Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. CAPA
  4. Segunda Capa
  5. FRONSTISPÍCIO
  6. CRÉDITOS - página 2
  7. SUMÁRIO - página III
  8. I.um APRESENTAÇÃO - página IV
  9. II.dois PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS - página V
    1. 1. A Base Nacional Comum Curricular - página V
    2. • As competências gerais da Educação Básica - página V
    3. • As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental - página VI
    4. • As competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental - página VII
    5. • As habilidades da BNCCBê êne cê cê - página VII
    6. 2. A abordagem teórico-metodológica da coleção - página XIII
    7. • Por uma Educação Geográfica - página XIII
    8. • Abordagem científica e identificação de pseudociências - página XIII
    9. • Raciocínio geográfico - página XIV
    10. • Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais - página XV
    11. • Os conceitos-chave da Geografia - página XVI
    12. 3. Os princípios pedagógicos norteadores da coleção - página XVIII
    13. • O trabalho com conhecimentos prévios - página XVIII
    14. • Uso e domínio de diferentes linguagens - página XVIII
    15. • A alfabetização cartográfica - página XIX
    16. • Aplicação das metodologias ativas de aprendizagem - página XIX
    17. • Realização de atividades que promovam a leitura inferencial - página XXI
    18. • Uso do pensamento computacional - página XXII
    19. • Interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade - página XXIV
    20. • Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem - página XXVII
    21. • O combate à intimidação sistemática - página XXVIII
    22. • Maior visibilidade às culturas juvenis - página XXX
    23. 4. A proposta didático-pedagógica da coleção - página XXXII
    24. • A organização geral dos volumes - página XXXII
    25. • Os recursos didático-pedagógicos dos livros - página XXXIII
      1. Abertura de unidade - página XXXIII
      2. Verifique sua bagagem - página XXXIII
      3. Percurso - página XXXIII
      4. Quem lê viaja mais - página XXXIII
      5. Pausa para o cinema - página XXXIV
      6. Navegar é preciso - página XXXIV
      7. No seu contexto - página XXXIV
      8. Glossário - página XXXIV
      9. Atividades orais sistemáticas - página XXXIV
      10. Cruzando saberes - página XXXV
      11. Rotas e encontros - página XXXVI
      12. Mochila de ferramentas - página XXXVI
      13. Atividades dos percursos - página XXXVI
      14. Desembarque em outras linguagens - página XXXVII
      15. Caminhos digitais - página XXXVII
    26. • Sugestões de cronogramas - página XXXVIII
    27. 5. O processo de avaliação da aprendizagem em sua globalidade - página XXXVIII
    28. • A avaliação formativa - página XXXVIII
    29. • Apoio a alunos com diferentes níveis de aprendizagem - página XL
    30. • A avaliação prognóstica - página XLI
    31. • Os critérios de avaliação em Geografia - página XLII
    32. • Os instrumentos de avaliação e a autoavaliação - página XLII
    33. • Preparação para exames de larga escala - página XLIII
    34. 6. Bibliografia - página XLV
  10. III.três TRABALHANDO COM O VOLUME DO 7º ANO - página L
    1. 1. Introdução ao volume do 7º ano - página L
    2. • Objetivos e justificativas do volume do 7º ano - página L
    3. • Objetivos das unidades do 7º ano - página LII
    4. • Objetos de conhecimento e habilidades no livro do 7º ano - página LVI
    5. 2. Textos complementares - página LIX
  11. IV.quatro ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS - página LXIII
    • Conheça a parte específica deste manual - página LXIII
  12. CAPA
  13. FRONSTISPÍCIO
  14. CRÉDITOS - página 2
  15. APRESENTAÇÃO - página 3
  16. CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO - página 4
  17. SUMÁRIO - página 8
  18. UNIDADE 1 O TERRITÓRIO BRASILEIRO - página 12
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 12
    1. PERCURSO 1 LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO - página 13
      1. 1. Como localizar o território brasileiro? - página 13
      2. 2. Extensão do território brasileiro - página 16
      3. 3. Pontos extremos do território brasileiro - página 17
      4. 4. Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais - página 17
      5. 5. Os fusos horários - página 18
      6. Mochila de ferramentas - página 19
        • Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários - página 19
    2. PERCURSO 2 A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS - página 20
      1. 1. A formação territorial - página 20
      2. 2. O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro - página 25
      3. Cruzando saberes - página 27
        • O imaginário social sobre os indígenas - página 27
    3. Atividades dos percursos 1 e 2 - página 28
    4. PERCURSO 3 A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO - página 30
      1. 1. Regionalização e região: o que são? - página 30
      2. 2. Brasil: regionalização oficial - página 30
      3. 3. Regionalizações não oficiais - página 31
    5. PERCURSO 4 DOMÍNIOS NATURAIS: AMEAÇAS E CONSERVAÇÃO - página 32
      1. 1. Os domínios morfoclimáticos - página 32
      2. 2 Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil - página 34
      3. 3. As Unidades de Conservação - página 36
      4. 4. Paisagens e estereótipos - página 37
    6. Atividades dos percursos 3 e 4 - página 38
  19. Desembarque em outras linguagens - página 40
    • A função da fotografia de natureza - página 40
  20. UNIDADE 2 A POPULAÇÃO BRASILEIRA - página 42
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 42
    1. PERCURSO 5 BRASIL: DISTRIBUIÇÃO E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO - página 43
      1. 1. Brasil: país populoso e pouco povoado - página 43
      2. 2. A distribuição da população pelo território brasileiro - página 44
      3. 3. O censo - página 45
      4. Mochila de ferramentas - página 46
        • Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular - página 46
      5. 4. O crescimento da população brasileira - página 48
      6. Cruzando saberes - página 49
        • “Onda estrangeira” forçafórça adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo - página 49
      7. 5. Natalidade e fecundidade em queda - página 51
      8. 6. Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida - página 52
    2. PERCURSO 6 BRASIL: MIGRAÇÕES INTERNAS E EMIGRAÇÃO - página 53
      1. 1. O que é migração - página 53
      2. 2. Migrações internas no Brasil em tempos recentes - página 53
      3. 3. O êxodo rural - página 56
      4. 4. Deslocamentos temporários de população - página 56
      5. 5. Emigrantes brasileiros - página 56
      6. Rotas e encontros - página 57
        • A migração por quem a viveu - página 57
    3. Atividades dos percursos 5 e 6 - página 58
    4. PERCURSO 7 POPULAÇÃO E TRABALHO: MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS - página 60
      1. 1. A população segundo os setores de produção - página 60
      2. Mochila de ferramentas - página 62
        • Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas - página 62
      3. 2. Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho - página 64
      4. 3. O trabalho infantil no Brasil - página 66
      5. 4. A pirâmide etária do Brasil - página 66
    5. PERCURSO 8 BRASIL: A DIVERSIDADE CULTURAL E OS AFRO-BRASILEIROS - página 68
      1. 1. Brasil: país de muitos povos e culturas - página 68
      2. 2. Grupos formadores da população brasileira - página 68
      3. 3. Os brasileiros nos censos do IBGEí bê gê É - página 70
      4. 4. Os afro-brasileiros no Brasil atual - página 71
      5. Cruzando saberes - página 73
        • Desigualdade de rendimento segundo a cor - página 73
      6. 5. O combate aos preconceitos no Brasil - página 74
    6. Atividades dos percursos 7 e 8 - página 76
  21. UNIDADE 3 BRASIL: INDUSTRIALIZAÇÃO, CONSUMO E O ESPAÇO DAS REDES - página 78
    1. A integração do território brasileiro - página 78
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 78
    2. PERCURSO 9 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA - página 79
      1. 1. Do século XXvinte ao XXIvinte e um: fases da indústria no Brasil - página 79
      2. 2. Concentração e relativa desconcentração industrial - página 80
      3. 3. Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território - página 82
      4. Rotas e encontros - página 85
        • Brasileira é promessa da nova geração de cientistas - página 85
    3. PERCURSO 10 A SOCIEDADE DE CONSUMO E O MEIO AMBIENTE - página 86
      1. 1. A sociedade de consumo e do desperdício - página 86
      2. 2. Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais - página 87
      3. 3. Desenvolvimento ecologicamente sustentável - página 89
      4. 4. Consumo consciente e educação financeira - página 90
    4. Atividades dos percursos 9 e 10 - página 91
    5. PERCURSO 11 REDES DE TRANSPORTE NO BRASIL - página 93
      1. 1. Redes e espaço geográfico - página 93
      2. 2. Rede rodoviária - página 94
      3. 3. Rede ferroviária - página 97
      4. 4. Rede aquaviária - página 99
      5. 5. Rede aérea - página 102
    6. PERCURSO 12 REDES DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL - página 104
      • 1. O que é comunicação - página 104
    7. Atividades dos percursos 11 e 12 - página 108
  22. UNIDADE 4 REGIÃO NORTE - página 110
    1. Abundância de água e rica biodiversidade - página 110
      • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 110
    2. PERCURSO 13 REGIÃO NORTE: LOCALIZAÇÃO E MEIO NATURAL - página 111
      1. 1. Região Norte ou Amazônia? - página 111
      2. 2. Aspectos físicos gerais - página 113
      3. Cruzando saberes - página 118
        • Os projetos Ferrogrão (EFê éfe-170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas - página 118
      4. Rotas e encontros - página 119
        • Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira - página 119
    3. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS - página 120
      1. 1. A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930 - página 120
      2. 2. A construção do espaço geográfico – após 1930 - página 122
      3. Mochila de ferramentas - página 127
        • Aprendendo a fazer um mapa pictórico - página 127
    4. Atividades dos percursos 13 e 14 - página 128
    5. PERCURSO 15 AMAZÔNIA: CONFLITOS, DESMATAMENTO E BIODIVERSIDADE - página 130
      1. 1. A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes - página 130
      2. 2. O desmatamento na Amazônia - página 131
      3. Cruzando saberes - página 133
        • Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente - página 133
      4. 3. A biodiversidade da Amazônia - página 134
    6. PERCURSO 16 AMAZÔNIA: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - página 135
      1. 1. Organização não governamental (ONGôngui) - página 135
      2. 2. O desenvolvimento sustentável na Amazônia - página 136
      3. 3. As reservas extrativistas - página 137
    7. Atividades dos percursos 15 e 16 - página 138
  23. Caminhos digitais - página 140
    • Na Amazônia, indígenas usam mapeamento colaborativo em defesa da floresta e de seus direitos - página 140
  24. UNIDADE 5 REGIÃO NORDESTE - página 142
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 142
    1. PERCURSO 17 REGIÃO NORDESTE: O MEIO NATURAL E A ZONA DA MATA - página 143
      1. 1. A diversidade no Nordeste - página 143
      2. 2. As sub-regiões do Nordeste - página 145
      3. 3. A Zona da Mata: localização e condições naturais - página 145
      4. 4. Zona da Mata: as metrópoles - página 147
      5. 5. Zona da Mata: aspectos gerais da economia - página 148
      6. Rotas e encontros - página 150
        • As pescadoras artesanais da praia de Suape (PEPernambuco) - página 150
    2. PERCURSO 18 O AGRESTE - página 151
      1. 1. O Agreste: localização e condições naturais - página 151
      2. 2. As cidades do Agreste - página 152
      3. 3. Agreste: economia - página 153
    3. Atividades dos percursos 17 e 18 - página 154
    4. PERCURSO 19 O SERTÃO - página 156
      1. 1. O Sertão: localização e condições naturais - página 156
      2. 2. O Rio São Francisco - página 158
      3. 3. Sertão: economia - página 160
      4. Cruzando saberes - página 161
        • Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro - página 161
      5. 4. As questões sociais e políticas da secasêca - página 162
      6. Rotas e encontros - página 163
        • Parque Nacional Serra da Capivara - página 163
    5. PERCURSO 20 O MEIO-NORTE - página 164
      1. 1. O Meio-Norte: localização e condições naturais - página 164
      2. 2. Meio-Norte: construção inicial do espaço - página 166
      3. 3. As capitais regionais e outras cidades - página 167
      4. 4. Meio-Norte: economia - página 167
      5. Cruzando saberes - página 169
        • A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (MAMaranhão) - página 169
    6. Atividades dos percursos 19 e 20 - página 170
  25. Desembarque em outras linguagens - página 172
    • São Francisco - página 172
  26. UNIDADE 6 REGIÃO SUDESTE - página 174
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 174
    1. PERCURSO 21 REGIÃO SUDESTE: O MEIO NATURAL - página 175
      1. 1. Apresentação - página 175
      2. 2. Aspectos do meio natural - página 176
    2. PERCURSO 22 REGIÃO SUDESTE: OCUPAÇÃO E POVOAMENTO - página 181
      1. 1. O início do povoamento - página 181
      2. 2. Da Vila de São Paulo para o interior - página 182
      3. 3. A mineração e a produção de espaço - página 183
      4. 4. A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste - página 184
    3. Atividades dos percursos 21 e 22 - página 186
    4. PERCURSO 23 REGIÃO SUDESTE: A CAFEICULTURA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO - página 188
      1. 1. A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo - página 188
      2. 2. A cafeicultura e a imigração estrangeira - página 190
    5. PERCURSO 24 REGIÃO SUDESTE: POPULAÇÃO E ECONOMIA - página 192
      1. 1. População - página 192
      2. 2. Economia - página 193
      3. Cruzando saberes - página 195
        • Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro - página 195
      4. Cruzando saberes - página 198
        • Os rastros de destruição - página 198
      5. Mochila de ferramentas - página 199
        • Como interpretar e elaborar um histograma - página 199
    6. Atividades dos percursos 23 e 24 - página 200
  27. UNIDADE 7 REGIÃO SUL - página 202
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 202
    1. PERCURSO 25 REGIÃO SUL: O MEIO NATURAL - página 203
      1. 1.  Apresentação - página 203
      2. 2. Aspectos do meio natural - página 204
      3. Cruzando saberes - página 210
        • Aquífero Guarani - página 210
    2. PERCURSO 26 REGIÃO SUL: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS - página 211
      • 1. Ocupação europeia da Região Sul - página 211
    3. Atividades dos percursos 25 e 26 - página 217
    4. PERCURSO 27 REGIÃO SUL: PROBLEMAS AMBIENTAIS - página 219
      1. 1. A produção de espaços geográficos e a natureza - página 219
      2. 2. Região Sul: desmatamento - página 219
      3. Cruzando saberes - página 222
        • Os faxinais e a preservação - página 222
      4. 3. Principais problemas ambientais - página 223
      5. Cruzando saberes - página 226
        • Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina - página 226
    5. PERCURSO 28 REGIÃO SUL: POPULAÇÃO E ECONOMIA - página 228
      1. 1. População - página 228
      2. 2. Economia - página 229
    6. Atividades dos percursos 27 e 28 - página 234
  28. UNIDADE 8 REGIÃO CENTRO-OESTE - página 236
    • VERIFIQUE SUA BAGAGEM - página 236
    1. PERCURSO 29 REGIÃO CENTRO-OESTE: LOCALIZAÇÃO E MEIO NATURAL - página 237
      1. 1. Apresentação - página 237
      2. 2. Aspectos do meio natural - página 238
      3. 3. Pantanal - página 242
    2. PERCURSO 30 REGIÃO CENTRO-OESTE: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS - página 244
      1. 1. Os primeiros exploradores - página 244
      2. 2. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste - página 246
      3. 3. Até meados do século XXvinte, um povoamento escasso - página 247
      4. Rotas e encontros - página 249
        • Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga - página 249
    3. Atividades dos percursos 29 e 30 - página 250
    4. PERCURSO 31 REGIÃO CENTRO-OESTE: A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA - página 252
      1. 1. O avanço da ocupação territorial - página 252
      2. 2. Infraestrutura e integração regional - página 255
      3. 3. A organização atual do espaço geográfico - página 257
    5. PERCURSO 32 REGIÃO CENTRO-OESTE: POPULAÇÃO, ECONOMIA E MEIO AMBIeNTE - página 258
      1. 1. Crescimento da população - página 258
      2. 2. Crescimento do PIBPíbi - página 258
      3. 3. Centro-Oeste: economia em plena expansão - página 259
      4. 4. O extrativismo - página 262
      5. 5. Indústria - página 263
      6. Cruzando saberes - página 264
        • Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste - página 264
      7. Mochila de ferramentas - página 265
        • Pesquisa por meio de entrevista estruturada - página 265
    6. Atividades dos percursos 31 e 32 - página 266
  29. Caminhos digitais - página 268
    • Museus on-line: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital - página 268
  30. PLANISFÉRIO POLÍTICO - página 270
  31. BIBLIOGRAFIA - página 271
  32. TERCEIRA CAPA
  33. QUARTA CAPA
  34. Lista de links
  35. Lista de créditos