Expedições Geográficas
Melhem Adas, Sérgio Adas
Código da Coleção: 0030 P24 01 00 208 050
Proposta pedagógica
- Desenvolver a capacidade crítica dos estudantes-cidadãos a partir de uma abordagem científica da Geografia.
- Usar metodologias ativas de aprendizagem para desenvolver protagonismo e criatividade na atividade discente.
- Despertar a curiosidade do aluno por meio de atividades e exercícios de pesquisa e investigação que o colocam no papel de protagonista no processo de aprendizagem.
Código do Obra: 0030 P24 01 00 208 050
Código do Obra: 0030 P24 01 00 208 050
Código do Obra: 0030 P24 01 00 208 050
Código do Obra: 0030 P24 01 00 208 050
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Espaço, paisagem, lugar e território – p. 12
Percurso 1. Espaço natural e espaço geográfico – p. 13
O espaço e as pessoas – p. 13
Percurso 2. Paisagem geográfica – p. 15
O que é paisagem geográfica? – p. 15 • Mudanças e permanências na paisagem geográfica – p. 15 • Algumas paisagens são protegidas – p. 17 • Paisagem e desigualdades sociais – p. 17
Mochila de ferramentas – Leitura de paisagem – p. 18
Paisagens e povos originários e tradicionais no Brasil – p. 19
Rotas e encontros – O RÓ para os povos da etnia A’úwe-Xavante – p. 21
Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 22
Percurso 3. Lugar geográfico – p. 24
O que é lugar? – p. 24
Percurso 4. Território – p. 26
Território: parte do espaço geográfico – p. 26 • Território e poder – p. 28
Cruzando saberes – Quilombolas e direitos territoriais coletivos – p. 29
Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 30
Desembarque em outras linguagens – Stephen Wiltshire: Geografia e desenho de paisagens – p. 32
UNIDADE 2 – Conhecimentos básicos de Cartografia – p. 34
Percurso 5. Orientação no espaço geográfico – p. 35
A orientação pelos astros – p. 35 • A importância do ponto de referência – p. 37 • A orientação pela bússola – p. 38
Percurso 6. Localização no espaço geográfico – p. 39
A rosa dos ventos e a localização – p. 39 • Os paralelos terrestres – p. 39 • Os meridianos terrestres – p. 40 • Latitude e longitude: as coordenadas geográficas – p. 41
Cruzando saberes – Dispositivo localiza idoso em situações de emergência por meio de sinal GPS – p. 44
A altitude – p. 45
Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 46
Percurso 7. Do desenho ao mapa – p. 48
A Cartografia – p. 48 • A representação da Terra – p. 52 • As escalas em mapas – p. 55 • A escala em plantas – p. 58
Percurso 8. A representação gráfica do relevo – p. 59
O relevo da Terra – p. 59 • A representação do relevo – p. 60
Rotas e encontros – Cicloturismo, topografia e o uso de mapas – p. 64
Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 65
UNIDADE 3 – O planeta Terra e a circulação geral da atmosfera – p. 67
Percurso 9. A Terra no Sistema Solar – p. 68
Geografia e a Terra no Universo – p. 68 • O planeta Terra – p. 68 • A forma da Terra – p. 70 • As zonas de iluminação e aquecimento – p. 71
Percurso 10. A Terra em movimento – p. 72
Os movimentos da Terra e o tempo – p. 72 • O movimento de rotação: os dias e as horas – p. 72 • O movimento de translação: o tempo em anos – p. 73
Rotas e encontros – Os iorubás e o tempo – p. 77
Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 78
Percurso 11. A circulação geral da atmosfera, o tempo e o clima – p. 80
Tempo atmosférico e clima – p. 80 • A atmosfera e sua circulação – p. 80 • As massas de ar, o tempo e o clima – p. 82
Percurso 12. As intervenções humanas na dinâmica climática – p. 84
A ação humana e o clima – p. 84
Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 87
UNIDADE 4 – Os climas e a vegetação natural – p. 89
Percurso 13. O clima e seus fatores geográficos – p. 90
O clima – p. 90
Rotas e encontros – O raciocínio geográfico dos viajantes – p. 94
Mochila de ferramentas – Climograma: um recurso para interpretar o clima – p. 97
Percurso 14. Os climas do mundo e do Brasil – p. 98
Os climas do mundo – p. 98 • Os climas do Brasil – p. 100
Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 102
Percurso 15. Terra: grandes paisagens vegetais naturais – p. 104
Vegetação natural ou nativa – p. 104
Mochila de ferramentas – Elaborando um perfil de vegetação – p. 108
Cruzando saberes – Floresta Tropical recupera 80% do estoque de carbono e fertilidade do solo após 20 anos de regeneração – p. 109
Percurso 16. Brasil: vegetação natural e biodiversidade – p. 110
Ocupação humana e diminuição da vegetação natural – p. 110
Cruzando saberes – As atividades agropecuárias desmataram 26,5 milhões de hectares de áreas ocupadas pelo bioma Cerrado em 36 anos – p. 117
Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 118
Caminhos digitais – Os benefícios e os riscos das tecnologias de geolocalização – p. 120
UNIDADE 5 – O escoamento superficial da água e o relevo continental – p. 122
Percurso 17. O escoamento superficial da água – p. 123
O ciclo da água – p. 123 • O escoamento superficial da água – p. 123 • O escoamento da água em ambientes rurais e urbanos – p. 124
Percurso 18. Os agentes externos e internos do relevo – p. 127
Os agentes do modelado terrestre – p. 127 • Alguns agentes externos do relevo – p. 128 • Os agentes internos do relevo – p. 131
Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 134
Percurso 19. As formas do relevo continental – p. 136
As principais formas do relevo – p. 136
Cruzando saberes – Ecoturismo: em contato com os ambientes naturais . . . . 138
Relevo e sociedade – p. 140
Percurso 20. O relevo do Brasil – p. 142
Um relevo de altitudes modestas – p. 142 • Importância do estudo do relevo – p. 145
Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 146
Desembarque em outras linguagens – Thiago de Mello: Geografia e literatura – p. 148
UNIDADE 6 – Os recursos hídricos e seus usos – p. 150
Percurso 21. A hidrosfera e a distribuição das águas oceânicas e continentais – p. 151
As esferas terrestres – p. 151 • A hidrosfera – p. 151
Percurso 22. Os recursos hídricos – p. 154
Recursos hídricos e clima – p. 154 • A água subterrânea – p. 155 • Intervenções humanas sobre o meio natural – p. 157
Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 158
Percurso 23. As grandes bacias hidrográficas do mundo – p. 160
A importância dos rios – p. 160 • A formação de bacias hidrográficas – p. 161 • As grandes bacias hidrográficas do mundo e seus usos – p. 162
Percurso 24. Brasil: recursos hídricos, usos e problemas – p. 164
Brasil: país de grandes recursos hídricos – p. 164 • Os aquíferos e a necessidade do uso racional da água – p. 165 • O consumo de água no Brasil – p. 166 • Bacias hidrográficas e cidades – p. 168 • Regiões hidrográficas do Brasil – p. 170
Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 172
UNIDADE 7 – Agropecuária – p. 174
Percurso 25. A agricultura – p. 175
A agricultura e a disseminação de plantas cultivadas – p. 175 • As técnicas agrícolas – p. 177
Percurso 26. Agricultura e condições naturais – p. 185
A influência das condições naturais sobre a agricultura – p. 185
Cruzando saberes – Agricultura orgânica e conservação dos solos – p. 190
Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 191
Percurso 27. Geografia agrícola do Brasil: sistemas de produção e uso da terra – p. 193
Os fatores e os sistemas de produção na agricultura – p. 193 • O uso da terra pela agropecuária – p. 194 • Brasil: o espaço agrário – p. 195 • A questão da terra no Brasil – p. 197
Percurso 28. A pecuária – p. 199
As formas de criação de gado – p. 199 • A pecuária no Brasil – p. 201
Cruzando saberes – Agricultura e pecuária – p. 202
Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 203
UNIDADE 8 – Indústria, sociedade, espaço e urbanização – p. 205
Percurso 29. Do artesanato à manufatura e à indústria moderna – p. 206
As formas de produção – p. 206 • Tipos de indústria – p. 208 • Trabalho humano e produtos – p. 210
Percurso 30. Indústria: transformações sociais, econômicas e espaciais – p. 212
As mudanças na sociedade e na paisagem – p. 212
Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 216
Percurso 31. Impactos ambientais da atividade industrial – p. 218
Indústria e impactos ambientais – p. 218 • ONGs e meio ambiente – p. 220
Cruzando saberes – Consumo consciente e energia elétrica – p. 221
Percurso 32. Urbanização e problemas urbanos – p. 222
A urbanização nos séculos XX e XXI – p. 222 • Problemas urbanos – p. 225
Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 226
Caminhos digitais – O uso de geotecnologias na prevenção de desastres naturais – p. 228
Planisfério político – p. 230
Bibliografia – p. 231
UNIDADE 1 – O território brasileiro – p. 12
Percurso 1. Localização e extensão do território brasileiro – p. 13
Como localizar o território brasileiro? – p. 13 • Extensão do território brasileiro – p. 16 • Pontos extremos do território brasileiro – p. 17 • Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais – p. 17 • Os fusos horários – p. 18
Mochila de ferramentas – Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários – p. 19
Percurso 2. A formação do território brasileiro e a construção de espaços geográficos – p. 20
A formação territorial – p. 20 • O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro – p. 25
Cruzando saberes – O imaginário social sobre os indígenas – p. 27
Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 28
Percurso 3. A regionalização do território brasileiro – p. 30
Regionalização e região: o que são? – p. 30 • Brasil: regionalização oficial – p. 30 • Regionalizações não oficiais – p. 31
Percurso 4. Domínios naturais: ameaças e conservação – p. 32
Os domínios morfoclimáticos – p. 32 • Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil – p. 34 • As Unidades de Conservação – p. 36 • Paisagens e estereótipos – p. 37
Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 38
Desembarque em outras linguagens – Araquém Alcântara: Geografia e fotografia – p. 40
UNIDADE 2 – A população brasileira – p. 42
Percurso 5. Brasil: distribuição e crescimento da população – p. 43
Brasil: país populoso e pouco povoado – p. 43 • A distribuição da população pelo território brasileiro – p. 44 • O censo – p. 45
Mochila de ferramentas – Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular – p. 46
O crescimento da população brasileira – p. 48
Cruzando saberes – “Onda estrangeira” força adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo – p. 49
Natalidade e fecundidade em queda – p. 51 • Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida – p. 52
Percurso 6. Brasil: migrações internas e emigração – p. 53
O que é migração – p. 53 • Migrações internas no Brasil em tempos recentes – p. 53 • O êxodo rural – p. 56 • Deslocamentos temporários de população – p. 56 • Emigrantes brasileiros – p. 56
Rotas e encontros – A migração por quem a viveu – p. 57
Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 58
Percurso 7. População e trabalho: mulheres, crianças e idosos – p. 60
A população segundo os setores de produção – p. 60
Mochila de ferramentas – Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas . . . . 62
Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho – p. 64 • O trabalho infantil no Brasil – p. 66 • A pirâmide etária do Brasil – p. 66
Percurso 8. Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros – p. 68
Brasil: país de muitos povos e culturas – p. 68 • Grupos formadores da população brasileira – p. 68 • Os brasileiros nos censos do IBGE – p. 70 • Os afro-brasileiros no Brasil atual – p. 71
Cruzando saberes – Desigualdade de rendimento segundo a cor – p. 73
O combate aos preconceitos no Brasil – p. 74
Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 76
UNIDADE 3 – Brasil: industrialização, consumo e o espaço das redes – p. 78
Percurso 9. A industrialização brasileira – p. 79
Do século XX ao XXI: fases da indústria no Brasil – p. 79 • Concentração e relativa desconcentração industrial – p. 80 • Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território – p. 82
Rotas e encontros – Brasileira é promessa da nova geração de cientistas – p. 85
Percurso 10. A sociedade de consumo e o meio ambiente – p. 86
A sociedade de consumo e do desperdício – p. 86 • Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais – p. 87 • Desenvolvimento ecologicamente sustentável – p. 89 • Consumo consciente e educação financeira – p. 90
Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 91
Percurso 11. Redes de transporte no Brasil – p. 93
Redes e espaço geográfico – p. 93 • Rede rodoviária – p. 94 • Rede ferroviária – p. 97 • Rede aquaviária – p. 99 • Rede aérea – p. 102
Percurso 12. Redes de comunicação no Brasil – p. 104
O que é comunicação – p. 104
Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 108
UNIDADE 4 – Região Norte – p. 110
Percurso 13. Região Norte: localização e meio natural – p. 111
Região Norte ou Amazônia? – p. 111 • Aspectos físicos gerais – p. 113
Cruzando saberes – Os projetos Ferrogrão (EF-170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas – p. 118
Rotas e encontros – Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira – p. 119
Percurso 14. Região Norte: a construção de espaços geográficos – p. 120
A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930 – p. 120 • A construção do espaço geográfico – após 1930 – p. 122
Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer um mapa pictórico – p. 127
Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 128
Percurso 15. Amazônia: conflitos, desmatamento e biodiversidade – p. 130
A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes – p. 130 • O desmatamento na Amazônia – p. 131
Cruzando saberes – Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente – p. 133
A biodiversidade da Amazônia – p. 134
Percurso 16. Amazônia: o desenvolvimento sustentável – p. 135
Organização não governamental (ONG) – p. 135 • O desenvolvimento sustentável na Amazônia – p. 136 • As reservas extrativistas – p. 137
Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 138
Caminhos digitais – Na Amazônia, indígenas usam mapeamento colaborativo em defesa da floresta e de seus direitos – p. 140
UNIDADE 5 – Região Nordeste – p. 142
Percurso 17. Região Nordeste: o meio natural e a Zona da Mata – p. 143
A diversidade no Nordeste – p. 143 • As sub-regiões do Nordeste – p. 145 • A Zona da Mata: localização e condições naturais – p. 145 • Zona da Mata: as metrópoles – p. 147 • Zona da Mata: aspectos gerais da economia – p. 148
Rotas e encontros – As pescadoras artesanais da praia de Suape (PE) – p. 150
Percurso 18. O Agreste – p. 151
O Agreste: localização e condições naturais – p. 151 • As cidades do Agreste – p. 152 • Agreste: economia – p. 153
Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 154
Percurso 19. O Sertão – p. 156
O Sertão: localização e condições naturais – p. 156 • O Rio São Francisco – p. 158 • Sertão: economia – p. 160
Cruzando saberes – Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro – p. 161
As questões sociais e políticas da seca – p. 162
Rotas e encontros – Parque Nacional Serra da Capivara – p. 163
Percurso 20. O Meio-Norte – p. 164
O Meio-Norte: localização e condições naturais – p. 164 • Meio-Norte: construção inicial do espaço – p. 166 • As capitais regionais e outras cidades – p. 167 • Meio-Norte: economia – p. 167
Cruzando saberes – A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MA) – p. 169
Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 170
Desembarque em outras linguagens – Moraes Moreira: Geografia na música – p. 172
UNIDADE 6 – Região Sudeste – p. 174
Percurso 21. Região Sudeste: o meio natural – p. 175
Apresentação – p. 175 • Aspectos do meio natural – p. 176
Percurso 22. Região Sudeste: ocupação e povoamento – p. 181
O início do povoamento – p. 181 • Da Vila de São Paulo para o interior – p. 182 • A mineração e a produção de espaço – p. 183 • A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste – p. 184
Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 186
Percurso 23. Região Sudeste: a cafeicultura e a organização do espaço – p. 188
A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo – p. 188 • A cafeicultura e a imigração estrangeira – p. 190
Percurso 24. Região Sudeste: população e economia – p. 192
População – p. 192 • Economia – p. 193
Cruzando saberes – Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro – p. 195
Cruzando saberes – Os rastros de destruição – p. 198
Mochila de ferramentas – Como interpretar e elaborar um histograma – p. 199
Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 200
UNIDADE 7 – Região Sul – p. 202
Percurso 25. Região Sul: o meio natural – p. 203
Apresentação – p. 203 • Aspectos do meio natural – p. 204
Cruzando saberes – Aquífero Guarani – p. 210
Percurso 26. Região Sul: a construção de espaços geográficos – p. 211
Ocupação europeia da Região Sul – p. 211
Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 217
Percurso 27. Região Sul: problemas ambientais – p. 219
A produção de espaços geográficos e a natureza – p. 219 • Região Sul: desmatamento – p. 219
Cruzando saberes – Os faxinais e a preservação – p. 222
Principais problemas ambientais – p. 223
Cruzando saberes – Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina – p. 226
Percurso 28. Região Sul: população e economia – p. 228
População – p. 228 • Economia – p. 229
Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 234
UNIDADE 8 – Região Centro-Oeste – p. 236
Percurso 29. Região Centro-Oeste: localização e meio natural – p. 237
Apresentação – p. 237 • Aspectos do meio natural – p. 238 • Pantanal – p. 242
Percurso 30. Região Centro-Oeste: a construção de espaços geográficos – p. 244
Os primeiros exploradores – p. 244 • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste – p. 246 • Até meados do século XX, um povoamento escasso – p. 247
Rotas e encontros – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga – p. 249
Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 250
Percurso 31. Região Centro-Oeste: a dinamização da economia – p. 252
O avanço da ocupação territorial – p. 252 • Infraestrutura e integração regional – p. 255 • A organização atual do espaço geográfico – p. 257
Percurso 32. Região Centro-Oeste: população, economia e meio ambiente – p. 258
Crescimento da população – p. 258 • Crescimento do PIB – p. 258 • Centro-Oeste: economia em plena expansão – p. 259 • O extrativismo – p. 262 • Indústria – p. 263
Cruzando saberes – Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste – p. 264
Mochila de ferramentas – Pesquisa por meio de entrevista estruturada – p. 265
Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 266
Caminhos digitais – Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital – p. 268
Planisfério político – p. 270
Bibliografia – p. 271
UNIDADE 1 – Espaço mundial: diversidade e regionalização – p. 12
Percurso 1. Os continentes e os oceanos – p. 13
Os continentes – p. 13 • As áreas dos continentes e dos oceanos – p. 15
Percurso 2. Estado, nação e outros conceitos – p. 16
Noções básicas para evitar enganos – p. 16
Rotas e encontros – O Estado do Vaticano, o menor do mundo – p. 19
O mapa político do mundo está definido? – p. 20
Cruzando saberes – Segunda divisão da ONU – p. 21
Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 22
Percurso 3. Diversos modos de ver e estudar o mundo – p. 24
A escala dos estudos geográficos – p. 24 • Vários mundos em um só – p. 24 • O mundo físico – p. 24 • O mundo das sociedades humanas: múltiplas regionalizações – p. 25
Percurso 4. Outras regionalizações do espaço mundial – p. 32
Segundo o desenvolvimento científico e tecnológico – p. 32 • Segundo o Produto Interno Bruto (PIB) – p. 32 • Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – p. 34 • Segundo níveis de desenvolvimento econômico e social – p. 35 • O caráter transitório das regionalizações – p. 38
Mochila de ferramentas – Anamorfose: uma técnica interessante para ver o mundo – p. 39
Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 40
Desembarque em outras linguagens – Vik Muniz: Geografia e artes plásticas – p. 42
UNIDADE 2 – População mundial, fluxos migratórios e problemas urbanos na América Latina – p. 44
Percurso 5. Dispersão da população mundial e migrações – p. 45
Dispersão da população humana pelo planeta – p. 45 • Migrações internacionais – p. 46
Cruzando saberes – Rotas de dispersão da população humana na Terra – p. 47
Algumas grandes dispersões humanas – p. 48 • Refugiados e deslocados internos no mundo atual – p. 51
Percurso 6. População mundial: distribuição e dinâmica demográfica – p. 53
O crescimento da população mundial – p. 53 • Distribuição da população – p. 55 • Desigualdades na dinâmica demográfica – p. 58
Mochila de ferramentas – Interpretação de pirâmide etária – p. 60
Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 61
Percurso 7. Fluxos migratórios na América Latina – p. 63
América Latina: de área de destino de imigrantes para área de saída de emigrantes – p. 63 • América Central: rotas migratórias e maiores perigos enfrentados pelos migrantes – p. 67 • Políticas migratórias na América Latina – p. 69
Rotas e encontros – Migrações e redes sociais – p. 70
Percurso 8. Os problemas das cidades latino-americanas – p. 71
América Latina: urbanização tardia – p. 71 • Problemas comuns às grandes cidades latino-americanas – p. 72 • América Latina: segregação socioespacial urbana – p. 74 • América Latina: movimentos sociais – p. 75
Cruzando saberes – Movimentos sociais latino-americanos: “territórios em resistência” – p. 76
Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 77
UNIDADE 3 – A ascensão dos Estados Unidos e da China no cenário internacional e os BRICS – p. 79
Percurso 9. A ascensão dos Estados Unidos no cenário internacional – p. 80
Estados Unidos: localização e divisão administrativa – p. 80 • Os antecedentes da formação da grande potência – p. 81
Cruzando saberes – A América Latina e o seu desenvolvimento financiado por Estados Unidos e China – p. 85
Percurso 10. A ascensão da China no cenário internacional – p. 86
China: localização e divisão administrativa – p. 86 • China: da dominação estrangeira ao socialismo e à abertura da economia – p. 86 • China: potência do século XXI? – p. 89 • Relações China-Estados Unidos e China-Brasil – p. 90
Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 92
Percurso 11. Os BRICS e o comércio internacional – p. 94
O que são os BRICS? – p. 94 • BRICS: aspectos demográficos e indicadores socioeconômicos – p. 95 • Padrões econômicos de produção e distribuição – p. 96
Percurso 12. Distribuição da indústria e os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil – p. 100
A indústria e seus fatores locacionais – p. 100 • Concentração industrial e fatores locacionais tradicionais – p. 100 • Dispersão espacial da indústria no mundo e no Brasil – p. 102
Cruzando saberes – Indústria 4.0 e recentralização produtiva – p. 106
Os capitais estadunidense e chinês no mundo e no Brasil – p. 107
Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 110
UNIDADE 4 – América: regionalizações, meio natural e países desenvolvidos – p. 112
Percurso 13. América: regionalizações, meios naturais e povos – p. 113
Área territorial e posição geográfica – p. 113 • Regionalizações – p. 113 • Meios naturais da América e os “rios voadores” – p. 116 • A questão da água na América Latina – p. 121 • América: vegetação nativa ou original e relações com o clima – p. 123 • América: povos e paisagens – p. 126
Percurso 14. Estados Unidos: potência econômica – p. 128
O maior produtor, o maior consumidor – p. 128 • Um gigante na agropecuária – p. 128 • O espaço urbano-industrial – p. 130
Cruzando saberes – As indústrias maquiladoras – p. 132
Mochila de ferramentas – Como ler e compreender um texto – p. 133
Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 134
Percurso 15. Estados Unidos: população e megalópoles – p. 136
A distribuição da população no vasto território – p. 136 • Espaço urbano: as megalópoles – p. 137 • Estados Unidos: a imigração – p. 139
Percurso 16. Canadá: economia integrada ao USMCA – p. 144
O Canadá e os parceiros do USMCA – p. 144 • A população canadense – p. 145 • Panorama econômico do Canadá – p. 147
Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 150
Caminhos digitais – Privacidade e espionagem na internet – p. 152
UNIDADE 5 – América: países emergentes – p. 154
Percurso 17. México, Argentina e Brasil: industrialização tardia e população – p. 155
As maiores economias da América Latina – p. 155 • A industrialização tardia – p. 156 • A industrialização de 1950 aos dias atuais – p. 156 • População e cidades – p. 158
Percurso 18. México, Argentina e Brasil: concentrações industriais – p. 162
As concentrações industriais no México e na Argentina – p. 162 • A concentração industrial no Brasil – p. 164
Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 166
Percurso 19. Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil – p. 168
México: agropecuária – p. 168 • Argentina: agropecuária – p. 169 • Circuitos da carne e da soja nos Pampas argentinos e no Brasil – p. 171
Percurso 20. América Latina: pressões sobre a natureza e suas riquezas – p. 176
América Latina: exploração mineral – p. 176 • México: matérias-primas minerais e energia – p. 178 • Argentina: matérias-primas minerais e energia – p. 179
Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 180
Desembarque em outras linguagens – Diego Rivera: Geografia e pintura muralista – p. 182
UNIDADE 6 – América: economias com bases mineral e agropecuária – p. 184
Percurso 21. América: economias com base mineral – p. 185
Dois subconjuntos – p. 185 • Economias diversificadas com base mineral – p. 186 • Concentração e questão da terra na América Latina – p. 186 • O caso do Chile: agricultura de alta especialização e cobre – p. 188 • Demais países de economia com base mineral – p. 190
Cruzando saberes – Supertelescópio instalado no Chile – p. 192
A Corrente de Humboldt – p. 193
Percurso 22. Uruguai e Paraguai: economias com base agropecuária – p. 194
Economias com base agropecuária – p. 194 • O Uruguai – p. 194 • O Paraguai – p. 197
Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 200
Percurso 23. América Central: economias com base agropecuária – p. 202
Os dois conjuntos de países e territórios dependentes – p. 202 • América Central Continental – p. 203 • América Central Insular – p. 204 • América Central Continental e Insular: economia – p. 205 • América Latina: tanta riqueza e tanta pobreza – p. 205
Rotas e encontros – O reggae na Jamaica: origem e identidade de um povo – p. 207
Percurso 24. Cuba – p. 208
País de terras baixas e clima tropical – p. 208 • O socialismo em Cuba – p. 209 • Os progressos sociais e as dificuldades econômicas – p. 212 • A economia cubana e o circuito da cana-de-açúcar – p. 212
Rotas e encontros – Caleidoscópio cultural – p. 215
Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 216
UNIDADE 7 – América: organizações, conflitos e integração – p. 218
Percurso 25. Organizações mundiais – p. 219
O que são organizações mundiais? – p. 219 • Brasil: exemplo de impasse comercial e a OMC – p. 221 • A Unesco – p. 223
Percurso 26. América: organizações internacionais regionais – p. 225
O que são organizações internacionais regionais? – p. 225 • Noções básicas de comércio internacional – p. 225 • Os blocos econômicos – p. 226 • O Mercosul – p. 228 • Outras organizações internacionais regionais – p. 230
Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 231
Percurso 27. América Latina: áreas de conflitos e tensões nas regiões de fronteira e outros impasses – p. 233
As tensões fronteiriças – p. 233 • Questões pendentes e resolvidas – p. 234 • A paz no mundo em que vivemos – p. 236
Percurso 28. Brasil: faixa de fronteira, integração regional e presença na Antártida – p. 237
Faixa de fronteira brasileira – p. 237 • América do Sul: integração física e energética – p. 239
Mochila de ferramentas – Como elaborar um storyboard – p. 240
A Antártida – p. 242
Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 245
UNIDADE 8 – África: heranças, conflitos e diversidades – p. 247
Percurso 29. África: o meio natural – p. 248
Extensão e localização – p. 248 • Relevo e hidrografia – p. 248 • Clima – p. 249 • A vegetação natural e a ação antrópica – p. 250
Percurso 30. A África e o imperialismo europeu – p. 252
O início da apropriação de territórios pelos europeus – p. 252 • De feitorias a colônias europeias – p. 253 • O impacto do neocolonialismo na África – p. 255 • O racismo: outro legado do colonialismo – p. 255 • A descolonização africana – p. 256
Rotas e encontros – Nova Biblioteca de Alexandria – p. 257
Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 258
Percurso 31. África: população, regionalização e economia – p. 260
África: o segundo continente mais populoso – p. 260 • A distribuição da população – p. 260 • A regionalização com base nos critérios étnico e cultural – p. 262 • A regionalização com base na economia – p. 264
Percurso 32. A África no início do século XXI – p. 268
Um continente ainda fragilizado – p. 268 • Ciência, tecnologia e trabalho – p. 272 • Atuação das organizações internacionais mundiais e regionais na África – p. 273
Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 274
Caminhos digitais – Fake news e o uso ético e responsável das tecnologias de comunicação – p. 276
Planisfério político – p. 278
Bibliografia – p. 279
UNIDADE 1 – Mundo global: origens e desafios – p. 12
Percurso 1. Origens e bases do mundo global – p. 13
Nunca estivemos tão próximos – p. 13 • Como tudo começou: as economias-mundo – p. 14 • As quatro fases da globalização – p. 14 • Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização – p. 16
Rotas e encontros – Indígenas dominam novas tecnologias e ampliam defesa de seus territórios – p. 18
Percurso 2. Economia global: transnacionais e trabalho – p. 19
Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual – p. 19 • A fábrica global – p. 21 • Globalização e capital financeiro – p. 25
Mochila de ferramentas – Como interpretar um mapa de fluxos – p. 26
Atividades dos percursos 1 e 2 – p. 27
Percurso 3. Consumo e cultura globalizada – p. 29
Shopping center: uma das formas geográficas do período atual – p. 29 • O consumo e a cultura globalizada – p. 30
Percurso 4. Globalização e meio ambiente – p. 33
Os debates internacionais sobre meio ambiente – p. 33 • Principais problemas ambientais do século XXI – p. 34 • A pegada ecológica – p. 38
Atividades dos percursos 3 e 4 – p. 40
Desembarque em outras linguagens – Chris Jordan: Geografia, Arte e consumo – p. 42
UNIDADE 2 – Sociedade urbano-industrial, recursos naturais e fontes de energia – p. 44
Percurso 5. Um mundo urbano – p. 45
O processo de urbanização – p. 45 • O crescimento da população urbana – p. 45 • Cidades e hábitos de consumo mundializados – p. 46 • Transformações da produção agropecuária e urbanização – p. 47 • Urbanização e capital financeiro – p. 48
Percurso 6. Sociedade urbano-industrial e a importância da agropecuária – p. 49
Crescimento da produção agropecuária – p. 49 • As commodities – p. 50 • Desigualdade mundial de acesso a alimentos – p. 52 • A agricultura urbana – p. 53
Cruzando saberes – Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar – p. 54
Atividades dos percursos 5 e 6 – p. 55
Percurso 7. Sociedade urbano-industrial e fontes de energia – p. 57
Da lenha à energia termonuclear e às fontes alternativas de energia – p. 57 • Fontes de energia renováveis e não renováveis – p. 57 • Combustíveis fósseis – p. 57 • Energia elétrica – p. 61 • Energia nuclear – p. 63
Mochila de ferramentas – Aprendendo a fazer uma pesquisa de revisão bibliográfica – p. 64
Outras fontes renováveis de energia – p. 65
Percurso 8. Sociedade urbano-industrial, matriz energética e matérias-primas – p. 67
Matriz energética mundial – p. 67 • Matérias-primas e recursos naturais – p. 68 • Cadeias de inovação: recursos naturais e matérias-primas – p. 69
Cruzando saberes – Fontes de energia eólica e solar em expansão – p. 70
Atividades dos percursos 7 e 8 – p. 71
UNIDADE 3 – Europa: diversidade e integração – p. 73
Percurso 9. Oriente e Ocidente: uma invenção europeia – p. 74
Europa: continente ou península da Eurásia? – p. 74 • Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente – p. 77
Percurso 10. Europa: características físico-naturais e população – p. 80
Regiões naturais – p. 80 • Rios: o uso intenso de uma herança natural – p. 82
Cruzando saberes – Túnel Mont Blanc – p. 83
Ocupação e uso da terra – p. 84 • Aspectos populacionais – p. 86
Cruzando saberes – Reforçar a migração legal de mão de obra para reduzir a imigração irregular – p. 89
Atividades dos percursos 9 e 10 – p. 90
Percurso 11. A construção da União Europeia – p. 92
Etapas da formação de uma potência econômica – p. 92 • A saída do Reino Unido da União Europeia – p. 95
Percurso 12. Europa: economia e regionalização – p. 96
União Europeia: poderoso bloco econômico – p. 96 • A “outra Europa” – p. 99 • Desagregação da Iugoslávia e os novos países – p. 101 • Impactos da industrialização na produção e circulação de produtos e culturas – p. 102
Rotas e encontros – Embrapa envia nova remessa de sementes para o Banco de Svalbard, na Noruega – p. 103
Pobreza e disparidades econômicas na UE – p. 104
Atividades dos percursos 11 e 12 – p. 106
UNIDADE 4 – Rússia e CEI – p. 108
Percurso 13. Do Império Russo à CEI: movimento de fronteiras – p. 109
Do Império Russo à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) – p. 109 • A economia soviética – p. 111 • Da União Soviética à CEI – p. 113
Percurso 14. A Comunidade dos Estados Independentes – p. 115
A CEI – p. 115 • CEI: área territorial, população e povos – p. 115 • CEI: mosaico de povos e conflitos – p. 117
Atividades dos percursos 13 e 14 – p. 120
Percurso 15. CEI: desigualdades econômicas e sociais – p. 122
Características da integração econômica regional – p. 122 • Desenvolvimento econômico e social desigual – p. 123
Percurso 16. A Rússia – p. 126
A perda de hegemonia – p. 126 • A economia no século XXI – p. 128 • Rússia: o uso estratégico e político da energia – p. 129
Cruzando saberes – Eurásia é o nome do jogo – p. 131
Atividades dos percursos 15 e 16 – p. 132
Caminhos digitais – Como funciona a internet – p. 134
UNIDADE 5 – Ásia: diversidade física e cultural e conflitos – p. 136
Percurso 17. Ásia: diversidade física, uso da terra e regionalizações – p. 137
A diversidade do meio natural – p. 137 • O uso da terra – p. 143 • Regionalização segundo a localização dos países no continente – p. 144
Percurso 18. O colonialismo e o imperialismo na Ásia – p. 145
Do relativo isolamento à chegada dos europeus – p. 145 • A descolonização – p. 146
Cruzando saberes – O colonialismo no Vietnã e seus desdobramentos – p. 148
Atividades dos percursos 17 e 18 – p. 149
Percurso 19. Ásia: transformações territoriais, tensões e conflitos – p. 151
A mobilidade das fronteiras – p. 151 • Ásia: tensões, conflitos e intolerância – p. 152
Percurso 20. Ásia: população, diversidade cultural e desigualdades socioeconômicas – p. 156
Ásia: berço de civilizações – p. 156 • População – p. 156 • Diversidade cultural – p. 158 • As grandes cidades asiáticas e seus problemas – p. 159 • Desigualdades socioeconômicas – p. 160
Cruzando saberes – Felicidade Interna Bruta – p. 161
Atividades dos percursos 19 e 20 – p. 162
Desembarque em outras linguagens – Shunmyo Masuno: Geografia e paisagismo – p. 164
UNIDADE 6 – Ásia: grandes economias – p. 166
Percurso 21. O Japão – p. 167
Japão: país marítimo e potência mundial – p. 167 • A Era Meiji e a economia japonesa hoje – p. 169
Percurso 22. Os Tigres Asiáticos – p. 172
Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul – p. 172
Atividades dos percursos 21 e 22 – p. 176
Percurso 23. A China e a Índia – p. 178
China: o dragão asiático – p. 178 • A população chinesa – p. 178 • China: desigualdades econômicas regionais – p. 180 • China: agropecuária – p. 181
Rotas e encontros – Entenda a questão dos uigures na China – p. 182
Cruzando saberes – Dongtan, modelo chinês para as ecocidades – p. 183
Índia: de colônia britânica a país independente – p. 184 • A população indiana – p. 185 • Índia: conflitos étnico-culturais e fronteiriços – p. 187
Rotas e encontros – Defensores da paz – p. 189
Percurso 24. Índia: economia – p. 190
A economia indiana – p. 190
Atividades dos percursos 23 e 24 – p. 194
UNIDADE 7 – Oriente Médio – p. 196
Percurso 25. Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais – p. 197
Oriente Médio: uma visão eurocêntrica – p. 197 • Localização geográfica – p. 197 • Aspectos físicos – p. 198 • População, religião e línguas – p. 200 • Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água – p. 201
Percurso 26. O Oriente Médio e o petróleo – p. 204
Golfo Pérsico: o “golfo do petróleo” – p. 204
Cruzando saberes – Oriente Médio: de Gondwana aos conflitos pelo subsolo – p. 207
Atividades dos percursos 25 e 26 – p. 208
Percurso 27. Israel e Palestina – p. 210
Antecedentes históricos – p. 210 • A criação do Estado de Israel – p. 212 • O radicalismo obstrui a paz – p. 213
Percurso 28. Os conflitos árabe-israelenses – p. 214
Mais de sete décadas sem paz – p. 214
Cruzando saberes – Após uma década de guerra (2011-2021), Síria é assolada pela fome – p. 216
Mochila de ferramentas – Como ler uma imagem de satélite – p. 217
Atividades dos percursos 27 e 28 – p. 218
UNIDADE 8 – Oceania e Ártico – p. 220
Percurso 29. Oceania – p. 221
Continente com milhares de ilhas – p. 221 • Os primeiros povos das ilhas do Oceano Pacífico – p. 225 • Problemas ambientais nas ilhas oceânicas – p. 225
Percurso 30. Austrália – p. 227
Conquista e colonização da Austrália – p. 227 • O meio natural – p. 229 • População – p. 232 • Economia e desenvolvimento social – p. 233
Atividades dos percursos 29 e 30 – p. 234
Percurso 31. Nova Zelândia – p. 236
Localização – p. 236 • A conquista, a colonização e os maoris – p. 236 • O meio natural – p. 237 • População e indicadores sociais – p. 238 • Economia – p. 239
Percurso 32. Ártico – p. 242
O que é o Ártico? – p. 242 • Desvendando o Ártico – p. 244 • Os povos do frio – p. 244 • O Ártico: alterações em curso – p. 247
Cruzando saberes – Degelo do Ártico afeta 40% dos edifícios e ameaça cidades no norte da Rússia – p. 249
Atividades dos percursos 31 e 32 – p. 250
Caminhos digitais – Interações on-line e ciberdependências – p. 252
Planisfério político – p. 254
Bibliografia – p. 255
Compartilhar: