Olá!

Esta é a coleção didática escolhida por seu ou sua professor ou professora para as aulas de Língua Inglesa. Com este material, procuramos promover a educação linguística em Língua Inglesa, ou seja, propor atividades de compreensão e de produção de textos escritos e orais com o fim de ampliar sua reflexão sobre a linguagem e sobre as diversas práticas sociais que envolvem a língua. Por meio de tais propostas, consideramos que é possível ampliar sua percepção sobre o mundo e sobre você mesmo ou mesma, elemento fundamental para sua formação como cidadão/cidadã.

Nesta obra, o texto é o objeto do ensino de Língua Inglesa. As atividades têm como foco os textos escritos e orais que circularam no mundo antes de ser escolhidos para estar aqui, com o intuito de que possam contribuir para sua educação linguística. Para você entender melhor esses textos, há elementos nas atividades que lhe possibilitam ter acesso a informações sobre sua circulação: o formato original, quem os elaborou, a quem estavam dirigidos e quando foram produzidos.

Os temas escolhidos para as unidades são todos relevantes, contribuindo para sua educação e para a ampliação de seu conhecimento de mundo. Além disso, procuramos aproximar esses temas de seus interesses e de seu contexto, bem como de outros componentes curriculares. Com Língua Portuguesa, nosso diálogo é permanente, por ser uma disciplina com a qual a Língua Inglesa compartilha o mesmo objetivo — a educação linguística — e o mesmo objeto — o texto.

Convidamos você a ir além das palavras em Língua Inglesa!

Um abraço,

Os organizadores ou as organizadoras

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Como se organiza este livro

Este volume da coleção é composto de oito unidades, precedidas de uma unidade de introdução intitulada Starting point. Com exceção de Starting point, as demais unidades se organizam da seguinte fórma:

Páginas de abertura

Apresentam o título, os gêneros discursivos, o tema e os objetivos gerais da unidade, além de imagens, especialmente fotografias, relacionadas ao tema que será abordado. Assim, você pode ter seu primeiro contato com o trabalho a ser desenvolvido.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção ABERTURA.

taimi tchu finqui

Contém questões que vão proporcionar algumas reflexões iniciais sobre o tema e, em alguns casos, sobre os gêneros discursivos da unidade. Nesta seção, você será estimulado também a recuperar o que já conhece sobre o conteú­do explorado.

rídin

Traz duas ou três Tasks de compreensão leitora. Cada uma se inicia com Before reading, cujo propósito é recuperar seus conhecimentos prévios e estimular a formulação de hipóteses sobre o tema e o gênero do texto que você vai ler em Read to learn. As questões de compreensão encontram-se em Constructing meanings. E, ao final, Think a little more promove uma reflexão sobre o que foi lido e, sempre que possível, conexões com o contexto.

lissenin

Apresenta uma atividade de compreensão auditiva. Inicia-se com Before listening, para ativar seus conhecimentos prévios e motivar você a construir hipóteses sobre o texto oral que vai ouvir em Listen to learn, segue com Constructing meanings, em que se encontram as questões de compreensão, e finaliza com Think a little more, em que se propõe a reflexão sobre o texto e sobre as relações entre ele e seu contexto, sempre que possível.

lenguagi in équitchon

Apresenta questões sobre vocabulário e gramática relativas a gêneros discursivos trabalhados na unidade.

spíkin sléch uráitin

Propõe atividades de produção oral (Speaking) ou escrita (Writing), de maneira alternada entre as unidades, com as seguintes subseções: Hit the road, em que é definida a proposta da atividade e são explicitados os itens relacionados às condições de produção do texto – o gênero, o tema, o objetivo, os interlocutores, a fórma, o meio de circulação e a autoria; Toolbox, onde são apresentados e discutidos alguns recursos para a produção textual; e, finalmente, Step back, que orienta você a revisar seu texto e apresentar a versão final dele.

piti istopi

Promove uma atividade de síntese do tema trabalhado na unidade, relacionando-o com as imagens presentes nas páginas de abertura.

thinkirôver

Apresenta uma proposta de autoavaliação da aprendizagem. Compõe-se de itens relativos à compreensão e à produção dos gêneros discursivos que são os eixos da unidade, bem como à reflexão sobre o tema e sobre seu engajamento nas atividades desenvolvidas.

áison grémer

Sistematiza, para rápida consulta, alguns elementos de vocabulário e de gramática relativos aos gêneros trabalhados na unidade.

Este volume apresenta ainda dois projetos e as unidades são seguidas dos apêndices.

Projetos

Localizados após as Unidades 4 e 8, propõem a produção de diferentes textos de gêneros discursivos previamente trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um produto final.

Apêndices

There is more

Apresenta questões complementares ao que foi trabalhado nas unidades.

Up to you

Apresenta sugestões de livros, filmes, sites e museus relacionados aos temas das unidades.

List of irregular verbs

Oferece uma lista de verbos irregulares de uso mais frequente em língua inglesa.

References

Apresenta as referências bibliográficas comentadas das unidades.

Transcrição dos áudios

Apresenta todos os áudios propostos nas unidades.

Ícones

Ilustração. Dois balões de fala sobrepostos, um azul em primeiro plano e um roxo em segundo plano. Identifica atividades de prática oral.

Indica as questões a que você pode responder apenas oralmente.

Ilustração. Folha pautada de caderno com um lápis roxo escrevendo sobre ela. Identifica atividades que deve ser respondida no caderno.

Indica as questões a que você deve responder por escrito no caderno.

Ilustração. Fones supra-auriculares azuis. Identifica atividades de áudio.

Indica gravação do texto oral, que poderá ser acessada por meio de ícone apresentado junto a atividade.

Mostra que algum aspecto da gramática ou do vocabulário de determinado texto encontra-se na seção Eyes on grammar.

Quadros

Apresenta informações complementares para contextualizar alguns textos e temas, além de ampliar os sentidos de algumas palavras e expressões.

CONTENTS

Starting point 10

1. Art is freedom 18

Gêneros discursivos: agenda cultural, press release e notícia cultural.

Tema: a influência das artes visuais na cultura, na identidade e na sociedade.

Time to think 20

Reading 22

Task 1 (cultural calendar) 22

Task 2 (press release) 25

Think a little more 28

Listening 28

Think a little more 30

Language in action 30

Speaking 34

Pit stop 36

Think it over 36

Eyes on grammar 36

2. Just having a good time! 38

Gêneros discursivos: resenhas de filmes e de peças teatrais.

Tema: cultura e lazer.

Time to think 40

Reading 41

Task 1 (movie review) 41

Task 2 (movie review) 44

Think a little more 47

Listening 47

Think a little more 49

Language in action 50

Writing 53

Pit stop 54

Think it over 54

Eyes on grammar 55

3. Let’s go green! 58

Gêneros discursivos: fôlder e anúncio de campanha educativa.

Tema: consumo consciente.

Time to think 60

Reading 62

Task 1 (brochure) 62

Task 2 (brochure) 64

Think a little more 66

Listening 67

Think a little more 69

Language in action 70

Speaking 72

Pit stop 73

Think it over 74

Eyes on grammar 74

4. The art of reading and writing 76

Gêneros discursivos: flash fiction (escrito e oral) e romance.

Tema: as dimensões criativas e transformadoras da escrita e da leitura.

Time to think 78

Reading 79

Task 1 (written flash fiction) 79

Task 2 (novel) 82

Think a little more 85

Listening 86

Think a little more 88

Language in action 88

Writing 90

Pit stop 91

Think it over 92

Eyes on grammar 92

Project 1. PeopleAndArts 94

Produto final: postagens de blogue sobre cultura popular e arte.

Tema: cultura popular e arte.

Getting started 94

Preparing the project 97

Hands on 98

Step back 99

Joining the ideas 99

5. Technology in the future 100

Gêneros discursivos: science news article, palestra e apresentação oral.

Tema: futuras tecnologias.

Time to think 102

Reading 103

Task 1 (science news article) 103

Task 2 (science news article) 106

Task 3 (science news article) 108

Think a little more 110

Listening 110

Think a little more 112

Language in action 112

Speaking 115

Pit stop 117

Think it over 117

Eyes on grammar 118

6. Is the world a fair place? 120

Gêneros discursivos: notícia, reportagem e entrevista.

Tema: desigualdade social no mundo.

Time to think 122

Reading 124

Task 1 (news article) 124

Task 2 (feature article) 126

Task 3 (feature article) 128

Think a little more 131

Listening 131

Think a little more 133

Language in action 133

Writing 134

Pit stop 136

Think it over 136

Eyes on grammar 136

7. Music all around 138

Gêneros discursivos: letra de canção e comentário crítico oral.

Tema: música, sentimentos e identidades.

Time to think 140

Reading 141

Task 1 (song lyrics) 141

Task 2 (song lyrics) 143

Task 3 (song lyrics) 146

Think a little more 149

Listening 149

Think a little more 150

Language in action 151

Speaking 153

Pit stop 154

Think it over 154

Eyes on grammar 155

8. Living in a multicultural world 156

Gêneros discursivos: relato escrito e cena de filme.

Tema: diversidade cultural e mal-entendidos.

Time to think 158

Reading 160

Task 1 (written account) 160

Task 2 (written account) 161

Task 3 (written account) 163

Think a little more 165

Listening 166

Think a little more 168

Language in action 168

Writing 170

Pit stop 172

Think it over 172

Eyes on grammar 172

Project 2. More than words 174

Produto final: jornal multicultural.

Tema: interculturalidade.

Getting started 174

Preparing the project 178

Hands on 179

Step back 180

Joining the ideas 180

Appendices 181

There is more 182

Up to you 196

List of irregular verbs 198

References 200

Transcrição dos áudios 203