UNIDADE 1 – UM OLHAR SOBRE O BRASIL – p. 10
De olho na imagem – p. 11
Artista e obra: O artista JR – p. 12
TEMA 1 – Arte no Morro da Providência – p. 13
Uma reflexão sobre a realidade – p. 13
Arte e muito mais: O Morro da Providência – p. 14
Mulheres são heroínas – p. 15
Foco na linguagem – p. 15
Casa Amarela Providência – p. 16
Por dentro da arte: Documentário – p. 17
Arte urbana: intervenção artística – p. 18
Foco na linguagem – p. 18
Arte de rua: lambe-lambe – p. 19
Entre textos e imagens: Lambe-lambe – p. 20
Questões – p. 20
Experimentações – p. 21
TEMA 2 – Paisagens e histórias do Brasil na arte – p. 23
Frans Post – p. 23
Foco na linguagem – p. 23
A pintura de paisagem – p. 24
Foco na linguagem – p. 24
Artista e obra: Frans Post – p. 25
Por dentro da arte: Audioguias: outras vozes na arte – p. 26
Brasil no plural – p. 27
Foco na linguagem – p. 27
A pluralidade da arte indígena no Brasil – p. 28
Foco na linguagem – p. 28
Arte e muito mais: Vídeo nas aldeias – p. 29
A expressão dos saberes regionais na arte popular – p. 30
Foco na linguagem – p. 30
Institucionalização da arte no Brasil – p. 32
Da academia ao museu – p. 32
Foco na linguagem – p. 32
Por dentro da arte: Os museus de arte – p. 33
Arte e muito mais: Museus criados por artistas e grupos sociais – p. 34
Experimentações – p. 35
TEMA 3 – O Modernismo e a identidade cultural brasileira – p. 36
Anita Malfatti – p. 36
Foco na linguagem – p. 36
Uma nova proposta artística – p. 37
Foco na linguagem – p. 37
Entre textos e imagens: Ode ao burguês – p. 38
Questões – p. 38
Arte e muito mais: Arte e crítica social – p. 39
A Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 40
As mulheres e o movimento modernista brasileiro – p. 41
A estética da modernização e a influência cubista na arte – p. 42
Foco na linguagem – p. 42
Uma produção modernista – p. 43
Experimentações – p. 44
Pensar e fazer arte – p. 45
Autoavaliação – p. 46
UNIDADE 2 – TEATRO E SOCIEDADE – p. 47
De olho na imagem – p. 48
Artista e obra: Teatro Experimental de Arte – p. 49
TEMA 1 – Uma dramaturgia moralizante – p. 50
Auto da Compadecida – p. 50
Artista e obra: Ariano Suassuna – p. 51
Entre textos e imagens: Auto da Compadecida – p. 52
Questões – p. 53
Por dentro da arte: Adaptações de Auto da Compadecida – p. 54
Outras adaptações – p. 55
A origem do auto – p. 56
O teatro de Gil Vicente – p. 57
Por dentro da arte: Mesa dos pecados capitais – p. 58
O auto como instrumento de catequização – p. 59
Arte e muito mais: A arte missioneira – p. 60
Experimentações – p. 61
TEMA 2 – O teatro como retrato de uma época – p. 62
O rei da vela – p. 62
A montagem dos Parlapatões – p. 63
Por dentro da arte: Direção musical e sonoplastia – p. 63
Experimentações – p. 64
Por dentro da arte: Oswald de Andrade e o teatro moderno – p. 65
O texto de O rei da vela – p. 66
A montagem do Teatro Oficina – p. 68
Cinquenta anos depois – p. 69
O diretor e encenador teatral – p. 70
A concepção visual – p. 71
Os figurinos – p. 72
Por dentro da arte: O desenho como projeto – p. 72
Experimentações – p. 73
TEMA 3 – O teatro como ato político – p. 74
Teatro e resistência – p. 74
Por dentro da arte: A história contada por meio da fotografia – p. 75
Roda viva – p. 76
Entre textos e imagens: A canção-tema – p. 77
Questões – p. 77
O Teatro de Arena – p. 78
Artista e obra: Augusto Boal – p. 79
O sistema coringa – p. 80
Arte e muito mais: O teatro de Bertolt Brecht – p. 80
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – p. 81
Experimentações – p. 81
Pensar e fazer arte – p. 82
Autoavaliação – p. 83
UNIDADE 3 – MÚSICA E SOCIEDADE – p. 84
De olho na imagem – p. 85
Artista e obra: Carlos Gomes – p. 86
TEMA 1 – A música e os temas nacionais – p. 87
A identidade nacional na obra de Carlos Gomes – p. 87
Foco na linguagem – p. 87
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro – p. 88
Foco na linguagem – p. 88
O guarani – p. 89
Arte e muito mais: O Romantismo na literatura – p. 90
A ópera – p. 91
Carmen – p. 92
Foco na linguagem – p. 92
A orquestra – p. 93
Foco na linguagem – p. 93
Os instrumentos de uma orquestra – p. 94
TEMA 2 – A brasilidade de Heitor Villa-Lobos – p. 95
Villa-Lobos – p. 95
As viagens de Villa-Lobos – p. 96
Foco na linguagem – p. 96
Os Choros e as Bachianas Brasileiras – p. 97
Entre textos e imagens: O ciclo das Bachianas Brasileiras – p. 98
Questões – p. 98
A música barroca – p. 99
A obra de Bach – p. 100
O cravo e o piano – p. 100
Foco na linguagem – p. 100
Experimentações – p. 101
“Céu de Santo Amaro” – p. 102
Foco na linguagem – p. 102
Artista e obra: Flávio Venturini – p. 103
Experimentações – p. 104
TEMA 3 – Uma exaltação ao Brasil – p. 105
“Aquarela do Brasil” – p. 105
Foco na linguagem – p. 106
Por dentro da arte: A trilha sonora de Alô, amigos – p. 106
O samba-exaltação – p. 107
Arte e muito mais: O rádio e a política – p. 107
O rádio – p. 108
Experimentações – p. 108
O samba e suas origens – p. 109
O samba de roda – p. 110
Artista e obra: Edith do Prato – p. 111
Foco na linguagem – p. 111
O samba no Rio de Janeiro – p. 112
O primeiro samba gravado – p. 113
Experimentações – p. 114
TEMA 4 – Uma “ópera” popular – p. 115
As escolas de samba – p. 115
O sambódromo do Rio de Janeiro – p. 116
Experimentações – p. 116
O encontro de muitas linguagens – p. 117
O teatro e a dança – p. 118
A música nos desfiles de escola de samba – p. 118
A bateria – p. 119
Pensar e fazer arte – p. 119
Autoavaliação – p. 120
UNIDADE 4 – DANÇA: MUDANÇAS E RUPTURAS – p. 121
De olho na imagem – p. 122
Artista e obra: Cia. Fusion de Danças Urbanas – p. 123
TEMA 1 – Um convite à reflexão – p. 124
O espetáculo Pai contra mãe – p. 124
A proposta da companhia – p. 125
Experimentações – p. 125
Por dentro da arte: Bastidores – p. 126
Foco na linguagem – p. 126
A trilha sonora – p. 128
Música, dança e criação – p. 129
Arte e muito mais: Carolina Maria de Jesus – p. 130
O espetáculo Rainha – p. 131
Artista e obra: Laura Virgínia – p. 132
Experimentações – p. 133
TEMA 2 – A dança a partir do século XX – p. 134
A dança moderna – p. 134
As rupturas – p. 135
Isadora Duncan – p. 136
As mudanças no figurino – p. 137
Loie Fuller – p. 138
Por dentro da arte: Loie Fuller, a dançarina – p. 139
Rudolf Laban – p. 140
Artista e obra: Mary Wigman – p. 141
Maria Duschenes – p. 142
A dança coral – p. 142
Experimentações – p. 143
TEMA 3 – Dança e ruptura – p. 144
O trabalho do Ballet Stagium – p. 144
O Ballet Stagium e as trilhas musicais – p. 145
Artista e obra: Milton Nascimento e as trilhas para espetáculos de dança – p. 146
Kuarup ou a questão do índio – p. 147
Arte e muito mais: O kuarup no Alto Xingu – p. 148
Entre textos e imagens: Ballet Stagium leva Kuarup de volta ao Teatro Municipal quarenta anos depois da estreia – p. 149
Questões – p. 149
A dança-teatro – p. 150
Artista e obra: O trabalho de Pina Bausch – p. 151
Experimentações – p. 152
TEMA 4 – A dança como manifesto – p. 153
Terra – p. 153
Foco na linguagem – p. 153
Artista e obra: Grupo Grial de Dança – p. 154
A proposta do espetáculo – p. 155
Foco na linguagem – p. 155
A visualidade – p. 156
Arte e muito mais: Povos indígenas e preconceitos – p. 157
“Demarcação já” – p. 159
Uma trilogia – p. 161
A barca – p. 161
Travessia – p. 161
Experimentações – p. 162
Pensar e fazer arte – p. 163
Autoavaliação – p. 164
Referências bibliográficas comentadas – p. 165
Guia dos áudios – p. 168
Ocultar Texto
Compartilhar: