Apresentação
caro ou cara estudante,
bem vindo ou bem vinda a esta jornada que se inicia no estudo das linguagens artísticas. Para começar é preciso dizer que a arte não é uma linguagem que apenas poucos podem entender ou que só existe ou acontece em locais específicos: ela está presente na vida de todos nós, inserida em nosso cotidiano das fórmas mais variadas. E, embora tenhamos escolhido apresentar nesta obra alguns artistas e determinadas manifestações culturais, também convidamos você a trazer para a sala de aula as referências artísticas que certamente você já possui.
As quatro linguagens artísticas em foco na coleção são as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Apresentaremos diferentes aspectos de todas elas em cada um dos volumes. Assim, dos oito capítulos que compõem cada livro, há um voltado para cada linguagem. No primeiro e no último capítulo, as quatro linguagens dialogam sobre um mesmo tema. E, além desses, há ainda dois capítulos que abordam o encontro entre duas linguagens, ou apresentam outras modalidades artísticas, como o cinema e a performance.
Em todos os capítulos você conhecerá artistas, obras de arte, episódios históricos, manifestações culturais e será incentivado ou incentivada a desenvolver em grupo ou individualmente experimentações artísticas. Também são propostas atividades de pesquisa para que você possa, aos poucos, expandir seu repertório em relação ao mundo da arte.
Os autores
Conheça seu livro
A sua coleção de Arte é composta de quatro volumes, com oito capítulos cada um. Os capítulos apresentam as seguintes seções:
Abertura
As duas páginas da abertura introduzem o tema do capítulo. As imagens e as questões convidam você a acessar seus conhecimentos e a refletir e discutir sobre o que será trabalhado nas páginas seguintes.
Sobrevoo
Nesta seção, você vai conhecer e explorar obras de arte e produções artísticas e culturais de diferentes épocas e lugares que têm relação com o tema do capítulo. Você será convidado a fruir, analisar, experimentar, pesquisar, refletir e debater sobre diferentes práticas artísticas e assuntos apresentados.
Foco em reticências
Você vai conhecer mais sobre um artista, um grupo ou algum movimento artístico apresentado previamente no capítulo.
Foco no conhecimento
A seção apresenta diferentes fórmas de expressão, conceitos, técnicas e procedimentos artísticos que ajudarão você a realizar as propostas apresentadas na seção Processos de criação.
Processos de criação
Esta seção traz propostas de atividades práticas colaborativas, que envolvem pesquisa e experimentação em diferentes linguagens artísticas.
Organizando as ideias
É a seção que encerra o capítulo. Nela, o conteúdo é retomado de fórma breve e algumas questões convidam você a refletir sobre o que aprendeu ao longo do capítulo.
Para experimentar
Convida você a realizar atividades de experimentação e criação, individuais e em grupo, relacionadas com práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo.
Para pesquisar
Sugestões de pesquisas relacionadas às práticas e produções artísticas e culturais exploradas no capítulo complementam seu estudo. As pesquisas podem ser realizadas em sala de aula, em diferentes ambientes da escola ou fóra dela.
Foco na história
Apresenta uma contextualização histórica de algum dos assuntos abordados no capítulo.
No final do livro, você encontrará:
Sugestões de sites.
Referências bibliográficas comentadas.
Guia e transcrições de áudios.
SUMÁRIO
Foco na História: Cultura Imaterial e Patrimônio 13
Sobrevoo | Entre o visível e o invisível 14
Para experimentar: Memórias de ensinar e aprender 17
Para experimentar: Roda de sonhos 19
Para pesquisar: Sonhos e xamanismo 20
Sobrevoo | O Barroco ontem e hoje 24
Foco na História: Reforma, Contrarreforma e Barroco 27
Para pesquisar: Pintura barroca 28
Para experimentar: Criando uma cena barroca 29
Foco em... | Santuário do Bom Jesus de Matosinhos 36
Foco no conhecimento | Instalação 39
Sobrevoo | Aspectos imateriais em práticas musicais 44
Foco na História: Sons com funções semelhantes em épocas e culturas diferentes 46
Para experimentar: Criação e improvisação rítmica 48
Para pesquisar: Músicas e imaterialidade em outros sistemas musicais 53
Foco em... | Cantos medievais e o desenvolvimento da escrita musical ocidental 54
Foco no conhecimento | Tempo em música 56
Para pesquisar: Músicas com os compassos estudados 56
Sobrevoo | Mitologias e seus ensinamentos 62
Foco na História: Mito de criação 63
Para experimentar: Criando capas 67
Para experimentar: Criação de um mundo fantástico 70
Foco em... | Mitologia nos heróis contemporâneos 71
Para experimentar: Assim nascem heróis e heroínas 74
Foco no conhecimento | Montagem no cinema 75
Para pesquisar: Produção cinematográfica 76
Sobrevoo | Tradição e transformação 82
Para experimentar: Siga o mestre (I) 84
Foco na História: Danças africanas e a dança moderna 88
Para experimentar: Siga o mestre (II) 91
Para pesquisar: Aprendendo com os mestres 94
Foco no conhecimento | O ritmo na dança 95
Oralidade, memória e invenção 98
Sobrevoo | O teatro é povoado de histórias 100
Para experimentar: Improvisar uma história coletivamente 101
Para pesquisar: Histórias que nos contam 104
Foco na História: Sherazade e suas mil e uma noites 106
Foco em... | Sotigui Kouyaté e a palavra do griot 107
Foco no conhecimento | Os três tipos de história 109
Tornar-se outro: corpo e transfiguração 116
Sobrevoo | Mascarados, tradições, ritos e arte 118
Foco na História: Máscara e sociedade 119
Para pesquisar: As máscaras nas festas de diversos países 121
Para experimentar: Criando figuras mascaradas 124
Foco em... | Kazuo Ohno e o butô 126
Foco no conhecimento | Máscaras, adereços, indumentárias e transfiguração 128
Sobrevoo | Encontro entre o mundo material e o imaterial 134
Foco na História: O fenômeno da morte: suas festas e rituais 140
Para pesquisar: Celebrações ao redor do mundo 143