Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. CAPA
  4. SEGUNDA CAPA
  5. FRONTISPÍCIO
  6. CRÉDITOS - página II
  7. AOS COLEGAS PROFESSORES - página III
  8. SUMÁRIO - página IV
  9. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBREsôbre A COLEÇÃO - página V
    1. Apresentação da obra - página V
    2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página VII
    3. Abordagem teórico-metodológica das seções e sua relação com a BNCCBê êne cê cê - página IX
      • Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual - página XVI
    4. Subsídios para ordenações do conteúdo - página XVII
    5. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 6º ano - página XVIII
    6. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 7º ano - página XVIII
    7. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 8º ano - página XIX
    8. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 9º ano - página XIX
    9. Algumas terminologias usadas nesta obra para referência aos conteúdos - página XX
    10. Considerações sobre a avaliação - página XXI
    11. Diferentes perfis de aprendizagem - página XXIV
    12. Elementos para a reflexão sobresôbre a prática docente - página XXVIII
    13. Práticas didático-pedagógicas alinhadas ao papel de professor mediador - página XXX
    14. Algumas considerações sobresôbre inferir, propor e argumentar - página XXXIV
    15. Visitas guiadas - página XXXVIII
    16. Textos para reflexão sobresôbre a prática docente - página XLI
      1. Sobre a prática reflexiva - página XLI
      2. Sobre a produção científica ser colaborativa - página XLIII
      3. Sobre etnociência - página XLV
      4. Sobre pensamento computacional - página XLVI
      5. Sobre culturas juvenis - página XLVIII
      6. Sobre projeto de vida - página XLIX
      7. Sobre interdisciplinaridade - página LI
      8. Sobre cultura de paz - página LII
      9. Sobre bullying - página LIII
      10. Sobre automutilação em adolescentes - página LVI
      11. Sobre violência contra a mulher - página LVIII
      12. Sobre TDICs - página LX
  10. CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTEêste VOLUME (6º ANO) - página LXII
    1. Abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades e competências - página LXII
    2. BNCC • Competências gerais • 6º ano - página LXVI
    3. BNCC • Competências específicas • 6º ano - página LXVII
    4. BNCC • Habilidades de Ciências • 6º ano - página LXVIII
    5. Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na BNCCBê êne cê cê - página LXIX
    6. Propostas de avaliação - página LXX
    7. Aprofundamento ao professor - página LXXXIX
      1. Referente ao capítulo 2 - página LXXXIX
      2. Referente ao capítulo 4 - página XCII
      3. Referente ao capítulo 5 - página XCV
      4. Referente ao capítulo 7 - página XCIX
      5. Referente ao capítulo 8 - página CIII
      6. Referente ao capítulo 10 - página CIV
      7. Referente ao capítulo 11 - página CXI
    8. Sugestão de leitura complementar para estudantes - página CXII
    9. Sugestão de leitura complementar para professores - página CXIII
    10. Referencial bibliográfico comentado - página CXVIII
  11. CAPA
  12. FRONTISPÍCIO
  13. CRÉDITOS - página 2
  14. AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS - página 3
  15. APRESENTAÇÃO DA OBRA - página 4
  16. SUMÁRIO - página 8
  17. UNIDADE A - página 12
    1. CAPÍTULO 1 Seres vivos e cadeias alimentares - página 12
      1. Motivação - página 13
      2. Desenvolvimento do tema - página 16
        1. 1. Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem - página 16
        2. 2. Os seres vivos precisam de energia - página 17
        3. 3. Os seres vivos podem se reproduzir - página 18
        4. 4. Os seres vivos dependem do ambiente - página 18
        5. 5. Os seres vivos interagem uns com os outros - página 19
        6. 6. Semelhanças entre os ambientes - página 19
        7. 7. Diferenças entre os ambientes - página 19
        8. 8. O que é cadeia alimentar? - página 21
        9. 9. Produtores e consumidores  - página 22
        10. 10. Seres vivos dependem uns dos outros  - página 22
        11. 11. Há equilíbrio nas cadeias alimentares - página 23
      3. Organização de ideias - página 23
      4. Use o que aprendeu - página 24
      5. Explore diferentes linguagens - página 26
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 29
    2. CAPÍTULO 2 Fotossíntese - página 30
      1. Motivação - página 31
      2. Desenvolvimento do tema - página 32
        1. 1. A semente de feijão tem reserva de alimento - página 32
        2. 2. Os animais e as plantas respiram - página 33
        3. 3. As plantas, além de respirarem, fazem fotossíntese - página 33
        4. 4. Sem luz não ocorre fotossíntese - página 34
        5. 5. De onde vêm a água e o gás carbônico? - página 35
        6. 6. As plantas comem terra? - página 35
        7. 7. A importância da fotossíntese - página 36
        8. 8. A fotossíntese e as cadeias alimentares - página 37
      3. Organização de ideias - página 37
      4. Use o que aprendeu - página 38
      5. Explore diferentes linguagens - página 38
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 40
    3. CAPÍTULO 3 Teias alimentares - página 41
      1. Motivação - página 42
      2. Desenvolvimento do tema - página 42
        1. 1. O que são seres decompositores? - página 42
        2. 2. Decompositores reciclam nutrientes - página 43
        3. 3. Decompositores e cadeias alimentares - página 43
        4. 4. O que é aquilo que apareceu no pão? - página 44
        5. 5. E o que é que apareceu na laranja? - página 45
        6. 6. Fungos e bactérias atuam como decompositores  - página 45
        7. 7. Ecologia e ecossistemas - página 47
        8. 8. Teias alimentares - página 48
      3. Organização de ideias - página 49
      4. Use o que aprendeu - página 49
      5. Explore diferentes linguagens - página 50
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 53
      7. Fechamento da unidade - página 54
  18. UNIDADE B - página 55
    1. CAPÍTULO 4 Níveis de organização do corpo humano - página 55
      1. Motivação - página 56
      2. Desenvolvimento do tema - página 56
        1. 1. Os níveis de organização do corpo humano - página 56
        2. 2. Célula: a unidade que compõe a diversidade - página 57
        3. 3. Seres pluricelulares e seres unicelulares - página 60
        4. 4. Noção da estrutura de uma célula animal - página 61
        5. 5. Noção da estrutura de uma célula vegetal - página 62
        6. 6. A diversidade das células - página 63
        7. 7. Tecidos - página 63
        8. 8. Órgãos - página 65
        9. 9. Sistemas - página 65
        10. 10. A integração entre os sistemas - página 66
      3. Organização de ideias - página 69
      4. Explore diferentes linguagens - página 69
      5. Seu aprendizado não termina aqui - página 71
    2. CAPÍTULO 5 Ossos e músculos - página 72
      1. Motivação - página 73
      2. Desenvolvimento do tema - página 73
        1. 1. Ossos e músculos - página 73
        2. 2. Articulações ou juntas - página 75
        3. 3. Os três tipos de músculos - página 77
        4. 4. Músculos esqueléticos e movimentos do corpo - página 78
        5. 5. Alavancas no corpo humano - página 81
        6. 6. A coluna vertebral - página 82
      3. Organização de ideias - página 84
      4. Use o que aprendeu - página 84
      5. Explore diferentes linguagens - página 85
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 86
    3. CAPÍTULO 6 Visão - página 87
      1. Motivação - página 88
      2. Desenvolvimento do tema - página 88
        • 1. Raios de luz - página 88
      3. Motivação - página 90
      4. Desenvolvimento do tema - página 91
        1. 2. O sentido da visão - página 91
        2.  3. A lente do olhoôlho e a “focalização” de imagens - página 94
      5. Motivação - página 95
      6. Desenvolvimento do tema - página 95
        • 4. Visão binocular - página 95
      7. Motivação - página 98
      8. Desenvolvimento do tema - página 98
        1. 5. O cinema - página 98
        2. 6. A correção de alguns distúrbios visuais - página 99
      9. Organização de ideias - página 103
      10. Explore diferentes linguagens - página 103
      11. Seu aprendizado não termina aqui  - página 106
      12. Fechamento da unidade - página 107
  19. UNIDADE C - página 108
    1. CAPÍTULO 7 Sistema nervoso - página 108
      1. Motivação - página 109
      2. Desenvolvimento do tema - página 110
        1. 1. Atos voluntários e atos reflexos - página 110
        2. 2. Neurônios - página 110
        3. 3. Estrutura geral do sistema nervoso - página 111
        4. 4. O papel dos nervos - página 112
        5. 5. O papel da medula espinal - página 113
        6. 6. O papel do encéfalo - página 115
        7. 7. SNPésse êne pê somático e SNPésse êne pê autônomo - página 118
        8. 8. O risco dos danos à medula espinal - página 119
        9. 9. Sinapse - página 121
        10. 10. O que são drogas? - página 123
        11. 11. As drogas e a saúde - página 124
        12. 12. As drogas e os problemas sociais - página 124
        13. 13. Drogas atuam no sistema nervoso - página 125
        14. 14. Não se automedique! - página 127
      3. Organização de ideias - página 127
      4. Use o que aprendeu - página 128
      5. Explore diferentes linguagens - página 129
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 130
    2. CAPÍTULO 8 Substâncias químicas - página 131
      1. Motivação - página 132
      2. Desenvolvimento do tema - página 132
        1. 1. Mudanças de fase - página 132
        2. 2. Temperatura de fusão (TFtê éfe) e temperatura de ebulição (TEtê e) - página 133
        3. 3. Matéria - página 134
        4. 4. Densidade - página 135
        5. 5. Substâncias químicas - página 138
        6. 6. Misturas - página 139
        7. 7. Separação de misturas - página 142
      3. Organização de ideias - página 144
      4. Use o que aprendeu - página 145
      5. Explore diferentes linguagens - página 146
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 148
    3. CAPÍTULO 9 Transformações químicas - página 149
      1. Motivação - página 150
      2. Desenvolvimento do tema - página 150
        • 1. Reação química - página 150
      3. Motivação - página 154
      4. Desenvolvimento do tema - página 155
        1. 2. Substâncias: simples e compostas - página 155
        2. 3. Processos exotérmicos e processos endotérmicos - página 157
        3. 4. O petróleo - página 158
        4. 5. Carvão mineral - página 162
      5. Organização de ideias - página 162
      6. Use o que aprendeu - página 163
      7. Explore diferentes linguagens - página 164
      8. Seu aprendizado não termina aqui - página 165
      9. Fechamento da unidade - página 166
  20. UNIDADE D - página 167
    1. CAPÍTULO 10 Atmosfera e hidrosfera - página 167
      1. Motivação - página 168
      2. Desenvolvimento do tema - página 168
        1. 1. O ar ocupa espaço - página 168
        2. 2. Resistência do ar - página 169
        3. 3. Vento - página 170
      3. Motivação - página 170
      4. Desenvolvimento do tema - página 170
        • 4. O ar ocupa todo o espaço disponível - página 170
      5. Motivação - página 171
      6. Desenvolvimento do tema - página 171
        1. 5. O ar tem massa! - página 171
        2. 6. A atmosfera exerce pressão - página 172
      7. Motivação - página 174
      8. Desenvolvimento do tema - página 174
        1. 7. O poder da pressão atmosférica - página 174
        2. 8. Hidrosfera e ciclo da água - página 176
        3. 9. Umidade do ar, orvalho e geada - página 178
        4. 10. Umidade relativa do ar - página 180
        5. 11. O arco-íris - página 180
      9. Organização de ideias - página 182
      10. Use o que aprendeu - página 183
      11. Explore diferentes linguagens - página 184
      12. Seu aprendizado não termina aqui - página 188
    2. CAPÍTULO 11 O planeta Terra e os recursos minerais - página 189
      1. Motivação - página 190
      2. Desenvolvimento do tema - página 191
        1. 1. Como é a Terra por dentro? - página 191
        2. 2. Rochas magmáticas - página 192
        3. 3. Vulcões no mundo - página 193
        4. 4. Rochas são formadas por minerais - página 194
        5. 5. Rochas sedimentares - página 194
        6. 6. Rochas metamórficas - página 195
        7. 7. Os fósseis e a história da Terra - página 197
        8. 8. Fósseis na América do Sul - página 199
      3. Motivação - página 200
      4. Desenvolvimento do tema - página 201
        1. 9. Aplicações da argila - página 201
        2. 10. Minerais usados em decoração - página 201
        3. 11. Ferro - página 202
        4. 12. Alumínio - página 203
        5. 13. Vidro - página 204
        6. 14. Ouro - página 205
      5. Organização de ideias - página 206
      6. Explore diferentes linguagens - página 207
      7. Seu aprendizado não termina aqui - página 209
    3. CAPÍTULO 12 Dia e noite: regularidades celestes - página 210
      1. Motivação - página 211
      2. Desenvolvimento do tema - página 211
        1. 1. Ciclo dia/noite - página 211
        2. 2. Ritmo biológico - página 212
        3. 3. O seu ciclo dia/noite - página 213
        4. 4. Latitude e longitude - página 213
        5. 5. O período diurno tem sempre a mesma duração? - página 214
        6. 6. A variação dos períodos diurno e noturno ao longo do ano - página 214
        7. 7. As estações do ano - página 216
        8. 8. O nascente e o poente do Sol - página 218
      3. Motivação - página 219
      4. Desenvolvimento do tema - página 220
        1. 9. Solstícios e equinócios - página 220
        2. 10. A trajetória diária aparente do Sol - página 222
        3. 11. Evidências da esfericidade da Terra - página 224
        4. 12. O nascente e o poente das demais estrelas e da Lua - página 225
      5. Organização de ideias - página 226
      6. Use o que aprendeu - página 227
      7. Explore diferentes linguagens - página 227
      8. Seu aprendizado não termina aqui - página 228
      9. Fechamento da unidade - página 229
  21. SUPLEMENTO DE PROJETOS - página 230
    1. PROJETO 1 – Ação da luz sobre o papel de jornal - página 231
    2. PROJETO 2 – Uma lente de garrafa plástica - página 232
    3. PROJETO 3 – As uvas-passas mergulhadoras - página 233
    4. PROJETO 4 – Separação de misturas (I) - página 234
    5. PROJETO 5 – Separação de misturas (II) - página 235
    6. PROJETO 6 – Paraquedas - página 236
    7. PROJETO 7 – Concurso de aviõezinhos - página 237
    8. PROJETO 8 – A luva sem a mão - página 238
    9. PROJETO 9 – A chuva pode ser salgada? - página 239
    10. PROJETO 10 – As cores do arco-íris (I) - página 240
    11. PROJETO 11 – As cores do arco-íris (II) - página 240
    12. PROJETO 12 – Um modelo para solstícios e equinócios - página 241
  22. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO - página 242
  23. TERCEIRA CAPA
  24. QUARTA CAPA
  25. Lista de links
  26. Lista de créditos