 • A agricultura urbana, 53
- Atividades dos percursos 5 e 6 55
- Percurso 7. Sociedade urbano-industrial e fontes de energia 57
- Da lenha à energia termonuclear e às fontes alternativas de energia, 57 • Fontes de energia renováveis e não renováveis, 57 • Combustíveis fósseis, 57 • Energia elétrica, 61 • Energia nuclear, 63
- Matriz energética mundial, 67 • Matérias-primas e recursos naturais, 68 • Cadeias de inovação: recursos naturais e matérias-primas, 69
- Atividades dos percursos 7 e 8 71
- Percurso 5. Um mundo urbano 45
![Unidade 3](../resources/images/im_icone_sumario_3_corrigido.png)
- Europa: diversidade e integração, 73
- Percurso 9. Oriente e Ocidente: uma invenção europeia 74
- Europa: continente ou península da Eurásia?, 74 • Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente, 77
- Atividades dos percursos 9 e 10 90
- Percurso 11. A construção da União Europeia 92
Percurso 12. Europa: economia e regionalização 96
- União Europeia: poderoso bloco econômico, 96 • A “outra Europa”, 99 • Desagregação da Iugoslávia e os novos países, 101 • Impactos da industrialização na produção e circulação de produtos e culturas, 102
- Percurso 9. Oriente e Ocidente: uma invenção europeia 74
![Unidade 4](../resources/images/im_icone_sumario_4_corrigido.png)
- Rússia e CEI, 108
- Percurso 13. Do Império Russo à CEI: movimento de fronteiras 109
- Do Império Russo à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), 109 • A economia soviética, 111 • Da União Soviética à CEI, 113
- A CEI, 115 • CEI: área territorial, população e povos, 115 • CEI: mosaico de povos e conflitos, 117
- Percurso 15. CEI: desigualdades econômicas e sociais 122
- Características da integração econômica regional, 122 • Desenvolvimento econômico e social desigual, 123
- A perda de hegemonia, 126 • A economia no século XXI, 128 • Rússia: o uso estratégico e político da energia, 129
- Atividades dos percursos 15 e 16 132
- Caminhos digitais – Como funciona a internet 134
- Percurso 13. Do Império Russo à CEI: movimento de fronteiras 109
![Unidade 5](../resources/images/im_icone_sumario_5_corrigido.png)
- Ásia: diversidade física e cultural e conflitos, 136
- Percurso 17. Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações 137
- A diversidade do meio natural, 137 • O uso da terra, 143 • Regionalização segundo a localização dos países no continente, 144
- Atividades dos percursos 17 e 18 149
- Percurso 19. Ásia: transformações territoriais, tensões e conflitos 151
Percurso 20. Ásia: população, diversidade cultural e desigualdades socioeconômicas 156
- Ásia: berço de civilizações, 156 • População, 156 • Diversidade cultural, 158 • As grandes cidades asiáticas e seus problemas, 159 • Desigualdades socioeconômicas, 160
- Atividades dos percursos 19 e 20 162
- Desembarque em outras linguagens – Shunmyo Masuno: Geografia e paisagismo 164
- Percurso 17. Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações 137
![Unidade 6](../resources/images/im_icone_sumario_6_corrigido.png)
- Ásia: grandes economias, 166
- Percurso 21. O Japão 167 Percurso 22. Os Tigres Asiáticos 172 Atividades dos percursos 21 e 22 176
- Percurso 23. A China e a Índia 178
- China: o dragão asiático, 178 • A população chinesa, 178 • China: desigualdades econômicas regionais, 180 • China: agropecuária, 181
- Cruzando saberes – Dongtan, modelo chinês para as ecocidades 183
- Índia: de colônia britânica a país independente, 184 • A população indiana, 185 • Índia: conflitos étnico-culturais e fronteiriços, 187
- Percurso 24. Índia: economia 190
- A economia indiana, 190
![Unidade 7](../resources/images/im_icone_sumario_7_corrigido.png)
- Oriente Médio, 196
- Percurso 25. Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 197
- Oriente Médio: uma visão eurocêntrica, 197 • Localização geográfica, 197 • Aspectos físicos, 198 • População, religião e línguas, 200 • Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água, 201
- Atividades dos percursos 25 e 26 208
- Percurso 27. Israel e Palestina 210
- Antecedentes históricos, 210 • A criação do Estado de Israel, 212 • O radicalismo obstrui a paz, 213
- Mochila de ferramentas – Como ler uma imagem de satélite 217
- Atividades dos percursos 27 e 28 218
- Percurso 25. Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 197
![Unidade 8](../resources/images/im_icone_sumario_8_corrigido.png)
- Oceania e Ártico, 220
- Percurso 29. Oceania 221
- Continente com milhares de ilhas, 221 • Os primeiros povos das ilhas do Oceano Pacífico, 225 • Problemas ambientais nas ilhas oceânicas, 225
- Conquista e colonização da Austrália, 227 • O meio natural, 229 • População, 232 • Economia e desenvolvimento social, 233
- Percurso 31. Nova Zelândia 236
- Localização, 236 • A conquista, a colonização e os maoris, 236 • O meio natural, 237 • População e indicadores sociais, 238 • Economia, 239
- O que é o Ártico?, 242 • Desvendando o Ártico, 244 • Os povos do frio, 244 • O Ártico: alterações em curso, 247
- Atividades dos percursos 31 e 32 250
- Caminhos digitais – Interações on-line e ciberdependências 252
- Percurso 29. Oceania 221
- Bibliografia 255