Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. CAPA
  4. Segunda Capa
  5. FRONTISPÍCIO
  6. CRÉDITOS - página II
  7. SUMÁRIO - página III
  8. I.um APRESENTAÇÃO - página IV
  9. II.dois PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS - página V
    1. 1. A Base Nacional Comum Curricular - página V
    2. • As competências gerais da Educação Básica - página V
    3. • As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental - página VI
    4. • As competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental - página VII
    5. • As habilidades da BNCCBê êne cê cê - página VII
    6. 2. A abordagem teórico-metodológica da coleção - página XIII
    7. • Por uma Educação Geográfica - página XIII
    8. • Abordagem científica e identificação de pseudociências - página XIII
    9. • Raciocínio geográfico - página XIV
    10. • Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais - página XV
    11. • Os conceitos-chave da Geografia - página XVI
    12. 3. Os princípios pedagógicos norteadores da coleção - página XVIII
    13. • O trabalho com conhecimentos prévios - página XVIII
    14. • Uso e domínio de diferentes linguagens - página XVIII
    15. • A alfabetização cartográfica - página XIX
    16. • Aplicação das metodologias ativas de aprendizagem - página XIX
    17. • Realização de atividades que promovam a leitura inferencial - página XXI
    18. • Uso do pensamento computacional - página XXII
    19. • Interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade - página XXIV
    20. • Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem - página XXVII
    21. • O combate à intimidação sistemática - página XXVIII
    22. • Maior visibilidade às culturas juvenis - página XXX
    23. 4. A proposta didático-pedagógica da coleção - página XXXII
    24. • A organização geral dos volumes - página XXXII
    25. • Os recursos didático-pedagógicos dos livros - página XXXIII
      1. Abertura de unidade - página XXXIII
      2. Verifique sua bagagem - página XXXIII
      3. Percurso - página XXXIII
      4. Quem lê viaja mais - página XXXIII
      5. Pausa para o cinema - página XXXIV
      6. Navegar é preciso - página XXXIV
      7. No seu contexto - página XXXIV
      8. Glossário - página XXXIV
      9. Atividades orais sistemáticas - página XXXIV
      10. Cruzando saberes - página XXXV
      11. Rotas e encontros - página XXXVI
      12. Mochila de ferramentas - página XXXVI
      13. Atividades dos percursos - página XXXVI
      14. Desembarque em outras linguagens - página XXXVII
      15. Caminhos digitais - página XXXVII
    26. • Sugestões de cronogramas - página XXXVIII
    27. 5. O processo de avaliação da aprendizagem em sua globalidade - página XXXVIII
    28. • A avaliação formativa - página XXXVIII
    29. • Apoio a alunos com diferentes níveis de aprendizagem - página XL
    30. • A avaliação prognóstica - página XLI
    31. • Os critérios de avaliação em Geografia - página XLII
    32. • Os instrumentos de avaliação e a autoavaliação - página XLII
    33. • Preparação para exames de larga escala - página XLIII
    34. Bibliografia - página XLV
  10. III.três TRABALHANDO COM O VOLUME DO 6º ANO - página L
    1. 1. Introdução ao volume do 6º ano - página L
    2. • Objetivos e justificativas do volume do 6º ano - página L
    3. • Objetivos das unidades do 6º ano - página LII
    4. • Objetos de conhecimento e habilidades no livro do 6º ano - página LVI
    5. 2. Textos complementares - página LIX
  11. IV.quatro ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS - página LXIII
    • Conheça a parte específica deste manual - página LXIII
  12. CAPA
  13. FRONTISPÍCIO
  14. CRÉDITOS - página 2
  15. APRESENTAÇÃO - página 3
  16. CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO - página 4
  17. SUMÁRIO - página 8
  18. UNIDADE 1 ESPAÇO, PAISAGEM, LUGAR E TERRITÓRIO - página 12
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 12
    1. PERCURSO 1 ESPAÇO NATURAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO - página 13
      • 1. O espaço e as pessoas - página 13
    2. PERCURSO 2  PAISAGEM GEOGRÁFICA - página 15
      1. 1. O que é paisagem geográfica? - página 15
      2. 2. Mudanças e permanências na paisagem geográfica - página 15
      3. 3. Algumas paisagens são protegidas - página 17
      4. 4. Paisagem e desigualdades sociais - página 17
      5. Mochila de ferramentas - página 18
      6. Leitura de paisagem - página 18
      7. 5. Paisagens e povos originários e tradicionais no Brasil - página 19
      8. Rotas e encontros - página 21
      9. O RÓ para os povos da etnia A’úweauê xavante-Xavante - página 21
    3. Atividades dos percursos 1 e 2 - página 22
    4. PERCURSO 3 LUGAR GEOGRÁFICO - página 24
      • 1. O que é lugar? - página 24
    5. PERCURSO 4 TERRITÓRIO - página 26
      1. 1. Território: parte do espaço geográfico - página 26
      2. 2. Território e poder - página 28
      3. Cruzando saberes - página 29
    6. Quilombolas e direitos territoriais coletivos - página 29
    7. Atividades dos percursos 3 e 4 - página 30
  19. Desembarque em outras linguagens - página 32
    • Uma habilidade incomum - página 32
  20. UNIDADE 2 CONHECIMENTOS BÁSICOS DE CARTOGRAFIA - página 34
    1. 1. Vendo a Terra do espaço - página 34
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 34
    2. PERCURSO 5 ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO - página 35
      1. 1.A orientação pelos astros - página 35
      2. 2. A importância do ponto de referência - página 37
      3. 3. A orientação pela bússola - página 38
    3. PERCURSO 6 LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO - página 39
      1. 1. A rosa dos ventos e a localização - página 39
      2. 2. Os paralelos terrestres - página 39
      3. 3. Os meridianos terrestres - página 40
      4. 4. Latitude e longitude: as coordenadas geográficas - página 41
      5. Cruzando saberes - página 44
      6. Dispositivo localiza idoso em situações de emergência por meio de sinal GPSgê pê ésse - página 44
      7. 5. A altitude - página 45
    4. Atividades dos percursos 5 e 6 - página 46
    5. PERCURSO 7 DO DESENHO AO MAPA - página 48
      1. 1. A Cartografia - página 48
      2. 2. A representação da Terra - página 52
      3. 3. As escalas em mapas - página 55
      4. 4. A escala em plantas - página 58
    6. PERCURSO 8 A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO RELEVO - página 59
      1. 1. O relevo da Terra - página 59
      2. 2. A representação do relevo - página 60
      3. Rotas e encontros - página 64
      4. Cicloturismo, topografia e o uso de mapas - página 64
    7. Atividades dos percursos 7 e 8 - página 65
  21. UNIDADE 3 O PLANETA TERRA E A CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA - página 67
    1. 1. A Terra em movimento - página 67
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 67
    2. PERCURSO 9 A TERRA NO SISTEMA SOLAR - página 68
      1. 1. Geografia e a Terra no Universo - página 68
      2. 2. O planeta Terra - página 68
      3. 3. A formafórma da Terra - página 70
      4. 4. As zonas de iluminação e aquecimento - página 71
    3. PERCURSO 10 A TERRA EM MOVIMENTO - página 72
      1. 1. Os movimentos da Terra e o tempo - página 72
      2. 2. O movimento de rotação: os dias e as horas - página 72
      3. 3. O movimento de translação: o tempo em anos - página 73
      4. Rotas e encontros - página 77
    4. Os iorubás e o tempo - página 77
    5. Atividades dos percursos 9 e 10 - página 78
    6. PERCURSO 11 A CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA, O TEMPO E O CLIMA - página 80
      1. 1. Tempo atmosférico e clima - página 80
      2. 2. A atmosfera e sua circulação - página 80
      3. 3. As massas de ar, o tempo e o clima - página 82
    7. PERCURSO 12 AS INTERVENÇÕES HUMANAS NA DINÂMICA CLIMÁTICA  - página 84
      • 1. A ação humana e o clima - página 84
    8. Atividades dos percursos 11 e 12 - página 87
  22. UNIDADE 4 OS CLIMAS E A VEGETAÇÃO NATURAL - página 89
    1. Variações do clima e suas interações com a vegetação, o solo e outros fatores geográficos - página 89
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 89
    2. PERCURSO 13 o CLIMA E SEUS FATORES GEOGRÁFICOS - página 90
      1. 1. O clima - página 90
      2. Rotas e encontros - página 94
    3. O raciocínio geográfico dos viajantes - página 94
      • Mochila de ferramentas - página 97
    4. Climograma: um recurso para interpretar o clima - página 97
    5. PERCURSO 14 Os climas do mundo e do Brasil - página 98
      1. 1. Os climas do mundo - página 98
      2. 2. Os climas do Brasil - página 100
    6. Atividades dos percursos 13 e 14 - página 102
    7. PERCURSO 15 TERRA: GRANDES PAISAGENS VEGETAIS NATURAIS - página 104
      1. 1. Vegetação natural ou nativa - página 104
      2. Mochila de ferramentas - página 108
    8. Elaborando um perfil de vegetação - página 108
      • Cruzando saberes - página 109
    9. Floresta Tropical recupera 80% do estoque de carbono e fertilidade do solo após 20 anos de regeneração - página 109
    10. PERCURSO 16 BRASIL: VEGETAÇÃO NATURAL E BIODIVERSIDADE - página 110
      1. 1. Ocupação humana e diminuição da vegetação natural - página 110
      2. Cruzando saberes - página 117
    11. As atividades agropecuárias desmataram 26,5 milhões de hectares de áreas ocupadas pelo bioma Cerrado em 36 anos - página 117
    12. Atividades dos percursos 15 e 16 - página 118
  23. Caminhos digitais - página 120
    • Os benefícios e os riscos das tecnologias de geolocalização - página 120
  24. UNIDADE 5 O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA E O RELEVO CONTINENTAL - página 122
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 122
    1. PERCURSO 17 O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA - página 123
      1. 1. O ciclo da água - página 123
      2. 2. O escoamento superficial da água - página 123
      3. 3. O escoamento da água em ambientes rurais e urbanos - página 124
    2. PERCURSO 18 OS AGENTES EXTERNOS E INTERNOS DO RELEVO - página 127
      1. 1. Os agentes do modelado terrestre - página 127
      2. 2. Alguns agentes externos do relevo - página 128
      3. 3. Os agentes internos do relevo - página 131
    3. Atividades dos percursos 17 e 18 - página 134
    4. PERCURSO 19 AS FORMAS DO RELEVO CONTINENTAL - página 136
      1. 1. As principais formasfórmas do relevo - página 136
      2. Cruzando saberes - página 138
    5. Ecoturismo: em contato com os ambientes naturais - página 138
      • 2. Relevo e sociedade - página 140
    6. PERCURSO 20 O RELEVO DO BRASIL - página 142
      1. 1. Um relevo de altitudes modestas - página 142
      2. 2. Importância do estudo do relevo - página 145
    7. Atividades dos percursos 19 e 20 - página 146
    8. Desembarque em outras linguagens - página 148
      • Uma habilidade incomum - página 148
  25. UNIDADE 6 OS RECURSOS HÍDRICOS E SEUS USOS - página 150
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 150
    1. PERCURSO 21 A HIDROSFERA E A DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS E CONTINENTAIS - página 151
      1. 1. As esferas terrestres - página 151
      2. 2. A hidrosfera - página 151
    2. PERCURSO 22 OS RECURSOS HÍDRICOS - página 154
      1. 1. Recursos hídricos e clima - página 154
      2. 2. A água subterrânea - página 155
      3. 3. Intervenções humanas sobre o meio natural - página 157
    3. Atividades dos percursos 21 e 22 - página 158
    4. PERCURSO 23 AS GRANDES BACIAS HIDROGRÁFICAS DO MUNDO - página 160
      1. 1. A importância dos rios - página 160
      2. 2. A formação de bacias hidrográficas - página 161
      3. 3. As grandes bacias hidrográficas do mundo e seus usos - página 162
    5. PERCURSO 24 BRASIL: RECURSOS HÍDRICOS, USOS E PROBLEMAS - página 164
      1. 1. Brasil: país de grandes recursos hídricos - página 164
      2. 2. Os aquíferos e a necessidade do uso racional da água - página 165
      3. 3. O consumo de água no Brasil - página 166
      4. 4. Bacias hidrográficas e cidades - página 168
      5. 5. Regiões hidrográficas do Brasil - página 170
    6. Atividades dos percursos 23 e 24 - página 172
  26. UNIDADE 7 AGROPECUÁRIA - página 174
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 174
    1. PERCURSO 25 A AGRICULTURA - página 175
      1. 1. A agricultura e a disseminação de plantas cultivadas - página 175
      2. 2. As técnicas agrícolas - página 177
    2. PERCURSO 26 AGRICULTURA E AS CONDIÇÕES NATURAIS - página 185
      1. 1. A influência das condições naturais sobre a agricultura - página 185
      2. Cruzando saberes - página 190
    3. Agricultura orgânica e conservação dos solos - página 190
    4. Atividades dos percursos 25 e 26 - página 191
    5. PERCURSO 27 GEOGRAFIA AGRÍCOLA DO BRASIL: SISTEMAS DE PRODUÇÃO E USO DA TERRA - página 193
      1. 1. Os fatores e os sistemas de produção na agricultura - página 193
      2. 2. O uso da terra pela agropecuária - página 194
      3. 3. Brasil: o espaço agrário - página 195
      4. 4. A questão da terra no Brasil - página 197
    6. PERCURSO 28 A PECUÁRIA - página 199
      1. 1. As formasfórmas de criação de gado - página 199
      2. 2. A pecuária no Brasil - página 201
      3. Cruzando saberes - página 202
    7. Agricultura e pecuária - página 202
    8. Atividades dos percursos 27 e 28 - página 203
  27. UNIDADE 8 INDÚSTRIA, SOCIEDADE, ESPAÇO E URBANIZAÇÃO - página 205
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 205
    1. PERCURSO 29 DO ARTESANATO À MANUFATURA E À INDÚSTRIA MODERNA - página 206
      1. 1. As formasfórmas de produção - página 206
      2. 2. Tipos de indústria - página 208
      3. 3. Trabalho humano e produtos - página 210
    2. PERCURSO 30 INDÚSTRIA: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E ESPACIAIS - página 212
      • 1. As mudanças na sociedade e na paisagem - página 212
    3. Atividades dos percursos 29 e 30 - página 216
    4. PERCURSO 31 IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE INDUSTRIAL - página 218
      1. 1. Indústria e impactos ambientais - página 218
      2. 2. ONGsônguis e meio ambiente - página 220
      3. Cruzando saberes - página 221
      4. Consumo consciente e energia elétrica - página 221
    5. PERCURSO 32 URBANIZAÇÃO E PROBLEMAS URBANOS - página 222
      1. 1. A urbanização nos séculos XXvinte e XXIvinte e um - página 222
      2. 2. Problemas urbanos - página 225
    6. Atividades dos percursos 31 e 32 - página 226
  28. Caminhos digitais - página 228
    • O uso de geotecnologias na prevenção de desastres naturais - página 228
  29. PLANISFÉRIO POLÍTICO - página 230
  30. BIBLIOGRAFIA - página 231
  31. TERCEIRA CAPA
  32. QUARTA CAPA
  33. Lista de links
  34. Lista de créditos