Apresentação
Uma das características mais marcantes do século vinte e um é a velocidade com que as tecnologias de informação e de comunicação se transformam. Imagine que, quando seus avós nasceram, a televisão ainda era uma grande novidade, os telefones eram discados e não existiam celulares. As pesquisas escolares eram feitas em livros e enciclopédias. Um estudante conseguia consultar apenas uma ou duas fontes, pois era difícil encontrar a informação necessária para os trabalhos solicitados pela escola. E, se ele tivesse uma dúvida sobre a matéria, a única fórma de solucioná-la era esperar pela próxima aula.
Em pouco mais de 50 anos, o mundo mudou radicalmente. A comunicação se tornou muito veloz e eficiente. O acesso à informação foi facilitado pela internet, que coloca à disposição das pessoas uma infinidade de informações sobre os mais variados assuntos. Diante de tantas transformações, qual é o papel da escola? Por que as crianças e os jovens ainda precisam ir à aula? O que é preciso aprender para viver neste mundo que se transforma sem parar?
Hoje, um dos objetivos do estudo oferecido pela escola é que você aprenda como localizar informações de modo objetivo, para que saiba como utilizá-las na resolução de problemas práticos ou teóricos. Além disso, é importante saber, também, como identificar informações confiáveis, como evitar as inúmeras armadilhas que estão espalhadas pelo mundo virtual e, acima de tudo, como avaliar criticamente a realidade para se orientar nela de modo autônomo, seguro e justo. A escola deve ser um lugar no qual você e seus amigos encontrem condições para desenvolver essas competências.
A escola é, ainda, o lugar onde vocês podem exercitar habilidades sociais. Nas redes sociais, geralmente, só interagimos com quem tem interesses parecidos com os nossos; na sala de aula, convivemos com as diferenças e podemos aprender com elas. Na escola, é possível aprender a mobilizar nossos conhecimentos para viver melhor com as outras pessoas e desenvolver a empatia, a solidariedade e a capacidade de cooperação.
Os livros desta coleção foram pensados para ajudá-lo a enfrentar todos esses desafios. Por isso, preocupamo-nos em oferecer não só informação, mas também situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia intelectual, à reflexão crítica, à pesquisa, à comunicação oral e escrita e à interação social. Esperamos que você aproveite cada uma delas e que, ao final desse percurso, tenha se tornado um aluno competente e um cidadão solidário, participativo e autônomo nas suas decisões.
Um ótimo estudo!
Organização do seu livro
Este livro está organizado em 15 capítulos, divididos em 4 unidades.
Conheça a seguir as diversas partes que compõem o seu livro.
Abertura de unidade
Dupla de páginas que conecta os assuntos tratados nos capítulos da unidade. Assim, você saberá o que vai estudar.
Abertura de capítulo
Relaciona o tema do capítulo com alguma questão atual. Dessa fórma, você perceberá quanto a história faz parte do presente.
Saiba mais
Nesta seção, você encontra textos que ampliam seus conhecimentos sobre o assunto estudado.
História em construção
Apresenta conteúdos que vão auxiliar você a compreender aspectos da construção da história.
Refletindo sobre
Você será convidado a refletir sobre inúmeras situações do tempo presente com base nos assuntos estudados.
Recapitulando
Questões distribuídas ao longo do capítulo para você verificar a sua compreensão sobre os pontos principais do texto.
Explore
Questões para você explorar mapas, textos e diferentes tipos de imagem.
Conexão
Sugestões de livros, filmes e sites para você ampliar os estudos de fórma divertida.
Leitura complementar
Esta seção traz textos de fontes diversas que ampliam a discussão dos temas presentes no capítulo, para que você possa aprender ainda mais.
Enquanto isso reticências
Nesta seção, você conhecerá acontecimentos ou processos simultâneos aos estudados no capítulo. Assim, poderá comparar a história ocorrida ao mesmo tempo em lugares diferentes.
Atividades
Ao final de cada capítulo, a seção de atividades desafia você a aprofundar os estudos, a refletir sobre a relação dos temas estudados com o seu cotidiano e a estabelecer relações entre a história e outros componentes curriculares, além de apresentar propostas para você exercer a sua criatividade.
Fazendo e aprendendo
No final de cada unidade, são apresentados tutoriais para que você possa realizar de fórma autônoma diferentes atividades relacionadas aos temas estudados.
Sumário
- UNIDADE 1 – BRASIL E MUNDO NA AURORA DO SÉCULO XX 10
- CAPÍTULO 1 – A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL 12
- A proclamação da república 13
- A Constituição de 1891, 14 • A crise do Encilhamento, 14 • Renúncia de Deodoro e o governo de Floriano, 15
- Guerra de Canudos, 18 • Cangaço: uma guerra no sertão, 19 • Guerra do Contestado, 19
- A questão indígena 21
- Leitura complementar — Os povos indígenas na primeira constituição republicana 22
- Atividades 23
- CAPÍTULO 2 – COTIDIANO E CULTURA NA PRIMEIRA REPÚBLICA 25
- O início da industrialização brasileira 26
- Urbanização e mudanças sociais 27 Leitura complementar — A ditadura do “bota-abaixo” e a revolta popular 29
- Movimento operário 30 A Semana de Arte Moderna 32
- O negro na Primeira República 33
- A Revolta da Chibata, 33 • Movimentos sociais e a imprensa negra, 34 • A cultura afro-brasileira como resistência, 35
- CAPÍTULO 3 – A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 38
- Um período de otimismo e tensão 39
Um cenário explosivo 41
O início da guerra 44
- A propaganda de guerra, 45 • A expansão do conflito, 46 • Mulheres em tempo de guerra, 52
- Atividades 57
- CAPÍTULO 4 – A REVOLUÇÃO RUSSA 59
- A Rússia dos czares 60
O processo revolucionário 63
- A formação dos sovietes, 63 • A Revolução de Fevereiro, 64 • O governo provisório, 65 • A Revolução de Outubro, 65 • A guerra civil, 66 • O novo cenário artístico-cultural, 67
- A Nova Política Econômica (NEP) 70
- A ascensão de Stálin 71
- O realismo socialista, 71 • O stalinismo, 72
- Fazendo e aprendendo — Reportagem 76
- UNIDADE 2 – TOTALITARISMO, AUTORITARISMO E GUERRA 78
- CAPÍTULO 5 – A CRISE DO CAPITALISMO E A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO 80
- Dinâmica e crise do capitalismo 81
- A quebra da bolsa de valores de Nova York, 82 • Os efeitos mundiais da crise econômica, 83 • O programa de Roosevelt: o New Deal, 83
- Na Espanha: a guerra civil 92 Leitura complementar — A propaganda e a opinião pública 94
- Atividades 95
- CAPÍTULO 6 – A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 97
- A formação do Eixo 98
- A expansão nazista e a eclosão da guerra 99
- O desenrolar da Segunda Guerra Mundial 100
- A invasão da União Soviética, 101 • O que foi o Holocausto?, 102 • Os Estados Unidos entram na guerra, 103 • O Brasil na Segunda Guerra Mundial, 104
- O desembarque aliado na Normandia, 106 • A rendição da Alemanha, 107 • A derrota do Japão, 108
- O encontro das grandes potências 110
- A criação da Organização das Nações Unidas (ONU) 110 Os reflexos da guerra na África e na Ásia 112
- Atividades 113
- CAPÍTULO 7 – O PRIMEIRO GOVERNO VARGAS E O ESTADO NOVO (1930-1945) 115
- Efeitos da crise de 1929 no Brasil 116 A Revolução de 1930 118
- O governo provisório de Vargas 118
- O Código Eleitoral de 1932, 119 • A Revolução Constitucionalista de 1932, 120 • A Constituição de 1934, 120
- Desenvolvimento econômico, 124 • As leis trabalhistas, 125 • Cultura e propaganda a favor do Estado, 126 • A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), 127 • A cultura popular: o samba, 128 • A “Marcha para o Oeste” e a questão indígena, 129
- Enquanto isso... — O peronismo 131
- Atividades 132
- Fazendo e aprendendo — Checagem de informação veiculada na mídia 134
- UNIDADE 3 – A GUERRA FRIA E SEUS DESDOBRAMENTOS 136
- CAPÍTULO 8 – A GUERRA FRIA 138
- Os acordos de paz após a Segunda Guerra Mundial 139
- A disputa por áreas de influência 140
Os conflitos armados da Guerra Fria 144
- A Revolução Chinesa, 144 • A Guerra da Coreia, 148 • Guerras na Indochina, 149 • A Revolução Cubana, 151
- Enquanto isso... — O cinema estadunidense 153
- A criação do Estado de Israel e a Questão Palestina 154
- A Intifada, 155 • Tentativas de estabelecer a paz, 155
- CAPÍTULO 9 – A DESCOLONIZAÇÃO NA ÁFRICA E NA ÁSIA 158
- Movimentos de identidade africana 159
- A crise do colonialismo na África 160
- 1960: o ano da África, 161 • Independência das colônias do norte da África, 162 • O caso do Congo, 163 • A tragédia em Ruanda e no Burundi, 164
- A libertação da Indonésia, 171 • O caso do Timor Leste, 171
- CAPÍTULO 10 – O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS 174
- A redemocratização do Brasil 175
- A Constituição de 1946, 175 • O Brasil no contexto da Guerra Fria, 176 • Os rumos da economia, 176
- “O petróleo é nosso!”, 178 • Oposição e crise política, 178 • A morte de Vargas, 179
- O governo JK 180
- O Plano de Metas e a Sudene, 181 • Brasília: a nova capital, 182 • O presidente bossa-nova, 183 • Crescer e endividar-se, 183
- Ambiguidades do governo Jânio, 184 • O Parque Indígena do Xingu, 185 • Jânio versus Congresso Nacional, 186
- O governo João Goulart 187 Leitura complementar — A construção da associação entre consumo e democracia 189
- Atividades 191
- CAPÍTULO 11 – EXPERIÊNCIAS DITATORIAIS NA AMÉRICA LATINA E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL 193
- A influência estadunidense na América Latina 194
- Instituição de ditaduras na América Latina 195
- Os diversos golpes na Argentina, 195 • A ditadura no Chile, 196
- Os primeiros anos do regime, 199 • Os “anos de chumbo”, 200 • O auge da repressão, 203 • O “milagre econômico”, 204 • Futebol e propaganda, 205 • O fim da euforia do “milagre econômico”, 205 • O processo de abertura, 206 • A controversa anistia, 207
- Cinema, teatro, humor, 208 • Nas entrelinhas da música, 209 • O movimento negro, 210
- Memória e justiça 212 Atividades 214
- Fazendo e aprendendo — Blog 216
- UNIDADE 4 – A CONSTRUÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO 218
- CAPÍTULO 12 – MOVIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS DA DÉCADA DE 1960 220
- O mundo em transformação 221
- A contracultura: a juventude “fora da caixa” 222
- Os yippies, 223 • 1968: o ano da contestação, 224
- A emancipação feminina 229
- O respeito à diversidade 230
- Atividades 231
- CAPÍTULO 13 – A REDEMOCRATIZAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL 233
- Política externa e direitos humanos 234
- O esgotamento das ditaduras no Cone Sul 235 A abertura política no Brasil 237 A eleição e a morte de Tancredo 239
- O governo de José Sarney 239
- O Plano Cruzado, 240 • A Constituição de 1988, 241
- A luta dos povos indígenas 243 As comunidades quilombolas 244 Atividades 246
- CAPÍTULO 14 – FIM DA GUERRA FRIA E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI 248
- A desestalinização da União Soviética 249
- O governo Brejnev 249
O governo Gorbachev: reformas decisivas 251
- Perestroika: a reestruturação da economia, 252 • Glasnost: a transparência política, 252 • O fim do socialismo no Leste Europeu, 253 • O fim da União Soviética, 254
- A União Europeia, 258 • Os Estados Unidos na nova ordem mundial, 259 • Brics: a ascensão dos emergentes, 260
- A crise na União Europeia, 261 • Concentração de renda, 262 • Pobreza, imigração e xenofobia, 262 • Os movimentos antiglobalização, 263 • A defesa do meio ambiente, 264
- A guerra ao terror no Afeganistão, 265 • A invasão do Iraque, 266 • O Estado Islâmico, 266
- O movimento feminista, 267 • A luta antirracista, 268 • A Primavera Árabe, 268
- CAPÍTULO 15 – O BRASIL DEPOIS DA CONSTITUINTE DE 1988 272
- A eleição de 1989 e o governo Collor 273
- O Brasil no Mercosul, 273 • O impeachment, 274
- Enquanto isso... — Políticas econômicas na América Latina 276
- O governo Lula 277
O governo Dilma 279
O governo Temer e as eleições de 2018 280
- As reformas, 281 • A prisão de Lula, 282
- Ser negro no Brasil, 285 • A situação da mulher no Brasil, 286 • Os indígenas brasileiros no século XXI, 286
- Atividades 288
- Fazendo e aprendendo — Imagem 290
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 292