Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
SEGUNDA CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
SUMÁRIO
- página III
I. Apresentação
- página IV
II.
Pressupostos teórico-metodológicos
- página V
1.
A Base Nacional Comum Curricular
- página V
• As competências gerais da Educação Básica
- página V
• As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental
- página VI
• As competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental
- página VII
• As habilidades da
BNCC
Bê êne cê cê
- página VII
2.
A abordagem teórico-metodológica da coleção
- página XIII
• Por uma Educação Geográfica
- página XIII
• Abordagem científica e identificação de pseudociências
- página XIII
• Raciocínio geográfico
- página XIV
• Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais
- página XV
• Os conceitos-chave da Geografia
- página XVI
3.
Os princípios pedagógicos norteadores da coleção
- página XVIII
• O trabalho com conhecimentos prévios
- página XVIII
• Uso e domínio de diferentes linguagens
- página XVIII
• A alfabetização cartográfica
- página XIX
• Aplicação das metodologias ativas de aprendizagem
- página XIX
• Realização de atividades que promovam a leitura inferencial
- página XXI
• Uso do pensamento computacional
- página XXII
• Interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade
- página XXIV
• Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem
- página XXVII
• O combate à intimidação sistemática
- página XXVIII
• Maior visibilidade às culturas juvenis
- página XXX
4.
A proposta didático-pedagógica da coleção
- página XXXII
• A organização geral dos volumes
- página XXXII
• Os recursos didático-pedagógicos dos livros
- página XXXIII
Abertura de unidade
- página XXXIII
Verifique sua bagagem
- página XXXIII
Percurso
- página XXXIII
Quem lê viaja mais
- página XXXIII
Pausa para o cinema
- página XXXIV
Navegar é preciso
- página XXXIV
No seu contexto
- página XXXIV
Glossário
- página XXXIV
Atividades orais sistemáticas
- página XXXIV
Cruzando saberes
- página XXXV
Rotas e encontros
- página XXXVI
Mochila de ferramentas
- página XXXVI
Atividades dos percursos
- página XXXVI
Desembarque em outras linguagens
- página XXXVII
Caminhos digitais
- página XXXVII
• Sugestões de cronogramas
- página XXXVIII
5.
O processo de avaliação da aprendizagem em sua globalidade
- página XXXVIII
• A avaliação formativa
- página XXXVIII
•
Apoio
apôio
a alunos com diferentes níveis de aprendizagem
- página XL
• A avaliação prognóstica
- página XLI
• Os critérios de avaliação em Geografia
- página XLII
• Os instrumentos de avaliação e a autoavaliação
- página XLII
• Preparação para exames de larga escala
- página XLIII
6.
Bibliografia
- página XLV
III.
Trabalhando com o volume do 9
º
ano
- página L
1.
Introdução ao volume do 9
º
ano
- página L
• Objetivos e justificativas do volume do 9
º
ano
- página L
• Objetivos das unidades do 9
º
ano
- página LI
• Objetos de conhecimento e habilidades no livro do 9
º
ano
- página LIV
2.
Textos complementares
- página LIX
IV.
Orientações específicas
- página LXIII
Conheça a parte específica deste manual
- página LXIII
CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE 1 MUNDO GLOBAL: ORIGENS E DESAFIOS
- página 12
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 12
PERCURSO 1 ORIGENS E BASES DO MUNDO GLOBAL
- página 13
1.
Nunca estivemos tão próximos
- página 13
2.
Como tudo começou: as economias-mundo
- página 14
3.
As quatro fases da globalização
- página 14
4.
Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização
- página 16
Rotas e encontros
- página 18
Indígenas dominam novas tecnologias e ampliam defesa de seus territórios
- página 18
PERCURSO 2 ECONOMIA GLOBAL: TRANSNACIONAIS E TRABALHO
- página 19
1.
Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual
- página 19
2.
A fábrica global
- página 21
3.
Globalização e capital financeiro
- página 25
Mochila de ferramentas
- página 26
Como interpretar um mapa de fluxos
- página 26
Atividades dos percursos 1 e 2
- página 27
PERCURSO 3 CONSUMO E CULTURA GLOBALIZADA
- página 29
1.
Shopping center
: uma das
formas
fórmas
geográficas do período atual
- página 29
2.
O consumo e a cultura globalizada
- página 30
PERCURSO 4 GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
- página 33
1.
Os debates internacionais sobre meio ambiente
- página 33
2.
Principais problemas ambientais do século
XXI
vinte e um
- página 34
3.
A pegada ecológica
- página 38
Atividades dos percursos 3 e 4
- página 40
Desembarque em outras linguagens
- página 42
Os retratos do consumismo
- página 42
A jornada
Midway
- página 43
UNIDADE 2 SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL, RECURSOS NATURAIS E FONTE DE ENERGIA
- página 44
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 44
PERCURSO 5 UM MUNDO URBANO
- página 45
1.
O processo de urbanização
- página 45
2.
O crescimento da população urbana
- página 45
3.
Cidades e hábitos de consumo mundializados
- página 46
4.
Transformações da produção agropecuária e urbanização
- página 47
5.
Urbanização e capital financeiro
- página 48
PERCURSO 6 SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E A IMPORTÂNCIA DA AGROPECUÁRIA
- página 49
1.
Crescimento da produção agropecuária
- página 49
2.
As
commodities
- página 50
3.
Desigualdade mundial de acesso a alimentos
- página 52
4.
A agricultura urbana
- página 53
Cruzando saberes
- página 54
Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar
- página 54
Atividades dos percursos 5 e 6
- página 55
PERCURSO 7 SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E FONTES DE ENERGIA
- página 57
1.
Da lenha à energia termonuclear e às fontes alternativas de energia
- página 57
2.
Fontes de energia renováveis e não renováveis
- página 57
3.
Combustíveis fósseis
- página 57
4.
Energia elétrica
- página 61
5.
Energia nuclear
- página 63
Mochila de ferramentas
- página 64
Aprendendo a fazer uma pesquisa de revisão bibliográfica
- página 64
6.
Outras fontes renováveis de energia
- página 65
PERCURSO 8 SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL, MATRIZ ENERGÉTICA E MATÉRIAS-PRIMAS
- página 67
1.
Matriz energética mundial
- página 67
2.
Matérias-primas e recursos naturais
- página 68
3.
Cadeias de inovação: recursos naturais e matérias-primas
- página 69
Cruzando saberes
- página 70
Fontes de energia eólica e solar em expansão
- página 70
Atividades dos percursos 7 e 8
- página 71
UNIDADE 3 EUROPA: DIVERSIDADE E INTEGRAÇÃO
- página 73
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 73
PERCURSO 9 ORIENTE E OCIDENTE: UMA INVENÇÃO EUROPEIA
- página 74
1.
Europa: continente ou península da Eurásia?
- página 74
2.
Hegemonia europeia e divisão do mundo em Ocidente e Oriente
- página 77
PERCURSO 10 EUROPA: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS E POPULAÇÃO
- página 80
1.
Regiões naturais
- página 80
2.
Rios: o uso intenso de uma herança natural
- página 82
Cruzando saberes
- página 83
Túnel
Mont Blanc
- página 83
3.
Ocupação e uso da terra
- página 84
4.
Aspectos populacionais
- página 86
Cruzando saberes
- página 89
Reforçar a migração legal de mão de obra para reduzir a imigração irregular
- página 89
Atividades dos percursos 9 e 10
- página 90
PERCURSO 11 A CONSTRUÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA
- página 92
1.
Etapas da formação de uma potência econômica
- página 92
2.
A saída do Reino Unido da União Europeia
- página 95
PERCURSO 12 EUROPA: ECONOMIA E REGIONALIZAÇÃO
- página 96
1.
União Europeia: poderoso bloco econômico
- página 96
2.
A “outra Europa”
- página 99
3.
Desagregação da Iugoslávia e os novos países
- página 101
4.
Impactos da industrialização na produção e circulação de produtos e culturas
- página 102
Rotas e encontros
- página 103
Embrapa envia nova remessa de sementes para o Banco de
Svalbard
isvalabard
, na Noruega
- página 103
5.
Pobreza e disparidades econômicas na
UE
União Europeia
- página 104
Atividades dos percursos 11 e 12
- página 106
UNIDADE 4 RÚSSIA E CEI
- página 108
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 108
PERCURSO 13
DO IMPÉRIO RUSSO À CEI: MOVIMENTO DE FRONTEIRAS
- página 109
1.
Do Império Russo à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (
URSS
u érre ésse ésse
)
- página 109
2.
A economia soviética
- página 111
3.
Da União Soviética à
CEI
sei
- página 113
PERCURSO 14 A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
- página 115
1.
A
CEI
sei
- página 115
2.
CEI
sei
: área territorial, população e povos
- página 115
3.
CEI
sei
: mosaico de povos e conflitos
- página 117
Atividades dos percursos 13 e 14
- página 120
PERCURSO 15
CEI: DESIGUALDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS
- página 122
1.
Características da integração econômica regional
- página 122
2.
Desenvolvimento econômico e social desigual
- página 123
PERCURSO 16 A RÚSSIA
- página 126
1.
A perda de hegemonia
- página 126
2.
A economia no século
XXI
vinte e um
- página 128
3.
Rússia: o uso estratégico e político da energia
- página 129
Cruzando saberes
- página 131
Eurásia é o nome do
jogo
jôgo
- página 131
Atividades dos percursos 15 e 16
- página 132
Caminhos digitais
- página 134
Como funciona a internet
- página 134
UNIDADE 5 ÁSIA: DIVERSIDADE FÍSICA E CULTURAL E CONFLITOS
- página 136
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 136
PERCURSO 17 ÁSIA: DIVERSIDADE FÍSICA, USO DA TERRA E REGIONALIZAÇÕES
- página 137
1.
A diversidade do meio natural
- página 137
2.
O uso da terra
- página 143
3.
Regionalização segundo a localização dos países no continente
- página 144
PERCURSO 18 O COLONIALISMO E O IMPERIALISMO NA ÁSIA
- página 145
1.
Do relativo isolamento à chegada dos europeus
- página 145
2.
A descolonização
- página 146
Cruzando saberes
- página 148
O colonialismo no Vietnã e seus desdobramentos
- página 148
Atividades dos percursos 17 e 18
- página 149
PERCURSO 19 ÁSIA: TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS, TENSÕES E CONFLITOS
- página 151
1.
A mobilidade das fronteiras
- página 151
2.
Ásia: tensões, conflitos e intolerância
- página 152
PERCURSO 20 ÁSIA: POPULAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS
- página 156
1.
Ásia: berço de civilizações
- página 156
2.
População
- página 156
3.
Diversidade cultural
- página 158
4.
As grandes cidades asiáticas e seus problemas
- página 159
5.
Desigualdades socioeconômicas
- página 160
Cruzando saberes
- página 161
Felicidade Interna Bruta
- página 161
Atividades dos percursos 19 e 20
- página 162
Desembarque em outras linguagens
- página 164
Um monge, vários jardins
- página 164
Os símbolos do jardim japonês
- página 165
UNIDADE 6 ÁSIA: GRANDES ECONOMIAS
- página 166
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 166
PERCURSO 21 O JAPÃO
- página 167
1.
Japão: país marítimo e potência mundial
- página 167
2.
A Era
Meiji
meidjí
e a economia japonesa hoje
- página 169
PERCURSO 22 OS TIGRES ASIÁTICOS
- página 172
1.
Cingapura,
Hong Kong
Róng Kóng
,
Taiwan
taiuã
e Coreia do Sul
- página 172
Atividades dos percursos 21 e 22
- página 176
PERCURSO 23 A CHINA E A ÍNDIA
- página 178
1.
China: o dragão asiático
- página 178
2.
A população chinesa
- página 178
3.
China: desigualdades econômicas regionais
- página 180
4.
China: agropecuária
- página 181
Rotas e encontros
- página 182
Entenda a questão dos uigures na China
- página 182
Cruzando saberes
- página 183
Dongtan, modelo chinês para as ecocidades
- página 183
5.
Índia: de colônia britânica a país independente
- página 184
6.
A população indiana
- página 185
7.
Índia: conflitos étnico-culturais e fronteiriços
- página 187
Rotas e encontros
- página 189
Defensores da paz
- página 189
PERCURSO 24 ÍNDIA: ECONOMIA
- página 190
1.
A economia indiana
- página 190
Atividades dos percursos 23 e 24
- página 194
UNIDADE 7 ORIENTE MÉDIO
- página 196
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 196
PERCURSO 25 ORIENTE MÉDIO: ASPECTOS FÍSICOS E HUMANOS GERAIS
- página 197
1.
Oriente Médio: uma visão eurocêntrica
- página 197
2.
Localização geográfica
- página 197
3.
Aspectos físicos
- página 198
4.
População, religião e línguas
- página 200
5.
Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água
- página 201
PERCURSO 26 O ORIENTE MÉDIO E O PETRÓLEO
- página 204
1.
Golfo Pérsico: o “golfo do petróleo”
- página 204
Cruzando saberes
- página 207
Oriente Médio: de
Gondwana
gôndwãna
aos conflitos pelo subsolo
- página 207
Atividades dos percursos 25 e 26
- página 208
PERCURSO 27 ISRAEL E PALESTINA
- página 210
1.
Antecedentes históricos
- página 210
2.
A criação do Estado de Israel
- página 212
3.
O radicalismo obstrui a paz
- página 213
PERCURSO 28 OS CONFLITOS ÁRABES-ISRAELENSES
- página 214
1.
Mais de sete décadas sem paz
- página 214
Cruzando saberes
- página 216
Após uma década de guerra (2011-2021), Síria é assolada pela fome
- página 216
Mochila de ferramentas
- página 217
Como ler uma imagem de satélite
- página 217
Atividades dos percursos 27 e 28
- página 218
UNIDADE 8 OCEANIA E ÁRTICO
- página 220
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 220
PERCURSO 29 OCEANIA
- página 221
1.
Continente com milhares de ilhas
- página 221
2.
Os primeiros povos das ilhas do Oceano Pacífico
- página 225
3.
Problemas ambientais nas ilhas oceânicas
- página 225
PERCURSO 30 AUSTRÁLIA
- página 227
1.
Conquista e colonização da Austrália
- página 227
2.
O meio natural
- página 229
3.
População
- página 232
4.
Economia e desenvolvimento social
- página 233
Atividades dos percursos 29 e 30
- página 234
PERCURSO 31 NOVA ZELÂNDIA
- página 236
1.
Localização
- página 236
2.
A conquista, a colonização e os maoris
- página 236
3.
O meio natural
- página 237
4.
População e indicadores sociais
- página 238
5.
Economia
- página 239
PERCURSO 32 ÁRTICO
- página 242
1.
O que é o Ártico?
- página 242
2.
Desvendando o Ártico
- página 244
3.
Os povos do frio
- página 244
4.
O Ártico: alterações em curso
- página 247
Cruzando saberes
- página 249
Degelo do Ártico afeta 40% dos edifícios e ameaça cidades no norte da Rússia
- página 249
Atividades dos percursos 31 e 32
- página 250
Caminhos digitais
- página 252
Interações
on-line
e
ciberdependência
saiberdependência
s
apóstrofo s
- página 252
PLANISFÉRIO POLÍTICO
- página 254
BIBLIOGRAFIA
- página 255
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos