CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Língua Portuguesa é composto de oito unidades. Cada unidade, por sua vez, subdivide-se em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi! e Vamos compartilhar.
ABERTURA DA UNIDADE
Nas aberturas das unidades, apresentamos o que será desenvolvido em cada uma das partes.
EU SEI
Esta parte privilegia seus conhecimentos prévios e o compartilhamento de informações sobre práticas linguísticas e artísticas, bem como a formação de vocabulário básico.
VAMOS COMPARTILHAR
Desenvolve propostas com base em diferentes gêneros textuais e metodologias que buscam soluções para questões presentes no cotidiano dos estudantes e da comunidade, sempre relacionadas com o tema tratado na unidade.
EU VOU APRENDER
É composta de dois capítulos que desenvolvem o vocabulário e os conceitos básicos para a promoção das competências e das habilidades fundamentais visando à aquisição das capacidades expressivas em manifestações linguísticas e artísticas.
EU APRENDI!
Apresenta propostas de atividades que buscam a sistematização e a verificação dos conceitos/temas tratados, elaboradas com linguagem clara e focadas no desenvolvimento dos conhecimentos fundamentais.
CAPÍTULOS E SEÇÕES
Cada capítulo compõe-se de diferentes seções, com propósitos específicos.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Apresenta propostas de leitura e escrita, visando a aprendizagens com base nas vivências pessoais e no conhecimento dos gêneros textuais abordados na unidade.
ORALIDADE
Possibilita a prática da linguagem em situações de fala, com o objetivo de desenvolver a comunicação oral em diferentes contextos.
LÍNGUA E LINGUAGEM
Aborda conhecimentos linguísticos por meio de explicações e de atividades contextualizadas.
ORTOGRAFIA/ACENTUAÇÃO/PONTUAÇÃO
Auxilia na apropriação da escrita de acôrdo com as normas da língua portuguesa.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
As atividades propostas exploram as diferentes fórmas de expressão que uma língua apresenta naturalmente, por influência de fatores históricos, regionais, culturais, entre outros.
A VOZ DO AUTOR
Propõe a ampliação do conhecimento sobre os autores dos textos explorados nas diferentes unidades.
VOCÊ É O AUTOR!
Propõe vivências e experiências relacionadas à produção textual.
CLUBE DO LIVRO
A cada bimestre, você escolherá um livro para ler, com o objetivo de contribuir para a ampliação do vocabulário, a fluência na leitura, o desenvolvimento de estratégias de leitura e a construção de uma rotina de leitura.
BOXE-CONCEITO
Destaca os conceitos trabalhados nas atividades, facilitando a compreensão dos temas em foco.
GLOSSÁRIO
Explora o significado de termos e palavras, levando em conta o contexto em que se inserem.
BOXE PARA AMPLIAR
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação de temas e conteúdos tratados.
Ícones
SUMÁRIO
- POEMAS 10
- EU SEI: Como os poemas expressam a cultura? 12
- EU VOU APRENDER 14
- CAPÍTULO 1 | Poema e cultura 14
- União dos povos, por Márcia Wayna Kambeba 14
- Mergulho fundo, por Márcia Wayna Kambeba 15
- Compreensão textual 16
- Língua e linguagem: Rimas 18
- Língua e linguagem: Figuras de linguagem: metonímia, antítese e hipérbole 20
- A voz do autor 22
- EU VOU APRENDER 26
- CAPÍTULO 2 | Poema visual 26
- A preguiça, por Ronald Polito e Guto Lacaz 26
- Um gato, por Ronald Polito e Guto Lacaz 27
- Compreensão textual 28
- Língua e linguagem: Figuras de linguagem: assonância e aliteração 30
- Você é o autor!: Criação de um poema visual 32
- Oralidade: Sarau de poemas 34
- Clube do livro 36
- EU APRENDI! 38
- VAMOS COMPARTILHAR: Videopoema 40
- TEXTOS JORNALÍSTICOS: RESPEITO E INCLUSÃO 42
- EU SEI: Como os textos jornalísticos podem colaborar para o respeito e a inclusão? 44
- EU VOU APRENDER 46
- CAPÍTULO 1 | Reportagem: inclusão 46
- Jovens com deficiência intelectual buscam autonomia morando sozinhos em projeto inovador no Brasil 46
- Compreensão textual 48
- Língua e linguagem: Tipos de sujeito 50
- Ortografia: Há, a e à 54
- EU VOU APRENDER 56
- CAPÍTULO 2 | Reportagem: doenças 56
- Michael J Fox conta como Parkinson atrapalha sua vida profissional 57
- Compreensão textual 58
- Língua e linguagem: Estudo do predicado: predicado nominal 60
- Você é o autor!: Notícia 62
- Oralidade: Notícia de rádio 64
- Reportagem paga 66
- EU APRENDI! 70
- VAMOS COMPARTILHAR: O respeito à inclusão 72
- ENTREVISTA: QUEM É O JOVEM DE HOJE? 74
- EU SEI: Como as entrevistas podem nos ajudar a conhecer o jovem de hoje? 76
- EU VOU APRENDER 78
- CAPÍTULO 1 | Entrevista com especialista 78
- Quem são e o que querem os jovens de hoje? Entrevista com o pesquisador José Machado Pais 78
- Compreensão textual 82
- Língua e linguagem: Adjunto adnominal 84
- Ortografia: Formação de palavras: prefixos que expressam negação 86
- EU VOU APRENDER 88
- CAPÍTULO 2 | Análises com IA 88
- A era da inteligência artificial 88
- Compreensão textual 92
- Língua e linguagem: Adjunto adverbial: advérbios e expressões adverbiais 94
- Oralidade: Entrevista 96
- Você é o autor!: Relatório de entrevista 98
- Clube do livro 100
- EU APRENDI! 102
- VAMOS COMPARTILHAR: Mostra da pesquisa 104
- CAMPANHA E CHARGES 106
- EU SEI: Como usar recursos persuasivos em campanhas? 108
- EU VOU APRENDER 110
- CAPÍTULO 1 | Campanha de conscientização 110
- Um mundo #FomeZero para 2030 começa agora 110
- Compreensão textual 112
- Língua e linguagem: Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos) 114
- Acentuação: Acento diferencial 118
- EU VOU APRENDER 120
- CAPÍTULO 2 | Charges 120
- Compreensão textual 122
- Língua e linguagem: Objeto direto e objeto indireto 124
- Desperdício de alimentos 126
- Você é o autor!: Criação de uma charge 128
- Oralidade: Pesquisa e apresentação oral 130
- Variação linguística: Variação geográfica 132
- EU APRENDI! 134
- VAMOS COMPARTILHAR: Banner 136
- CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS! 138
- EU SEI: Por que é importante divulgar informações científicas? 140
- EU VOU APRENDER 142
- CAPÍTULO 1 | Texto de divulgação científica 142
- Abelhas em apuros! 143
- Compreensão textual 148
- Língua e linguagem: Modos e tempos verbais I: modo indicativo 150
- Ortografia: Formação de palavras: derivação e composição 152
- EU VOU APRENDER 154
- CAPÍTULO 2 | Infográfico e ficha técnica 154
- Compreensão textual 156
- Língua e linguagem: Modos e tempos verbais: imperativo e subjuntivo 158
- Você é o autor!: Escrita de texto de divulgação científica 160
- Oralidade: Seminário 162
- Clube do livro 164
- EU APRENDI! 166
- VAMOS COMPARTILHAR: Revista científica 168
- INTERVENÇÃO ARTÍSTICA 170
- EU SEI: Como as intervenções artísticas se expressam no espaço urbano? 172
- EU VOU APRENDER 174
- CAPÍTULO 1 | Grafite 174
- Beco do Batman 176
- Compreensão textual 180
- Língua e linguagem: Concordância nominal 182
- Pontuação: Uso dos dois-pontos e do ponto e vírgula 184
- EU VOU APRENDER 186
- CAPÍTULO 2 | Rap 186
- Rap, por Ana Lúcia Santana 186
- Compreensão textual 188
- Língua e linguagem: Concordância verbal 190
- Aqui o funk tem vez e tem voz! 192
- Oralidade: Rap é música 194
- Você é o autor!: Criação de um rap 196
- EU APRENDI! 198
- VAMOS COMPARTILHAR: Batalha de rap 200
- CONTOS AFRICANOS 202
- EU SEI: Como os contos expressam a cultura? 204
- EU VOU APRENDER 206
- CAPÍTULO 1 | Conto angolano 206
- A raposa e a toupeira, por Susana Ventura 206
- Compreensão textual 209
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação: conjunções coordenativas 212
- Pontuação: Travessão, reticências e aspas 214
- EU VOU APRENDER 216
- CAPÍTULO 2 | Conto moçambicano 216
- A infinita fiadeira, por Mia Couto 216
- Compreensão textual 219
- A voz do autor 222
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação: orações aditivas 226
- Oralidade: Leitura expressiva 228
- Você é o autor!: Escrita de conto 230
- Quem fala português? 232
- Variação linguística: Variação social: gírias 234
- Clube do livro 236
- EU APRENDI! 238
- VAMOS COMPARTILHAR: Storytelling 240
- LENDA E CORDEL 242
- EU SEI: Como os povos contam as histórias? 244
- EU VOU APRENDER 246
- CAPÍTULO 1 | Lenda indígena 246
- A lenda dos diamantes, por Tânia Dias Queiroz e Leila Maria Grillo 246
- Compreensão textual 248
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação adversativa 250
- Ortografia: Grafia de palavras homônimas: trás e traz 252
- Pesquisa de lendas 254
- EU VOU APRENDER 256
- CAPÍTULO 2 | Cordel 256
- Um cordel sobre o cordel, por César Obeid 256
- Compreensão textual 258
- Língua e linguagem: Coesão referencial: sintetização 260
- Oralidade: Peleja 264
- Você é o autor!: Escrita de lenda 268
- Clube do livro 270
- EU APRENDI! 272
- VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação de final de ano 274
- Referências bibliográficas 276