Apresentação
Esta coleção é clara e concisa. Foi escrita para que você se torne o centro do processo de ensino-aprendizagem. Saber e fazer História é essencial para a vida democrática.
Com o auxílio da professora ou do professor de História, esperamos que você lêia, interprete e amplie os conteúdos desta coleção. Para isso, você vai participar de atividades que estimulam o pensamento crítico, criativo e propositivo. Também vai melhorar sua capacidade de argumentar, resolver problemas e cooperar com os outros.
O ensino de História é útil e amplo para compreender o nosso dia a dia. Por isso, você vai refletir sobre temas de sua vida cotidiana, das artes, da economia, da política, do meio ambiente, da saúde etc.
Você verá que estudar História não é decorar listas de nomes ou fatos sem sentido. Estudar História é fortalecer nossa cidadania. É ter consciência do que fomos para transformar o que somos.
Tenha um ótimo ano de estudo!
Os autores
Conhecendo os recursos do livro
Seu livro está dividido em doze capítulos, distribuídos em quatro unidades. A seguir, conheça as partes que o compõem.
Abertura de capítulo
Apresenta imagens, um breve texto e questões que estimulam sua curiosidade sobre os temas tratados.
Para começar
Atividades que aparecem nas aberturas de capítulo cujo objetivo é aproximar os assuntos estudados de sua vida cotidiana, conhecer o que você já sabe sobre o assunto e estabelecer relações entre passado e presente.
Texto-base
Apresenta os conteúdos em linguagem clara e concisa, buscando despertar seu gosto pela leitura e pela interpretação de temas históricos.
Dica
Apresenta sugestões de filmes, livros e sites para ampliar e enriquecer a aprendizagem.
Outras histórias
Seção com textos e atividades que enriquecem ou aprofundam os assuntos abordados no capítulo.
Glossário
Apresenta o significado de algumas palavras utilizadas no texto, com o objetivo de ampliar seu vocabulário.
Painel
Seção que, por meio de imagens, apresenta temas novos ou curiosos e aprofunda um assunto do capítulo. Traz, por exemplo, mostras de arte, detalhamentos de construções arquitetônicas e análises de pinturas.
Observando o mapa
Atividades de leitura e interpretação de mapas cujo objetivo é facilitar a compreensão de processos históricos e desenvolver a alfabetização cartográfica.
Para pensar
Atividades que, ao longo do capítulo, exploram suas vivências pessoais e sociais, o contexto em que você vive e propiciam reflexão, pesquisa, argumentação e debate.
Cartografia e iconografia
Seleção de ampla variedade de representações, que vão desde mapas até cenas do cotidiano, obras arquitetônicas, pinturas, esculturas etc. Observar e interpretar essas imagens é fundamental para compreender os conteúdos.
Oficina de História
A seção apresenta dois grupos de atividades:
Conferir e refletir: atividades que promovem a verificação e a reflexão dos conteúdos estudados;
Interpretar texto e imagem: atividades que estimulam a interpretação de documentos variados.
Projeto temático
Ao final de cada volume, um conjunto de atividades, como pesquisas, entrevistas, seminários, debates, entre outras, trabalha temas contemporâneos ligados a suas vivências individuais e sociais.
Sumário
- História e nossas origens 8
- Capítulo 1: Saber histórico 8
- História: uma produção de saber 10
- Como produzimos saber histórico? 10
- Ofício do historiador 13
- Outras histórias: Vídeo nas Aldeias 16
- Tempo e formas de registro 17
- Periodizações históricas 21
- Painel: O tempo 23
- Oficina de História 24
- Capítulo 2: Origens da humanidade 26
- Explicações de nossas origens 28
- Painel: Gênero Homo 32
- Sítios arqueológicos 34
- Homo sapiens e diversidade cultural 35
- Primeiras sociedades 38
- Oficina de História 46
- Capítulo 3: Primeiros povos da América 48
- Origem dos primeiros habitantes 50
- Descobertas arqueológicas no Brasil 51
- Outras histórias: Como os arqueólogos trabalham? 54
- Primeiros povoadores 56
- Oficina de História 62
- América, Oriente Médio e África 64
- Capítulo 4: América antiga 64
- América indígena 66
- Mesoamericanos e andinos 67
- Os Tupi-guarani 77
- Outras histórias: A busca pela “Terra sem Mal” 79
- Painel: Mantos Tupinambá 81
- Oficina de História 82
- Capítulo 5: Mesopotâmia 84
- Povos da Mesopotâmia 86
- Aldeias agrícolas 87
- Primeiras cidades 88
- Outras histórias: A invenção da roda 89
- Escrita suméria 93
- Direito 94
- Oficina de História 96
- Capítulo 6: Egito antigo e Reino de Cuxe 98
- Organizações políticas na África 100
- Egito antigo 102
- Painel: Expressões artísticas do Egito 112
- Outras histórias: Dos papiros ao texto digital 115
- Reino de Cuxe 116
- Oficina de História 120
- Antiguidade Clássica 122
- Capítulo 7: Grécia antiga: das origens às pólis 122
- Antiguidade Clássica 124
- Formação da Grécia antiga 124
- Atenas 128
- Esparta 133
- Outras histórias: Educação em Esparta 135
- Expansão e conflitos 136
- Conquista macedônica e helenismo 138
- Religião 139
- Filosofia: o uso da razão 141
- As Olimpíadas 142
- Oficina de História 144
- Capítulo 8: Roma: da monarquia à república 146
- Origem de Roma 148
- Outras histórias: Lenda da origem de Roma 149
- Monarquia 150
- República 152
- Painel: Estradas romanas 159
- Oficina de História 164
- Capítulo 9: Império e cultura romana 166
- Império 168
- Outras histórias: Pão e circo 170
- Arquitetura romana 172
- Direito 173
- Latim: a língua do império 174
- Vida religiosa 175
- Oficina de História 178
- Sociedade e religião 180
- Capítulo 10: Bizâncio e islamismo 180
- Império Bizantino 182
- Cultura bizantina 187
- Painel: Santa Sofia 189
- Mundo islâmico 190
- Expansão islâmica 194
- Oficina de História 198
- Capítulo 11: Europa medieval 200
- Idade Média 202
- Reino Franco 206
- Outras histórias: Livros valiosos 209
- Painel: Castelo medieval 211
- Feudalismo 212
- Oficina de História 218
- Capítulo 12: Cristandade medieval 220
- Um novo cenário 222
- Outras histórias: Cotidiano nas cidades 227
- Igreja Católica 228
- Mulheres na Idade Média 234
- Produções culturais: pintura e religião 235
- Crises medievais 238
- Oficina de História 240
- Projeto temático: Escola, cidadania e pertencimento 242
- Bibliografia comentada 244