Contents

  1. Índice
  2. ORIENTAÇÕES DE USO
  3. CAPA
  4. SEGUNDA CAPA
  5. FRONTISPÍCIO
  6. CRÉDITOS - página II
  7. AOS COLEGAS PROFESSORES - página III
  8. SUMÁRIO - página IV
  9. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE sôbreA COLEÇÃO - página V
    1. Apresentação da obra - página V
    2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página VII
    3. Abordagem teórico-metodológica das seções e sua relação com a BNCCBê êne cê cê - página IX
      • Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual - página XVI
    4. Subsídios para ordenações do conteúdo - página XVII
    5. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 6º ano - página XVIII
    6. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 7º ano - página XVIII
    7. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 8º ano - página XIX
    8. Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 9º ano - página XIX
    9. Algumas terminologias usadas nesta obra para referência aos conteúdos - página XX
    10. Considerações sobresôbre a avaliação - página XXI
    11. Diferentes perfis de aprendizagem - página XXIV
    12. Elementos para a reflexão sobresôbre a prática docente - página XXVIII
    13. Práticas didático-pedagógicas alinhadas ao papel de professor mediador - página XXX
    14. Algumas considerações sobresôbre inferir, propor e argumentar - página XXXIV
    15. Visitas guiadas - página XXXVIII
    16. Textos para reflexão sobresôbre a prática docente - página XLI
      1. Sobre a prática reflexiva - página XLI
      2. Sobre a produção científica ser colaborativa - página XLIII
      3. Sobre etnociência - página XLV
      4. Sobre pensamento computacional - página XLVI
      5. Sobre culturas juvenis - página XLVIII
      6. Sobre projeto de vida - página XLIX
      7. Sobre interdisciplinaridade - página LI
      8. Sobre cultura de paz - página LII
      9. Sobre bullying - página LIII
      10. Sobre automutilação em adolescentes - página LVI
      11. Sobre violência contra a mulher - página LVIII
      12. Sobre TDICs - página LX
  10. CONSIDERAÇÕES SOBREsôbre ESTE VOLUME (9º ANO) - página LXII
    1. Abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades e competências - página LXII
    2. BNCC • Competências gerais • 9º ano - página LXVI
    3. BNCC • Competências específicas • 9º ano - página LXVII
    4. BNCC • Habilidades de Ciências • 9º ano - página LXVIII
    5. Temas Contemporâneos Transversais (TCTstê cê tês) na BNCCBê êne cê cê - página LXIX
    6. Propostas de avaliação - página LXX
    7. Aprofundamento ao professor - página XCI
      1. Referente ao capítulo 2 - página XCI
      2. Referente ao capítulo 3 - página XCII
      3. Referente ao capítulo 4 - página XCV
      4. Referente ao capítulo 5 - página XCVI
      5. Referente ao capítulo 6 - página XCIX
      6. Referente ao capítulo 7 - página CI
      7. Referente ao capítulo 8 - página CII
      8. Referente ao capítulo 9 - página CIII
      9. Referente ao capítulo 10 - página CVII
      10. Referente ao capítulo 11 - página CXII
      11. Referente ao capítulo 12 - página CXV
    8. Sugestão de leitura complementar para estudantes - página CXVIII
    9. Sugestão de leitura complementar para professores - página CXIX
    10. Referencial bibliográfico comentado - página CXXVI
  11. CAPA
  12. FRONTISPÍCIO
  13. CRÉDITOS - página 2
  14. AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS - página 3
  15. APRESENTAÇÃO DA OBRA - página 4
  16. SUMÁRIO - página 8
  17. UNIDADE A - página 12
    1. CAPÍTULO 1 Reações químicas e Teoria Atômica de Dalton - página 12
      1. Motivação - página 13
      2. Desenvolvimento do tema - página 14
        1. 1. Recordando mudanças de fase da água - página 14
        2. 2. Recordando densidade - página 15
        3. 3. Recordando o que é reação química - página 16
        4. 4. A Lei da Conservação da Massa - página 18
        5. 5. A Lei das Proporções Constantes - página 19
        6. 6. A Teoria Atômica de Dalton - página 20
        7. 7. Símbolos e fórmulas - página 21
        8. 8. Equação química - página 23
        9. 9. Explicação para as Leis de Lavoisierlavoziêr e de Proustprust - página 24
      3. Organização de ideias - página 25
      4. Explore diferentes linguagens - página 26
      5. Seu aprendizado não termina aqui - página 31
    2. CAPÍTULO 2 Cargas elétricas e modelo atômico de RutherfordRuterfór - página 32
      1. Motivação - página 33
      2. Desenvolvimento do tema - página 33
        1. 1. Eletricidade - página 33
        2. 2. Cargas elétricas - página 33
        3. 3. Eletrização por atrito - página 35
        4. 4. Condutores elétricos e isolantes elétricos - página 36
        5. 5. Eletrização por contato - página 37
        6. 6. Aterramento de um objeto - página 37
        7. 7. Descargas elétricas no ar - página 38
        8. 8. Modelo atômico de RutherfordRuterfór - página 39
        9. 9. Elemento químico e número atômico - página 41
        10. 10. A tabela periódica - página 42
        11. 11. Isótopos - página 45
      3. Organização de ideias - página 46
      4. Use o que aprendeu - página 47
      5. Explore diferentes linguagens - página 49
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 50
    3. CAPÍTULO 3 Ondas eletromagnéticas e modelo atômico de BohrBór - página 51
      1. Motivação - página 52
      2. Desenvolvimento do tema - página 52
        1. 1. Ondas - página 52
        2. 2. Ondas: mecânicas versus eletromagnéticas - página 53
        3. 3. Características e aplicações das ondas eletromagnéticas - página 54
        4. 4. Modelo atômico de BohrBór - página 59
        5. 5. Algumas aplicações do modelo de BohrBór - página 61
        6. 6. Distribuição eletrônica nas camadas - página 63
        7. 7. Distribuição eletrônica e tabela periódica - página 64
      3. Organização de ideias - página 65
      4. Use o que aprendeu - página 66
      5. Seu aprendizado não termina aqui - página 66
      6. Fechamento da unidade - página 67
  18. UNIDADE B - página 68
    1. CAPÍTULO 4 Ligações químicas - página 68
      1. Motivação - página 69
      2. Desenvolvimento do tema - página 70
        1. 1. Tipos de substâncias que estudaremos - página 70
        2. 2. Ligações químicas que estudaremos - página 70
        3. 3. Ligação iônica - página 72
        4. 4. Ligação covalente - página 74
        5. 5. Ligação metálica - página 76
        6. 6. Comparação entre os tipos de substâncias - página 77
      3. Organização de ideias - página 82
      4. Use o que aprendeu - página 83
      5. Explore diferentes linguagens - página 87
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 87
    2. CAPÍTULO 5 Acústica - página 88
      1. Motivação - página 89
      2. Desenvolvimento do tema - página 90
        1. 1. Som e ondas sonoras - página 90
        2. 2. Propriedades do som - página 91
        3. 3. Instrumentos musicais - página 94
        4. 4. Velocidade do som no ar - página 97
      3. Motivação - página 98
      4. Desenvolvimento do tema - página 98
        1. 5. O som não se propaga apenas no ar - página 98
        2. 6. Reflexão e absorção do som. Eco - página 99
        3. 7. Ultrassom e infrassom - página 100
      5. Organização de ideias - página 102
      6. Use o que aprendeu - página 102
      7. Explore diferentes linguagens - página 104
      8. Seu aprendizado não termina aqui - página 105
    3. CAPÍTULO 6 Óptica - página 106
      1. Motivação - página 107
      2. Desenvolvimento do tema - página 108
        1. 1. Conceitos introdutórios à Óptica - página 108
        2. 2. As componentes da luz branca - página 109
        3. 3. Cores primárias de luz - página 110
        4. 4. Cores primárias de luz e visão - página 111
        5. 5. Cores primárias de corantes - página 112
        6. 6. Reflexão, refração e absorção - página 114
      3. Motivação - página 115
      4. Desenvolvimento do tema - página 115
        • 7. A formação das sombras - página 115
      5. Motivação - página 116
      6. Desenvolvimento do tema - página 117
        • 8. Imagens em espelhos planos - página 117
      7. Motivação - página 119
      8. Desenvolvimento do tema - página 119
        1. 9. Imagens em espelhos convexos - página 119
        2. 10. Imagens em espelhos côncavos - página 119
      9. Motivação - página 120
      10. Desenvolvimento do tema - página 121
        • 11. Refração da luz - página 121
      11. Organização de ideias - página 122
      12. Use o que aprendeu - página 123
      13. Explore diferentes linguagens - página 123
      14. Seu aprendizado não termina aqui - página 127
      15. Fechamento da unidade - página 128
  19. UNIDADE C - página 129
    1. CAPÍTULO 7 Cinemática - página 129
      1. Motivação - página 130
      2. Desenvolvimento do tema - página 131
        1. 1. Algumas contribuições de Galileu Galilei - página 131
        2. 2. Conceitos introdutórios à Mecânica - página 131
        3. 3. Velocidade média - página 133
        4. 4. Velocidade instantânea - página 134
        5. 5. Movimento uniforme e movimento variado - página 135
        6. 6. Aceleração - página 135
        7. 7. Queda livre - página 136
        8. 8. Aceleração da gravidade - página 137
      3. Organização de ideias - página 139
      4. Use o que aprendeu - página 140
      5. Explore diferentes linguagens - página 141
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 143
    2. CAPÍTULO 8 Dinâmica - página 144
      1. Motivação - página 145
      2. Desenvolvimento do tema - página 145
        1. 1. Massa: uma abordagem inicial - página 145
        2. 2. Grandezas escalares - página 146
        3. 3. Grandezas vetoriais - página 146
        4. 4. Forçafôrça - página 148
      3. Motivação - página 149
      4. Desenvolvimento do tema - página 150
        1. 5. Primeira Lei de NewtonNiutom - página 150
        2. 6. Segunda Lei de NewtonNiutom - página 151
        3. 7. Força peso - página 153
      5. Motivação - página 154
      6. Desenvolvimento do tema - página 155
        1. 8. Forçafôrça de tração - página 155
        2. 9. Medida da força peso - página 156
      7. Motivação - página 158
      8. Desenvolvimento do tema - página 158
        • 10. Terceira Lei de NewtonNiutom - página 158
      9. Organização de ideias - página 161
      10. Use o que aprendeu - página 161
      11. Explore diferentes linguagens - página 163
      12. Seu aprendizado não termina aqui - página 164
    3. CAPÍTULO 9 Gravitação - página 165
      1. Motivação - página 166
      2. Desenvolvimento do tema - página 166
        1. 1. O conceito de forçafôrça centrípeta - página 166
        2. 2. Forçafôrça centrípeta e objetos em órbita - página 169
        3. 3. A Lei da Gravitação Universal - página 171
        4. 4. Geocentrismo versus heliocentrismo - página 171
        5. 5. Os planetas e o Sistema Solar - página 175
        6. 6. Sol, a nossa estrela - página 177
        7. 7. Galáxias - página 180
        8. 8. Sol e outras estrelas - página 182
        9. 9. Ciclo de vida das estrelas - página 186
      3. Organização de ideias - página 193
      4. Use o que aprendeu - página 193
      5. Explore diferentes linguagens - página 194
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 194
      7. Fechamento da unidade - página 195
  20. UNIDADE D - página 196
    1. CAPÍTULO 10 Genética e hereditariedade - página 196
      1. Motivação - página 197
      2. Desenvolvimento do tema - página 197
        1. 1. MendelMendél e as ervilhas - página 197
        2. 2. Material genético - página 200
        3. 3. Cromossomos homólogos e número haploide - página 202
        4. 4. Cromossomos e reprodução humana - página 203
        5. 5. O que é Genética? - página 205
        6. 6. Alelos localizam-se em cromossomos homólogos - página 205
        7. 7. Genótipo - página 206
        8. 8. Fenótipo e influência do ambiente - página 207
        9. 9. Hereditariedade em humanos - página 210
        10. 10. Os grupos sanguíneos - página 211
        11. 11. Parecidos, mas geralmente diferentes! - página 212
        12. 12. Cromossomos sexuais - página 213
        13. 13. Doenças hereditárias e aneuploidia - página 214
      3. Organização de ideias - página 217
      4. Use o que aprendeu - página 217
      5. Explore diferentes linguagens - página 218
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 219
    2. CAPÍTULO 11 Evolução dos seres vivos - página 220
      1. Motivação - página 221
      2. Desenvolvimento do tema - página 221
        1. 1. Fósseis: registros do passado - página 221
        2. 2. O conceito de evolução - página 222
        3. 3. A explicação lamarckista para a evolução - página 223
        4. 4. A explicação darwinista para a evolução - página 223
        5. 5. Como se formam novas espécies? - página 224
        6. 6. Evolução não é um processo individual - página 225
        7. 7. DarwinDárvin inspirou-se na seleção artificial - página 226
        8. 8. Árvores filogenéticas - página 227
        9. 9. A origem da vida - página 231
      3. Organização de ideias - página 234
      4. Use o que aprendeu - página 234
      5. Explore diferentes linguagens - página 235
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 240
    3. CAPÍTULO 12 Desenvolvimento sustentável - página 241
      1. Motivação - página 242
      2. Desenvolvimento do tema - página 243
        1. 1. Desenvolvimento sustentável - página 243
        2. 2. Ação humana e desequilíbrios ambientais - página 244
        3. 3. A importância das unidades de conservação - página 246
        4. 4. Recursos renováveis e recursos não renováveis - página 247
        5. 5. Ameaça aos recursos renováveis - página 250
        6. 6. O crescimento da população humana - página 250
      3. Organização de ideias - página 254
      4. Use o que aprendeu - página 254
      5. Explore diferentes linguagens - página 254
      6. Seu aprendizado não termina aqui - página 255
      7. Fechamento da unidade - página 256
  21. Algumas palavras finais ao estudante - página 257
  22. SUPLEMENTO DE PROJETOS - página 258
    1. PROJETO 1 – Tinta invisível - página 259
    2. PROJETO 2 – Determinação da velocidade média de um móvel - página 260
    3. PROJETO 3 – Verificando algumas ideias de Galileu - página 261
    4. PROJETO 4 – Qual será o sexo do bebê? - página 262
    5. PROJETO 5 – Simulando a formação de fósseis - página 263
    6. PROJETO 6 – Camuflagem e seleção natural - página 264
  23. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO - página 265
  24. TERCEIRA Capa
  25. QUARTA CAPA
  26. Lista de links
  27. Lista de créditos