Apresentação

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”

Bertolt bréche


A arte está mais presente em nosso cotidiano do que imaginamos. Basta olharmos ao redor e perceberemos que ela faz parte do dia a dia, como na música que gostamos de ouvir, nas cores e nos modelos de roupas que vestimos, nos filmes e programas de televisão a que assistimos, em manifestações artísticas produzidas por meio de recursos tecnológicos e disponíveis em mídias digitais.

Neste livro, você vai consolidar e aprofundar seus conhecimentos sobre quatro linguagens artísticas – as artes visuais, a dança, o teatro e a música. Além de apreciar obras dessas quatro linguagens, terá a oportunidade de conhecer as produções de diferentes artistas e seus contextos. Vivenciará o fazer artístico, fará pesquisas, análises e reflexões sobre arte, experimentará processos de criação e trabalhará em grupo.

Esta obra foi elaborada de acordo com as habilidades e os objetos de conhecimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (Bê êne cê cê).

Esperamos que este livro desperte ainda mais seu interesse pelas artes e contribua para a formação de seu repertório cultural.

Bom trabalho!

Conheça seu livro

Este livro está estruturado em quatro Unidades.

Abertura de Unidade

Apresenta o título, uma imagem e os Temas que você estudará ao longo dessa Unidade.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a Abertura de Unidade. No detalhe, há os três temas que serão estudados na Unidade.

De olho na imagem

Esta seção reproduz a mesma imagem da abertura da Unidade e propõe questões de leitura dessa imagem com o objetivo de ativar a reflexão e seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos que serão abordados. Em alguns casos, a seção poderá trazer outras imagens relacionadas à imagem da abertura da Unidade.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção ‘De olho na imagem’.

Artista e obra

Esta seção traz informações sobre o ou os ou o ou os da obra reproduzida e o contexto de produção de suas obras.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção ‘Artista e obra’.

Temas

As Unidades são organizadas em Temas que desenvolvem os conteúdos de modo claro e organizado.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar um dos Temas da Unidade.

Arte e muito mais

Esta seção contém textos que ampliam o conhecimento e a reflexão sobre os temas estudados.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção ‘Arte e muito mais’.

Foco na linguagem

Apresenta questionamentos sobre o assunto e a linguagem artística estudados no Tema.

Indicações

Sugestões de leituras, filmes, vídeos, sites, álbuns e visitas a instituições culturais.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar os boxe "Foco na linguagem" e "Indicações".

Este ícone sinaliza o momento em que é possível trabalhar com o conteúdo disponível na coletânea de áudios.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar o ícone de áudio.

Experimentações

As experimentações artísticas e pesquisas propostas aqui vão prepará-lo para as atividades que serão apresentadas na seção Pensar e fazer arte.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção "Experimentações".

Entre textos e imagens

Esta seção traz textos e questões que trabalham e desenvolvem a compreensão leitora.

Glossário

No glossário, você encontra explicação sobre palavras que aparecem nos Temas.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção "Entre textos e imagens" e o Glossário.

Pensar e fazer arte

Esta seção apresenta propostas para você se expressar, experimentar e refletir de modo crítico sobre os conteúdos que está estudando.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção "Pensar e fazer arte".

Por dentro da arte

Esta seção traz conteúdos da arte que vão ajudá-lo nas discussões sobre as linguagens que você está estudando.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção ‘Por dentro da arte’.

Autoavaliação

Nesta seção, você poderá retomar as atividades realizadas ao longo da Unidade e refletir sobre seu processo de aprendizagem.

Imagem. Reprodução miniaturizada de uma página do Livro do Estudante para exemplificar a seção "Autoavaliação".

Selos

Esses selos indicam que o conteúdo abordado está relacionado a um tema contemporâneo relevante para a sua formação como cidadão.

Ilustração. Ícone composto de uma faixa azul com o texto Cidadania e Civismo. Ilustração. Ícone composto de uma faixa verde-água com o texto Ciência e Tecnologia. Ilustração. Ícone composto de uma faixa verde com o texto Economia. Ilustração. Ícone composto de uma faixa laranja com o texto Meio ambiente. Ilustração. Ícone composto de uma faixa lilás com o texto Multiculturalismo. Ilustração. Ícone composto de uma faixa vermelha com o texto Saúde.

Diário de bordo

Sugere que você faça registros de atividades, que podem ser retomados posteriormente.

Ilustração. Ícone composto de um caderno aberto, com texto e imagem, junto de um lápis e de um pincel amarelos. Ao lado dele, um selo cor-de-rosa com o texto: Faça no diário de bordo.

Sumário

UNIDADE 1 MÚSICA: MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES 10

De olho na imagem 11

Artista e obra: Pitty 12

Foco na linguagem 12

TEMA 1 – O surgimento do rock 13

O rock 13

Artista e obra: Os Beatles 14

Instrumentos característicos do rock 15

Por dentro da arte: Do alaúde à guitarra elétrica 16

“Admirável chip novo” 18

Foco na linguagem 18

Arte e muito mais: O videoclipe 19

Experimentações 20

TEMA 2 – As influências da juventude na música brasileira 21

A Jovem Guarda 21

Por dentro da arte: Adoração (Altar para Roberto Carlos) 22

Foco na linguagem 22

A bossa nova 23

O Tropicalismo 23

As principais características do Tropicalismo 24

Foco na linguagem 24

Artista e obra: Rita Lee  25

Por dentro da arte: Rita Lee mora ao lado 26

Foco na linguagem 26

“São coisas nossas” 27

Foco na linguagem 27

Os festivais da canção 28

“Pra não dizer que não falei das flores” 29

Foco na linguagem 29

Chico Buarque e a censura 30

Foco na linguagem 30

“Apesar de você” 31

Foco na linguagem 31

O rock na década de 1980 32

Barão Vermelho 32

Titãs 32

Os Paralamas do Sucesso 33

Legião Urbana 33

Foco na linguagem 33

A obra de Cazuza 34

Experimentações 35

TEMA 3 – Novas experiências 36

A possibilidade de gravar e reproduzir sons 36

Música e indústria 37

Foco na linguagem 37

Arte e muito mais: Quando as obras artísticas se tornam bens de consumo 38

Foco na linguagem 39

A música concreta 40

Hermeto Pascoal 41

Foco na linguagem 41

Entre textos e imagens: A poesia concreta 44

Questão 44

Foco na linguagem 45

A música eletroacústica 46

A música eletrônica 47

A música pop eletrônica 48

Foco na linguagem 48

Artista e obra: DJ Caio Moura 49

Música e pesquisa 50

Foco na linguagem 50

Entre textos e imagens: Trilhas: o som e a música no cinema 51

Questões 51

Experimentações 52

Pensar e fazer arte 52

Autoavaliação 53

UNIDADE 2 A ARTE HOJE 54

De olho na imagem 55

Artista e obra: Cildo Meireles 56

Foco na linguagem 56

TEMA 1 – Arte, espaço e participação do público 57

Um espaço monocromático 57

Foco na linguagem 57

Impregnação 58

Entorno e Desvio 59

Por dentro da arte: As sensações despertadas pelas cores 60

Um convite à experimentação 61

O Neoconcretismo 62

Artista e obra: Lygia Clark e a série Bichos 63

As influências de Lygia Clark na obra de Marepe 64

O uso da tecnologia na arte 65

Foco na linguagem 65

Entre textos e imagens: Geração anual de lixo eletrônico passa de 40 milhões de toneladas 66

Questões 66

Arte e muito mais: Arte e meio ambiente 67

A videoarte 69

Artista e obra: Nam June Paik 70

A casa 71

Foco na linguagem 71

Experimentações 72

TEMA 2 – A arte ao alcance de todos 73

A arte pública 73

Foco na linguagem 73

Obras no espaço público 74

Baldosas 75

Arte e muito mais: Monumentos na cidade de São Paulo 76

As obras, o espaço e o público 77

Entre textos e imagens: Carlos Drummond e a crítica social brasileira 78

Questão 78

Intervenções artísticas 79

Arte e muito mais: Projeto Rios e Ruas 80

Projeções 81

Artista e obra: Roberta Carvalho 82

As projeções de Regina Silveira 83

Experimentações 84

TEMA 3 – Novos rumos 85

Performance 85

Foco na linguagem 85

Por dentro da arte: Performances e happenings 86

A artista está presente 87

Artista e obra: O trabalho de Berna Reale 88

Uma proposta contemporânea 89

O Atlas de Vik Muniz 90

Foco na linguagem 90

Por dentro da arte: Mona Lisa e a “citação” na arte contemporânea 91

Foco na linguagem 91

O ready-made 92

Experimentações 93

Pensar e fazer arte 93

Autoavaliação 94

UNIDADE 3 TEATRO ALÉM DAS FRONTEIRAS 95

De olho na imagem 96

Artista e obra: Teatro da Vertigem 97

TEMA 1 – Novos espaços 98

O espaço teatral 98

O Teatro de Epidauro 98

Experimentações 99

As praças como palco 100

O palco italiano 101

Espaços não convencionais 102

Foco na linguagem 102

Por dentro da arte: Gaia Mother Tree 103

Foco na linguagem 103

Além dos cravos 104

Artista e obra: EmFoco Grupo de Teatro 105

A cidade como palco 106

Arte e muito mais: Artistas de rua: estátua viva 107

Experimentações 107

Entre textos e imagens: “Artista de rua não é camelô”, dizem profissionais de estátua viva 108

Questões 108

Experimentações 109

TEMA 2 – A participação do espectador 110

Uma experiência de convívio 110

Um espetáculo-encontro 111

Foco na linguagem 111

A proposta do Quatroloscinco 112

Experimentações 112

Por dentro da arte: Coreológicas Ludus 113

Foco na linguagem 113

Participação e diversão 114

Jogando no quintal 115

A improvisação 116

Artista e obra: Antropofocus 117

Experimentações 118

TEMA 3 – Processos de criação compartilhada 120

Teatro de grupo 120

O processo colaborativo 121

A Cia. São Jorge de Variedades 122

O processo de criação 123

Estudo e pesquisa 124

Artista e obra: A obra de Patativa do Assaré 125

Experimentações 125

Concerto de Ispinho e Fulô 126

O cenário 127

Pensar e fazer arte 128

Autoavaliação 129

UNIDADE 4 A DANÇA NA ATUALIDADE 130

De olho na imagem 131

Artista e obra: Grupo Contemporâneo de Dança Livre 132

TEMA 1 – Novos espaços para a dança 133

O espaço da dança 133

As ruas como palco 134

Falta de ar 135

Solos de rua 136

Experimentações 136

Artista e obra: Luciana Bortoletto 137

Carcaça 139

Experimentações 140

TEMA 2 – Dança na rua ou dança de rua? 141

Dança de rua 141

Foco na linguagem 141

A cultura hip-hop 142

Por dentro da arte: O rap 143

Foco na linguagem 144

Entre textos e imagens: Manifestações culturais afro-brasileiras 145

Questões 145

O break 146

Experimentações 146

As batalhas 147

Os movimentos do break 148

Toprock e floor rocks 149

Experimentações 149

Arte e muito mais: Das ruas para os palcos 150

A rua como espaço de celebração 151

Arte e muito mais: Um bem do patrimônio cultural brasileiro 152

Experimentações 153

TEMA 3 – Dança e tecnologia 155

A dança e os recursos digitais 155

Corpo Projeção 156

Uma proposta multilinguagem 157

Artista e obra: Julia Viana 158

Pixel 159

O real e o virtual 160

Experimentações 161

A videodança 162

A videodança no Brasil 163

Experimentações 163

Pensar e fazer arte 164

Autoavaliação 166

Referências bibliográficas comentadas 167

Guia dos áudios 170