Contents
Índice
ORIENTAÇÕES DE USO
CAPA
SEGUNDA CAPA
FRONTISPÍCIO
CRÉDITOS
- página 2
AOS ESTUDANTES E AOS SENHORES PAIS
- página 3
APRESENTAÇÃO DA OBRA
- página 4
SUMÁRIO
- página 8
UNIDADE A
- página 12
CAPÍTULO 1
Seres vivos e cadeias alimentares
- página 12
Motivação
- página 13
Desenvolvimento do tema
- página 16
1. Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem
- página 16
2.
Os seres vivos precisam de energia
- página 17
3.
Os seres vivos podem se reproduzir
- página 18
4. Os seres vivos dependem do ambiente
- página 18
5. Os seres vivos interagem uns com os outros
- página 19
6. Semelhanças entre os ambientes
- página 19
7. Diferenças entre os ambientes
- página 19
8.
O que é cadeia alimentar?
- página 21
9. Produtores e consumidores
- página 22
10. Seres vivos dependem uns dos outros
- página 22
11.
Há equilíbrio nas cadeias alimentares
- página 23
Organização de ideias
- página 23
Use o que aprendeu
- página 24
Explore diferentes linguagens
- página 26
Seu aprendizado não termina aqui
- página 29
CAPÍTULO 2
Fotossíntese
- página 30
Motivação
- página 31
Desenvolvimento do tema
- página 32
1. A semente de feijão tem reserva de alimento
- página 32
2. Os a
nimais e as plantas respiram
- página 33
3. A
s plantas, além de respirarem, fazem fotossíntese
- página 33
4. Sem luz não ocorre fotossíntese
- página 34
5. De onde vêm a água e o gás carbônico?
- página 35
6. As p
lantas comem terra?
- página 35
7. A i
mportância da fotossíntese
- página 36
8. A fotossíntese e as cadeias alimentares
- página 37
Organização de ideias
- página 37
Use o que aprendeu
- página 38
Explore diferentes linguagens
- página 38
Seu aprendizado não termina aqui
- página 40
CAPÍTULO 3
Teias alimentares
- página 41
Motivação
- página 42
Desenvolvimento do tema
- página 42
1. O que são seres decompositores?
- página 42
2. Decompositores reciclam nutrientes
- página 43
3. Decompositores e cadeias alimentares
- página 43
4. O que é aquilo que apareceu no pão?
- página 44
5. E o que é que apareceu na laranja?
- página 45
6.
Fungos e bactérias atuam como decompositores
- página 45
7. Ecologia e ecossistemas
- página 47
8. Teias alimentares
- página 48
Organização de ideias
- página 49
Use o que aprendeu
- página 49
Explore diferentes linguagens
- página 50
Seu aprendizado não termina aqui
- página 53
Fechamento da unidade
- página 54
UNIDADE B
- página 55
CAPÍTULO 4
Níveis de organização do corpo humano
- página 55
Motivação
- página 56
Desenvolvimento do tema
- página 56
1. Os níveis de organização do corpo humano
- página 56
2.
Célula: a unidade que compõe a diversidade
- página 57
3. Seres pluricelulares e seres unicelulares
- página 60
4.
Noção da estrutura de uma célula animal
- página 61
5. Noção da estrutura de uma célula vegetal
- página 62
6. A diversidade das células
- página 63
7. Tecidos
- página 63
8. Órgãos
- página 65
9. Sistemas
- página 65
10. A integração entre os sistemas
- página 66
Organização de ideias
- página 69
Explore diferentes linguagens
- página 69
Seu aprendizado não termina aqui
- página 71
CAPÍTULO 5
Ossos e músculos
- página 72
Motivação
- página 73
Desenvolvimento do tema
- página 73
1. Ossos e músculos
- página 73
2. Articulações ou juntas
- página 75
3. Os três tipos de músculos
- página 77
4. Músculos esqueléticos e movimentos do corpo
- página 78
5. Alavancas no corpo humano
- página 81
6. A coluna vertebral
- página 82
Organização de ideias
- página 84
Use o que aprendeu
- página 84
Explore diferentes linguagens
- página 85
Seu aprendizado não termina aqui
- página 86
CAPÍTULO 6
Visão
- página 87
Motivação
- página 88
Desenvolvimento do tema
- página 88
1. Raios de luz
- página 88
Motivação
- página 90
Desenvolvimento do tema
- página 91
2.
O sentido da visão
- página 91
3. A lente do
olho
ôlho
e a “focalização” de imagens
- página 94
Motivação
- página 95
Desenvolvimento do tema
- página 95
4. Visão binocular
- página 95
Motivação
- página 98
Desenvolvimento do tema
- página 98
5. O cinema
- página 98
6. A correção de alguns distúrbios visuais
- página 99
Organização de ideias
- página 103
Explore diferentes linguagens
- página 103
Seu aprendizado não termina aqui
- página 106
Fechamento da unidade
- página 107
UNIDADE C
- página 108
CAPÍTULO 7
Sistema nervoso
- página 108
Motivação
- página 109
Desenvolvimento do tema
- página 110
1. Atos voluntários e atos reflexos
- página 110
2. Neurônios
- página 110
3. Estrutura geral do sistema nervoso
- página 111
4. O papel dos nervos
- página 112
5. O papel da medula espinal
- página 113
6. O papel do encéfalo
- página 115
7.
SNP
ésse êne pê
somático e
SNP
ésse êne pê
autônomo
- página 118
8. O risco dos danos à medula espinal
- página 119
9. Sinapse
- página 121
10. O que são drogas?
- página 123
11. As drogas e a saúde
- página 124
12. As drogas e os problemas sociais
- página 124
13. Drogas atuam no sistema nervoso
- página 125
14. Não se automedique!
- página 127
Organização de ideias
- página 127
Use o que aprendeu
- página 128
Explore diferentes linguagens
- página 129
Seu aprendizado não termina aqui
- página 130
CAPÍTULO 8
Substâncias químicas
- página 131
Motivação
- página 132
Desenvolvimento do tema
- página 132
1. Mudanças de fase
- página 132
2. Temperatura de fusão (
TF
tê éfe
) e temperatura de ebulição (
TE
tê e
)
- página 133
3. Matéria
- página 134
4. Densidade
- página 135
5. Substâncias químicas
- página 138
6. Misturas
- página 139
7. Separação de misturas
- página 142
Organização de ideias
- página 144
Use o que aprendeu
- página 145
Explore diferentes linguagens
- página 146
Seu aprendizado não termina aqui
- página 148
CAPÍTULO 9
Transformações químicas
- página 149
Motivação
- página 150
Desenvolvimento do tema
- página 150
1. Reação química
- página 150
Motivação
- página 154
Desenvolvimento do tema
- página 155
2. Substâncias: simples e compostas
- página 155
3. Processos exotérmicos e processos endotérmicos
- página 157
4. O petróleo
- página 158
5. Carvão mineral
- página 162
Organização de ideias
- página 162
Use o que aprendeu
- página 163
Explore diferentes linguagens
- página 164
Seu aprendizado não termina aqui
- página 165
Fechamento da unidade
- página 166
UNIDADE D
- página 167
CAPÍTULO 10
Atmosfera e hidrosfera
- página 167
Motivação
- página 168
Desenvolvimento do tema
- página 168
1. O ar ocupa espaço
- página 168
2. Resistência do ar
- página 169
3. Vento
- página 170
Motivação
- página 170
Desenvolvimento do tema
- página 170
4. O ar ocupa todo o espaço disponível
- página 170
Motivação
- página 171
Desenvolvimento do tema
- página 171
5. O ar tem massa!
- página 171
6. A atmosfera exerce pressão
- página 172
Motivação
- página 174
Desenvolvimento do tema
- página 174
7. O poder da pressão atmosférica
- página 174
8. Hidrosfera e ciclo da água
- página 176
9.
Umidade do ar, orvalho e geada
- página 178
10. Umidade relativa do ar
- página 180
11.
O arco-íris
- página 180
Organização de ideias
- página 182
Use o que aprendeu
- página 183
Explore diferentes linguagens
- página 184
Seu aprendizado não termina aqui
- página 188
CAPÍTULO 11
O planeta Terra e os recursos minerais
- página 189
Motivação
- página 190
Desenvolvimento do tema
- página 191
1. Como é a Terra por dentro?
- página 191
2. Rochas magmáticas
- página 192
3. Vulcões no mundo
- página 193
4. Rochas são formadas por minerais
- página 194
5. Rochas sedimentares
- página 194
6. Rochas metamórficas
- página 195
7. Os fósseis e a história da Terra
- página 197
8. Fósseis na América do Sul
- página 199
Motivação
- página 200
Desenvolvimento do tema
- página 201
9. Aplicações da argila
- página 201
10. Minerais usados em decoração
- página 201
11. Ferro
- página 202
12. Alumínio
- página 203
13. Vidro
- página 204
14. Ouro
- página 205
Organização de ideias
- página 206
Explore diferentes linguagens
- página 207
Seu aprendizado não termina aqui
- página 209
CAPÍTULO 12
Dia e noite: regularidades celestes
- página 210
Motivação
- página 211
Desenvolvimento do tema
- página 211
1. Ciclo dia/noite
- página 211
2. Ritmo biológico
- página 212
3. O seu ciclo dia/noite
- página 213
4. Latitude e longitude
- página 213
5. O período diurno tem sempre a mesma duração?
- página 214
6. A variação dos períodos diurno e noturno ao longo do ano
- página 214
7. As estações do ano
- página 216
8. O nascente e o poente do Sol
- página 218
Motivação
- página 219
Desenvolvimento do tema
- página 220
9. Solstícios e equinócios
- página 220
10. A trajetória diária aparente do Sol
- página 222
11. Evidências da esfericidade da Terra
- página 224
12. O nascente e o poente das demais estrelas e da Lua
- página 225
Organização de ideias
- página 226
Use o que aprendeu
- página 227
Explore diferentes linguagens
- página 227
Seu aprendizado não termina aqui
- página 228
Fechamento da unidade
- página 229
SUPLEMENTO DE PROJETOS
- página 230
PROJETO 1 – Ação da luz sobre o papel de jornal
- página 231
PROJETO 2 – Uma lente de garrafa plástica
- página 232
PROJETO 3 – As uvas-passas mergulhadoras
- página 233
PROJETO 4 – Separação de misturas (I)
- página 234
PROJETO 5 – Separação de misturas (II)
- página 235
PROJETO 6 – Paraquedas
- página 236
PROJETO 7 – Concurso de aviõezinhos
- página 237
PROJETO 8 – A luva sem a mão
- página 238
PROJETO 9 – A chuva pode ser salgada?
- página 239
PROJETO 10 – As cores do arco-íris (I)
- página 240
PROJETO 11 – As cores do arco-íris (II)
- página 240
PROJETO 12 – Um modelo para solstícios e equinócios
- página 241
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO COMENTADO
- página 242
TERCEIRA CAPA
QUARTA CAPA
Lista de links
Lista de créditos