Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano

Eduardo Leite do Canto, Laura Celloto Canto Leite, Luiza Celloto Canto
Código da Coleção: 0018 P24 01 00 207 030
Proposta pedagógica
  • Desenvolver as competências em Ciências e dar foco à formação cidadã, atrelando o conteúdo trabalhado à vida em sociedade.
  • Fornecer um manual completo para o professor, facilitando a adaptação da obra a qualquer plano de aulas, sempre respeitando as diferentes formas de aprendizagem dos alunos.
  • Valorizar e respeitar a realidade e a comunidade em que o aluno está inserido, usando-a como meio de aprendizado.
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Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

UNIDADE A 

CAPÍTULO 1 – SERES VIVOS E CADEIAS ALIMENTARES 

Motivação – p. 13 

Desenvolvimento do tema – p. 16 

  1. Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem – p. 16
  2. Os seres vivos precisam de energia – p. 17
  3. Os seres vivos podem se reproduzir – p. 18
  4. Os seres vivos dependem do ambiente – p. 18
  5. Os seres vivos interagem uns com os outros – p. 19
  6. Semelhanças entre os ambientes – p. 19
  7. Diferenças entre os ambientes – p. 19
  8. O que é cadeia alimentar? – p. 21
  9. Produtores e consumidores – p. 22
  10. Seres vivos dependem uns dos outros – p. 22
  11. Há equilíbrio nas cadeias alimentares – p. 23

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 23 

Use o que aprendeu – p. 24 

Explore diferentes linguagens – p. 26 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 29 

 

CAPÍTULO 2 – FOTOSSÍNTESE 

Motivação – p. 31 

Desenvolvimento do tema – p. 32 

  1. A semente de feijão tem reserva de alimento – p. 32
  2. Os animais e as plantas respiram – p. 33
  3. As plantas, além de respirarem, fazem fotossíntese – p. 33
  4. Sem luz não ocorre fotossíntese – p. 34
  5. De onde vêm a água e o gás carbônico? – p. 35
  6. As plantas comem terra? – p. 35
  7. A importância da fotossíntese – p. 36
  8. A fotossíntese e as cadeias alimentares – p. 37

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 37 

Use o que aprendeu – p. 38 

Explore diferentes linguagens – p. 38 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 40 

 

CAPÍTULO 3 – TEIAS ALIMENTARES 

Motivação – p. 42 

Desenvolvimento do tema – p. 42 

  1. O que são seres decompositores? – p. 42
  2. Decompositores reciclam nutrientes – p. 43
  3. Decompositores e cadeias alimentares – p. 43
  4. O que é aquilo que apareceu no pão? – p. 44
  5. E o que é que apareceu na laranja? – p. 45
  6. Fungos e bactérias atuam como decompositores – p. 45
  7. Ecologia e ecossistemas – p. 47
  8. Teias alimentares – p. 48

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 49 

Use o que aprendeu – p. 49 

Explore diferentes linguagens – p. 50 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 53 

Isso vai para o nosso blog! – Higiene – p. 54 

 

UNIDADE B 

CAPÍTULO 4 – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO 

Motivação – p. 56 

Desenvolvimento do tema – p. 56 

  1. Os níveis de organização do corpo humano – p. 56
  2. Célula: a unidade que compõe a diversidade – p. 57
  3. Seres pluricelulares e seres unicelulares – p. 60
  4. Noção da estrutura de uma célula animal – p. 61
  5. Noção da estrutura de uma célula vegetal – p. 62
  6. A diversidade das células – p. 63
  7. Tecidos – p. 63
  8. Órgãos – p. 65
  9. Sistemas – p. 65
  10. A integração entre os sistemas – p. 66

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 69 

Explore diferentes linguagens – p. 69 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 71 

 

CAPÍTULO 5 – OSSOS E MÚSCULOS  

Motivação – p. 73 

Desenvolvimento do tema – p. 73 

  1. Ossos e músculos – p. 73
  2. Articulações ou juntas – p. 75
  3. Os três tipos de músculos – p. 77
  4. Músculos esqueléticos e movimentos do corpo – p. 78
  5. Alavancas no corpo humano – p. 81
  6. A coluna vertebral – p. 82

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 84 

Use o que aprendeu – p. 84 

Explore diferentes linguagens – p. 85 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 86 

 

CAPÍTULO 6 – VISÃO 

Motivação – p. 88 

Desenvolvimento do tema – p. 88 

  1. Raios de luz – p. 88
  2. O sentido da visão – p. 91
  3. A lente do olho e a “focalização” de imagens – p. 94
  4. Visão binocular – p. 95
  5. O cinema – p. 98
  6. A correção de alguns distúrbios visuais – p. 99

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 103 

Explore diferentes linguagens – p. 103 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 106 

Isso vai para o nosso blog! – Alimentação, saúde óssea e muscular – p. 107 

 

UNIDADE C 

CAPÍTULO 7 – SISTEMA NERVOSO 

Motivação – p. 109 

Desenvolvimento do tema – p. 110 

  1. Atos voluntários e atos reflexos – p. 110
  2. Neurônios – p. 110
  3. Estrutura geral do sistema nervoso – p. 111
  4. O papel dos nervos – p. 112
  5. O papel da medula espinal – p. 113
  6. O papel do encéfalo – p. 115
  7. SNP somático e SNP autônomo – p. 118
  8. O risco dos danos à medula espinal – p. 119
  9. Sinapse – p. 121
  10. O que são drogas? – p. 123
  11. As drogas e a saúde – p. 124
  12. As drogas e os problemas sociais – p. 124
  13. Drogas atuam no sistema nervoso – p. 125
  14. Não se automedique! – p. 127

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 127 

Use o que aprendeu – p. 128 

Explore diferentes linguagens – p. 129 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 130 

 

CAPÍTULO 8 – SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS  

Motivação – p. 132 

Desenvolvimento do tema – p. 132 

  1. Mudanças de fase – p. 132
  2. Temperatura de fusão (TF) e temperatura de ebulição (TE) – p. 133
  3. Matéria – p. 134
  4. Densidade – p. 135
  5. Substâncias químicas – p. 138
  6. Misturas – p. 139
  7. Separação de misturas – p. 142

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 144 

Use o que aprendeu – p. 145 

Explore diferentes linguagens – p. 146 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 148 

 

CAPÍTULO 9 – TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS  

Motivação – p. 150 

Desenvolvimento do tema – p. 150 

  1. Reação química – p. 150
  2. Substâncias: simples e compostas – p. 155
  3. Processos exotérmicos e processos endotérmicos – p. 157
  4. O petróleo – p. 158
  5. Carvão mineral – p. 162

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 162 

Use o que aprendeu – p. 163 

Explore diferentes linguagens – p. 164 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 165 

Isso vai para o nosso blog! – A importância da Química para a sociedade – p. 166 

 

UNIDADE D 

CAPÍTULO 10 – ATMOSFERA E HIDROSFERA 

Motivação – p. 168 

Desenvolvimento do tema – p. 168 

  1. O ar ocupa espaço – p. 168
  2. Resistência do ar – p. 169
  3. Vento – p. 170
  4. O ar ocupa todo o espaço disponível – p. 170
  5. O ar tem massa! – p. 171
  6. A atmosfera exerce pressão – p. 172
  7. O poder da pressão atmosférica – p. 174
  8. Hidrosfera e ciclo da água – p. 176
  9. Umidade do ar, orvalho e geada – p. 178
  10. Umidade relativa do ar – p. 180
  11. O arco-íris – p. 180

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 182 

Use o que aprendeu – p. 183 

Explore diferentes linguagens – p. 184 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 188 

 

CAPÍTULO 11 – O PLANETA TERRA E OS RECURSOS MINERAIS  

Motivação – p. 190 

Desenvolvimento do tema – p. 191 

  1. Como é a Terra por dentro? – p. 191
  2. Rochas magmáticas – p. 192
  3. Vulcões no mundo – p. 193
  4. Rochas são formadas por minerais – p. 194
  5. Rochas sedimentares – p. 194
  6. Rochas metamórficas – p. 195
  7. Os fósseis e a história da Terra – p. 197
  8. Fósseis na América do Sul – p. 199
  9. Aplicações da argila – p. 201
  10. Minerais usados em decoração – p. 201
  11. Ferro – p. 202
  12. Alumínio – p. 203
  13. Vidro – p. 204
  14. Ouro – p. 205

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 206 

Explore diferentes linguagens – p. 207 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 209 

 

CAPÍTULO 12 – DIA E NOITE: REGULARIDADES CELESTES 

Motivação – p. 211 

Desenvolvimento do tema – p. 211 

  1. Ciclo dia/noite – p. 211
  2. Ritmo biológico – p. 212
  3. O seu ciclo dia/noite – p. 213
  4. Latitude e longitude – p. 213
  5. O período diurno tem sempre a mesma duração? – p.
  6. A variação dos períodos diurno e noturno ao longo do ano – p. 214
  7. As estações do ano – p. 216
  8. O nascente e o poente do Sol – p. 218
  9. Solstícios e equinócios – p. 220
  10. A trajetória diária aparente do Sol – p. 222
  11. Evidências da esfericidade da Terra – p. 224
  12. O nascente e o poente das demais estrelas e da Lua – p. 225

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 226 

Use o que aprendeu – p. 227 

Explore diferentes linguagens – p. 227 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 228 

Isso vai para o nosso blog! – A Terra é esférica! E ela tem uma história! – p. 229 

 

SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 230 

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 242 

UNIDADE A 

CAPÍTULO 1 – BIODIVERSIDADE 

Motivação – p. 13 

Desenvolvimento do tema – p. 14 

  1. O que significa fazer uma classificação? – p. 14
  2. A variedade dos seres vivos – p. 14
  3. Classificando os seres vivos – p. 14
  4. O conceito de espécie – p. 16
  5. Nome das espécies: o sistema de Lineu – p. 16
  6. Gênero – p. 17
  7. Diferenças individuais em uma espécie – p. 18
  8. Biodiversidade – p. 19
  9. O que é extinção de uma espécie? – p. 20
  10. Recordando: células são estruturas vivas – p. 21
  11. Procariotos e eucariotos – p. 23
  12. Os três domínios de seres vivos – p. 24

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 26 

Use o que aprendeu – p. 27 

Explore diferentes linguagens – p. 28 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 33 

 

CAPÍTULO 2 – ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS 

Motivação – p. 35 

Desenvolvimento do tema – p. 36 

  1. O que é adaptação? – p. 36
  2. Como acontece a adaptação? – p. 36
  3. O conceito de ecossistema – p. 37
  4. Adaptações aos fatores não vivos – p. 37
  5. Adaptação e teias alimentares – p. 39
  6. Adaptações ligadas à alimentação – p. 42
  7. Adaptações relacionadas à propagação da espécie – p. 43
  8. Interação com outros seres vivos – p. 43
  9. Fluxo de energia nos ecossistemas – p. 44
  10. Fluxo de matéria nos ecossistemas – p. 46

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 47 

Use o que aprendeu – p. 48 

Explore diferentes linguagens – p. 49 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 51 

 

CAPÍTULO 3 – DIVERSIDADE DA VIDA MICROSCÓPICA  

Motivação – p. 53 

Desenvolvimento do tema – p. 53 

  1. Protozoários – p. 54
  2. Há protozoários que causam doenças – p. 54
  3. Bactérias – p. 56
  4. Há bactérias que causam doenças – p. 57
  5. Reprodução das bactérias – p. 57
  6. Vírus – p. 58
  7. Como ficamos gripados? – p. 59
  8. Então os vírus são seres vivos? – p. 59
  9. Doenças causadas por vírus – p. 60

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 65 

Use o que aprendeu – p. 65 

Explore diferentes linguagens – p. 66 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 68 

Isso vai para o nosso blog! – As defesas do nosso corpo – p. 69 

 

UNIDADE B 

CAPÍTULO 4 – FUNGOS 

Motivação – p. 71 

Desenvolvimento do tema – p. 71 

  1. O fermento biológico é constituído por fungos – p. 71
  2. Fungos – p. 72
  3. As leveduras – p. 73
  4. Os bolores – p. 74
  5. Os cogumelos e as orelhas-de-pau – p. 75
  6. Liquens – p. 77

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 78 

Use o que aprendeu – p. 78 

Explore diferentes linguagens – p. 79 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 80 

 

CAPÍTULO 5 – ANIMAIS INVERTEBRADOS: PRINCIPAIS GRUPOS  

Motivação – p. 82 

Desenvolvimento do tema – p. 82 

  1. Poríferos – p. 82
  2. Cnidários – p. 84
  3. Platelmintos – p. 85
  4. Nematódeos – p. 86
  5. Anelídeos – p. 86
  6. Moluscos – p. 88
  7. Artrópodes – p. 89
  8. Equinodermos – p. 95

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 97 

Explore diferentes linguagens – p. 97 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 101 

 

CAPÍTULO 6 – SANEAMENTO BÁSICO 

Motivação – p. 103 

Desenvolvimento do tema – p. 103 

  1. Parasitismo: uma estratégia de vida – p. 103
  2. Esquistossomose – p. 104
  3. Teníase – p. 105
  4. Cisticercose – p. 106
  5. Amarelão – p. 107
  6. Ascaridíase – p. 108
  7. Água potável e tratamento caseiro – p. 109
  8. Distribuição de água encanada – p. 110
  9. Águas servidas – p. 111
  10. Microrganismos nas águas servidas – p. 111
  11. Doenças veiculadas pela água – p. 113
  12. Higiene pessoal – p. 114
  13. Os tipos de fossa – p. 115
  14. Tratamento de esgoto – p. 115
  15. Saneamento básico – p. 117
  16. Poluição da água – p. 118

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 121 

Use o que aprendeu – p. 122 

Explore diferentes linguagens – p. 123 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 127 

Isso vai para o nosso blog! – Doenças contagiosas e saneamento ……………………………………… 128 

 

UNIDADE C 

CAPÍTULO 7 – PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS 

Motivação – p. 130 

Desenvolvimento do tema – p. 130 

  1. Endoesqueleto e exoesqueleto – p. 130
  2. A coluna vertebral – p. 130
  3. A diversidade dos vertebrados – p. 131
  4. Noções sobre reprodução animal – p. 132
  5. Peixes – p. 134
  6. Anfíbios – p. 139
  7. Répteis – p. 142

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 148 

Use o que aprendeu – p. 149 

Explore diferentes linguagens – p. 150 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 151 

 

CAPÍTULO 8 – AVES E MAMÍFEROS 

Motivação – p. 153 

Desenvolvimento do tema – p. 154 

  1. Aves – p. 154
  2. Mamíferos – p. 157
  3. O controle da temperatura corporal – p. 159

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 160 

Use o que aprendeu – p. 161 

Explore diferentes linguagens – p. 161 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 164 

 

CAPÍTULO 9 – PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS 

Motivação – p. 166 

Desenvolvimento do tema – p. 166 

  1. Floresta Amazônica – p. 166
  2. Mata Atlântica – p. 170
  3. Floresta de Araucárias – p. 171
  4. Caatinga – p. 172
  5. Faixa de transição: Mata dos Cocais – p. 172
  6. Cerrado – p. 173
  7. Faixa de transição: Pantanal – p. 174
  8. Pampas – p. 175

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 177 

Use o que aprendeu – p. 178 

Explore diferentes linguagens – p. 178 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 179 

Isso vai para o nosso blog! – Ecossistemas e ameaças a eles – p. 180 

 

UNIDADE D 

CAPÍTULO 10 – MÁQUINAS SIMPLES 

Motivação – p. 182 

Desenvolvimento do tema – p. 182 

  1. Há vários tipos de máquinas – p. 182
  2. O que são máquinas simples? – p. 182
  3. Roda-eixo – p. 183
  4. Alavanca – p. 183
  5. Polia ou roldana – p. 184
  6. Engrenagem – p. 185
  7. Plano inclinado – p. 186
  8. Cunha – p. 187
  9. Parafuso – p. 188
  10. Tecnologia e seus impactos – p. 190

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 192 

Use o que aprendeu – p. 193 

Explore diferentes linguagens – p. 193 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 194 

 

CAPÍTULO 11 – TEMPERATURA, CALOR E EFEITO ESTUFA 

Motivação – p. 196 

Desenvolvimento do tema – p. 196 

  1. Escala de temperatura – p. 196
  2. Calor e troca de calor – p. 198
  3. Condução térmica – p. 199
  4. Convecção térmica – p. 201
  5. Sensações térmicas podem enganar – p. 203
  6. Irradiação térmica – p. 205
  7. Como funciona a garrafa térmica? – p. 206
  8. Aquecimento global – p. 207

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 210 

Use o que aprendeu – p. 211 

Explore diferentes linguagens – p. 212 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 212 

 

CAPÍTULO 12 – GASES DA ATMOSFERA E PLACAS DA LITOSFERA 

Motivação – p. 214 

Desenvolvimento do tema – p. 214 

  1. O ar é uma mistura – p. 214
  2. O gás oxigênio – p. 215
  3. O gás nitrogênio – p. 218
  4. O gás carbônico – p. 218
  5. Poluição do ar – p. 219
  6. A camada de ozônio e a poluição por CFCs – p. 222
  7. Placas litosféricas – p. 223
  8. Vulcões, terremotos e tsunamis …………………………………. 228

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 229 

Use o que aprendeu – p. 230 

Explore diferentes linguagens – p. 230 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 232 

Isso vai para o nosso blog! – Tecnologia ao longo da História – p. 233 

 

SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 234 

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 242 

UNIDADE A 

CAPÍTULO 1 – ALIMENTOS E NUTRIENTES 

Motivação – p. 13 

Desenvolvimento do tema – p. 14 

  1. Os vários tipos de nutrientes – p. 14
  2. Fibras da dieta – p. 16
  3. Nutrientes com função energética – p. 17

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 21 

Use o que aprendeu – p. 21 

Explore diferentes linguagens – p. 22 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 25 

 

CAPÍTULO 2 – SISTEMA DIGESTÓRIO 

Motivação – p. 27 

Desenvolvimento do tema – p. 28 

  1. Visão geral da atuação do sistema digestório – p. 28
  2. A ingestão – p. 29
  3. A digestão – p. 29
  4. A absorção – p. 33
  5. A eliminação – p. 34
  6. Visão geral do processamento dos alimentos – p. 36
  7. Afinal, nós “somos” o que comemos? – p. 37

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 37 

Use o que aprendeu – p. 38 

Explore diferentes linguagens – p. 39 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 41 

 

CAPÍTULO 3 – SISTEMAS CIRCULATÓRIO, LINFÁTICO E URINÁRIO  

Motivação – p. 43 

Desenvolvimento do tema – p. 44 

  1. Visão geral da atuação do sistema circulatório – p. 44
  2. O sangue – p. 46
  3. Os vasos sanguíneos – p. 48
  4. Circulação – p. 50
  5. Frequência cardíaca e eletrocardiograma – p. 54
  6. Coagulação do sangue – p. 57
  7. O sistema linfático – p. 58
  8. Excreção – p.  59
  9. O sistema urinário – p. 60

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 63 

Use o que aprendeu – p. 63 

Explore diferentes linguagens – p. 65 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 67 

Isso vai para o nosso blog! – Doenças do sistema circulatório – p. 68 

 

UNIDADE B 

CAPÍTULO 4 – SISTEMA RESPIRATÓRIO 

Motivação – p. 70 

Desenvolvimento do tema – p. 71 

  1. Visão geral da atuação do sistema respiratório – p. 71
  2. A estrutura do sistema respiratório – p. 72
  3. Os movimentos de inspirar e de expirar – p. 75
  4. As trocas gasosas nos pulmões – p. 76
  5. Frequência cardíaca e frequência respiratória – p. 78
  6. O controle automático da respiração pulmonar – p. 79
  7. Distúrbios do sistema respiratório – p. 80

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 84 

Use o que aprendeu – p. 84 

Explore diferentes linguagens – p. 86 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 88 

 

CAPÍTULO 5 – REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM ANIMAIS 

Motivação – p. 90 

Desenvolvimento do tema – p. 90 

  1. Genes – p. 90
  2. Divisão celular – p. 92
  3. Material genético e reprodução humana – p. 93
  4. Reprodução sexuada em animais – p. 95
  5. Reprodução assexuada em animais – p. 98
  6. Reprodução sexuada e variabilidade genética dos descendentes – p. 99

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 100 

Use o que aprendeu – p. 100 

Explore diferentes linguagens – p. 101 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 101 

 

CAPÍTULO 6 – REPRODUÇÃO SEXUADA E REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM PLANTAS 

Motivação – p. 103 

Desenvolvimento do tema – p. 104 

  1. Os órgãos de uma planta – p. 104
  2. Reprodução sexuada de plantas – p. 105
  3. Reprodução assexuada de plantas – p. 105
  4. Seiva mineral e seiva orgânica – p. 107
  5. Sistema vascular – p. 109
  6. Classificação das plantas – p. 109
  7. Briófitas: plantas avasculares – p. 112
  8. Pteridófitas: plantas sem sementes – p. 113
  9. Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos – p. 114
  10. Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos – p. 117

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 124 

Use o que aprendeu – p. 124 

Explore diferentes linguagens – p. 125 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 129 

Isso vai para o nosso blog! – Diversidade das plantas – p. 130 

 

UNIDADE C 

CAPÍTULO 7 – ADOLESCÊNCIA, PUBERDADE E SISTEMA ENDÓCRINO 

Motivação – p. 132 

Desenvolvimento do tema – p. 132 

  1. O recém-nascido – p. 132
  2. A infância – p. 133
  3. A adolescência e a puberdade – p. 133
  4. As mudanças trazidas pela puberdade – p. 134
  5. A idade adulta – p. 136
  6. O envelhecimento – p. 136
  7. O controle das funções do corpo – p. 137
  8. Glândulas: exócrinas e endócrinas – p. 138
  9. O sistema endócrino – p. 139
  10. Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina – p. 140
  11. A tireoide e o bócio – p. 141
  12. O pâncreas e o controle da glicose no sangue – p. 142
  13. Hormônios sexuais e mudanças na puberdade – p. 145

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 147 

Use o que aprendeu – p. 148 

Explore diferentes linguagens – p. 148 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 150 

 

CAPÍTULO 8 – REPRODUÇÃO HUMANA 

Motivação – p. 152 

Desenvolvimento do tema – p. 152 

  1. Sistema genital – p. 152
  2. O sistema genital masculino – p. 153
  3. O sistema genital feminino – p. 154
  4. Ovulação e fertilização – p. 155
  5. Ciclo menstrual – p. 156
  6. Gravidez – p. 157
  7. Parto – p. 159
  8. Amamentação – p. 160

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 161 

Use o que aprendeu – p. 161 

Explore diferentes linguagens – p. 161 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 162 

 

CAPÍTULO 9 – SEXO, SAÚDE E SOCIEDADE 

Motivação – p. 164 

Desenvolvimento do tema – p. 164 

  1. Contracepção – p. 164
  2. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) – p. 167
  3. Aids – p. 169

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 171 

Use o que aprendeu – p. 172 

Explore diferentes linguagens – p. 172 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 173 

Isso vai para o nosso blog! – Conviver e respeitar! – p. 174 

 

UNIDADE D 

CAPÍTULO 10 – PREVISÃO DO TEMPO 

Motivação – p. 176 

Desenvolvimento do tema – p. 176 

  1. O volume do ar e a temperatura – p. 176
  2. Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna – p. 177
  3. A pressão do ar e a temperatura – p. 178
  4. O ar quente tende a subir – p. 179
  5. As brisas à beira-mar – p. 181
  6. Ventos: o ar em movimento – p. 182
  7. Ciclone, furação, tufão e tornado – p. 184
  8. As correntes marítimas – p. 185
  9. Tempo e clima – p. 186
  10. O movimento das massas de ar – p. 187
  11. A previsão do tempo – p. 188
  12. A previsão do tempo e a atividade humana – p. 190
  13. Alterações climáticas provocadas pelo ser humano – p. 190

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 192 

Use o que aprendeu – p. 193 

Explore diferentes linguagens – p. 194 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 198 

 

CAPÍTULO 11 – LUA E CONSTELAÇÕES 

Motivação – p. 200 

Desenvolvimento do tema – p. 200 

  1. As fases da Lua – p. 200
  2. A Lua e seus horários – p. 201
  3. As fases da Lua e os eclipses – p. 203
  4. As estações do ano – p. 206
  5. As estrelas no céu noturno – p. 208

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 211 

Use o que aprendeu – p. 211 

Explore diferentes linguagens – p. 212 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 212 

 

CAPÍTULO 12 – PRODUÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA 

Motivação – p. 214 

Desenvolvimento do tema – p. 214 

  1. Circuito elétrico e corrente elétrica – p. 214
  2. Diferença de potencial elétrico – p. 215
  3. Energia elétrica – p. 217
  4. O uso doméstico de energia elétrica – p. 219
  5. Segurança no uso da energia elétrica – p. 221
  6. Recursos energéticos – p. 227

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 232 

Use o que aprendeu – p. 232 

Explore diferentes linguagens – p. 234 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 234 

Isso vai para o nosso blog! – O Brasil e a energia elétrica – p. 235 

 

SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 236 

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 249 

UNIDADE A 

CAPÍTULO 1 – REAÇÕES QUÍMICAS E TEORIA ATÔMICA DE DALTON 

Motivação – p. 13 

Desenvolvimento do tema – p. 14 

  1. Recordando mudanças de fase da água – p. 14
  2. Recordando densidade – p. 15
  3. Recordando o que é reação química – p. 16
  4. A Lei da Conservação da Massa – p. 18
  5. A Lei das Proporções Constantes – p. 19
  6. A Teoria Atômica de Dalton – p. 20
  7. Símbolos e fórmulas – p. 21
  8. Equação química – p. 23
  9. Explicação para as Leis de Lavoisier e de Proust – p. 24

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 25 

Explore diferentes linguagens – p. 26 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 31 

 

CAPÍTULO 2 – CARGAS ELÉTRICAS E MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD 

Motivação – p. 33 

Desenvolvimento do tema – p. 33 

  1. Eletricidade – p. 33
  2. Cargas elétricas – p. 33
  3. Eletrização por atrito – p. 35
  4. Condutores elétricos e isolantes elétricos – p. 36
  5. Eletrização por contato – p. 37
  6. Aterramento de um objeto – p. 37
  7. Descargas elétricas no ar – p. 38
  8. Modelo atômico de Rutherford – p. 39
  9. Elemento químico e número atômico – p. 41
  10. A tabela periódica – p. 42
  11. Isótopos – p. 45

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 46 

Use o que aprendeu – p. 47 

Explore diferentes linguagens – p. 49 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 50 

 

CAPÍTULO 3 – ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E MODELO ATÔMICO DE BOHR 

Motivação – p. 52 

Desenvolvimento do tema – p. 52 

  1. Ondas – p. 52
  2. Ondas: mecânicas versus eletromagnéticas – p. 53
  3. Características e aplicações das ondas eletromagnéticas – p. 54
  4. Modelo atômico de Bohr – p. 59
  5. Algumas aplicações do modelo de Bohr – p. 61
  6. Distribuição eletrônica nas camadas – p. 63
  7. Distribuição eletrônica e tabela periódica – p. 64

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 65 

Use o que aprendeu – p. 66 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 66 

Isso vai para o nosso blog! – Os elementos químicos – p. 67 

 

UNIDADE B 

CAPÍTULO 4 – LIGAÇÕES QUÍMICAS 

Motivação – p. 69 

Desenvolvimento do tema – p. 70 

  1. Tipos de substâncias que estudaremos – p. 70
  2. Ligações químicas que estudaremos – p. 70
  3. Ligação iônica – p. 72
  4. Ligação covalente – p. 74
  5. Ligação metálica – p. 76
  6. Comparação entre os tipos de substâncias – p. 77

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 82 

Use o que aprendeu – p. 83 

Explore diferentes linguagens – p. 87 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 87 

 

CAPÍTULO 5 – ACÚSTICA 

Motivação – p. 89 

Desenvolvimento do tema – p. 90 

  1. Som e ondas sonoras – p. 90
  2. Propriedades do som – p. 91
  3. Instrumentos musicais – p. 94
  4. Velocidade do som no ar – p. 97
  5. O som não se propaga apenas no ar – p. 98
  6. Reflexão e absorção do som. Eco – p. 99
  7. Ultrassom e infrassom – p. 100

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 102 

Use o que aprendeu – p. 102 

Explore diferentes linguagens – p. 104 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 105 

 

CAPÍTULO 6 – ÓPTICA 

Motivação – p. 107 

Desenvolvimento do tema – p. 108 

  1. Conceitos introdutórios à Óptica – p. 108
  2. As componentes da luz branca – p. 109
  3. Cores primárias de luz – p. 110
  4. Cores primárias de luz e visão – p. 111
  5. Cores primárias de corantes – p. 112
  6. Reflexão, refração e absorção – p. 114
  7. A formação das sombras – p. 115
  8. Imagens em espelhos planos – p. 117
  9. Imagens em espelhos convexos – p. 119
  10. Imagens em espelhos côncavos – p. 119
  11. Refração da luz – p. 121

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 122 

Use o que aprendeu – p. 123 

Explore diferentes linguagens – p. 123 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 127 

Isso vai para o nosso blog! – Importância das radiações eletromagnéticas – p. 128 

 

UNIDADE C 

CAPÍTULO 7 – CINEMÁTICA 

Motivação – p. 130 

Desenvolvimento do tema – p. 131 

  1. Algumas contribuições de Galileu Galilei – p. 131
  2. Conceitos introdutórios à Mecânica – p. 131
  3. Velocidade média – p. 133
  4. Velocidade instantânea – p. 134
  5. Movimento uniforme e movimento variado – p. 135
  6. Aceleração – p. 135
  7. Queda livre – p. 136
  8. Aceleração da gravidade – p. 137

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 139 

Use o que aprendeu – p. 140 

Explore diferentes linguagens – p. 141 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 143 

 

CAPÍTULO 8 – DINÂMICA 

Motivação – p. 145 

Desenvolvimento do tema – p. 145 

  1. Massa: uma abordagem inicial – p. 145
  2. Grandezas escalares – p. 146
  3. Grandezas vetoriais – p. 146
  4. Força – p. 148
  5. Primeira Lei de Newton – p. 150
  6. Segunda Lei de Newton – p. 151
  7. Força peso – p. 153
  8. Força de tração – p. 155
  9. Medida da força peso – p. 156
  10. Terceira Lei de Newton – p. 158

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 161 

Use o que aprendeu – p. 161 

Explore diferentes linguagens – p. 163 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 164 

 

CAPÍTULO 9 – GRAVITAÇÃO 

Motivação – p. 166 

Desenvolvimento do tema – p. 166 

  1. O conceito de força centrípeta – p. 166
  2. Força centrípeta e objetos em órbita – p. 169
  3. A Lei da Gravitação Universal – p. 171
  4. Geocentrismo versus heliocentrismo – p. 171
  5. Os planetas e o Sistema Solar – p. 175
  6. Sol, a nossa estrela – p. 177
  7. Galáxias – p. 180
  8. Sol e outras estrelas – p. 182
  9. Ciclo de vida das estrelas – p. 186

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 193 

Use o que aprendeu – p. 193 

Explore diferentes linguagens – p. 194 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 194 

Isso vai para o nosso blog! – Astronomia e Astronáutica – p. 195 

 

UNIDADE D 

CAPÍTULO 10 – GENÉTICA E HEREDITARIEDADE 

Motivação – p. 197 

Desenvolvimento do tema – p. 197 

  1. Mendel e as ervilhas – p. 197
  2. Material genético – p. 200
  3. Cromossomos homólogos e número haploide – p. 202
  4. Cromossomos e reprodução humana – p. 203
  5. O que é Genética? – p. 205
  6. Alelos localizam-se em cromossomos homólogos – p. 205
  7. Genótipo – p. 206
  8. Fenótipo e influência do ambiente – p. 207
  9. Hereditariedade em humanos – p. 210
  10. Os grupos sanguíneos – p. 211
  11. Parecidos, mas geralmente diferentes! – p. 212
  12. Cromossomos sexuais – p. 213
  13. Doenças hereditárias e aneuploidia – p. 214

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 217 

Use o que aprendeu – p. 217 

Explore diferentes linguagens – p. 218 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 219 

 

CAPÍTULO 11 – EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS 

Motivação – p. 221 

Desenvolvimento do tema – p. 221 

  1. Fósseis: registros do passado – p. 221
  2. O conceito de evolução – p. 222
  3. A explicação lamarckista para a evolução – p. 223
  4. A explicação darwinista para a evolução – p. 223
  5. Como se formam novas espécies? – p. 224
  6. Evolução não é um processo individual – p. 225
  7. Darwin inspirou-se na seleção artificial – p. 226
  8. Árvores filogenéticas – p. 227
  9. A origem da vida – p. 231

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 234 

Use o que aprendeu – p. 234 

Explore diferentes linguagens – p. 235 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 240 

 

CAPÍTULO 12 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

Motivação – p. 242 

Desenvolvimento do tema – p. 243 

  1. Desenvolvimento sustentável – p. 243
  2. Ação humana e desequilíbrios ambientais – p. 244
  3. A importância das unidades de conservação – p. 246
  4. Recursos renováveis e recursos não renováveis – p. 247
  5. Ameaça aos recursos renováveis – p. 250
  6. O crescimento da população humana – p. 250

Organização de ideias: mapa conceitual – p. 254 

Use o que aprendeu – p. 254 

Explore diferentes linguagens – p. 254 

Seu aprendizado não termina aqui – p. 255 

Isso vai para o nosso blog! – As soluções começam conosco! – p. 256 

 

ALGUMAS PALAVRAS FINAIS AO ESTUDANTE – p. 257 

SUPLEMENTO DE PROJETOS – p. 258 

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO – p. 265 

Veja também