Apresentação

Olá!

Esta é a coleção didática escolhida por seu professor ou sua professora para as aulas de Língua Inglesa. Com este material, procuramos promover a educação linguística em Língua Inglesa, ou seja, propor atividades de compreensão e de produção de textos escritos e orais com o fim de ampliar sua reflexão sobre a linguagem e sobre as diversas práticas sociais que envolvem a língua. Por meio de tais propostas, consideramos que é possível ampliar sua percepção sobre o mundo e sobre você mesmo ou mesma, elemento fundamental para sua formação como cidadão ou cidadã.

Nesta obra, o texto é o objeto do ensino de Língua Inglesa. As atividades têm como foco os textos escritos e orais que circularam no mundo antes de ser escolhidos para estar aqui, com o intuito de que possam contribuir para sua educação linguística. Para você entender melhor esses textos, há elementos nas atividades que lhe possibilitam ter acesso a informações sobre sua circulação: o formato original, quem os elaborou, a quem estavam dirigidos e quando foram produzidos.

Os temas escolhidos para as unidades são todos relevantes, contribuindo para sua educação e para a ampliação de seu conhecimento de mundo. Além disso, procuramos aproximar esses temas de seus interesses e de seu contexto, bem como de outros componentes curriculares. Com Língua Portuguesa, nosso diálogo é permanente, por ser uma disciplina com a qual a Língua Inglesa compartilha o mesmo objetivo — a educação linguística — e o mesmo objeto — o texto.

Convidamos você a ir além das palavras em Língua Inglesa!

Um abraço,

Os organizadores ou as organizadoras

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Paulo Freire

Como se organiza este livro

Este volume da coleção é composto de oito unidades, precedidas de uma unidade de introdução intitulada Starting Point. Com exceção de Starting point, as demais unidades se organizam da seguinte fórma:

Páginas de abertura

Apresentam o título, os gêneros discursivos, o tema e os objetivos gerais da unidade, além de imagens, especialmente fotografias, relacionadas ao tema que será abordado. Assim, você pode ter seu primeiro contato com o trabalho a ser desenvolvido.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção ABERTURA.

taimi tchu finqui

Contém questões que vão proporcionar algumas reflexões iniciais sobre o tema e, em alguns casos, sobre os gêneros discursivos da unidade. Nesta seção, você será estimulado também a recuperar o que já conhece sobre o conteú­do explorado.

rídin

Traz duas ou três Tasks de compreensão leitora. Cada uma se inicia com Before reading, cujo propósito é recuperar seus conhecimentos prévios e estimular a formulação de hipóteses sobre o tema e o gênero do texto que você vai ler em Read to learn. As questões de compreensão encontram-se em Constructing meanings. E, ao final, Think a little more promove uma reflexão sobre o que foi lido e, sempre que possível, conexões com o contexto.

lissenin

Apresenta uma atividade de compreensão auditiva. Inicia-se com Before listening, para ativar seus conhecimentos prévios e motivar você a construir hipóteses sobre o texto oral que vai ouvir em Listen to learn, segue com Constructing meanings, em que se encontram as questões de compreensão, e finaliza com Think a little more, em que se propõe a reflexão sobre o texto e sobre as relações entre ele e seu contexto, sempre que possível.

lenguagi in équitchon

Apresenta questões sobre vocabulário e gramática relativas a gêneros discursivos trabalhados na unidade.

spíkin sléch uráitin

Propõe atividades de produção oral (Speaking) ou escrita (Writing), de maneira alternada entre as unidades, com as seguintes subseções: Hit the road, em que é definida a proposta da atividade e são explicitados os itens relacionados às condições de produção do texto – o gênero, o tema, o objetivo, os interlocutores, a fórma, o meio de circulação e a autoria; Toolbox, onde são apresentados e discutidos alguns recursos para a produção textual; e, finalmente, Step back, que orienta você a revisar seu texto e apresentar a versão final dele.

piti istopi

Promove uma atividade de síntese do tema trabalhado na unidade, relacionando-o com as imagens presentes nas páginas de abertura.

thinkirôver

Apresenta uma proposta de autoavaliação da aprendizagem. Compõe-se de itens relativos à compreensão e à produção dos gêneros discursivos que são os eixos da unidade, bem como à reflexão sobre o tema e sobre seu engajamento nas atividades desenvolvidas.

áison grémer

Sistematiza, para rápida consulta, alguns elementos de vocabulário e de gramática relativos aos gêneros trabalhados na unidade.

Este volume apresenta ainda dois projetos e as unidades são seguidas dos apêndices.

Projetos

Localizados após as Unidades 4 e 8, propõem a produção de diferentes textos de gêneros discursivos previamente trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um produto final.

Apêndices

dere is móre

Apresenta questões complementares ao que foi trabalhado nas unidades.

ãpi tchu iu

Apresenta sugestões de livros, filmes, sites e museus relacionados aos temas das unidades.

líst óvirégiuler vãrbs

Oferece uma lista de verbos irregulares de uso mais frequente em língua inglesa.

réfrences

Apresenta as referências bibliográficas comentadas das unidades.

Transcrição dos áudios

Apresenta todos os áudios propostos nas unidades.

Ícones

Ícone. Ilustração de dois balões de fala sobrepostos, um azul em primeiro plano e um roxo em segundo plano. Identifica atividades de prática oral.

Indica as questões a que você pode responder apenas oralmente.

Ícone. Ilustração de folha pautada de caderno com um lápis roxo escrevendo sobre ela. Identifica atividades que deve ser respondida no caderno.

Indica as questões a que você deve responder por escrito no caderno.

Ícone. Ilustração de fones supra-auriculares azuis. Identifica atividades de áudio.

Indica gravação do texto oral, que poderá ser acessada por meio de ícone apresentado na atividade.

Ícone Eyes on grammar example

Mostra que algum aspecto da gramática ou do vocabulário de determinado texto encontra-se na seção Eyes on grammar.

Quadros

Ícone do quadro Did you know?

Apresenta informações complementares para contextualizar alguns textos e temas, além de ampliar os sentidos de algumas palavras e expressões.

Starting point 10

1. Information: here, there, and everywhere 14

Gêneros discursivos: capa de revista, primeira página de jornal impresso, home page  de jornal digital e noticiário de televisão.

Tema: o mundo da informação.

Time to think 16

Reading 17

Task 1 (magazine cover) 17

Task 2 (newspaper front page) 19

Task 3 (newspaper home page) 22

Think a little more 24

Listening 25

Think a little more 27

Language in action 27

Speaking 29

Pit stop 31

Think it over 31

Eyes on grammar 32

2. Women who made a difference 34

Gêneros discursivos: biografia escrita e oral e linha do tempo.

Tema: mulheres que contribuíram positivamente para o mundo.

Time to think 36

Reading 38

Task 1 (written biography) 38

Task 2 (written biography and timeline) 40

Think a little more 43

Listening 44

Think a little more 46

Language in action 46

Writing 50

Pit stop 51

Think it over 51

Eyes on grammar 51

3. You have the right to know your rights! 54

Gêneros discursivos: convenção em versão para crianças e entrevista oral.

Tema: direitos da criança.

Time to think 56

Reading 57

Task 1 (convention in child-friendly language) 57

Task 2 (convention in child-friendly language) 59

Think a little more 62

Listening 63

Think a little more 64

Language in action 65

Speaking 67

Pit stop 69

Think it over 69

Eyes on grammar 70

4. We’re all Africa 72

Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia e filme documentário.

Tema: conexões culturais e históricas entre África e Brasil.

Time to think 74

Reading 76

Task 1 (encyclopedia entry) 76

Task 2 (encyclopedia entry) 78

Think a little more 80

Listening 81

Think a little more 84

Language in action 84

Writing 86

Pit stop 87

Think it over 88

Eyes on grammar 88

Project 1. “Englishes” around the globe 90

Produto final: uma minienciclopédia.

Tema: o alcance global do inglês.

Getting started 90

Preparing the project 93

Hands on 94

Step back 95

Joining the ideas 95

5. War and peace 96

Gêneros discursivos: notícia de jornal e relato histórico oral.

Tema: importantes eventos do passado.

Time to think 98

Reading 100

Task 1 (news article) 100

Task 2 (news article) 102

Think a little more 105

Listening 106

Think a little more 108

Language in action 108

Speaking 110

Pit stop 112

Think it over 112

Eyes on grammar 112

6. Humor is in the air 114

Gêneros discursivos: história em quadrinhos e série de comédia.

Tema: humor.

Time to think 116

Reading 118

Task 1 (comics) 118

Task 2 (comics) 120

Task 3 (comics) 122

Think a little more 124

Listening 125

Think a little more 127

Language in action 127

Writing 130

Pit stop 131

Think it over 132

Eyes on grammar 132

7. Sports in our lives 134

Gêneros discursivos: reportagem e relato histórico oral.

Tema: esportes em nossas vidas.

Time to think 136

Reading 138

Task 1 (feature article) 138

Task 2 (feature article) 141

Task 3 (feature article) 142

Think a little more 144

Listening 144

Think a little more 146

Language in action 146

Speaking 148

Pit stop 149

Think it over 149

Eyes on grammar 150

8. A better place! 152

Gêneros discursivos: anúncio publicitário, folheto e fôlder.

Tema: campanhas sociais.

Time to think 154

Reading 155

Task 1 (advertisement) 155

Task 2 (leaflet) 157

Task 3 (brochure) 159

Think a little more 161

Listening 162

Think a little more 163

Language in action 163

Writing 166

Pit stop 167

Think it over 168

Eyes on grammar 168

Project 2. Let’s play “No bullying!” 170

Produto final: um jogo de tabuleiro.

Tema: Nada de bullying!

Getting started 170

Preparing the project 173

Hands on 175

Step back 176

Joining the ideas 176

Appendices 177

There is more 178

Up to you 196

List of irregular verbs 198

References 200

Transcrição dos áudios 203