Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. CAPA
  4. SEGUNDA CAPA
  5. FRONTISPÍCIO
  6. CRÉDITOS - página II
  7. AOS COLEGAS PROFESSORES - página III
  8. SUMÁRIO - página IV
  9. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBREsôbre A COLEÇÃO - página V
    1. Apresentação da obra - página V
    2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página VII
    3. Abordagem teórico-metodológica das seções e sua relação com a BNCCBê êne cê cê - página IX
      • Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual - página XVI
    4. Subsídios para ordenações do conteúdo - página XVII
    5. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 6º ano - página XVIII
    6. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 7º ano - página XVIII
    7. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 8º ano - página XIX
    8. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 9º ano - página XIX
    9. Algumas terminologias usadas nesta obra para referência aos conteúdos - página XX
    10. Considerações sobresôbre a avaliação - página XXI
    11. Diferentes perfis de aprendizagem - página XXIV
    12. Elementos para a reflexão sobresôbre a prática docente - página XXVIII
    13. Práticas didático-pedagógicas alinhadas ao papel de professor mediador - página XXX
    14. Algumas considerações sobresôbre inferir, propor e argumentar - página XXXIV
    15. Visitas guiadas - página XXXVIII
    16. Textos para reflexão sobresôbre a prática docente - página XLI
      1. Sobre a prática reflexiva - página XLI
      2. Sobre a produção científica ser colaborativa - página XLIII
      3. Sobre etnociência - página XLV
      4. Sobre pensamento computacional - página XLVI
      5. Sobre culturas juvenis - página XLVIII
      6. Sobre projeto de vida - página XLIX
      7. Sobre interdisciplinaridade - página LI
      8. Sobre cultura de paz - página LII
      9. Sobre bullying - página LIII
      10. Sobre automutilação em adolescentes - página LVI
      11. Sobre violência contra a mulher - página LVIII
      12. Sobre TDICs - página LX
  10. CONSIDERAÇÕES SOBREsôbre ESTE VOLUME (8º ANO) - página LXII
    1. Abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades e competências - página LXII
    2. BNCCBê êne cê cê • Competências gerais • 8º ano - página LXVI
    3. BNCCBê êne cê cê • Competências específicas • 8º ano - página LXVII
    4. BNCCBê êne cê cê • Habilidades de Ciências • 8º ano - página LXVIII
    5. Temas Contemporâneos Transversais (TCTstê cê tês) na BNCCBê êne cê cê - página LXIX
    6. Propostas de avaliação - página LXX
    7. Aprofundamento ao professor - página XC
      1. Referente ao capítulo 1 - página XC
      2. Referente ao capítulo 2 - página XCIII
      3. Referente ao capítulo 3 - página XCIV
      4. Referente ao capítulo 4 - página XCVIII
      5. Referente ao capítulo 5 - página CII
      6. Referente ao capítulo 6 - página CIII
      7. Referente ao capítulo 7 - página CV
      8. Referente ao capítulo 8 - página CVI
      9. Referente ao capítulo 9 - página CXI
      10. Referente ao capítulo 10 - página CXII
      11. Referente ao capítulo 11 - página CXIII
    8. Sugestão de leitura complementar para estudantes - página CXXI
    9. Sugestão de leitura complementar para professores - página CXXII
    10. Referencial bibliográfico comentado - página CXXVI
  11. CAPA
  12. FRONTISPÍCIO
  13. CRÉDITOS - página 2
  14. AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS - página 3
  15. APRESENTAÇÃO DA OBRA - página 4
  16. SUMÁRIO - página 8
  17. UNIDADE A - página 12
    1. CAPÍTULO 1 Alimentos e nutrientes - página 12
      1. Motivação - página 13
      2. Desenvolvimento do tema - página 14
        1. 1. Os vários tipos de nutrientes - página 14
        2. 2. Fibras da dieta - página 16
        3. 3. Nutrientes com função energética - página 17
      3. Organização de ideias - página 21
      4. Use o que aprendeu - página 21
      5. Explore diferentes linguagens - página 22
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 25
    2. CAPÍTULO 2 Sistema digestório - página 26
      1. Motivação - página 27
      2. Desenvolvimento do tema - página 28
        1. 1. Visão geral da atuação do sistema digestório - página 28
        2. 2. A ingestão - página 29
        3. 3. A digestão - página 29
        4. 4. A absorção - página 33
        5. 5. A eliminação - página 34
        6. 6. Visão geral do processamento dos alimentos - página 36
        7. 7. Afinal, nós “somos” o que comemos? - página 37
      3. Organização de ideias - página 37
      4. Use o que aprendeu - página 38
      5. Explore diferentes linguagens - página 39
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 41
    3. CAPÍTULO 3 Sistemas circulatório, linfático e urinário - página 42
      1. Motivação - página 43
      2. Desenvolvimento do tema - página 44
        1. 1. Visão geral da atuação do sistema circulatório - página 44
        2. 2. O sangue - página 46
        3. 3. Os vasos sanguíneos - página 48
        4. 4. Circulação - página 50
        5. 5. Frequência cardíaca e eletrocardiograma - página 54
        6. 6. Coagulação do sangue - página 57
        7. 7. O sistema linfático - página 58
        8. 8. Excreção - página 59
        9. 9. O sistema urinário - página 60
      3. Organização de ideias - página 63
      4. Use o que aprendeu - página 63
      5. Explore diferentes linguagens - página 65
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 67
      7. Fechamento da unidade - página 68
  18. UNIDADE B - página 69
    1. CAPÍTULO 4 Sistema respiratório - página 69
      1. Motivação - página 70
      2. Desenvolvimento do tema - página 71
        1. 1. Visão geral da atuação do sistema respiratório - página 71
        2. 2. A estrutura do sistema respiratório - página 72
        3. 3. Os movimentos de inspirar e de expirar - página 75
        4. 4. As trocas gasosas nos pulmões - página 76
        5. 5. Frequência cardíaca e frequência respiratória - página 78
        6. 6. O controlecontrôle automático da respiração pulmonar - página 79
        7. 7. Distúrbios do sistema respiratório - página 80
      3. Organização de ideias - página 84
      4. Use o que aprendeu - página 84
      5. Explore diferentes linguagens - página 86
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 88
    2. CAPÍTULO 5 Reprodução sexuada e reprodução assexuada em animais - página 89
      1. Motivação - página 90
      2. Desenvolvimento do tema - página 90
        1. 1. Genes - página 90
        2. 2. Divisão celular - página 92
        3. 3. Material genético e reprodução humana - página 93
        4. 4. Reprodução sexuada em animais - página 95
        5. 5. Reprodução assexuada em animais - página 98
        6. 6. Reprodução sexuada e variabilidade genética dos descendentes - página 99
      3. Organização de ideias - página 100
      4. Use o que aprendeu - página 100
      5. Explore diferentes linguagens - página 101
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 101
    3. CAPÍTULO 6 Reprodução sexuada e reprodução assexuada em plantas - página 102
      1. Motivação - página 103
      2. Desenvolvimento do tema - página 104
        1. 1. Os órgãos de uma planta - página 104
        2. 2. Reprodução sexuada de plantas - página 105
        3. 3. Reprodução assexuada de plantas - página 105
        4. 4. Seiva mineral e seiva orgânica - página 107
        5. 5. Sistema vascular - página 109
        6. 6. Classificação das plantas - página 109
        7. 7. Briófitas: plantas avasculares - página 112
        8. 8. Pteridófitas: plantas sem sementes - página 113
        9. 9. Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos - página 114
        10. 10. Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos - página 117
      3. Organização de ideias - página 124
      4. Use o que aprendeu - página 124
      5. Explore diferentes linguagens - página 125
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 129
      7. Fechamento da unidade - página 130
  19. UNIDADE C - página 131
    1. CAPÍTULO 7 Adolescência, puberdade e sistema endócrino - página 131
      1. Motivação - página 132
      2. Desenvolvimento do tema - página 132
        1. 1. O recém-nascido - página 132
        2. 2. A infância - página 133
        3. 3. A adolescência e a puberdade - página 133
        4. 4. As mudanças trazidas pela puberdade - página 134
        5. 5. A idade adulta - página 136
        6. 6. O envelhecimento - página 136
      3. Motivação - página 137
      4. Desenvolvimento do tema - página 137
        1. 7. O controlecontrôle das funções do corpo - página 137
        2. 8. Glândulas: exócrinas e endócrinas - página 138
        3. 9. O sistema endócrino - página 139
        4. 10. Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina - página 140
        5. 11. A tireoide e o bócio - página 141
        6. 12. O pâncreas e o controlecontrôle da glicose no sangue - página 142
        7. 13. Hormônios sexuais e mudanças na puberdade - página 145
      5. Organização de ideias - página 147
      6. Use o que aprendeu - página 148
      7. Explore diferentes linguagens - página 148
      8. Seu aprendizado não termina aqui - página 150
    2. CAPÍTULO 8 Reprodução humana - página 151
      1. Motivação - página 152
      2. Desenvolvimento do tema - página 152
        1. 1. Sistema genital - página 152
        2. 2. O sistema genital masculino - página 153
        3. 3. O sistema genital feminino - página 154
        4. 4. Ovulação e fertilização - página 155
        5. 5. Ciclo menstrual - página 156
        6. 6. Gravidez - página 157
        7. 7. Parto - página 159
        8. 8. Amamentação - página 160
      3. Organização de ideias - página 161
      4. Use o que aprendeu - página 161
      5. Explore diferentes linguagens - página 161
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 162
    3. CAPÍTULO 9 Sexo, saúde e sociedade - página 163
      1. Motivação - página 164
      2. Desenvolvimento do tema - página 164
        1. 1. Contracepção - página 164
        2. 2. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTí ésse tê) - página 167
        3. 3. Aidsaidis - página 169
      3. Organização de ideias - página 171
      4. Use o que aprendeu - página 172
      5. Explore diferentes linguagens - página 172
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 173
      7. Fechamento da unidade - página 174
  20. UNIDADE D - página 175
    1. CAPÍTULO 10 Previsão do tempo - página 175
      1. Motivação - página 176
      2. Desenvolvimento do tema - página 176
        1. 1. O volume do ar e a temperatura - página 176
        2. 2. Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna - página 177
        3. 3. A pressão do ar e a temperatura - página 178
        4. 4. O ar quente tende a subir - página 179
        5. 5. As brisas à beira-mar - página 181
        6. 6. Ventos: o ar em movimento - página 182
        7. 7. Ciclone, furacão, tufão e tornado - página 184
        8. 8. As correntes marítimas - página 185
        9. 9. Tempo e clima - página 186
        10. 10. O movimento das massas de ar - página 187
        11. 11. A previsão do tempo - página 188
        12. 12. A previsão do tempo e a atividade humana - página 190
        13. 13. Alterações climáticas provocadas pelo ser humano - página 190
      3. Organização de ideias - página 192
      4. Use o que aprendeu - página 193
      5. Explore diferentes linguagens - página 194
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 198
    2. CAPÍTULO 11 Lua e constelações - página 199
      1. Motivação - página 200
      2. Desenvolvimento do tema - página 200
        1. 1. As fases da Lua - página 200
        2. 2. A Lua e seus horários - página 201
        3. 3. As fases da Lua e os eclipses - página 203
        4. 4. As estações do ano - página 206
        5. 5. As estrelas no céu noturno - página 208
      3. Organização de ideias - página 211
      4. Use o que aprendeu - página 211
      5. Explore diferentes linguagens - página 212
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 212
    3. CAPÍTULO 12 Produção e uso de energia elétrica - página 213
      1. Motivação - página 214
      2. Desenvolvimento do tema - página 214
        1. 1. Circuito elétrico e corrente elétrica - página 214
        2. 2. Diferença de potencial elétrico - página 215
        3. 3. Energia elétrica - página 217
        4. 4. O uso doméstico de energia elétrica - página 219
        5. 5. Segurança no uso da energia elétrica - página 221
        6. 6. Recursos energéticos - página 227
      3. Organização de ideias - página 232
      4. Use o que aprendeu - página 232
      5. Explore diferentes linguagens - página 234
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 234
      7. Fechamento da unidade - página 235
  21. SUPLEMENTO DE PROJETOS - página 236
    1. PROJETO 1 – O conteúdo calórico de dietas - página 237
    2. PROJETO 2 – Um teste para o amido - página 239
    3. PROJETO 3 – Investigando a presença de amido em alguns alimentos - página 240
    4. PROJETO 4 – Saliva e digestão do amido - página 241
    5. PROJETO 5 – Determinando a umidade relativa do ar - página 242
    6. PROJETO 6 – Coletando o ar expirado - página 244
    7. PROJETO 7 – Fototropismo - página 245
    8. PROJETO 8 – Amadurecimento dos frutos – 1ª parte - página 246
    9. PROJETO 9 – Amadurecimento dos frutos – 2ª parte - página 246
    10. PROJETO 10 – A transpiração das plantas - página 247
    11. PROJETO 11 – Época certa para plantar - página 248
  22. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO - página 249
  23. TERCEIRA CAPA
  24. QUARTA CAPA
  25. Lista de links
  26. Lista de créditos