![](../resources/images/im_vinheta_abertura_port_digital-2.png)
CONHEÇA SEU LIVRO
Seu livro de Língua Portuguesa é composto de oito unidades. Cada unidade, por sua vez, subdivide-se em quatro partes: Eu sei, Eu vou aprender, Eu aprendi! e Vamos compartilhar.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a abertura de unidade.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3311.png)
ABERTURA DA UNIDADE
Nas aberturas das unidades, apresentamos o que será desenvolvido em cada uma das partes.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Eu sei.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3312.png)
EU SEI
Esta parte privilegia seus conhecimentos prévios e o compartilhamento de informações sobre práticas linguísticas e artísticas, bem como a formação de vocabulário básico.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Vamos compartilhar.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3313.png)
VAMOS COMPARTILHAR
Desenvolve propostas com base em diferentes gêneros textuais e metodologias que buscam soluções para questões presentes no cotidiano dos estudantes e da comunidade, sempre relacionadas com o tema tratado na unidade.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Eu vou aprender.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3314.png)
EU VOU APRENDER
É composta de dois capítulos que desenvolvem o vocabulário e os conceitos básicos para a promoção das competências e das habilidades fundamentais visando à aquisição das capacidades expressivas em manifestações linguísticas e artísticas.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Eu aprendi.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3315.png)
EU APRENDI!
Apresenta propostas de atividades que buscam a sistematização e a verificação dos conceitos/temas tratados, elaboradas com linguagem clara e focadas no desenvolvimento dos conhecimentos fundamentais.
CAPÍTULOS E SEÇÕES
Cada capítulo compõe-se de diferentes seções, com propósitos específicos.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Compreensão textual.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3517.png)
COMPREENSÃO TEXTUAL
Apresenta propostas de leitura e escrita, visando a aprendizagens com base nas vivências pessoais e no conhecimento dos gêneros textuais abordados na unidade.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Oralidade.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3518.png)
ORALIDADE
Possibilita a prática da linguagem em situações de fala, com o objetivo de desenvolver a comunicação oral em diferentes contextos.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Língua e linguagem.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3519.png)
LÍNGUA E LINGUAGEM
Aborda conhecimentos linguísticos por meio de explicações e de atividades contextualizadas.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Ortografia/acentuação/pontuação.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3521.png)
ORTOGRAFIA/ACENTUAÇÃO/PONTUAÇÃO
Auxilia na apropriação da escrita de acôrdo com as normas da língua portuguesa.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Variação linguística.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3520.png)
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
As atividades propostas exploram as diferentes fórmas de expressão que uma língua apresenta naturalmente, por influência de fatores históricos, regionais, culturais, entre outros.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção A voz do autor.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3522.png)
A VOZ DO AUTOR
Propõe a ampliação do conhecimento sobre os autores dos textos explorados nas diferentes unidades.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Você é o autor!.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3523.png)
VOCÊ É O AUTOR!
Propõe vivências e experiências relacionadas à produção textual.
![Reprodução de página de livro. Destaque para a seção Clube do Livro.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3524.png)
CLUBE DO LIVRO
A cada bimestre, você escolherá um livro para ler, com o objetivo de contribuir para a ampliação do vocabulário, a fluência na leitura, o desenvolvimento de estratégias de leitura e a construção de uma rotina de leitura.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe Conceito.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3525.png)
BOXE-CONCEITO
Destaca os conceitos trabalhados nas atividades, facilitando a compreensão dos temas em foco.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe Glossário.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3526.png)
GLOSSÁRIO
Explora o significado de termos e palavras, levando em conta o contexto em que se inserem.
![Reprodução de página de livro. Destaque para o boxe Para ampliar.](../resources/images/im_003_009_nps7_iniciais_f2_lp_g24_group_3527.png)
BOXE PARA AMPLIAR
Oferece sugestões de livros, jornais, revistas, filmes, músicas e recursos digitais para ampliação de temas e conteúdos tratados.
Ícones
![Ícone. ATIVIDADE ORAL. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco. Ícone. ATIVIDADE EM DUPLA. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado. Ícone. ATIVIDADE EM GRUPOS. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.](../resources/images/im_003_009_sport7_iniciais_f2_lp_g24_group_7551.png)
![](../resources/images/im_vinheta_abertura_port_digital-2.png)
SUMÁRIO
- POEMAS 10
- EU SEI: Como os poemas expressam a cultura? 12
- EU VOU APRENDER 14
- CAPÍTULO 1 | Poema e cultura 14
- União dos povos, por Márcia Wayna Kambeba 14
- Mergulho fundo, por Márcia Wayna Kambeba 15
- Compreensão textual 16
- Língua e linguagem: Rimas 18
- Língua e linguagem: Figuras de linguagem: metonímia, antítese e hipérbole 20
- A voz do autor 22
- EU VOU APRENDER 26
- CAPÍTULO 2 | Poema visual 26
- A preguiça, por Ronald Polito e Guto Lacaz 26
- Um gato, por Ronald Polito e Guto Lacaz 27
- Compreensão textual 28
- Língua e linguagem: Figuras de linguagem: assonância e aliteração 30
- Você é o autor!: Criação de um poema visual 32
- Oralidade: Sarau de poemas 34
- Clube do livro 36
- EU APRENDI! 38
- VAMOS COMPARTILHAR: Videopoema 40
- TEXTOS JORNALÍSTICOS: RESPEITO E INCLUSÃO 42
- EU SEI: Como os textos jornalísticos podem colaborar para o respeito e a inclusão? 44
- EU VOU APRENDER 46
- CAPÍTULO 1 | Reportagem: inclusão 46
- Jovens com deficiência intelectual buscam autonomia morando sozinhos em projeto inovador no Brasil 46
- Compreensão textual 48
- Língua e linguagem: Tipos de sujeito 50
- Ortografia: Há, a e à 54
- EU VOU APRENDER 56
- CAPÍTULO 2 | Reportagem: doenças 56
- Michael J Fox conta como Parkinson atrapalha sua vida profissional 57
- Compreensão textual 58
- Língua e linguagem: Estudo do predicado: predicado nominal 60
- Você é o autor!: Notícia 62
- Oralidade: Notícia de rádio 64
- Reportagem paga 66
- EU APRENDI! 70
- VAMOS COMPARTILHAR: O respeito à inclusão 72
- ENTREVISTA: QUEM É O JOVEM DE HOJE? 74
- EU SEI: Como as entrevistas podem nos ajudar a conhecer o jovem de hoje? 76
- EU VOU APRENDER 78
- CAPÍTULO 1 | Entrevista com especialista 78
- Quem são e o que querem os jovens de hoje? Entrevista com o pesquisador José Machado Pais 78
- Compreensão textual 82
- Língua e linguagem: Adjunto adnominal 84
- Ortografia: Formação de palavras: prefixos que expressam negação 86
- EU VOU APRENDER 88
- CAPÍTULO 2 | Análises com IA 88
- A era da inteligência artificial 88
- Compreensão textual 92
- Língua e linguagem: Adjunto adverbial: advérbios e expressões adverbiais 94
- Oralidade: Entrevista 96
- Você é o autor!: Relatório de entrevista 98
- Clube do livro 100
- EU APRENDI! 102
- VAMOS COMPARTILHAR: Mostra da pesquisa 104
- CAMPANHA E CHARGES 106
- EU SEI: Como usar recursos persuasivos em campanhas? 108
- EU VOU APRENDER 110
- CAPÍTULO 1 | Campanha de conscientização 110
- Um mundo #FomeZero para 2030 começa agora 110
- Compreensão textual 112
- Língua e linguagem: Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos) 114
- Acentuação: Acento diferencial 118
- EU VOU APRENDER 120
- CAPÍTULO 2 | Charges 120
- Compreensão textual 122
- Língua e linguagem: Objeto direto e objeto indireto 124
- Desperdício de alimentos 126
- Você é o autor!: Criação de uma charge 128
- Oralidade: Pesquisa e apresentação oral 130
- Variação linguística: Variação geográfica 132
- EU APRENDI! 134
- VAMOS COMPARTILHAR: Banner 136
- CIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS! 138
- EU SEI: Por que é importante divulgar informações científicas? 140
- EU VOU APRENDER 142
- CAPÍTULO 1 | Texto de divulgação científica 142
- Abelhas em apuros! 143
- Compreensão textual 148
- Língua e linguagem: Modos e tempos verbais I: modo indicativo 150
- Ortografia: Formação de palavras: derivação e composição 152
- EU VOU APRENDER 154
- CAPÍTULO 2 | Infográfico e ficha técnica 154
- Compreensão textual 156
- Língua e linguagem: Modos e tempos verbais: imperativo e subjuntivo 158
- Você é o autor!: Escrita de texto de divulgação científica 160
- Oralidade: Seminário 162
- Clube do livro 164
- EU APRENDI! 166
- VAMOS COMPARTILHAR: Revista científica 168
- INTERVENÇÃO ARTÍSTICA 170
- EU SEI: Como as intervenções artísticas se expressam no espaço urbano? 172
- EU VOU APRENDER 174
- CAPÍTULO 1 | Grafite 174
- Beco do Batman 176
- Compreensão textual 180
- Língua e linguagem: Concordância nominal 182
- Pontuação: Uso dos dois-pontos e do ponto e vírgula 184
- EU VOU APRENDER 186
- CAPÍTULO 2 | Rap 186
- Rap, por Ana Lúcia Santana 186
- Compreensão textual 188
- Língua e linguagem: Concordância verbal 190
- Aqui o funk tem vez e tem voz! 192
- Oralidade: Rap é música 194
- Você é o autor!: Criação de um rap 196
- EU APRENDI! 198
- VAMOS COMPARTILHAR: Batalha de rap 200
- CONTOS AFRICANOS 202
- EU SEI: Como os contos expressam a cultura? 204
- EU VOU APRENDER 206
- CAPÍTULO 1 | Conto angolano 206
- A raposa e a toupeira, por Susana Ventura 206
- Compreensão textual 209
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação: conjunções coordenativas 212
- Pontuação: Travessão, reticências e aspas 214
- EU VOU APRENDER 216
- CAPÍTULO 2 | Conto moçambicano 216
- A infinita fiadeira, por Mia Couto 216
- Compreensão textual 219
- A voz do autor 222
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação: orações aditivas 226
- Oralidade: Leitura expressiva 228
- Você é o autor!: Escrita de conto 230
- Quem fala português? 232
- Variação linguística: Variação social: gírias 234
- Clube do livro 236
- EU APRENDI! 238
- VAMOS COMPARTILHAR: Storytelling 240
- LENDA E CORDEL 242
- EU SEI: Como os povos contam as histórias? 244
- EU VOU APRENDER 246
- CAPÍTULO 1 | Lenda indígena 246
- A lenda dos diamantes, por Tânia Dias Queiroz e Leila Maria Grillo 246
- Compreensão textual 248
- Língua e linguagem: Período composto por coordenação adversativa 250
- Ortografia: Grafia de palavras homônimas: trás e traz 252
- Pesquisa de lendas 254
- EU VOU APRENDER 256
- CAPÍTULO 2 | Cordel 256
- Um cordel sobre o cordel, por César Obeid 256
- Compreensão textual 258
- Língua e linguagem: Coesão referencial: sintetização 260
- Oralidade: Peleja 264
- Você é o autor!: Escrita de lenda 268
- Clube do livro 270
- EU APRENDI! 272
- VAMOS COMPARTILHAR: Apresentação de final de ano 274
- Referências bibliográficas 276