Apresentação
Uma das características mais marcantes do século vinte e um é a velocidade com que as tecnologias de informação e de comunicação se transformam. Imagine que, quando seus avós nasceram, a televisão ainda era uma grande novidade, os telefones eram discados e não existiam celulares. As pesquisas escolares eram feitas em livros e enciclopédias. Um estudante conseguia consultar apenas uma ou duas fontes, pois era difícil encontrar a informação necessária para os trabalhos solicitados pela escola. E, se ele tivesse uma dúvida sobre a matéria, a única fórma de solucioná-la era esperar pela próxima aula.
Em pouco mais de 50 anos, o mundo mudou radicalmente. A comunicação se tornou muito veloz e eficiente. O acesso à informação foi facilitado pela internet, que coloca à disposição das pessoas uma infinidade de informações sobre os mais variados assuntos. Diante de tantas transformações, qual é o papel da escola? Por que as crianças e os jovens ainda precisam ir à aula? O que é preciso aprender para viver neste mundo que se transforma sem parar?
Hoje, um dos objetivos do estudo oferecido pela escola é que você aprenda como localizar informações de modo objetivo, para que saiba como utilizá-las na resolução de problemas práticos ou teóricos. Além disso, é importante saber, também, como identificar informações confiáveis, como evitar as inúmeras armadilhas que estão espalhadas pelo mundo virtual e, acima de tudo, como avaliar criticamente a realidade para se orientar nela de modo autônomo, seguro e justo. A escola deve ser um lugar no qual você e seus amigos encontrem condições para desenvolver essas competências.
A escola é, ainda, o lugar onde vocês podem exercitar habilidades sociais. Nas redes sociais, geralmente, só interagimos com quem tem interesses parecidos com os nossos; na sala de aula, convivemos com as diferenças e podemos apren-der com elas. Na escola, é possível aprender a mobilizar nossos conhecimentos para viver melhor com as outras pessoas e desenvolver a empatia, a solidariedade e a capacidade de cooperação.
Os livros desta coleção foram pensados para ajudá-lo a enfrentar todos esses desafios. Por isso, preocupamo-nos em oferecer não só informação, mas também situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia intelectual, à reflexão crítica, à pesquisa, à comunicação oral e escrita e à interação social. Esperamos que você aproveite cada uma delas e que, ao final desse percurso, tenha se tornado um aluno competente e um cidadão solidário, participativo e autônomo nas suas decisões.
Um ótimo estudo!
Organização do seu livro
Este livro está organizado em 11 capítulos, divididos em 4 unidades.
Veja a seguir as diversas partes que compõem o seu livro.
Abertura de unidade
Dupla de páginas que conecta os assuntos tratados nos capítulos da unidade. Assim, você saberá sobre o que vai estudar.
Abertura de capítulo
Relaciona o tema do capítulo com alguma questão atual. Dessa fórma, você perceberá quanto a história faz parte do presente.
Saiba mais
Nesta seção, você encontra textos que ampliam seus conhecimentos sobre o assunto estudado.
História em construção
Apresenta conteúdos que vão auxiliar você a compreender aspectos da construção da história.
Refletindo sobre
Você será convidado a refletir sobre inúmeras situações do tempo presente com base nos assuntos estudados.
Recapitulando
Questões distribuídas ao longo do capítulo para você verificar a sua compreensão sobre os pontos principais do texto.
Explore
Questões para você explorar mapas, textos e diferentes tipos de imagem.
Conexão
Sugestões de livros, filmes e sites para você ampliar os estudos de fórma divertida.
Leitura complementar
Esta seção traz textos de fontes diversas que ampliam a discussão dos temas presentes no capítulo, para que você possa aprender ainda mais.
Enquanto isso reticências
Nesta seção, você conhecerá acontecimentos ou processos simultâneos aos estudados no capítulo. Assim, poderá comparar a história ocorrida ao mesmo tempo em lugares diferentes.
Atividades
Ao final de cada capítulo, a seção de atividades desafia você a aprofundar os estudos, a refletir sobre a relação dos temas estudados com o seu cotidiano e a estabelecer relações entre a história e outros componentes curriculares, além de apresentar propostas para você exercer a sua criatividade.
Fazendo e aprendendo
No final de cada unidade, são apresentados tutoriais para que você possa realizar de fórma autônoma diferentes atividades relacionadas aos temas estudados.
Sumário
- UNIDADE 1 – O MUNDO OCIDENTAL EM TRANSFORMAÇÃO 10
- CAPÍTULO 1 – DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 12
- Inglaterra, uma realidade singular no cenário europeu 13 A dinastia Stuart 15
- A Revolução Puritana 16 A Revolução Gloriosa 18
- A industrialização na Inglaterra 19
- Os recursos naturais, 20 • Do campo para a cidade, 20 • Antes do sistema de fábrica, 21 • A implantação das manufaturas, 21 • Moderno sistema industrial, 22 • Do artesão ao operário, 22 • As primeiras máquinas, 23 • A todo vapor, 24 • Revolução nos transportes, 24
- As crianças nas fábricas 27
- A organização dos trabalhadores 28
- A legislação trabalhista, 29 • A questão ambiental, 30
- As vilas operárias, 31 • Alimentação, 32 • Entretenimento popular, 32
- CAPÍTULO 2 – NOVAS IDEIAS: O ILUMINISMO E OS FUNDAMENTOS DO LIBERALISMO ECONÔMICO 35
- A luz da razão invade a Europa 36 Os princípios liberais 40 Leitura complementar — A propriedade privada para Rousseau e Locke 42
- Despotismo esclarecido: uma nova concepção de Estado 44 Atividades 46
- Fazendo e aprendendo — Pesquisa 48
- UNIDADE 2 – REVOLUÇÕES E INDEPENDÊNCIAS 50
- CAPÍTULO 3 – A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS 52
- A opressão britânica nas Treze Colônias 53
- A questão das terras indígenas, 54 • A metrópole britânica impõe novas leis, 55 • O acirramento dos conflitos, 56
- Atividades 63
- CAPÍTULO 4 – FRANÇA: REVOLUÇÃO E ERA NAPOLEÔNICA 65
- A França às vésperas da revolução 66
- A difusão das ideias iluministas, 67 • A crise financeira e política, 67 • Os Estados Gerais e a Assembleia Nacional Constituinte, 68
- A Assembleia Legislativa 71
- A República Francesa 72 O fim do processo revolucionário 75
- A revolução dos costumes 76
- Cidadãs, mas nem tanto... 77
- Enquanto isso... — As ideias revolucionárias chegam à América portuguesa 78
- A ascensão de Napoleão Bonaparte 80 De cônsul a imperador 82 O fim do Império Napoleônico 84 O Congresso de Viena 86
- Atividades 87
- CAPÍTULO 5 – INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA 89
- Crise na Espanha e pressões na América 90 Enquanto isso... — A independência de São Domingos 92
- A luta pela emancipação no México 94 As independências na América do Sul 96 As independências na América Central 99 Significados de liberdade 101 Atividades 104
- Fazendo e aprendendo — Romance 106
- UNIDADE 3 – BRASIL: DA CRISE DO SISTEMA COLONIAL AO SEGUNDO REINADO 108
- CAPÍTULO 6 – DAS REBELIÕES COLONIAIS ÀS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA 110
- A crise portuguesa no século XVIII 111 A Conjuração Mineira 113 A Conjuração Baiana 115 Portugal sob a mira de Napoleão 117
- A família real portuguesa no Brasil 118
- Negócios com a Grã-Bretanha, 118 • Mudanças no Rio de Janeiro, 119 • O outro lado da capital, 120
- A Revolução Pernambucana de 1817 121
- A volta de D. João VI para Portugal 122
- Rumo à independência 123 Negros e indígenas no fim da colonização 125
- Leitura complementar — Guerra contra os Botocudos 126
- Atividades 128
- CAPÍTULO 7 – DO PRIMEIRO REINADO ÀS REGÊNCIAS 130
- A organização do Estado brasileiro 131 Leitura complementar — Indígenas no Primeiro Reinado 134
- A Confederação do Equador 136
- A questão platina 136
- Crise política e abdicação 137
- O período regencial (1831-1840) 138
- Os grupos políticos, 139 • Medidas de defesa e punição, 139 • O Ato Adicional de 1834, 140 • A Regência Una de Feijó, 141 • As revoltas regenciais, 142 • As Rusgas Cuiabanas, 142 • Uma revolta na Amazônia: a Cabanagem, 143 • A Revolta dos Malês, 145 • A Revolta dos Farrapos, 146
- A cultura afro-brasileira 149
- Atividades 150
- CAPÍTULO 8 – O SEGUNDO REINADO 152
- A política no Segundo Reinado 153 A Guerra do Paraguai (1864-1870) 156
- O império do café 158 O Brasil não era só café 161
- O fim do tráfico negreiro 162
- O lento fim da escravidão 163 Enquanto isso... — Baquaqua, a luta pela liberdade 164
- O trabalho livre no Brasil 166
- Transformações no Brasil imperial 167
- Contraste social e cultural 168
- A construção da identidade nacional 169
- Cultura popular, 169
- O legado e a superação da escravidão 171
- Atividades 172
- Fazendo e aprendendo — Poesia 174
- UNIDADE 4 – TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XIX 176
- CAPÍTULO 9 – REVOLUÇÕES E NOVAS TEORIAS POLÍTICAS DO SÉCULO XIX 178
- A Europa após o Congresso de Viena 179
- As revoluções liberais do século XIX 180
- Ondas revolucionárias de 1830, 180 • 1848: a Primavera dos Povos, 181 • Os frutos de 1848, 182
- A formação do Estado italiano, 183 • A Alemanha unificada, 184
- Burguesia versus operariado 185
As teorias sociais e políticas 187
- Os socialistas utópicos, 187 • O socialismo científico, 188 • O anarquismo, 189 • A primeira experiência socialista da história, 190
- A arte europeia no século XIX 193
- A arte romântica, 193 • A arte realista, 194 • A literatura realista, 195
- CAPÍTULO 10 – OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX 198
- A expansão dos Estados Unidos 199
- A missão estadunidense, 200 • Do ouro à ocupação efetiva do oeste, 201 • A guerra contra os indígenas, 202
- Os interesses opostos, 204 • Eclode a guerra civil, 205
- As relações com a América Latina 207
- A segregação racial nos Estados Unidos 208
- Leitura complementar — O blues 209
- Atividades 211
- CAPÍTULO 11 – A NOVA ORDEM ECONÔMICA E O IMPERIALISMO 213
- A Segunda Revolução Industrial 214
- A crise do capitalismo industrial 215
- A era do capitalismo financeiro 216
- A expansão imperialista 217
- Imperialismo e exploração das riquezas 218
- O “fardo” do homem branco 219
- A partilha da África 220
- A dominação britânica na África 221 Movimentos de resistência 222 A dominação francesa, belga e portuguesa na África 224
- Políticas imperialistas na Ásia 225
- A dominação britânica na China, 225 • O Império Britânico na Índia, 227 • A Revolta dos Cipaios, 227
- Os franceses na Indochina, 230 • O Japão da era Meiji, 231
- Fazendo e aprendendo — Filme 234
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 236