APRESENTAÇÃO

Por que estudar História?

A resposta para essa pergunta está muito perto de você: na paisagem que vê todos os dias, na língua que aprendeu a falar desde pequeno, na internet e em outras mídias que utiliza para conversar com os colegas, nos costumes alimentares da sua família, nas profundas diferenças sociais em nosso paísreticências Enfim, em tudo que está ao seu redor, de bom e de ruim.

As condições em que vivemos não foram estabelecidas naturalmente. Elas têm uma história, que foi construída e reconstruída por pessoas ao longo de várias gerações.

Com os livros desta coleção de História, esperamos que você tenha outro olhar sobre as coisas que fazem parte da sua vida, um olhar que não seja de passividade, desrespeito ou indiferença. Os textos, as imagens e as atividades deste livro foram escolhidos para que você goste cada vez mais de História e desenvolva o seu potencial de compreender, investigar e produzir conhecimentos.

Mas o estudo de História não pode servir apenas aos objetivos do conhecimento. É necessário que ele contribua para formar um ser humano crítico, atuante, solidário e cooperativo, disposto a fazer a sua parte para construir um mundo melhor.

Com esse objetivo, incluímos ao longo dos volumes alguns selos que indicam que o conteúdo apresentado aborda temas contemporâneos relevantes para sua vida e sua atuação na sociedade, como cidadão. São eles:

Ciência e tecnologia. Saúde. Economia. Multiculturalismo. Cidadania e civismo. Meio ambiente

Um ótimo estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Páginas de livro. Destaque para a abertura de Unidade e o boxe Você estudará nesta Unidade.

Unidades

Este livro está organizado em oito Unidades temáticas. Na abertura de cada Unidade, há imagens amplas e um breve texto que instigarão você a acompanhar os conteúdos dos Capítulos nela trabalhados. Esses conteúdos estão relacionados no quadro “Você estudará nesta Unidade”.

Páginas de livro. Destaque para a abertura de Capítulo, o texto geral e o boxe Glossário.

Capítulos

Cada Unidade contém de dois a quatro Capítulos, em cuja abertura há uma imagem e um texto que introduzem o tema principal e, muitas vezes, relacionam os conteúdos a questões da atualidade.

Texto geral

Páginas com texto em linguagem de fácil compreensão, com imagens amplas e contextualizadas, para proporcionar um melhor aprendizado.

Glossário

Breve definição de termos e conceitos, na página em que aparecem, para facilitar a compreensão do tema em estudo.

Página de livro. Destaque para a seção Em debate.

Em debate

Traz diferentes versões de um mesmo fenômeno ou evento, uma polêmica ou contraponto a versões consolidadas de fatos históricos. As atividades trabalham o debate historiográfico.

Página de livro. Destaque para a seção Documento.

Documento

Reprodução e exploração de fontes historiográficas e documentos históricos (textos ou imagens), no contexto histórico em que se inserem.

Página de livro. Destaque para a seção Integrar conhecimentos.

Integrar conhecimentos

Trabalha a integração entre os conhecimentos da História e de outros componentes curriculares, como Geografia, Arte, Ciências e Matemática.

Página de livro. Destaque para a seção Lugar e cultura.

Lugar e cultura

Relaciona uma manifestação cultural à história, ao povo ou a características do espaço onde tal manifestação tem lugar.

Página de livro. Destaque para a seção Atividades.

As atividades propostas neste livro devem ser respondidas no caderno.

Atividades

Ao final de cada Capítulo, apresenta questões de sistematização, aplicação e ampliação dos principais conteúdos abordados.

Página de livro. Destaque para os ícones Livro e Vídeo.

Ícones “Livro”, “Vídeo” e “sáite

Ao longo das páginas, você encontrará sugestões de livros, vídeos e sáites com os quais poderá complementar o seu aprendizado.

Ilustração de três ícones, lado a lado: à esquerda, dois livros empilhados indicando sugestão de livro, no centro,  câmera filmadora com um triângulo indicando sugestão de vídeo, à direita, dispositivo eletrônico com um triângulo na tela indicando sugestão de site.
Página de livro. Destaque para o boxe Ler a pintura.

Ler (o mapa, a pintura, a charge, o texto, a fotografiareticências)

Atividades que trabalham a compreensão leitora de uma imagem ou, eventualmente, de um texto de terceiros.

Página de livro. Destaque para boxe simples.

Boxe simples

Informações complementares ou paralelas ao texto principal, que ampliam o conteúdo abordado no Capítulo.

Páginas de livro. Destaque para a seção Ser no mundo.

Ser no mundo

Seção em página dupla, ao final de quatro Unidades do livro. Trabalha especialmente a identidade do indivíduo ou de seu grupo, partindo de um fato histórico e envolvendo uma questão social, um tema polêmico atual. Trabalha a reflexão, o pensamento crítico, a tomada de posição.

Páginas de livro. Destaque para a seção Para refletir.

Para refletir

Esta seção, também ao final de quatro Unidades do livro e em página dupla, é norteada por uma questão problematizadora, que leva à reflexão e à discussão. Traz temas polêmicos do presente e atividades que complementam e extrapolam conteúdos das Unidades.

SUMÁRIO

Pintura. Sob um fundo azul claro, dois homens; um à esquerda, outro à direita, vistos de lado, um de frente para o outro. Ambos esticam um dos braços em direção ao outro e tentam encostar as pontas dos dedos indicadores, em evidência no centro da pintura. O homem à esquerda é musculoso, tem cabelos curtos e castanhos e está nu, recostado sobre uma rocha de cor marrom esverdeada, com uma perna flexionada e a outra estendida. Um de seus braços está flexionado com o cotovelo apoiado sobre a rocha; o outro está estendido para a direita, com o cotovelo apoiado sobre seu joelho flexionado. À direita, há um grupo disposto em um formato circular envolto por um tecido de cor rosa. Neste grupo, em destaque, à frente, há um homem musculoso, com cabelos longos e grisalhos e barba longa grisalha, vestido com uma túnica curta em tons de rosa claro, de mangas curtas e a altura até os joelhos. Ele tem o corpo estendido voltado para a esquerda e as pernas esticadas. Atrás dele, há algumas figuras de formas humanas, homens e mulheres, todos nus, com os corpos envoltos por tecidos coloridos em tons de verde e vermelho. Essas figuras estão amontoadas e apoiam o homem de barba longa, como se eles estivessem suspensos no ar. Um dos braços do homem está estendido à frente de seu corpo; com o outro, ele abraça uma figura feminina loira, de cabelos presos, à direita dele.
Pintura. Dois homens são representados no centro dessa pintura, que é emoldurada por um arco bege e dourado adornado com motivos florais diversos em tons coloridos de azul, amarelo, laranja, vermelho claro e escuro. 
Um dos homens, está sentado sobre uma cadeira diante de uma escrivaninha. O outro, está em pé, com um dos braços apoiado sobre o encosto da cadeira em que se senta o outro homem. 
Eles estão voltados para a direita. À frente deles, à direita, há uma janela em arco, revelando uma paisagem: um céu azul, e dois coqueiros entrelaçados, com algumas pessoas ao redor dos coqueiros. O homens olham para fora, por meio dessa janela. Eles estão em uma sala de paredes cor de areia, com a parte inferior da parede na cor vermelha.
O homem sentado é branco, calvo, tem cabelos curtos e grisalhos nas laterias da cabeça, usa um cavanhaque longo e veste uma roupa de mangas compridas de cor preta com gola branca. Ele tem uma caneta de pluma na cor branca na mão direita. Está sentado sobre uma cadeira de madeira dourada, com estofado vermelho. A mão esquerda dele repousa sobre uma folha branca que está sobre uma espécie de escrivaninha de madeira. Sobre o encosto da cadeira dele, há um casaco preto apoiado. 
Atrás da cadeira, em pé, um homem mais jovem, indígena, com cabelos castanhos curtos, sem barba e com o torso nu. Ele tem apenas um pano de cor verde sobre o ombro e duas plumas adornando sua cabeça. Um de seus braços está flexionado à frente do corpo, apoiado sobre seu torso; o outro, está apoiado no encosto da cadeira, sobre o casaco preto.
Pintura. Representação de embarcação sobre o mar, sob um céu crepuscular, com uma região costeira ao fundo. A luz do crepúsculo aparece refletida nas águas do mar. Em destaque, em primeiro plano, um navio à vela, com três mastros de velas. As velas redondas, brancas, de formato retangular estão parcialmente abertas e seguras por feixes de cordas nos dois primeiros mastros; sobre o mastro no castelo de popa, uma vela latina, de formato triangular, também branca. À direita dessa embarcação maior, há um pequeno bote de madeira com pessoas embarcadas, remando. A tripulação está sentada e há um homem em pé na popa da pequena embarcação. Ao fundo, uma linha horizontal distante, com relevo baixo e vegetação escura, representando a costa. Acima da linha do horizonte, uma espessa nuvem acinzentada e, na parte superior, o sol entre nuvens, com a luz solar em tons de amarelo claro, laranja claro, rosa e vermelho refletidos nas nuvens brancas e na superfície das águas.