Apresentação


Olá!

Esta é a coleção didática escolhida por seu professor ou sua professora para as aulas de Língua Inglesa. Com este material, procuramos promover a educação linguística em Língua Inglesa, ou seja, propor atividades de compreensão e de produção de textos escritos e orais com o fim de ampliar sua reflexão sôbre a linguagem e sôbre as diversas práticas sociais que envolvem a língua. Por meio de tais propostas, consideramos que é possível ampliar sua percepção sôbre o mundo e sôbre você mesmo ou mesma, elemento fundamental para sua formação como cidadão ou cidadã.

Nesta obra, o texto é o objeto do ensino de Língua Inglesa. As atividades têm como foco os textos escritos e orais que circularam no mundo antes de ser escolhidos para estar aqui, com o intuito de que possam contribuir para sua educação linguística. Para você entender melhor esses textos, há elementos nas atividades que lhe possibilitam ter acesso a informações sôbre sua circulação: o formato original, quem os elaborou, a quem estavam dirigidos e quando foram produzidos.

Os temas escolhidos para as unidades são todos relevantes, contribuindo para sua educação e para a ampliação de seu conhecimento de mundo. Além disso, procuramos aproximar esses temas de seus interesses e de seu contexto, bem como de outros componentes curriculares. Com Língua Portuguesa, nosso diálogo é permanente, por ser uma disciplina com a qual a Língua Inglesa compartilha o mesmo objetivo — a educação linguística — e o mesmo objeto — o texto.

Convidamos você a ir além das palavras em Língua Inglesa!

Um abraço,

Os organizadores ou as organizadoras

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

Paulo Freire

Como se organiza este livro

Este volume da coleção é composto de oito unidades, precedidas de uma unidade de introdução intitulada Starting point. Com exceção de Starting point, as demais unidades se organizam da seguinte fórma:

Páginas de abertura

Apresentam o título, os gêneros discursivos, o tema e os objetivos gerais da unidade, além de imagens, especialmente fotografias, relacionadas ao tema que será abordado. Assim, você pode ter seu primeiro contato com o trabalho a ser desenvolvido.

Reprodução de página de livro. Destaque para a seção ABERTURA.

taimi tchu finqui

Contém questões que vão proporcionar algumas reflexões iniciais sôbre o tema e, em alguns casos, sôbre os gêneros discursivos da unidade. Nesta seção, você será estimulado também a recuperar o que já conhece sôbre o conteú­do explorado.

rídin

Traz duas ou três Tasks de compreensão leitora. Cada uma se inicia com Before reading, cujo propósito é recuperar seus conhecimentos prévios e estimular a formulação de hipóteses sôbre o tema e o gênero do texto que você vai ler em Read to learn. As questões de compreensão encontram-se em Constructing meanings. E, ao final, Think a little more promove uma reflexão sôbre o que foi lido e, sempre que possível, conexões com o contexto.

lissenin

Apresenta uma atividade de compreensão auditiva. Inicia-se com Before listening, para ativar seus conhecimentos prévios e motivar você a construir hipóteses sôbre o texto oral que vai ouvir em Listen to learn, segue com Constructing meanings, em que se encontram as questões de compreensão, e finaliza com Think a little more, em que se propõe a reflexão sôbre o texto e sôbre as relações entre ele e seu contexto, sempre que possível.

lenguagi in équitchon

Apresenta questões sôbre vocabulário e gramática relativas a gêneros discursivos trabalhados na unidade.

spíkin sléch uráitin

Propõe atividades de produção oral (Speaking) ou escrita (Writing), de maneira alternada entre as unidades, com as seguintes subseções: Hit the road, em que é definida a proposta da atividade e são explicitados os itens relacionados às condições de produção do texto – o gênero, o tema, o objetivo, os interlocutores, a fórma, o meio de circulação e a autoria; Toolbox, onde são apresentados e discutidos alguns recursos para a produção textual; e, finalmente, Step back, que orienta você a revisar seu texto e apresentar a versão final dele.

piti istopi

Promove uma atividade de síntese do tema trabalhado na unidade, relacionando-o com as imagens presentes nas páginas de abertura.

thinkirôver

Apresenta uma proposta de autoavaliação da aprendizagem. Compõe-se de itens relativos à compreensão e à produção dos gêneros discursivos que são os eixos da unidade, bem como à reflexão sôbre o tema e sôbre seu engajamento nas atividades desenvolvidas.

áison grémer

Sistematiza, para rápida consulta, alguns elementos de vocabulário e de gramática relativos aos gêneros trabalhados na unidade.

Este volume apresenta ainda dois projetos e as unidades são seguidas dos apêndices.

Projetos

Localizados após as Unidades 4 e 8, propõem a produção de diferentes textos de gêneros discursivos previamente trabalhados ao longo da coleção, culminando na elaboração de um produto final.

Apêndices

dere is móre

Apresenta questões complementares ao que foi trabalhado nas unidades.

ãpi tchu iu

Apresenta sugestões de livros, filmes, sites e museus relacionados aos temas das unidades.

líst óvirégiuler vãrbs

Oferece uma lista de verbos irregulares de uso mais frequente em língua inglesa.

réfrences

Apresenta as referências bibliográficas comentadas das unidades.

Transcrição dos áudios

Apresenta todos os áudios propostos nas unidades.

Ícones

Ilustração. Dois balões de fala sobrepostos, um azul em primeiro plano e um roxo em segundo plano. Identifica atividades de prática oral.

Indica as questões a que você pode responder apenas oralmente.

Folha pautada de caderno com um lápis roxo escrevendo sobre ela. Identifica atividades que deve ser respondida no caderno.

Indica as questões a que você deve responder por escrito no caderno.

Ilustração. Fones supra-auriculares azuis. Identifica atividades de áudio.

Indica gravação do texto oral, que poderá ser acessada por meio de ícone apresentado junto à atividade.

Ícone Eyes on grammar example

Mostra que algum aspecto da gramática ou do vocabulário de determinado texto encontra-se na seção Eyes on grammar.

Quadros

Ícone do quadro Did you know?

Apresenta informações complementares para contextualizar alguns textos e temas, além de ampliar os sentidos de algumas palavras e expressões.

Starting point 10

1. Who are you? 20

Gêneros discursivos: documento pessoal e apresentação pessoal escrita e oral.

Tema: identidade e cidadania.

Time to think 22

Reading 23

Task 1 (personal document) 23

Task 2 (personal document) 25

Task 3 (written personal presentation) 28

Think a little more 30

Listening 30

Think a little more 32

Language in action 32

Speaking 34

Pit stop 35

Think it over 36

Eyes on grammar 36

2. English everywhere 38

Gêneros discursivos: tirinha, verbete de dicionário e vídeo informativo.

Tema: a presença e o uso do inglês no dia a dia do Brasil.

Time to think 40

Reading 41

Task 1 (comic strip) 41

Task 2 (dictionary entry) 43

Task 3 (dictionary entry) 44

Think a little more 45

Listening 46

Think a little more 47

Language in action 47

Writing 50

Pit stop 51

Think it over 52

Eyes on grammar 52

3. Our school 54

Gêneros discursivos: quadro de horário escolar, cartaz de campanha social, quote poster e enquete.

Tema: escolas e educação.

Time to think 56

Reading 58

Task 1 (class schedule) 58

Task 2 (social campaign poster) 59

Task 3 (quote poster) 61

Think a little more 63

Listening 63

Think a little more 65

Language in action 65

Speaking 68

Pit stop 69

Think it over 69

Eyes on grammar 70

4. One language, different realities 72

Gêneros discursivos: mapa, dados e fatos, programa educativo e anotações de aula.

Tema: inglês ao redor do mundo.

Time to think 74

Reading 76

Task 1 (map) 76

Task 2 (facts and figures) 77

Think a little more 80

Listening 80

Think a little more 82

Language in action 83

Writing 84

Pit stop 86

Think it over 86

Eyes on grammar 87

Project 1. Our school in comic strips 90

Produto final: uma coleção de tirinhas.

Tema: nossa escola.

Getting started 90

Preparing the project 93

Comic strip #1 – Getting to know each other at school 93

Hands on 93

Step back 94

Comic strip #2 – The school routine 95

Hands on 95

Step back 96

Comic strip #3 – Time to think about teachers 96

Hands on 96

Step back 97

Joining the ideas 97

5. Day-to-day life at school 98

Gêneros discursivos: relato pessoal; entrevista escrita e oral.

Tema: diversidade de ocupações e de pessoas que trabalham na escola.

Time to think 100

Reading 101

Task 1 (personal story) 101

Task 2 (written interview) 103

Think a little more 105

Listening 105

Think a little more 107

Language in action 107

Speaking 110

Pit stop 112

Think it over 112

Eyes on grammar 113

6. Games connecting the world 116

Gêneros discursivos: verbete de enciclopédia, instruções de dobradura e tutorial de jogos.

Tema: jogos ao redor do mundo.

Time to think 118

Reading 120

Task 1 (encyclopedia entry) 120

Task 2 (origami instructions) 122

Think a little more 125

Listening 126

Think a little more 128

Language in action 128

Writing 131

Pit stop 132

Think it over 132

Eyes on grammar 133

7. At the end of the day, family is family 134

Gêneros discursivos: pôster e sinopse de filme e diálogo familiar.

Tema: vida familiar.

Time to think 136

Reading 137

Task 1 (movie poster) 137

Task 2 (movie synopsis) 138

Task 3 (movie synopsis) 140

Think a little more 142

Listening 142

Think a little more 144

Language in action 144

Speaking 147

Pit stop 149

Think it over 149

Eyes on grammar 150

8. A place in the sun 152

Gêneros discursivos: infográfico e álbum de fotos.

Tema: o lugar onde vivemos.

Time to think 154

Reading 155

Task 1 (infographic) 155

Task 2 (infographic) 157

Task 3 (photo album) 160

Think a little more 162

Listening 163

Think a little more 165

Language in action 165

Writing 167

Pit stop 169

Think it over 169

Eyes on grammar 170

Project 2. The place we belong 172

Produto final: um blogue para discutir questões sobre o lugar onde vivemos.

Tema: nossa cidade.

Getting started 172

Preparing the project 176

Hands on 177

Step back 178

Joining the ideas 178

Appendices 179

There is more 180

Up to you 198

List of irregular verbs 200

References 202

Transcrição dos áudios 204