Apresentação

Caro estudante,

Ideias, por mais brilhantes e elaboradas que sejam, só adquirem significado quando encontram aplicação no dia a dia.

A Matemática jamais deve ser vista como problema, mas, sim, como solução. Ela nos conduz por caminhos aparentemente tortuosos ou inacessíveis, abrindo atalhos, encurtando distâncias e superando obstáculos cotidianos ou científicos.

Com as situações apresentadas neste livro, você adquirirá conhecimentos que ajudarão no desenvolvimento da sua formação escolar, pessoal e profissional. Em cada página estudada, atividade resolvida ou desafio superado, você perceberá que a Matemática é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a resolver muitos problemas.

O autor

Conheça seu livro

Cada volume está dividido em quatro Unidades, que são formadas por dois ou mais capítulos, organizadas de acordo com esta estrutura:

Revisão dos conteúdos de anos anteriores

Nestas páginas, você vai recordar e praticar o que estudou em anos anteriores.

Esquema. Reprodução em tamanho reduzido das 15 páginas da seção Revisão dos conteúdos de anos anteriores presente na coleção. A ênfase está na primeira pagina da seção e as demais páginas aparecem atrás, em cascata. Na página é possível identificar boxes azuis com resumos de teoria e atividades. Na parte superior, há um fio para um boxe azul com a indicação: resumo dos principais conceitos e procedimentos estudados em anos anteriores. Na parte inferior, há um fio para uma das atividades, indicando: atividades para aplicar o que recordou.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma das páginas de abertura de Unidade da coleção. Na página é possível identificar uma imagem que ocupa praticamente a página toda, a identificação do número da Unidade, uma lista  dos capítulos que compõem a Unidade e um texto relacionado à imagem. Na parte superior, há um gio laranja com a indicação: Abertura de Unidade. Apresenta o título dos capítulos que integram a Unidade e propõe questões que serão retomadas na seção É hora de extrapolar, presente no final da Unidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página em que há a seção Trocando ideias. É possível identificar que há um pequeno texto, uma imagem que ocupa cerca de 50% da página e algumas questões. Na parte superior, há um fio com a indicação: Trocando ideias. Incentiva o diálogo sobre alguns assuntos estudados no capítulo e também sobre temas importantes do cotidiano.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas, lado a lado, de um capítulo da coleção. É possível identificar a apresentação de um conteúdo e um boxe com atividades. 
Na parte superior da reprodução da página da esquerda, há um fio com a indicação: Apresentação dos conteúdos. Os conteúdos são apresentados com linguagem clara e direta. 
Na parte inferior da reprodução da página da direita, há um fio com a indicação: Atividades. Com diferentes níveis de dificuldade, algumas atividades estimulam a discussão, a reflexão e a resolução em grupo, o trabalho com cálculo mental e o uso da calculadora e de outras tecnologias digitais.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Lendo e aprendendo. Na página é possível identificar um texto com algumas imagens. 
Na parte superior, há um fio com a indicação: Lendo e aprendendo. Seção que desenvolve a compreensão de textos envolvendo diferentes temas.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página do livro em há o boxe Um pouco de história. É possível identificar que o boxe é composto por texto e atividades. 
Há um fio no início do boxe, com a indicação: Um pouco de história. Boxe que aborda a história da Matemática para contextualizar alguns assuntos.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Tecnologias digitais em foco. É possível identificar textos e reproduções de telas do software GeoGebra. 
Na parte superior da reprodução da página, há um fio com a indicação: Tecnologias digitais em foco. Seção que trabalha conteúdos de Matemática
por meio de tecnologias digitais, como softwares de geometria dinâmica, planilhas eletrônicas etc.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de página do livro em há o boxe Veja que interessante. É possível identificar que o boxe é composto por texto e atividade. 
Há um fio no início do boxe, com a indicação: Veja que interessante. Boxe que complementa e enriquece o conteúdo estudado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de uma página da seção Resolvendo em equipe. É possível identificar um problema e etapas que encaminham a sua resolução. 
Na parte superior da reprodução da página, há um fio com a indicação: Resolvendo em equipe. Proposta de trabalho em grupo que explora a resolução de problemas.

Revisão dos conteúdos deste capítulo

Nestas páginas, você vai recordar e aplicar o que estudou no capítulo.

Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas, lado a lado, da seção Revisão dos conteúdos deste capítulo. Em ambas as páginas, é possível identificar boxes azuis com resumos de teoria e atividades. 
Na parte superior da reprodução da página da esquerda, há um fio para um boxe azul com a indicação: resumo dos principais conceitos estudados no capítulo.
Na parte superior da reprodução da página da direita, há um fio para uma das atividades, indicando: atividades para aplicar o que foi revisado.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas, lado a lado, da seção É hora de extrapolar. Em ambas as páginas, é possível identificar etapas de um projeto, compostas por textos e atividades. 
Na parte superior da reprodução da página da esquerda, há um fio com a indicação: É hora de extrapolar. Trabalho em grupo proposto como fechamento da Unidade. Explora a pesquisa, a comunicação e a elaboração de um produto final, que será compartilhado com a turma ou com a comunidade escolar. Nesta seção, são retomados também os questionamentos feitos na abertura de Unidade.
Esquema. Reprodução em tamanho reduzido de duas páginas da seção Teste seus conhecimentos. A segunda página está atrás da primeira.  É possível identificar que a seção é composta por questões de múltipla escolha. 
Na parte superior da reprodução da primeira página, há um fio com a indicação: Teste seus conhecimentos. Nesta seção, você vai verificar seus conhecimentos sobre o que estudou durante o ano por meio de questões de múltipla escolha.

Ícones que indicam o trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais

Ícones dos Temas Contemporâneos Transversais dispostos horizontalmente. Primeiro: Aperto de mãos. Acima, o texto FORMAÇÃO CIDADÃ. Segundo: Pote com grafismos. Acima, o texto PLURALIDADE CULTURAL. Terceiro: Ave com um sol ao fundo. Acima, o texto MEIO AMBIENTE. Quarto: Cruz. Acima, o texto SAÚDE. Quinto: Cofre com o formato de um porco. Acima, o texto EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Sexto: Microscópio. Acima, o texto CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Ícones utilizados nas atividades

Ícones das atividades dispostos horizontalmente. Primeiro: Silhueta de duas pessoas. Abaixo, o texto: Dupla. Segundo: Silhueta de 3 pessoas. Abaixo, o texto: Grupo. Terceiro: Silhueta de uma pessoa com balão de pensamento. No balão de pensamento, há os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Abaixo, o texto: Cálculo mental. Quarto: Celular emitindo ondas. Abaixo, o texto: Calculadora e sottwares. Quinto: Algarismos 5, 8, 7, 2, 3, 1 e um lápis. Abaixo, o texto: Elaboração de problemas. Sexto: Balão de pensamento com duas engrenagens dentro Abaixo, o texto: Pensamento computacional. Sétimo: Silhueta de uma pessoa de perfil utilizando um megafone. Abaixo, o texto: Oral.

Sugestão de leitura

Sugestões de leitura de livros.

Conheça mais

Sugestões de sites e exposições on-line de obras de arte.

Sumário

                                     Propriedades da potenciação em

Símbolo. Conjunto dos números inteiros.

47

Sumário

Sumário