Apresentação

caro ou cara estudante,

bem vindo ou bem vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.

As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.

Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.

Os autores

Conheça seu livro

A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:

ABERTURA

As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.

Reprodução em miniatura das páginas 28 e 29 do Livro do Estudante com destaque para a Abertura de capítulo.

SOBREVOO

Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.

Reprodução em miniatura da página 12 do Livro do Estudante com destaque para a seção Sobrevoo.

FOCO NO CONHECIMENTO

A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.

Reprodução em miniatura da página 39 do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco no conhecimento.

FOCO EMreticências

Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.

Reprodução em miniatura das páginas 88 e 89 do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco em...

PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.

Reprodução em miniatura da página 112 do Livro do Estudante com destaque para a seção Processo de criação.

ORGANIZANDO AS IDEIAS

É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.

Reprodução em miniatura da página 113 do Livro do Estudante com destaque para a seção Organizando as ideias.

PARA EXPERIMENTAR

Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.

Reprodução em miniatura da página 143 do Livro do Estudante com destaque para a seção Para experimentar e para o ícone de sugestão de áudios.

FOCO NA HISTÓRIA

Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.

Reprodução em miniatura da página 86 do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco na História.

PARA PESQUISAR

Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.

Reprodução em miniatura da página 38 do Livro do Estudante com destaque para a seção Para pesquisar.
Reprodução dos ícones da coleção: Ilustração de um livro aberto com a legenda: Para ler Ilustração de um fone de ouvido com a legenda: Para ouvir Ilustração de um óculos 3D com a legenda: Para assistir Reprodução dos selos que indicam os temas contemporâneos transversais: Selo de fundo azul com letras brancas: Cidadania e Civismo Selo de fundo verde-claro com letras brancas: Ciência e Tecnologia Selo de fundo verde com letras brancas: Economia Selo de fundo laranja com letras brancas: Meio Ambiente Selo de fundo roxo com letras brancas: Multiculturalismo Selo de fundo rosa com letras brancas: Saúde

NO FINAL DO LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ:

Sugestões de sites.

Referências bibliográficas comentadas.

Guia e transcrições de áudios.

Sumário

 CAPÍTULO 1  

Onde está a arte na vida?10

Sobrevoo| Arte no cotidiano12

Para pesquisar: A longevidade e a arte13

Para pesquisar: Referências artísticas – Estado da arte25

Processos de criação | Diário de bordo26

Organizando as ideias27

Ilustração. Três bolinhas de gude com detalhes metalizados do tipo glitter. Uma prateada, outra dourada e outra azulada.

 CAPÍTULO 2 

Escutando a vida28

Sobrevoo|Sons da vida30

Para experimentar: Vamos fazer uma roda de sons corporais?31

Para experimentar: Engrenagem de sons34

Foco em...|Naná Vasconcelos36

Para experimentar: Vamos fazer chuva com as mãos?37

Para pesquisar: O que é o som?38

Foco no conhecimento| Ruído e poluição sonora39

Para pesquisar: Representações de sons e ruídos40

Foco na História: Novos sons na música do século XX41

Para pesquisar: Há poluição sonora ao seu redor?42

Processos de criação43

Organizando as ideias45

Fotografia em preto e branco, destacando o busto de um menino com cabelos curtos. Ele está com os olhos fechados e com as mãos segura uma concha encostada ao  ouvido direito.

 CAPÍTULO 3  

Viver e dançar46

Sobrevoo|Corpo, espaço e tempo48

Para experimentar: Vamos dançar e sentir o corpo?49

Para experimentar: Movimentar o corpo faz bem à saúde52

Para pesquisar: Contato improvisação53

Foco em...| Steve Paxton56

Para pesquisar: Brincadeiras de infância57

Foco na História: A dança e o sentido do movimento58

Foco no conhecimento|Ações corporais e cinesfera59

Processos de criação60

Organizando as ideias61

Fotografia em preto e branco. Bailarina Martha Graham, mulher branca envolta desde a cabeça até os pés por um tecido escuro.  Ela está sentada  com as mãos entrelaçadas, os braços estendidos à direita, cabeça inclinada à esquerda, a perna direita, com o joelho flexionado, o pé estendido no ar, o pé esquerdo apoiado no chão. A dançarina se move e as tensões formadas pelo corpo dela se movendo, limitado pelo tecido, criam uma espécie de escultura em movimento.

 CAPÍTULO 4  

Improvisação: experimentando corpo e som62

Sobrevoo|Diferentes modos de improvisação64

Para experimentar: Vamos espiralar?65

Para pesquisar: Improvisando com videogames68

Para experimentar: Siga o mestre68

Foco na História: Duelos de versos desde a Antiguidade71

Para experimentar: Improviso com poesia72

Foco em... | Bobby McFerrin73

Para experimentar: Improvisar conversando74

Foco no conhecimento|Improvisação75

Processos de criação76

Organizando as ideias77

Ilustração. Um menino com cabelos castanhos, blusa verde, calça azul e sapatos pretos. Ele salta com os joelhos dobrados com a perna para trás, os braços estendidos para cima, com as palmas das mãos voltadas para dentro.
Ilustração. Um menino com cabelos pretos, camiseta azul e calça avermelhada. Ele salta com os joelhos flexionados para cima, com as pernas abertas; o braço direito com o cotovelo flexionado, a mão voltada para baixo, com a palma virada para cima e para fora; o braço esquerdo com o cotovelo flexionado e a mão voltada para cima e para dentro.

 CAPÍTULO 5  

Brincar de ser78

Sobrevoo|Teatro: espaço de jogo e de imaginação80

Para experimentar: Jogo da careta82

Para experimentar: Contando uma história com objetos84

Foco na História: O teatro de sombras84

Foco na História: Mamulengo: Um teatro de bonecos brasileiro e popular86

Para pesquisar: Entrevista com grupos teatrais e artistas ao redor87

Foco em...|Teatro de animação88

Foco no conhecimento|Os jogos teatrais90

Para pesquisar: Jogos teatrais91

Processos de criação92

Organizando as ideias93

Ilustração. À esquerda, uma cortina roxa com um prendedor preto. Atrás dela, uma mão grande segura, com as pontas do polegar e do indicador, uma argola com duas chaves: uma branca e uma preta. À direita, em primeiro plano, um lápis preto com borracha; a ponta do lápis está voltada para cima e a borracha para baixo. Ele está sobreposto à sombra de uma mão que está posicionada como se o estivesse segurando.

 CAPÍTULO 6  

O que vejo quando me vejo94

Sobrevoo|Autorrepresentações96

Para pesquisar: Pintores além de seus autorretratos101

Para pesquisar: Autorretratos na arte brasileira101

Para experimentar: Intervenção sobre um autorretrato105

Foco em...|Vivian Maier106

Foco na História: Filme fotográfico108

Para pesquisar: A evolução da fotografia108

Para experimentar: Buscando meu reflexo em diferentes superfícies109

Foco no conhecimento|Técnicas fotográficas110

Para experimentar: Exercitando o olhar de fotógrafo111

Processos de criação112

Organizando as ideias113

Fotografia. Um homem com cabelos curtos e escuros segura um buquê de flores de cor rosa, cobrindo o rosto. Ao fundo, diversas flores nas cores rosa e amarela.

 CAPÍTULO 7  

Intervenções no mundo114

Sobrevoo|Intervenções no cotidiano116

Foco na História: Téspis: o primeiro ator de teatro117

Para experimentar: Recriando o convite para conversar122

Foco em...|Hélio Oiticica123

Para pesquisar: Elementos do meu entorno125

Foco em...|Flávio de Carvalho126

Foco no conhecimento|Performance e programa128

Processos de criação|130

Organizando as ideias |131

Fotografia. Performance artística em um espaço fechado. Todos usam Parangolés coloridos, espécie de capa de pano presa ao corpo. Em primeiro plano, à frente do grupo, um homem usa Parangolés nas cores verde e azul. Ele está com o braço direito levantado e segurando o tecido azul, que se prende em volta do pescoço. Presa ao corpo, a capa verde. Do lado direito da imagem, uma mulher de roupas pretas está usando um parangolé vermelho em volta da cintura e ao redor do pescoço. Ela está com os braços estendidos para trás, segurando, com a mão esquerda, parte do tecido. Do lado esquerdo da imagem, duas pessoas caminham lado a lado. A da esquerda usa Parangolé vermelho esticado no braço direito. A da direita usa capa verde presa ao corpo e um pedaço de tecido vermelho na cabeça. Atrás delas, outras pessoas usam Parangolés coloridos. Em segundo plano, do lado direito da imagem, pessoas assistem à performance.

 CAPÍTULO 8  

Arte e juventude132

Sobrevoo|Juventude na arte134

Para experimentar: Representando o local onde você vive136

Para experimentar: Movendo-se entre bolhas de sabão138

Para experimentar: Número circense141

Para experimentar: Percussão corporal para acompanhar um rap 143

Processos de criação|Mostra de trabalhos de arte144

Organizando as ideias145

Ilustração. Bolhas de sabão flutuando.

Sugestões de sites146

Referências bibliográficas comentadas148

Guia e transcrições de áudios151