Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
SEGUNDA CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página II
AOS COLEGAS PROFESSORES
- página III
SUMÁRIO
- página IV
CONSIDERAÇÕES GERAIS
SOBRE
sôbre
A COLEÇÃO
- página V
Apresentação da obra
- página V
A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página VII
Abordagem teórico-metodológica das seções e sua relação com a
BNCC
Bê êne cê cê
- página IX
Como ajudar os estudantes a construir um mapa conceitual
- página XVI
Subsídios para ordenações do conteúdo
- página XVII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 6
º
ano
- página XVIII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 7
º
ano
- página XVIII
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 8
º
ano
- página XIX
Sugestão de cronograma • Unidades e capítulos • 9
º
ano
- página XIX
Algumas terminologias usadas nesta obra para referência aos conteúdos
- página XX
Considerações
sobre
sôbre
a avaliação
- página XXI
Diferentes perfis de aprendizagem
- página XXIV
Elementos para a reflexão
sobre
sôbre
a prática docente
- página XXVIII
Práticas didático-pedagógicas alinhadas ao papel de professor mediador
- página XXX
Algumas considerações
sobre
sôbre
inferir, propor e argumentar
- página XXXIV
Visitas guiadas
- página XXXVIII
Textos para reflexão
sobre
sôbre
a prática docente
- página XLI
Sobre a prática reflexiva
- página XLI
Sobre a produção científica ser colaborativa
- página XLIII
Sobre etnociência
- página XLV
Sobre pensamento computacional
- página XLVI
Sobre culturas juvenis
- página XLVIII
Sobre projeto de vida
- página XLIX
Sobre interdisciplinaridade
- página LI
Sobre cultura de paz
- página LII
Sobre
bullying
- página LIII
Sobre automutilação em adolescentes
- página LVI
Sobre violência contra a mulher
- página LVIII
Sobre TDICs
- página LX
CONSIDERAÇÕES
SOBRE
sôbre
ESTE VOLUME (9
º
ANO)
- página LXII
Abordagem teórico-metodológica no desenvolvimento de habilidades e competências
- página LXII
BNCC • Competências gerais • 9
º
ano
- página LXVI
BNCC • Competências específicas • 9
º
ano
- página LXVII
BNCC • Habilidades de Ciências • 9
º
ano
- página LXVIII
Temas Contemporâneos Transversais (
TCTs
tê cê tês
) na
BNCC
Bê êne cê cê
- página LXIX
Propostas de avaliação
- página LXX
Aprofundamento ao professor
- página XCI
Referente ao capítulo 2
- página XCI
Referente ao capítulo 3
- página XCII
Referente ao capítulo 4
- página XCV
Referente ao capítulo 5
- página XCVI
Referente ao capítulo 6
- página XCIX
Referente ao capítulo 7
- página CI
Referente ao capítulo 8
- página CII
Referente ao capítulo 9
- página CIII
Referente ao capítulo 10
- página CVII
Referente ao capítulo 11
- página CXII
Referente ao capítulo 12
- página CXV
Sugestão de leitura complementar para estudantes
- página CXVIII
Sugestão de leitura complementar para professores
- página CXIX
Referencial bibliográfico comentado
- página CXXVI
CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS
- página 3
APRESENTAÇÃO DA OBRA
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE
A
- página 12
CAPÍTULO 1
Reações químicas e Teoria Atômica de
Dalton
- página 12
Motivação
- página 13
Desenvolvimento do tema
- página 14
1.
R
ecordando mudanças de fase da água
- página 14
2.
R
ecordando densidade
- página 15
3. R
ecordando o que é reação química
- página 16
4.
A Lei da Conservação da Massa
- página 18
5. A Lei das Proporções Constantes
- página 19
6. A Teoria Atômica de
Dalton
- página 20
7.
Símbolos e fórmulas
- página 21
8.
Equação química
- página 23
9. Explicação para as Leis de
Lavoisier
lavoziêr
e de
Proust
prust
- página 24
Organização de ideias
- página 25
Explore diferentes linguagens
- página 26
Seu aprendizado não termina aqui
- página 31
CAPÍTULO 2
Cargas elétricas e modelo atômico de
Rutherford
Ruterfór
- página 32
Motivação
- página 33
Desenvolvimento do tema
- página 33
1. Eletricidade
- página 33
2. Cargas elétricas
- página 33
3. Eletrização por atrito
- página 35
4. Condutores elétricos e isolantes elétricos
- página 36
5. Eletrização por contato
- página 37
6.
Aterramento de um objeto
- página 37
7. Descargas elétricas no ar
- página 38
8. Modelo atômico de
Rutherford
Ruterfór
- página 39
9. Elemento químico e número atômico
- página 41
10. A tabela periódica
- página 42
11. Isótopos
- página 45
Organização de ideias
- página 46
Use o que aprendeu
- página 47
Explore diferentes linguagens
- página 49
Seu aprendizado não termina aqui
- página 50
CAPÍTULO 3
Ondas eletromagnéticas e modelo atômico de
Bohr
Bór
- página 51
Motivação
- página 52
Desenvolvimento do tema
- página 52
1. Ondas
- página 52
2. Ondas: mecânicas versus eletromagnéticas
- página 53
3. Características e aplicações das ondas eletromagnéticas
- página 54
4. Modelo atômico de
Bohr
Bór
- página 59
5. Algumas aplicações do modelo de
Bohr
Bór
- página 61
6. Distribuição eletrônica nas camadas
- página 63
7. Distribuição eletrônica e tabela periódica
- página 64
Organização de ideias
- página 65
Use o que aprendeu
- página 66
Seu aprendizado não termina aqui
- página 66
Fechamento da unidade
- página 67
UNIDADE
B
- página 68
CAPÍTULO
4
Ligações químicas
- página 68
Motivação
- página 69
Desenvolvimento do tema
- página 70
1. Tipos de substâncias que estudaremos
- página 70
2.
Ligações químicas que estudaremos
- página 70
3.
Ligação iônica
- página 72
4. Ligação covalente
- página 74
5. Ligação metálica
- página 76
6. Comparação entre os tipos de substâncias
- página 77
Organização de ideias
- página 82
Use o que aprendeu
- página 83
Explore diferentes linguagens
- página 87
Seu aprendizado não termina aqui
- página 87
CAPÍTULO
5
Acústica
- página 88
Motivação
- página 89
Desenvolvimento do tema
- página 90
1. Som e ondas sonoras
- página 90
2. Propriedades do som
- página 91
3. Instrumentos musicais
- página 94
4. Velocidade do som no ar
- página 97
Motivação
- página 98
Desenvolvimento do tema
- página 98
5. O som não se propaga apenas no ar
- página 98
6. Reflexão e absorção do som. Eco
- página 99
7. Ultrassom e infrassom
- página 100
Organização de ideias
- página 102
Use o que aprendeu
- página 102
Explore diferentes linguagens
- página 104
Seu aprendizado não termina aqui
- página 105
CAPÍTULO 6
Óptica
- página 106
Motivação
- página 107
Desenvolvimento do tema
- página 108
1. Conceitos introdutórios à Óptica
- página 108
2. As componentes da luz branca
- página 109
3. Cores primárias de luz
- página 110
4. Cores primárias de luz e visão
- página 111
5. Cores primárias de corantes
- página 112
6. Reflexão, refração e absorção
- página 114
Motivação
- página 115
Desenvolvimento do tema
- página 115
7. A formação das sombras
- página 115
Motivação
- página 116
Desenvolvimento do tema
- página 117
8. Imagens em espelhos planos
- página 117
Motivação
- página 119
Desenvolvimento do tema
- página 119
9. Imagens em espelhos convexos
- página 119
10. Imagens em espelhos côncavos
- página 119
Motivação
- página 120
Desenvolvimento do tema
- página 121
11. Refração da luz
- página 121
Organização de ideias
- página 122
Use o que aprendeu
- página 123
Explore diferentes linguagens
- página 123
Seu aprendizado não termina aqui
- página 127
Fechamento da unidade
- página 128
UNIDADE C
- página 129
CAPÍTULO 7
Cinemática
- página 129
Motivação
- página 130
Desenvolvimento do tema
- página 131
1. Algumas contribuições de Galileu Galilei
- página 131
2. Conceitos introdutórios à Mecânica
- página 131
3. Velocidade média
- página 133
4. Velocidade instantânea
- página 134
5.
Movimento uniforme e movimento variado
- página 135
6.
Aceleração
- página 135
7.
Queda livre
- página 136
8. Aceleração da gravidade
- página 137
Organização de ideias
- página 139
Use o que aprendeu
- página 140
Explore diferentes linguagens
- página 141
Seu aprendizado não termina aqui
- página 143
CAPÍTULO 8
Dinâmica
- página 144
Motivação
- página 145
Desenvolvimento do tema
- página 145
1. Massa: uma abordagem inicial
- página 145
2. Grandezas escalares
- página 146
3. Grandezas vetoriais
- página 146
4.
Força
fôrça
- página 148
Motivação
- página 149
Desenvolvimento do tema
- página 150
5. Primeira Lei de
Newton
Niutom
- página 150
6. Segunda Lei de
Newton
Niutom
- página 151
7.
Força peso
- página 153
Motivação
- página 154
Desenvolvimento do tema
- página 155
8.
Força
fôrça
de tração
- página 155
9. Medida da
força peso
- página 156
Motivação
- página 158
Desenvolvimento do tema
- página 158
10. Terceira Lei de
Newton
Niutom
- página 158
Organização de ideias
- página 161
Use o que aprendeu
- página 161
Explore diferentes linguagens
- página 163
Seu aprendizado não termina aqui
- página 164
CAPÍTULO 9
Gravitação
- página 165
Motivação
- página 166
Desenvolvimento do tema
- página 166
1. O conceito de
força
fôrça
centrípeta
- página 166
2.
Força
fôrça
centrípeta e objetos em órbita
- página 169
3. A Lei da Gravitação Universal
- página 171
4. Geocentrismo versus heliocentrismo
- página 171
5. Os planetas e o Sistema Solar
- página 175
6. Sol, a nossa estrela
- página 177
7. Galáxias
- página 180
8.
Sol e outras estrelas
- página 182
9. Ciclo de vida das estrelas
- página 186
Organização de ideias
- página 193
Use o que aprendeu
- página 193
Explore diferentes linguagens
- página 194
Seu aprendizado não termina aqui
- página 194
Fechamento da unidade
- página 195
UNIDADE
D
- página 196
CAPÍTULO
10
Genética e hereditariedade
- página 196
Motivação
- página 197
Desenvolvimento do tema
- página 197
1.
Mendel
Mendél
e as ervilhas
- página 197
2. Material genético
- página 200
3. Cromossomos homólogos e número haploide
- página 202
4. Cromossomos e reprodução humana
- página 203
5. O que é Genética?
- página 205
6. Alelos localizam-se em cromossomos homólogos
- página 205
7. Genótipo
- página 206
8. Fenótipo e influência do ambiente
- página 207
9. Hereditariedade em humanos
- página 210
10. Os grupos sanguíneos
- página 211
11. Parecidos, mas geralmente diferentes!
- página 212
12. Cromossomos sexuais
- página 213
13. Doenças hereditárias e aneuploidia
- página 214
Organização de ideias
- página 217
Use o que aprendeu
- página 217
Explore diferentes linguagens
- página 218
Seu aprendizado não termina aqui
- página 219
CAPÍTULO 11
Evolução dos seres vivos
- página 220
Motivação
- página 221
Desenvolvimento do tema
- página 221
1. Fósseis: registros do passado
- página 221
2. O conceito de evolução
- página 222
3. A explicação lamarckista para a evolução
- página 223
4. A explicação darwinista para a evolução
- página 223
5.
Como se formam novas espécies?
- página 224
6. Evolução não é um processo individual
- página 225
7.
Darwin
Dárvin
inspirou-se na seleção artificial
- página 226
8. Árvores filogenéticas
- página 227
9. A origem da vida
- página 231
Organização de ideias
- página 234
Use o que aprendeu
- página 234
Explore diferentes linguagens
- página 235
Seu aprendizado não termina aqui
- página 240
CAPÍTULO 12
Desenvolvimento sustentável
- página 241
Motivação
- página 242
Desenvolvimento do tema
- página 243
1. Desenvolvimento sustentável
- página 243
2. Ação humana e desequilíbrios ambientais
- página 244
3. A importância das unidades de conservação
- página 246
4. Recursos renováveis e recursos não renováveis
- página 247
5. Ameaça aos recursos renováveis
- página 250
6. O crescimento da população humana
- página 250
Organização de ideias
- página 254
Use o que aprendeu
- página 254
Explore diferentes linguagens
- página 254
Seu aprendizado não termina aqui
- página 255
Fechamento da unidade
- página 256
Algumas palavras finais ao estudante
- página 257
SUPLEMENTO DE PROJETOS
- página 258
PROJETO 1 – Tinta invisível
- página 259
PROJETO 2 – Determinação da velocidade média de um móvel
- página 260
PROJETO 3 – Verificando algumas ideias de Galileu
- página 261
PROJETO 4 – Qual será o sexo do bebê?
- página 262
PROJETO 5 – Simulando a formação de fósseis
- página 263
PROJETO 6 – Camuflagem e seleção natural
- página 264
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO
- página 265
TERCEIRA Capa
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos