Olá!
Esta é a coleção didática escolhida por seu ou sua professor ou professora para as aulas de Língua Inglesa. Com este material, procuramos promover a educação linguística em Língua Inglesa, ou seja, propor atividades de compreensão e de produção de textos escritos e orais com o fim de ampliar sua reflexão sobre a linguagem e sobre as diversas práticas sociais que envolvem a língua. Por meio de tais propostas, consideramos que é possível ampliar sua percepção sobre o mundo e sobre você mesmo ou mesma, elemento fundamental para sua formação como cidadão/cidadã.
Nesta obra, o texto é o objeto do ensino de Língua Inglesa. As atividades têm como foco os textos escritos e orais que circularam no mundo antes de ser escolhidos para estar aqui, com o intuito de que possam contribuir para sua educação linguística. Para você entender melhor esses textos, há elementos nas atividades que lhe possibilitam ter acesso a informações sobre sua circulação: o formato original, quem os elaborou, a quem estavam dirigidos e quando foram produzidos.
Os temas escolhidos para as unidades são todos relevantes, contribuindo para sua educação e para a ampliação de seu conhecimento de mundo. Além disso, procuramos aproximar esses temas de seus interesses e de seu contexto, bem como de outros componentes curriculares. Com Língua Portuguesa, nosso diálogo é permanente, por ser uma disciplina com a qual a Língua Inglesa compartilha o mesmo objetivo — a educação linguística — e o mesmo objeto — o texto.
Convidamos você a ir além das palavras em Língua Inglesa!
Um abraço,
Os organizadores ou as organizadoras
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”
Como se organiza este livro
Este volume da coleção é composto de oito unidades, precedidas de uma unidade de introdução intitulada Starting point. Com exceção de Starting point, as demais unidades se organizam da seguinte : fórma
Páginas de abertura
Apresentam o título, os gêneros discursivos, o tema e os objetivos gerais da unidade, além de imagens, especialmente fotografias, relacionadas ao tema que será abordado. Assim, você pode ter seu primeiro contato com o trabalho a ser desenvolvido.
taimi tchu finqui
Contém questões que vão proporcionar algumas reflexões iniciais sobre o tema e, em alguns casos, sobre os gêneros discursivos da unidade. Nesta seção, você será estimulado também a recuperar o que já conhece sobre o conteúdo explorado.
rídin
Traz duas ou três Tasks de compreensão leitora. Cada uma se inicia com Before reading, cujo propósito é recuperar seus conhecimentos prévios e estimular a formulação de hipóteses sobre o tema e o gênero do texto que você vai ler em Read to learn. As questões de compreensão encontram-se em Constructing meanings. E, ao final, Think a little more promove uma reflexão sobre o que foi lido e, sempre que possível, conexões com o contexto.
lissenin
Apresenta uma atividade de compreensão auditiva. Inicia-se com Before listening, para ativar seus conhecimentos prévios e motivar você a construir hipóteses sobre o texto oral que vai ouvir em Listen to learn, segue com Constructing meanings, em que se encontram as questões de compreensão, e finaliza com Think a little more, em que se propõe a reflexão sobre o texto e sobre as relações entre ele e seu contexto, sempre que possível.
lenguagi in équitchon
Apresenta questões sobre vocabulário e gramática relativas a gêneros discursivos trabalhados na unidade.
spíkin sléch uráitin
Propõe atividades de produção oral (Speaking) ou escrita (Writing), de maneira alternada entre as unidades, com as seguintes subseções: Hit the road, em que é definida a proposta da atividade e são explicitados os itens relacionados às condições de produção do texto – o gênero, o tema, o objetivo, os interlocutores, a , o meio de circulação e a autoria; fórma Toolbox, onde são apresentados e discutidos alguns recursos para a produção textual; e, finalmente, Step back, que orienta você a revisar seu texto e apresentar a versão final dele.
piti istopi
Promove uma atividade de síntese do tema trabalhado na unidade, relacionando-o com as imagens presentes nas páginas de abertura.
thinkirôver
Apresenta uma proposta de autoavaliação da aprendizagem. Compõe-se de itens relativos à compreensão e à produção dos gêneros discursivos que são os eixos da unidade, bem como à reflexão sobre o tema e sobre seu engajamento nas atividades desenvolvidas.
áison grémer
Sistematiza, para rápida consulta, alguns elementos de vocabulário e de gramática relativos aos gêneros trabalhados na unidade.
Este volume apresenta ainda dois projetos e as unidades são seguidas dos apêndices.
Projetos
Localizados após as Unidades 4 e 8, propõem a produção de diferentes textos de gêneros discursivos previamente trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um produto final.
Apêndices
There is more
Apresenta questões complementares ao que foi trabalhado nas unidades.
Up to you
Apresenta sugestões de livros, filmes, sites e museus relacionados aos temas das unidades.
List of irregular verbs
Oferece uma lista de verbos irregulares de uso mais frequente em língua inglesa.
References
Apresenta as referências bibliográficas comentadas das unidades.
Transcrição dos áudios
Apresenta todos os áudios propostos nas unidades.
Ícones
Indica as questões a que você pode responder apenas oralmente.
Indica as questões a que você deve responder por escrito no caderno.
Indica gravação do texto oral, que poderá ser acessada por meio de ícone apresentado junto a atividade.
Mostra que algum aspecto da gramática ou do vocabulário de determinado texto encontra-se na seção Eyes on grammar.
Quadros
Apresenta informações complementares para contextualizar alguns textos e temas, além de ampliar os sentidos de algumas palavras e expressões.
CONTENTS
Gêneros discursivos: agenda cultural, press release e notícia cultural.
Tema: a influência das artes visuais na cultura, na identidade e na sociedade.
2. Just having a good time! 38
Gêneros discursivos: resenhas de filmes e de peças teatrais.
- Word formation (nouns) – suffixes 55
- Word formation (adjectives) – suffixes 55
- Quantifiers 56
- Superlative forms of adjectives 57
Gêneros discursivos: fôlder e anúncio de campanha educativa.
4. The art of reading and writing 76
Gêneros discursivos: flash fiction (escrito e oral) e romance.
Tema: as dimensões criativas e transformadoras da escrita e da leitura.
Task 1 (written flash fiction) 79
Produto final: postagens de blogue sobre cultura popular e arte.
5. Technology in the future 100
Gêneros discursivos: science news article, palestra e apresentação oral.
Task 1 (science news article) 103
Task 2 (science news article) 106
Task 3 (science news article) 108
- Future time – will 118
- Future time – be going to 118
- Future time expressions 119
- Reflexive pronouns 119
6. Is the world a fair place? 120
Gêneros discursivos: notícia, reportagem e entrevista.
Tema: desigualdade social no mundo.
Gêneros discursivos: letra de canção e comentário crítico oral.
Tema: música, sentimentos e identidades.
8. Living in a multicultural world 156
Gêneros discursivos: relato escrito e cena de filme.
Tema: diversidade cultural e mal-entendidos.
Project 2. More than words 174