![](../resources/images/im_conheca_seu_livro_png_14-20.png)
Apresentação
Uma das características mais marcantes do século vinte e um é a velocidade com que as tecnologias de informação e de comunicação se transformam. Imagine que, quando seus avós nasceram, a televisão ainda era uma grande novidade, os telefones eram discados e não existiam celulares. As pesquisas escolares eram feitas em livros e enciclopédias. Um estudante conseguia consultar apenas uma ou duas fontes, pois era difícil encontrar a informação necessária para os trabalhos solicitados pela escola. E, se ele tivesse uma dúvida sobre a matéria, a única fórma de solucioná-la era esperar pela próxima aula.
Em pouco mais de 50 anos, o mundo mudou radicalmente. A comunicação se tornou muito veloz e eficiente. O acesso à informação foi facilitado pela internet, que coloca à disposição das pessoas uma infinidade de informações sobre os mais variados assuntos. Diante de tantas transformações, qual é o papel da escola? Por que as crianças e os jovens ainda precisam ir à aula? O que é preciso aprender para viver neste mundo que se transforma sem parar?
Hoje, um dos objetivos do estudo oferecido pela escola é que você aprenda como localizar informações de modo objetivo, para que saiba como utilizá-las na resolução de problemas práticos ou teóricos. Além disso, é importante saber, também, como identificar informações confiáveis, como evitar as inúmeras armadilhas que estão espalhadas pelo mundo virtual e, acima de tudo, como avaliar criticamente a realidade para se orientar nela de modo autônomo, seguro e justo. A escola deve ser um lugar no qual você e seus amigos encontrem condições para desenvolver essas competências.
A escola é, ainda, o lugar onde vocês podem exercitar habilidades sociais. Nas redes sociais, geralmente, só interagimos com quem tem interesses parecidos com os nossos; na sala de aula, convivemos com as diferenças e podemos apren-der com elas. Na escola, é possível aprender a mobilizar nossos conhecimentos para viver melhor com as outras pessoas e desenvolver a empatia, a solidariedade e a capacidade de cooperação.
Os livros desta coleção foram pensados para ajudá-lo a enfrentar todos esses desafios. Por isso, preocupamo-nos em oferecer não só informação, mas também situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia intelectual, à reflexão crítica, à pesquisa, à comunicação oral e escrita e à interação social. Esperamos que você aproveite cada uma delas e que, ao final desse percurso, tenha se tornado um aluno competente e um cidadão solidário, participativo e autônomo nas suas decisões.
Um ótimo estudo!
![](../resources/images/im_conheca_seu_livro_png_14-21.png)
Organização do seu livro
Este livro está organizado em 11 capítulos, divididos em 4 unidades.
Veja a seguir as diversas partes que compõem o seu livro.
![Páginas de livro. Destaque para a abertura de unidade.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_126730.png)
Abertura de unidade
Dupla de páginas que conecta os assuntos tratados nos capítulos da unidade. Assim, você saberá sobre o que vai estudar.
![Página de livro. Destaque para a abertura de capítulo.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128907.png)
Abertura de capítulo
Relaciona o tema do capítulo com alguma questão atual. Dessa fórma, você perceberá quanto a história faz parte do presente.
![Página de livro. Destaque para a seção Saiba mais.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128908.png)
Saiba mais
Nesta seção, você encontra textos que ampliam seus conhecimentos sobre o assunto estudado.
![Página de livro. Destaque para o boxe História em construção.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128909.png)
História em construção
Apresenta conteúdos que vão auxiliar você a compreender aspectos da construção da história.
![Página de livro. Destaque para o boxe Refletindo sobre.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128910.png)
Refletindo sobre
Você será convidado a refletir sobre inúmeras situações do tempo presente com base nos assuntos estudados.
![Página de livro. Destaque para o boxe Recapitulando.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128911.png)
Recapitulando
Questões distribuídas ao longo do capítulo para você verificar a sua compreensão sobre os pontos principais do texto.
![Página de livro. Destaque para o boxe Explore.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128912.png)
Explore
Questões para você explorar mapas, textos e diferentes tipos de imagem.
![Página de livro. Destaque para o boxe Conexão.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_128913.png)
Conexão
Sugestões de livros, filmes e sites para você ampliar os estudos de fórma divertida.
![Páginas de livro. Destaque para a seção Leitura complementar.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_126974.png)
Leitura complementar
Esta seção traz textos de fontes diversas que ampliam a discussão dos temas presentes no capítulo, para que você possa aprender ainda mais.
![Páginas de livro. Destaque para a seção Enquanto isso.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_126971.png)
Enquanto isso reticências
Nesta seção, você conhecerá acontecimentos ou processos simultâneos aos estudados no capítulo. Assim, poderá comparar a história ocorrida ao mesmo tempo em lugares diferentes.
![Páginas de livro. Destaque para a seção Atividades.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_126909.png)
Atividades
Ao final de cada capítulo, a seção de atividades desafia você a aprofundar os estudos, a refletir sobre a relação dos temas estudados com o seu cotidiano e a estabelecer relações entre a história e outros componentes curriculares, além de apresentar propostas para você exercer a sua criatividade.
![Páginas de livro. Destaque para a seção Fazendo e aprendendo.](../resources/images/im_003_009_eh8_iniciais_f2_g24_group_126276.png)
Fazendo e aprendendo
No final de cada unidade, são apresentados tutoriais para que você possa realizar de fórma autônoma diferentes atividades relacionadas aos temas estudados.
![](../resources/images/im_conheca_seu_livro_png_14-22.png)
Sumário
- UNIDADE 1 – O MUNDO OCIDENTAL EM TRANSFORMAÇÃO 10
- CAPÍTULO 1 – DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 12
- Inglaterra, uma realidade singular no cenário europeu 13 A dinastia Stuart 15
- A Revolução Puritana 16 A Revolução Gloriosa 18
- A industrialização na Inglaterra 19
- Os recursos naturais, 20 • Do campo para a cidade, 20 • Antes do sistema de fábrica, 21 • A implantação das manufaturas, 21 • Moderno sistema industrial, 22 • Do artesão ao operário, 22 • As primeiras máquinas, 23 • A todo vapor, 24 • Revolução nos transportes, 24
- As crianças nas fábricas 27
- A organização dos trabalhadores 28
- A legislação trabalhista, 29 • A questão ambiental, 30
- As vilas operárias, 31 • Alimentação, 32 • Entretenimento popular, 32
- CAPÍTULO 2 – NOVAS IDEIAS: O ILUMINISMO E OS FUNDAMENTOS DO LIBERALISMO ECONÔMICO 35
- A luz da razão invade a Europa 36 Os princípios liberais 40 Leitura complementar — A propriedade privada para Rousseau e Locke 42
- Despotismo esclarecido: uma nova concepção de Estado 44 Atividades 46
- Fazendo e aprendendo — Pesquisa 48
- UNIDADE 2 – REVOLUÇÕES E INDEPENDÊNCIAS 50
- CAPÍTULO 3 – A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS 52
- A opressão britânica nas Treze Colônias 53
- A questão das terras indígenas, 54 • A metrópole britânica impõe novas leis, 55 • O acirramento dos conflitos, 56
- Atividades 63
- CAPÍTULO 4 – FRANÇA: REVOLUÇÃO E ERA NAPOLEÔNICA 65
- A França às vésperas da revolução 66
- A difusão das ideias iluministas, 67 • A crise financeira e política, 67 • Os Estados Gerais e a Assembleia Nacional Constituinte, 68
- A Assembleia Legislativa 71
- A República Francesa 72 O fim do processo revolucionário 75
- A revolução dos costumes 76
- Cidadãs, mas nem tanto... 77
- Enquanto isso... — As ideias revolucionárias chegam à América portuguesa 78
- A ascensão de Napoleão Bonaparte 80 De cônsul a imperador 82 O fim do Império Napoleônico 84 O Congresso de Viena 86
- Atividades 87
- CAPÍTULO 5 – INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA 89
- Crise na Espanha e pressões na América 90 Enquanto isso... — A independência de São Domingos 92
- A luta pela emancipação no México 94 As independências na América do Sul 96 As independências na América Central 99 Significados de liberdade 101 Atividades 104
- Fazendo e aprendendo — Romance 106
- UNIDADE 3 – BRASIL: DA CRISE DO SISTEMA COLONIAL AO SEGUNDO REINADO 108
- CAPÍTULO 6 – DAS REBELIÕES COLONIAIS ÀS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA 110
- A crise portuguesa no século XVIII 111 A Conjuração Mineira 113 A Conjuração Baiana 115 Portugal sob a mira de Napoleão 117
- A família real portuguesa no Brasil 118
- Negócios com a Grã-Bretanha, 118 • Mudanças no Rio de Janeiro, 119 • O outro lado da capital, 120
- A Revolução Pernambucana de 1817 121
- A volta de D. João VI para Portugal 122
- Rumo à independência 123 Negros e indígenas no fim da colonização 125
- Leitura complementar — Guerra contra os Botocudos 126
- Atividades 128
- CAPÍTULO 7 – DO PRIMEIRO REINADO ÀS REGÊNCIAS 130
- A organização do Estado brasileiro 131 Leitura complementar — Indígenas no Primeiro Reinado 134
- A Confederação do Equador 136
- A questão platina 136
- Crise política e abdicação 137
- O período regencial (1831-1840) 138
- Os grupos políticos, 139 • Medidas de defesa e punição, 139 • O Ato Adicional de 1834, 140 • A Regência Una de Feijó, 141 • As revoltas regenciais, 142 • As Rusgas Cuiabanas, 142 • Uma revolta na Amazônia: a Cabanagem, 143 • A Revolta dos Malês, 145 • A Revolta dos Farrapos, 146
- A cultura afro-brasileira 149
- Atividades 150
- CAPÍTULO 8 – O SEGUNDO REINADO 152
- A política no Segundo Reinado 153 A Guerra do Paraguai (1864-1870) 156
- O império do café 158 O Brasil não era só café 161
- O fim do tráfico negreiro 162
- O lento fim da escravidão 163 Enquanto isso... — Baquaqua, a luta pela liberdade 164
- O trabalho livre no Brasil 166
- Transformações no Brasil imperial 167
- Contraste social e cultural 168
- A construção da identidade nacional 169
- Cultura popular, 169
- O legado e a superação da escravidão 171
- Atividades 172
- Fazendo e aprendendo — Poesia 174
- UNIDADE 4 – TRANSFORMAÇÕES NO SÉCULO XIX 176
- CAPÍTULO 9 – REVOLUÇÕES E NOVAS TEORIAS POLÍTICAS DO SÉCULO XIX 178
- A Europa após o Congresso de Viena 179
- As revoluções liberais do século XIX 180
- Ondas revolucionárias de 1830, 180 • 1848: a Primavera dos Povos, 181 • Os frutos de 1848, 182
- A formação do Estado italiano, 183 • A Alemanha unificada, 184
- Burguesia versus operariado 185
As teorias sociais e políticas 187
- Os socialistas utópicos, 187 • O socialismo científico, 188 • O anarquismo, 189 • A primeira experiência socialista da história, 190
- A arte europeia no século XIX 193
- A arte romântica, 193 • A arte realista, 194 • A literatura realista, 195
- CAPÍTULO 10 – OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX 198
- A expansão dos Estados Unidos 199
- A missão estadunidense, 200 • Do ouro à ocupação efetiva do oeste, 201 • A guerra contra os indígenas, 202
- Os interesses opostos, 204 • Eclode a guerra civil, 205
- As relações com a América Latina 207
- A segregação racial nos Estados Unidos 208
- Leitura complementar — O blues 209
- Atividades 211
- CAPÍTULO 11 – A NOVA ORDEM ECONÔMICA E O IMPERIALISMO 213
- A Segunda Revolução Industrial 214
- A crise do capitalismo industrial 215
- A era do capitalismo financeiro 216
- A expansão imperialista 217
- Imperialismo e exploração das riquezas 218
- O “fardo” do homem branco 219
- A partilha da África 220
- A dominação britânica na África 221 Movimentos de resistência 222 A dominação francesa, belga e portuguesa na África 224
- Políticas imperialistas na Ásia 225
- A dominação britânica na China, 225 • O Império Britânico na Índia, 227 • A Revolta dos Cipaios, 227
- Os franceses na Indochina, 230 • O Japão da era Meiji, 231
- Fazendo e aprendendo — Filme 234
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 236