Apresentação
Uma das características mais marcantes do século vinte e um é a velocidade com que as tecnologias de informação e de comunicação se transformam. Imagine que, quando seus avós nasceram, a televisão ainda era uma grande novidade, os tele- fones eram discados e não existiam celulares. As pesquisas escolares eram feitas em livros e enciclopédias. Um estudante conseguia consultar apenas uma ou duas fontes, pois era difícil encontrar a informação necessária para os trabalhos solicitados pela escola. E, se ele tivesse uma dúvida sobre a matéria, a única fórma de solucioná-la era esperar pela próxima aula.
Em pouco mais de 50 anos, o mundo mudou radicalmente. A comunicação se tornou muito veloz e eficiente. O acesso à informação foi facilitado pela internet, que coloca à disposição das pessoas uma infinidade de informações sobre os mais variados assuntos. Diante de tantas transformações, qual é o papel da escola? Por que as crianças e os jovens ainda precisam ir à aula? O que é preciso aprender para viver neste mundo que se transforma sem parar?
Hoje, um dos objetivos do estudo oferecido pela escola é que você aprenda como localizar informações de modo objetivo, para que saiba como utilizá-las na resolução de problemas práticos ou teóricos. Além disso, é importante saber, também, como identificar informações confiáveis, como evitar as inúmeras armadilhas que estão espalhadas pelo mundo virtual e, acima de tudo, como avaliar criticamente a realidade para se orientar nela de modo autônomo, seguro e justo. A escola deve ser um lugar no qual você e seus amigos encontrem condições para desenvolver essas competências.
A escola é, ainda, o lugar onde vocês podem exercitar habilidades sociais. Nas redes sociais, geralmente, só interagimos com quem tem interesses parecidos com os nossos; na sala de aula, convivemos com as diferenças e podemos aprender com elas. Na escola, é possível aprender a mobilizar nossos conhecimentos para viver melhor com as outras pessoas e desenvolver a empatia, a solidariedade e a capacidade de cooperação.
Os livros desta coleção foram pensados para ajudá-lo a enfrentar todos esses desafios. Por isso, preocupamo-nos em oferecer não só informação, mas também situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia intelectual, à reflexão crítica, à pesquisa, à comunicação oral e escrita e à interação social. Esperamos que você aproveite cada uma delas e que, ao final desse percurso, tenha se tornado um aluno competente e um cidadão solidário, participativo e autônomo nas suas decisões.
Um ótimo estudo!
Organização do seu livro
Este livro está organizado em 11 capítulos, divididos em 4 unidades.
Veja a seguir as diversas partes que compõem o seu livro.
Abertura de unidade
Dupla de páginas que conecta os assuntos tratados nos capítulos da unidade. Assim, você saberá sobre o que vai estudar.
Abertura de capítulo
Relaciona o tema do capítulo com alguma questão atual. Dessa fórma, você perceberá quanto a história faz parte do presente.
Saiba mais
Nesta seção, você encontra textos que ampliam seus conhecimentos sobre o assunto estudado.
História em construção
Apresenta conteúdos que vão auxiliar você a compreender aspectos da construção da história.
Refletindo sobre
Você será convidado a refletir sobre inúmeras situações do tempo presente com base nos assuntos estudados.
Recapitulando
Questões distribuídas ao longo do capítulo para você verificar a sua compreensão sobre os pontos principais do texto.
Explore
Questões para você explorar mapas, textos e diferentes tipos de imagem.
Conexão
Sugestões de livros, filmes e sites para você ampliar os estudos de fórma divertida.
Leitura complementar
Esta seção traz textos de fontes diversas que ampliam a discussão dos temas presentes no capítulo, para que você possa aprender ainda mais.
Enquanto isso...
Nesta seção, você conhecerá acontecimentos ou processos simultâneos aos estudados no capítulo. Assim, poderá comparar a história ocorrida ao mesmo tempo em lugares diferentes.
Atividades
Ao final de cada capítulo, a seção de atividades desafia você a aprofundar os estudos, a refletir sobre a relação dos temas estudados com o seu cotidiano e a estabelecer relações entre a história e outros componentes curriculares, além de apresentar propostas para você exercer a sua criatividade.
Fazendo e aprendendo
No final de cada unidade, são apresentados tutoriais para que você possa realizar de fórma autônoma diferentes atividades relacionadas aos temas estudados.
Sumário
- UNIDADE 1 – O SURGIMENTO DA MODERNIDADE 10
- CAPÍTULO 1 – OS ESTADOS EUROPEUS E O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO 12
- A crise do sistema feudal e a centralização do poder real 13
- Características do Estado moderno 14
- Formação dos Estados modernos europeus 15
- Reconquista e centralização política na Península Ibérica, 15 • A centralização do poder na França, 16 • Inglaterra: os limites do poder real, 17
- O Sacro Império Romano-Germânico 19 O poder absoluto dos reis 20 Leitura complementar — A construção da imagem do monarca absoluto 21
- A política mercantilista 23
- Atividades 24
- CAPÍTULO 2 – HUMANISMO, RENASCIMENTO E REFORMAS RELIGIOSAS 26
- Um mundo em transição 27
- O Humanismo 28
- A imprensa e os novos conhecimentos 29
- O espírito científico e a Teoria Heliocêntrica 30 As artes no Renascimento 31 Reformas Religiosas: a cristandade em crise 33 A Reforma Católica 36 Leitura complementar — O Renascimento no norte da Europa 38
- Atividades 40
- CAPÍTULO 3 – EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA 42
- Em busca de novas rotas comerciais 43 As condições para as grandes viagens marítimas 45 As navegações entre os séculos XIV e XVI 48 Enquanto isso... — As navegações chinesas 52
- O Tratado de Tordesilhas 54
- O mundo após as primeiras viagens marítimas 55
- Atividades 56
- Fazendo e aprendendo — Notícia 58
- UNIDADE 2 – A CONEXÃO ENTRE MUNDOS 60
- CAPÍTULO 4 – EXPANSÃO PORTUGUESA NA ÁFRICA E NA ÁSIA 62
- A África antes dos portugueses 63
- Os povos iorubás, 64 • Os povos bantos, 65 • Na costa oriental: os suaílis, 66
- África: comércio e exploração 68 Escravidão 70 Os portugueses na Ásia 73
- O Império Português no Oceano Índico 74
- A expansão do cristianismo na África e na Ásia 75 Enquanto isso... — O reino cristão da Etiópia 78
- Atividades 80
- CAPÍTULO 5 – COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA 82
- A América às vésperas da colonização europeia 83
- Colonização espanhola na América 83
- As rivalidades entre os povos nativos, 83 • A chegada dos espanhóis a Tenochtitlán, 84 • Queda do Império Asteca, 84
- Sociedade e administração da América espanhola 87
- Vice-reinos e cabildos, 87 • Os grupos sociais, 88
- Agricultura e pecuária 89
- Trabalho forçado e tributo 90
Ingleses na América 91
A formação das Treze Colônias 93
- As colônias do norte e do centro, 94 • As colônias do sul, 95 • O comércio triangular, 95 • A relação dos colonos com a população nativa, 96 • A administração das Treze Colônias, 97 • Educação de base protestante, 97
- Atividades 101
- CAPÍTULO 6 – A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA 103
- A expedição de Pedro Álvares Cabral 104
A extração do pau-brasil 107
- A prática do escambo, 107
- As Câmaras Municipais 110
- A Confederação dos Tamoios 111
- Mulheres portuguesas na colônia 112
- Leitura complementar — A seca na origem da colonização do Ceará 113
- Atividades 114
- Fazendo e aprendendo — Resumo 116
- UNIDADE 3 – A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO PORTUGUÊS NA AMÉRICA 118
- CAPÍTULO 7 – NORDESTE AÇUCAREIRO 120
- Açúcar: o melhor investimento 121
A organização do engenho e a produção de açúcar 123
- Senhores do açúcar, 124 • Agricultores de cana, 125 • O trabalho no engenho, 125
- Holandeses em Salvador, 127 • Holandeses em Pernambuco, 128 • Urbanismo, ciência e arte no Brasil holandês, 128 • Conflitos entre holandeses e colonos, 129 • O reforço do controle colonial, 130 • O Brasil não era apenas um grande canavial, 131
- Atividades 134
- CAPÍTULO 8 – SOCIEDADE ESCRAVISTA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA 136
- A dinâmica do comércio de escravizados 137
Sociedade escravista 139
- O cotidiano dos negros escravizados, 140 • As famílias de escravizados, 141 • A resistência dos escravizados, 142
- Atividades 147
- CAPÍTULO 9 – EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DA AMÉRICA PORTUGUESA 149
- A expansão para o interior 150
- O desenvolvimento da pecuária 151
- O comércio e a abertura de estradas, 151 • A pecuária no Sul, 152
- A catequização dos nativos, 154 • A expulsão dos jesuítas, 155
- As bandeiras paulistas 156
- A busca por “negros da terra”, 157 • O sertanismo de contrato, 157 • Como viviam os bandeirantes, 158 • Em busca dos metais preciosos, 158
- A colônia portuguesa cresceu 160
- As rebeliões coloniais 160
- A Revolta de Beckman, 161 • A Guerra dos Mascates, 161
- Fazendo e aprendendo — Organizador gráfico 164
- UNIDADE 4 – MUDANÇAS NA ECONOMIA DO MUNDO OCIDENTAL 166
- CAPÍTULO 10 – A MINERAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA 168
- A crise em Portugal 169
- A descoberta do ouro 170
- O povoamento da região das minas, 171 • A criação da capitania de Minas Gerais, 172 • A mineração em Mato Grosso, Bahia e Goiás, 173
- O trabalho de mineração 175
O abastecimento das áreas de mineração 176
- Tropas e monções, 177
- A elite mineradora, 178 • Os negros escravizados e a resistência, 179 • As camadas intermediárias e a população pobre livre, 179 • Famílias e mulheres nas cidades mineradoras, 180 • Irmandades e ordens terceiras, 181
- Atividades 184
- CAPÍTULO 11 – MERCANTILISMO: UMA ECONOMIA DE TRANSIÇÃO 186
- A Europa moderna 187
- Mercantilismo 188
- A Península Ibérica e suas práticas mercantis, 189 • A França e suas práticas mercantis, 190 • A Holanda e suas práticas mercantis, 191 • A Inglaterra e suas práticas mercantis, 192
- As fases do mercantilismo 195 Atividades 198
- Fazendo e aprendendo — Pôster 200
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 202
- MAPAS 207