Apresentação

Uma das características mais marcantes do século vinte e um é a velocidade com que as tecnologias de informação e de comunicação se transformam. Imagine que, quando seus avós nasceram, a televisão ainda era uma grande novidade, os telefones eram discados e não existiam celulares. As pesquisas escolares eram feitas em livros e enciclopédias. Um estudante conseguia consultar apenas uma ou duas fontes, pois era difícil encontrar a informação necessária para os trabalhos solicitados pela escola. E, se ele tivesse uma dúvida sobre a matéria, a única fórma de solucioná-la era esperar pela próxima aula.

Em pouco mais de 50 anos, o mundo mudou radicalmente. A comunicação se tornou muito veloz e eficiente. O acesso à informação foi facilitado pela internet, que coloca à disposição das pessoas uma infinidade de informações sobre os mais variados assuntos. Diante de tantas transformações, qual é o papel da escola? Por que as crianças e os jovens ainda precisam ir à aula? O que é preciso aprender para viver neste mundo que se transforma sem parar?

Hoje, um dos objetivos do estudo oferecido pela escola é que você aprenda como localizar informações de modo objetivo, para que saiba como utilizá-las na resolução de problemas práticos ou teóricos. Além disso, é importante saber, também, como identificar informações confiáveis, como evitar as inúmeras armadilhas que estão espalhadas pelo mundo virtual e, acima de tudo, como avaliar criticamente a realidade para se orientar nela de modo autônomo, seguro e justo. A escola deve ser um lugar no qual você e seus amigos encontrem condições para desenvolver essas competências.

A escola é, ainda, o lugar onde vocês podem exercitar habilidades sociais. Nas redes sociais, geralmente, só interagimos com quem tem interesses parecidos com os nossos; na sala de aula, convivemos com as diferenças e podemos aprender com elas. Na escola, é possível aprender a mobilizar nossos conhecimentos para viver melhor com as outras pessoas e desenvolver a empatia, a solidariedade e a capacidade de cooperação.

Os livros desta coleção foram pensados para ajudá-lo a enfrentar todos esses desafios. Por isso, preocupamo-nos em oferecer não só informação, mas também situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia intelectual, à reflexão crítica, à pesquisa, à comunicação oral e escrita e à interação social. Esperamos que você aproveite cada uma delas e que, ao final desse percurso, tenha se tornado um aluno competente e um cidadão solidário, participativo e autônomo nas suas decisões.

Um ótimo estudo!

Organização do seu livro

Este livro está organizado em 15 capítulos, divididos em 4 unidades.

Conheça a seguir as diversas partes que compõem o seu livro.


Páginas de livro. Destaque para a abertura de unidade.

Abertura de unidade

Dupla de páginas que conecta os assuntos tratados nos capítulos da unidade. Assim, você saberá o que vai estudar.


Página de livro. Destaque para a abertura de capítulo.

Abertura de capítulo

Relaciona o tema do capítulo com alguma questão atual. Dessa fórma, você perceberá quanto a história faz parte do presente.


Página de livro. Destaque para a seção Saiba mais.

Saiba mais

Nesta seção, você encontra textos que ampliam seus conhecimentos sobre o assunto estudado.


Página de livro. Destaque para o boxe História em construção.

História em construção

Apresenta conteúdos que vão auxiliar você a compreender aspectos da construção da história.


Página de livro. Destaque para o boxe Refletindo sobre.

Refletindo sobre

Você será convidado a refletir sobre inúmeras situações do tempo presente com base nos assuntos estudados.

Página de livro. Destaque para o boxe Recapitulando.

Recapitulando

Questões distribuídas ao longo do capítulo para você verificar a sua compreensão sobre os pontos principais do texto.


Página de livro. Destaque para o boxe Explore.

Explore

Questões para você explorar mapas, textos e diferentes tipos de imagem.


Página de livro. Destaque para o boxe Conexão.

Conexão

Sugestões de livros, filmes e sites para você ampliar os estudos de fórma divertida.


Páginas de livro. Destaque para a seção Leitura complementar.

Leitura complementar

Esta seção traz textos de fontes diversas que ampliam a discussão dos temas presentes no capítulo, para que você possa aprender ainda mais.


Páginas de livro. Destaque para a seção Enquanto isso.

Enquanto issoreticências

Nesta seção, você conhecerá acontecimentos ou processos simultâneos aos estudados no capítulo. Assim, poderá comparar a história ocorrida ao mesmo tempo em lugares diferentes.


Páginas de livro. Destaque para a seção Atividades.

Atividades

Ao final de cada capítulo, a seção de atividades desafia você a aprofundar os estudos, a refletir sobre a relação dos temas estudados com o seu cotidiano e a estabelecer relações entre a história e outros componentes curriculares, além de apresentar propostas para você exercer a sua criatividade.


Páginas de livro. Destaque para a seção Fazendo e aprendendo.

Fazendo e aprendendo

No final de cada unidade, são apresentados tutoriais para que você possa realizar de fórma autônoma diferentes atividades relacionadas aos temas estudados.

Sumário