Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano
Eduardo Leite do Canto, Laura Celloto Canto Leite, Luiza Celloto Canto
Código da Coleção: 0018 P24 01 00 207 030
Proposta pedagógica
- Desenvolver as competências em Ciências e dar foco à formação cidadã, atrelando o conteúdo trabalhado à vida em sociedade.
- Fornecer um manual completo para o professor, facilitando a adaptação da obra a qualquer plano de aulas, sempre respeitando as diferentes formas de aprendizagem dos alunos.
- Valorizar e respeitar a realidade e a comunidade em que o aluno está inserido, usando-a como meio de aprendizado.
Código do Obra: 0018 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0018 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0018 P24 01 00 207 030
Código do Obra: 0018 P24 01 00 207 030
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
UNIDADE A
CAPÍTULO 1 – SERES VIVOS E CADEIAS ALIMENTARES
Motivação – p. 13
Desenvolvimento do tema – p. 16
- Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem – p. 16
- Os seres vivos precisam de energia – p. 17
- Os seres vivos podem se reproduzir – p. 18
- Os seres vivos dependem do ambiente – p. 18
- Os seres vivos interagem uns com os outros – p. 19
- Semelhanças entre os ambientes – p. 19
- Diferenças entre os ambientes – p. 19
- O que é cadeia alimentar? – p. 21
- Produtores e consumidores – p. 22
- Seres vivos dependem uns dos outros – p. 22
- Há equilíbrio nas cadeias alimentares – p. 23
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 23
Use o que aprendeu – p. 24
Explore diferentes linguagens – p. 26
Seu aprendizado não termina aqui – p. 29
CAPÍTULO 2 – FOTOSSÍNTESE
Motivação – p. 31
Desenvolvimento do tema – p. 32
- A semente de feijão tem reserva de alimento – p. 32
- Os animais e as plantas respiram – p. 33
- As plantas, além de respirarem, fazem fotossíntese – p. 33
- Sem luz não ocorre fotossíntese – p. 34
- De onde vêm a água e o gás carbônico? – p. 35
- As plantas comem terra? – p. 35
- A importância da fotossíntese – p. 36
- A fotossíntese e as cadeias alimentares – p. 37
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 37
Use o que aprendeu – p. 38
Explore diferentes linguagens – p. 38
Seu aprendizado não termina aqui – p. 40
CAPÍTULO 3 – TEIAS ALIMENTARES
Motivação – p. 42
Desenvolvimento do tema – p. 42
- O que são seres decompositores? – p. 42
- Decompositores reciclam nutrientes – p. 43
- Decompositores e cadeias alimentares – p. 43
- O que é aquilo que apareceu no pão? – p. 44
- E o que é que apareceu na laranja? – p. 45
- Fungos e bactérias atuam como decompositores – p. 45
- Ecologia e ecossistemas – p. 47
- Teias alimentares – p. 48
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 49
Use o que aprendeu – p. 49
Explore diferentes linguagens – p. 50
Seu aprendizado não termina aqui – p. 53
Isso vai para o nosso blog! – Higiene – p. 54
UNIDADE B
CAPÍTULO 4 – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO
Motivação – p. 56
Desenvolvimento do tema – p. 56
- Os níveis de organização do corpo humano – p. 56
- Célula: a unidade que compõe a diversidade – p. 57
- Seres pluricelulares e seres unicelulares – p. 60
- Noção da estrutura de uma célula animal – p. 61
- Noção da estrutura de uma célula vegetal – p. 62
- A diversidade das células – p. 63
- Tecidos – p. 63
- Órgãos – p. 65
- Sistemas – p. 65
- A integração entre os sistemas – p. 66
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 69
Explore diferentes linguagens – p. 69
Seu aprendizado não termina aqui – p. 71
CAPÍTULO 5 – OSSOS E MÚSCULOS
Motivação – p. 73
Desenvolvimento do tema – p. 73
- Ossos e músculos – p. 73
- Articulações ou juntas – p. 75
- Os três tipos de músculos – p. 77
- Músculos esqueléticos e movimentos do corpo – p. 78
- Alavancas no corpo humano – p. 81
- A coluna vertebral – p. 82
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 84
Use o que aprendeu – p. 84
Explore diferentes linguagens – p. 85
Seu aprendizado não termina aqui – p. 86
CAPÍTULO 6 – VISÃO
Motivação – p. 88
Desenvolvimento do tema – p. 88
- Raios de luz – p. 88
- O sentido da visão – p. 91
- A lente do olho e a “focalização” de imagens – p. 94
- Visão binocular – p. 95
- O cinema – p. 98
- A correção de alguns distúrbios visuais – p. 99
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 103
Explore diferentes linguagens – p. 103
Seu aprendizado não termina aqui – p. 106
Isso vai para o nosso blog! – Alimentação, saúde óssea e muscular – p. 107
UNIDADE C
CAPÍTULO 7 – SISTEMA NERVOSO
Motivação – p. 109
Desenvolvimento do tema – p. 110
- Atos voluntários e atos reflexos – p. 110
- Neurônios – p. 110
- Estrutura geral do sistema nervoso – p. 111
- O papel dos nervos – p. 112
- O papel da medula espinal – p. 113
- O papel do encéfalo – p. 115
- SNP somático e SNP autônomo – p. 118
- O risco dos danos à medula espinal – p. 119
- Sinapse – p. 121
- O que são drogas? – p. 123
- As drogas e a saúde – p. 124
- As drogas e os problemas sociais – p. 124
- Drogas atuam no sistema nervoso – p. 125
- Não se automedique! – p. 127
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 127
Use o que aprendeu – p. 128
Explore diferentes linguagens – p. 129
Seu aprendizado não termina aqui – p. 130
CAPÍTULO 8 – SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
Motivação – p. 132
Desenvolvimento do tema – p. 132
- Mudanças de fase – p. 132
- Temperatura de fusão (TF) e temperatura de ebulição (TE) – p. 133
- Matéria – p. 134
- Densidade – p. 135
- Substâncias químicas – p. 138
- Misturas – p. 139
- Separação de misturas – p. 142
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 144
Use o que aprendeu – p. 145
Explore diferentes linguagens – p. 146
Seu aprendizado não termina aqui – p. 148
CAPÍTULO 9 – TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Motivação – p. 150
Desenvolvimento do tema – p. 150
- Reação química – p. 150
- Substâncias: simples e compostas – p. 155
- Processos exotérmicos e processos endotérmicos – p. 157
- O petróleo – p. 158
- Carvão mineral – p. 162
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 162
Use o que aprendeu – p. 163
Explore diferentes linguagens – p. 164
Seu aprendizado não termina aqui – p. 165
Isso vai para o nosso blog! – A importância da Química para a sociedade – p. 166
UNIDADE D
CAPÍTULO 10 – ATMOSFERA E HIDROSFERA
Motivação – p. 168
Desenvolvimento do tema – p. 168
- O ar ocupa espaço – p. 168
- Resistência do ar – p. 169
- Vento – p. 170
- O ar ocupa todo o espaço disponível – p. 170
- O ar tem massa! – p. 171
- A atmosfera exerce pressão – p. 172
- O poder da pressão atmosférica – p. 174
- Hidrosfera e ciclo da água – p. 176
- Umidade do ar, orvalho e geada – p. 178
- Umidade relativa do ar – p. 180
- O arco-íris – p. 180
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 182
Use o que aprendeu – p. 183
Explore diferentes linguagens – p. 184
Seu aprendizado não termina aqui – p. 188
CAPÍTULO 11 – O PLANETA TERRA E OS RECURSOS MINERAIS
Motivação – p. 190
Desenvolvimento do tema – p. 191
- Como é a Terra por dentro? – p. 191
- Rochas magmáticas – p. 192
- Vulcões no mundo – p. 193
- Rochas são formadas por minerais – p. 194
- Rochas sedimentares – p. 194
- Rochas metamórficas – p. 195
- Os fósseis e a história da Terra – p. 197
- Fósseis na América do Sul – p. 199
- Aplicações da argila – p. 201
- Minerais usados em decoração – p. 201
- Ferro – p. 202
- Alumínio – p. 203
- Vidro – p. 204
- Ouro – p. 205
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 206
Explore diferentes linguagens – p. 207
Seu aprendizado não termina aqui – p. 209
CAPÍTULO 12 – DIA E NOITE: REGULARIDADES CELESTES
Motivação – p. 211
Desenvolvimento do tema – p. 211
- Ciclo dia/noite – p. 211
- Ritmo biológico – p. 212
- O seu ciclo dia/noite – p. 213
- Latitude e longitude – p. 213
- O período diurno tem sempre a mesma duração? – p.
- A variação dos períodos diurno e noturno ao longo do ano – p. 214
- As estações do ano – p. 216
- O nascente e o poente do Sol – p. 218
- Solstícios e equinócios – p. 220
- A trajetória diária aparente do Sol – p. 222
- Evidências da esfericidade da Terra – p. 224
- O nascente e o poente das demais estrelas e da Lua – p. 225
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 226
Use o que aprendeu – p. 227
Explore diferentes linguagens – p. 227
Seu aprendizado não termina aqui – p. 228
Isso vai para o nosso blog! – A Terra é esférica! E ela tem uma história! – p. 229
SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 230
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 242
UNIDADE A
CAPÍTULO 1 – BIODIVERSIDADE
Motivação – p. 13
Desenvolvimento do tema – p. 14
- O que significa fazer uma classificação? – p. 14
- A variedade dos seres vivos – p. 14
- Classificando os seres vivos – p. 14
- O conceito de espécie – p. 16
- Nome das espécies: o sistema de Lineu – p. 16
- Gênero – p. 17
- Diferenças individuais em uma espécie – p. 18
- Biodiversidade – p. 19
- O que é extinção de uma espécie? – p. 20
- Recordando: células são estruturas vivas – p. 21
- Procariotos e eucariotos – p. 23
- Os três domínios de seres vivos – p. 24
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 26
Use o que aprendeu – p. 27
Explore diferentes linguagens – p. 28
Seu aprendizado não termina aqui – p. 33
CAPÍTULO 2 – ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS
Motivação – p. 35
Desenvolvimento do tema – p. 36
- O que é adaptação? – p. 36
- Como acontece a adaptação? – p. 36
- O conceito de ecossistema – p. 37
- Adaptações aos fatores não vivos – p. 37
- Adaptação e teias alimentares – p. 39
- Adaptações ligadas à alimentação – p. 42
- Adaptações relacionadas à propagação da espécie – p. 43
- Interação com outros seres vivos – p. 43
- Fluxo de energia nos ecossistemas – p. 44
- Fluxo de matéria nos ecossistemas – p. 46
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 47
Use o que aprendeu – p. 48
Explore diferentes linguagens – p. 49
Seu aprendizado não termina aqui – p. 51
CAPÍTULO 3 – DIVERSIDADE DA VIDA MICROSCÓPICA
Motivação – p. 53
Desenvolvimento do tema – p. 53
- Protozoários – p. 54
- Há protozoários que causam doenças – p. 54
- Bactérias – p. 56
- Há bactérias que causam doenças – p. 57
- Reprodução das bactérias – p. 57
- Vírus – p. 58
- Como ficamos gripados? – p. 59
- Então os vírus são seres vivos? – p. 59
- Doenças causadas por vírus – p. 60
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 65
Use o que aprendeu – p. 65
Explore diferentes linguagens – p. 66
Seu aprendizado não termina aqui – p. 68
Isso vai para o nosso blog! – As defesas do nosso corpo – p. 69
UNIDADE B
CAPÍTULO 4 – FUNGOS
Motivação – p. 71
Desenvolvimento do tema – p. 71
- O fermento biológico é constituído por fungos – p. 71
- Fungos – p. 72
- As leveduras – p. 73
- Os bolores – p. 74
- Os cogumelos e as orelhas-de-pau – p. 75
- Liquens – p. 77
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 78
Use o que aprendeu – p. 78
Explore diferentes linguagens – p. 79
Seu aprendizado não termina aqui – p. 80
CAPÍTULO 5 – ANIMAIS INVERTEBRADOS: PRINCIPAIS GRUPOS
Motivação – p. 82
Desenvolvimento do tema – p. 82
- Poríferos – p. 82
- Cnidários – p. 84
- Platelmintos – p. 85
- Nematódeos – p. 86
- Anelídeos – p. 86
- Moluscos – p. 88
- Artrópodes – p. 89
- Equinodermos – p. 95
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 97
Explore diferentes linguagens – p. 97
Seu aprendizado não termina aqui – p. 101
CAPÍTULO 6 – SANEAMENTO BÁSICO
Motivação – p. 103
Desenvolvimento do tema – p. 103
- Parasitismo: uma estratégia de vida – p. 103
- Esquistossomose – p. 104
- Teníase – p. 105
- Cisticercose – p. 106
- Amarelão – p. 107
- Ascaridíase – p. 108
- Água potável e tratamento caseiro – p. 109
- Distribuição de água encanada – p. 110
- Águas servidas – p. 111
- Microrganismos nas águas servidas – p. 111
- Doenças veiculadas pela água – p. 113
- Higiene pessoal – p. 114
- Os tipos de fossa – p. 115
- Tratamento de esgoto – p. 115
- Saneamento básico – p. 117
- Poluição da água – p. 118
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 121
Use o que aprendeu – p. 122
Explore diferentes linguagens – p. 123
Seu aprendizado não termina aqui – p. 127
Isso vai para o nosso blog! – Doenças contagiosas e saneamento ……………………………………… 128
UNIDADE C
CAPÍTULO 7 – PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS
Motivação – p. 130
Desenvolvimento do tema – p. 130
- Endoesqueleto e exoesqueleto – p. 130
- A coluna vertebral – p. 130
- A diversidade dos vertebrados – p. 131
- Noções sobre reprodução animal – p. 132
- Peixes – p. 134
- Anfíbios – p. 139
- Répteis – p. 142
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 148
Use o que aprendeu – p. 149
Explore diferentes linguagens – p. 150
Seu aprendizado não termina aqui – p. 151
CAPÍTULO 8 – AVES E MAMÍFEROS
Motivação – p. 153
Desenvolvimento do tema – p. 154
- Aves – p. 154
- Mamíferos – p. 157
- O controle da temperatura corporal – p. 159
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 160
Use o que aprendeu – p. 161
Explore diferentes linguagens – p. 161
Seu aprendizado não termina aqui – p. 164
CAPÍTULO 9 – PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS
Motivação – p. 166
Desenvolvimento do tema – p. 166
- Floresta Amazônica – p. 166
- Mata Atlântica – p. 170
- Floresta de Araucárias – p. 171
- Caatinga – p. 172
- Faixa de transição: Mata dos Cocais – p. 172
- Cerrado – p. 173
- Faixa de transição: Pantanal – p. 174
- Pampas – p. 175
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 177
Use o que aprendeu – p. 178
Explore diferentes linguagens – p. 178
Seu aprendizado não termina aqui – p. 179
Isso vai para o nosso blog! – Ecossistemas e ameaças a eles – p. 180
UNIDADE D
CAPÍTULO 10 – MÁQUINAS SIMPLES
Motivação – p. 182
Desenvolvimento do tema – p. 182
- Há vários tipos de máquinas – p. 182
- O que são máquinas simples? – p. 182
- Roda-eixo – p. 183
- Alavanca – p. 183
- Polia ou roldana – p. 184
- Engrenagem – p. 185
- Plano inclinado – p. 186
- Cunha – p. 187
- Parafuso – p. 188
- Tecnologia e seus impactos – p. 190
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 192
Use o que aprendeu – p. 193
Explore diferentes linguagens – p. 193
Seu aprendizado não termina aqui – p. 194
CAPÍTULO 11 – TEMPERATURA, CALOR E EFEITO ESTUFA
Motivação – p. 196
Desenvolvimento do tema – p. 196
- Escala de temperatura – p. 196
- Calor e troca de calor – p. 198
- Condução térmica – p. 199
- Convecção térmica – p. 201
- Sensações térmicas podem enganar – p. 203
- Irradiação térmica – p. 205
- Como funciona a garrafa térmica? – p. 206
- Aquecimento global – p. 207
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 210
Use o que aprendeu – p. 211
Explore diferentes linguagens – p. 212
Seu aprendizado não termina aqui – p. 212
CAPÍTULO 12 – GASES DA ATMOSFERA E PLACAS DA LITOSFERA
Motivação – p. 214
Desenvolvimento do tema – p. 214
- O ar é uma mistura – p. 214
- O gás oxigênio – p. 215
- O gás nitrogênio – p. 218
- O gás carbônico – p. 218
- Poluição do ar – p. 219
- A camada de ozônio e a poluição por CFCs – p. 222
- Placas litosféricas – p. 223
- Vulcões, terremotos e tsunamis …………………………………. 228
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 229
Use o que aprendeu – p. 230
Explore diferentes linguagens – p. 230
Seu aprendizado não termina aqui – p. 232
Isso vai para o nosso blog! – Tecnologia ao longo da História – p. 233
SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 234
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 242
UNIDADE A
CAPÍTULO 1 – ALIMENTOS E NUTRIENTES
Motivação – p. 13
Desenvolvimento do tema – p. 14
- Os vários tipos de nutrientes – p. 14
- Fibras da dieta – p. 16
- Nutrientes com função energética – p. 17
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 21
Use o que aprendeu – p. 21
Explore diferentes linguagens – p. 22
Seu aprendizado não termina aqui – p. 25
CAPÍTULO 2 – SISTEMA DIGESTÓRIO
Motivação – p. 27
Desenvolvimento do tema – p. 28
- Visão geral da atuação do sistema digestório – p. 28
- A ingestão – p. 29
- A digestão – p. 29
- A absorção – p. 33
- A eliminação – p. 34
- Visão geral do processamento dos alimentos – p. 36
- Afinal, nós “somos” o que comemos? – p. 37
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 37
Use o que aprendeu – p. 38
Explore diferentes linguagens – p. 39
Seu aprendizado não termina aqui – p. 41
CAPÍTULO 3 – SISTEMAS CIRCULATÓRIO, LINFÁTICO E URINÁRIO
Motivação – p. 43
Desenvolvimento do tema – p. 44
- Visão geral da atuação do sistema circulatório – p. 44
- O sangue – p. 46
- Os vasos sanguíneos – p. 48
- Circulação – p. 50
- Frequência cardíaca e eletrocardiograma – p. 54
- Coagulação do sangue – p. 57
- O sistema linfático – p. 58
- Excreção – p. 59
- O sistema urinário – p. 60
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 63
Use o que aprendeu – p. 63
Explore diferentes linguagens – p. 65
Seu aprendizado não termina aqui – p. 67
Isso vai para o nosso blog! – Doenças do sistema circulatório – p. 68
UNIDADE B
CAPÍTULO 4 – SISTEMA RESPIRATÓRIO
Motivação – p. 70
Desenvolvimento do tema – p. 71
- Visão geral da atuação do sistema respiratório – p. 71
- A estrutura do sistema respiratório – p. 72
- Os movimentos de inspirar e de expirar – p. 75
- As trocas gasosas nos pulmões – p. 76
- Frequência cardíaca e frequência respiratória – p. 78
- O controle automático da respiração pulmonar – p. 79
- Distúrbios do sistema respiratório – p. 80
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 84
Use o que aprendeu – p. 84
Explore diferentes linguagens – p. 86
Seu aprendizado não termina aqui – p. 88
CAPÍTULO 5 – REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM ANIMAIS
Motivação – p. 90
Desenvolvimento do tema – p. 90
- Genes – p. 90
- Divisão celular – p. 92
- Material genético e reprodução humana – p. 93
- Reprodução sexuada em animais – p. 95
- Reprodução assexuada em animais – p. 98
- Reprodução sexuada e variabilidade genética dos descendentes – p. 99
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 100
Use o que aprendeu – p. 100
Explore diferentes linguagens – p. 101
Seu aprendizado não termina aqui – p. 101
CAPÍTULO 6 – REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM PLANTAS
Motivação – p. 103
Desenvolvimento do tema – p. 104
- Os órgãos de uma planta – p. 104
- Reprodução sexuada de plantas – p. 105
- Reprodução assexuada de plantas – p. 105
- Seiva mineral e seiva orgânica – p. 107
- Sistema vascular – p. 109
- Classificação das plantas – p. 109
- Briófitas: plantas avasculares – p. 112
- Pteridófitas: plantas sem sementes – p. 113
- Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos – p. 114
- Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos – p. 117
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 124
Use o que aprendeu – p. 124
Explore diferentes linguagens – p. 125
Seu aprendizado não termina aqui – p. 129
Isso vai para o nosso blog! – Diversidade das plantas – p. 130
UNIDADE C
CAPÍTULO 7 – ADOLESCÊNCIA, PUBERDADE E SISTEMA ENDÓCRINO
Motivação – p. 132
Desenvolvimento do tema – p. 132
- O recém-nascido – p. 132
- A infância – p. 133
- A adolescência e a puberdade – p. 133
- As mudanças trazidas pela puberdade – p. 134
- A idade adulta – p. 136
- O envelhecimento – p. 136
- O controle das funções do corpo – p. 137
- Glândulas: exócrinas e endócrinas – p. 138
- O sistema endócrino – p. 139
- Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina – p. 140
- A tireoide e o bócio – p. 141
- O pâncreas e o controle da glicose no sangue – p. 142
- Hormônios sexuais e mudanças na puberdade – p. 145
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 147
Use o que aprendeu – p. 148
Explore diferentes linguagens – p. 148
Seu aprendizado não termina aqui – p. 150
CAPÍTULO 8 – REPRODUÇÃO HUMANA
Motivação – p. 152
Desenvolvimento do tema – p. 152
- Sistema genital – p. 152
- O sistema genital masculino – p. 153
- O sistema genital feminino – p. 154
- Ovulação e fertilização – p. 155
- Ciclo menstrual – p. 156
- Gravidez – p. 157
- Parto – p. 159
- Amamentação – p. 160
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 161
Use o que aprendeu – p. 161
Explore diferentes linguagens – p. 161
Seu aprendizado não termina aqui – p. 162
CAPÍTULO 9 – SEXO, SAÚDE E SOCIEDADE
Motivação – p. 164
Desenvolvimento do tema – p. 164
- Contracepção – p. 164
- Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) – p. 167
- Aids – p. 169
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 171
Use o que aprendeu – p. 172
Explore diferentes linguagens – p. 172
Seu aprendizado não termina aqui – p. 173
Isso vai para o nosso blog! – Conviver e respeitar! – p. 174
UNIDADE D
CAPÍTULO 10 – PREVISÃO DO TEMPO
Motivação – p. 176
Desenvolvimento do tema – p. 176
- O volume do ar e a temperatura – p. 176
- Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna – p. 177
- A pressão do ar e a temperatura – p. 178
- O ar quente tende a subir – p. 179
- As brisas à beira-mar – p. 181
- Ventos: o ar em movimento – p. 182
- Ciclone, furação, tufão e tornado – p. 184
- As correntes marítimas – p. 185
- Tempo e clima – p. 186
- O movimento das massas de ar – p. 187
- A previsão do tempo – p. 188
- A previsão do tempo e a atividade humana – p. 190
- Alterações climáticas provocadas pelo ser humano – p. 190
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 192
Use o que aprendeu – p. 193
Explore diferentes linguagens – p. 194
Seu aprendizado não termina aqui – p. 198
CAPÍTULO 11 – LUA E CONSTELAÇÕES
Motivação – p. 200
Desenvolvimento do tema – p. 200
- As fases da Lua – p. 200
- A Lua e seus horários – p. 201
- As fases da Lua e os eclipses – p. 203
- As estações do ano – p. 206
- As estrelas no céu noturno – p. 208
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 211
Use o que aprendeu – p. 211
Explore diferentes linguagens – p. 212
Seu aprendizado não termina aqui – p. 212
CAPÍTULO 12 – PRODUÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA
Motivação – p. 214
Desenvolvimento do tema – p. 214
- Circuito elétrico e corrente elétrica – p. 214
- Diferença de potencial elétrico – p. 215
- Energia elétrica – p. 217
- O uso doméstico de energia elétrica – p. 219
- Segurança no uso da energia elétrica – p. 221
- Recursos energéticos – p. 227
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 232
Use o que aprendeu – p. 232
Explore diferentes linguagens – p. 234
Seu aprendizado não termina aqui – p. 234
Isso vai para o nosso blog! – O Brasil e a energia elétrica – p. 235
SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 236
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 249
UNIDADE A
CAPÍTULO 1 – REAÇÕES QUÍMICAS E TEORIA ATÔMICA DE DALTON
Motivação – p. 13
Desenvolvimento do tema – p. 14
- Recordando mudanças de fase da água – p. 14
- Recordando densidade – p. 15
- Recordando o que é reação química – p. 16
- A Lei da Conservação da Massa – p. 18
- A Lei das Proporções Constantes – p. 19
- A Teoria Atômica de Dalton – p. 20
- Símbolos e fórmulas – p. 21
- Equação química – p. 23
- Explicação para as Leis de Lavoisier e de Proust – p. 24
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 25
Explore diferentes linguagens – p. 26
Seu aprendizado não termina aqui – p. 31
CAPÍTULO 2 – CARGAS ELÉTRICAS E MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
Motivação – p. 33
Desenvolvimento do tema – p. 33
- Eletricidade – p. 33
- Cargas elétricas – p. 33
- Eletrização por atrito – p. 35
- Condutores elétricos e isolantes elétricos – p. 36
- Eletrização por contato – p. 37
- Aterramento de um objeto – p. 37
- Descargas elétricas no ar – p. 38
- Modelo atômico de Rutherford – p. 39
- Elemento químico e número atômico – p. 41
- A tabela periódica – p. 42
- Isótopos – p. 45
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 46
Use o que aprendeu – p. 47
Explore diferentes linguagens – p. 49
Seu aprendizado não termina aqui – p. 50
CAPÍTULO 3 – ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E MODELO ATÔMICO DE BOHR
Motivação – p. 52
Desenvolvimento do tema – p. 52
- Ondas – p. 52
- Ondas: mecânicas versus eletromagnéticas – p. 53
- Características e aplicações das ondas eletromagnéticas – p. 54
- Modelo atômico de Bohr – p. 59
- Algumas aplicações do modelo de Bohr – p. 61
- Distribuição eletrônica nas camadas – p. 63
- Distribuição eletrônica e tabela periódica – p. 64
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 65
Use o que aprendeu – p. 66
Seu aprendizado não termina aqui – p. 66
Isso vai para o nosso blog! – Os elementos químicos – p. 67
UNIDADE B
CAPÍTULO 4 – LIGAÇÕES QUÍMICAS
Motivação – p. 69
Desenvolvimento do tema – p. 70
- Tipos de substâncias que estudaremos – p. 70
- Ligações químicas que estudaremos – p. 70
- Ligação iônica – p. 72
- Ligação covalente – p. 74
- Ligação metálica – p. 76
- Comparação entre os tipos de substâncias – p. 77
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 82
Use o que aprendeu – p. 83
Explore diferentes linguagens – p. 87
Seu aprendizado não termina aqui – p. 87
CAPÍTULO 5 – ACÚSTICA
Motivação – p. 89
Desenvolvimento do tema – p. 90
- Som e ondas sonoras – p. 90
- Propriedades do som – p. 91
- Instrumentos musicais – p. 94
- Velocidade do som no ar – p. 97
- O som não se propaga apenas no ar – p. 98
- Reflexão e absorção do som. Eco – p. 99
- Ultrassom e infrassom – p. 100
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 102
Use o que aprendeu – p. 102
Explore diferentes linguagens – p. 104
Seu aprendizado não termina aqui – p. 105
CAPÍTULO 6 – ÓPTICA
Motivação – p. 107
Desenvolvimento do tema – p. 108
- Conceitos introdutórios à Óptica – p. 108
- As componentes da luz branca – p. 109
- Cores primárias de luz – p. 110
- Cores primárias de luz e visão – p. 111
- Cores primárias de corantes – p. 112
- Reflexão, refração e absorção – p. 114
- A formação das sombras – p. 115
- Imagens em espelhos planos – p. 117
- Imagens em espelhos convexos – p. 119
- Imagens em espelhos côncavos – p. 119
- Refração da luz – p. 121
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 122
Use o que aprendeu – p. 123
Explore diferentes linguagens – p. 123
Seu aprendizado não termina aqui – p. 127
Isso vai para o nosso blog! – Importância das radiações eletromagnéticas – p. 128
UNIDADE C
CAPÍTULO 7 – CINEMÁTICA
Motivação – p. 130
Desenvolvimento do tema – p. 131
- Algumas contribuições de Galileu Galilei – p. 131
- Conceitos introdutórios à Mecânica – p. 131
- Velocidade média – p. 133
- Velocidade instantânea – p. 134
- Movimento uniforme e movimento variado – p. 135
- Aceleração – p. 135
- Queda livre – p. 136
- Aceleração da gravidade – p. 137
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 139
Use o que aprendeu – p. 140
Explore diferentes linguagens – p. 141
Seu aprendizado não termina aqui – p. 143
CAPÍTULO 8 – DINÂMICA
Motivação – p. 145
Desenvolvimento do tema – p. 145
- Massa: uma abordagem inicial – p. 145
- Grandezas escalares – p. 146
- Grandezas vetoriais – p. 146
- Força – p. 148
- Primeira Lei de Newton – p. 150
- Segunda Lei de Newton – p. 151
- Força peso – p. 153
- Força de tração – p. 155
- Medida da força peso – p. 156
- Terceira Lei de Newton – p. 158
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 161
Use o que aprendeu – p. 161
Explore diferentes linguagens – p. 163
Seu aprendizado não termina aqui – p. 164
CAPÍTULO 9 – GRAVITAÇÃO
Motivação – p. 166
Desenvolvimento do tema – p. 166
- O conceito de força centrípeta – p. 166
- Força centrípeta e objetos em órbita – p. 169
- A Lei da Gravitação Universal – p. 171
- Geocentrismo versus heliocentrismo – p. 171
- Os planetas e o Sistema Solar – p. 175
- Sol, a nossa estrela – p. 177
- Galáxias – p. 180
- Sol e outras estrelas – p. 182
- Ciclo de vida das estrelas – p. 186
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 193
Use o que aprendeu – p. 193
Explore diferentes linguagens – p. 194
Seu aprendizado não termina aqui – p. 194
Isso vai para o nosso blog! – Astronomia e Astronáutica – p. 195
UNIDADE D
CAPÍTULO 10 – GENÉTICA E HEREDITARIEDADE
Motivação – p. 197
Desenvolvimento do tema – p. 197
- Mendel e as ervilhas – p. 197
- Material genético – p. 200
- Cromossomos homólogos e número haploide – p. 202
- Cromossomos e reprodução humana – p. 203
- O que é Genética? – p. 205
- Alelos localizam-se em cromossomos homólogos – p. 205
- Genótipo – p. 206
- Fenótipo e influência do ambiente – p. 207
- Hereditariedade em humanos – p. 210
- Os grupos sanguíneos – p. 211
- Parecidos, mas geralmente diferentes! – p. 212
- Cromossomos sexuais – p. 213
- Doenças hereditárias e aneuploidia – p. 214
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 217
Use o que aprendeu – p. 217
Explore diferentes linguagens – p. 218
Seu aprendizado não termina aqui – p. 219
CAPÍTULO 11 – EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Motivação – p. 221
Desenvolvimento do tema – p. 221
- Fósseis: registros do passado – p. 221
- O conceito de evolução – p. 222
- A explicação lamarckista para a evolução – p. 223
- A explicação darwinista para a evolução – p. 223
- Como se formam novas espécies? – p. 224
- Evolução não é um processo individual – p. 225
- Darwin inspirou-se na seleção artificial – p. 226
- Árvores filogenéticas – p. 227
- A origem da vida – p. 231
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 234
Use o que aprendeu – p. 234
Explore diferentes linguagens – p. 235
Seu aprendizado não termina aqui – p. 240
CAPÍTULO 12 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Motivação – p. 242
Desenvolvimento do tema – p. 243
- Desenvolvimento sustentável – p. 243
- Ação humana e desequilíbrios ambientais – p. 244
- A importância das unidades de conservação – p. 246
- Recursos renováveis e recursos não renováveis – p. 247
- Ameaça aos recursos renováveis – p. 250
- O crescimento da população humana – p. 250
Organização de ideias: mapa conceitual – p. 254
Use o que aprendeu – p. 254
Explore diferentes linguagens – p. 254
Seu aprendizado não termina aqui – p. 255
Isso vai para o nosso blog! – As soluções começam conosco! – p. 256
ALGUMAS PALAVRAS FINAIS AO ESTUDANTE – p. 257
SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 258
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 265
Compartilhar: