APRESENTAÇÃO
Por que estudar História?
A resposta para essa pergunta está muito perto de você: na paisagem que vê todos os dias, na língua que aprendeu a falar desde pequeno, na internet e em outras mídias que utiliza para conversar com os colegas, nos costumes alimentares da sua família, nas profundas diferenças sociais em nosso país reticências Enfim, em tudo que está ao seu redor, de bom e de ruim.
As condições em que vivemos não foram estabelecidas naturalmente. Elas têm uma história, que foi construída e reconstruída por pessoas ao longo de várias gerações.
Com os livros desta coleção de História, esperamos que você tenha outro olhar sobre as coisas que fazem parte da sua vida, um olhar que não seja de passividade, desrespeito ou indiferença. Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram escolhidos para que você goste cada vez mais de História e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e produzir conhecimentos.
Mas o estudo de História não pode servir apenas aos objetivos do conhecimento. É necessário que ele contribua para formar um ser humano crítico, atuante, solidário e cooperativo, disposto a fazer a sua parte para construir um mundo melhor.
Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:
Um ótimo estudo!
CONHEÇA SEU LIVRO
Unidades
Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você estudará nesta Unidade”.
Capítulos
Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduzem o tema principal e, muitas vezes, relacionam os conteúdos a questões da atualidade.
Texto geral
Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.
Glossário
Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.
Em debate
Traz diferentes versões de um mesmo fenômeno ou evento, uma polêmica ou contraponto a versões consolidadas de fatos históricos. As atividades trabalham o debate historiográfico.
Documento
Reprodução e exploração de fontes historiográficas e documentos históricos (textos ou imagens), no contexto histórico em que se inserem.
Integrar conhecimentos
Trabalha a integração entre os conhecimentos da História e de outros componentes curriculares, como Geografia, Arte, Ciências e Matemática.
Lugar e cultura
Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.
As atividades propostas neste livro devem ser respondidas no caderno.
Atividades
Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.
Ícones “Livro”, “Vídeo” e “ sáite”
Ao longo das páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sáites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.
Ler (o mapa, a pintura, a charge, o texto, a fotografia reticências)
Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.
Boxe simples
Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.
Ser no mundo
Seção em página dupla, ao final de quatro Unidades do livro. Trabalha especialmente a identidade do indivíduo ou de seu grupo, partindo de um fato histórico e envolvendo uma questão social, um tema polêmico atual. Trabalha a reflexão, o pensamento crítico, a tomada de posição.
Para refletir
Esta seção, também ao final de quatro Unidades do livro e em página dupla, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.
SUMÁRIO
- Reinos e povos da África 10
- A Europa moderna em formação 32
- CAPÍTULO 3 – O Renascimento 34
- Uma nova visão de mundo 35
- O Humanismo 36
- O espírito científico 37
- Integrar conhecimentos: História e Ciências – A vida de Galileu 38
- A difusão de novas ideias 40
A arte do Renascimento 41
- Inovações da arte renascentista, 42
- A pintura renascentista, 43
- Outros expoentes do Renascimento, 44
- Atividades 46
- Lutero e o início da Reforma 48
Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte do luteranismo 49
A Contrarreforma 51
- Instrumentos da Contrarreforma, 52
- O Tribunal do Santo Ofício, 53
- A Contrarreforma na arte: o Barroco, 54
- CAPÍTULO 3 – O Renascimento 34
- América: terra de muitos povos 68
- CAPÍTULO 6 – Os astecas 70
- A formação do Império Asteca 71
- Organização econômica e social 72
- Lugar e cultura – Alimentos da América para o mundo 73 Documentos preciosos: os códices 75
- A educação de crianças no Império Asteca 76
- A religião asteca 77 Documento – Cultura material 78
- Atividades 79
- CAPÍTULO 6 – Os astecas 70
- A conquista e a resistência na América 92
- CAPÍTULO 8 – Expansão marítima europeia 94
- Mares nunca antes navegados 95
- Portugal conquista os mares 96 As viagens marítimas espanholas 98 O Tratado de Tordesilhas 100
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mapa-múndi de Waldseemüller 101
- Atividades 102
- A conquista do Caribe 104
- No início, as alianças, 105
- No fim, o extermínio, 105
- A destruição do Império Inca 109
- A resistência indígena 110
- Atividades 111
- Primeiros contatos entre indígenas e portugueses 113 Lugar e cultura – O contato com o “outro” 115
- O valioso pau-brasil 116
- Documento – Mapa Terra Brasilis 117
- Formas de resistência indígena 118
- Resistência Tupinambá, 119
- Resistência Guaicuru, 120
- Para refletir – Qual é a relação entre oconceito de modernidade e o eurocentrismo? 122
- CAPÍTULO 8 – Expansão marítima europeia 94
- A colonização da América 124
- CAPÍTULO 11 – A colonização inglesa na América 126
- A fase comercial da exploração da América do Norte 127
- A formação das treze colônias 128
- Relação entre indígenas e colonos 129
- Lugar e cultura – Dia de Ação de Graças 129
- As colônias do norte e do centro e as colônias do sul 130
- A autonomia das treze colônias, 131
- O comércio triangular, 131
- A presença de pessoas escravizadas, 132
- A administração colonial 135
- As principais atividades econômicas 136 Documento – O trabalho nas minas de prata 138
- A sociedade colonial 139
- Vice-reinos, 140
- Nas Antilhas, 140
- Atividades 142
- CAPÍTULO 11 – A colonização inglesa na América 126
- A economia açucareira 152
- CAPÍTULO 14 – O principal negócio da colônia 154
- A organização da produção açucareira 155
- Engenho: o complexo do açúcar 156
- A vida nos engenhos 157
- Os escravizados, 157
- Os senhores de engenho, 158
- Trabalhadores livres, 158
- Os lavradores de cana, 159
- Nem só de açúcar vivia a colônia 163
- A criação de gado, 163
- Tabaco e algodão, 163
- A produção de alimentos, 164
- As especiarias do sertão, 164
- Em busca do domínio do Atlântico 167 O domínio holandês na América portuguesa 169
- Integrar conhecimentos: História e Arte – A invasão holandesa representada no teatro 170
- O fim do domínio holandês 171 Documento – O “indígena selvagem” na pintura de Eckhout 172
- Os franceses buscam espaço na América 173
- O mundo atlântico 174
- Atividades 175
- Para refletir – Por que é difícil comparar as formas de escravidão em diferentes períodos da História? 176
- CAPÍTULO 14 – O principal negócio da colônia 154
- A expansão da América portuguesa 178
- CAPÍTULO 16 – Os jesuítas na América portuguesa 180
- A catequização dos indígenas 181 Os conflitos entre jesuítas e colonos 183
- A Colônia de Sacramento 184
- A educação jesuítica no Brasil colônia 185
- Atividades 186
- A pecuária 188 Bandeiras e monções 189 Documento – Os bandeirantes na pintura histórica do Brasil 192
- Assimilação de conhecimentos indígenas 193
- O “ressurgimento” dos indígenas no Brasil 194
- Etnogênese no Brasil, 195
- A América portuguesa no fim do século XVII 198
O aumento do controle metropolitano 200
Os colonos reagem ao controle comercial 202
- A Revolta de Beckman (1684-1685), 202
- A Revolta do Maneta (1711), 203
- A Guerra dos Mascates (1710-1711), 203
- Atividades 205
- Ser no mundo – A educação indígena nos dias atuais 206
- CAPÍTULO 16 – Os jesuítas na América portuguesa 180
- A mineração no Brasil colonial 208
- CAPÍTULO 19 – A exploração de ouro e diamante 210
- Disputas nas terras do ouro 211
- O aumento do controle metropolitano 212 Descoberta e exploração dos diamantes 216
- Integrar conhecimentos: História e Geografia – Mineração e degradação ambiental 217
- Atividades 218
- Os indígenas que viviam nas Minas 220 A elite e as camadas intermediárias 221
- Africanos escravizados e libertos 222
- O cotidiano nas cidades mineiras 223 O Barroco nas Minas Gerais 224
- Integrar conhecimentos: História e Arte – A arte barroca 225
- Atividades 226
- Urbanização e necessidade de abastecimento 228
- Em direção à região das Minas 229 Integrar conhecimentos: História e Geografia – Rotas comerciais 230
- A diversificação da economia mineira 231 Atividades 233
- Para refletir – A dinâmica do tráfico de escravizados foi sempre a mesma ao longo de sua existência? 234
- CAPÍTULO 19 – A exploração de ouro e diamante 210