![](../resources/images/im_iniciais_digital_13.png)
Apresentação
caro ou cara estudante,
bem vindo ou bem vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.
As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.
Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.
Os autores
![](../resources/images/im_iniciais_digital_11.png)
Conheça seu livro
A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:
Abertura
As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Abertura.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11723.png)
Sobrevoo
Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Sobrevoo.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11725.png)
Foco em reticências
Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco em...](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11731.png)
Foco no conhecimento
A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco no conhecimento.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11727.png)
Processos de criação
Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Processos de criação.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11738.png)
Organizando as ideias
É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Organizando as ideias.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11740.png)
Para experimentar
Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Para experimentar.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11742.png)
Para pesquisar
Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Para Pesquisar.
Ilustração. Fone de ouvido azul em fundo azul-claro, que corresponde ao ícone de sugestão de áudio.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11747.png)
Foco na história
Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.
![Reprodução em miniatura de página do Livro do Estudante com destaque para a seção Foco na História.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11745.png)
No final do livro, você encontrará:
Sugestões de sites.
Referências bibliográficas comentadas.
Guia e transcrições de áudios.
![Reprodução dos ícones da coleção: Ilustração de um livro aberto com a legenda: Para ler Ilustração de um fone de ouvido com a legenda: Para ouvir Ilustração de óculos 3D com a legenda: Para assistir Reprodução dos selos que indicam os temas contemporâneos transversais: Ilustração. Ícone formado de tarja azul com dizeres em branco, indicando o TCT Cidadania e civismo. Ilustração. Ícone formado por tarja verde-claro com dizeres em branco, indicando o TCT Ciência e tecnologia. Ilustração. Ícone formado de tarja verde com dizeres em branco, indicando o TCT Economia. Ilustração. Ícone formado de tarja laranja com dizeres em branco, indicando o TCT Meio ambiente. Ilustração. Ícone formado de tarja roxa com dizeres em branco, indicando o TCT Multiculturalismo. Ilustração. Ícone formado de tarja vermelha com dizeres em branco, indicando o TCT Saúde.](../resources/images/im_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_14607.png)
![](../resources/images/im_iniciais_digital_11.png)
SUMÁRIO
Foco na História: Cultura Imaterial e Patrimônio 13
Sobrevoo | Entre o visível e o invisível 14
Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender 17
Para experimentar: Roda de sonhos 19
Para pesquisar: Sonhos e xamanismo 20
![Fotografia. Mulher de cabelo preto preso na altura da nuca, usando máscara nos olhos, regata e saia marrons, brinco redondo prateado e um manto estampado e predominantemente marrom envolvendo o corpo. Ela está de olhos fechados com o corpo inclinado para a esquerda, rosto voltado para cima, braço esquerdo estendido com a palma da mão voltada para baixo e braço direito flexionado com a palma da mão voltada para a frente. Atrás dela, paisagem com grama alta e seca. Ao fundo, árvores verde-escuro.](../resources/images/im_pdf3_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_10911.png)
Sobrevoo | O Barroco ontem e hoje 24
Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco 27
Para pesquisar: Pintura barroca 28
Para experimentar: Criando uma cena barroca 29
Foco em... | Santuário do Bom Jesus de Matosinhos 36
Foco no conhecimento | Instalação 39
![Fotografia. Escultura de madeira representando seis mulheres de alturas e larguras diferentes com as mãos juntas à frente do corpo e próximas ao queixo, como se estivessem em prece.](../resources/images/im_001_f_sla8_c02_f2_g24_(1).png)
Sobrevoo | Aspectos imateriais em práticas musicais 44
Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes 46
Para experimentar: Criação e improvisação rítmica 48
Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais 53
Foco em... | Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental 54
Foco no conhecimento | Tempo em música 56
Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados 56
![Fotografia. Uma pessoa com espécie de kimono vermelho de punhos prateados, calça larga clara, sapatilhas e máscara pintada de vermelho e verde no rosto. Ele está de pé e segura um leque vermelho aberto na frente do corpo com a mão direita e um leque fechado com a mão esquerda. O braço esquerdo está estendido na lateral do corpo. No fundo, há sombras e luzes vermelhas e amarelas.](../resources/images/im_pdf3_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_10961.png)
Sobrevoo | Mitologias e seus ensinamentos 62
Foco na História: Mito de criação 63
Para experimentar: Criando capas 67
Para experimentar: Criação de um mundo fantástico 70
Foco em... | Mitologia nos heróis contemporâneos 71
Para experimentar: Assim nascem heróis e heroínas 74
Foco no conhecimento | Montagem no cinema 75
Para pesquisar: Produção cinematográfica 76
![Ilustração. Amadura de bronze do Pegasus, um cavalo com asas de bronze com detalhes amarelos, vermelhos e pretos.](../resources/images/im_pdf3_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_10936.png)
Sobrevoo | Tradição e transformação 82
Para experimentar: Siga o mestre (I) 84
Foco na História: Danças africanas e a dança moderna 88
Para experimentar: Siga o mestre (II) 91
Para pesquisar: Aprendendo com os mestres 94
Foco no conhecimento | O ritmo na dança 95
![Fotografia. Em primeiro plano, ao centro, uma mulher de meia idade, usando saia rodada e florida comprida, bata de renda branca, colares no pescoço e um turbante na cabeça está de pé com os olhos fechados e os braços flexionados para a frente, com a boca aberta. Ela parece dançar e cantar e segura um pedaço de madeira em cada mão. Atrás dela, outras mulheres usam roupas semelhantes. Algumas batem palmas. Todas estão em uma rua de pedra. Ao fundo, construção de parede branca e janelas cinza.](../resources/images/im_pdf3_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_10991.png)
Oralidade, memória e invenção 98
Sobrevoo | O teatro é povoado de histórias 100
Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente 101
Para pesquisar: Histórias que nos contam 104
Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites 106
Foco em... | Sotigui Kouyaté e a palavra do griot 107
Foco no conhecimento | Os três tipos de história 109
![Fotografia. Busto de um homem negro de barba, com cabelos compridos, grisalhos e dreadlocks na altura do peito. Ele veste terno de risca de giz, cachecol amarelo e laranja, segura com a mão esquerda um chapéu roxo e, com a mão direita, uma bengala de madeira, ambos à frente do corpo.](../resources/images/im_007_f_sla8_c06_f2_g24_1.jpg)
Tornar-se outro: corpo e transfiguração 116
Sobrevoo | Mascarados, tradições, ritos e arte 118
Foco na História: Máscara e sociedade 119
Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países 121
Para experimentar: Criando figuras mascaradas 124
Foco em... | Kazuo Ohno e o butô 126
Foco no conhecimento | Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração 128
![Fotografia. Dançarino Kazuo Ohno, homem com o rosto pintado de branco, os olhos destacados em preto e a boca em vermelho, semiaberta, que mostra parte dos dentes superiores e inferiores. Ela usa um chapéu redondo, achatado, com plumas, e um vestido bege longo, com babado nas mangas e com cauda. Está em pé, com o braço direito flexionado, a mão próxima ao queixo, e o braço esquerdo estendido para a direita, à frente do corpo.](../resources/images/im_pdf3_001_009_sla8_iniciais_f2_lp_g24_group_11041.png)
Sobrevoo | Encontro entre o mundo material e o imaterial 134
Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais 140
Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo 143
![Fotografia. Detalhe de pessoa usando roupas brancas, uma máscara de idosa, com cabelos loiros feitos de palha e chapéu de palha com fitas coloridas que saem do topo do chapéu, e manto colorido. Ela está apoiada em uma bengala de madeira com as duas mãos.](../resources/images/im_006_f_sla8_c08_f2_g24.png)