Araribá Conecta – Arte
Flávia Delalibera Iossi
Código da Coleção: 0011 P24 01 00 200 060
Proposta pedagógica
- Estimular o protagonismo do estudante no processo de avaliação, com proposta de elaboração de um diário de bordo para que ele mesmo possa acompanhar seu desenvolvimento e autoavaliações ao final de cada unidade.
- Valorizar as manifestações artísticas de matrizes africanas e indígenas e o protagonismo da mulher na arte e na cultura.
- Articular o fazer artístico à leitura, à reflexão e à contextualização por meio de uma proposta baseada na Abordagem Triangular.
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Código do Obra: 0011 P24 01 00 200 060
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – ARTE E ESPAÇOS DE EXPRESSÃO – p. 10
De olho na imagem – p. 11
Artista e obra: Ananda Nahu – p. 12
TEMA 1 – Paredes e muros como espaços de expressão – p. 13
A pintura mural – p. 13
Os murais egípcios – p. 14
Foco na linguagem – p. 14
Muralismo: Arte e política – p. 15
Foco na linguagem – p. 15
Muralismo mexicano – p. 16
América hispânica, de José Orozco – p. 17
Foco na linguagem – p. 17
Arte e muito mais: Portinari e a pintura mural brasileira – p. 18
Experimentações – p. 19
TEMA 2 – Representações rupestres – p. 20
Registros pré-históricos no Brasil – p. 20
Foco na linguagem – p. 20
Arte e muito mais: A Serra da Capivara – p. 21
A arte rupestre – p. 22
Mãos em negativo – p. 22
As incisões rupestres – p. 23
Arte rupestre é arte? – p. 23
Experimentações – p. 24
TEMA 3 – A arte do grafite – p. 25
Crítica e humor – p. 25
Foco na linguagem – p. 25
Artista e obra: Banksy – p. 26
A origem do grafite – p. 27
Por dentro da arte: O grafite e o movimento hip-hop – p. 28
Das ruas para as galerias – p. 29
As relações entre arte e imagem – p. 29
A arte do grafite no Brasil – p. 30
Entre textos e imagens: Ver a cidade e as suas nuances – p. 31
As mulheres e a arte de rua – p. 32
Foco na linguagem – p. 32
A obra de Criola – p. 33
Experimentações – p. 34
Pensar e fazer arte – p. 35
Autoavaliação – p. 36
UNIDADE 2 – UMA LINGUAGEM, MUITOS ELEMENTOS – p. 37
De olho na imagem – p. 38
Artista e obra: O grupo Vilavox – p. 39
TEMA 1 – O teatro – p. 40
Uma arte convivial – p. 40
Por dentro da arte: A história da peça – p. 41
Experimentações – p. 42
Os elementos da linguagem teatral – p. 43
Os elementos visuais – p. 43
Os sons – p. 43
O espaço – p. 44
O corpo – p. 44
Foco na linguagem – p. 44
O teatro de rua – p. 45
Ser Tão Teatro – p. 45
Experimentações – p. 47
TEMA 2 – As origens do teatro – p. 48
O teatro primitivo – p. 48
O teatro em diferentes culturas – p. 49
A máscara e o sagrado – p. 50
Foco na linguagem – p. 50
Os diablos danzantes – p. 51
As máscaras africanas – p. 52
Experimentações – p. 53
Por dentro da arte: Materialidade e visualidade – p. 54
Foco na linguagem – p. 54
Artista e obra: Calixte Dakpogan – p. 55
Arte e muito mais: Os orixás – p. 55
Experimentações – p. 56
TEMA 3 – O teatro na Grécia antiga – p. 58
O “berço” do teatro – p. 58
Experimentações – p. 59
As máscaras no teatro grego – p. 60
A tragédia e a comédia – p. 61
Os autores teatrais – p. 62
Entre textos e imagens: Luiz Felipe Botelho – p. 63
Arte e muito mais: Religião na Grécia antiga – p. 64
Medeia – p. 65
Pensar e fazer arte – p. 67
Autoavaliação – p. 68
UNIDADE 3 – DANÇA: EXPRESSÃO E CULTURA – p. 69
De olho na imagem – p. 70
Artista e obra: Cia. Oito Nova Dança – p. 71
TEMA 1 – A criação do movimento – p. 72
Os movimentos expressivos – p. 72
Os movimentos funcionais – p. 73
Foco na linguagem – p. 73
Os movimentos funcionais nos espetáculos de dança – p. 74
Por dentro da arte: Tempos modernos – p. 76
Rudolf Laban e o estudo do movimento – p. 78
Experimentações – p. 79
TEMA 2 – As danças circulares – p. 81
As origens da dança – p. 81
A dança e o sagrado – p. 82
Foco na linguagem – p. 82
A dança odissi – p. 83
A dança asteca – p. 84
Arte e muito mais: O Códice Tovar – p. 84
A formação circular – p. 85
Experimentações – p. 86
TEMA 3 – O formato circular nas manifestações culturais brasileiras – p. 87
As festas juninas – p. 87
A dança nas festas juninas – p. 88
O baião, o xote, o xaxado e o forró – p. 89
Por dentro da arte: Baião – p. 90
Foco na linguagem – p. – p. 90
A ciranda – p. 91
As letras das cirandas – p. 92
Experimentações – p. 93
A capoeira – p. 93
A roda de capoeira – p. 94
Entre textos e imagens: Rainha Nzinga Mbandi – p. 95
Questões – p. 95
A música na capoeira – p. 96
Pensar e fazer arte – p. 97
Autoavaliação – p. 98
UNIDADE 4 – MÚSICA: SOM E POESIA – p. 99
De olho na imagem – p. 100
Artista e obra: O quinteto Vento em Madeira – p. 101
Foco na linguagem – p. 101
TEMA 1 – O som – p. 102
Os sons que nos rodeiam – p. 102
Arte e muito mais: Música e inclusão – p. 103
Foco na linguagem – p. 103
As propriedades do som – p. 104
Altura ou volume? – p. 104
Foco na linguagem – p. 104
A intensidade – p. 105
A duração – p. 105
O timbre – p. 105
Entre textos e imagens: Como as notas musicais foram descobertas e nomeadas? – p. 106
Questões – p. 106
Experimentações – p. 107
TEMA 2 – A linguagem musical – p. 108
Das musas à música – p. 108
Um dos primeiros instrumentos musicais – p. 109
Experimentações – p. 109
As flautas indígenas – p. 110
Artista e obra: Djuena Tikuna – p. 111
Os elementos da linguagem musical – p. 112
O ritmo – p. 112
Experimentações – p. 112
A melodia e a harmonia – p. 113
Experimentações – p. 113
Entre textos e imagens: O ritmo na poesia – p. 114
Questões – p. 114
Experimentações – p. 115
TEMA 3 – O instrumento vocal – p. 116
A voz – p. 116
A classificação das vozes – p. 117
Foco na linguagem – p. 117
Por dentro da arte: Teatro musical – p. 118
Artista e obra: Gabriela, cravo e canela – p. 118
Foco na linguagem – p. 119
Arte e muito mais: Cuidados com a voz – p. 120
Experimentações – p. 121
TEMA 4 – Como nascem as canções – p. 122
Música e letra – p. 122
Foco na linguagem – p. 122
A letra de canção – p. 123
Foco na linguagem – p. 123
Experimentações – p. 124
Pensar e fazer arte – p. 125
Autoavaliação – p. 125
Referências bibliográficas comentadas – p. 126
Guia dos áudios – p. 128
UNIDADE 1 – DANÇA: CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO – p. 10
De olho na imagem – p. 11
Artista e obra: Ivaldo Bertazzo – p. 12
TEMA 1 – Dança e composição – p. 13
A coreografia – p. 13
Foco na linguagem – p. 13
A influência da cultura indiana – p. 14
Dança e música – p. 15
Dança sem música – p. 16
Experimentações – p. 16
Por dentro da arte: O papel do coreógrafo – p. 17
Artista e obra: Angel e Klauss Vianna – p. 18
Os níveis espaciais – p. 19
Foco na linguagem – p. 19
Experimentações – p. 20
TEMA 2 – O balé – p. 22
A origem do balé – p. 22
Foco na linguagem – p. 22
O balé cortesão – p. 23
Da corte para os palcos – p. 24
O lago dos cisnes – p. 25
Por dentro da arte: A dança e as artes visuais – p. 26
Foco na linguagem – p. 27
O figurino no balé – p. 28
Os movimentos no balé – p. 29
Arte e muito mais: Primeira companhia de balé profissional formada por bailarinas cegas faz sua
estreia no Theatro Municipal de São Paulo – p. 30
Experimentações – p. 32
TEMA 3 – O intérprete na dança contemporânea – p. 34
O intérprete-criador – p. 34
Por dentro da arte: A dança contemporânea – p. 35
Entre textos e imagens: Grande Sertão: veredas – p. 37
Questões – p. 37
A luz como elemento cênico – p. 38
Luz e sombra – p. 38
Foco na linguagem – p. 38
Luz e criação – p. 39
Experimentações – p. 39
Pensar e fazer arte – p. 40
Autoavaliação – p. 42
UNIDADE 2 – O CORPO É UM INSTRUMENTO MUSICAL – p. 43
De olho na imagem – p. 44
Artista e obra: Barbatuques – p. 45
TEMA 1 – A percussão corporal – p. 46
Os instrumentos de percussão – p. 46
Foco na linguagem – p. 46
Arte e muito mais: Instrumentos de percussão nas culturas indígenas – p. 47
Experimentações – p. 48
A produção de sons com o corpo – p. 50
Foco na linguagem – p. 50
Stomp – p. 51
Por dentro da arte: A percussão nos sons do sapateado – p. 52
Experimentações – p. 53
TEMA 2 – A voz e o canto – p. 54
O corpo humano e a produção da voz – p. 54
Arte e muito mais: A voz na adolescência: mudanças na voz de meninos e de meninas – p. 55
Por dentro da arte: A “voz” da Terra – p. 56
Experimentações – p. 57
A voz na dublagem – p. 58
Experimentações – p. 58
O canto – p. 59
Foco na linguagem – p. 59
Ao som da viola – p. 60
Foco na linguagem – p. 60
O pioneirismo da dupla As Galvão – p. 61
Artista e obra: Orquestra Paulistana de Viola Caipira – p. 62
Foco na linguagem – p. 62
A música sertaneja – p. 63
Foco na linguagem – p. 63
Do sertanejo raiz ao sertanejo universitário – p. 64
Foco na linguagem – p. 64
Entre textos e imagens: Invasão feminina na música sertaneja – p. 65
Questões – p. 65
Experimentações – p. 66
TEMA 3 – A experiência do canto coletivo – p. 67
O canto gregoriano – p. 67
A monofonia e a polifonia – p. 68
Foco na linguagem – p. 68
O canto coral – p. 69
Um coral misto – p. 70
Foco na linguagem – p. 70
Artista e obra: Dorit Kolling – p. 71
A escrita musical – p. 73
A partitura – p. 74
Foco na linguagem – p. 74
Artista e obra: Birds on the wires – p. 75
Por dentro da arte: Pautas musicais ilustradas – p. 76
Foco na linguagem – p. 76
Experimentações – p. 77
Pensar e fazer arte – p. 78
Autoavaliação – p. 79
UNIDADE 3 – O CORPO COMO EXPRESSÃO – p. 80
De olho na imagem – p. 81
Artista e obra: Cia. 2 de Teatro – p. 82
TEMA 1 – Corpo e gestualidade – p. 83
Teatro sem palavras – p. 83
O corpo na criação teatral – p. 84
Foco na linguagem – p. 84
Espelunca – p. 85
Por dentro da arte: O chorinho – p. 86
O cinema mudo – p. 87
Comediantes do cinema mudo – p. 87
Experimentações – p. 88
A construção da visualidade – p. 89
Foco na linguagem – p. 89
O cenógrafo, o figurinista e o aderecista – p. 90
A proposta visual de Zigg & Zogg – p. 91
Experimentações – p. 92
TEMA 2 – A dramaturgia do corpo – p. 93
Alegria de viver – p. 93
Foco na linguagem – p. 93
A proposta do grupo – p. 94
Artista e obra: Deborah Moreira e George Mascarenhas – p. 95
A mímica – p. 97
A commedia dell’arte – p. 98
A mímica na atualidade – p. 99
Experimentações – p. 100
TEMA 3 – A arte de fazer rir – p. 101
A comédia – p. 101
As aves – p. 102
Foco na linguagem – p. 102
A comédia satírica – p. 103
O avarento – p. 104
Artista e obra: Paulo Autran – p. 104
A comédia de costumes – p. 105
O texto teatral – p. 106
Entre textos e imagens: O juiz de paz da roça – p. 107
Questões – p. 108
A comédia de costumes musicada – p. 109
O cenário – p. 110
Foco na linguagem – p. 110
Pensar e fazer arte – p. 111
Autoavaliação – p. 112
UNIDADE 4 – REPRESENTAÇÕES VISUAIS DO CORPO HUMANO – p. 113
De olho na imagem – p. 114
Artista e obra: Giovani Caramello – p. 115
Foco na linguagem – p. 115
TEMA 1 – Obras que parecem ganhar vida – p. 116
As fases da vida – p. 116
Foco na linguagem – p. 116
Reinterpretações da história da arte na obra de Giovani Caramello – p. 117
Foco na linguagem – p. 117
A linguagem tridimensional – p. 118
Por dentro da arte: O processo de criação de Giovani Caramello – p. 119
O hiper-realismo – p. 122
Artista e obra: O trabalho de Ron Mueck – p. 123
Arte e muito mais: A modelagem em 3D – p. 124
Experimentações – p. 125
TEMA 2 – A representação do corpo humano na arte – p. 127
A Vênus de Willendorf – p. 127
Foco na linguagem – p. 127
Arte e muito mais: O corpo e a cultura – p. 128
Por que se usa o termo Vênus? – p. 129
Iconografias do corpo humano – p. 130
Renascimentos na arte – p. 131
Por dentro da arte: O renascimento do Harlem – p. 132
Entre textos e imagens: Histórias afro-atlânticas – p. 133
Questão – p. 134
Experimentações – p. 134
TEMA 3 – Surrealismo nas artes visuais – p. 135
Entre textos e imagens: O Manifesto surrealista – p. 136
Questão – p. 136
Imagens além do real – p. 137
Foco na linguagem – p. 137
Técnicas surrealistas – p. 138
Por dentro da arte: A psicanálise – p. 139
Entre textos e imagens: O caligrama – p. 140
Questão – p. 140
Experimentações – p. 141
TEMA 4 – Entre retratos e autorretratos – p. 142
O retrato – p. 142
Foco na linguagem – p. 142
O retrato no dia a dia – p. 143
Foco na linguagem – p. 143
Artista e obra: Alexandre Sequeira – p. 144
Autorretrato: uma imagem sobre mim – p. 145
Foco na linguagem – p. 145
Entre o autorretrato e a selfie – p. 146
Foco na linguagem – p. 146
Arte e muito mais: Autoexposição e redes sociais – p. 147
Experimentações – p. 148
Pensar e fazer arte – p. 149
Autoavaliação – p. 150
Referências bibliográficas comentadas – p. 151
Guia dos áudios – p. 155
UNIDADE 1 – UM OLHAR SOBRE O BRASIL – p. 10
De olho na imagem – p. 11
Artista e obra: O artista JR – p. 12
TEMA 1 – Arte no Morro da Providência – p. 13
Uma reflexão sobre a realidade – p. 13
Arte e muito mais: O Morro da Providência – p. 14
Mulheres são heroínas – p. 15
Foco na linguagem – p. 15
Casa Amarela Providência – p. 16
Por dentro da arte: Documentário – p. 17
Arte urbana: intervenção artística – p. 18
Foco na linguagem – p. 18
Arte de rua: lambe-lambe – p. 19
Entre textos e imagens: Lambe-lambe – p. 20
Questões – p. 20
Experimentações – p. 21
TEMA 2 – Paisagens e histórias do Brasil na arte – p. 23
Frans Post – p. 23
Foco na linguagem – p. 23
A pintura de paisagem – p. 24
Foco na linguagem – p. 24
Artista e obra: Frans Post – p. 25
Por dentro da arte: Audioguias: outras vozes na arte – p. 26
Brasil no plural – p. 27
Foco na linguagem – p. 27
A pluralidade da arte indígena no Brasil – p. 28
Foco na linguagem – p. 28
Arte e muito mais: Vídeo nas aldeias – p. 29
A expressão dos saberes regionais na arte popular – p. 30
Foco na linguagem – p. 30
Institucionalização da arte no Brasil – p. 32
Da academia ao museu – p. 32
Foco na linguagem – p. 32
Por dentro da arte: Os museus de arte – p. 33
Arte e muito mais: Museus criados por artistas e grupos sociais – p. 34
Experimentações – p. 35
TEMA 3 – O Modernismo e a identidade cultural brasileira – p. 36
Anita Malfatti – p. 36
Foco na linguagem – p. 36
Uma nova proposta artística – p. 37
Foco na linguagem – p. 37
Entre textos e imagens: Ode ao burguês – p. 38
Questões – p. 38
Arte e muito mais: Arte e crítica social – p. 39
A Semana de Arte Moderna de 1922 – p. 40
As mulheres e o movimento modernista brasileiro – p. 41
A estética da modernização e a influência cubista na arte – p. 42
Foco na linguagem – p. 42
Uma produção modernista – p. 43
Experimentações – p. 44
Pensar e fazer arte – p. 45
Autoavaliação – p. 46
UNIDADE 2 – TEATRO E SOCIEDADE – p. 47
De olho na imagem – p. 48
Artista e obra: Teatro Experimental de Arte – p. 49
TEMA 1 – Uma dramaturgia moralizante – p. 50
Auto da Compadecida – p. 50
Artista e obra: Ariano Suassuna – p. 51
Entre textos e imagens: Auto da Compadecida – p. 52
Questões – p. 53
Por dentro da arte: Adaptações de Auto da Compadecida – p. 54
Outras adaptações – p. 55
A origem do auto – p. 56
O teatro de Gil Vicente – p. 57
Por dentro da arte: Mesa dos pecados capitais – p. 58
O auto como instrumento de catequização – p. 59
Arte e muito mais: A arte missioneira – p. 60
Experimentações – p. 61
TEMA 2 – O teatro como retrato de uma época – p. 62
O rei da vela – p. 62
A montagem dos Parlapatões – p. 63
Por dentro da arte: Direção musical e sonoplastia – p. 63
Experimentações – p. 64
Por dentro da arte: Oswald de Andrade e o teatro moderno – p. 65
O texto de O rei da vela – p. 66
A montagem do Teatro Oficina – p. 68
Cinquenta anos depois – p. 69
O diretor e encenador teatral – p. 70
A concepção visual – p. 71
Os figurinos – p. 72
Por dentro da arte: O desenho como projeto – p. 72
Experimentações – p. 73
TEMA 3 – O teatro como ato político – p. 74
Teatro e resistência – p. 74
Por dentro da arte: A história contada por meio da fotografia – p. 75
Roda viva – p. 76
Entre textos e imagens: A canção-tema – p. 77
Questões – p. 77
O Teatro de Arena – p. 78
Artista e obra: Augusto Boal – p. 79
O sistema coringa – p. 80
Arte e muito mais: O teatro de Bertolt Brecht – p. 80
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – p. 81
Experimentações – p. 81
Pensar e fazer arte – p. 82
Autoavaliação – p. 83
UNIDADE 3 – MÚSICA E SOCIEDADE – p. 84
De olho na imagem – p. 85
Artista e obra: Carlos Gomes – p. 86
TEMA 1 – A música e os temas nacionais – p. 87
A identidade nacional na obra de Carlos Gomes – p. 87
Foco na linguagem – p. 87
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro – p. 88
Foco na linguagem – p. 88
O guarani – p. 89
Arte e muito mais: O Romantismo na literatura – p. 90
A ópera – p. 91
Carmen – p. 92
Foco na linguagem – p. 92
A orquestra – p. 93
Foco na linguagem – p. 93
Os instrumentos de uma orquestra – p. 94
TEMA 2 – A brasilidade de Heitor Villa-Lobos – p. 95
Villa-Lobos – p. 95
As viagens de Villa-Lobos – p. 96
Foco na linguagem – p. 96
Os Choros e as Bachianas Brasileiras – p. 97
Entre textos e imagens: O ciclo das Bachianas Brasileiras – p. 98
Questões – p. 98
A música barroca – p. 99
A obra de Bach – p. 100
O cravo e o piano – p. 100
Foco na linguagem – p. 100
Experimentações – p. 101
“Céu de Santo Amaro” – p. 102
Foco na linguagem – p. 102
Artista e obra: Flávio Venturini – p. 103
Experimentações – p. 104
TEMA 3 – Uma exaltação ao Brasil – p. 105
“Aquarela do Brasil” – p. 105
Foco na linguagem – p. 106
Por dentro da arte: A trilha sonora de Alô, amigos – p. 106
O samba-exaltação – p. 107
Arte e muito mais: O rádio e a política – p. 107
O rádio – p. 108
Experimentações – p. 108
O samba e suas origens – p. 109
O samba de roda – p. 110
Artista e obra: Edith do Prato – p. 111
Foco na linguagem – p. 111
O samba no Rio de Janeiro – p. 112
O primeiro samba gravado – p. 113
Experimentações – p. 114
TEMA 4 – Uma “ópera” popular – p. 115
As escolas de samba – p. 115
O sambódromo do Rio de Janeiro – p. 116
Experimentações – p. 116
O encontro de muitas linguagens – p. 117
O teatro e a dança – p. 118
A música nos desfiles de escola de samba – p. 118
A bateria – p. 119
Pensar e fazer arte – p. 119
Autoavaliação – p. 120
UNIDADE 4 – DANÇA: MUDANÇAS E RUPTURAS – p. 121
De olho na imagem – p. 122
Artista e obra: Cia. Fusion de Danças Urbanas – p. 123
TEMA 1 – Um convite à reflexão – p. 124
O espetáculo Pai contra mãe – p. 124
A proposta da companhia – p. 125
Experimentações – p. 125
Por dentro da arte: Bastidores – p. 126
Foco na linguagem – p. 126
A trilha sonora – p. 128
Música, dança e criação – p. 129
Arte e muito mais: Carolina Maria de Jesus – p. 130
O espetáculo Rainha – p. 131
Artista e obra: Laura Virgínia – p. 132
Experimentações – p. 133
TEMA 2 – A dança a partir do século XX – p. 134
A dança moderna – p. 134
As rupturas – p. 135
Isadora Duncan – p. 136
As mudanças no figurino – p. 137
Loie Fuller – p. 138
Por dentro da arte: Loie Fuller, a dançarina – p. 139
Rudolf Laban – p. 140
Artista e obra: Mary Wigman – p. 141
Maria Duschenes – p. 142
A dança coral – p. 142
Experimentações – p. 143
TEMA 3 – Dança e ruptura – p. 144
O trabalho do Ballet Stagium – p. 144
O Ballet Stagium e as trilhas musicais – p. 145
Artista e obra: Milton Nascimento e as trilhas para espetáculos de dança – p. 146
Kuarup ou a questão do índio – p. 147
Arte e muito mais: O kuarup no Alto Xingu – p. 148
Entre textos e imagens: Ballet Stagium leva Kuarup de volta ao Teatro Municipal quarenta anos depois da estreia – p. 149
Questões – p. 149
A dança-teatro – p. 150
Artista e obra: O trabalho de Pina Bausch – p. 151
Experimentações – p. 152
TEMA 4 – A dança como manifesto – p. 153
Terra – p. 153
Foco na linguagem – p. 153
Artista e obra: Grupo Grial de Dança – p. 154
A proposta do espetáculo – p. 155
Foco na linguagem – p. 155
A visualidade – p. 156
Arte e muito mais: Povos indígenas e preconceitos – p. 157
“Demarcação já” – p. 159
Uma trilogia – p. 161
A barca – p. 161
Travessia – p. 161
Experimentações – p. 162
Pensar e fazer arte – p. 163
Autoavaliação – p. 164
Referências bibliográficas comentadas – p. 165
Guia dos áudios – p. 168
UNIDADE 1 – MÚSICA: MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES – p. 10
De olho na imagem – p. 11
Artista e obra: Pitty – p. 12
Foco na linguagem – p. 12
TEMA 1 – O surgimento do rock – p. 13
O rock – p. 13
Artista e obra: Os Beatles – p. 14
Instrumentos característicos do rock – p. 15
Por dentro da arte: Do alaúde à guitarra elétrica – p. 16
“Admirável chip novo” – p. 18
Foco na linguagem – p. 18
Arte e muito mais: O videoclipe – p. 19
Experimentações – p. 20
TEMA 2 – As influências da juventude na música brasileira – p. 21
A Jovem Guarda – p. 21
Por dentro da arte: Adoração (Altar para Roberto Carlos) – p. 22
Foco na linguagem – p. 22
A bossa nova – p. 23
O Tropicalismo – p. 23
As principais características do Tropicalismo – p. 24
Foco na linguagem – p. 24
Artista e obra: Rita Lee – p. 25
Por dentro da arte: Rita Lee mora ao lado – p. 26
Foco na linguagem – p. 26
“São coisas nossas” – p. 27
Foco na linguagem – p. 27
Os festivais da canção – p. 28
“Pra não dizer que não falei das flores” – p. 29
Foco na linguagem – p. 29
Chico Buarque e a censura – p. 30
Foco na linguagem – p. 30
“Apesar de você” – p. 31
Foco na linguagem – p. 31
O rock na década de 1980 – p. 32
Barão Vermelho – p. 32
Titãs – p. 32
Os Paralamas do Sucesso – p. 33
Legião Urbana – p. 33
Foco na linguagem – p. 33
A obra de Cazuza – p. 34
Experimentações – p. 35
TEMA 3 – Novas experiências – p. 36
A possibilidade de gravar e reproduzir sons – p. 36
Música e indústria – p. 37
Foco na linguagem – p. 37
Arte e muito mais: Quando as obras artísticas se tornam bens de consumo – p. 38
Foco na linguagem – p. 39
A música concreta – p. 40
Hermeto Pascoal – p. 41
Foco na linguagem – p. 41
Entre textos e imagens: A poesia concreta – p. 44
Questão – p. 44
Foco na linguagem – p. 45
A música eletroacústica – p. 46
A música eletrônica – p. 47
A música pop eletrônica – p. 48
Foco na linguagem – p. 48
Artista e obra: DJ Caio Moura – p. 49
Música e pesquisa – p. 50
Foco na linguagem – p. 50
Entre textos e imagens: Trilhas: o som e a música no cinema – p. 51
Questões – p. 51
Experimentações – p. 52
Pensar e fazer arte – p. 52
Autoavaliação – p. 53
UNIDADE 2 – A ARTE HOJE – p. 54
De olho na imagem – p. 55
Artista e obra: Cildo Meireles – p. 56
Foco na linguagem – p. 56
TEMA 1 – Arte, espaço e participação do público – p. 57
Um espaço monocromático – p. 57
Foco na linguagem – p. 57
Impregnação – p. 58
Entorno e Desvio – p. 59
Por dentro da arte: As sensações despertadas pelas cores – p. 60
Um convite à experimentação – p. 61
O Neoconcretismo – p. 62
Artista e obra: Lygia Clark e a série Bichos – p. 63
As influências de Lygia Clark na obra de Marepe – p. 64
O uso da tecnologia na arte – p. 65
Foco na linguagem – p. 65
Entre textos e imagens: Geração anual de lixo eletrônico passa de 40 milhões de toneladas – p. 66
Questões – p. 66
Arte e muito mais: Arte e meio ambiente – p. 67
A videoarte – p. 69
Artista e obra: Nam June Paik – p. 70
A casa – p. 71
Foco na linguagem – p. 71
Experimentações – p. 72
TEMA 2 – A arte ao alcance de todos – p. 73
A arte pública – p. 73
Foco na linguagem – p. 73
Obras no espaço público – p. 74
Baldosas – p. 75
Arte e muito mais: Monumentos na cidade de São Paulo – p. 76
As obras, o espaço e o público – p. 77
Entre textos e imagens: Carlos Drummond e a crítica social brasileira – p. 78
Questão – p. 78
Intervenções artísticas – p. 79
Arte e muito mais: Projeto Rios e Ruas – p. 80
Projeções – p. 81
Artista e obra: Roberta Carvalho – p. 82
As projeções de Regina Silveira – p. 83
Experimentações – p. 84
TEMA 3 – Novos rumos – p. 85
Performance – p. 85
Foco na linguagem – p. 85
Por dentro da arte: Performances e happenings – p. 86
A artista está presente – p. 87
Artista e obra: O trabalho de Berna Reale – p. 88
Uma proposta contemporânea – p. 89
O Atlas de Vik Muniz – p. 90
Foco na linguagem – p. 90
Por dentro da arte: Mona Lisa e a “citação” na arte contemporânea – p. 91
Foco na linguagem – p. 91
O ready-made – p. 92
Experimentações – p. 93
Pensar e fazer arte – p. 93
Autoavaliação – p. 94
UNIDADE 3 – TEATRO ALÉM DAS FRONTEIRAS – p. 95
De olho na imagem – p. 96
Artista e obra: Teatro da Vertigem – p. 97
TEMA 1 – Novos espaços – p. 98
O espaço teatral – p. 98
O Teatro de Epidauro – p. 98
Experimentações – p. 99
As praças como palco – p. 100
O palco italiano – p. 101
Espaços não convencionais – p. 102
Foco na linguagem – p. 102
Por dentro da arte: Gaia Mother Tree – p. 103
Foco na linguagem – p. 103
Além dos cravos – p. 104
Artista e obra: EmFoco Grupo de Teatro – p. 105
A cidade como palco – p. 106
Arte e muito mais: Artistas de rua: estátua viva – p. 107
Experimentações – p. 107
Entre textos e imagens: “Artista de rua não é camelô”, dizem profissionais de estátua viva – p. 108
Questões – p. 108
Experimentações – p. 109
TEMA 2 – A participação do espectador – p. 110
Uma experiência de convívio – p. 110
Um espetáculo-encontro – p. 111
Foco na linguagem – p. 111
A proposta do Quatroloscinco – p. 112
Experimentações – p. 112
Por dentro da arte: Coreológicas Ludus – p. 113
Foco na linguagem – p. 113
Participação e diversão – p. 114
Jogando no quintal – p. 115
A improvisação – p. 116
Artista e obra: Antropofocus – p. 117
Experimentações – p. 118
TEMA 3 – Processos de criação compartilhada – p. 120
Teatro de grupo – p. 120
O processo colaborativo – p. 121
A Cia. São Jorge de Variedades – p. 122
O processo de criação – p. 123
Estudo e pesquisa – p. 124
Artista e obra: A obra de Patativa do Assaré – p. 125
Experimentações – p. 125
Concerto de Ispinho e Fulô – p. 126
O cenário – p. 127
Pensar e fazer arte – p. 128
Autoavaliação – p. 129
UNIDADE 4 – A DANÇA NA ATUALIDADE – p. 130
De olho na imagem – p. 131
Artista e obra: Grupo Contemporâneo de Dança Livre – p. 132
TEMA 1 – Novos espaços para a dança – p. 133
O espaço da dança – p. 133
As ruas como palco – p. 134
Falta de ar – p. 135
Solos de rua – p. 136
Experimentações – p. 136
Artista e obra: Luciana Bortoletto – p. 137
Carcaça – p. 139
Experimentações – p. 140
TEMA 2 – Dança na rua ou dança de rua? – p. 141
Dança de rua – p. 141
Foco na linguagem – p. 141
A cultura hip-hop – p. 142
Por dentro da arte: O rap – p. 143
Foco na linguagem – p. 144
Entre textos e imagens: Manifestações culturais afro-brasileiras – p. 145
Questões – p. 145
O break – p. 146
Experimentações – p. 146
As batalhas – p. 147
Os movimentos do break – p. 148
Toprock e floor rocks – p. 149
Experimentações – p. 149
Arte e muito mais: Das ruas para os palcos – p. 150
A rua como espaço de celebração – p. 151
Arte e muito mais: Um bem do patrimônio cultural brasileiro – p. 152
Experimentações – p. 153
TEMA 3 – Dança e tecnologia – p. 155
A dança e os recursos digitais – p. 155
Corpo Projeção – p. 156
Uma proposta multilinguagem – p. 157
Artista e obra: Julia Viana – p. 158
Pixel – p. 159
O real e o virtual – p. 160
Experimentações – p. 161
A videodança – p. 162
A videodança no Brasil – p. 163
Experimentações – p. 163
Pensar e fazer arte – p. 164
Autoavaliação – p. 166
Referências bibliográficas comentadas – p. 167
Guia dos áudios – p. 170
Compartilhar: