Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
Segunda Capa
FRONSTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
SU
MÁRIO
- página III
I.
um
APRESENTAÇÃO
- página IV
II.
dois
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
- página V
1.
A Base Nacional Comum Curricular
- página V
•
As competências gerais da Educação Básica
- página V
• As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental
- página VI
• As competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental
- página VII
• As habilidades da
BNCC
Bê êne cê cê
- página VII
2.
A abordagem teórico-metodológica da coleção
- página XIII
• Por uma Educação Geográfica
- página XIII
• Abordagem científica e identificação de pseudociências
- página XIII
• Raciocínio geográfico
- página XIV
• Conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais
- página XV
• Os conceitos-chave da Geografia
- página XVI
3.
Os princípios pedagógicos norteadores da coleção
- página XVIII
• O trabalho com conhecimentos prévios
- página XVIII
• Uso e domínio de diferentes linguagens
- página XVIII
• A alfabetização cartográfica
- página XIX
• Aplicação das metodologias ativas de aprendizagem
- página XIX
• Realização de atividades que promovam a leitura inferencial
- página XXI
• Uso do pensamento computacional
- página XXII
• Interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade
- página XXIV
• Protagonismo do aluno no processo de aprendizagem
- página XXVII
• O combate à intimidação sistemática
- página XXVIII
• Maior visibilidade às culturas juvenis
- página XXX
4.
A proposta didático-pedagógica da coleção
- página XXXII
• A organização geral dos volumes
- página XXXII
• Os recursos didático-pedagógicos dos livros
- página XXXIII
Abertura de unidade
- página XXXIII
Verifique sua bagagem
- página XXXIII
Percurso
- página XXXIII
Quem lê viaja mais
- página XXXIII
Pausa para o cinema
- página XXXIV
Navegar é preciso
- página XXXIV
No seu contexto
- página XXXIV
Glossário
- página XXXIV
Atividades orais sistemáticas
- página XXXIV
Cruzando saberes
- página XXXV
Rotas e encontros
- página XXXVI
Mochila de ferramentas
- página XXXVI
Atividades dos percursos
- página XXXVI
Desembarque em outras linguagens
- página XXXVII
Caminhos digitais
- página XXXVII
• Sugestões de cronogramas
- página XXXVIII
5.
O processo de avaliação da aprendizagem em sua globalidade
- página XXXVIII
• A avaliação formativa
- página XXXVIII
• Apoio a alunos com diferentes níveis de aprendizagem
- página XL
• A avaliação prognóstica
- página XLI
• Os critérios de avaliação em Geografia
- página XLII
• Os instrumentos de avaliação e a autoavaliação
- página XLII
• Preparação para exames de larga escala
- página XLIII
6.
Bibliografia
- página XLV
III.
três
TRABALHANDO COM O VOLUME DO 7
º
ANO
- página L
1.
Introdução ao volume do 7
º
ano
- página L
• Objetivos e justificativas do volume do 7
º
ano
- página L
• Objetivos das unidades do 7
º
ano
- página LII
• Objetos de conhecimento e habilidades no livro do 7
º
ano
- página LVI
2.
Textos complementares
- página LIX
IV.
quatro
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
- página LXIII
Conheça a parte específica deste manual
- página LXIII
CAPA
FRONSTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
APRESENTAÇÃO
- página 3
CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE 1 O TERRITÓRIO BRASILEIRO
- página 12
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 12
PERCURSO 1 LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
- página 13
1.
Como localizar o território brasileiro?
- página 13
2.
Extensão do território brasileiro
- página 16
3.
Pontos extremos do território brasileiro
- página 17
4.
Latitudes e diversidade de climas e paisagens naturais
- página 17
5.
Os fusos horários
- página 18
Mochila de ferramentas
- página 19
Como calcular as horas por meio de um mapa de fusos horários
- página 19
PERCURSO 2 A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS
- página 20
1.
A formação territorial
- página 20
2.
O capitalismo industrial e as transformações do espaço geográfico brasileiro
- página 25
Cruzando saberes
- página 27
O imaginário social sobre os indígenas
- página 27
Atividades dos percursos 1 e 2
- página 28
PERCURSO 3 A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
- página 30
1.
Regionalização e região: o que são?
- página 30
2.
Brasil: regionalização oficial
- página 30
3.
Regionalizações não oficiais
- página 31
PERCURSO 4 DOMÍNIOS NATURAIS: AMEAÇAS E CONSERVAÇÃO
- página 32
1.
Os domínios morfoclimáticos
- página 32
2
Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil
- página 34
3.
As Unidades de Conservação
- página 36
4.
Paisagens e estereótipos
- página 37
Atividades dos percursos 3 e 4
- página 38
Desembarque em outras linguagens
- página 40
A função da fotografia de natureza
- página 40
UNIDADE 2 A POPULAÇÃO BRASILEIRA
- página 42
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 42
PERCURSO 5 BRASIL: DISTRIBUIÇÃO E CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
- página 43
1.
Brasil: país populoso e pouco povoado
- página 43
2.
A distribuição da população pelo território brasileiro
- página 44
3.
O censo
- página 45
Mochila de ferramentas
- página 46
Elaborar e interpretar gráficos de linha e circular
- página 46
4.
O crescimento da população brasileira
- página 48
Cruzando saberes
- página 49
“Onda estrangeira”
força
fórça
adaptação de escolas da rede municipal de São Paulo
- página 49
5.
Natalidade e fecundidade em queda
- página 51
6.
Redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida
- página 52
PERCURSO 6 BRASIL: MIGRAÇÕES INTERNAS E EMIGRAÇÃO
- página 53
1.
O que é migração
- página 53
2.
Migrações internas no Brasil em tempos recentes
- página 53
3.
O êxodo rural
- página 56
4.
Deslocamentos temporários de população
- página 56
5.
Emigrantes brasileiros
- página 56
Rotas e encontros
- página 57
A migração por quem a viveu
- página 57
Atividades dos percursos 5 e 6
- página 58
PERCURSO 7 POPULAÇÃO E TRABALHO: MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS
- página 60
1.
A população segundo os setores de produção
- página 60
Mochila de ferramentas
- página 62
Interpretar e elaborar gráficos de barras e de colunas
- página 62
2.
Mulheres e desigualdades no mercado de trabalho
- página 64
3.
O trabalho infantil no Brasil
- página 66
4.
A pirâmide etária do Brasil
- página 66
PERCURSO 8 BRASIL: A DIVERSIDADE CULTURAL E OS AFRO-BRASILEIROS
- página 68
1.
Brasil: país de muitos povos e culturas
- página 68
2.
Grupos formadores da população brasileira
- página 68
3.
Os brasileiros nos censos do
IBGE
í bê gê É
- página 70
4.
Os afro-brasileiros no Brasil atual
- página 71
Cruzando saberes
- página 73
Desigualdade de rendimento segundo a cor
- página 73
5.
O combate aos preconceitos no Brasil
- página 74
Atividades dos percursos 7 e 8
- página 76
UNIDADE 3 BRASIL: INDUSTRIALIZAÇÃO, CONSUMO E O ESPAÇO DAS REDES
- página 78
A integração do território brasileiro
- página 78
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 78
PERCURSO 9 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
- página 79
1.
Do século
XX
vinte
ao
XXI
vinte e um
: fases da indústria no Brasil
- página 79
2.
Concentração e relativa desconcentração industrial
- página 80
3.
Indústria, inovação tecnológica e transformações socioeconômicas do território
- página 82
Rotas e encontros
- página 85
Brasileira é promessa da nova geração de cientistas
- página 85
PERCURSO 10 A SOCIEDADE DE CONSUMO E O MEIO AMBIENTE
- página 86
1.
A sociedade de consumo e do desperdício
- página 86
2.
Sociedade de consumo, desperdício e impactos ambientais
- página 87
3.
Desenvolvimento ecologicamente sustentável
- página 89
4.
Consumo consciente e educação financeira
- página 90
Atividades dos percursos 9 e 10
- página 91
PERCURSO 11 REDES DE TRANSPORTE NO BRASIL
- página 93
1.
Redes e espaço geográfico
- página 93
2.
Rede rodoviária
- página 94
3.
Rede ferroviária
- página 97
4.
Rede aquaviária
- página 99
5.
Rede aérea
- página 102
PERCURSO 12 REDES DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL
- página 104
1.
O que é comunicação
- página 104
Atividades dos percursos 11 e 12
- página 108
UNIDADE 4 REGIÃO NORTE
- página 110
Abundância de água e rica biodiversidade
- página 110
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 110
PERCURSO 13 REGIÃO NORTE: LOCALIZAÇÃO E MEIO NATURAL
- página 111
1.
Região Norte ou Amazônia?
- página 111
2.
Aspectos físicos gerais
- página 113
Cruzando saberes
- página 118
Os projetos Ferrogrão (
EF
ê éfe
-
170) e Complexo Hidrelétrico do Tapajós e os indígenas
- página 118
Rotas e encontros
- página 119
Belo Monte e os impactos sobre a população do Xingu e de Altamira
- página 119
PERCURSO 14 REGIÃO NORTE: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS
- página 120
1.
A construção do espaço geográfico – de 1500 a 1930
- página 120
2.
A construção do espaço geográfico – após 1930
- página 122
Mochila de ferramentas
- página 127
Aprendendo a fazer um mapa pictórico
- página 127
Atividades dos percursos 13 e 14
- página 128
PERCURSO 15 AMAZÔNIA: CONFLITOS, DESMATAMENTO E BIODIVERSIDADE
- página 130
1.
A entrada do grande capital na Amazônia Legal em tempos recentes
- página 130
2.
O desmatamento na Amazônia
- página 131
Cruzando saberes
- página 133
Campanha Carne Legal: por um consumo sustentável e consciente
- página 133
3.
A biodiversidade da Amazônia
- página 134
PERCURSO 16 AMAZÔNIA: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- página 135
1.
Organização não governamental (
ONG
ôngui
)
- página 135
2.
O desenvolvimento sustentável na Amazônia
- página 136
3.
As reservas extrativistas
- página 137
Atividades dos percursos 15 e 16
- página 138
Caminhos digitais
- página 140
Na Amazônia, indígenas usam mapeamento
colaborativo em defesa da floresta e de seus direitos
- página 140
UNIDADE 5 REGIÃO NORDESTE
- página 142
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 142
PERCURSO 17 REGIÃO NORDESTE: O MEIO NATURAL E A ZONA DA MATA
- página 143
1.
A diversidade no Nordeste
- página 143
2.
As sub-regiões do Nordeste
- página 145
3.
A Zona da Mata: localização e condições naturais
- página 145
4.
Zona da Mata: as metrópoles
- página 147
5.
Zona da Mata: aspectos gerais da economia
- página 148
Rotas e encontros
- página 150
As pescadoras artesanais da praia de Suape (
PE
Pernambuco
)
- página 150
PERCURSO 18 O AGRESTE
- página 151
1.
O Agreste: localização e condições naturais
- página 151
2.
As cidades do Agreste
- página 152
3.
Agreste: economia
- página 153
Atividades dos percursos 17 e 18
- página 154
PERCURSO 19 O SERTÃO
- página 156
1.
O Sertão: localização e condições naturais
- página 156
2.
O Rio São Francisco
- página 158
3.
Sertão: economia
- página 160
Cruzando saberes
- página 161
Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro
- página 161
4.
As questões sociais e políticas da
seca
sêca
- página 162
Rotas e encontros
- página 163
Parque Nacional Serra da Capivara
- página 163
PERCURSO 20 O MEIO-NORTE
- página 164
1.
O Meio-Norte: localização e condições naturais
- página 164
2.
Meio-Norte: construção inicial do espaço
- página 166
3.
As capitais regionais e outras cidades
- página 167
4.
Meio-Norte: economia
- página 167
Cruzando saberes
- página 169
A luta dos remanescentes de quilombos em Alcântara (
MA
Maranhão
)
- página 169
Atividades dos percursos 19 e 20
- página 170
Desembarque em outras linguagens
- página 172
São Francisco
- página 172
UNIDADE 6
REGIÃO SUDESTE
- página 174
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 174
PERCURSO 21 REGIÃO SUDESTE: O MEIO NATURAL
- página 175
1.
Apresentação
- página 175
2.
Aspectos do meio natural
- página 176
PERCURSO 22 REGIÃO SUDESTE: OCUPAÇÃO E POVOAMENTO
- página 181
1.
O início do povoamento
- página 181
2.
Da Vila de São Paulo para o interior
- página 182
3.
A mineração e a produção de espaço
- página 183
4.
A cafeicultura e a produção de espaços geográficos no Sudeste
- página 184
Atividades dos percursos 21 e 22
- página 186
PERCURSO 23 REGIÃO SUDESTE: A CAFEICULTURA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
- página 188
1.
A expansão da cafeicultura em direção ao interior de São Paulo
- página 188
2.
A cafeicultura e a imigração estrangeira
- página 190
PERCURSO 24 REGIÃO SUDESTE: POPULAÇÃO E ECONOMIA
- página 192
1.
População
- página 192
2.
Economia
- página 193
Cruzando saberes
- página 195
Tecnologias disruptivas impactam o agro brasileiro
- página 195
Cruzando saberes
- página 198
Os rastros de destruição
- página 198
Mochila de ferramentas
- página 199
Como interpretar e elaborar um histograma
- página 199
Atividades dos percursos 23 e 24
- página 200
UNIDADE 7 REGIÃO SUL
- página 202
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 202
PERCURSO 25 REGIÃO SUL: O MEIO NATURAL
- página 203
1.
Apresentação
- página 203
2.
Aspectos do meio natural
- página 204
Cruzando saberes
- página 210
Aquífero Guarani
- página 210
PERCURSO 26 REGIÃO SUL: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS
- página 211
1.
Ocupação europeia da Região Sul
- página 211
Atividades dos percursos 25 e 26
- página 217
PERCURSO 27 REGIÃO SUL: PROBLEMAS AMBIENTAIS
- página 219
1.
A produção de espaços geográficos e a natureza
- página 219
2.
Região Sul: desmatamento
- página 219
Cruzando saberes
- página 222
Os faxinais e a preservação
- página 222
3.
Principais problemas ambientais
- página 223
Cruzando saberes
- página 226
Conservação da natureza na Ilha de Santa Catarina
- página 226
PERCURSO 28 REGIÃO SUL: POPULAÇÃO E ECONOMIA
- página 228
1.
População
- página 228
2.
Economia
- página 229
Atividades dos percursos 27 e 28
- página 234
UNIDADE 8 REGIÃO CENTRO-OESTE
- página 236
VERIFIQUE SUA BAGAGEM
- página 236
PERCURSO 29 REGIÃO CENTRO-OESTE: LOCALIZAÇÃO E MEIO NATURAL
- página 237
1.
Apresentação
- página 237
2.
Aspectos do meio natural
- página 238
3.
Pantanal
- página 242
PERCURSO 30 REGIÃO CENTRO-OESTE: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS
- página 244
1.
Os primeiros exploradores
- página 244
2.
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a articulação com o Sudeste
- página 246
3.
Até meados do século
XX
vinte
, um povoamento escasso
- página 247
Rotas e encontros
- página 249
Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga
- página 249
Atividades dos percursos 29 e 30
- página 250
PERCURSO 31 REGIÃO CENTRO-OESTE: A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA
- página 252
1.
O avanço da ocupação territorial
- página 252
2.
Infraestrutura e integração regional
- página 255
3.
A organização atual do espaço geográfico
- página 257
PERCURSO 32 REGIÃO CENTRO-OESTE: POPULAÇÃO, ECONOMIA E MEIO AMBIeNTE
- página 258
1.
Crescimento da população
- página 258
2.
Crescimento do
PIB
Píbi
- página 258
3.
Centro-Oeste: economia em plena expansão
- página 259
4.
O extrativismo
- página 262
5.
Indústria
- página 263
Cruzando saberes
- página 264
Expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste
- página 264
Mochila de ferramentas
- página 265
Pesquisa por meio de entrevista estruturada
- página 265
Atividades dos percursos 31 e 32
- página 266
Caminhos digitais
- página 268
Museus
on-line
: divulgação do patrimônio cultural e pesquisa na era digital
- página 268
PLANISFÉRIO POLÍTICO
- página 270
BIBLIOGRAFIA
- página 271
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos