Apresentação
Uma das características mais marcantes do século vinte e um é a velocidade com que as tecnologias de informação e de comunicação se transformam. Imagine que, quando seus avós nasceram, a televisão ainda era uma grande novidade, os telefones eram discados e não existiam celulares. As pesquisas escolares eram feitas em livros e enciclopédias. Um estudante conseguia consultar apenas uma ou duas fontes, pois era difícil encontrar a informação necessária para os trabalhos solicitados pela escola. E, se ele tivesse uma dúvida sobre a matéria, a única fórma de solucioná-la era esperar pela próxima aula.
Em pouco mais de 50 anos, o mundo mudou radicalmente. A comunicação se tornou muito veloz e eficiente. O acesso à informação foi facilitado pela internet, que coloca à disposição das pessoas uma infinidade de informações sobre os mais variados assuntos. Diante de tantas transformações, qual é o papel da escola? Por que as crianças e os jovens ainda precisam ir à aula? O que é preciso aprender para viver neste mundo que se transforma sem parar?
Hoje, um dos objetivos do estudo oferecido pela escola é que você aprenda como localizar informações de modo objetivo, para que saiba como utilizá-las na resolução de problemas práticos ou teóricos. Além disso, é importante saber, também, como identificar informações confiáveis, como evitar as inúmeras armadilhas que estão espalhadas pelo mundo virtual e, acima de tudo, como avaliar criticamente a realidade para se orientar nela de modo autônomo, seguro e justo. A escola deve ser um lugar no qual você e seus amigos encontrem condições para desenvolver essas competências.
A escola é, ainda, o lugar onde vocês podem exercitar habilidades sociais. Nas redes sociais, geralmente, só interagimos com quem tem interesses parecidos com os nossos; na sala de aula, convivemos com as diferenças e podemos aprender com elas. Na escola, é possível aprender a mobilizar nossos conhecimentos para viver melhor com as outras pessoas e desenvolver a empatia, a solidariedade e a capacidade de cooperação.
Os livros desta coleção foram pensados para ajudá-lo a enfrentar todos esses desafios. Por isso, preocupamo-nos em oferecer não só informação, mas também situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia intelectual, à reflexão crítica, à pesquisa, à comunicação oral e escrita e à interação social. Esperamos que você aproveite cada uma delas e que, ao final desse percurso, tenha se tornado um aluno competente e um cidadão solidário, participativo e autônomo nas suas decisões.
Um ótimo estudo!
Organização do seu livro
Este livro está organizado em 12 capítulos, divididos em 4 unidades.
Veja a seguir as diversas partes que compõem o seu livro.
Abertura de unidade
Dupla de páginas que conecta os assuntos tratados nos capítulos da unidade. Assim, você saberá sobre o que vai estudar.
Abertura de capítulo
Relaciona o tema do capítulo com alguma questão atual. Dessa fórma, você perceberá quanto a história faz parte do presente.
Saiba mais
Nesta seção, você encontra textos que ampliam seus conhecimentos sobre o assunto estudado.
História em construção
Apresenta conteúdos que vão auxiliar você a compreender aspectos da construção da história.
Refletindo sobre
Você será convidado a refletir sobre inúmeras situações do tempo presente com base nos assuntos estudados.
Recapitulando
Questões distribuídas ao longo do capítulo para você verificar a sua compreensão sobre os pontos principais do texto.
Explore
Questões para você explorar mapas, textos e diferentes tipos de imagem.
Conexão
Sugestões de livros, filmes e sites para você ampliar os estudos de fórma divertida.
Leitura complementar
Esta seção traz textos de fontes diversas que ampliam a discussão dos temas presentes no capítulo, para que você possa aprender ainda mais.
Enquanto isso reticências
Nesta seção, você conhecerá acontecimentos ou processos simultâneos aos estudados no capítulo. Assim, poderá comparar a história ocorrida ao mesmo tempo em lugares diferentes.
Atividades
Ao final de cada capítulo, a seção de atividades desafia você a aprofundar os estudos, a refletir sobre a relação dos temas estudados com o seu cotidiano e a estabelecer relações entre a história e outros componentes curriculares, além de apresentar propostas para você exercer a sua criatividade.
Fazendo e aprendendo
No final de cada unidade, são apresentados tutoriais para que você possa realizar de fórma autônoma diferentes atividades relacionadas aos temas estudados.
Sumário
- UNIDADE 1 – A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E A ORIGEM DA HUMANIDADE 10
- CAPÍTULO 1 – TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA 12
- História 13
Tempo, memória e história 17
- Memória, 18 • Memória e patrimônio, 19 • Tempo e natureza, 20 • Formas de medição do tempo, 21
- Atividades 27
- CAPÍTULO 2 – A ORIGEM DA HUMANIDADE 30
- Os mitos de criação 31
- A origem dos seres humanos 32
- Criacionismo: o ser humano como criação divina, 32 • Evolucionismo: o ser humano como resultado de um processo natural, 33
- História sem escrita 36
- Leitura complementar — Testemunhas da história 37
- Periodização da história sem escrita 38
- O longo percurso do gênero humano, 39 • A vida no Paleolítico, 39 • A Revolução Neolítica, 40 • A Idade dos Metais, 42
- As primeiras cidades 44
- Atividades 45
- Fazendo e aprendendo — Linha do tempo 48
- UNIDADE 2 – AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 50
- CAPÍTULO 3 – OS PRIMEIROS HABITANTES DA AMÉRICA 52
- As teorias sobre a ocupação da América 53
- Os caminhos para a América, 53 • A arqueologia e a Pré-história americana, 54 • Novas questões sobre o povoamento da América, 54
- A vida dos primeiros americanos 57
- As primeiras sociedades hierarquizadas da América 58
- Os povos nativos do atual território brasileiro 59
- Os povos dos sambaquis, 59 • São Raimundo Nonato, no Piauí, 60 • Culturas ceramistas do atual território brasileiro, 61 • Culturas agrícolas da Amazônia, 62
- CAPÍTULO 4 – CIVILIZAÇÕES FLUVIAIS NA ÁFRICA E NA ÁSIA 67
- O aproveitamento dos recursos da natureza 68
- A formação do Estado 69
- O desenvolvimento da escrita 70
- Mesopotâmia 71
Egito antigo 73
A vida na Mesopotâmia e no Egito 75
- A religião, 75 • As sociedades, 78 • Sistemas de trabalho: servidão coletiva e escravidão, 79 • Agricultura e comércio, 80 • A observação e a compreensão do mundo, 81
- CAPÍTULO 5 – SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA DOS POVOS NATIVOS AMERICANOS 87
- Primeiras sociedades hierárquicas da Mesoamérica 88
- Olmecas, 88 • Teotihuacán, 88 • Domínio tolteca, 89 • As cidades-Estado maias, 89
- Organização social, 92 • Religião, 93
- Terra e trabalho, 95 • Saberes incas, 96 • O poder sobre o império, 97 • Religião, 97
- Povos Tupi, 99 • Indígenas no Brasil de hoje, 100
- Atividades 104
- Fazendo e aprendendo — Quadro comparativo 106
- UNIDADE 3 – ANTIGUIDADE CLÁSSICA 108
- CAPÍTULO 6 – ORIGENS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA 110
- Conceituando a Antiguidade Clássica 111
- Origens da civilização grega: a civilização cretense 112
- Micenas, a cidade dos aqueus 113
- Formação do povo grego 114 A pólis grega 115
- Expansão colonial grega 116
- A fundação de Roma 117
Práticas religiosas no mundo mediterrânico 119
Enquanto isso... — Os fenícios 121
- O comércio fenício, 122
- CAPÍTULO 7 – TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO GREGO ANTIGO 125
- Participação política e cidadania 126
- Transformações da pólis 127
- A pólis de Atenas 128
- A tirania, 128 • A fundação da democracia, 129 • A escravidão em Atenas, 130 • A educação ateniense, 131
- A condição feminina, 132
- A sociedade espartana, 133 • O regime oligárquico de Esparta, 134 • Educação para a guerra, 134
- A Guerra do Peloponeso 138
- A expansão macedônica 139
- O helenismo, 140
- Tragédia e comédia, 142
- Atividades 144
- CAPÍTULO 8 – ROMA REPUBLICANA 146
- A República Romana 147
A expansão romana 149
- As Guerras Púnicas, 149 • Resultados das conquistas, 150
- Os triunviratos, 153 • O fim da República Romana, 154
- Festividades e entretenimentos, 155 • As crenças religiosas, 156 • A condição das mulheres, 156 • A educação das crianças, 157
- Direito romano 159
- Enquanto isso... — O povo celta 160
- Atividades 161
- CAPÍTULO 9 – ROMA IMPERIAL 163
- Império Romano 164
- O governo de Augusto, 165 • O processo de integração, 166 • A prosperidade econômica, 167 • Arquitetura e escultura no império, 168 • Pompeia, a cidade destruída, 169
- Pregações de Jesus, 170 • A difusão do cristianismo, 171 • Perseguição e triunfo do cristianismo, 172
- Povos “bárbaros” 173
- Invasões “bárbaras”, 175 • Queda do Império Romano, 176
- Atividades 178
- Fazendo e aprendendo — Peça teatral 180
- UNIDADE 4 – ÁFRICA E EUROPA MEDIEVAL 182
- CAPÍTULO 10 – A EXPANSÃO DO ISLÃ E OS REINOS AFRICANOS 184
- A fundação do islamismo 185
- Meca: cidade sagrada, 186 • Maomé: o profeta do islã, 187 • Alcorão, o livro sagrado do islã, 187 • A Hégira e o início de um novo calendário, 188 • A expansão do islã pela Península Arábica, 188 • Os califados e a expansão do império, 189 • Cotidiano e costumes no islã, 190 • Ciências no islã, 192 • Arquitetura: mesquitas e palácios, 192
- O papel dos griôs, 193 • A expansão do islã pela África, 194
- Os grandes reinos do Sahel, 197 • A escravidão na África, 200
- CAPÍTULO 11 – A EUROPA FEUDAL 203
- A transição para a Idade Média 204
- Os povos germânicos 205
A formação do feudalismo 209
Uma sociedade de ordens 211
- Os que rezam e os que lutam, 211 • Os que trabalham, 212
- Mentalidade e cultura na Idade Média 214
- O teatro, 214 • A literatura, 215
- Atividades 217
- CAPÍTULO 12 – TRANSFORMAÇÕES NA EUROPA MEDIEVAL 219
- As inovações agrícolas 220
- O revigoramento comercial e urbano 221
- A expansão do comércio terrestre e marítimo, 222 • A formação da burguesia, 223 • As corporações de ofício, 224
- As Cruzadas 226
- Os interesses envolvidos, 227 • Os resultados das Cruzadas, 227
- A grande fome, 229 • A peste negra, 230 • Revoltas no campo e nas cidades, 231 • A desestruturação do feudalismo, 232
- Atividades 234
- Fazendo e aprendendo — Mapa de história 236
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 238