CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Língua Portuguesa é composto de oito unidades. Cada unidade, por sua vez, subdivide-se em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi! e Vamos compartilhar.
ABERTURA DA UNIDADE
Nas aberturas das unidades, apresentamos o que será desenvolvido em cada uma das partes.
EU SEI
Esta parte privilegia seus conhecimentos prévios e o compartilhamento de informações sobre práticas linguísticas e artísticas, bem como a formação de vocabulário básico.
VAMOS COMPARTILHAR
Desenvolve propostas a partir de diferentes gêneros textuais e metodologias que buscam soluções para questões presentes no cotidiano dos estudantes e da comunidade, sempre relacionadas com o tema tratado na unidade.
EU VOU APRENDER
É composta de dois capítulos que desenvolvem o vocabulário e os conceitos básicos para a promoção das competências e das habilidades fundamentais visando à aquisição das capacidades expressivas em manifestações linguísticas e artísticas.
EU APRENDI!
Apresenta propostas de atividades que buscam a sistematização e a verificação dos conceitos/temas tratados, elaboradas com linguagem clara e focadas no desenvolvimento dos conhecimentos fundamentais.
CAPÍTULOS E SEÇÕES
Cada capítulo compõe-se de diferentes seções, com propósitos específicos.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Apresenta propostas de leitura e escrita, visando a aprendizagens com base nas vivências pessoais e no conhecimento dos gêneros textuais abordados na unidade.
LÍNGUA E LINGUAGEM
Aborda conhecimentos linguísticos por meio de explicações e de atividades contextualizadas.
ORALIDADE
Possibilita a prática da linguagem em situações de fala, com o objetivo de desenvolver a comunicação oral em diferentes contextos.
ORTOGRAFIA/ACENTUAÇÃO/PONTUAÇÃO
Auxilia na apropriação da escrita de acordo com as normas da língua portuguesa.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
As atividades propostas exploram as diferentes fórmas de expressão que uma língua apresenta naturalmente, por influência de fatores históricos, regionais, culturais, entre outros.
A VOZ DO AUTOR
Propõe a ampliação do conhecimento sobre os autores dos textos explorados nas diferentes unidades.
VOCÊ É O AUTOR!
Propõe vivências e experiências relacionadas à produção textual.
CLUBE DO LIVRO
A cada bimestre, você escolherá um livro para ler, com o objetivo de contribuir para a ampliação do vocabulário, a fluência na leitura, o desenvolvimento de estratégias de leitura e a construção de uma rotina de leitura.
BOXE CONCEITO
Destaca os conceitos trabalhados nas atividades, facilitando a compreensão dos temas em foco.
GLOSSÁRIO
Explora o significado de termos e palavras, levando em conta o contexto em que se inserem.
BOXE PARA AMPLIAR
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação de temas e conteúdos tratados.
ÍCONES
SUMÁRIO
- CONTOS E MAIS CONTOS 10
- EU SEI: O que são contos? 12
- EU VOU APRENDER 14
- CAPÍTULO 1 | Conto indígena 14
- O saber das avós, por Daniel Munduruku 14
- Compreensão textual 16
- Língua e linguagem: Substantivo – função e flexão 18
- Acentuação: Sílabas tônicas e palavras oxítonas 22
- EU VOU APRENDER 24
- CAPÍTULO 2 | Conto de artimanha 24
- Sopa de pedras, por Ruth Guimarães 25
- Compreensão textual 28
- A voz do autor: Ruth Guimarães 30
- Língua e linguagem: Adjetivos – função e flexão 32
- Você é o autor!: Escrita de conto 34
- Oralidade: Contação de contos 36
- Clube do livro 38
- EU APRENDI! 40
- VAMOS COMPARTILHAR: Livro de contos 42
- FATOS EM FOCO 44
- EU SEI: O que são textos jornalísticos? 46
- EU VOU APRENDER 48
- CAPÍTULO 1 | Qual é o fato? 48
- Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames, por Sabrina Brito 48
- Compreensão textual 50
- Língua e linguagem: Verbo I 54
- Ortografia: Uso do s/z, de j/g e de x/ch 56
- Estatuto da Pessoa Idosa 58
- EU VOU APRENDER 60
- CAPÍTULO 2 | Telejornal 60
- Compreensão textual 62
- Língua e linguagem: Verbo II (modo indicativo) 64
- Você é o autor!: Escrita de um texto jornalístico 66
- Criar o jogo e as instruções 68
- Oralidade: Apresentação de telejornal 72
- EU APRENDI! 74
- VAMOS COMPARTILHAR: Podcast noticioso 76
- QUAL É A OPINIÃO? 78
- EU SEI: Como posso dar opinião? 80
- EU VOU APRENDER 82
- CAPÍTULO 1 | Carta do leitor 82
- “Fala aqui!”, Ciência Hoje das Crianças 82
- Compreensão textual 84
- Língua e linguagem: Concordância nominal (artigo e numeral) 86
- Acentuação: Palavras paroxítonas e proparoxítonas 88
- EU VOU APRENDER 90
- CAPÍTULO 2 | Resenha crítica de um filme 90
- Red: Crescer é uma fera, por Aline Pereira 90
- Compreensão textual 94
- Língua e linguagem: Concordância nominal – pronomes 96
- Oralidade: Vlogue com resenha crítica 98
- Você é o autor!: Planejar um vlogue 100
- Clube do livro 102
- EU APRENDI! 104
- VAMOS COMPARTILHAR: Hora de gravar o vlogue! 106
- AVENTURA E INFORMAÇÃO 108
- EU SEI: É possível se aventurar e, ao mesmo tempo, adquirir informações? 110
- EU VOU APRENDER 112
- CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura 112
- Um mar de redes, por Flávia Lins e Silva 113
- Compreensão textual 116
- Língua e linguagem: Coesão referencial 118
- Pontuação: Interrogação, exclamação e ponto-final 122
- EU VOU APRENDER 124
- CAPÍTULO 2 | Verbete de enciclopédia 124
- Açaí, por Inês Cordeiro 124
- “A luta pela preservação da natureza do Brasil”, Enciclopédia do Estudante 125
- Compreensão textual 126
- Língua e linguagem: Advérbio e locução adverbial 128
- Oralidade: Modalizadores 130
- Infográfico da produção do açaí 132
- Variação linguística 134
- Você é o autor!: Escrita de uma narrativa de aventura 136
- EU APRENDI! 138
- VAMOS COMPARTILHAR: Aventuras recontadas 140
- SAÚDE EM CARTAZ! 142
- EU SEI: Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização? 144
- EU VOU APRENDER 146
- CAPÍTULO 1 | Cartazes de campanha 146
- Afaste os bichos. Lave as mãos 146
- Compreensão textual 148
- Língua e linguagem: Modos subjuntivo e imperativo 150
- EU VOU APRENDER 156
- CAPÍTULO 2 | Constituição da República Federativa do Brasil 156
- Compreensão textual 160
- Língua e linguagem: Linguagem formal e informal 162
- Oralidade: Debate 164
- Você é o autor!: Reclamações ou solicitações 166
- Clube do livro 168
- EU APRENDI! 170
- VAMOS COMPARTILHAR: Questionário e campanha de conscientização 172
- HISTÓRIAS DE VIDA... 174
- EU SEI: Como podem ser contadas as histórias de vida? 176
- EU VOU APRENDER 178
- CAPÍTULO 1 | Relato pessoal 178
- Caderno do Lucas, por Marie Ange Bordas 178
- Compreensão textual 182
- Língua e linguagem: Frase e oração 184
- Acentuação: Ditongo, tritongo e hiato 186
- EU VOU APRENDER 188
- CAPÍTULO 2 | Autobiografia e biografia 188
- Livre como um pássaro, por Malala Yousafzai e Patricia McCormick 188
- Compreensão textual 190
- Língua e linguagem: Período simples e período composto 192
- Oralidade: Entrevista 194
- Você é o autor!: Biografia ou autobiografia? 200
- EU APRENDI! 202
- VAMOS COMPARTILHAR: Fanzine 204
- DA AVENTURA AO DRAMA! 206
- EU SEI: Como os elementos da história são explorados em cada gênero? 208
- EU VOU APRENDER 210
- CAPÍTULO 1 | Narrativa de aventura 210
- Voando com Peter, por J. M. Barrie 210
- Compreensão textual 212
- Língua e linguagem: Sujeito e predicado (sintagma nominal e sintagma verbal) 214
- Variação linguística: Variação geográfica 216
- EU VOU APRENDER 218
- CAPÍTULO 2 | Texto dramático 218
- Peter Pan, adaptação de Pamela Pinheiro 218
- Compreensão textual 224
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação 226
- A voz do autor: Biografia 228
- Pontuação: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas 230
- Você é o autor!: Produção do texto dramático 232
- Oralidade: Encenação de texto dramático 234
- Clube do livro 236
- EU APRENDI! 238
- VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação dramática 240
- O OFÍCIO DO POEMA À HQ! 242
- EU SEI: O que são poemas e HQ? 244
- EU VOU APRENDER 246
- CAPÍTULO 1 | Poema 246
- O trabalho e o lavrador, por Sérgio Capparelli 247
- Compreensão textual 248
- Língua e linguagem: Figuras de linguagem 250
- Ortografia: Palavras derivadas, prefixos e sufixos 254
- EU VOU APRENDER 256
- CAPÍTULO 2 | História em quadrinhos 256
- Turma da Mônica, por Mauricio de Sousa 256
- Compreensão textual 258
- Língua e linguagem: Polissemia, homonímia, sinonímia e antonímia 260
- Você é o autor!: Poema visual 262
- Oralidade: Sarau poético 264
- Clube do livro 266
- EU APRENDI! 268
- VAMOS COMPARTILHAR: Feira do livro 270
- Referências bibliográficas 272