Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
SEGUNDA CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página II
AOS COLEGAS PROFESSORES
- página III
SUMÁRIO
- página IV
CONSIDERAÇÕES GERAIS
SOBRE
sôbre
A COLEÇÃO
- página V
Apresentação da obra
- página V
A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página VII
Abordagem teórico-metodológica das seções e sua relação com a
BNCC
Bê êne cê cê
- página IX
Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual
- página XVI
Subsídios para ordenações do conteúdo
- página XVII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 6
º
ano
- página XVIII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 7
º
ano
- página XVIII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 8
º
ano
- página XIX
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 9
º
ano
- página XIX
Algumas terminologias usadas nesta obra para referência aos conteúdos
- página XX
Considerações
sobre
sôbre
a avaliação
- página XXI
Diferentes perfis de aprendizagem
- página XXIV
Elementos para a reflexão
sobre
sôbre
a prática docente
- página XXVIII
Práticas didático-pedagógicas alinhadas ao papel de professor mediador
- página XXX
Algumas considerações
sobre
sôbre
inferir, propor e argumentar
- página XXXIV
Visitas guiadas
- página XXXVIII
Textos para reflexão
sobre
sôbre
a prática docente
- página XLI
Sobre a prática reflexiva
- página XLI
Sobre a produção científica ser colaborativa
- página XLIII
Sobre etnociência
- página XLV
Sobre pensamento computacional
- página XLVI
Sobre culturas juvenis
- página XLVIII
Sobre projeto de vida
- página XLIX
Sobre interdisciplinaridade
- página LI
Sobre cultura de paz
- página LII
Sobre
bullying
- página LIII
Sobre automutilação em adolescentes
- página LVI
Sobre violência contra a mulher
- página LVIII
Sobre TDICs
- página LX
CONSIDERAÇÕES
SOBRE
sôbre
ESTE VOLUME (8
º
ANO)
- página LXII
Abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades e competências
- página LXII
BNCC
Bê êne cê cê
• Competências gerais • 8
º
ano
- página LXVI
BNCC
Bê êne cê cê
• Competências específicas • 8
º
ano
- página LXVII
BNCC
Bê êne cê cê
• Habilidades de Ciências • 8
º
ano
- página LXVIII
Temas Contemporâneos Transversais (
TCTs
tê cê tês
) na
BNCC
Bê êne cê cê
- página LXIX
Propostas de avaliação
- página LXX
Aprofundamento ao professor
- página XC
Referente ao capítulo 1
- página XC
Referente ao capítulo 2
- página XCIII
Referente ao capítulo 3
- página XCIV
Referente ao capítulo 4
- página XCVIII
Referente ao capítulo 5
- página CII
Referente ao capítulo 6
- página CIII
Referente ao capítulo 7
- página CV
Referente ao capítulo 8
- página CVI
Referente ao capítulo 9
- página CXI
Referente ao capítulo 10
- página CXII
Referente ao capítulo 11
- página CXIII
Sugestão de leitura complementar para estudantes
- página CXXI
Sugestão de leitura complementar para professores
- página CXXII
Referencial bibliográfico comentado
- página CXXVI
CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS
- página 3
APRESENTAÇÃO DA OBRA
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE A
- página 12
CAPÍTULO 1 Alimentos e nutrientes
- página 12
Motivação
- página 13
Desenvolvimento do tema
- página 14
1.
Os vários tipos de nutrientes
- página 14
2.
Fibras da dieta
- página 16
3.
Nutrientes com função energética
- página 17
Organização de ideias
- página 21
Use o que aprendeu
- página 21
Explore diferentes linguagens
- página 22
Seu aprendizado não termina aqui
- página 25
CAPÍTULO 2 Sistema digestório
- página 26
Motivação
- página 27
Desenvolvimento do tema
- página 28
1.
Visão geral da atuação do sistema digestório
- página 28
2.
A ingestão
- página 29
3.
A digestão
- página 29
4.
A absorção
- página 33
5.
A eliminação
- página 34
6.
Visão geral do processamento dos alimentos
- página 36
7.
Afinal, nós “somos” o que comemos?
- página 37
Organização de ideias
- página 37
Use o que aprendeu
- página 38
Explore diferentes linguagens
- página 39
Seu aprendizado não termina aqui
- página 41
CAPÍTULO 3
Sistemas circulatório, linfático e urinário
- página 42
Motivação
- página 43
Desenvolvimento do tema
- página 44
1.
Visão geral da atuação do sistema circulatório
- página 44
2.
O sangue
- página 46
3.
Os vasos sanguíneos
- página 48
4.
Circulação
- página 50
5.
Frequência cardíaca e eletrocardiograma
- página 54
6.
Coagulação do sangue
- página 57
7.
O sistema linfático
- página 58
8.
Excreção
- página 59
9.
O sistema urinário
- página 60
Organização de ideias
- página 63
Use o que aprendeu
- página 63
Explore diferentes linguagens
- página 65
Seu aprendizado não termina aqui
- página 67
Fechamento da unidade
- página 68
UNIDADE B
- página 69
CAPÍTULO 4 Sistema respiratório
- página 69
Motivação
- página 70
Desenvolvimento do tema
- página 71
1. Visão geral da atuação do sistema respiratório
- página 71
2. A estrutura do sistema respiratório
- página 72
3. Os movimentos de inspirar e de expirar
- página 75
4. As trocas gasosas nos pulmões
- página 76
5. Frequência cardíaca e frequência respiratória
- página 78
6. O
controle
contrôle
automático da respiração pulmonar
- página 79
7. Distúrbios do sistema respiratório
- página 80
Organização de ideias
- página 84
Use o que aprendeu
- página 84
Explore diferentes linguagens
- página 86
Seu aprendizado não termina aqui
- página 88
CAPÍTULO 5 Reprodução sexuada e reprodução assexuada em animais
- página 89
Motivação
- página 90
Desenvolvimento do tema
- página 90
1. Genes
- página 90
2. Divisão celular
- página 92
3. Material genético e reprodução humana
- página 93
4. Reprodução sexuada em animais
- página 95
5. Reprodução assexuada em animais
- página 98
6. Reprodução sexuada e variabilidade genética dos descendentes
- página 99
Organização de ideias
- página 100
Use o que aprendeu
- página 100
Explore diferentes linguagens
- página 101
Seu aprendizado não termina aqui
- página 101
CAPÍTULO 6 Reprodução sexuada e reprodução assexuada em plantas
- página 102
Motivação
- página 103
Desenvolvimento do tema
- página 104
1. Os órgãos de uma planta
- página 104
2. Reprodução sexuada de plantas
- página 105
3. Reprodução assexuada de plantas
- página 105
4. Seiva mineral e seiva orgânica
- página 107
5. Sistema vascular
- página 109
6. Classificação das plantas
- página 109
7. Briófitas: plantas avasculares
- página 112
8. Pteridófitas: plantas sem sementes
- página 113
9. Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos
- página 114
10. Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos
- página 117
Organização de ideias
- página 124
Use o que aprendeu
- página 124
Explore diferentes linguagens
- página 125
Seu aprendizado não termina aqui
- página 129
Fechamento da unidade
- página 130
UNIDADE C
- página 131
CAPÍTULO 7 Adolescência, puberdade e sistema endócrino
- página 131
Motivação
- página 132
Desenvolvimento do tema
- página 132
1. O recém-nascido
- página 132
2. A infância
- página 133
3. A adolescência e a puberdade
- página 133
4. As mudanças trazidas pela puberdade
- página 134
5. A idade adulta
- página 136
6. O envelhecimento
- página 136
Motivação
- página 137
Desenvolvimento do tema
- página 137
7. O
controle
contrôle
das funções do corpo
- página 137
8. Glândulas: exócrinas e endócrinas
- página 138
9. O sistema endócrino
- página 139
10. Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina
- página 140
11. A tireoide e o bócio
- página 141
12. O pâncreas e o
controle
contrôle
da glicose no sangue
- página 142
13. Hormônios sexuais e mudanças na puberdade
- página 145
Organização de ideias
- página 147
Use o que aprendeu
- página 148
Explore diferentes linguagens
- página 148
Seu aprendizado não termina aqui
- página 150
CAPÍTULO 8 Reprodução humana
- página 151
Motivação
- página 152
Desenvolvimento do tema
- página 152
1. Sistema genital
- página 152
2. O sistema genital masculino
- página 153
3. O sistema genital feminino
- página 154
4. Ovulação e fertilização
- página 155
5. Ciclo menstrual
- página 156
6. Gravidez
- página 157
7. Parto
- página 159
8. Amamentação
- página 160
Organização de ideias
- página 161
Use o que aprendeu
- página 161
Explore diferentes linguagens
- página 161
Seu aprendizado não termina aqui
- página 162
CAPÍTULO 9
Sexo, saúde e sociedade
- página 163
Motivação
- página 164
Desenvolvimento do tema
- página 164
1. Contracepção
- página 164
2. Infecções Sexualmente Transmissíveis (
IST
í ésse tê
)
- página 167
3.
Aids
aidis
- página 169
Organização de ideias
- página 171
Use o que aprendeu
- página 172
Explore diferentes linguagens
- página 172
Seu aprendizado não termina aqui
- página 173
Fechamento da unidade
- página 174
UNIDADE D
- página 175
CAPÍTULO 10
Previsão do tempo
- página 175
Motivação
- página 176
Desenvolvimento do tema
- página 176
1.
O volume do ar e a temperatura
- página 176
2.
Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna
- página 177
3.
A pressão do ar e a temperatura
- página 178
4.
O ar quente tende a subir
- página 179
5.
As brisas à beira-mar
- página 181
6.
Ventos: o ar em movimento
- página 182
7. Ciclone, furacão, tufão e tornado
- página 184
8.
As correntes mar
ítimas
- página 185
9.
Tempo e clima
- página 186
10.
O movimento das massas de ar
- página 187
11.
A previs
ão do tempo
- página 188
12.
A previsão do tempo e a atividade humana
- página 190
13.
Alterações climáticas provocadas pelo ser humano
- página 190
Organização de ideias
- página 192
Use o que aprendeu
- página 193
Explore diferentes linguagens
- página 194
Seu aprendizado não termina aqui
- página 198
CAPÍTULO 11 Lua e constelações
- página 199
Motivação
- página 200
Desenvolvimento do tema
- página 200
1.
As fases da Lua
- página 200
2.
A Lua e seus horários
- página 201
3.
As fases da Lua e os eclipses
- página 203
4.
A
s estações do ano
- página 206
5.
A
s estrelas no céu noturno
- página 208
Organização de ideias
- página 211
Use o que aprendeu
- página 211
Explore diferentes linguagens
- página 212
Seu aprendizado não termina aqui
- página 212
CAPÍTULO 12 Produção e uso de energia elétrica
- página 213
Motivação
- página 214
Desenvolvimento do tema
- página 214
1.
Circuito elétrico e corrente elétrica
- página 214
2.
Diferença de potencial elétrico
- página 215
3.
Energia elétrica
- página 217
4.
O uso doméstico de energia elétrica
- página 219
5.
Segurança no uso da energia elétrica
- página 221
6.
Recursos energéticos
- página 227
Organização de ideias
- página 232
Use o que aprendeu
- página 232
Explore diferentes linguagens
- página 234
Seu aprendizado não termina aqui
- página 234
Fechamento da unidade
- página 235
SUPLEMENTO DE PROJETOS
- página 236
PROJETO 1 – O conteúdo calórico de dietas
- página 237
PROJETO 2 – Um teste para o amido
- página 239
PROJETO 3 – Investigando a presença de amido em alguns alimentos
- página 240
PROJETO 4 – Saliva e digestão do amido
- página 241
PROJETO 5 – Determinando a umidade relativa do ar
- página 242
PROJETO 6 – Coletando o ar expirado
- página 244
PROJETO 7 – Fototropismo
- página 245
PROJETO 8 – Amadurecimento dos frutos – 1
ª
parte
- página 246
PROJETO 9 – Amadurecimento dos frutos – 2
ª
parte
- página 246
PROJETO 10 – A transpiração das plantas
- página 247
PROJETO 11 – Época certa para plantar
- página 248
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO
- página 249
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos