APRESENTAÇÃO

Este livro foi elaborado para você e deve contribuir com o desenvolvimento das competências e das habilidades envolvidas no processo de aprendizagem, definidas na Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê).

Queremos que estude Matemática de fórma dinâmica e agradável. Nosso objetivo é ajudar você a descobrir que conhecer os números, as figuras geométricas, as medidas e outros assuntos abordados pela Matemática pode ser uma aventura muito interessante, que contribuirá para que você amplie seus conhecimentos, sua visão de mundo e sua participação na sociedade.

Procure fazer todas as atividades e explorar tudo o que este livro tem a oferecer. Aproveite também a diversidade de informações distribuídas ao longo das seções.

Certamente, você encontrará desafios e obstáculos. Enfrente-os com garra, pois, ao superá-los, perceberá que o saber proporciona grande satisfação pessoal e oportunidades para ampliar sua atuação no mundo.

Bom estudo!

CONHEÇA SEU LIVRO

Neste livro, você vai encontrar 4 unidades: a primeira com 2 capítulos e as restantes com 3 capítulos em cada uma.

Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas da seção Recorde. Há um fio roxo, no canto superior direito,  que associa a reprodução  ao texto:
Recorde. Esta seção ajuda você a lembrar de alguns conteúdos já estudados.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas da seção Mostre o que você já sabe. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo,  que associa a reprodução ao texto:
Mostre o que você já sabe 
O objetivo desta seção é verificar seus conhecimentos sobre os conteúdos estudados anteriormente.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas de Abertura. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a  reprodução ao texto:
Página de abertura
Em cada Unidade há uma abertura com uma imagem motivadora.
Há um segundo fio roxo, no canto inferior direito, que associa a reprodução ao texto:
Questões sobre o tema da abertura, no
boxe Para começar..., são propostas com o objetivo de identificar e mobilizar os conhecimentos que você tem de alguns assuntos que serão tratados na Unidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas do livro. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto:
Apresentação dos conteúdos e das atividades
O conteúdo é desenvolvido de forma clara e organizada. Após a abordagem dos conteúdos, vem a seção Atividades, com propostas diversificadas.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas da seção Estatística e Probabilidade. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto:
Estatística e Probabilidade
O objetivo desta seção é desenvolver a interpretação, a comparação e a análise
de dados apresentados em diversas formas e abordar temas relacionados ao cálculo de probabilidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Atividades de revisão. Há um fio roxo, no canto superior direito, que associa a reprodução ao texto:
Atividades de revisão
São atividades que consolidam o conhecimento adquirido em cada capítulo da Unidade.
Esquema. Quadro com ícones.
Ícones que indicam um tipo especial de atividade ou se ela deve ser feita em grupo ou dupla.
ícone: ilustração de um alvo com flecha no centro. abaixo texto Desafio.
ícone: ilustração de um rosto com o balão de pensamento. No balão de pensamento os sinais das operações de subtração, adição, divisão e multiplicação. abaixo texto Cálculo mental.
ícone: ilustração de um círculo com rabiscos de ondas e um lápis. abaixo texto Elaboração de problemas.
ícone: ilustração de uma calculadora com botões e os números 1, 2 e 3 no visor. abaixo texto Calculadora.
ícone: ilustração de três personagens em um círculo. abaixo texto Grupo ou dupla.
ícone: ilustração de um balão de pensamento com um fluxograma. abaixo texto Pensamento computacional.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas da seção Compreender um texto. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto:
Compreender um texto
Esta seção tem o objetivo de desenvolver a competência leitora por meio da análise de diversos tipos de texto.
Há um segundo fio roxo, no centro da página à direita, que associa a reprodução  ao texto:
Questões especialmente desenvolvidas orientam a interpretação e a análise do texto e exploram o conteúdo matemático estudado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas da seção Educação Financeira. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto:
Educação Financeira
Esta seção apresenta atividades que farão você refletir sobre atitudes responsáveis e conscientes no planejamento e no uso de recursos financeiros em seu dia a dia.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Informática e Matemática. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto:
Informática e Matemática
Esta seção trabalha conteúdos de Matemática por meio de tecnologias digitais como softwares de Geometria dinâmica, planilhas eletrônicas etc.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Trabalho em equipe. Há um fio roxo, no canto superior direito, que associa a reprodução ao texto:
Trabalho em equipe
Além de proporcionar a integração com os colegas e estimular o espírito de pesquisa, esta seção visa à aplicação dos conceitos estudados.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Para finalizar. Há um fio roxo, no canto superior esquerdo, que associa a reprodução ao texto:
Para finalizar
Nesta seção, você poderá analisar o que foi estudado em cada capítulo da Unidade e avaliar seu aprendizado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página da seção Mostre o que você aprendeu. Há um fio roxo, no canto superior direito, que associa a reprodução ao texto:
Mostre o que você aprendeu
Nesta seção, você vai verificar os conhecimentos adquiridos neste ano.
Esquema. Quadro com ícones.
Ícones que indicam os Temas Contemporâneos Transversais.
ícone: ilustração de uma meia amarela com o cifrão. abaixo texto Economia.
ícone: ilustração, em verde, de três bonecos interligados. abaixo texto Cidadania e civismo.
ícone: ilustração, em vermelho, de uma mão segurando um coração. No centro do coração há uma linha em ziguezague. abaixo texto Saúde.
ícone: ilustração, em azul, de uma circunferência com uma flor no centro. Na parte inferior da circunferência 5 folhas. abaixo texto Multiculturalismo.
ícone: ilustração, em verde, de uma árvore com duas setas circulares. abaixo texto Meio ambiente.
ícone: ilustração, em roxo, de um microscópio. abaixo texto Ciência e tecnologia.
Quadro com texto. Os links expressos nesta coleção podem estar indisponíveis após a data de publicação deste material.

SUMÁRIO

Recorde 10

Mostre o que você já sabe 12

CAPÍTULO 1 – Potenciação e radiciação 15

1. Recordando alguns conjuntos numéricos 15

Conjunto dos números naturais 15

Conjunto dos números inteiros 16

Conjunto dos números racionais 18

2. A reta numérica 23

O que há entre dois números racionais? 24

3. Conjunto dos números reais 26

Trabalho em equipe – O número de ouro 28

4. Potência com expoente inteiro 29

Potência com expoente inteiro não negativo 30

Potência com expoente inteiro negativo 30

Notação científica 32

5. Propriedades da potenciação para potências com expoentes inteiros 35

6. Raiz quadrada 38

Análise da

raiz quadrada de x

39

Cálculo da raiz quadrada aproximada 40

Cálculo da raiz quadrada por fatoração 41

7. Outras raízes 44

Raiz cúbica 44

Mais raízes 45

8. Potência com expoente fracionário 46

Compreender um texto – Um enigma que fez história 48

Estatística e Probabilidade – Construção de gráficos de linha 50

Atividades de revisão 53

CAPÍTULO 2 – Retas e ângulos 55

1. Recordando alguns conceitos 55

Elementos primitivos da Geometria 55

Semirreta e segmento de reta 56

Ângulos 58

Posições entre duas retas no plano 60

2. Mediatriz e ponto médio de um segmento 62

3. Traçando retas perpendiculares e retas paralelas com régua e compasso 63

Retas perpendiculares 63

Retas paralelas 64

4. Bissetriz 65

Construção de alguns ângulos usando régua e compasso 67

Informática e Matemática – Lugares geométricos 69

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de gráficos de linha 72

Educação Financeira – Mensagens e mais mensagens! 75

Atividades de revisão 77

Para finalizar 79

Ilustração: um menino branco de cabelo ruivo, camiseta azul, com uma mochila verde nas costas e uma menina branca, de cabelo castanho e camiseta azul com uma calculadora na mão estão em uma sala de aula com uma lousa branca ao fundo.

CAPÍTULO 3 – Congruência de triângulos 82

1. Triângulos 82

Condição de existência de um triângulo 83

Classificação dos triângulos 84

2. Ângulos nos triângulos 85

Soma das medidas de abertura dos ângulos internos 85

Relação entre um ângulo externo e dois ângulos internos não adjacentes 86

3. Pontos notáveis de um triângulo 87

Intersecção das medianas: baricentro 87

Informática e Matemática – Investigando uma propriedade do baricentro 89

Intersecção das alturas: ortocentro 90

Intersecção das bissetrizes: incentro 91

Intersecção das mediatrizes: circuncentro 92

4. Congruência 94

Casos de congruência de triângulos 95

5. Triângulos isósceles e triângulos equiláteros 99

Propriedade dos ângulos da base de um triângulo isósceles 100

Propriedade dos ângulos internos de um triângulo equilátero 100

Informática e Matemática – Investigando os pontos notáveis em um triângulo 101

Propriedade da mediana,da altura e da bissetriz de um triângulo isósceles 103

6. Justificativa de algumas construções com régua e compasso 104

Bissetriz 104

Ângulo com medida de abertura de 60° 105

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de gráficos 106

Atividades de revisão 109

CAPÍTULO 4 – Quadriláteros 110

1. Elementos de um quadrilátero 110

Soma das medidas de abertura dos ângulos internos de um quadrilátero 112

2. Quadriláteros notáveis 114

Paralelogramos 114

Trapézios 115

Informática e Matemática – Algumas propriedades dos paralelogramos 117

3. Propriedades dos paralelogramos 118

Propriedade dos retângulos 120

Propriedade dos losangos 121

Propriedade dos quadrados 122

Informática e Matemática – Algumas propriedades dos trapézios isósceles 126

4. Propriedades dos trapézios isósceles 127

Trabalho em equipe – Tangram 129

Estatística e Probabilidade – Leitura e interpretação de informações que se complementam 130

Atividades de revisão 132

CAPÍTULO 5 – Polígonos 134

1. Polígono e seus elementos 134

2. Número de diagonais de um polígono convexo 135

3. Ângulos de um polígono convexo 136

Relação entre os ângulos internos e externos de um polígono convexo 136

Soma das medidas de abertura dos ângulos internos e soma das medidas de abertura dos ângulos externos de um polígono convexo 137

4. Polígono regular 139

Ângulos nos polígonos regulares 140

Polígono regular inscrito em uma circunferência 142

Polígono regular circunscrito a uma circunferência 144

Compreender um texto – Construções com régua e compasso 147

Estatística e Probabilidade – Comparação de dados representados em diferentes tipos de gráfico 149

Educação Financeira – Está na hora de trocar? 153

Atividades de revisão 155

Para finalizar 157

CAPÍTULO 6 – Área e volume 160

1. Superfícies 160

Cobrindo uma superfície 160

Medida de área de uma superfície 161

2. Cálculo da medida de área de figuras planas 163

3. Cálculo aproximado de medidas de área 166

4. Medida de área de regiões circulares 168

Medida de área do círculo 168

Medida de área de um setor circular 169

Medida de área da coroa circular 169

5. Volume e capacidade 171

Compreender um texto – Embalagem longa–vida 173

Estatística e Probabilidade – Determinação da frequência absoluta e da frequência relativa de uma amostra de uma população 175

Atividades de revisão 178

CAPÍTULO 7 – Cálculo algébrico 180

1. Expressões algébricas 180

Valor numérico de uma expressão algébrica 182

2. Monômio 184

Monômios semelhantes 186

3. Operações com monômios 187

Adição de monômios 187

Multiplicação de monômios 189

Divisão de monômios 191

Potenciação de monômios 192

4. Polinômio 193

Redução de termos semelhantes 196

Polinômio com uma variável 196

5. Adição algébrica de polinômios 198

Adição de polinômios 198

Oposto de um polinômio 198

Subtração de polinômios 199

Adição algébrica de polinômios 199

6. Multiplicação de polinômios 201

Multiplicação de monômio por polinômio 201

Multiplicação de polinômio por polinômio 201

7. Divisão de polinômios 203

Divisão de polinômio por monômio 203

Divisão de polinômio por polinômio 204

Estatística e Probabilidade – Gráficos e porcentagem 206

Educação Financeira – Decisões a tomar 209

Atividades de revisão 211

CAPÍTULO 8 – Problemas de contagem 212

1. Contagem 212

2. Princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem 213

Problemas que envolvem o princípio fundamental da contagem 215

Trabalho em equipe – Gincana dos problemas de contagem 220

Estatística e Probabilidade – Aplicação do princípio fundamental da contagem em cálculos de probabilidade 221

Atividades de revisão 224

Para finalizar 225

Ilustração. Busto de 4 pessoas, uma ao lado da outra, com balões de pensamento. A primeira pessoa é um garoto branco de cabelos loiros, vestindo camisa verde. Ele está com a boca aberta, olhando para o lado e mão no queixo. No balão de pensamento estão duas placas: uma está escrito São Paulo, MDA tracinho 0932; na outra Brasil, DGF4A54. A segunda pessoa é uma garota de cabelos curtos castanhos, vestindo camisa branca e vermelha. Ela está com a boca fechada, olhando para cima. No balão de pensamento estão as letras e números: A, B, Q, 1, 5. A terceira pessoa é uma garota negra de cabelos pretos com laço, vestindo camisa laranja. Ela está de olhos fechados, sorrindo. Do balão de pensamento aparecem um sorvete de casquinha e um sorvete de palito. A quarta pessoa é um garoto branco usando boné azul e vestindo camisa azul e branca. Ele está olhando para os lados e sorrindo. Do balão de pensamento aparecem dois tipos de sanduíche.

CAPÍTULO 9 – Equações e sistemas de equações 228

1. Equação do 1º grau com duas incógnitas 228

Representação gráfica das soluções 230

2. Sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas 232

Resolução de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas por tentativa e erro 233

Resolução de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas pelo método da substituição 234

Resolução de um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas pelo método da adição 236

Análise da solução por meio da representação gráfica 239

Informática e Matemática – Análise da solução de sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas por meio da representação gráfica 241

3. Introdução às equações do 2º grau 243

Informática e Matemática – Solução de equações do 2º grau do tipo ax2 = b 244

Compreender um texto – Qual objeto cai mais rápido: o mais leve ou o mais pesado? 246

Estatística e Probabilidade – Média aritmética, moda, mediana e amplitude 248

Atividades de revisão 252

CAPÍTULO 10 – Proporcionalidade entre grandezas 253

1. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais 253

2. Situações em que não há proporcionalidade 255

3. Representação no plano cartesiano da relação entre grandezas 256

Estatística e Probabilidade – Distribuição de frequências em classes 260

Educação Financeira – Indo ao supermercado 264

Atividades de revisão 266

CAPÍTULO 11 – Transformações geométricas 267

1. Reflexão em relação a uma reta 267

Composição de reflexões 268

2. Reflexão em relação a um ponto 269

Composição de reflexões 269

3. Translação 270

Composição de translações 271

4. Rotação 272

Composição de rotações 272

Estatística e Probabilidade – Pesquisas estatísticas 274

Trabalho em equipe – Quantos filhos? 277

Atividades de revisão 278

Para finalizar 279

Mostre o que você aprendeu 281

Respostas 283

Referências bibliográficas comentadas 286

Ilustração. Menino branco de cabelo castanho e olhos azuis. Ele está em uma cadeira de rodas e veste blusa roxa e calça jeans. Está de frente para uma planta baixa, com uma régua horizontal sobre a planta
Ícone da Seção Recorde.

Recorde

Vamos relembrar alguns assuntos estudados em anos anteriores?

números negativos

Na reta numérica, os números inteiros estão organizados de modo crescente, da esquerda para a direita.

Gráfico: reta numérica. Da esquerda para a direita, menos 8, menos sete, menos seis, menos cinco, menos quatro, menos três, menos dois, menos um, zero, mais um, mais dois, mais três, mais quatro, mais cinco, mais seis, mais sete, mais oito, mais nove e mais dez.

O antecessor de

menos dez

é 11.

O sucessor de

menos cem

é 99.

A distância de um ponto da reta numérica à origem é chamada valor absoluto, ou módulo, do número associado a esse ponto.

Esquema: reta numérica. Da esquerda para a direita, menos quatro, menos três, menos dois, menos um, zero, mais um, mais dois, mais três, mais quatro, mais cinco. Acima, fio indo do menos quatro para o zero com a indicação quatro unidades. Fio indo do zero para o mais cinco com a indicação cinco unidades.
módulo de menos 4 é igual a 4
módulo de mais 5 é igual a 5

Operações:

Sentença matemática. Mais 2 menos 10 igual a menos 8. Sentença matemática. Abre parênteses, menos 2, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, menos 3, fecha parênteses, igual a 6. Sentença matemática. Menos 10 mais 5 igual a menos 5. 3 vezes, abre parênteses, menos 5, fecha parênteses, igual a menos 15. Sentença matemática. abre parênteses, mais 7, fecha parênteses, menos, abre parênteses, menos 9, fecha parênteses, igual a 16. Sentença matemática: abre parênteses, menos 20, fecha parênteses, dividido por 5 igual a menos 4.

Potência e raiz quadrada com base negativa:

menos quatro entre parênteses elevado ao quadrado igual a 16

Ilustração. Seta para direita indica o texto.

Quando o expoente é par, o resultado é positivo.

menos dois entre parênteses elevado ao cubo é igual a menos 8
Ilustração. Seta para direita indica o texto.

Quando o expoente é ímpar, o resultado é negativo.

menos raiz quadrada de 100 é igual a menos 10
Ilustração. Seta para direita indica o texto.
raiz quadrada de menos 100

não é um número real.

Gráficos e pictogramas

Gráfico de barras com números negativos:

Gráfico de barras: no eixo vertical, de cima para baixo, mais quatro, mais dois, menos um, menos três. No eixo horizontal, não há números. Da esquerda para a direita, primeira barra vai até a ordenada mais dois, a segunda barra vai até a ordenada menos um, a terceira barra vai até a ordenada mais quatro, a quarta barra vai até a ordenada menos três.

Gráfico de linhas com números negativos:

Gráfico de linhas: no eixo vertical, de cima para baixo, mais quatro, mais dois, menos um, menos três. No eixo horizontal, não há números. Da esquerda para a direita, a linha parte da origem, passa pela ordenada mais dois, ordenada menos um, ordenada mais quatro, ordenada menos três e depois sobe na diagonal indefinidamente.

Pictograma: a legenda indica o valor que cada ícone representa.

Pictograma: legenda apresenta um ícone de pessoa com a indicação: Cada ícone de pessoa equivale a 2 milhões de pessoas. Os dados são: 16 ícones de pessoas para homens e 14 ícones de pessoas para mulheres.

média aritmética

Notas dos bimestres: 8,5; 7,8; 6,9 e 9,5.

Média aritmética:

fração de numerador 8,5 mais 7,8 mais 6,9 mais 9,5 e denominador 4 é igual a 8,175

Notas dos trabalhos: 7,0 (peso 1); 8,0 (peso 2) e 9,0 (peso 3).

Média aritmética ponderada:

fração de numerador 7 vezes 1 mais 8 vezes 2 mais 9 vezes 3 e denominador 1 mais 2 mais 3 é igual a 8,3
Orientações e sugestões didáticas

Recorde

Faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos números negativos. Incentive-os a dar exemplos de uso desses números e, principalmente, de números que fazem parte de um conjunto, mas não de outro. Leve-os a perceber que todo número natural é também um número inteiro, mas nem todo número inteiro é um número natural.

A reta numérica é um recurso importante para determinar o antecessor ou o sucessor de um número, compreender o significado de módulo e, também, comparar dois números inteiros.

No trabalho com módulo de um número inteiro, se julgar necessário, retome os conceitos de simétrico e oposto por meio de exemplos com o suporte da reta numérica. Já em relação às operações, incentive os estudantes a expressarem suas dificuldades, principalmente quanto à regra de sinais, à potenciação e à raiz quadrada com números inteiros. Se julgar conveniente, explore outros exemplos. Se ainda restarem dúvidas, retome o estudo de potência por meio da observação de regularidades existentes.

Ainda em relação aos números inteiros, verifique se os estudantes reconhecem os sentidos dos eixos verticais e/ou horizontais nos gráficos quando houver dados negativos.

Espera-se que os estudantes não demonstrem dificuldade no cálculo da média aritmética simples, no entanto, é importante certificar-se de que eles fazem distinção da média aritmética ponderada. Promova um momento de discussão para levantar hipóteses acerca de possíveis equívocos.

ângulos

Figura geométrica: reta DA, passando pelo ponto central O. Semirreta OC, formando um ângulo reto com a reta DA. Semirreta OB, à direita da semirreta OC.
ângulo A O B

e

ângulo B O C

são complementares.

ângulo A O B

e

ângulo B O D

são suplementares.

ângulo B O C

e

ângulo C O D

não são complementares nem suplementares.

Figura geométrica: retas EF e CD se cruzando no ponto O.
ângulo D O E

e

ângulo C O F

são opostos pelo vértice.

ângulo C O E

e

ângulo D O F

são opostos pelo vértice.

cálculo algébrico

Figura geométrica: quadrilátero cujos lados medem Z, X, Y e X mais 2.

Medida do perímetro:

2 x mais y mais z mais 2

O valor numérico para

x igual a 2

,

y igual a 3

e

z igual a menos 1

é

8

.

Esquema: 2 a elevado a dois, b elevado a cinco mais 3 a elevado a dois, b elevado a cinco igual a, abre parênteses, dois mais três, fecha parênteses, a elevado a dois, b elevado a cinco igual a 5 a elevado a dois, b elevado a cinco. Acima, há uma seta partindo do primeiro 3 até o segundo 3. Abaixo, há uma seta partindo do primeiro dois até o segundo dois. 
A sequência do enésimo termo igual a n ao quadrado mais 1 é, abre parênteses, dois, cinco, dez, dezessete, vinte e seis, reticências, fecha parênteses. Seta no dois com indicação: primeiro termo. Seta no cinco com indicação: segundo termo. Seta no dez com indicação: terceiro termo. Seta no dezessete: com indicação quarto termo. Seta no vinte e seis com indicação: quinto termo.

GRANDEZAS DIRETaMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS

fração a sobre b é igual à fração c sobre d

O produto dos extremos é igual ao produto dos meios:

a vezes d é igual à b vezes c
fração 1 sobre 5 é igual à fração 4 sobre x, implica, 1 vezes x igual à 4 vezes 5, implica, x é igual a 20.

20

Grandezas diretamente proporcionais

Preço do combustível (R$)

Medida de capacidade (litro)

6

1

45

x

fração 6 sobre 45 é igual à fração 1 sobre x

x é igual à 7,5

Grandezas inversamente proporcionais

Medida da velocidade (km/h)

Medida de tempo do percurso (hora)

45

4

90

x

fração 45 sobre 90 é igual à fração x sobre 4. A última fração está indicada por: razão inversa.

x é igual a 2

equação e inequação

Ilustração: balança de dois pratos. No prato à esquerda, três pesos x e quatro cubos azuis. Acima, indicação: 3x mais 4. No prato da direita, 10 cubos azuis. Acima, indicação: 10.

2 é raiz da equação

3 x mais 4 é igual a 10

, pois:

3x + 4

igual a

10

3 2 + 4

igual a

10

6 + 4

igual a

10

10

igual a

10

O par ordenado

abscissa 3, ordenada 1

é solução da equação

x mais y é igual a 4

, pois

3 mais 1 é igual a 4

.

Ao resolver a inequação

x mais 5 é menor que 12

em

U é igual ao conjunto dos números inteiros

, temos:

x + 5 < 12

x + 5 5 < 12 5

x < 7

medida de área de quadriláteros e de triângulos

Figura geométrica: paralelogramo vermelho ABCD. Base CD mede b. Altura relativa a essa base mede a. Sentença matemática: medida de área igual a b vezes a. Figura geométrica: trapézio azul ABCD. Diagonal BD está tracejada. Base menor AB mede b1. Base maior CD mede b2. A altura do trapézio mede a. Sentença matemática: medida de área igual a fração, abre numerador, a vezes, abre parênteses, b1 mais b2, fecha parênteses, fecha numerador, denominador 2. Figura geométrica: losango alaranjado ABCD. Diagonal AC mede d2, diagonal BD mede d1. Sentença matemática: medida de área igual a fração, abre numerador, d1 vezes d2, fecha numerador, denominador 2. Figura geométrica: triângulo verde BCD. Base CD mede b. Altura relativa a essa base mede a. Sentença matemática: medida de área igual a fração, abre numerador, b vezes a, fecha numerador, denominador 2.
Orientações e sugestões didáticas

Proponha aos estudantes que construam no caderno outros pares de ângulos complementares e suplementares adjacentes, assim como ângulos opostos pelo vértice. Aproveite para verificar se reconhecem o conceito de bissetriz de um ângulo e de pares de ângulos congruentes formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal com exemplos no quadro.

Certifique-se de que eles reconhecem as representações algébricas expressadas por meio de generalizações. Se for conveniente, formule algumas expressões ditadas ou por escrito para que traduzam para a linguagem algébrica, como: “a diferença entre dois números ao quadrado”, “o triplo de um número menos a terça parte de outro”. É interessante propor ainda alguns problemas para que possam focar tanto na tradução das linguagens quanto na resolução de problemas.

Explore alguns exemplos de sequências numéricas e questione os estudantes se a sequência é finita ou infinita. Na representação por meio de expressões algébricas, é importante verificar se eles identificam corretamente a ordem dos termos á, á, á etcétera Leve-os a perceber que a variável n (que não é uma incógnita) pode ser substituída por qualquer número natural não nulo.

Embora o trabalho com as grandezas e medidas vá além do processo prático para resolver problemas envolvendo quatro valores a partir de três já conhecidos, ou seja, da “regra de três”, certifique-se de que os estudantes compreenderam como ocorre a variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas. Desafie-os a listarem outras situações envolvendo grandezas proporcionais e não proporcionais para verificar se eles fazem essa distinção. No caso das grandezas inversamente proporcionais, sempre que possível, ressalte a importância de inverter uma das razões ao montar a proporção.

Na resolução de equações ou inequação do 1º grau com uma incógnita, é importante verificar se os estudantes identificam os princípios aditivo e multiplicativo envolvidos nas (des)igualdades para evitar a simples mecanização dos processos operatórios. É importante que eles reconheçam que a relação de igualdade se mantém quando adicionamos, subtraímos, multiplicamos ou dividimos ambos os membros de uma equação por um mesmo número. Essa habilidade é pré-requisito de outras habilidades envolvendo equações e inequações, que serão ampliadas neste volume.

Se julgar oportuno, retome o cálculo da medida de área de quadriláteros e triângulos por meio de figuras equidecomponíveis, ou seja, que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos. Para evitar a simples memorização, é importante que eles compreendam a equivalência entre figuras de diferentes formatos. O que deve ser avaliado nesse momento é a ideia de que, a partir da “decomposição” de figuras, os estudantes compreendam e consigam determinar com facilidade as equações. Se for possível, ajude-os a determinar a expressão de cálculo da medida de área das figuras geométricas, mesmo que de maneira breve.

Avaliação diagnóstica

faça as atividades no caderno

MOSTRE O QUE VOCÊ JÁ SABE

1. As imagens a seguir representam os primeiros passos na construção do triângulo de . Ele recebe esse nome porque foi criado pelo matemático polonês (1882-1969).

Figuras geométricas. Sequência de triângulos em 3 etapas. Etapa 0: triângulo equilátero branco. Etapa 1: figura anterior dividida em 4 triângulos congruentes, sendo um azul (ao centro) e 3 brancos; os vértices do triângulo azul são os pontos médios dos lados do triângulo da etapa 0. Etapa 2: figura anterior, com cada triângulo branco dividido outros 4 triângulos congruentes, sendo um azul (ao centro) e 3 brancos. Os vértices de cada pequeno triângulo azul são os pontos médios dos lados dos triângulos brancos da figura anterior.

Quantos triângulos brancos haverá na etapa 3?

a) 12

b) 15

c) 27

d) 81

2. Luís, Mateus e Lílian dividiram uma pizza de 12 fatias iguais. Luís comeu 6 fatias, Mateus comeu 4 e Lílian comeu 2. Considere a razão entre as fatias que Mateus comeu e o total de fatias da pizza. Qual item indica essa quantidade na fórma de fração irredutível, na fórma decimal e na fórma de porcentagem, nessa ordem?

a)

um terço

; aproximadamente 0,33 e aproximadamente 33%

b)

um terço

; 1,3 e 30%

c)

um quarto

; 0,25 e 25%

d)

um terço

; aproximadamente 3,33 e aproximadamente 3,33%

3. A professora de Matemática propôs o seguinte desafio para a turma do 8º ano.

Ilustração: uma mulher branca, de cabelo castanho amarrado, usa óculos e camiseta lilás. Sobre a camiseta, um crachá. A mulher diz: Representem por uma expressão algébrica: o quadrado da soma de três números consecutivos.

Qual alternativa contém essa expressão algébrica?

a)

n 1 elevado a 2, mais n 2 elevado a 2, mais n 3 elevado a 2

b)

abre parêntese, n menos 1, fecha parêntese, elevado a 2, mais n elevado a 2, mais, abre parêntese, n mais 1, fecha parêntese, elevado a 2

c)

abre colchete, abre parêntese, n menos 1, fecha parêntese, mais n, mais, abre parêntese, n mais 1, fecha parênteses, fecha colchete, elevado a 2

d)

abre parêntese, 1 mais 2 mais 3, fecha parêntese, elevado a 2

4. Considere as equações e os valores de x.

A)

3 x menos 2 é igual a 10

B)

2 x mais 1 é igual a 5

C)

3 x é igual a 15

um) 5

dois) 4

três) 2

Qual é a alternativa que indica a associação correta entre uma equação e sua raiz?

a) A-um; B-dois; C-três

b) A-dois; B-um; C-três

c) A-três; B-um; C-dois

d) A-dois; B-três; C-um

5. Em certa partida de basquete, a equipe de Juliana marcou 65 pontos, dos quais 15 foram marcados por ela. Qual é a fração irredutível que apresenta a razão entre o número de pontos marcados por Juliana e o número total de pontos?

a)

1 sobre 51

b)

3 sobre 13

c)

1 sobre 15

d)

13 sobre 3

6. Observe a figura.

Gráfico. Plano cartesiano em malha quadriculada: Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3, 4 e 5. No plano está representado um triângulo azul com vértices nos pontos A de abscissa 2 e ordenada 2, B de abscissa 6 e ordenada 2 e C de abscissa 3 e ordenada 5.

Quais são as coordenadas do simétrico desse triângulo em relação ao eixo x?

a)

ponto A linha, de coordenadas 2 e menos 2

,

ponto B linha, de coordenadas 6 e menos 2

e

ponto C linha, de coordenadas 3 e menos 5

b)

ponto A linha, de coordenadas menos 2 e 2

,

ponto B linha, de coordenadas menos 6 e 2

e

ponto C linha, de coordenadas menos 3 e 5

c)

ponto A linha, de coordenadas 2 e menos 5

,

ponto B linha, de coordenadas 6 e menos 5

e

ponto C linha, de coordenadas 3 e menos 2

d)

ponto A linha, de coordenadas 2 e 0

,

ponto B linha, de coordenadas 6 e 0

e

ponto C linha, de coordenadas 3 e 3
Respostas e comentários

1. alternativa c

2. alternativa a

3. alternativa c

4. alternativa d

5. alternativa b

6. alternativa a

Orientações e sugestões didáticas

Avaliação diagnóstica

Para resolver a atividade 1, os estudantes precisam reconhecer que a quantidade de triângulos brancos é o triplo da quantidade obtida na etapa anterior e associar esse número a uma potência de base 3. Se julgar conveniente, retome o trabalho com potências de expoente inteiro.

O objetivo da atividade 2 é que os estudantes escrevam a razão de uma parte em relação ao todo e obtenham uma fração irredutível, além de representá-la na fórma decimal e em porcentagem. Para levantar as dificuldades individuais ou coletivas e propor intervenções, analise os registros, os cálculos e as diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes.

Para resolver a atividade 3, os estudantes precisam compreender a ideia de variável em uma expressão algébrica, reconhecer que três números consecutivos podem ser representados por n 1, n e n + 1 e saber a diferença entre “a soma do quadrado de três números” e “o quadrado da soma de três números”. Proponha algumas questões para ajudar os estudantes na construção da expressão, por exemplo, “O que são números consecutivos?”, “Como podemos representá-los simbolicamente?”, “Qual é o resultado da adição de 2 e 3 ao quadrado? E de 2 ao quadrado adicionado a 3 ao quadrado?”, entre outras questões.

Ao resolver a atividade 4, podem ser manifestadas dificuldades relacionadas ao conceito de raiz, ou nos cálculos envolvidos nessa verificação. Para sanar possíveis dúvidas, proponha aos estudantes algumas questões e peça a eles que as traduzam por meio de equações, por exemplo, “Qual é o número que adicionado a 3 resulta em 12?”, “O triplo de um número é 6, que número é esse?”.

Na resolução da atividade 5, os estudantes precisam interpretar a razão que está sendo avaliada e representá-la na fórma de fração irredutível. Para intervir, retome a atividade e promova um momento para que os estudantes se manifestem e apresentem seus argumentos. Proponha e resolva outros exemplos para melhor compreensão do assunto, com o apoio de figuras sempre que possível.

Para favorecer a compreensão da atividade 6, podem ser realizados trabalhos utilizando desenhos e recortes para que os estudantes reconheçam a utilização das transformações em diferentes figuras com o auxílio da malha quadriculada e, posteriormente, do plano cartesiano. É importante ainda verificar se os estudantes são capazes de localizar os pares ordenados no plano cartesiano.

Alerte os estudantes, sempre que necessário, quanto ao uso da tesoura no trabalho com recorte, a fim de preservar sua integridade física e a dos colegas.

7. Um relógio com defeito atrasa 5 minutos por dia. Quantos dias são necessários para ele atrasar uma hora?

a) 5 dias

b) 10 dias

c) 12 dias

d) 20 dias

8. Qual é a medida da área total da figura a seguir?

Figura geométrica: paralelogramo alaranjado dividido em um retângulo e 2 triângulos. No retângulo, a base mede 3 centímetros e a altura mede 4 centímetros. Nos triângulos, a base mede 2 centímetros e a altura relativa à base mede 4 centímetros.

a) 14 centímetros quadrados

b) 16 centímetros quadrados

c) 20 centímetros quadrados

d) 28 centímetros quadrados

9. Acompanhe a conversa de Vicente e Luan. Leia a pergunta que Vicente encontrou no seu antigo caderno.

Ilustração: Um garoto negro de cabelo encaracolado e camiseta azul e branca, diz para um garoto negro de cabelo curto e camiseta vermelha e branca: A soma de dois números naturais é 4. Que números são esses?

Qual alternativa representa as possíveis respostas para essa pergunta?

a)

Figura geométrica: plano cartesiano na malha quadriculada. Eixo x com as indicações dos números 0, 1, 2, 3 e 4 e eixo y com as indicações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano, estão representados cinco pontos com as coordenadas:  abscissa 4 e ordenada 0; abscissa 4 e ordenada 1; abscissa 4 e ordenada 2; abscissa 4 e ordenada 3; abscissa 4 e ordenada 4.

b)

Figura geométrica: plano cartesiano na malha quadriculada. Eixo x com as indicações dos números 0, 1, 2, 3 e 4 e eixo y com as indicações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano, estão representados cinco pontos com as coordenadas: abscissa 0 e ordenada 4; abscissa 1 e ordenada 4; abscissa 2 e ordenada 4; abscissa 3 e ordenada 4; abscissa 4 e ordenada 4.

c)

Figura geométrica: plano cartesiano na malha quadriculada. Eixo x com as indicações dos números 0, 1, 2, 3 e 4 e eixo y com as indicações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano, está representado o ponto com coordenadas: abscissa 2 e ordenada 2.

d)

Gráfico. Plano cartesiano na malha quadriculada: Eixo x com as representações dos números 0, 1, 2, 3 e 4 e eixo y com as representações dos números 0, 1, 2, 3 e 4. No plano estão representados cinco pontos, com as coordenadas:  abscissa 0 e ordenada 4, abscissa 1 e ordenada 3, abscissa 2 e ordenada 2, abscissa 3 e ordenada 1 e abscissa 4 e ordenada 0.

10. A prefeitura de uma cidade encomendou uma pesquisa para saber o nível de satisfação com o serviço de transporte público no município durante o primeiro semestre de 2022. O gráfico a seguir apresenta o resultado dessa pesquisa.

Gráfico de setores: Título: QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022. Bom: 50 por cento. Ótimo: 25 por cento. Ruim: 12 vírgula 5 por cento. Regular: 12 vírgula 5 por cento.

Dados obtidos pela empresa de pesquisa estatística em julho de 2022.

Sabendo que .2000 pessoas foram entrevistadas, quantas acharam o transporte público ótimo?

a) 25 pessoas

b) quinhentas pessoas

c) duzentas e cinquenta pessoas

d) .1000 pessoas

11. Entre as alternativas a seguir, qual apresenta a descrição de um polígono cuja área mede 36 centímetros quadrados?

a) Um quadrado cujos lados medem 6 centímetros de comprimento.

b) Um triângulo cujo comprimento do lado mede 6 centímetros e o da altura relativa a esse lado também mede 6 centímetros.

c) Um losango cujas diagonais medem 4 centímetros e 9 centímetros de comprimento.

d) Um quadrado cujos lados medem 9 centímetros de comprimento.

Respostas e comentários

7. alternativa c

8. alternativa c

9. alternativa d

10. alternativa b

11. alternativa a

Orientações e sugestões didáticas

Na atividade 7, retome as ideias relacionadas à variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, ressaltando o uso da propriedade fundamental das proporções (o produto dos extremos é igual ao produto dos meios). Explore algumas situações que envolvam a variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas.

Para resolver a atividade 8, os estudantes podem calcular a medida da área do paralelogramo ou decompô-lo e adicionar as medidas das áreas dos triângulos e dos retângulo obtidos.

Na atividade 9, se julgar necessário intervir, leve-os a perceber que, nesse caso, há mais de uma resposta para a pergunta. Para isso, liste os números 0, 1, 2, 3 e 4 no quadro e faça questionamentos para que os estudantes determinem os números naturais que adicionados a eles resulta em 4. Em seguida, faça associações simétricas entre esses pares, por exemplo, (1, 3) e (3, 1), evidenciando a relação com as duas possibilidades para os pares ordenados (x, y).

Para resolver a atividade 10, os estudantes precisam interpretar o gráfico de setores, identificando que 25% das pessoas entrevistadas consideram o transporte público ótimo, e calcular a quantidade correspondente a essa porcentagem num total de .2000 pessoas entrevistadas. Se julgar conveniente, peça aos estudantes para interpretar os outros setores do gráfico e a calcular as quantidades correspondentes em relação ao total de 2 000 pessoas.

Na atividade 11, pode ser realizado um trabalho de retomada de conteúdos visando reforçar as decomposições e as composições para estabelecer a expressão de cálculo por meio da ideia de figuras equidecomponíveis. Se julgar necessário, calcule no quadro a medida de área de cada polígono dessa atividade.